Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira,  19 de novembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/NOVEMBRO/19-11-2012.htm

 

 

 

 

Salve a Bandeira do Brasil

No Brasil a comemoração do “Dia da Bandeira” ocorre todos os anos no dia 19 de novembro,

 data de instituição da bandeira nacional republicana, no ano de 1889.

Bandeira do Brasil tremulando  na Praça dos Três Poderes em Brasília, DF

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Não foi no Centro Espírita!

 

A finalidade essencial do Espiritismo é a melhoria das criaturas

 

 

Se você indagar de qualquer pessoa que exerça a função de caixa num supermercado, farmácia, padaria, etc. sobre onde aprendeu o procedimento de registrar a compra do cliente e sua quitação com dinheiro vivo, cartão de crédito ou cheque, cada modalidade com suas características próprias de encaminhamento e processamento, ele não dirá que foi na escola, mas sim na própria rotina de trabalho, através de alguém que lhe repassou o conhecimento.

O mesmo exemplo pode ser ampliado para outras práticas profissionais, onde o aprendizado ocorre na própria prática da atividade.

O mesmo raciocínio ocorre na prática espírita nas instituições. Sempre houve alguém que repassou o conhecimento, orientou e encaminhou, com sua experiência, alguém que inicia e começa a trabalhar na seara espírita.

Essa transmissão de conhecimento, todavia, está sujeita aos condicionamentos, vícios e ponto de vista alcançado na compreensão dos postulados do Espiritismo.

Assim como a escola deveria possuir estrutura para transmitir a experiência da preparação profissional, ao invés de deterem-se apenas na transmissão do conhecimento (nem sempre devidamente assimilada), as instituições espíritas possuem objetivos definidos e claros de serem construtores e geradores do conhecimento, mas nem sempre esta é a realidade que se apresenta.

Muitas vezes, limita-se à transmissão de informações com base em pontos de vista pessoais, sempre sujeitos aos equívocos de entendimento, vícios e condicionamentos a que todos, alunos em aprendizado que somos, estamos sujeitos.

Por esta razão surgem as deturpações e práticas incoerentes, frutos diretos da inexata compreensão do Espiritismo, de seus fundamentos e objetivos, misturando-se misticismos, hábitos estranhos à Doutrina Espírita, disputas, vaidades e seus consequentes desdobramentos.

Embora pareça paradoxal, referidas crises existentes nas instituições são naturais e benéficas porque elas proporcionam crescimento a aprendizado, levando à busca dos verdadeiros parâmetros. Mas é fato real que muitas afirmações e práticas não foram transmitidas no centro espírita, embora sua tribuna e estrutura possivelmente tenham sido utilizadas. Foram transmitidas na ausência do conhecimento, através de nossos equívocos de entendimento.

A construção do conhecimento solicita debates, questionamentos, troca de informações, análise ponderada de conceitos, dispensa de preconceitos, entendimento correto de palavras, parágrafos, gramática e mesmo, é óbvio, a exata compreensão do Espiritismo e seus fundamentos. Referidos conhecimentos, para serem adquiridos e assimilados, e, portanto, construídos interiormente, requerem firmeza e perseverança dos grupos e seus integrantes, pois a mera transmissão de informações assemelha-se a alguém que abrisse o próprio cérebro e colocasse sua massa cerebral para distribuir...

Vejamos, todavia, com bons olhos, esse conflito e aparente disparate na diversidade de entendimento e práticas. Isso é salutar.

Faz-nos pensar, convida à reflexão e oferece a multiplicidade das experiências para que igualmente sejam analisadas.

Mas, há que se ater ao momento aflitivo com que se depara a Humanidade. O instante presente solicita que “menos competição e mais cooperação, deve ser a preocupação de todos espíritas sinceros, a fim de transferir a Doutrina para as futuras gerações, conforme a receberam do Codificador e dos seus iluminados trabalhadores das primeiras horas”, como acentua o Espírito Vianna de Carvalho e outros Espíritos-espíritas, na oportuna mensagem “Campeonato da Insensatez”, publicada pela revista “Reformador”, páginas 8 a 10 da edição de Outubro de 2006, na psicografia de Divaldo Franco.

É que, acentua o Espírito: “Estais comprometidos, desde antes da reencarnação, com o Espiritismo que agora conheceis e vos fascina a mente e o coração. Tende cuidado! Evitai conspurcá-la com atitudes antagônicas aos seus ensinamentos e imposições não compatíveis com o seu corpo doutrinário.

Retornar às bases e vivê-las qual o fizeram Allan Kardec e todos aqueles que o seguiram desde o primeiro momento, é dever de todo espírita que travou contato com a  Terceira Revelação judaico-cristã porque o tempo urge e a hora é esta, sem lugar para o campeonato da insensatez”.

Pois (e vale muito transcrever mais este parágrafo), continua o Espírito: “Não se dispõe de tempo (...) para a assistência aos sofredores e necessitados que aportam às casas espíritas, relegados a segundo plano, nem para a convivência com os pobres e desconhecedores da Doutrina, que são encaminhados a cursos, quando necessitam de uma palavra de conforto moral urgente... Os corações enregelam-se e a fraternidade desaparece.”

Não é, pois, no centro que surgem tais dificuldades. É dentro de nós mesmos, espíritos-espíritas, encarnados mesmo (embora integrantes das instituições), necessitados todos da autêntica compreensão dos autênticos objetivos do Espiritismo, que não são outros senão como indicado no item 292 de O Livro dos Médiuns: “Não esqueçais que o fim essencial, exclusivo, do Espiritismo é a vossa melhora...”

Tratemos, pois, com a máxima urgência, de nos adequarmos ao Espiritismo e não tentar adequar o Espiritismo ao nosso estreito, limitado e imperfeito ponto de vista pessoal, nem sempre coerente com o autêntico conhecimento à nossa disposição.                                                           

 

 

 

 

 

Registro. Grupo de Espíritas de Curitiba

em visita a José  Raul Teixeira. Niterói, RJ

 

Amigos

Estivemos com Raul nos dias 14 e 15.11.2012, em Niterói.

O amigo está em franca recuperação. Segue foto que mostra os que nos deslocamos de Curitiba ao seu encontro.

À frente de Raul, está a placa que ele rcebeu da FEP,em homenagem ao seu trabalho no Paraná. 

Mais notícias serão dadas no Jornal Mundo Espírita.

Malena

 

(Informação recebida em emails de Maria Helena Marcon e de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

Homenagem. 50 anos de oratória espírita mundial

de Divaldo Pereira Franco

Divaldo Pereira Franco

 

Informamos que, esta semana, en la Radio Bezerra Online, en el Programa "Reflexiones Espíritas", presentaremos un especial dedicado a los 50 años de la oratoria espírita mundial de Divaldo Pereira Franco.

 

Horarios del Programa "Reflexiones Espíritas" en la Radio Bezerra Online:

- lunes, miércoles, viernes: 1 pm (horario de Miami);

- sábados: 4 pm (horario de Miami)

 

http://spiritist.com/bwebradio.html

 

Muchas felicidades a todos.

 

Simoni

 

(Informação recebida em email de Simoni Privato Goidanich, Quito, Equador)

 

 

 

 

15º. Movimento “Você e a Paz” com Divaldo Pereira Franco

Salvador, BA

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de ASCOM COBEM [[email protected]])

 

 

 

 

Programação de palestras com José Antonio da Cruz

Fronteira, MG; Icém e Ibirá, SP

 

 

(Informação recebida em email de José Antonio [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário com Alirio de Cerqueira Filho na FEEAL

Maceió, AL

 

 

(Informação recebida em email de ASCOM COBEM [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Eduardo Guimarães no

NECX -  Núcleo Espírita Chico Xavier. Niterói, RJ

 

 

Imagem inline 1

Finalizando o Ciclo Mensal de Palestras de 2012, o Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX) convida o expositor Eduardo Guimarães.

Conferencista e divulgador do Espiritismo, Eduardo faz parte da diretoria do Centro Espírita Casa de Caridade Aureliano, em Niterói (RJ).
A palestra será realizada no dia 25 de novembro, domingo, às 17h.

Prestigie, participe, divulgue!

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX)

R. Comendador Antonio Augusto da Paz (antiga 17), 60

Praia de Piratininga - Niteroi, RJ

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Praia de Icaraí, Niterói, RJ

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

VI Conejovens- Confraternização das Mocidades Espíritas

Auriflama, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marcelo Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Marcelo Henrique ao vivo pela TV CEI

Florianópolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Alamar Régis profere palestras e seminários

São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Rio das Ostras e Búzios, RJ

 

Estive proferindo palestras e seminários na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro como segue:

09/11/2012 – Sexta-feira – 20:00h - Palestra em São Pedro da Aldeia, no GEFA, Grupo Espírita Francisco de Assis.
11/11/2012 – Domingo – 09:00h -Seminário em CABO FRIO;

11/11/2012 – Domingo – De 15:00 às 18:00h.- Seminário em RIO DAS OSTRAS, no Centro Espírita Suave Caminho, à Rua Miracema, 185 – Jardim Mariléia;

12/11/2012 – Segunda-feira – De 17:30 às 19:00h. - Participação no programa “Espiritismo em Foco” na Jovem TV -Canal  8 em CABO FRIO;

12/11/2012 – Segunda-feira - De 20:00 às 21:00h. - Palestra em BÚZIOS, no Centro Espírita Chico Xavier, à Av. Rio Branco, 194 – Vila Caranga.

Foi muito carinho e muito afeto dos amigos que querem que eu volte logo e eu voltarei, porque a região é bonita demais.

Alamar

 

Vídeo com algumas manifestações

Acesse:  http://www.youtube.com/watch?v=pWX0fQzYyKU

 

(Informações recebidas em email de Alamar Régis)

 

 

 

 

XXXI Conrespi- Confraternização Regional da Familia Espírita

Bebedouro, SP

 

 

XXXI CONRESPI – AS FORÇAS DO BEM

Confraternização Regional da Família Espírita

 

Programação

 

Dia 10/Fevereiro - Domingo

7h30 às 9h00 - Recepção / Café / Credenciamento / Confraternização

9h00 às 11h30 - Salão de Convenções: Palestra e Pinga-fogo com IZAÍAS CLARO - O REINO DE JESUS

11h30 às 14h00 - Entrada no Hotel / Confraternização / Almoço com Música

14h00 às 15h30 - Salão de Convenções: Palestra e Pinga-fogo com IZAIAS CLARO - O BEM E O MAL

14h00 às 15h30 - CAECC: Salas de aula - LIDERANÇA SERVIDORA

15h30 às 16h00 - Intervalo

16h00 às 17h30 - Salão de Convenções: Palestra e Pinga-fogo com ELISEU FLORENTINO DA MOTA JÚNIOR - NA ERA DA TRANSIÇÃO: TRABALHO, SOLIDARIEDADE E TOLERÂNCIA

17h30 às 20h00 - Banho / Confraternização / Jantar com Música

20h00 às 21h30 - Salão de Convenções: Palestra com ELISEU FLORENTINO DA MOTA JÚNIOR - ESPIRITISMO E JUSTIÇA NO TERCEIRO MILÊNIO

21h30 às 24h00 - CAECC: Confraternização

24h00 às 7h00 - Repouso

 

Dia 11/Fevereiro – 2ª feira

7h00 às 8h30 - Café / Confraternização

8h30 às 10h00 - Salão de Convenções: Palestra e Pinga-fogo com AGNALDO PAVIANI - A FORÇA CONSTRUTIVA DO BOM HUMOR NA VIDA COTIDIANA

8h30 às 10h00 - CAECC: Salas de aula - A NOVA GERAÇÃO

10h00 às 10h30 - Intervalo

10h30 às 12h00 - Salão de Convenções: Palestra e Pinga-fogo com AGNALDO PAVIANI - APRENDENDO A VIVER COM SABEDORIA

12h00 às 14h00 - Confraternização / Almoço com Música

14h00 às 15h30 - Salão de Convenções: Palestra e Pinga-fogo com EDEVANIR PREVIDELLI - FELICIDADE: REFLEXOS DO AUTO CONHECIMENTO

14h00 às 15h30 - CAECC: Salas de aula - LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE

15h30 às 16h00 - Intervalo

16h00 às 17h30 - Salão de Convenções: Palestra com LUIZ CLÁUDIO DA SILVA - EVANGELHO NO LAR E NO CORAÇÃO

16h00 às 17h30 - CAECC: Oficinas - Departamento de Mocidade

17h30 às 20h00 - Banho / Confraternização / Jantar com Música

20h00 às 21h30 - Grupo Teatral Espírita André Luiz em “Entre a Terra e o Céu”, peça inspirada na obra de André Luiz

21h30 às 24h00 - CAECC: Confraternização

24h00 às 7h00 - Repouso

 

Dia 12/Fevereiro – 3ª feira

7h00 às 8h30 - Café / Confraternização

8h30 às 11h00 - CAECC”Reunião da USE-Regional Ribeirão Preto

8h30 às 11h00 - Salão de Convenções: Palestra e Pinga Fogo com EURICO MEDEIROS JÚNIOR - A CIÊNCIA DO BEM ESTAR

8h30 às 11h00 - Gincana Cooperativa

11h00 às 13h30 - Saída do Hotel / Confraternização / Almoço com Música

 

Conheça um pouco de alguns oradores

 

Agnaldo Paviani

Profissionalmente, é Palestrante Motivacional. Está na presidência da “Associação Beneficente Caminho de Damasco”. É diretor da Editora Sintonia. Foi o fundador e é diretor da creche "Benedita Pimentel". É apresentador do programa “Falando Francamente”. Médium com 23 obras mediúnicas editadas e escritor com 3 livros editados: “Um sopro de esperança”, “É hora de ser feliz” e “Uma questão de escolha”.

 

Edevanir Previdelli

É formado em Letras e Direito. Atua profissionalmente como advogado e professor universitário na área de Direito. É palestrante Espírita. Atualmente, está na presidência do Centro Espírita "Oliveira" na cidade de Paraíso/SP. Ministra cursos de Oratória e Mediunidade em algumas cidades vizinhas.

 

Eliseu Florentino da Mota Júnior

Promotor de Justiça aposentado. Articulista e participante ativo em várias casas espíritas, em Franca, onde reside, e em Marília, onde também é professor universitário. Expositor e escritor espírita, autor dos livros “Pena de morte e crimes hediondos à luz do Espiritismo”, “Que é Deus?”, ”Aborto à luz do Espiritismo”, e “Direito autoral na obra psicografada” (sua dissertação de mestrado em Direito).

 

Eurico Medeiros Júnior

Atua como médico especialista em ginecologia\obstetricia. Atualmente, está cursando “Medicina Psicossomática” e “Constelação Familiar”. Realiza palestras na área profissional e no movimento espírita. Participa de atividades doutrinárias no Centro Espírita "Do Calvário ao Céu" e Centro Espírita "Allan Kardec". Atual presidente da Associação Médico-Espírita de Bebedouro.

 

Izaías Claro

Protomotor de Justiça e orador conhecido nacionalmente e em alguns países da América do Sul. Participa de seminários e congressos em vários estados. Autor de diversos livros, com destaque para o best seller “Depressão: Causas, Consequências e Tratamento”. Autor de vários CD's e DVD's. Semanalmente, participa dos programas de rádio: “Viver Feliz” e “Como Superar as Aflições”.

 

Luiz Cláudio da Silva

Faz parte do Departamento de Atendimento Espiritual da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, divulgando e implantando a campanha permanente do Evangelho no Lar e no Coração, do Conselho Federativo Nacional da Fede-ração Espírita Brasileira. Participa de Congressos e Encontros com o “Plantão Tira-dúvidas” e aulas demonstrativas.

 

Acomodação

 

Hospedagem no Hotel Plaza Shopping (www.hotelplazashopping.com). O hotel oferece: ar condicionado, camas de casal, mesa de trabalho, estacionamento, cofre individual, TV por assinatura, telefone, frigobar, sensor de fumaça, e internet banda larga sem fio.

 

Inscrições

 

- O prazo máximo para remessa da ficha de inscrição será até o dia 10/jan/2013. Após esta data, somente com autorização da cidade sede.

 

- O depósito deverá ser efetuado no:

Banco do Brasil

Agência: 6571-4

Conta 7.580-9

Favorecido: UNIÃO SOC ESP CONRESPI

 

- É necessário apresentar o original do comprovante de depósito no momento da recepção. As pessoas que parcelaram o pagamento, por favor, apresentar o carnê quitado na recepção.

 

- Sua inscrição só será efetivada após o recebimento, pela comissão organizadora, da cópia do comprovante de depósito, juntamente com a ficha de inscrição totalmente preenchida e assinada em todos os campos pedidos, inclusive as escolhas das salas de aula.

 

- As escolhas para as três salas de estudo: do dia 10 das 14h00 às 15h30, do dia 11 das 8h30 às 10h00 e das 14h00 às 15h30 deverão ser feitas na ficha de inscrição. Após a ficha entregue só poderá haver alteração com a autorização da cidade sede.

 

- Manteremos recepção no Terminal Rodoviário, com pessoas devidamente identificadas, das 6h00 às 9h00 no dia 10 (domingo), quando disponibilizaremos transporte até o local do evento.

 

- Para fazer sua inscrição, procure os dirigentes da Casa Espírita que você frequenta.

 

- Quaisquer dúvidas, estaremos à disposição pelo telefone (17) 3343-8368 com Edmir Garcia, ou por e-mail: [email protected] ou [email protected].

 

Investimento

 

XXXI CONRESPI

1) Inscrição com hospedagem para todas as idades

R$ 120,00 (cento e vinte reais) quarto para quatro ou seis pessoas - 2 ½ dias com refeição

R$ 180,00 (cento e oitenta reais) quarto para duas pessoas - 2 ½ dias com refeição

R$ 300,00 (trezentos reais) quarto para uma pessoa - 2 ½ dias com refeição

 

2) Inscrição sem hospedagem

R$ 60,00 (sessenta reais) - 2 ½ dias sem hospedagem e com refeição

R$ 30,00 (trinta reais) - dia 10/fev - 1 dia sem hospedagem e com refeição

R$ 30,00 (trinta reais) - dia 11/fev - 1 dia sem hospedagem e com refeição

R$ 15,00 (quinze reais) - dia 12/fev - 1/2 dia sem hospedagem e com refeição

 

CONRESPINHA e CONRESPI JUVENIL

1) Nas inscrições com hospedagem depende do tipo de acomodação

2) Nas inscrições sem hospedagem:

- até 5 anos: isento(a) de taxa

- de 6 à 11 anos: R$ 30,00

- a partir de 12 anos: R$ 60,00

 

Informações

 

A CONRESPI JUVENIL (até 14 anos) e a CONRESPINHA acontecerão nos mesmos horários das atividades doutrinárias, sob a responsabilidade do Departamento de Evangelização, nas dependências do Lar Espírita Jesus de Nazaré (Creche do CAECC).

 

Quem tiver interesse e disponibilidade para trabalhar durante o evento, por favor nos procure, ou mande um e-mail para [email protected]

 

Qualquer dúvida por favor entre em contato com [email protected]

 

 

 

(Informações recebidas em email de Secretaria CONRESPI [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com André Luiz Rosa no C.E. Joanna D’Arc

Serra Negra, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Luiz Roberto Invernizzi [[email protected]])

 

 

Seminário Despertar da Consciência

Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Próximas transmissões ao vivo da Rede Amigo Espírita

 

Próximas transmissões ao vivo

 

DOMINGO 18/11 as 9horas (Horário de Brasília/DF)

ao vivo no Canal 1 http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canalamigoespirita

 

 

 

 

DOMINGO 18/11 as 9 horas (Horário de Brasília/DF)

ao vivo no Canal 2 http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canal-2

Palestra com Arif Cais

Direto do AEAK (Associação Espírita Allan Kardec de São José do Rio Preto/SP)

 

 

 

Domingo as 15:45h - Horário de Brasília

ao vivo no canal 1 - http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canalamigoespirita

Estudo Interativo: Série Psicológica Joanna de Ângelis – 15.45pm

Estudo Interativo: O Livro dos Espíritos – 16:30pm

Palestra: Saúde Existencial - Evanise M Zwirtes as 17:15h

Direto de The Spiritist Psychological Society - Londres-UKhospedagem de sites gratis php

 

 

 

 

Domingo as 19:30h - Horário de Brasília

ao vivo no canal 1 - http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canalamigoespirita

 

Palestra "Que é Deus" com Luiz Augusto Macedo

Direto do C.E. Caminheiros do Bem em Auriflama/SP

 

 

Segundas Feira 19/11 as 17horas

ao vivo no canal 1 - http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canalamigoespirita

Estudo Interativo: O Evangelho Segundo o Espiritismo 

Direto de The Spiritist Psychological Society - Londres-UKhospedagem de sites gratis php

 

 

Segundas Feira 19/11 as 20horas

ao vivo no canal 1 - http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canalamigoespirita

Direto da Fundação Espírita Allan Kardec em Juiz de Fora/MG hospedagem php

 

--
José Aparecido

Rede Amigo Espírita

www.RedeAmigoEspirita.com.br

 

(Informações recebidas em email de Rede Amigo Espírita)

 

 

 

 

Caravana Meimei do Natal 2012

Cantagalo, RJ

 

 

Queridos AMIGOS, 

 

Paz e muita alegria aos nossos corações!

 

            Aproxima-se o Natal e, repetindo o gesto de todos os anos, vimos solicitar a sua colaboração para a nossa "Caravana Meimei do Natal", trabalho que teve início há aproximadamente 30 (trinta) anos, no Bairro Novo Horizonte, mais conhecido como “BNH”, em Cantagalo.

            Hoje, a referida “Caravana” continua atendendo esse Bairro, com cestas básicas, pães, refrigerantes e brinquedos para as 135 famílias cadastradas, envolvendo 152 crianças. Atendemos ainda, com brinquedos, os Bairros Manancial e Retiro Poético, em Cordeiro.

            Há 9 anos, incluímos a APAE de Cordeiro, que realiza sua festa de fim de ano com brinquedos oferecidos por nossa “Caravana”.

            As comunidades supracitadas e tantas outras famílias assistidas perfazem, aproximadamente, 800 (oitocentos) brinquedos.

            Este ano, mais uma vez, nosso compromisso é grande e, para realizá-lo com êxito, precisamos da sua ajuda e de todos aqueles que puderem (e quiserem) se juntar a nós.

            Não somos "pessoa jurídica"; não temos "fins lucrativos"!

            Nosso objetivo é levar um pouco de alegria àquelas famílias carentes. Não só alimentos para o corpo físico, mas... Carinho, amor e atenção que fortalecem o íntimo, o espírito imortal.

            Se você puder, junte-se a nós! Colabore! Divulgue com seus contatos! Precisamos de brinquedos novos ou usados (em bom estado) para atender crianças de 0 a 12 anos; precisamos, também, de ajuda financeira para cobrir nossas despesas  com as cestas básicas, incluindo os pães e os refrigerantes.

            Não temos conta corrente em nome da “Caravana”; caso você queira e possa colaborar conosco, ligue para nós. Os telefones estão relacionados abaixo. Se você não puder nos auxiliar, torça e ore para que consigamos alcançar nossos objetivos, como tem acontecido até então.

            Obrigada, desde já, por fazer parte "dessa equipe".



 Em anexo, cartaz que divulga a referida tarefa, cujo título do arquivo é "Caravana 2012-Contamos com VOCÊ"!!

 

"Onde há uma vontade, há um caminho; onde há boa vontade, há muitos caminhos."

                

Que o Amigo e Mestre Jesus possa envolvê-lo em vibrações de saúde, amor e paz...

E que o Natal não seja somente um dia, uma noite, mas todos os dias de 2013.

 

Feliz Natal!!!

Feliz Ano Novo!!!

 

Abraços fraternos...

 

Leila Mansur Wermelinger  e  Guilhermina Helena R. Fernandes

Caravana Meimei do Natal

 

* Nossos telefones:

        # Guilhermina - (22)2551-4338 ou (22) 8129-5175 (Tim)

       # Leila - (22) 9962-4962 (Vivo) / (22) 8157-9561 (Tim) ou (22) 2555-4753 (residência)  -  E-mail: [email protected]

 

(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 

 

 

Cientistas mapeiam a atividade cerebral de médiuns

 

Boa tarde a todos.

 

No link abaixo matéria no site da Revista Veja publicada hoje (17 de novembro de 2012) sobre pesquisa científica envolvendo estudo sobre o cérebro de médiuns durante transe. Muito interessante o estudo:

 

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-mapeiam-a-atividade-cerebral-de-mediuns-brasileiros

 

A Revista Época desta semana, que chegou hoje as bancas também fala sobre este estudo na edição impressa.

 

Trabalho envolvendo pesquisadores brasileiros e internacionais.

 

abaixo link do artigo científico: http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0049360

 

Boa leitura a todos, e vamos espalhar essas notícias!

 

Bruno Rodrigues.

 

(Informação recebida em email de Bruno Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Bazar Beneficente de Natal 2012 co CEU

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Por que os espíritas não temem a morte

Porque los espíritas no temen la muerte

 

10. A Doutrina Espírita transforma completamente a perspectiva do futuro. A vida futura deixa de ser uma hipótese para ser realidade. O estado das almas depois da morte não é mais um sistema, porém o resultado da observação. Ergueu-se o véu; o mundo espiritual aparece-nos na plenitude de sua realidade prática; não foram os homens que o descobriram pelo esforço de uma concepção engenhosa, são os próprios habitantes desse mundo que nos vêm descrever a sua situação; aí os vemos em todos os graus da escala espiritual, em todas as fases da felicidade e da desgraça, assistindo, enfim, a todas as peripécias da vida de além-túmulo. Eis aí por que os espíritas encaram a morte calmamente e se revestem de serenidade nos seus últimos momentos sobre a Terra. Já não é só a esperança, mas a certeza que os conforta; sabem que a vida futura é a continuação da vida terrena em melhores condições e aguardam-na com a mesma confiança com que aguardariam o despontar do Sol após uma noite de tempestade. Os motivos dessa confiança decorrem, outrossim, dos fatos testemunhados e da concordância desses fatos com a lógica, com a justiça e bondade de Deus, correspondendo às íntimas aspirações da Humanidade.

   10. La Doctrina Espírita transforma completamente la perspectiva del futuro. La vida futura deja de ser una hipótesis para ser realidad. El estado de las almas tras la muerte no es más un sistema, y sin embargo es el resultado de la observación. Levantando el velo; el mundo espiritual nos aparece en la plenitud de su realidad práctica; no fueron los hombres que lo descubrieron por el esfuerzo de una concepción ingeniosa, son los propios habitantes de ese mundo que vienen a describirnos su situación; ahí los vemos en todos los grados de la escala espiritual, en todas las fases de la felicidad y de la desgracia, asistiendo, finalmente, a todas las peripecias de la vida del más allá de la tumba. He ahí por qué los espíritas encaran la muerte tranquilamente y se revisten de serenidad en sus últimos momentos sobre la Tierra. Ya no es sólo la esperanza, sino la certeza que los conforta; saben que la vida futura es la continuación de la vida terrena en mejores condiciones y la aguardan con la misma confianza con que aguardarían el despuntar del Sol después de una noche de tempestad. Los motivos de esa confianza transcurren, igualmente, de los hechos testificados y de la concordancia de esos hechos con la lógica, con la justicia y bondad de Dios, correspondiendo a las íntimas aspiraciones de la Humanidad.

     Para os espíritas, a alma não é uma abstração; ela tem um corpo etéreo que a define ao pensamento, o que muito é para fixar as idéias sobre a sua individualidade, aptidões e percepções. As lembranças dos que nos são caros repousa sobre alguma coisa de real. Não se nos apresentam mais como chamas fugitivas que nada falam ao pensamento, porém sob uma forma concreta que antes no-los mostra como seres viventes. Além disso, em vez de perdidos nas profundezas do Espaço, estão ao redor de nós; o mundo corporal e o mundo espiritual identificam-se em perpétuas relações, assistindo-se mutuamente.

     Para los espíritas, el alma no es una abstracción; ella tiene un cuerpo etéreo que la define al pensamiento, lo que mucho es para fijar las ideas sobre su individualidad, aptitudes y percepciones. El recuerdo de los que nos son queridos reposa sobre alguna cosa de real. No se nos presentan más como llamas fugitivas que nada hablan al pensamiento, más bajo una forma concreta que antes nos los muestra como seres vivientes. Además de eso, en vez de perdidos en las profundidades del Espacio, están alrededor de nosotros; el mundo corporal y el mundo espiritual se identifican en perpetuas relaciones, asistiéndose mutuamente.

     Não mais permissível sendo a dúvida sobre o futuro, desaparece o temor da morte; encara-se a sua aproximação a sangue-frio, como quem aguarda a libertação pela porta da vida e não do nada.

      No siendo la duda más permisible sobre el futuro, desaparece el temor de la muerte; se encara su aproximación a sangre fría, como quién aguarda la liberación por la puerta de la vida y no de la nada.

Obras Póstumas, 2ª. Parte, Cap. II, 10. Allan Kardec, FEB.

 

 

Texto vertido para o espanhol por

Isabel P. Gonzáles, Espanha.

 

 

Tumba dos Profetas. É um complexo funerário judeu com corredores e dezenas de nichos de sepultamento situado

 na encosta superior do Monte das Oliveiras. Segundo as tradições ali também teriam sido sepultados

os profetas Ageu, Zacarias e Malaquias.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

XX–  Aspectos do Cotidiano (II)

 

 

 

As jóias no antigo Egito

 

     Desde os remotos tempos do  Antigo Império as jóias eram utilizadas tanto como um adorno pessoal como para identificar o “status” no contexto social. As jóias, por conseguinte, aparecem dentre os primeiros tipos de artefatos conhecidos no Egito.

     No período Pré-Dinástico (5.500- 4.000 a.C), já apareceram cintos largos para mulheres feitos com contas de pedras verdes brilhantes; ao final daquele período, surgiram os colares de contas de faiança, além de braceletes e amuletos confeccionados com conchas e marfim, e, já no início do Período Dinástico, as jóias ganharam sofisticação pelo emprego do ouro, lápis-lazuli, turquesa e ametista.

     Com efeito, da sepultura de Sekhemkhet, da III dinastia, em Sacará, foram recolhidas belíssimas jóias que incluem um rico bracelete de contas de ouro; a tumba da rainha Hatepheres, da IV dinastia, em Gizé, continha inúmeras peças de jóias reais, como braceletes em prata (acredita-se que em determinados momentos esta foi mais valiosa que o ouro) contendo figuras de borboletas.

     O ponto culminante da joalheria egípcia foi no Médio Império (2.055–1.650 a.C), onde apareceram trabalhos de muita elegância e refinamento, como no caso das jóias da princesa Khnemet, sepultada em Dashur, durante o reinado de Amenemés II, faraó da XII dinastia. O acervo inclui dois lindíssimos diademas enfeitados com pedras semi-preciosas e um famoso pendente de influência cretense conhecido como “touro mosaico”, que, até recentemente, pensava-se confeccionado em vidro.

     O soberbo tesouro de Dashur só foi encontrar rival no tesouro de Sithathoriumet, do final da XII dinastia, recolhido de uma tumba vertical em El-Lishit contendo um diadema, um colar de outro e cintos de contas.

     Ainda da necrópole de El-Lisht e da XII dinastia foram recolhidas finas jóias de uma mulher nobre chamada Senebtisi, cujo largo colar incorpora ouro, faiança e turquesa. A mesma sepultura continha ornamentos de cabelo em ouro na forma de flores, um cinto de contas com a fivela decorada com o nome de Senebtisi e um outro largo colar que terminava em falcão.

     As jóias do Médio Império influenciaram muito os países vizinhos, e escavações sírio-palestinas na cidade de Biblos têm revelado numerosos itens egiptalizados, incluindo um peitoral de ouro ostentando o formato de um largo colar egípcio.

     Os primeiros exemplares de jóias encontrados do Novo Reino originam-se da tumba da rainha Ahhotep, cujos pertences incluem um magnífico mosaico trabalhado e uma finíssima corrente executada com seis fios de ouro entrelaçados. As jóias de Menwi, Merti e Menhet, três esposas estrangeiras do faraó Tutmés III, foram recuperadas do espólio de uma tumba escavada na rocha em Wadi Gabbanet El-Qurud, distante três quilômetros a oeste de Deir El-Bahari, na região de Tebas. Os achados englobam elementos em vidro, pedras preciosas e ouro.

     O maior achado da XIX dinastia são as jóias de Khaemwaset, um filho de Ramsés II, cuja capela funerária situava-se no “Serapeum” de Sacará. Também nas duas câmaras de “Boi Ápis” construídas para o príncipe foram encontradas jóias, embora menos elaboradas e sem requinte.

     Durante o Novo Reino foram muito usados os ornamentos de orelha com uma infinidade de brincos fabricados em pedra e vidro.

     O estudo do item joalheria vem sendo suplementado pelas cenas pictóricas, como nas tumbas de Rekmira, Amenemopet e Soberkhotep, além dos fragmentos de trabalhos executados em faiança como os originários de Tel-El-Amarna.

     Os artigos de joalheria utilizados pelas pessoas mais pobres eram comumente executados com pedras menos valiosas e faiança.

     Escavações de Tel-El-Amarna revelam grande quantidade de moldes de barro cozido usado para confecção de amuletos de faiança, contas e anéis.

 

A Toalete

 

     Cidadãos egípcios de ambos sexos utilizavam-se dos cosméticos. Desde os primórdios dessa civilização, homens e mulheres incluíram vários produtos cosméticos dentre os equipamentos funerários, sugerindo que os óleos, perfumes e pinturas para os olhos fossem tidos como absolutamente indispensáveis.

     Já no Período Pré-Dinástico começaram a aparecer as espátulas de pedra utilizadas para trituração de pintura para os olhos. As superfícies de alguns desses instrumentos ainda trazem coloridos com traços de preto-galena ou verde-malaquita.

     A base de verde-malaquita como pintura parece ter sido utilizada até meados do Antigo Império, quando foi introduzido o Kohol, um cosmético usado pelas mulheres do Oriente para escurecer as pálpebras. Essa espécie de pigmento parece ter sido misturada com água para formar uma pasta, inicialmente aplicada com os dedos, até a introdução do lápis-cosmético no Médio Império.

     Os recipientes que serviram para guardar o Kohol variaram de um período para outro. No Médio Império e XVIII dinastia eram acondicionados em uma pequena vasilha de fundo chato, mas, ao final do Novo Império, apareceram vasos de forma tubular imitando canas de junco.

     O objetivo principal do olho pintado foi, sem dúvida, o mesmo que norteia os tempos modernos, ou seja, o realce e aparente aumento dos olhos, embora, no caso do Egito, possa também ter conotações simbólicas e religiosas.

     Os egípcios usaram o ocre como uma espécie de “rouge” para as faces (possivelmente também como batom) e empregavam a hena como produto para colorir os cabelos.

     Existem muitas pinturas preservadas de mulheres aplicando cosméticos com a utilização de espelho, os quais eram um importante item dos instrumentos funerários.

     Durante toda a história do Egito óleos e gorduras foram considerados essenciais na preparação de perfumes, cones de incenso e protetoras para a pele.

    

Próximo artigo: Esporte e Lazer

 

 

File:Egypte louvre 091 aigle.jpg

Amuleto representando um falcão com cabeça de carneiro. Antigo Egito, 1254 aC (26 anos do reinado de Ramsés II), encontrada

 no túmulo de um touro Apis no Serapaeum de Mênfis em Sacará. Em ouro, lápis-lazúli, turquesa e cornalina.

Museu do Louvre. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Egypte_louvre_091_aigle.jpg 

Peitoral com escaravelho trazendo o nome de Paser, vizir de Ramsés II

Museu do Louvre. http://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Egypte_louvre_090_pendentif.jpg

Jóia do faraó Tutancâmon com Escaravelho  e disco solar

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/47/Tutankhamun_scarab1.jpg/800px-Tutankhamun_scarab1.jpg

 

Paleta Cosmética de período pré-histórico, com relevos de animais quadrúpedes e Ibis

Museu do Louvre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Egypte_louvre_322.jpg

Cena retratando a fabricação de perfume de lírio. Fragmento de decoração de uma tumba.

Museu do Louvre. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Egypte_louvre_021.jpg

 

Jarro para cosmético da tumba de Tutancâmon. Museu do Cairo, Egito.

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Lioness_Bast_cosmetic_jar_83d40m_tut_burial_artifact.JPG

Caixa de Toilet de Merit em madeira de Sicômoro com  recipientes em alabastro, vidro e cerâmica,

   encontrados na tumba de Kha em Deir-el-Medina.  Museu Egípcio de Turim, Itália

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Toilet_box_and_various_vessels_of_Merit_(TT8).jpg

File:Nofretete Neues Museum.jpg

Busto de Nefertiti.

Museu de Berlim, Alemanha. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Nefertiti

File:Egypte louvre 066.jpg

Pingente em ouro sólido e lápis-lazúli  trazendo  o nome de  Osorkon II.

A jóia traz a representação da sagrada tríade da família de Osíris, que tem o  filho Hórus,  à esquerda,  e Ísis, a mãe deste, à direita.

Museu do Louvre, Paris. Imagem http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Egypte_louvre_066.jpg

Máscara mortuária do faraó Tutancâmon

Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP