Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado,  10 de novembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/NOVEMBRO/10-11-2012.htm

 

 

 

 

A ausência do bem é tolerável mas a maldade é insuportável

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

     Embora não devamos ser omissos, pois a omissão é também um pecado, a prática do mal é geralmente mais grave do que a omissão.

     É o que presenciei em Ipatinga (MG), cidade de uma população muito hospitaleira, e que fiquei conhecendo melhor durante a 33ª Semana Espírita de Ipatinga, realizada no “Centro de Eventos Garota de Ipanema”, onde fiz a palestra “Presença Espírita na Bíblia”.

      Fui convidado pelo Dr. Arcanjo Pascoal para visitar o Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (NAEMC), uma instituição espírita, chamada também de Casa da Esperança, e que nos faz lembrar a famosa instituição, também espírita, Casas André Luiz, de Guarulhos, na Grande São Paulo, guardadas obviamente as devidas proporções. As Casas André Luiz têm mais de 1.400 pacientes com problemas graves psiquiátricos e físicos, onde trabalham, como voluntárias, milhares de pessoas, principalmente enfermeiros e enfermeiras, e entre as quais cerca de 350 médicos, além de 1.600 funcionários assalariados. Uma parte dos pacientes precisa ter alguém ao seu lado durante 24 horas, pois muitos vivem como vegetais.

      Já na Casa da Esperança, de Ipatinga – eu não fiquei sabendo o total certo de seus pacientes –, mas o calculo em cerca 80, entre adultos e crianças. Vi lá anormalidades mentais e físicas impressionantes. Há pessoas que têm um olhar que nos deixa pensativos, pois parecem que elas são de outro mundo. Algumas com defeitos físicos chocantes, com pernas e pés torcidos para um lado e para o outro, arrastando-se pelo chão. Outras com sonda no nariz para a alimentação. Algumas que exigem a presença constante de alguém ao seu lado.

      Quase chorando e muito tensa, a sua diretora atual, Maria Lúcia Valadão, narrou para mim que a ajuda financeira dos órgãos públicos, como sempre houve, está com um atraso de três meses, o que está deixando-a desesperada, pois como vai por em dia o pagamento das pessoas assalariadas da instituição e como vai adquirir aqueles remédios que só se conseguem comprados nas farmácias, com as quais já está grandemente endividada a instituição?

     Maria Lúcia que segue esta minha coluna em O TEMPO, há vários anos, acha que se eu fizesse uma coluna, expondo para o grande público leitor de O TEMPO a situação dramática em que se encontra essa instituição espírita Casa da Esperança, alguma autoridade importante iria influenciar as autoridades políticas e caridosas de Ipatinga diretamente responsáveis pela liberação das verbas destinadas à instituição que ela dirige. E foi tomado de grande tristeza pela penúria dos internos dessa instituição, é que resolvi fazer esta matéria, esperando que alguma solução surja com esse desabafo que faço em prol dos pacientes da Casa da Esperança, de Ipatinga.

     Que os políticos omissos nas suas responsabilidades para com essa grande instituição de caridade para com os carentes da região de Ipatinga entrem logo em ação para solucionar esse grave problema. Que eles se penitenciem por sua omissão, e que de omissos até agora, não passem à atitude mais grave e pior, ou seja, a da maldade de continuarem bloqueando os recursos destinados às necessidades primordiais da Casa da Esperança, o que se tornou um drama e mesmo um trauma que estão abalando toda a população da cidade de Ipatinga!

     PS:

     Parabéns à professora e escritora antropóloga Gilda de Castro, pela conquista do título de Associada Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

 

     Parabéns, também, ao jornal O TEMPO, por ser o quality paper mais vendido nas bancas de Minas Gerais.

     Pela Rede Mundo Maior de TV e TVCEI, às quintas-feiras, às 20h, o programa “Presença Espírita na Bíblia”, apresentado por este colunista de O TEMPO, de Belo Horizonte, e reprisado aos domingos, às 23h, horário de Brasília. Para perguntas e sugestões: [email protected][email protected]

       Aos domingos, na Rede TV, às 16h45, o programa espírita Transição.

 

       Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar o item “TODAS AS COLUNAS”.       Podem ser feitos comentários abaixo da matéria sobre ela e outros comentários. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: [email protected] Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  [email protected]    e o telefone: 0800-283-7147.

 

 

Vista aérea de Ipatinga, MG

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2d/Vista_a%C3%A9rea_de_Ipatinga_MG.JPG

 

 

 

Aviso aos nossos queridos leitores e colaboradores

 

Informamos que após o dia 28 de novembro próximo estaremos em viagem prolongada ao exterior. Nosso trabalho estará muito restringido em face de dificuldades de elaboração e envio do email de Noticias do Movimento Espirita. Acreditamos que com esforço conseguiremos enviá-lo pelo menos duas vezes por semana. O nosso trabalho só voltará à normalidade no dia 1º. de fevereiro de 2013. Pedimos desculpas antecipadas se não conseguirmos  transmitir as informações que nos chegarem para divulgação. Ismael Gobbo.

 

 

 

 

Um ano da desencarnação de Juan Antonio Durante

 

Buenos Aires, 09 de noviembre de 2012.

Estimados hermanos del ideal espírita:

En el día de hoy conmemoramos el 1er. Aniversario del regreso al Mundo Espiritual de nuestro querido hermano JUAN ANTONIO DURANTE, destacado médium, orador, traductor, escritor y dirigente espírita argentino. Esta Confederación, junto con la Institución Espírita “Juana de Ángelis”, desea rendirle un pequeño homenaje de gratitud, compartiendo con ustedes un texto inédito de su autoría, escrito bajo la inspiración del Espíritu de José Ingenieros. Saludos fraternales.


Gustavo N. Martínez
Presidente CEA

CONFEDERACIÓN ESPIRITISTA ARGENTINA
Sánchez de Bustamante 463
(C1173ABG) Ciudad de Buenos Aires
Tel./Fax: +54 11 4862-6314
e-mail: 
[email protected]
www.confespirarg.com.ar
Personería Jurídica N° 1464
Entidad de Bien Público N° 3016
Fichero de Cultos N° 2

 

********************

 

Juan Antonio Durante – Navidad de 2010.

 

Frente a la verdad

 

      Glorificando la vida, marchamos presurosos por el camino renovador, alentados con la esperanza sublime puesta en el Más Allá.

      Y quebrando las barreras irracionales de una fe incierta, alertamos el entendimiento en el estudio del libro del Eterno Vivir, para eliminar del pasado las notas bajas con que la mesa examinadora de nuestra conciencia nos calificó como alumnos desaprensivos e inconformados.

      Ayer, desaprovechando preciosas oportunidades de laboriosidad edificante, aplazamos los compromisos que habrían de reivindicarnos ante nosotros mismos, más que ante una falsa idea de Dios.

      Hoy, mutilados a veces, en el cuerpo o en el alma, buscamos la ortopedia de la filosofía renovadora del Espiritismo, para reiniciar la marcha consecutiva a nuestras ansias de progreso, estimulada por el despertar de la conciencia a la realidad de la vida imperecedera.

      Enarbolando títulos extraídos de un pasado remoto, nuestro ser interior pretende mantener la supremacía del yo pensante de hoy, para coartar la posibilidad hermosa de relevar los valores que embargan al alma en contacto con la Realidad que vive.

      Y en esa lucha tenaz, sin grandes modificaciones exteriores, pero de profundo valor íntimo, vence aquel que tiene la mirada puesta en Jesús, como meta alcanzable de los que se proponen por esfuerzo propio liberarse de las viejas cadenas que los aferran al sepulcral pasado, donde la carroña de los vicios muestra aún sus miasmas altamente nocivos.

      Con todo, la terapéutica espiritual que se desprende del sentir Superior refleja el camino cierto para la cura definitiva, no temporal, y hace resurgir a fuerza de sudor o de lágrimas el momento infranqueable de la salud espiritual, con bases sólidas para el devenir.

      Luchemos, que aún es tiempo, contra las voces que desde las entrañas mismas del ser pretenden robarnos la paz, y comprendamos que por fin la hora de la renovación ha sonado.

                                                                                        José Ingenieros

 

      (Página psicografiada por Juan A. Durante, en la Ciudad de Buenos Aires, el 05 de octubre de 1966.)

 

Homenaje de la CONFEDERACIÓN ESPIRITISTA ARGENTINA y la Institución Espírita “JUANA DE ÁNGELIS” a don Juan Antonio Durante, al conmemorarse el 1er. aniversario de su partida al Mundo Espiritual.

                             Buenos Aires, 09 de noviembre de 2012.

 

(Informações recebidas em email de Confederación Espiritista Argentina [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra com Divaldo Pereira Franco

São José do Rio Preto, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de U.S.E. Intermunicipal de Sao Jose do Rio Preto [[email protected]] e  de José Aparecido dos Santos)

 

 

 

 

Palestra Pública com Dr. Victorio Turconi

Bento Gonçalves, RS

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Neste sábado. Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

(Informações em email do Núcleo Espírita Chico Xavier)

 

 

 

 

Curso: Formação de Educadores Espíritas da Infância

Jales, SP

 

(Informação recebida em email de sonia regina belinelo [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com André Luiz Rosa

Serra Negra, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ezio Amaral [[email protected]])

 

 

 

Calendário de atividades da SELUZ- Sociedade Espírita

“A Caminho da Luz”. Barbacena, MG

 

 

Olá a todos,

 

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)  para participar das atividades da SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz) em Barbacena / MG:

 

Toda terça-feira - Reunião pública às 19:30 horas. Próximos estudos:
 

06/11/12 - Tema livre - Nelson Xavier, do GEAPB (Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem);
13/11/12 - Missão dos pais na formação dos filhos na Terra - Marcelo, da SELUZ;
20/11/12 - A história de Renato - Manoel, do CEDIM (Centro Espírita Divino Mestre);
27/11/12 - Tema livre -Luciano Alencar, do CEEE (Centro Espírita Estudos Evangélicos) e Presidente da AME-Barbacena (Aliança Municipal Espírita de Barbacena / MG).

Obs.: Enquanto você assiste ao estudo da noite, seu filho, neto ou sobrinho menor (3 a 12 anos) poderá participar das aulinhas de evangelização infantil em salas próprias e com pessoal preparado.

Há ainda neste dia o atendimento fraterno e passe.

 

Quarta-feira - ESDE - (Estudo sistematizado da Doutrina Espírita) às 19:30 horas - O ESDE é previsto e incentivado pela FEB (Federação Espírita Brasileira) e engloba o estudo das cinco obras básicas de forma sistematizada (O livro dos espíritos; O livro dos médiuns; O evangelho segundo o espiritismo; O céu e o inferno e A gênese).
( NOVA TURMA DO ESDE A PARTIR DE JANEIRO / 2013 )

 

Quinta-feira - 19:30 horas: EEM - Estudo e Educação da Mediunidade, dividida em 03 (três) módulos.

módulo I - Base para os iniciantes. ( NOVA TURMA DO EEM A PARTIR DE 08/11/2012 )

módulo II e III  - Estudo de " O livro dos médiuns " e segunda parte com reunião e experimentação mediúnica.

 

A SELUZ ainda realiza outras atividades tais como:

1) Livraria/biblioteca (venda e empréstimos de livros espíritas), terça-feira 19:00 horas; 

2) 1º sábado do mês, 14:00 horas, enxoval Fabiano de Cristo; 

3) 2º sábado do mês, 14:00 horas, Lactário Bezerra de Menezes; 

4) Juventude Espírita (a partir de 12 anos) aos sábados, às 16:00 horas; 

5) Grupo Vocal a Caminho da Luz - todo domingo 17:00 hs (Se você gosta de cantar ou tem interesse, há vagas disponíveis - venha fazer um teste vocal);
6) Domingo 16:00 horas - Estudo e Educação da Mediunidade;

7) Equipe de apoio e implantação do culto no lar.  Inicie o culto semanal em seu lar...

 

Endereço da SELUZ - Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro Campo (primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi).

 

Venha conhecer a SELUZ e, quem sabe, participar conosco dos trabalhos da casa, das reuniões de estudos ou outras atividades. Vai se sentir em casa...

 

Divulgue para seus amigos / contatos pois, quem sabe haja o interesse e a disponibilidade deles. As portas estarão sempre abertas, para todos...

 

Abraços fraternos.

 

Adriano Barroso

 

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Palestra com Eugenivaldo Fort no C.E.E.Escolinha do Chico

Santo André, SP

 

 

Centro de Estudos Espírita Escolinha do Chico

Tem o prazer de convidar a todos para o Ciclo de Palestras sobre Reforma Íntima

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE

Palestra a ser ministrada por Eugenivaldo Fort

Dia 24/11/2012 às 15hs

Rua Laura, 480, fundos, Santo André, fone: 4427.8279

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

VI Conejovens- Confraternização das Mocidades Espíritas

Auriflama, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marcelo Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Campanha da Natal 2012 para os desabrigados de

Liége, Bélgica

 

(Informações recebidas em email de CESAK Bruxelles [[email protected]])

 

 

 

 

Programa Visão Espírita

 

PROGRAMA VISÃO ESPÍRITA NESTE DOMINGO DIA 11 NOV 2012 - AGORA COM REPRISES DIÁRIAS

AMIGOS DO PROGRAMA VISÃO ESPÍRITA,

 

TEMAS DE GRANDE IMPORTÂNCIA NESTE DOMINGO,  EXPLORADOS POR ILUMINADOS IRMÃOS DE DOUTRINA:

 

> COMO SABER SE A VERSÃO DA BÍBLIA

QUE LEMOS É A CORRETA?

 

 SABIAM QUE ELA TEVE MAIS DE

400 MIL ALTERAÇÕES

ATÉ HOJE?

 

VEJAM RELATOS DE DOIS DOS

MAIORES ESTUDIOSOS

DA BÍBLIA NO BRASIL:

SEVERINO CELESTINO E JOSÉ REIS CHAVES.

 

> PORQUE A VAIDADE É UMA DAS MAIORES

"OBSESSORAS" DOS MÉDIUNS ?

 

DOIS GRANDES ESPECIALISTAS EM ASSUNTOS

DE MEDIUNIDADE FALAM SOBRE

ESTE E OUTROS PROBLEMAS:

 

 MARIO VINHAS E LUIZ EDUARDO RIBEIRO

 

> REVISTA ESPÍRITA, DE ALLAN KARDEC, É O ASSUNTO FOCADO POR DANIR VIGNOLO.

 

> MOMENTO DE REFLEXÃO E MÚSICA,

COM PLÍNIO OLIVEIRA.

 

%%%%%%%%%%%%

 

Acompanhe a programação de eventos e cursos nas Casas Espíritas através do site da USE:

www.use-sjc.org.br

 

IMPORTANTES:

VEJAM ABAIXO A NOVA GRADE DE HORÁRIOS DO SEU PROGRAMA VISÃO ESPÍRITA NA TV,

AGORA COM EXIBIÇÕES DIÁRIAS, NOS CANAIS DA NET PARA SÃO JOSÉ E JACAREÍ.

 

           EXIBIÇÕES PELA REDE TV NET 

NO DOMINGO - PROGRAMA INÉDITO

 

TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS SEM SINAL

PARA TAUBATÉ E CAÇAPAVA.

 

OS CANAIS DA REDE NET QUE TERÃO 

O PROGRAMA DIÁRIO

NOS HORÁRIOS ABAIXO SÃO:

 

  CANAL 09 ( DIGITAL) e 95 ANALÓGICO)

 

OS DIAS E HORÁRIOS SÃO:

 

 DOMINGO: 10 HORAS  (ORIGINAL),

17 HORAS    E  20 HORAS

SEGUNDA: 19 HORAS

TERÇA: 17 HORAS

QUARTA: 17h

QUINTA: 22 HORAS     

SEXTA: 19 HORAS

SÁBADO: 20 HORAS

 

PROGRAMAS ANTERIORES CONTINUAM SENDO EXIBIDOS NO SITE:

  www.visaoespirita.tv 

 

FRATERNALMENTE

Equipe VISÃO ESPÍRITA

(Informação recebida em email de Fatima Araujo de Carvalho [[email protected]])

 

 

 

 

Informações da Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

USE Comunica: Pintura Mediúnica, Curso, Seminário ...

 



DEZ MANEIRAS DE AMAR A NÓS MESMOS
1 - Disciplinar os próprios impulsos.  
2 - Trabalhar, cada dia, produzindo o melhor que pudermos.
3 - Atender aos bons conselhos que traçamos para os outros.
4 - Aceitar sem revolta a crítica e a reprovação.
5 - Esquecer as faltas alheias sem desculpar as nossas.
6 - Evitar as conversações inúteis.
7 - Receber no sofrimento o processo de nossa educação.
8 - Calar diante da ofensa, retribuindo o mal com o bem.
9 - Ajudar a todos, sem exigir qualquer pagamento de gratidão.
10  -  Repetir  as  lições  edificantes,  tantas  vezes  quantas  se  fizerem  necessárias, perseverando  no  aperfeiçoamento  de  nós  mesmos  sem  desanimar  e  colocando-nos  a serviço do Divino Mestre, hoje e sempre.  
André Luiz
(Dez Maneiras de Amar a Nós Mesmos - Livro Paz e Renovação - Mensagem de André Luiz - psicografia de Chico Xavier)  

PINTURA MEDIÚNICA DIA 10 NOVEMBRO/12 ÀS 14HS - No IRMÃO RODOLFO

Curso para formação de Monitores do ESDE em Ribeirão Preto/SP - dia 11 de novembro de 2012

SEMINÁRIO DE ATENDIMENTO FRATERNO - DIAS 06, 13, 20, 27/novembro Terça-feira: das 19:00 às 21:00 horas OBRA SOCIAL CÉLIO LEMOS

Lançamento do livro infantil "GIGANTE DEITADO" na AME, no dia 17 de novembro, às 19 hs (Sábado)

II Forum da Mediunidade em Uberaba - dia 15 de novembro de 2012...

Palestra Espírita em Novembro / 2012 - Dias 06, 11 e 17, em Guararema

PALESTRAS MENSAIS da USE - Setembro a Novembro de 2012

1ª Semana de Palestras na Seara Espírita Bezerra de Menezes, do dia 26 a 30 de novembro.

AGENDA SEMANAL de Atividades dos Centros Espíritas de São José dos Campos - atualizado novembro/2012

Utilidade Pública, Ferramentas e Dicas às Casas e Obras Sociais Espíritas

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJC e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para [email protected]

-- 

Que Deus nos abençoe e ilumine a caminhada!


UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

Acesse nosso site, ponto de encontro da comunidade espírita: www.use-sjc.org.br

 

Se não deseja receber estes informativos, responda este e-mail com o assunto REMOVER.

 

(Informação em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

II Fórum da Mediunidade

Uberaba, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Doações para a Cesta Especial de Natal do

Centro Espírita Claudionor de Carvalho. Itabuna, BA

 

Queridos irmãos, 

Precisamos da ajuda de vocês para presentearmos neste Natal as famílias acompanhada pela nossa Instituição.

Faça parte desta campanha e neste Natal faça uma família feliz.

Que Jesus abençoe a todos!

 

Equipe CECC

(73)3617-3001

 

OBS. Por gentileza divulgue a nossa campanha enviando este email para as pessoas que você conhece.

 

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

 

Veja PPS do Encontro Fraterno 2012 com Divaldo Pereira Franco

Bahia, Brasil

Encontro Fraterno 2012 com Divaldo Franco - Fotos em PPS - 1ª e 2ª parte

http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/encontro-fraterno-2012-com-divaldo-franco-fotos-em-pps

 

 

Encontro Fraterno 2012 com Divaldo Franco - Fotos em PPS - 3ª e 4ª parte

http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/encontro-fraterno-2012-com-divaldo-franco-fotos-em-pps-3a-e-4a-pa

--
José Aparecido

Rede Amigo Espírita

www.RedeAmigoEspirita.com.br

 

 

 

 

 

Leia a Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

46ª edição da Folha Espírita Francisco Caixeta

 

Segue anexo a 46ª edição da Folha Espírita Francisco Caixeta.

 

VEJA NESSA EDIÇÃO:

Antônio Cesar Perri de Carvalho na XI SEMEAR

Espiritismo na Suíça

3º Congresso Espírita do RJ

Brasil, o Gigante Dourado - Espírito Irmão X, psicografia de José Tadeu Silva

Entrevistas e muito mais.

 

Para ver as edições anteriores acesse o site.

 

--

Folha Espírita "Francisco Caixeta"

Associação Espírita "Obras Assistenciais Francisco Caixeta"

http://www.espiritacaixeta.org.br/

 

--

Folha Espírita "Francisco Caixeta"

Associação Espírita "Obras Assistenciais Francisco Caixeta"

http://www.espiritacaixeta.org.br/

 

 

 

 

 

Programação da Rádio CEAC

Bauru, SP

 

(Informações recebidas em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Dependência química em pauta

Veja a noticia no site do SEI

 

Acesse:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/11/dependencia-quimica-em-pauta.html

 

 

 

 

 

 

Alguém está contigo

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Algo Mais. Lição nº 34. Página 86.

 

Nunca estarás a sós...

Ante a névoa das lágrimas, quando a incompreensão de outrem te agite os sentimentos, lembra-te de alguém que sempre te oferece entendimento e conforto.

Ante a deserção de pessoas queridas, quando mais necessitavas de presença e segurança, pensa nesse benfeitor oculto que jamais te abandona.

Ante as ameaças do desânimo, nos obstáculos para a concretização de tuas esperanças mais belas, considera o amparo desse amigo certo que, em tempo algum, te recusa bom ânimo.

Ante a queda iminente na irritação, capaz de induzir-te à delinquência, refugia-te no clima desse doador de serenidade que te guarda o coração nas bênçãos da paz.

Ante as sugestões do desequilíbrio emotivo, suscetíveis de te impulsionarem a esquecer encargos que assumiste, reflete no mentor abnegado que jamais te nega defesa, para que usufruas a tranquilidade de consciência.

Ante prejuízos, muitas vezes acusados por amigos aos quais empenhaste generosidade e confiança, medita nesse protetor magnânimo que nunca te desampara e que promove, em teu favor, sempre que necessário, os recursos precisos à recuperação de que careças.

Ante acusações daqueles que se te fazem adversários gratuitos, amargurando-te os dias, eleva-te em pensamento ao instrutor infatigável que sempre te convida à tolerância e ao perdão.

Ante as crises da existência que te sugiram revolta e desespero, recorda o mestre da paciência que te resguarda constantemente na certeza de que não há problemas sem solução para quem trabalha e serve para o bem sem perder a esperança.

Ante os desgostos e contratempos que te sejam impostos pelos entes amados, não te emaranhes no cipoal das afeições possessivas, refletindo no companheiro que te ama desinteressadamente muito antes que te decidisses a conhecê-lo.

E quando perguntares quem será esse alguém que nunca te desampara e que te garante a vida, em nome de Deus, deixa que os teus ouvidos se recolham aos recessos da própria alma e escutarás o coração a dizer-te na intimidade da consciência que esse alguém é Jesus.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Savio [[email protected]], Belo Horizonte, MG)

Jesus aparece a Maria Madalena. Óleo sobre tela de Alexander Ivanov

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Ivanov%2C_Alexander_%E2%80%94_Appearance_of_Jesus_Christ_to_Maria_Magdalena_%E2%80%94_1834-1835.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita (168)

Nelson Xavier da Silva

Nelson Xavier da Silva

 

 

 

Nosso  entrevistado  deste  sábado  é o  mineiro de

Barbacena, Nelson  Xavier da  Silva.  Nascido  em

lar  católico, Nelson   conheceu   o  Espiritismo   no

ano  de  1993, é um dos fundadores  da Sociedade

Espírita Amor e  Paz  (SEPAZ) e  o Grupo  Teatral

AmandoArt. Hoje está à  frente  do Grupo  Espírita

Astral Paraíso do Bem, o  mais antigo da cidade de

Barbacena,  fundado  no ano de 1926.   Aproveita-

mos o lado historiador de Nelson para que   ele nos

respondesse algumas perguntas sobre o  movimento

espirita de Barbacena, que é uma preciosidade.

 

 

Caro Nelson, pode nos fazer sua apresentação?

 

Ismael, sou Nelson Xavier da Silva, natural de Barbacena, MG, filho de Nelson José Francisco da Silva e Maria da Glória Xavier da Silva. Tenho seis irmãos: Rose Maria Xavier Alves, Rosilaine Xavier da Silva, Renato Xavier da Silva, Robson Xavier da Silva e Rosemary Xavier da Silva. Estou há cinco anos casado com Élida Cristina de Souza Xavier, tendo como filhos Nelson Vicente de Souza Xavier (5 anos), João Pedro de Souza Xavier (4 anos) e Lívia Cristina de Souza Xavier (3 anos e meio).

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

 

Formei em Pedagogia, embora possua alguns cursos técnicos. Estou como militar em serviço na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) (Sargento Enfermeiro); atuo também como Palestrante e Consultor em Desenvolvimento Humano; Tenho alguma experiência na área teatral: sou ator e roteirista, há mais de 15 anos do Grupo Teatral AmandoArt; estou como atual presidente da Associação Cultural AmandoArt; Colunista do Jornal Nova Mídia e do site Seara Espírita; colaborador de várias revistas educacionais militares; Produtor dos vídeos: EPCAR – 60 Anos fazendo História e Raízes Espíritas de Barbacena; Coach Individual desde 2006 pelo Instituto Ricardo Melo de Belo Horizonte; e já ministrei mais de 2500 aulas, palestras e cursos em áreas variadas.

 

Qual casa espírita você freqüenta atualmente? 

 

Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem – casa espírita mais antiga de Barbacena.

 


Como conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

 

Tenho origem em família de tradição católica e sempre fui muito atuante dentro das atividades da igreja, mas em meados de 1993, comecei a ter contato com doutrinas espiritualistas. Sentindo um vazio existencial, busquei estudar várias doutrinas religiosas até chegar a Doutrina Espírita, ao qual sou filiado até os dias de hoje. Sou um dos associados-fundadores da Sociedade Espírita Amor e Paz – SEPAZ, membro do Grupo Teatral AmandoArt, estou atuando como presidente da Associação Cultural AmandoArt (ACAT) e do Grupo Espírita ASTRAL Paraíso do Bem. Colaboro com nosso movimento espírita, auxiliando os trabalhos da AME e realizando palestras, estudos e seminários em torno da proposta espiritista. E sempre que possível coleto informações da história do Espiritismo em nossa região.

 

Pode nos fazer uma retrospectiva do movimento espírita em Barbacena desde suas origens?

 


Em um dos livros mais completos sobre a história de Barbacena, encontraremos informações importantes sobre a doutrina dos espíritos em nossa cidade. O grande pesquisador Nestor Massena, em seu livro – Barbacena: A Terra e o Homem, diz que:

O Espiritismo tem muitos adeptos em Barbacena. Allan Kardec tem aí inúmeros prosélitos.

E mais a frente relata sobre o espiritismo existente em Barbacena no século XIX:

O Grupo Espírita União Fraternal de Barbacena, manteve, em 1897, uma Escola Noturna, foram, nesse ano, Presidente, Eduardo Magnin, Te­soureiro, Alfredo Ferreira Paes e o Secretário, o Capitão Agostinho Lopes de Oliveira.

Dos espíritas de Barbacena, teve, em seu tempo, grande relevo entre seus companheiros de crença: Modesto de Araújo Lacerda, pai da professora Maria Lacerda de Moura, natural de Barbacena, escritora espiritualista, que teve grande projeção em nossa vida intelectual.

Barbacena se encontra entre as pioneiras da divulgação do Espiritismo em Minas Gerais, e ao nos aprofundarmos nas pesquisas, perceberemos que uma grande parte dos fundadores dos grupos iniciais estavam vinculados à “Central do Brasil”. Podemos afirmar que o espiritismo viajou pelas estradas de ferro, vindo da França pelos navios e se espalhando pelos rincões mais simples desta Gerais.

No início do século XX, a Doutrina Espírita já caminhava pelas terras barbacenenses, fato este, que podemos constatar no jornal ´O ESPÍRITA MINEIRO´ (1908) – Órgão da antiga Federação Espírita Mineira. O jornal faz menção à existência do “GRUPO ESPÍRITA DE BARBACENA”, em 1904.

Em uma entrevista, Jacinto Bertola (um dos mais antigos trabalhadores de nosso movimento espírita ainda encarnado) declara que seu pai – que sofria um processo obsessivo – foi levado a uma casa espírita por seu irmão Antônio Bertola. Este fato se deu entre 1910 e 1912. Jacinto relata ter conhecido espíritas do século XIX, como dona Clarieta Lacerda – responsável pelo grupo familiar de estudos espíritas FRANCISCO DE ASSIS.

Outro fato que nos chama a atenção, de que a Doutrina Espírita já era conhecida em nossas plagas, está no livro LINDOS CASOS DE BEZERRA DE MENEZES, de Ramiro Gama.

O autor recorda Pedro Richard (escritor espírita, diretor da Assistência aos Carentes pela Federação Espírita Brasileira e grande seguidor de Bezerra de Menezes), que caminhava pelas ruas de Barbacena, em 1910, e ao passar em frente a um internato de meninas, viu grande número de pessoas velando o corpo de uma jovem de 16 anos.

No ambiente onde havia tristeza e dor, Pedro entrou sensibilizado, pediu licença à diretora do Internato para fazer uma prece. Quando terminou o ambiente era outro. Todos envolvidos por aquele sentimento abraçaram-no.

Uma irmã de caridade, com lágrimas nos olhos, perguntou-lhe:

_ “Qual é a sua religião?”.

_ “Sou espírita, minha irmã!”.

Ela disse: _ “Somente um espírita seria capaz de orar assim!”.

A Doutrina Espírita viajava pelas estradas de ferro – com os ferroviários; pelos caminhos empoeirados – com os caixeiros viajantes; e chegava de cidade em cidade através daquelas pessoas que se mudavam constantemente e eram seus adeptos. Exemplo disto é o Fernando Napoleão de Augusto Alencar: médico, abolicionista, poeta, escritor, teatrólogo, articulista e orador; que deu ao Espiritismo grande colaboração. Tornou-se espírita dedicado quando, por ocasião do óbito de sua mãe, esta apareceu para ele. A notícia chegou semanas depois da morte. Assim seu espírito inquieto fez com que buscasse informações para explicação do fenômeno e encontrou no Espiritismo a resposta, tornando-se divulgador entusiasta da Doutrina Espírita. Publicou artigos e poemas no REFORMADOR e no ESPÍRITA MINEIRO e em diversos jornais de Minas. Fez uma palestra na fundação da FEDERAÇÃO ESPÍRITA MINEIRA, em 1908.

Aqui em Barbacena, entre um café, um negócio ou um cigarro, as questões filosóficas que sempre torturaram as criaturas (De onde venho? O que estou fazendo aqui? Para onde vou?) surgiam; dai o ensejo para apresentar as questões propostas por Kardec aos espíritos. Um simpatizante aqui, outra ali: alguém sugere uma reunião para estudos daquelas questões profundas que intentavam explicar o fenômeno da vida e da morte. Os interessados se reuniam em casas, unidos por laços afetivos e pelo interesse em conhecer a Doutrina Espírita e presenciar a fenomenologia mediúnica.

  Foi na década de 20 que encontramos um aumento no número de interessados pela Doutrina Espírita. E aí é que se destacam os irmãos Antônio (Tunico) Abrantes e José Abrantes Júnior (Zezinho Abrantes), pertencendo à família tradicionalmente radicada à Igreja Católica Apostólica Romana, tomaram conhecimento da Doutrina dos Espíritos – daí, corajosamente se afastaram da religião familiar e iniciaram “reuniões espíritas”.

Tunico Abrantes reunia-se com amigos em um Centro Espírita, na conhecida “casa do Galo”, uma antiga fazenda situada perto do Pontilhão. Nessa casa eram realizadas especificamente reuniões mediúnicas. Zezinho Abrantes fazia suas reuniões na casa de D. Rosa e Sr. Joaquim; um sobrado de dois andares localizado à Praça Conde Prados, onde, posteriormente, fundaram o Grupo Astral Paraíso do Bem. Faziam reuniões mediúnicas, estudos das obras de Allan Kardec e também a evangelização infantil e Mocidade Espírita.      D. Clarieta, Eugênia Carneiro, Zezé Freitas, Randolpho Possas, D. Nonozinha, José Chedid formaram outro grupo e os encontros semanais eram marcados por sessões mediúnicas.

Na casa de D. Corina, à Rua Silva Jardim, a movimentação se fez presente, e mais interessados começaram pela busca de espiritualização.

O professor Durval faz menção também às reuniões do GRUPO FAMILIAR DE ESTUDOS ´FRANCISCO DE ASSIS’:

Há uma casa espírita modesta de aparência, de aspecto par­ticular, mas notável pelo valor espiritual de sua diretora, profes­sora Corina de Araújo, moça de talento e cultura.

E depois o nobre professor cita o médium Vitalino Gonçalves:

O nosso veterano do Espiritismo é o irmão Vitalino Gon­çalves da Silva, um médium notável, homem de grande valor nor­mal e espiritual, um genuíno apóstolo de Cristo, atualmente um tanto sem atividade por idoso e enfermo.

Alguns núcleos familiares de estudos espíritas vieram a formar Casas Espíritas, outras deixaram de existir, como foi com o grupo da Dona Corina.

Por muitos anos, as reuniões estavam vinculadas ao reduto doméstico, participando aí, pessoas próximas e amigos dos amigos. A discriminação, a perseguição religiosa, o preconceito reduziam estes grupos, entrementes, quando a dor chegava, buscava-se a cura no espiritismo – que naquele período esteve principalmente vinculado à prática mediúnica. E a mediunidade de cura exercia um fascínio sobre o povo. Quando eram atendidos em sua dor, muitos ficavam e se tornavam espiritistas, fazendo aumentar o número de interessados por essa doutrina. Foi necessário que os grupos familiares se organizassem para receber os novos adeptos da proposta do Espírito da Verdade. Podemos identificar fases precisas no movimento espírita de nossa região:

Final do século XIX e início do século XX – até a década de trinta, temos a PRIMEIRA FASE. E é neste momento que identificamos o Grupo Espírita União Fraternal de Barbacena e o Grupo Espírita de Barbacena.

Sabemos pouco sobre estes grupos, contudo podemos conjecturar que foram os primeiros a se organizarem legalmente. Isso é provado pelos anais da história barbacenense.

Teríamos então, a SEGUNDA FASE, que se inicia na década de 20, com o aparecimento de grupos que formariam a Aliança Espírita Barbacenense. Algumas pessoas, ainda, se recordam destes pioneiros.

Na TERCEIRA FASE, destaca-se o papel de Mário Lacerda da Cruz Machado, a partir do ano de 1965, quando se tornou presidente da AME e vai até meados da década de 80.

E a QUARTA FASE se iniciou a partir de 1986, com eleição de nova diretoria, que delineou o atual movimento espírita de Barbacena.

 

Quais as casas espíritas mais antigas de Barbacena?

 

Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem – 1926

Centro Espírita Mário Dufles de A. – 1935

Centro Espírita Araquém – 1936

Grupo Espírita Cristão Evangelho de Jesus – 1939

Centro Espírita Novo Oriente – 1940

Centro Espírita Amor a Verdade – 1944

Centro Espírita Estudos Evangélicos - 1952

Centro Espírita Divino Mestre – 1956

Grupo Espírita Fraternidade dos Essênios – 1973

* As datas de alguns grupos correspondem ao inicio de suas atividades e não necessariamente ao registro de cartórios.

 

Quais os vultos espíritas que mais se destacaram?

 

Fernando Napoleão de Augusto Alencar, Modesto de Araújo Lacerda – entre os pioneiros e grupos familiares;

José Abrantes Júnior (Zezinho Abrantes), Rosa e Joaquim dos Santos – Grupo Astral Paraíso do Bem

Vitório Candian, Serafim Pereira Pinto, Carlinhos Candian – Centro Espírita Mário Dufles

Henrique Zonzim, Arlindo Zonzim – Centro Espírita Araquém

Dalmo e Jandira Santos – Grupo Espírita Cristão Evangelho de Jesus

Zenóbio de Miranda – Novo Oriente

Ângelo Mazzoni e Patti Mazzoni – Centro Espírita Amor a Verdade

Jacinto Bertola – Estudos Evangélicos

José Lino da Costa, Sebastião Eliziário, João Pedro e Alice Costa Oliveira – Divino Mestre

Alberto Prado Rocha e Stela Matutina Nascimento Rocha – Fraternidade dos Essênios

Carlos Mário Lacerda Cruz Machado – AME

 


E sobre a história da AME Barbacena o que tem a nos dizer?

 

Com o crescimento do Espiritismo por toda as Gerais, as lideranças em se reunindo, durante o 2º Congresso da União Espírita Mineira, chegaram à conclusão da necessidade de melhor se organizar os grupos espíritas que existiam.

O Congresso, que com certeza, contava com a orientação espiritual, fez com que os congressistas saíssem motivados para auxiliarem no aprimoramento do nascente Movimento Espírita. Sentiram a necessidade de fundar uma instituição que congregasse todos os elementos dispersos em cada região, estabelecendo uma liga para orientação uniforme na propaganda e na prática de seus ideais. Decidiram-se por criar as Alianças Municipais.

Nossa região, contava com o espírito valoroso, nobre e motivado de Zezinho Abrantes, que representava o espiritismo de Barbacena na capital mineira...

Zezinho retorna à Barbacena vibrando no amor do Cristo, para a construção do bem. Empenhou-se em visitar as casas espíritas aqui existentes e com a alma sintonizada com o ideal da unificação: explica, comove e convence aos confrades espíritas, da necessidade de se criar um órgão administrador para os grupos espíritas de nossa cidade e região.

Zezinho Abrantes com sua garra de bandeirante auxiliou a desbravar a mata da incompreensão, da má vontade e da preguiça, trazendo a lume a PRIMEIRA ALIANÇA ESPÍRITA do estado de Minas Gerais, no dia 24 de setembro de 1944. (OBS – A AME DE JUIZ DE FORA divulga ser a mais antiga, mas a data da fundação da aliança de lá é posterior a de Barbacena. (*)).

As primeiras reuniões da Aliança Barbacenense Espírita (ABE) foram realizadas nas dependências do Grupo Astral Paraíso do Bem, sendo realizadas, mensalmente, visitas às casas espiritas já edificadas e as em formação.

A AME recebe a doação de um lote da família Varandas para a construção de sua sede a Rua Sete de Setembro e fazem o lançamento da pedra fundamental. Um projeto arquitetônico e feito, mas devido as dificuldades financeiras e o alto custo do projeto, a construção no lote doado foi abandonada.

 Em um tempo que havia muito preconceito, pouco dinheiro, dificuldades gigantescas em locomoção e baixo grau de instrução – os obstáculos a serem superados eram enormes; mas outro problema inquietava os confrades: onde funcionaria a sede da Aliança? E é aí, que entra em nossa história uma personagem marcante.

Primeiramente, demonstrou o seu desapego, e a posteriori, permitiu-nos identificar o poder da sua amizade, coragem e personalidade empreendedora: Mário Cruz Machado.

Cruz Machado assumiu a responsabilidade de construir a sede, e na antiga Rua Dr. Laurindo, no Bairro Boa Morte, em um lote de sua propriedade, começou a construção. O terreno foi doado à Aliança e quando era necessário comprar material ou pagar funcionários, o próprio Cruz Machado o fazia com recursos próprios.

Dois dedicados companheiros, que trabalharam em prol da materialização do órgão de unificação do movimento espírita.

Durante certo tempo, fizeram estudos e reuniões, mas as pessoas achavam o local distante, e a sede era apedrejada pelos antipatizantes da Doutrina Espírita, fazendo com que a frequência diminuísse até a casa ficar abandonada...

Cruz Machado então comprou algumas lojas no Edifício Mercantil e ali instalou a nova sede da Aliança.  Mas, à noite, a galeria do edifício ficava abandonada e vândalos arrombavam a porta ficando a sede desprotegida. Mais uma vez e pacientemente Cruz Machado se dispôs a ajudar; vendeu as lojas. Sua cunhada Juracy, tinha uma loja localizada à Rua Monsenhor João Gonçalves. Cruz Machado trocou um imóvel de sua propriedade por esta loja, transferindo-se a sede para ali.

A Aliança Barbacenense Espírita mudou de nome para Aliança Municipal Espírita de Barbacena, em 26 de março de 1973, seguindo a orientação da União Espírita Mineira.

Hoje, a Aliança Municipal de Barbacena (AME) mantem uma livraria na antiga sede, na Rua Monsenhor João Gonçalves, e realiza suas reuniões em todos os terceiros sábados de cada mês às 16 horas, nas diversas casas espíritas vinculadas a AME. Está sediado em Barbacena, o Oitavo Conselho Regional Espírita (CRE), que abrange diversas cidades de nossa região.

A sua tarefa continua a mesma, ou seja, tem sobre sua responsabilidade congregar o espiritismo de nossa região, promovendo eventos para a divulgação da Doutrina dos Espíritos e a busca da unificação de nosso movimento espírita.

 

(*)

AME DE JUIZ DE FORA: Tudo começou com a Casa de Kardec, fundada em 05 de outubro de 1939. Já em  10 de dezembro de 1939,  a Casa de Kardec, situada a Rua Halfeld nº 811, teve eleita sua primeira diretoria, a partir da ideia de João de Campos Monteiro Bastos. Seu desejo era fundar uma instituição que unisse e fraternizasse a família espírita juiz-forana. Assim a primeira diretoria foi composta por João de Campos Monteiro Bastos como presidente, Isaltino da Silveira Filho, como secretário, Hercules Magaldi como tesoureiro e Antonio G. Peralva como procurador. Os primeiros integrantes da Casa de Kardec desejavam unir em “amor e fraternidade” aqueles que professavam a doutrina espírita assim como almejavam a difusão da doutrina através da “cultura individual de seus sócios por meio de sua Biblioteca”. Além disso, faziam caravanas com o intuito de levar conferencistas para visitar os meios espíritas.

No final do ano de 1951, em uma assembleia feita na sede do Centro Espírita Seara de Jesus, foi aprovada uma nova designação para a Casa de Kardec, que passaria então a se chamar “União Espírita de Juiz de Fora”.

 

Nelson, por favor, as suas despedias dos nossos leitores.

 

É com o coração apertado que remexemos na gaveta do passado e evocamos todo trabalho realizado pelos pioneiros do Espiritismo em nossa região. Em um tempo de luta intensa para a própria subsistência, recordamos os esforços empregados pelos companheiros das primeiras horas, a fim de que o Espiritismo chegasse até nós. Vencendo preconceitos e distâncias, limitações e os recursos escassos nos permitiram, com sua persistência e amor ao Cristo, ter acesso ao repositório de Luz, que é a Doutrina Espírita.

Nossas palavras a estes homens e mulheres de vã guarda são: Muito Obrigado!

Já para os leitores da atualidade, pedimos um tributo de reconhecimento pelo muito que nossos antepassados fizeram por nós. Que possamos valorizar o tesouro recebido e colocar em prática com o intuito de melhorarmos o mundo que vivemos.

 

 

 

 

 

Nelson Xavier, Élida e Lívia Cristina – apresentação de Auto de Natal para crianças do POMAR;  João Pedro (de azul), Lívia Cristina (amarelo) e Nelson Vicente,  filhos; Nelson Xavier palestrando para educadores na UNIPAC;  Nelson Xavier documentando histórias

trabalhadores e assistidos do Grupo Astral Paraíso do Bem. Barbacena, MG, fundado em 1926. 

 

Joaquim Alves Coelho e D. Rosa Santos Coelho. Fundadores do G.A..Paraiso do Bem, em Barbacena, MG;

Jacinto Bertola - Trabalhador Espírita mais antigo da região de Barbacena, encarnado;

Atividades dos Ferroviários Geraldo Sérgio de Souza;  Centro Espírita Araquém. Antônio Carlos, MG

 

A primeira Escola de Evangelização Infantil de Barbacena: “Aula de Iracema”. Década de 1930

 

Lançamento da Pedra Fundamental da Aliança Espírita Barbacenense em 1953

 

Aliança Barbacenense Espírita, no ano de 1955

Divaldo Pereira Franco participando da 4ª. Semana Espírita de Barbacena no ano de................

 

Nelson Xavier em palestra no SEPAZ em fevereiro de 2009

OBS: AS FOTOS Desta entrevista PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP