Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/NOVEMBRO/16-11-2012.htm

 

 

 

Quanto mais forte o Espiritismo, mais se valoriza o Cristianismo

 

José Reis Chaves

 

 

    Pelo título desta matéria, quem não conhece a doutrina dos espíritos, vai pensar e com razão assim: Como esse cara pode dizer um absurdo deste!

     O que importa mais nas duas doutrinas é a moral. E a moral é a mesma para as duas, isto é, a do evangelho do excelso Mestre, das cartas e do Livro de Atos dos Apóstolos, em síntese, a contida no Novo Testamento. A parte doutrinária criada pelos teólogos é secundária e polêmica entre os cristãos e até os divide. E, com o devido respeito aos dogmas, eles não são baseados no Novo Testamento, mas nas conclusões das elucubrações dos teólogos, o que nos lembra do ensino de Jesus: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.” (Mateus 15:13).

    O espiritismo é ciência, filosofia e religião. Como religião, ele o é apenas no sentido da moral do Novo Testamento, não tendo rituais, sacerdotes e hierarquias. E ele é também ciência experimental e não só teórica e religiosa. Realmente, os fenômenos mediúnicos foram e são estudados à saciedade por cientistas renomados, inclusive de Prêmio Nobel, e que confirmaram a sua realidade científica. Ademais, Kardec pregou a fé raciocinada. E ainda disse que, no futuro, se houvesse alguma contradição entre um ensino da codificação espírita e a ciência, que os espíritas seguissem a ciência. O espiritismo, pois, não tem nada a temer com o avanço da ciência. E até hoje, com mais de século e meio de existência, não se encontrou nele nada que não tenha o respaldo da ciência, pelo contrário, ela vem descobrindo verdades que o espiritismo, com sua gigantesca literatura, já as vem divulgando muito antes dela. Não é, pois, por acaso, que a doutrina dos espíritos é tida pelos que a conhecem como o Consolador prometido pelo Nazareno.

   Três questões são fundamentais no cristianismo: Deus, a imortalidade do espírito e o contato com eles. Deus é Pai dos espíritos. (Hebreus 12:9). Para os espíritas é também a Inteligência Suprema e causa primeira de todas as coisas, o que confere com o único Ser Incontingente de são Tomás de Aquino. Dispensam-se provas da existência de Deus. O cristianismo fala muito na imortalidade do espírito. O espiritismo faz experiências científicas sobre essa verdade bíblica e cristã da existência e imortalidade dos espíritos. É que pesquisando nessa área da existência e imortalidade dos espíritos, o espiritismo, com seus contatos com eles, dá-nos dessa verdade bíblica, cristã, católica e espírita provas cabais e inquestionáveis, pois esses contatos são fundamentados em estudos sérios de vários segmentos científicos. E sobre esse contato com os espíritos, lembremo-nos da doutrina católica da Comunhão dos Santos, que diz que os espíritos bons do além podem nos ajudar, e que nós daqui do mundo físico, da Igreja Militante, podemos ajudar também, com preces e missas, os de lá do além. Mais exemplos desses contatos vão ficar para uma matéria posterior.

      Com o espiritismo, terminaram a incompatibilidade e a ojeriza que existiam, outrora, entre a ciência e o cristianismo!

1)  Parabéns ao padre José Cândido por ter ganho o Concurso de Hinos da CNBB, para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio.

2)  Recomendo “Ética em Diálogo”, um livro do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, Ed. Paulinas.

3)  XV Encontro para Estudo da Ciência Espírita de Poços de Caldas (MG), de 23 a 25-11-2012. Esperadas 2.000 pessoas. Contato: Sônia Sarti: [email protected]

 

Sir '''William Crookes''' com a médium '''Florence Cook''' ao chão, e o espírito materializado de

 '''Katie King''' –  imagem retocada para publicação, no século XIX.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sir_William_Crookes_and_Katie_King.jpg

 

 

 

 

Registro. Divaldo: na FEB e em Buenos Aires

 

Divaldo Pereira Franco compareceu à Reunião do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, nos dias 10 e 11 de novembro. No primeiro dia fez uma apresentação ao CFN e foi lançado seu livro editado pela FEB: Em nome do amor. A mediunidade com Jesus.

Contem palestra e entrevista com Divaldo, realizadas no Encontro Nacional da Área da Mediunidade (FEB, Rio de Janeiro, julho de 2011). Ao final da Reunião do CFN, Divaldo transmitiu mensagem de Bezerra, por psicofonia, intitulada “NOVAS CONQUISTAS APROXIMAM A CIÊNCIA DA RELIGIÃO”, a qual será publicada brevemente na revista Reformador. Eis o trecho final da mesma: “Os espíritos-espíritas, que comungam convosco e aqui estivemos, congratulam-se, todos congratulamo-nos com os ideais que abraçais e com os propósitos firmados de servir, sempre e mais, diminuindo-vos para que o Mestre cresça em vossas, em nossas, na vida de todos. Muita paz, meus filhos!” Na tarde do domingo ocorreu a palestra pública no superlotado Auditório Pedro Calmon, no QG do Exército, seguindo-se autógrafos pelo orador. Em seguida, Divaldo encaminhou manifestação ao presidente interino da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho: “Desejo parabenizá-lo pela maneira como vem conduzindo a Casa de Ismael. Há júbilo em ambos os lados da Vida. O CFN foi diferente (para melhor) e rico de experiências e programações novas”. Na sequência, Divaldo cumpriu uma jornada em Buenos Aires (Argentina), celebrando os 50 anos de sua primeira atuação naquele país. Foi sua primeira atividade fora do Brasil e, de lá para cá, são 64 países dos cinco continentes com 415 cidades no exterior. Informações: www.febnet.org.br, [email protected]

 

Divaldo Pereira Franco autografando e com César Perri na Reunião do CFN da FEB

Brasília, DF

CFN-Palestra pública Divaldo e Mesa Diretora

Reunião do CFN da FEB. Mesa diretora dom Divaldo Pereira Franco

Reunião do CFN da FEB. Final com todos cantando a canção da Alegria Cristã

Cartaz da conferência proferida por Divaldo Pereira Franco no dia 13 de novembro de 2012,

Comemorando os 50 anos de semeadura espírita na Argentina,  iniciada no dia 22 de novembro de 1962.

 

 

 

 

 

Registro.  Mais uma primorosa conferência por

Divaldo Pereira Franco em. São José do Rio Preto, SP

 

Divaldo Pereira Franco

 

Quem acompanha este informativo pode avaliar a extensão do trabalho de Divaldo Pereira Franco na divulgação do Espiritismo pelo Brasil e no mundo. Basta ler o registro anterior para se ter uma idéia. Divaldo participou da reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB, em Brasília-DF, realizada nos dias 10 e 11, sábado e domingo, onde dentre outras atividades proferiu palestra pública. Já na terça-feira, 13 de novembro, realiza conferência na cidade de Buenos Aires, onde a Confederação Espírita Argentina, festivamente, comemorou os 50 anos de sua  primeira ida àquele país, em 1962. Já nesta quinta feira, 15 de novembro, Divaldo comparece à cidade de São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, para brindar o enorme público com uma maravilhosa conferência,  em homenagem a Jesus, transitando pelo “Aleluia” de George Frideric Handel, pela “Vida de Jesus” de Joseph Ernest Renan e pelas Bem-Aventuranças à margem do Tiberíades, que, segundo Divaldo, é um poderoso antídoto contra a depressão e outros males que afligem a humanidade, constatação que vem sendo paulatinamente considerada pela própria ciência. Como sempre, a despeito dos 85 janeiros, Divaldo atendeu a todos com o carinho e a delicadeza que lhe são peculiares, uma verdadeira festa para o movimento espirita que nele enxerga uma referência viva de verdadeiro cristão e exemplar trabalhador espírita. O evento com Divaldo foi transmitida ao vivo pela Internet via Rede Amigo Espírita e várias emissoras de rádio associadas.  (Texto e fotos Ismael Gobbo)

 

Aleluia de Handel

http://www.youtube.com/watch?v=KJHqriXhK7Y

 

No alto, Prof. Rodrigues Ferreira fez uma bela homenagem poética ao sempre atencioso  Divaldo Pereira Franco

Divaldo Pereira Franco em sua fala

 

 

 

 

Simpósio sobre drogas e suas consequências e tratamento na Federação Espírita Pernambucana. Recife, PE

Vilson Disposti

Foto Ismael Gobbo


Prezados Irmãos e Irmãs, muita Paz com Jesus!

A Federação Espírita Pernambucana convida os trabalhadores e trabalhadoras das casas espíritas do Estado de Pernambuco a participar do Simpósio Acolhimento, orientação e tratamento ao dependente de drogas, com Vilson Disposti (SP).

O simpósio acontecerá no dia 01 de dezembro de 2012, das 13h45 às 18h00, no Auditório da Federação Espírita Pernambucana. O ingresso será mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível e as inscrições podem ser feitas pelo endereço:
[email protected]

Vilson Disposti é Delegado de Polícia aposentado, residente em São  Paulo, Professor Universitário de Direito Penal, Fundador da Casa  Ave Cristo para recuperação de drogados, Autor do livro FILHOS DA DOR prefaciado por Divaldo Pereira Franco.

Atente para a programação acessando a Página WEB da FEP no endereço:
http://federacaoespiritape.org/simposio-na-fep-sobre-o-problema-das-drogas-o-que-fazer/

Para nós que fazemos a FEP será uma honra recebê-los (as) nesse evento de suma importância para o (a) trabalhador (a) espírita que vê chegar na instituição espírita, casos dessa natureza.

Aguardamos Vocês.

---

Fraternalmente.
Ednar Santos - Presidenta da FEP
http://federacaoespiritape.org/

 

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

 

 

Palestra  com João Lourenço Navajas no Centro Espírita Ismael

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em emails de C.E. Ismael e de  Regina Bachega)

 

 

 

 

XXXI Conrespi

Bebedouro, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Giovana Campos e de Nazareno Feitosa)

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Humberto de Campos

São Luis, MA

 

Caros irmãos espíritas!


Conheçam a programação das atividades que o Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC agendou para o mês de Novembro/2012:
 
Palestras
Quintas-feiras - 19h30
01 - COMO FALAR DA MORTE PARA AS CRIANÇAS - Ieldimar

08 - TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA - Ana Ayres

15 - LEI DE LIBERDADE - Aldenice

22 - COMPENSANDO FALTAS - Richardson

29 - RETORNO À VIDA CORPORAL (PLANEJAMENTO REENCARNATÓRIO) - Angela Cris 
Sábados - 16h
03 - PERDA DE PESSOAS AMADAS E MORTES PREMATURAS - Allan 

10 - O RETORNO DO ESPÍRITO À VIDA CORPORAL - Brito

17 - INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO - Rosalba

24 - O TRABALHO COMO NECESSIDADE DO PROGRESSO - Eunice

Atividades Regulares

DOMINGO
9h/15h - Eventualmente, estudos de temas específicos, abertos ao público.

SEGUNDA-FEIRA
19h/21h - Reunião Mediúnica de Desobsessão (não é aberta  ao público).

TERÇA-FEIRA
19h/21h - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita-ESDE, Estudo Avançado da Doutrina Espírita-EADE.

QUINTA-FEIRA

18h30 - Entrega de Fichas para Atendimento Fraterno;
18h40/21h10 - Atendimento na Cantina;
19h/20h - Curso Preparatório para Implantação do Evangelho no Lar;
19h/19h30 e 20h/21h - Atendimento na Livraria; Atendimento na Biblioteca;
19h/20h30 - Atendimento Fraterno; Tratamentos Espirituais: Passes Simples e Passes Padronizados (P1, P2 e Choque Anímico);
19h30/20h - Palestra Pública.

SÁBADO
9h/11h - Evangelização Infanto-juvenil;
14h/15h45 - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita-ESDE; Estudo para Educação Mediúnica-EEM;
14h/16h - Projeto Obra do Berço (para gestantes);
14h/16h e 17h/19h - Atendimento na Livraria; Atendimento na Biblioteca;
15h/15h40 - Hora do Perdão;
15h/16h - Momento de Esclarecimento - aberto ao público, no Salão;
15h/16h30 - Entrega de Fichas para Atendimento Fraterno;
15h30/18h30 - Atendimento na Cantina;

16h/17h - Curso Preparatório para Implantação do Evangelho no Lar; Palestra Pública;
17h/19h30 - Atendimento Fraterno; Tratamentos Espirituais: Passes Simples e Passes Padronizados (P1, P2 e Choque Anímico). 

 

Participe! 
 
Luz e Paz!

Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC
Av. Projetada, s/n - São Cristóvão II - São Luís-MA - 65.099-110
Tels.: 98.3236.6468 / 8117.7513 (falar c/Lourdes)

[email protected]


(Informações recebidas em email do CEHC)

 

 

 

 

Sinfonia de Corais

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em emails de Nelio Luzze e de Elisabeth da Silva Mansour)

 

Estátua de Carlos Gomes. Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Comunicado urgente Brasil Sem Aborto sobre o Projeto de Lei 478/2007 -  Estatuto do Nascituro

 

Caros Amigos e Amigas Pró-Vida do Brasil

O Projeto de Lei 478/2007, denominado ESTATUTO DO NASCITURO, tem por objetivo garantir os direitos da criança por nascer (nascituro). Veja no link abaixo o teor do Substitutivo deste Projeto aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=770928&filename=Tramitacao-PL+478/2007

O Estatuto do Nascituro está agora tramitando na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e tem como relator o Deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) que apresentou parecer pela adequação financeira e orçamentária do Substitutivo aprovado na CSSF. Veja link abaixo do parecer do Deputado Eduardo Cunha:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=995289&filename=Tramitacao-PL+478/2007

Precisamos garantir a aprovação do Estatuto do Nascituro na Comissão de Finanças e Tributação, pois isso significa dar mais um passo na direção da afirmação do direito à vida, regulamentando assim o artº 5º da Constituição Brasileira, que garante a INVIOLABILIDADE DO DIREITO À VIDA. Se aprovado nessa Comissão, o Estatuto do Nascituro será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. 

Vamos escrever aos parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação para que VOTEM COM O RELATOR Deputado Eduardo Cunha-PMDB/RJ. Sugerimos a mensagem abaixo, em negrito, que pode ser enviada apenas copiando e colando no corpo do seu email:

Senhor Deputado,

solicito seu voto pela aprovação do Parecer do Deputado Eduardo Cunha - PMDB/RJ ao Projeto de Lei 478/2007, denominado ESTATUTO DO NASCITURO, que garante os DIREITOS DA CRIANÇA POR NASCER. A Vida é um bem jurídico indisponível, conforme determina o artº  5º da Constituição Brasileira, que garante “... a inviolabilidade do direito à vida” e, nesse sentido, o direito à vida desde a fecundação é o primeiro e o mais fundamental de todos os direitos humanos. Contrariamente ao que vem sendo veiculado por grupos que demandam a sua rejeição, o Substitutivo desse Projeto de Lei em análise na Comissão de Finanças e Tributação NÃO MODIFICA o Código Penal Brasileiro no que se refere à EXCLUDENTE DE PUNIBILIDADE quando a gravidez resulta de violência sexual (estupro).

 

Em relação a esta questão o Estatuto do Nascituro não revoga, portanto, o que está disposto no artº 128 do Código Penal Brasileiro. Apenas valoriza a vida da criança e possibilita à mulher, vítima de estupro, levar a gravidez adiante, sem pressão para abortar pela falta de condições econômicas para criar o filho ou filha. Assim, assegura-lhe a proteção do Estado, conforme o que está disposto no artº 13 do Substitutivo aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família:

Art. 13. O nascituro concebido em decorrência de estupro terá assegurado os seguintes direitos, ressalvados o disposto no Art. 128 do Código Penal Brasileiro:

I – direito à assistência pré-natal, com acompanhamento psicológico da mãe;

II – direito de ser encaminhado à adoção, caso a mãe assim o deseje.

§ 1º Identificado o genitor do nascituro ou da criança já nascida, será este responsável por pensão alimentícia nos termos da lei.

§ 2º Na hipótese de a mãe vítima de estupro não dispor de meios econômicos suficientes para cuidar da vida, da saúde do desenvolvimento e da educação da criança, o Estado arcará com os custos respectivos até que venha a ser identificado e responsabilizado por pensão o genitor ou venha a ser adotada a criança, se assim for da vontade da mãe.”

Isto posto, Senhor Deputado, reafirmo minha solicitação como cidadão(ã) brasileiro(a) para que

 

VOTE FAVORAVELMENTE AO ESTATUTO DO NASCITURO acompanhando o PARECER PELA ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA NOS TERMOS DA EMENDA APRESENTADA PELO RELATOR DESTA MATÉRIA, Deputado Federal Eduardo Cunha - PMDB/RJ.

 

Assim sendo, estará Vossa Excelência garantindo o direito constitucional  à VIDA desde a concepção. Isso é o que esperamos de Vossa Excelência como membro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

 

Relação dos Deputados membros da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados:

Nome Parlamentar

Partido

UF

Telefone

Fax

Correio Eletrônico

AELTON FREITAS

PR

MG

3215-5204

3215-2204

[email protected]

AFONSO FLORENCE

PT

BA

3215-5481

3215-2481

[email protected]

ALBERTO MOURÃO

PSDB

SP

3215-5568

3215-2568

[email protected]

ALEXANDRE LEITE

DEM

SP

3215-5841

3215-2841

[email protected]

ALFREDO KAEFER

PSDB

PR

3215-5818

3215-2818

[email protected]

ANDRÉ FIGUEIREDO

PDT

CE

3215-5940

3215-2940

[email protected]

ANDRE MOURA

PSC

SE

3215-5846

3215-2846

[email protected]

ANDRE VARGAS

PT

PR

3215-5923

3215-2923

[email protected]

ANTÔNIO ANDRADE

PMDB

MG

3215-5305

3215-2305

[email protected]

MENDES THAME

PSDB

SP

3215-5624

3215-2624

[email protected]

ARNALDO JARDIM

PPS

SP

3215-5245

3215-2245

[email protected]

ASSIS CARVALHO

PT

PI

3215-5909

3215-2909

[email protected]

CARMEN ZANOTTO

PPS

SC

3215-5503

3215-2503

[email protected]

CELSO MALDANER

PMDB

SC

3215-5311

3215-2311

[email protected]

CLÁUDIO PUTY

PT

PA

3215-5480

3215-2480

[email protected]

CLEBER VERDE

PRB

MA

3215-5710

3215-2710

[email protected]

DELEGADO PROTÓGENES

PCdoB

SP

3215-5745

3215-2745

[email protected]

EDIVALDO HOLANDA JUNIOR

PTC

MA

3215-5484

3215-2484

[email protected]

EDUARDO CUNHA

PMDB

RJ

3215-5510

3215-2510

[email protected]

EMILIANO JOSÉ

PT

BA

3215-5826

3215-2826

[email protected]

FERNANDO COELHO FILHO

PSB

PE

3215-5662

3215-2662

[email protected]

GENECIAS NORONHA

PMDB

CE

3215-5244

3215-2244

[email protected]

GUILHERME CAMPOS

PSD

SP

3215-5283

3215-2283

[email protected]

JAIRO ATAÍDE

DEM

MG

3215-5809

3215-2809

[email protected]

JERÔNIMO GOERGEN

PP

RS

3215-5316

3215-2316

[email protected]

JOÃO DADO

PDT

SP

3215-5509

3215-2509

[email protected]

JOÃO LYRA

PSD

AL

3215-5720

3215-2720

[email protected]

JOÃO MAGALHÃES

PMDB

MG

3215-5211

3215-2211

[email protected]

JOÃO MAIA

PR

RN

3215-5439

3215-2439

[email protected]

JOÃO PAULO CUNHA

PT

SP

3215-5965

32152965

[email protected]

JOSÉ GUIMARÃES

PT

CE

3215-5358

3215-2358

[email protected]

JOSÉ HUMBERTO

PHS

MG

3215-5267

3215-2267

[email protected]

JOSÉ PRIANTE

PMDB

PA

3215-5752

3215-2752

[email protected]

JOSE STÉDILE

PSB

RS

3215-5354

3215-2354

[email protected]

JÚLIO CESAR

PSD

PI

3215-5944

3215-2944

[email protected]

JÚNIOR COIMBRA

PMDB

TO

3215-5274

3215-2274

[email protected]

LEONARDO GADELHA

PSC

PB

3215-5735

3215-2735

[email protected]

LUCIANO CASTRO

PR

RR

3215-5401

3215-2401

[email protected]

LUCIO VIEIRA LIMA

PMDB

BA

3215-5612

3215-2612

[email protected]

LUIZ CARLOS SETIM

DEM

PR

3215-5901

3215-2901

[email protected]

LUIZ PITIMAN

PMDB

DF

3215-5931

3215-2931

[email protected]

MANATO

PDT

ES

3215-5574

3215-2574

[email protected]

MANOEL JUNIOR

PMDB

PB

3215-5601

3215-2601

[email protected]

MARCUS PESTANA

PSDB

MG

3215-5715

3215-2715

[email protected]

MAURO NAZIF

PSB

RO

3215-5948

3215-2948

[email protected]

MENDONÇA PRADO

DEM

SE

3215-5508

3215-2508

[email protected]

NELSON MARCHEZAN JR

PSDB

RS

3215-5368

3215-2368

[email protected]

OSMAR JÚNIOR

PCdoB

PI

3215-5356

3215-2356

[email protected]

OTONIEL LIMA

PRB

SP

3215-5370

3215-2370

[email protected]

PAUDERNEY AVELINO

DEM

AM

3215-5610

3215-2610

[email protected]

PAULO MALUF

PP

SP

3215-5512

3215-2512

[email protected]

PEDRO EUGÊNIO

PT

PE

3215-5902

3215-2902

[email protected]

PEDRO NOVAIS

PMDB

MA

3215-5813

3215-2813

[email protected]

REGINALDO LOPES

PT

MG

3215-5426

3215-2426

[email protected]

REINHOLD STEPHANES

PSD

PR

3215-5820

3215-2820

[email protected]

RICARDO BERZOINI

PT

SP

3215-5344

3215-2344

[email protected]

RODRIGO MAIA

DEM

RJ

3215-5308

3215-2308

[email protected]

ROGÉRIO CARVALHO

PT

SE

3215-5641

3215-2641

[email protected]

RUI PALMEIRA

PSDB

AL

3215-5476

3215-2476

[email protected]

SÉRGIO BRITO

PSD

BA

3215-5638

3215-2638

[email protected]

TONINHO PINHEIRO

PP

MG

3215-5584

3215-2584

[email protected]

VAZ DE LIMA

PSDB

SP

3215-5850

3215-2850

[email protected]

ZECA DIRCEU

PT

PR

3215-5285

3215-2285

[email protected]

ZEQUINHA MARINHO

PSC

PA

3215-5823

3215-2823

[email protected]

Faça sua parte pela aprovação do Estatuto do Nascituro! Envie a sua  mensagem! Pois não temos tempo a perder quando a vida humana está ameaçada!

Lenise Garcia

Presidente do

Movimento Nacional da Cidadania pela Vida (Brasil Sem Aborto)

 

Jaime Ferreira Lopes

Vice-Presidente Nacional Executivo do

Movimento Nacional da Cidadania pela Vida (Brasil Sem Aborto)

 

Damares Alves

Secretária Geral do

Movimento Nacional da Cidadania pela Vida (Brasil Sem Aborto)

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; lenise garcia [[email protected]])

Praça dos Três Poderes e Congresso Nacional. Brasília, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Garimpando na literatura espírita

 

 Afeição*  

Raymundo Rodrigues Espelho

Campinas, SP

 

173– Como devemos entender a simpatia e a antipatia?

 

A simpatia ou antipatia têm as suas raízes profundas no espírito, na sutilíssima entrosagem dos fluidos peculiares a cada um e, quase sempre, de modo geral, atestam uma renovação de sensações experimentadas pela criatura, desde o pretérito delituoso, em iguais circunstâncias.

Devemos, porém, considerar que toda antipatia, aparentemente a mais justa, deve morrer para dar lugar à simpatia que edifica o coração para o trabalho construtivo e legítimo da fraternidade.

 

174– Poderemos obter uma definição da amizade?

 

Na gradação dos sentimentos humanos, a amizade sincera é bem o oásis de repouso para o caminheiro da vida, na sua jornada de aperfeiçoamento.

Nos trâmites da Terra, a amizade leal é a mais formosa modalidade do amor fraterno, que santifica os impulsos do coração nas lutas mais dolorosas e inquietantes da existência.

Quem sabe ser amigo verdadeiro é, sempre, o emissário da ventura e da paz, alistando-se nas fileiras dos discípulos de Jesus, pela iluminação natural do espírito que, conquistando as mais vastas simpatias entre os encarnados e as entidades bondosas do Invisível, sabe irradiar por toda parte as vibrações dos sentimentos purificadores.

Ter amizade é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida.

Jesus é o Divino Amigo da Humanidade.

Saibamos compreender a sua afeição sublime e transformaremos o nosso ambiente afetivo num oceano de paz e consolação perenes.

 

175 – O instituto da família é organizado no plano espiritual, antes de projetar-se na Terra?

 

O colégio familiar tem suas origens sagradas na esfera espiritual. Em seus laços, reúnem-se todos aqueles que se comprometeram, no Além, a desenvolver na Terra uma tarefa construtiva de fraternidade real e definitiva.

Preponderam nesse instituto divino os elos do amor, fundidos nas experiências de outras eras; todavia, aí ocorrem igualmente os ódios e as perseguições do pretérito obscuro, a fim de se transfundirem em solidariedade fraternal, com vistas ao futuro.

É nas dificuldades provadas em comum, nas dores e nas experiências recebidas na mesma estrada de evolução redentora, que se olvidam as amarguras do passado longínquo, transformando-se todos os sentimentos inferiores em expressões regeneradas e santificantes.

Purificadas as afeições, acima dos laços do sangue, o sagrado instituto da família se perpetua no Infinito, através dos laços imperecíveis do Espírito.

 

176 – As famílias espirituais no plano invisível são agrupadas em falanges e aumentam ou diminuem, como se verifica na Terra?

 

Os núcleos familiares do Além agrupam-se igualmente, em falanges, continuando aí a obra de iluminação e de redenção de alguns componentes dos grupos, elementos mais rebeldes ou estacionários, que são impelidos, pelos seus companheiros afins, aos esforços edificantes, na conquista do amor e da sabedoria.

De maneira natural, todos esses núcleos se dilatam,  à medida que se aproximam da compreensão do Onipotente, até alcançarem o luminoso plano de unificação divina, com as aquisições eternas e inalienáveis do Infinito.

 

177  – As famílias espirituais  possuem  também  um chefe?

 

Todas as coletividades espirituais estão reunidas, em suas características familiares, pelas santas afinidades d’alma, e cada uma possui o seu grande mentor nos planos mais elevados, de onde promanam as substâncias eternas do amor e da sabedoria.

 

178 – Poderíamos receber algum esclarecimento sobre a lei das afinidades entre os Espíritos desencarnados?

 

Na Terra, as criaturas humanas muitas vezes revelam as suas afinidades nos interesses materiais, que podem dissimular a verdadeira posição moral da personalidade; no mundo dos Espíritos elevados, porém, as afinidades legítimas se revelam sem qualquer artifício, pelos sentimentos mais puros.

  

+++

 

* O Consolador,  Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier. FEB, RJ, 21.ed, 1999. www.febrasil.org.br.

Imagem do filme “... E a Vida Continua”. Divulgação

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP