Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira,  26 de novembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/NOVEMBRO/26-11-2012.htm

 

 

 

 

 

Jesus e o Mundo

 

                                                                           Suely Caldas Schubert

           

 

Ligo a TV e ouço notícias aterradoras, que bem poderiam fazer parte de um filme de terror, mas que, no entanto, são fatos do cotidiano. Desligo-a na tentativa de evitá-las, pelo menos por um dia. O jornal à minha frente, porém, estampa manchetes desagradáveis, embora seja um dos mais comedidos dos que circulam pelo país.

            É novembro. Saio à rua e vejo que muitas lojas já estão enfeitadas para o Natal. Um pouco cedo, penso eu, pois o mês apenas se inicia. Mas os apelos ao consumismo estão no ar, pois as vendas caíram e é necessário motivar os compradores.

            Natal: presentes, enfeites, festas, o velho Noel – tão simpático – bebidas, ceias, artigos de fim-de-ano, enfim, todo o ritual estabelecido. Nem um sinal, por menor que fosse, do aniversariante. Nada. Poucas horas antes eu havia lido e tentara escrever algo sobre Jesus e as suas últimas instruções aos discípulos, conforme registra João no seu evangelho. Não pensei no Natal, nem nas notícias tipo filmes de terror do dia-a-dia mundial. Toda a minha atenção estava focada nos capítulos 13 a 17, de João. Em minha mente tentei imaginar a cena, embora as dificuldades óbvias, mas sentindo a magnitude daquele grave momento, perfeitamente registrado pelo evangelista.

            Na rua movimentada, nas lojas vestidas de Natal e cercada de pessoas apressadas o meu pensamento retorna ao texto evangélico. Junto, então, as notícias de crimes, desastres, sequestros, corrupção, inflação, guerras, mortes nas filas do INAMPS, greves, e esse Natal que anunciam tão adiantadamente às suaves palavras de Jesus – o grande  esquecido.

            E repito, mentalmente, o fecho das instruções que o Mestre transmite aos discípulos: “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16:33)

            Infelizmente o aturdido homem desse final de século não se dá conta disso. E sôfrego busca respostas onde só existem perguntas. Procura o caminho através de atalhos tortuosos e se deixa levar para lugar nenhum.  Teme a morte por não saber que é imortal e prefere a dor como opção, esquecido de que o seu destino é a felicidade, o bem, o amor. Dia virá, todavia, que cairá em si e empreenderá a viagem de volta, como filho pródigo. Já sabe o caminho. O Mestre amoroso indica:

            “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim eu vo-lo teria dito;  vou preparar-vos o lugar. Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho.” É nesse instante que Tomé faz a pergunta – em nome de toda a humanidade de todos os tempos: “Senhor, nós não sabemos para onde tu vais; e como poderemos saber o caminho?  Disse Jesus: “Eu sou o caminho, para a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.” (14:2-6)

 

            Retorno à casa e me apresso a reler os textos de João. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (13:33)

            Mas no cap. 17 Jesus profere a oração final pedindo ao Pai pelos discípulos; a certa altura diz: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.” Estar no mundo sem ser do mundo. Ser, e não, ter. A eterna luta. Ligo a TV e vejo o mundo.

            Começo a escrever. E concluo que os espíritas somos felizes porque já sabemos. Com maiores responsabilidades por isto mesmo.

            Portanto, querido (a) amigo (a) leitor (a), neste Natal convide o aniversariante para o seu lar e renda-lhe  as homenagens que Ele merece, em todos os dias de sua vida.

            “Tende bom ânimo. Eu venci o mundo.”

            Feliz Natal! Feliz aniversário!

 

(Artigo publicado em dezembro de 1991, na revista PRESENÇA ESPÍRITA, Salvador. BA)

 

Presépios comercializados em Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

Igreja da Natividade em Belém, Palestina. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Registro. CONEAN 2012

 Confraternização Espírita da Alta Noroeste. Araçatuba, SP

 

25-11-2012

 

O tradicional evento anual,  promovido pela Use Regional de Araçatuba,  que congrega 5 USE’s Intermunicipais (Araçatuba, Auriflama, Birigui, Guararapes e Penápolis), este ano foi realizada em concurso com a Use Intermunicipal de Araçatuba.  As Conean’s são realizadas a cada ano em rodízio pelas  intermunicipais.  O encontro que aconteceu na manhã do último domingo, 25/11/2012,  no Centro Espírita  Casa do Caminho,   recebeu as seguintes delegações: Araçatuba, 101; Auriflama, 1; Belo Horizonte, 1; Bilac, 2; Birigui, 8; Brasília, 3; Buritama, 2;  Guararapes, 17;  Ilha Solteira, 2; Jales, 4; Lavínia, 3;   Mirandópolis, 2; Penápolis, 1; Santo Antonio do Aracanguá, 6; Valparaiso, 11; Votuporanga, 4; totalizando 16 cidades e 168 participantes. O tema abordado foi comemorativo aos 70 anos do livro Paulo Estevão, ditado pelo espírito Emmanuel através da psicografia de Francisco Cândido Xavier. Quatro oradores desenvolveram de forma excelente e muito proveitosa o tema: “Os Trabalhadores Espíritas e os Primeiros Cristãos, à Luz da Obra Paulo e Estevão”: Antonio César Perri de Carvalho, Flávio Rey de Carvalho; Célia Maria Rey de Carvalho e Wagner Gomes da Paixão. A abertura musical da Conean esteve a cargo do brilhante “Trio Viocelado”. (Texto e fotos Ismael Gobbo).

 

 

]

Centro Espírita Casa do Caminho onde foi realizada a Conean 2012, Araçatuba, SP

Conean 2012, Araçatuba, SP. Apresentação musical na abertura com Trio Viocelado. Heloisa, Guilherme e Antonio.

O orador Antonio César Perri de Carvalho

Flávio Rey de Carvalho em sua fala

Célia Maria Rey de Carvalho  fez o histórico da vida de Saulo a Paulo

Wagner Gomes da Paixão apresentou estudo de casos registrados finalizando a

parte doutrinária da Conean  alusiva aos  70 anos do  livro Paulo e Estêvão

Conean 2012,  Araçatuba, SP. Público

 

Conean 2012. Público

Conean 2012. Público.

Nelson Custódio, que fez as apresentações; Sirlei Nogueira, Presidente

da Use Regional de Araçatuba; Clarice Ribeiro,  da Casa do Caminho,

e os oradores da Conean 2012, Araçatuba, SP 

Conean 2012, Araçatuba, SP . Lanche

Osvaldo Magro Filho (Dinho) com os oradores no final da Conean 2012. Araçatuba, SP

 

 

 

 

Visitem o site do Instituto Cairbar Schutel

Matão, SP

 

Meus caros, 

 

Acessem o site do Instituto Cairbar Schutel, instituição recem-fundada e apresentada ao

movimento espírita durante o Encontro Cairbar  Schutel em Matão.

 

Na página inicial do Instituto pode-se acessar as mensagens psicografadas por ocasião do 

citado evento, entre outras informações.

 

O site do Instituto está apenas com as primeiras informações e gradativamente será

acrescido de outros dados.

 

O site é

http://www.institutocairbarschutel.org/

 

Com nossa gratidão

 

Coordenação EAC 

Apoio: USE MATÃO

 

(Informações em email de Orson Peter Carrara e site)

 

 

 

 

2º. Simpósio – Projeto de Extensão Espiritualidade,

 Saúde e Educação. Maceió, AL

 

 

 

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

 

Seminário: Ações estratégicas modernas e novas tecnologias

São Paulo, SP

 

USE Distrital Jabaquara/Ipiranga – órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo convida os Dirigentes e Trabalhadores de Instituições Espíritas, Dia 2 de dezembro, das 9 às 12h30.

Seminário de Comunicação

Comunicação 2012 – Ações estratégicas e novas tecnologias a serviço da divulgação do Espiritismo.

Como fazer e aplicar na casa espírita mídias off-line – (jornal, folders, cartazes, panfletos, rádio e TV). Palestrante Izabel Vitusso, editora do Jornal Correio Fraterno.

Módulo off-line: Izabel Vitusso

         Como tornar a comunicação uma aliada da casa e da divulgação espírita.

         O poder da comunicação.

         A cada público segundo as necessidades. (Quando e como usar o meio de comunicação).

         Os estilos de escrita e abordagens que melhor despertam o leitor.

         Como fazer um informativo dentro da casa espírita?

         Recursos para qualificar a comunicação da casa espírita.

 

Izabel Rodrigues Vitusso é paulista, formada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atuou em Minas Gerais em comunicação corporativa e como docente no curso de jornalismo na UNITRI - Centro Universitário do Triângulo, em Uberlândia.  Em São Paulo, nos últimos oito anos, assumiu a edição do jornal espírita Correio Fraterno e posteriormente a coordenação da editora Correio Fraterno. Autora dos livrosTerra fértil, semente plantada, a história do espiritismo em Uberlândia e Atos de amor, ambos com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da cidade Uberlândia, MG.

 

Módulo on-line: Camila Andrade

         A importância das mídias sociais: como surgiram, números no Brasil e no mundo e diferentes aplicações no âmbito global.

         Entendimento dos fatores de impacto que culminaram com o "poder" das mídias sociais (geração Y, neoconsumidor, etc).

         O que são, como utilizar e quais os propósitos das diferentes plataformas de mídias sociais: redes sociais, plataformas de compartilhamento, social games, blogs e microbloggins, agregadores.

         A evolução das mídias sociais e a atual conjectura (custos, recursos humanos, infraestrutura, regulamentação).

         Cases de sucesso no uso dessas ferramentas no meio espírita.

         Ação e reputação das instituições espíritas. (O que andam falando do movimento espírita e suas instituições na internet?).

         Texto e linguagem 2.0 – características. Como falar com quem deseja ser atendido pelas mídias sociais?

 

Camila Andrade  é jornalista profissional com Pós-Graduação pela Faculdade Cásper Líbero em Comunicação Corporativa e Relações Públicas. Diretora Executiva da Pórthia Assessoria de Comunicação. Especialista em Gestão de Reputação. Também atua com análise de pesquisas de Reputação e ativação de Marca. Criadora do Reputation Book e método de Ativação de Reputação “Fale Bem”. Vice-Presidente da USE Distrital do Jabaquara/Ipiranga. Presta consultoria na área de Assessoria de Comunicação para USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo).

 

Dia 2 de dezembro, das 9 às 12:30h.

Local: Fraternidade Terceiro Milênio. Rua dos Jornalistas, 101 – Jabaquara (próxima à estação Jabaquara do metrô), São Paulo, SP.

 Valor: R$10,00 (contribuição para o café e manutenção das atividades da USE Jabaquara.

Cronograma

9h - 9h15: Recepção 

9h15 - 9h30: abertura

9h30 - 10h30: Palestra Izabel Vitusso

10h30 - 11h: Intervalo

11h - 12h: Palestra Camila Andrade

12h - 12h30: Perguntas e dúvidas

Inscrições:

Sueli Moretti - e-mail: [email protected] - fone: 11 - 2068-6076

Josy Almeida - e-mail: [email protected] - fone: 11 - 4043.3150

 

Visite o Site: www.usejabaquara.com.br

 

 

Ficha de inscrição para o Seminário "Seminário de Comunicação", dia2 de dezembro de 2012, das 9 às 12h30. Copiar e colar se necessitar de mais fichas. Caso não possa comparecer favor avisar para abrirmos vaga para outra pessoa.

Nome da Instituição:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

 

(Informações recebidas em email de Júlia Nezu)

Vale do Anhangabaú, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra com Sebastião Camargo no

N.A.S.Conduta Espírita Rivail. São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de angela7 [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Agnaldo Rodrigues Alves (Guino) no

 C.E. Allan Kardec. Penápolis, SP

 

CENTRO ESPIRITA ALLAN KARDEC.

 

AV. LUIZ OSORIO 1262-PENAPOLIS.

 

SEGUNDA-FEIRA -  DIA 26/11/12 ÀS 20:00 HORAS.

 

PALESTRANTE:- AGNALDO RODRIGUES ALVES (GUINO).

                                              

TEMA:- “AMARGURA, POR QUÊ?”

 

OBSERVAÇÃO:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES COMEÇA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

XIX Aniversário de Fundação do CEIFA

Santos Dumont, MG

 

 

(Informações recebidas em emails de Adriano Barroso e de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra sobre Glândula Pineal com Dr. Sérgio Felipe de Oliveira

 

Glândula pineal a antena do corpo físico para captar as ondas do pensamento do corpo mental


Palestra em 7 vídeos. Recomendo assistir, com muita atenção e tempo disponível,  pois isto é um estudo, proferida pelo médico neuro-cirurgião Dr. Sérgio Felipe de Oliveira- mestre de ciências do Instituto Biomédicas de SP e "especialista em neuro- ciência".

 

A palestra é sobre  descobertas científicas sobre a glândula pineal, -a antena do corpo físico que conecta com ondas mentais do corpo mental (parte do perispírito) do Espírito-.

 Vejam fotos e lembre-mos que Allan Kardec disse-nos em 1861 no "LIVRO DOS MÉDIUNS" que  "a mediunidade é uma faculdade orgânica, inerente a todos os seres humanos"; como também disse que o "Espírito tem um envoltório "semi-material", constituído do "fluido cósmico universal" que é o ligamento entre corpo material e o espírito.

A alma, em alguns estados especiais, "de crises" (estados alterados de consciência) ela emancipa-se e entra em contato com o mundo espiritual" -Capítulo 8 de "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" publicado em 1857. 

Comparem tudo isso acima com:

 

 "ESTUDANDO A MEDIUNIDADE" de  Martins Peralva sobre 

"NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE" de André / Chico Xavier publicado em 1954  

"MECANISMOS DA MEDIUNIDADE" ditado por André Luis através de Chico Xavier em 1959; 

"ESPÍRITO, PERISPÍRITO E ALMA" de Dr. Hernani Guimarães Andrade publicado em 1995

"O DOM DA MEDIUNIDADE" de Dra Marlene Nobre publicado em 2007

" TEORIA DA MEDIUNIDADE" de Zalmino Zimmermann publicado em 2011

 

video 1

 http://youtu.be/4walu-hO9fQ

video 2

http://youtu.be/bnLUOfFaEFE

video 3

http://youtu.be/bnLUOfFaEFE

video 4

http://youtu.be/3Gl6unmMbz8

video 5

http://youtu.be/HpZoni-LQic

video 6

http://youtu.be/n7Rht3-VFyc

video 7

http://youtu.be/r7HGTdp7tsM

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

Palestra com Dr. Izaias Claro

Flórida Paulista, SP

 

PALESTRA

CENTRO  ESPÍRITA“ CAMINHO  DA  LUZ ” 

Rua Florindo Giralde, 390 - FLÓRIDA PAULISTA 

28 de novembro, 4ª feira, às 20 horas

 

ORADOR: IZAIAS CLARO, de Osvaldo Cruz (SP)

 

TEMA: “Viva mais. Vença e previna a depressão”

                                            (título de seu novo livro) 

 

 

Imagem inline 1

Izaias Claro

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Programação da SELUZ- Sociedade Espírita A Caminho da Luz

Barbacena, MG

 

A  SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz) de Barbacena / MG, convida você e seus familiares para as comemorações de seu 13º aniversário de fundação (Fundada em 12/12/1999), com a seguinte programação:


TEMA:   A FAMÍLIA
 

11/12/12 - 19:30 horas - Terça-feira - Inimigos em família, com Simone Rodrigues Filardi, da SELUZ e apresentação do Grupo Vocal " A Caminho da Luz ";
 
12/12/12 - 19:30 horas - Quarta-feira - Repercussão da droga na família, com Joaquim Gamonal, Juiz de Direito e confrade Espírita de Barbacena / MG;

13/12/12 - 19:30 horas - Quinta-feira - Evangelho em família, com o casal José Luiz e Marcília, da SELUZ;

15/12/12 - 14:00 horas - Sábado - Seminário:
Tema: " Transição planetária e mediunidade ".
Expositor: Geraldo Lemos Neto, da Casa de Chico Xavier, de Pedro Leopoldo / MG.
Geraldinho, como é conhecido, é confrade e orador espírita e conviveu com Chico Xavier. Editou vários livros de Chico Xavier.

Endereço da SELUZ - Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro Campo (primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi). Barbacena / MG.

 

Adriano Barroso
Barbacena - MG
** SELUZ **

 

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Estudo sobre Autoconhecimento no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Convidamos a todos a participarem e auxiliarem na divulgação do estudo de autoconhecimento que irá se realizar nas tardes de domingo, iniciando na partir do dia 02.12 das 16 às 17:30 no CEAK de Penápolis, sito a Av. Luiz Osório 1262, que não será realizado através de palestras ou aulas, mas sim a colocação de um tema tendo por base o Livro do Espíritos questões 893 a 919, utilizando-se vários recursos como livros, vídeo, letras de musicas e outros. Segue em anexo cartaz relativo ao evento.

abraço fraterno.

joao

 

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Programação da Federação Espírita Piauiense

para comemorar seus 62 anos. Teresina, PI

 

 

(Informações recebidas em email de Saulo Gomes)

 

 

 

Palestra sobre Chico Xavier por Saulo Gomes

Teresina, PI

 

 

(Informações recebidas em email de Saulo Gomes

 

 

 

 

Palestra com Fernando Berretella no C.E. Ismael

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

2º. Sarau Espírita: “A Arte a Caminho da Luz”

Marília, SP

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

Informações da “Light and Peace”

Adelaide, Austrália

 

Newsletter da Light and Peace - 2a quiz Nov/12

 

Olá,

A Light and Peace teve a honra de acolher o Divaldo Franco em sua passagem pela Oceania. No dia 25 de outubro o Divaldo realizou a palestra Psicologia da Gratidão em Adelaide, um presente de luz e amor! Veja imagens do evento e o vídeo da palestra no site da Light and Peace.

Próximas Palestras

26/11/12 Espiritismo, renovação infinita sem rituais. Palestrante: Galvão
03/12/12 Busca e Acharás. Palestrante: Giuliano

Participe!

Palavras de Kardec

"Sejam quais forem os prodígios realizados pela inteligência humana, esta inteligência tem também uma causa primária.
É a inteligência superior a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja o nome pelo qual o homem a designe."

Com os votos de muita paz!

Equipe da Light and Peace

 

(Informações recebidas em email de Light And Peace Spiritist Center [[email protected]])

 

 

 

 

O Espiritismo na Medicina. VI Seminário Médico-Espírita de

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Gustavo Leopoldo Rodrigues Dare [[email protected]])

 

 

 

Registro. Palestra com o expositor Plinio Bueno Penteado Jr.

São Paulo, SP

 

25/11/2012 - domingo às 9.30h

 

Expositor Plínio Bueno Penteado Jr
Harmonização musical Banda Liverpol
tema - "Não viver só de aparências"

Aniversário do Centro - 11 anos


Centro de Assistência Social Paz e Amor em Jesus

Rua Antonio Thadeo, 309
Guaianazes
S.Paulo – Capital

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

Jantar Beneficente no Maria Dolores

Jales, SP

 

 

CAROS AMIGOS E IRMÃOS

Convidamos a todos para mais um jantar 

no Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Será no dia 1º de dezembro das 20h30´ as 22h30´

será nosso último jantar do ano

Local: Rua 19, n° 768, Bairo São Judas Tadeu - Jeles, SP

Pratos: Alcatra ao molho Madô, Purê de batata, Creme de milho, Arroz Branco, Sala agridoce com bacom, Salada caprese e Salada de pepino com gergelim.

SEJA BEM VINDO, JUNTOS NESTA CONFRATENIZAÇÃO AMOROSA, DESPEDIMO-NOS DO ANO DE TRABALHO E AMOR

Adquira seu convite com os trabalhadores ou pelo e-mail: [email protected], retirando-o na hora e local do jantar

 

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

 

Evangelho no Calçadão. Livraria Itinerante Chico Xavier

Fortaleza, CE

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

1ª. Festa do Nhoque na Lapa

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Leia o boletim eletrônico semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

O Espiritismo ao crente consola, a crença dogmática o estorva

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

 

     Os dogmas religiosos são impostos, não tendo o apoio da razão.

     Veja-se o caso da reencarnação, uma questão totalmente racional do ponto de vista bíblico, filosófico, teológico, da infinita misericórdia de Deus, e já também científico, mas existe um dogma contra ela. Um outro exemplo é o heliocentrismo. A Igreja demorou 350 anos para anular a excomunhão de Galileu, o mais importante defensor desse sistema que lançou por terra o geocentrismo de Ptolomeu. Será que vai ser assim também com a reencarnação? Mas que o cristianismo ortodoxo não lamente também o fato de estar perdendo terreno para outras religiões não cristãs, pois, como se diz, é malhar em ferro frio interpretar erradamente a Bíblia e ir contra a Ciência!

        Do ponto de vista do espiritismo científico, lembro aqui os cientistas Dr. Sérgio Felipe, Mestre em Neurociências pela USP, Diretor do Pineal Mind do Instituto de Saúde, e criador e diretor do Projeto de Construção da Universidade do Espírito (Uniespírito) de Paris e São Paulo, projeto esse que já está em andamento; Hernani Guimarães Andrade (psicobiofísico); Sônia Rinaldi (Transcomunicação por computador); Russel Wallace;  William Crookes; Wynne; Huggins; Cox; Tindall; Humphry; Dawi; Richardson; Humboldt; Charles Richet; o tcheco Raudive (com mais de 70.000 esperiências de Transcomunicação); Stanislav Grof (da TVP) etc.

    A esses cientistas, acrescento os que são também padres: François Brune, representante do Vaticano para a Transcomunicação e autor de “Os Mortos nos falam”, Ed. Edicel, Brasília (DF); Landell, exorcista e inventor do Transmissor de Ondas (precursor do rádio), do telefone sem fio e do telégrafo sem fio, e começou a projetar a transmissão de imagem de TV; Agostino Gemelli; Pelleegrino Ernetti; Leo Schmidt; Miguel, de Brasília (DF); Gino Concetti (comentarista do “Osservatore Romano”);  Gebhard; Pistone; João Martinetti; Pascoal Magni etc. Todos esses padres são doutores em Teologia, geralmente formados pela Universidade de Latrão (Roma), e escritores que ocupam funções importantes na Igreja.

     E entre vários pastores, com experiências desses fenômenos com espíritos, cito o reverendo da Igreja Anglicana, Dr. Hieraldur Nielsson, prof. de Teologia da Universidade  de Reykjavik, capital da Islândia, e que foi encarregado pela Sociedade Bíblica Inglesa para traduzir o Antigo Testamento para o Islandês, um trabalho de nove anos. (Para quem quiser saber mais sobre os cientistas, os padres cientistas citados e o reverendo Nielsson, recomendo pesquisa na Internet e o livro “Os Espíritos Comunicam-se na Igreja Católica”, de Paulo Neto, Ed. GEEC, 2012). E é do Reverendo Nielsson esta afirmação: “Paulo e os cristãos primitivos acreditavam em uma incessante comunicação com um mundo invisível, mais evoluído do que o nosso. É essa mesma comunicação que os espíritas reataram...” (do seu livro: “O Espiritismo e a Igreja”, Ed. Correio Fraterno, SP).

     Digo, pois, com o devido respeito às crenças dogmáticas, que o espiritismo, por ser bíblico, científico, filosófico e racional, nos consola, nos dando uma esperança segura da continuação da vida depois da morte. Já as crenças dogmáticas, impostas e não expostas, conturbam estorvam-nos na fé na imortalidade dos espíritos que nós somos, prejudicando seriamente essa nossa fé!

    PS:

    Recomendo o livro “Histórias da Vida – Nos Passos do Mestre”, da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (AME), Editora AME, BH, 2012.

Parabéns ao jornal O TEMPO, por ser o quality paper mais vendido nas bancas de Minas Gerais.

        Pela Rede Mundo Maior de TV e TVCEI, às quintas-feiras, às 20h, o programa “Presença Espírita na Bíblia”, apresentado por este colunista de O TEMPO, de Belo Horizonte, e reprisado aos domingos, às 23h, horário de Brasília. Para perguntas e sugestões: [email protected][email protected]

       Aos domingos, na Rede TV, às 16h15, o programa espírita Transição.

 

       Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar o item “TODAS AS COLUNAS”.       Podem ser feitos comentários abaixo da matéria sobre ela e outros comentários. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: [email protected] Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  [email protected]    e o telefone: 0800-283-7147.

 

 

Dr. Sérgio Felipe de Oliveira

 

 

 

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

XXII–  Um Breve Roteiro Turístico ao Egito

 

 

 

 

     Para os que buscam se aprofundar no estudo da fascinante história do antigo Egito e têm possibilidade de visitar aquele país, o melhor proveito poderá ser tirado com o conhecimento prévio dos principais fatos históricos vivenciados por aquele povo, em períodos classicamente conhecidos, seus governantes e as localidades onde se desenrolaram.

     Os roteiros turísticos normalmente se direcionam aos sítios arqueológicos melhores preservados, que, felizmente,  têm exemplares para ilustrar toda trajetória da nação.

     Assim, no Baixo Egito, temos como atrações as famosas necrópoles de Sacará e Gizé, situadas no subúrbio do Cairo, com os maiores monumentos funerários que o mundo conheceu – as majestosas pirâmides. A cidade de Mênfis, que era a capital dessa região, não sobreviveu. Dela restam apenas a famosa Esfinge de Alabastro e algumas estátuas expostas em museu ali existente, uma delas gigantesca, retratando Ramsés II.

     Outra parada obrigatória para os visitantes são Luxor e Carnac, na área da antiga Tebas, capital do Alto Egito, onde além dos dois importantes templos que distam três quilômetros entre si, temos, do outro lado do Rio Nilo, as famosas necrópoles do Novo Império: Vale dos Reis, Vale das Rainhas, Vale dos Nobres, Vale dos Artífices e Vale dos Trabalhadores. Essas sepulturas escavadas na rocha merecem ser vistas sobretudo pelas suas pinturas murais, uma verdadeira maravilha que as palavras são insuficientes para definir. Destacam-se nas necrópoles mencionadas as tumbas de Tutancâmon, com o sarcófago que contém a sua múmia; a de Nefertari, esposa de Ramsés II, esplendidamente preservada; as de vários Ramsés; e o templo de Hatshepsute, em Deir-El-Bahari. Ainda na região, pode-se conhecer os templos de Seti I, em Abidos e o de Hathor em Dendera.

     Subindo em direção dos territórios núbios outras grandes obras se apresentam: O templo de Hórus, em Edfu, muito bem conservado; os templos da antiga Pa-Sobek, na atual Kom Ombo e Assuã, que os gregos chamaram de Elefantina, onde podem ser vistas dezenas de sepulturas no monte Tabet- El-Haua; o famoso templo de Filé, dedicado á deusa Ísis, e os vestígios das pedreiras das quais eram extraídos os enormes blocos de granito para as grandes construções dos faraós. Mais ao sul do Lago Nasser, a trezentos e vinte quilômetros de Assuã, chega-se ao famoso templo de Ramsés II, na célebre Abu Simbel.

 

Os grandes Museus

 

     A instrução prévia a que nos referimos anteriormente facilita entender os materiais arqueológicos egípcios expostos nos grandes museus da Europa, Estados Unidos e, por que não, também no Brasil, no Museu da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, que contem uma preciosa coleção adquirida pelo imperador D. Pedro II.

     Inserem-se entre os acervos mais importantes, os do Museu do Cairo, no Egito; Museu Egípcio de Turim, na Itália; Museu Britânico, em Londres; Museu do Louvre, em Paris; Museu de Berlim, na Alemanha; e, nos Estados Unidos, o Metropolitano de Nova Iorque.

     No Cairo, o seu museu tem como principais atrações o fabuloso tesouro de Tutancâmon e exemplares de múmias de diversos faraós.

     Em Turim, o museu egípcio, fundado em 1824, ganhou importantes coleções adquiridas no alvorecer das grandes escavações arqueológicas seguintes às expedições napoleônicas. Alguns de seus papiros e estátuas de grande porte são inéditos e foram objeto de cuidadoso estudo por Jean François Champollion, o pai dos hieróglifos, que trabalhou em pesquisas naquele museu.

     A famosa “Pedra de Roseta”, descoberta pelos franceses em 1799 e que passou ao domínio dos ingleses em 1801, é a vedete do Museu Britânico, em Londres.

     O Museu do Louvre, cuja fama dispensa comentários, rivaliza com o de Londres, apresentando ricas coleções arqueológicas que abrangem todos os aspectos da vida cotidiana dos egípcios.

     Em Berlim o visitante defronta-se com uma das peças mais importantes herdadas do Novo Império – o busto original da célebre rainha Nefertiti, esposa daquele que promoveu a mais importante reforma religiosa no Egito – Amenófis IV, ou Aquenáton.

     Enfim, a inolvidável história do Egito pode ser conferida não só dentro de seu próprio território, como também nos imensos tesouros expostos em museus, galerias de arte e até nos belos obeliscos que se erguem altaneiros nas praças públicas de vários países.

 

Agradecimentos:

A Eduardo Maia Souto e Aparecida de Fátima Michelin que colaboraram

ativamente nos trabalhos de pesquisa, tradução e revisão de textos.

 

 

Bibliografia utilizada para edição dos 22 artigos:

 

●British Museum

Dictionary of Ancient Egypt

Ian Shaw and Paul Nicholson

●El Museu Egípcio de el  Cairo

Lehnert & Landrock, Cairo, Egito

●Grandes Civilizações Desaparecidas

O Egito dos Faraós

Jean-Marc Brissaud

Editions Famot

●Grenoble, musée dês Beaux-Arts

Collection égyptuenne

Paris. Éditions de la Réunion des musées Nationaux

●Israel

Palphot Ltd

●Les Champollion. deux viés, une passion

Biblioteca Municipal de Grenoble, França.

●Luxor

Giovanna Magi. Bonechi

●Museu Arqueológico de Estambul

Alpay Pasinli

●Museo Egizio

Anna Maria Donadoni Roveri

Barsone Editore, Turim, Itália

●Os Egípcios

Cyril Aldred

2º. volume da coleção

História Mundi, editora Verbo

●Os Egípcios

Melhoramentos

●Papyrus

Richard Parkinson & Stephen Quirke

British Museum Press

Londres, Reino Unido

●Realidades de Israel 

Centro de Informação de Israel, Jerusalém

●The British Museum Book of

Ancient Egypt

Stephen Quirke and Jeffrey Spencer

Londres, Reino Unido

●Todo Egipto

Abbas Chalaby,  Bonechi, 2a. edição

●Informações nos locais e museus visitados pelo autor.

●Internet, imagens e informações da Wikipédia conforme consta das legendas.

Museu Histórico Nacional da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, Brasil. O museu abriga importantes coleções arqueológicas,

inclusive do Egito do período faraônico, adquiridas  pelo imperador D. Pedro II que aparece na foto.  Foto Ismael Gobbo

Sarcófago egípcio no Museu Histórico Nacional da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, Brasil

Foto Ismael Gobbo

Múmia egípcia exposta no Museu Histórico Nacional da Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, Brasil

Foto Ismael Gobbo

O templo de Ámon, na atual Luxor, está circundado pelo moderno. Do outro lado do Nilo

estão as famosas necrópoles da antiga Tebas em cujas proximidades  foram  construídos famosos  templos funerários

Foto Ismael Gobbo

Papiro Egípcio do Livro dos Mortos.  Kha e a esposa Merit diante de Osíris. Foto do Museu Egípcio de Turim, Itália

Acerto Ismael Gobbo

Museu Britânico, em Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 Pedra de Roseta. Um  texto em três grafias diferentes. Museu Britânico, Londres. Foto Ismael Gobbo

Museu do Louvre, Paris, França.  Foto Ismael Gobbo

File:Egypte louvre 066.jpg

Pingente em ouro sólido e lápis-lazúli  trazendo  o nome de  Osorkon II.

A jóia traz a representação da sagrada tríade da família de Osíris, que tem o  filho Hórus,  à esquerda,  e Ísis, a mãe deste, à direita.

Museu do Louvre, Paris. Imagem http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Egypte_louvre_066.jpg

Pirâmide de Quéfren em Gizé. Foto Ismael Gobbo

Esfinge de Alabastro da antiga Mênfis. Região do Cairo, Egito. Ismael Gobbo

Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

Máscara mortuária do faraó Tutancâmon

Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

 O chamado “Obelisco Vaticano”  na Praça de São Pedro,  originário de Heliópolis,

 no Egito, com 25,50m de altura, trazido por Calígula no ano 37 para a 

 spina do  Circo de Nero, em Roma. Foto Ismael Gobbo

Desenho de Pietro Santi Bártoli (1699)  alusivo ao Circo de Nero, em Roma

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Circus_of_Nero .

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP