Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/NOVEMBRO/15-11-2012.htm

 

 

 

 

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

XIX–  Aspectos do Cotidiano (I)

 

 

 

As Casas

    

Uma das formas pela qual se conhece a casa dos antigos egípcios é através dos pequenos modelos que colocavam nas sepulturas denominados de “casas das almas”, que ensejaram aos artistas a elaboração de preciosas reconstituições.

     Também as pinturas das paredes de tumbas e dos papiros, um retrato aproximado do ambiente da casa que o morto tinha na terra, fornecem detalhes e propiciam uma boa idéia de como eram os interiores dos verdadeiros palácios que os cidadãos mais abastados possuíam.

     As casas de camponeses, cujos modelos podem ser identificados pela presença de animais, objetos e utensílios agrícolas, eram pequenas, muito simples, com poucas divisões e, com certeza, não ofereciam muito conforto. Aparecem construídas no fundo do terreno, mostram um pátio na parte da frente, onde ficavam as criações, fornos, hortas e jardins, tinham varanda e uma escada que dava acesso ao teto, onde armavam tendas e redes aproveitando a brisa fresca que amenizava o calor.

     As casas de campo dos ricos, ao contrário, eram mais espaçosas, comportando várias salas e dormitórios e eram dotadas de grandes banhos, capela, armazéns, estábulos, casa de carros, poço, lagos e jardins.

     Os materiais utilizados nas construções mais simples eram os tijolos feitos de barro e palha, até hoje largamente utilizados no Egito, canas de junco, troncos de palmeiras e, às vezes, pedras para erguer os pilares. As construções mais sofisticadas ganhavam pedras nobres, adornos de metal, madeiras importadas e luxuosas decorações.

     O mobiliário, utensílios domésticos, objetos de decoração e restos de tapeçaria recolhidas das necrópoles, muito parecidos com os que hoje utilizamos, dão uma idéia precisa da grande capacidade dos artífices egípcios em trabalhar com madeira, junco, cerâmica, porcelana, vidro, cobre, ouro e uma vasta lista de pedras preciosas.

 

Alimentação

 

     As informações referentes á dieta dos egípcios procedem de cenas pictóricas e também dos restos de alimentos consumidos nos rituais fúnebres  ligados às suas tradições religiosas encontrados nas capelas funerárias.

     Os mais pobres no Antigo Egito parecem ter subsistido graças ao consumo do pão, da cerveja e alguns vegetais, notadamente a cebola, que, segundo Heródoto, foi um dos meios de pagamento quando da construção da Grande Pirâmide.

     O pão era laboriosamente trabalhado com o trigo triturado em um moinho de pedras, substituído nos períodos Ptolomaico e Romano por um sistema mais eficiente de moinho manual rotativo. Numerosos tipos de pães foram elaborados pelos egípcios para uso comum e outros, muitas vezes moldados em formas, destinados às cerimônias rituais. O pão era a peça decorativa do centro da mesa de ofertas das capelas funerárias e aparece frequentemente retratado em fiadas de longas fatias sobre a mesa. Também o pão de açúcar, em forma de cone, aparecia sobre uma laje com o sinal hieróglifo (hetep) designativo de oferenda.

     A cerveja era usualmente feita de cevada e parece ter sido uma espessa sopa líquida, a qual, nem sempre com grande dosagem alcoólica, era muito nutritiva. Em uma cena da tumba do Novo Reino, de Intefiqer, aparece uma criança segurando uma tigela, na qual está escrito: “Dêem-me alguma cerveja, pois estou faminta” – enfatizando, assim, que a cerveja era encarada sobretudo como um alimento importante  e não apenas como uma bebida. A cerveja era algumas vezes adoçada com tâmaras ou aromatizada com outras frutas.

     Anotações obtidas em fragmentos de cerâmica na Vila dos Trabalhadores, em Deir-El-Medina, indicam que o pagamento dos operários era feito através do fornecimento de alimentos.

     Embora esses homens e seus familiares pudessem ser mais privilegiados que os trabalhadores agrícolas, a lista de rações oferece alguma idéia dos gêneros alimentícios comumente disponíveis à época do Novo Reino. O trigo e a cevada foram os mais importantes itens utilizados no preparo da dieta dos egípcios.

     Feijão, cebola, alho, alface, rabanetes, fava e pepino surgem entre os mais regulares suprimentos vegetais. O peixe salgado parece ter sido um elemento importante na dieta dos aldeões. A carne usualmente utilizada era do gado bovino, porém, informações existentes em El-Lahun, do Médio Império, e em Tel El-Amarna, do Novo Reino, atestam que a carne de porco fez parte da dieta dos egípcios. Lebres, gazelas e outros animais selvagens foram aproveitados na dieta alimentar dos povos mais pobres, como também serviram de objeto às caçadas dos cidadãos da elite.  Ainda dos animais, os egípcios retiravam o leite para o fabrico de queijos, e as gorduras. Patos e galinhas, que apareceram com o Novo Reino, foram criados para o fornecimento de ovos e carne.

     Várias frutas, como tâmaras, figos, uvas, romãs, castanhas de palmeira e, mais raramente, amêndoas, foram utilizadas pelos habitantes da Vila dos Trabalhadores de Deir-El-Medina e populações da região.

     As uvas foram utilizadas pra o fabrico do vinho, como atestam várias cenas de sepulturas mostrando vinicultores em seu trabalho. O vinho, ao que tudo indica, teria sido consumido por pessoas mais ricas da sociedade egípcia, e as jarras que os continham trazem, geralmente, o local de origem e a safra a que se referem.

     O mel era obtido de abelhas domesticadas e selvagens; na falta de açúcar, era usado para fabricar os pães e adoçar a cerveja. Em Deir-El-Medina está registrado que padeiros foram contratados para fabricar bolos de mel para grupos de trabalhadores.

 

Vestuário

 

     Embora o clima do Egito tenha favorecido a sobrevivência de um número expressivo de itens de vestuário, em especial os recolhidos das tumbas do Novo Império, os têxteis ainda não foram estudados com o necessário detalhamento cientifico. Em face disso, os estudos existentes, mesmo os modernos, ainda vinculam-se às pinturas muras, relevos e esculturas.

     Em geral, as roupas dos egípcios eram muito simples: os homens que trabalhavam no campo ou os artífices frequentemente usavam pouco mais que uma tanga  ou um pequeno saiote, embora camisetas também aparecem a partir do início do período dinástico. O mais antigo exemplar surgido foi uma camisa de linho encontrada em Tarkhan, no Baixo Egito, de 2800 a.C.

     As roupas podem ser utilizadas como um seguro guia cronológico para demonstrar que a elite dos vários períodos da história egípcia estavam sujeitas às mudanças ditadas pela moda.

     Nos tempos dos Ramsés, a vestimenta de cortesão, por exemplo, podiam ser extremamente elaboradas, com o homem geralmente aparecendo com saiotes pregueados e sem o uso de avental como enfeite na frente.

     Durante o Antigo Reino, mulheres (e deusas) eram habitualmente retratadas usando uma espécie de vestido com tira larga no ombro; já no Novo Império, este tinha adotado um tipo de vestido com apenas uma tira e, por volta do reinado de Amenhotepe III (1390-1352 a.C.), foram aparecendo as peças de roupas em tecidos transparentes.

     Produzir roupas finas foi uma especialidade do Egito que, nesse particular, foi muito distinguido nos tempos romanos.

     O colorido natural dos tecidos usados na vida cotidiana, ou possivelmente com o uso de malhas de contas de pérolas sobre o vestido,  está ilustrado em figuras de carregadores na tumba de Meketra, datando do inicio do Médio Império.

     A escavação da tumba tebana do arquiteto Kha levou à descoberta de 26 camisas de comprimento até o joelho e aproximadamente 50 tangas, incluindo peças pequenas triangulares possivelmente utilizadas nos trabalhos de agricultura ou de construção.

     A tumba de Tutancâmon continha uma grande quantidade de roupas, incluindo roupas de crianças. Somente um pouco do seu guarda-roupa tem sido estudado cientificamente, mas algumas das roupas de linho contêm fios de ouro e um saiote feito de pedras coloridas.

     Sacerdotes, vizires e alguns outros oficiais identificavam seus “status” através dos vários estilos de vestimentas. O vizir, por exemplo, era usualmente pintado usando um longo robe, o qual fazia surgir suas axilas enquanto que o sumo-sacerdote  era comumente mostrado ostentando uma pele de leopardo.

 

Próximo artigo: Aspectos do Cotidiano (2)

 

File:Ägyptisches Museum Leipzig 122.jpg

Modelo de casa da tumba de  Herishefhotep; Abusir, IX/X Dinastias. Museu Egípcio de Leipzig. Alemanha.

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:%C3%84gyptisches_Museum_Leipzig_122.jpg

File:Egypte louvre 299.jpg

 

Miniatura de casa : peça de jogo (?)  executada em marfim, proveniente de uma tumba de Abu Roach, próxima do Cairo,

da época do rei Den, do período tinita. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Egypte_louvre_299.jpg

 

Tijolo fabricado com barro e palha.  Luxor, Egito

Foto Ismael Gobbo

File:Maler der Grabkammer des Menna 009.jpg

Pintura de oferendas na Câmara funerário de Menna. Tebas, Egito.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Maler_der_Grabkammer_des_Menna_009.jpg

 

File:Egyptian harvest.jpg

Casal trabalhando na colheita

http://en.wikipedia.org/wiki/Ancient_Egyptian_cuisine

File:Louvres-antiquites-egyptiennes-img 2731.jpg

Moagem de grãos para produção de cerveja. Médio Império. Museu do Louvre, Paris, França.

Imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Louvres-antiquites-egyptiennes-img_2731.jpg

Plantação de milho e tamareiras junto a um canal do Rio Nilo, na região do Cairo.

Foto Ismael Gobbo

Akhenaton e Nefertiti. Museu do Louvre, Paris.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Akhenathon_and_Nefertiti_E15593_mp3h8771.jpg

 

File:Tomb of Nakht (2).jpg

Vários tipos de vestimentas de homens e mulheres retratados

numa tumba egípcia do século XV a.C

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Clothing_in_the_ancient_world

Cenas em sarcófago que sugerem algumas vestimentas usadas pelos egípcios.

Seção de Egiptologia do Museu Histórico Nacional da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Reunião das Entidades Especializadas na FEB

Brasília, DF

 

No dia 8 de novembro ocorreu na sede da FEB a reunião das Entidades Especializadas de Âmbito Nacional. Houve presença de representantes da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO (ABRADE), ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESPERANTISTAS ESPÍRITAS (ABEE), ASSOCIAÇÃO MÉDICO ESPÍRITA DO BRASIL (AME), CRUZADA DOS MILITARES ESPÍRITAS (CME), INSTITUTO DE CULTURA ESPÍRITA DO BRASIL (ICEB), ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICÓLOGOS ESPÍRITAS (ABRAPE), ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA ARTISTAS ESPÍRITAS (ABRARTE), ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS MAGISTRADOS ESPÍRITAS (ABRAME), e, como convidados: ORGANIZACÃO SOCIAL CRISTÃ ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ (OSCAL), PRÓ-SAÚDE MENTAL, ASSOCIAÇÃO JURÍDICO ESPÍRITA DE SÃO PAULO. A reunião foi dirigida pelo presidente interino da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, contando com a atuação dos

diretores da FEB Roberto Fuina Versiani, como secretário geral do CFN da FEB, e, Célia Maria Rey de Carvalho, esta como secretária do evento. Foi aprovada a estruturação do trabalho destas Entidades, estudando-se a criação da Coordenadoria das Entidades Especializadas,

tendo sido escolhidos: coordenação – Marcelo Henrique Pereira. Membros – Ercília Zilli e Helio Ribeiro. Secretaria – Célia Maria Rey de Carvalho (FEB). Foi também definida a criação de grupo de e-mails. O papel dessa coordenadoria será oferecer assessoria na forma de

serviços e produtos especializados ao Movimento Espírita nacional, por meio da FEB. Os vértices de sua atuação: dar apoio técnico à FEB em áreas específicas, e para a realização de atividades de consultoria ao Movimento Espírita. Como atuação subsidiária: auxílio nas Campanhas Permanentes ou Sazonais adotadas pela Federação Espírita Brasileira. Atuar em áreas específicas (arte, educação, medicina, direito, psicologia, assistência social, etc.), desenvolvendo projetos específicos, seja por demanda da própria FEB (ou das federativas que o

solicitem à FEB) seja pelo oferecimento de projetos por parte do futuro Conselho das Especializadas. Atuar junto a políticas públicas, como o trabalho da Comissão de Direito e Acompanhamento Legislativo em relação ao anteprojeto de reforma do Código Penal e atividade de envio de emails aos senadores de alerta em relação aos pontos considerados polêmicos e contrários aos princípios espiritistas. Produzir documento específico, a partir da comissão de direito e acompanhamento legislativo para ser assinado conjuntamente pelas entidades.

Apresentação de proposta pela comissão de Saúde e Espiritualidade sobre Política de Saúde Mental. Em relação às novas Comissões Comunicação e Educação, ainda faltam definições. A próxima reunião será nos dias 6 e 7 de abril de 2013, na sede da FEB. Hélio Ribeiro,

como relator das Entidades Especializadas, fez um resumo da Reunião das mesmas, no plenário da Reunião do CFN da FEB. A próxima reunião será nos dias 6 e 7 de abril de 2013, na sede da FEB. Informações: [email protected] , www.febnet.org.br

 

Representantes de entidades especializadas de âmbito nacional

Representantes de entidades especializadas de âmbito nacional

Mesa com  representantes de entidades especializadas de âmbito nacional e dirigentes da FEB

 

 

 

Caravana Francisco Cândido Xavier com a oradora Yeda Hungria

Barra Mansa, Resende, Itatiaia, RJ

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Yeda Hungria)

 

 

 

 

Transmissões ao vivo na Rede Amigo Espírita

 

 

Confiram as transmissões

Os horários dos eventos são os de Brasília/DF

 

 

Quarta-feira, dia 14/11/2012 as 20hs

transmissão em vídeo ao vivo no Canal 2

http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canal-2

 

palestra com médico Dr. Aguinaldo de Paula Vasconcellos

direto da Associação Espírita Allan Kardec (nossa nova parceria em transmissões semanais)

em São José do Rio Preto/SP

até o momento não tínhamos o tema da palestra

 

 

Quarta-feira, dia 14/11/2012 as 20h30

transmissão ao vivo do áudio da Sala Falando em Espiritismo,

acesse: http://www.redeamigoespirita.com.br/page/sala-falando-espiritismo

 

 

 

Quinta-feira, dia 15/11/2012 a partir das 19 horas

transmissão ao vivo em vídeo da Palestra com Divaldo Franco

direto do Hospital Bezerra de Menezes em São José do Rio Preto/SP

acesse canal 1: http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canalamigoespirita

 

 

 

Quinta-feira, dia 15/11/2012 a partir das 20h30

transmissão ao vivo do áudio da Sala falando em Espiritismo na Rede Amigo

36ª Aula de Estudo dos Princípios Básicos da Doutrina e o Evangelho 

Tema: Lei de Liberdade - Tópico Escravidão

Expositor: Carlos Alberto Braga Costa (Belo Horizonte/MG)

 

acesse:  http://www.redeamigoespirita.com.br/page/sala-falando-espiritismo

 

 

Sexta-feira, dia 15/11/2012 a partir das 19h30

transmissão ao vivo do áudio da Sala Falando em Espiritismo na Rede Amigo

Palestra: A Vivencia do Evangelho nos dias atuais

Expositor: Carlos Alberto Braga Costa (Belo Horizonte/MG)

acesse:  http://www.redeamigoespirita.com.br/page/sala-falando-espiritismo

 

 

Aguardem que no final de semana tem mais,

abraços,

José Aparecido

 

 

 

 

--
Rede Amigo Espírita

www.RedeAmigoEspirita.com.br

 

 

 

 

 

 

Chá Beneficente no GASF-

Grupo Assistencial Sem Fronteiras Euripedes Barsanulfo. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

1º. Encontro Jovem Espírita

Ibirá, SP

 

 

(Informações recebidas em email de José Antonio [[email protected]])

 

 

 

 

Informações da Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

 


PENSAMENTO E DESOBSESSÃO
Falamos de pensamento livre.
Analise o corpo de que você se serve no plano material: do ponto de vista do autocontrole, é uma cabine perfeita com dispositivos especiais destinados a sua própria
defesa.
O cérebro com os centros diretivos da mente funciona encerrado na caixa craniana, à maneira de usina quase lacrada num cofre forte.
Os olhos registram impressões, mas podem conservá-las em estudo discreto.
Os ouvidos são forçados a escutar o que lhes afete a estrutura, entretanto, não precisam dizer o que assinalam.
A voz é produzida na laringe sem necessidade de arrojar de si palavras em desgoverno.
Mãos e pés por implementos de serviço não se movimentam sem determinações da vontade.
Os recursos do sexo não atuam sem comando mental.
Fácil, assim, verificar que não existe trabalho desobsessivo sem reajuste da emoção e da idéia, porquanto todos os processos educativos e reeducativos da alma se articulam, de
início, no pensamento.
Eis porque Jesus enunciou, há quase vinte séculos:- "Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas sim aquilo que, impropriamente, lhe sai do coração".
André Luiz
(Pensamento e Desobsessão - Livro Paz e Renovação - Mensagem de André Luiz - psicografia de Chico Xavier)  

CONVITE PARA A CONFRATERNIZAÇÃO ESPÍRITA DIA 15 DE DEZEMBRO A PARTIR DAS 09:00 HORAS

SEMANA ESPÍRITA 2012 - De 18 a 25 de Novembro de 2012

Clube do Livro Espírita: Confira os livros do mês de NOVEMBRO aqui!

SEMINÁRIO DE ATENDIMENTO FRATERNO - DIAS 06, 13, 20, 27/novembro Terça-feira: das 19:00 às 21:00 horas OBRA SOCIAL CÉLIO LEMOS

II Forum da Mediunidade em Uberaba - dia 15 de novembro de 2012...

Lançamento do livro infantil "GIGANTE DEITADO" na AME, no dia 17 de novembro, às 19 hs (Sábado)

SEPAS - SEMINÁRIO DO PASSE, nos dias 19 e 26 de novembro, 03 e 10 de dezembro

1ª Semana de Palestras na Seara Espírita Bezerra de Menezes, do dia 26 a 30 de novembro.

Audiolivros, Radionovelas e Cultura Espírita

PARTICIPE do Programa de Rádio Vivência Espírita, aos DOMINGOS, das 8h às 10h: FM 90.3 MHz

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJC e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para [email protected]

-- 

Que Deus nos abençoe e ilumine a caminhada!

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

(Informações recebidas em email de USE Sjcampos [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Jamiro dos Santos Filho no C.E. Dr. Bezerra de Menezes. Guararapes, SP

 

(Informações recebidas em email de Luiz Augusto Macedo)

 

 

 

 

Divulgação gratuita de eventos espíritas em TV de

Charlotte, NC, EUA

 

Amigo(a) Espirita!

 

Iniciaremos na próxima semana a editar os programas espíritas 2013, Spiritism Today. Se vocês planejam realizar algum evento espirita em 2013, podemos anunciar gratuitamente na TV local de Charlotte, NC.

Abraços,

Janete & Darryl Barringer

704 885 0024

www.spiritistacademyofcharlotte.mynetworksolutions.com

 

(Informações em email de Janete Lima <[email protected]> repassado por Elsa Rossi)

 

 

 

 

Eventos no Grupo Espírita  Discípulo de Joana D’Arc

Saracuruna- Duque de Caxias, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

TVCEI Lançará desenho animado espírita

 

Leia a noticia aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/11/tvcei-lancara-desenho-animado-espirita.html

 

 

 

 

 

Encontro Espírita “A Caminho da Luz”

Guarulhos, SP

 

 

Luzia Lomazi

11 2703-9129

Diretoria de Divulgação do CE "A Caminho da Luz".

 

 

(Informações recebidas em email de Lu.Lomazi [[email protected]])

 

 

 

Workshop no CEINE: “Homenagem a alguns dos divulgadores da Doutrina Espírita”. São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

Museu Histórico Nacional da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Registro. Vídeo de inauguração do lar “Uma Nova Esperança”

Limeira, SP

 

Amigos de ideal

 

Para os bons corações que não puderam estar presentes a inauguração, segue o vídeo.

Assista e compartilhem.

http://youtu.be/OJgRvjq5eXA

 

Mário de Araújo

http://www.mdasoftware.com.br/images/email.jpg

Email: [email protected]

F.:(19) 8156.3733

http://www.umanovaesperanca.com.br

 

Lar Uma Nova Esperança

Missão: Acolher e Amparar a Maternidade Solitária

 

(Informações recebidas em email de Mário de Araújo - Lar Uma Nova Esperança [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário no C.E. Jesus O Consolador

Guarulhos, SP

 

Local: Centro Espírita Jesus é O Consolador - 

Rua: São Félix das Balsas, 04 - Recreio São Jorge - Guarulhos/SP
Informações: 2279-4678

Referências:

O Centro está na altura do nº 420 da Av. Palmira Rossi

Para quem vem da Vila Galvão de ônibus, descer um ponto depois da biquinha e para quem vem do Taboão, descer um  ponto antes da biquinha

De ambos os lados, serve o ônibus Recreio São Jorge.

 

 

(Informações recebidas em emails de Claudio Palermo e de Regina Bachega)

 

 

 

 

III Feira do Livro Espírita

Carapicuíba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Secretaria - USE Intermunicipal de Carapicuíba [[email protected]])

 

 

 

 

DVD do 5º Encontro Nacional dos

Amigos de Chico Xavier e sua Obra já está disponível

 

Amigos,

Já esta a venda nas distribuidoras o V Encontro Nacional dos amigos de Chico Xavier e sua obra.

São oito palestras, com oradores renomados, Carlos A.Baccelli, Geraldo Lemos neto, Julieta Marques, Pedro A.Bonilha, Aguinaldo Vasconcelos, Jhon Harley, Pedro Vaquer, sob a coordenação de Divaldinho Mattos e Luiz Antônio Ferraz de Votuporanga.

Todas as palestras tem como tema central, AS OBRAS DE ANDRÉ LUIZ. Cada um apresentou um estudo envolvendo uma das obras de André Luis. Compre já esta palestra pelas loja virtual da web tv A caminho da Luz-http://www.lojaacaminhodaluz.com.br/   , ou pelas distribuidoras de

livros espíritas, BOA NOVA – (17) 3531 4441 http://www.boanova.net/

CANDEIA- 17 3524 9800 http://www.candeia.com/

 

(Informações recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

 

Palestra com lançamento de livro por Eugenio Lara

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

Grupo Vocal União & Harmonia no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Maria José de Almeida e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Seminário no Centro Espírita Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Maria José de Almeida e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Feira de Artesanato e Presentes de Natal

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

Praça da República, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Sugestões de Livros

Sobre a Temática Espírita

 

(Informações recebidas em email de Marco Milani [[email protected]])

 

 

 

 

Programação semanal da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

www.radioceac.com.br

 

 

 

 

 

 

Desprezamos idéias?

 

Wellington Balbo

 

Gregor Mendel, o pai da hereditariedade, nasceu no ano de 1822 na cidade de Heinzendorf,  à época pertencente ao império austríaco.

Em 1847 tornou-se padre. Incrível, Mendel tentara ser professor e não conseguira porque obtivera baixas notas justamente em biologia, mesmo assim foi levado por um abade para a universidade de Viena onde tornou-se mestre substituto.

No ano de 1856 começou a realizar experiências com plantas. Descobriu que cada espécie tinha pares de genes herdados de seus ascendentes. Passou a publicar seus resultados em alguns periódicos científicos e chegou inclusive  a mandar uma cópia de seu artigo para consagrada autoridade em hereditariedade,  Karl Nägeli, porém, este parece que não se atentou para a preciosidade que tinha em mãos e apesar de responder a Mendel não deu maiores atenções.

Em 1868, Mendel foi nomeado abade e seu tempo para as pesquisas acabou tornando-se limitado.

Ficou esquecido até o ano de 1900 quando três cientistas – um holandês Hugo de Vries, um alemão Carl Correns e um austríaco Erich Von Tschermak, ao fazerem experiências botânicas  descobriram seu artigo e citaram-no em suas experimentações. Desde então, estava aberto o campo para que se aprofundasse os estudos na área da hereditariedade.

Interessante ressaltar que os três cientistas descobriram as leis de Mendel simultaneamente e em diferentes locais do globo.

Apenas em 1900,  após seu desencarne que ocorrera em 1884,  é que Mendel recebeu os méritos pela sua fabulosa descoberta.

Como explicar que a teoria de Mendel passou despercebida por muitos durante anos?

Poderão dizer que o ser humano não estava suficientemente maduro para captar suas idéias.

Negativo, a comunidade científica da época já estava inclusive familiarizada com as teorias  evolucionistas de Darwin. Mendel e Darwin foram contemporâneos, as idéias se completavam, então, qual o motivo da teoria de Mendel permanecer esquecida?

Falta de divulgação?

Negativo , o trabalho de Mendel chegou até o conhecimento de grandes autoridades do assunto, e estas não deram o devido valor.

O cerne da questão é que falta  atenção para com o trabalho do semelhante.

Quando houve atenção, três cientistas em locais diferentes do globo perceberam a maravilha que estavam entrando em contato e fizeram com que o trabalho de Mendel tivesse o merecido valor, inclusive, todos citaram a teoria de Mendel como fator de relevância em suas pesquisas.

Hoje, século XXI, a genética avança a largos passos, prevenindo males e colaborando para uma melhor qualidade de vida.

Amigo leitor, é assim mesmo, muitas coisas ficam esquecidas, permanecem desprezadas, filhas da indiferença dos homens.

Idéias que poderiam dar melhor condição de vida, subtrair a ignorância acendendo luzes de sabedoria permanecem estagnadas pela falta de interesse.

A época da codificação da Doutrina Espírita, Kardec também foi esquecido pela ciência daquele tempo, muitos sequer liam as obras da codificação para poder debater com propriedade as idéias ali contidas. Negavam pelo simples prazer de negar, sem qualquer base, sem nenhum conhecimento.

Em outubro de 1861, teve o auto de fé de Barcelona onde foram queimados 300 livros espíritas.

Autentico absurdo, lamentável preconceito com o objetivo de sufocar idéias libertadoras, renovadoras e que trariam discernimento espiritual a uma humanidade cética, materialista.

Verdadeiro desprezo para com o trabalho que começava, é a triste tendência de depreciar  a idéia do semelhante!

Muitas vezes um trabalho árduo, sincero, de qualidade, feito com o intuito de beneficiar,  fica entravado , vitimado por criaturas indiferentes ou mesmo maldosas.

Contudo, as verdades sempre vem a tona,  não morrem com o tempo, ficam apenas adormecidas esperando a chegada de alguém que possa lhes desenterrar dos porões do esquecimento.

Em realidade,   o auto de fé de Barcelona  acabou por chamar à atenção da população para a doutrina que se iniciava.

Tinham a intenção de menosprezar, no entanto, acabaram por divulgar.

Em o Livro dos Espíritos, Lei do Progresso - na questão de nº 781,  Kardec indaga os mentores que o assistem:

P – 781 -  O homem pode deter a marcha do progresso?

R – Não; mas pode impedi-lo algumas vezes.

Sempre que desprezarmos idéias, menosprezarmos iniciativas ou mesmo não nos empenharmos com afinco pela realização de nossos projetos de vida, estaremos entravando a marcha do progresso.

E esse desprezo, infelizmente está impregnado em todos os ângulos de ação da humanidade.

Quantos projetos são engavetados porque os mandatários recusam-se a dar crédito a membros da oposição que foram os pais da idéia?

Quantas idéias, verdadeiras pérolas em potencial que nos chegam as mãos e deixamos passar despercebido,  por termos faltado com atenção necessária na sua analise?

Quantos nobres ideais que relegamos ao desprezo por indizível preconceito?

Comumente se dá pouca atenção para produções que não fazem parte de nossa lavra.

Ah, o egoísmo, esse o pai de todos os males!

O egoísmo impede o olhar além do próprio umbigo nos fazendo ver apenas o que interessa a nós mesmos.

Portanto, cabe a avaliação sincera de nossa postura diante de tudo que nos chega as mãos.

Podamos iniciativa alheia por puro ciúme?

Ou:

Privilegiamos a boa idéia mesmo que não seja nossa produção?

Incentivamos o ser humano a prosseguir desenvolvendo seu talento?

Ou:

Queremos abafar o talento das pessoas?

Há maravilhas por esse mundo afora, iniciativas que podem modificar existências, melhorar condições de vida, trazer luz onde há ignorância...

Nobres idéias que precisam apenas de nosso apoio, do olhar com carinho, da boa vontade em levar adiante para que se transformem em autêntico porto seguro de instrução e consolo.

Amigo leitor, muitas soluções, infindáveis alegrias podem advir se nos dispusermos a analisar com carinho as iniciativas do semelhante.

Que não deixemos calar em nosso coração o silêncio da indiferença ou o grito do desprezo!

Pensemos nisso!

 

Ficheiro:Mendel Gregor 1822-1884.jpg

Gregor Johann Mendel (1822 – 1884)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gregor_Mendel

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP