Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira,  01 de outubro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/01-10-2012.htm

 

 

 

 

Vote em Chico Xavier

 

SBT

O Maior Brasileiro de todos os tempos

 

Acesse para votar:

http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/

 

 

ATENÇÃO: É POSSIVEL VOTAR NOVAMENTE DEPOIS DE ALGUM TEMPO.

 

 

 

 

Um pouco da história da Folha Espírita

 

Entrevista com Dona Cidália Xavier Carvalho *, irmã de Chico Xavier

 

PUBLICADA NA FOLHA ESPIRITA

SÃO PAULO, EDIÇÃO FEV. 2009.

ISMAEL  GOBBO

 

No mês passado, completou-se 50 anos da mudança de Francisco Cândido Xavier da cidade de Pedro Leopoldo para Uberaba (1), ambas no grande e acolhedor Estado de Minas Gerais. A Folha Espírita foi a Pedro Leopoldo, cidade onde Chico Xavier nasceu,  em 2 de abril de 1910,  e na qual daria inicio à gloriosa caminhada que o converteria numa das maiores expressões do Movimento Espírita brasileiro e mundial. Uma das alegrias foi poder ver e ouvir dona Cidália Xavier Carvalho, irmã de Chico, que, com muita emoção, lucidez e alegria incontida,  relembrou os dias venturosos do  grande missionário na famosa cidade mineira. No jardim florido que Chico tanto gostava, ela se deixou fotografar ao lado da bela rosa que carinhosamente lhe ofertou. 

 

 

FE. Primeiramente,  agradecemos pela oportunidade de nos conceder esta entrevista...

Cidália Xavier Carvalho - “Eu confiei muito no senhor. Às vezes as pessoas me acham estranha por não aparecer, ser meio retraída, não gostar de falar. Embora alguns possam pensar que não ligo para as coisas de Chico, na realidade  acredito que tenha sido e  sou uma das que mais se preocupam. Fui uma pessoa que estava doente e encontrei um Chico Xavier para me ajudar”.

 

FE. Como é composta a sua família?

Cidália - “Fui casada com Francisco Teixeira Carvalho, o “Chiquinho”,    do qual sou viúva. Tivemos os filhos William, já desencarnado, e  Mary Rose que também é viúva e  mora comigo. Do William tenho um neto,  que mora na Austrália”.

 

FE. A senhora se emociona muito ao falar do esposo?

Cidália -  “Chiquinho foi um marido maravilhoso. Era muito bom e inteligente. Engraçado que ele era católico, não perdia uma missa  e acabou se tornando um bom  espírita. O Chico gostava demais do meu marido. Eles trocavam muitas idéias. Quando Chico  era convidado para ir à casa de alguém, sempre levava o Chiquinho de companhia”.

 

FE. E  a  família Xavier?

Cidália - “Papai, João Cândido Xavier, que  se casou com Cidália, minha mãe,  já tinha nove filhos do primeiro casamento, com dona Maria João de Deus, entre eles o Chico. Mamãe teve seis filhos: André, o mais velho, depois, Lucília, Neuza, eu, Dóris (Doralice) e João,  o caçula. Vivos somos eu e o André, que mora em São Paulo.  Mamãe era um sonho. O Chico,  que tinha apanhado muito depois da morte da sua mãe, encontrou nela o carinho que precisava. A história é bonita.  Ficamos sabendo que, logo depois do casamento com papai,  mamãe colocou um banco e enfileirou todas as canequinhas para servir o café e o bolo  para  cada um dos filhos que recebia com todo amor e carinho.  Ela era muito calma, muito meiga. Papai já tinha um temperamento meio nervoso, principalmente em relação ao Chico,  porque ele ficava até tarde nos trabalhos de psicografia e de atendimento. Era quando ele falava: “Esse povo não dá sossego pro Chico. Será que não vê que ele precisa dormir para acordar cedo e ir  trabalhar?”.   

 

FE. João freqüentava os trabalhos espíritas?

Cidália - “Ele não freqüentava, mas o filhos todos iam ao centro espírita. José, que dos homens era o mais velho e muito alegre,   foi o braço direito de Chico Xavier. Quando ele desencarnou o Chico ficou  numa tristeza  enorme porque sempre trabalharam juntos”.

 

FE. Como era o Chico no dia-a-dia?

Cidália - “Ele era maravilhoso, brincalhão, trabalhador, lindo. Não era vaidoso,  mas sempre gostava de andar bem arrumado. Tinha um paletó xadrez que amava! Nunca me esqueço que à noite,  quando a gente se preparava para dormir,  ele marcava um horário para ser chamado de manhã porque tinha de ir para o serviço. E assim a gente fazia. Se era para chamar às 7 horas,  a gente o chamava pontualmente. Ai ele dava uma acordadinha e falava para nós: “Me dá mais cinco minutinhos? ”. Passados os cinco minutos a gente o acordava de novo e ai não tinha jeito.  “Já passáramos  cinco minutos, então vou levantar”, dizia”. 

 

FE. Chico assumiu muitos encargos com a morte de dona Cidália, sua mãe?

Cidália - “O Chico foi,  ao mesmo tempo,  irmão, pai e mãe. Com a morte de mamãe (2)  ele assumiu muitas responsabilidades e, embora moço,  soube distribuir atenção e zelar por todos nós.  Lembro-me que eu trabalhava com minha irmã Neuza na fábrica  até meia noite,  e ele ficava nos esperando enquanto fazia as suas  psicografias. Quando a gente chegava,  ele parava de psicografar e nos perguntava como tinha sido o dia de trabalho, se tudo tinha corrido bem, queria saber das novidades, das pessoas. Às vezes,  a gente falava que fulano estava gostando de cicrana, que outro estava  namorando beltrana. Ele ficava contente e dizia: “É verdade?. Que coisa boa!”.   No meu caso, lembro-me que ele  dava os conselhos: “Olha, Dália, você precisa encontrar um moço bom, mais velho que você, que seja responsável e que lhe faça feliz”. Ao conhecer o Chiquinho, que era chefe na fábrica,  fui falar com ele e disse: “Acho que estou gostando do Chiquinho, ele parece ser muito bom,  mas estou achando-o meio idoso, mais velho que eu.” E  Chico respondeu:  “Ah, esse vai ser muito bom para você!”.  E realmente foi.”

 

FE. Do que o Chico mais gostava?

Cidália -  “As pessoas as vezes pensam que o Chico era tão diferente dos outros...  Ele era uma pessoa normal. Chico gostava de cinema, de televisão, de teatro e muito de música. Achava interessante o povo sair para as ruas cantando em serenatas”. 

 

FE. Na música,  o que ele apreciava?

Cidália - “Ele gostava demais de musicas clássicas. O Geraldo Leão, nosso grande amigo aqui de Pedro Leopoldo,  fez muitas fitas para ele. Uma do Waldo de Los Rios,  o Chico gostou demais. Era muito linda,  ele tinha mesmo razão.  Mas o Chico gostava dos cantores também. Amava ouvir Roberto Carlos,  Vanusa e muitos outros. Quando Elis Regina morreu,  ele ficou arrasado.  Uma música que o marcou muito  foi  Hi-Lilli Hi-Lo (3). Eu tenho tantas coisas dele que em um dia, dois dias... não dá pra contar...”  

 

FE O Chico continua recebendo muitas homenagens...

Cidália -  “Fizeram um memorial na região do Açude através da Câmara e da Prefeitura quando era prefeito o sr.  Ademir Gonçalves (4). Mas o povo quebrou tudo. Deus permita que as homenagens alegrem o Chico. Ele era uma pessoa muito simples e humilde. A gente precisa se fazer uma pergunta quando vai fazer alguma coisa para ele: será que o Chico ficará contente? Será que isso o deixa alegre?. Temos de fazer as coisas pensando em dar alegrias para ele”

 

FE  Nste ano, em abril,  teremos aqui,  em Pedro Leopoldo, novo Encontro dos Amigos de Chico Xavier.

Cidália - “Deus permita que isso aconteça. Temos o interesse do Geraldinho que é uma pessoa muito especial. Ele  é o nosso sucesso. Apesar de não ter tido muito contato com ele,  digo que é uma pessoa maravilhosa. O Chico dedicava a ele a  maior consideração.  Se a minha saúde estiver boa,  irei ao encontro para retribuir aos amigos as alegrias que proporcionam ao Chico”.

 

FE. Uma mensagem para os Espíritas.

Cidália “Quem sou eu para dar mensagem aos espíritas... Diria apenas que fico muito feliz por amarem o Chico da forma como amam,  dentro dos princípios da Doutrina Espírita”.

 

 

* Dona Cidália é a única dos irmãos de Chico Xavier encarnada. Reside em Pedro Leopoldo, MG

 

Dona Cidália Xavier Carvalho em sua casa em Pedro Leopoldo e o cartão que Chico Xavier lhe

enviou no dia 4 de maio de 1981, assinalando os 50 anos da partida da mãe Cidália Batista,

ocorrida no dia 19 de abril de 1931. Foto e reprodução Ismael Gobbo

 

 

 

A musica preferida de Chico Xavier

 

Ouça aqui em apresentação de Sérgio Santos e sua esposa Marlene

Acesse:

http://blogoliviaespirita.blogspot.com.br/2012/07/haroldo-dutra-dias-70-anos-livro-paulo_1934.html

 

 

 

 

 

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

XIII–  O Livro dos Mortos

 

 

     Ao lado do processo de mumificação, o chamado “Livro dos Mortos”  inscreve-se entre os costumes mais interessantes que os egípcios adotaram em suas cerimônias funerárias e,  seu uso, na forma mais conhecida, a dos extensos papiros multicores, generalizou-se à época do Novo Império.

     Esses escritos tiveram como fonte inspiradora textos mais antigos, sobretudo os do Médio Império e do Primeiro Período Intermediário, conhecidos como Livros dos Dois Caminhos ou os Textos dos Sarcófagos, que, por sua vez, foram uma retomada dos remotíssimos Textos das Pirâmides.

     Entre os antigos egípcios tais textos eram denominados “Formulas para sair o Dia”, porque, para eles, o renascer do sol equivalia ao renascimento para o mundo, o reencontro com Rá e a felicidade de estar em sua companhia;  a oportunidade do morto  sair da sepultura e ir a todos os lugares agradáveis que conhecera na terra e, ao final do dia, retornar à sua morada sem encontrar quaisquer tipo de obstáculos.

     É o que se infere no texto: “Aquele que brilha abre seu livro sobre a terra, o que brilha fez escrever em sua sepultura; Ele sairá todos os dias que lhe forem dados e a ela retornará sem obstáculos;  A ele será dado do pão, da cerveja e da carne do altar de Rá;  Receberá sua propriedade no campo dos canaviais; Também lhe será dado da cevada e do trigo e ele será feliz sobre a terra”.

     O Livro dos Mortos, além de documentar as crenças religiosas é, sem dúvida, o grande informativo do modo de vida dos egípcios. Através  dele são conhecidos os tipos de ferramentas que usavam para o trabalho, os instrumentos musicais, as comidas e as bebidas,  as festas,  a poesia, a fauna e a flora, vestimentas, meios de transportes, cenas retratando o defunto ao lado de seus familiares, ou, ainda, caçando, pescando ou jogando. Enfim, um verdadeiro filme de suas vidas encenado com rara graça, muita beleza estética e riquíssimas informações culturais.

Um hino de introdução

     É comum no Livro dos Mortos aparecerem os hinos de introdução antecedendo as fórmulas mágicas e as respectivas formas de implementação que, por superstição, não desprezavam as oferendas de comidas, bebidas, jóias e os diversos tipos de promessas.

     Essas passagens iniciais endereçadas aos deuses, sobretudo Rá e Osíris, caracterizam-se por belas expressões poéticas e são carregadas de enorme sentimento de submissão, respeito, reverência, louvor e agradecimento, como se nota no trecho que reproduzimos:

     “Hino a Osíris Unéfer, o grande deus que habita a província de Taur, rei da eternidade, senhor imortal, cuja vida se estende pelos milhões de anos. Filho primogênito saído do ventre de Nut, gerado por Geb. Príncipe soberano das duas coroas, aquele cuja coroa branca é alta, soberano dos deuses e dos homens, o que recebeu o cetro e o abanador de seus pais. Ditoso és, que habitas o mundo dos mortos, enquanto seu filho Hórus, assenta-se sobre teu trono. Foste coroado o senhor da Vila de Busíris, soberano de Abidos, tu, formoso, venerável e temível em teu nome de Osíris, tu que sobreviverás para sempre em teu nome de Unéfer. Homenagens sejam rendidas a ti, ó rei dos reis, senhor dos senhores, soberano dos soberanos, aquele que conquistou as duas terras quando ainda no ventre de Nut... Permita-me receber as bênçãos dos céus, a riqueza sobre a terra, o perdão no mundo dos mortos, possa eu, com a alma viva, ir a Busíris, voltar como fênix a Abidos, sem encontrar embaraço algum em qualquer porta do outro mundo. Possa também receber do pão na casa da purificação, das oferendas na Vila de Heliópolis e que seja fixada minha propriedade no campo dos canaviais, rico de trigo e cevada”.

Forma de composição e conteúdo

     O Livro dos Mortos que equivalia a um verdadeiro guia para alma no além apresenta-se como uma sucessão de fórmulas independentes, cada qual para uma determinada situação específica, obedecendo uma regra estrutural mais ou menos comum.

     A sua feitura se dava através de artistas que se dedicavam ao ramo, atendendo as encomendas de familiares do morto, ou, quem sabe, do próprio falecido quando ainda em vida. Através dele, recitando as fórmulas, seria possível se defender do ataque de seres malignos, os chamados “inimigos dos deuses”;  poderiam assumir formas que facilitassem atingir objetivos, como, por exemplo, transformar-se em falcão, em decano de tribunal;  conhecer as divindades dos diversos centros religiosos e estar na companhia dos deuses.

     Os interessados escolhiam os capítulos que achassem mais necessários e adequados ao defunto, alguns deles encontrados em praticamente todos os exemplares. Tal, por exemplo, o da psicostasia ou pesagem da alma, que retrata o momento do defunto ser julgado no tribunal de Osíris.

     Feita a escolha, onde certa liberdade, criatividade e bom gosto do artista e também do cliente apareciam, os copistas passavam à elaboração do trabalho seguindo as diretrizes básicas, mais rígidas, peculiares às obras dessa natureza.

As vinhetas

     A extensão e suntuosidade de um exemplar do Livro dos Mortos guardava relação direta com as posses dos clientes, da mesma forma como ocorria com os processos da mumificação em suas várias modalidades. Assim os trabalhos se apresentam das mais variadas formas.

     Alguns são bem simples e não vão além de textos escritos em forma cursiva bem resumida. Outros, um pouco mais caros, ganham direito a vinhetas desenhadas, porém sem nenhum colorido. Os mais caros, encomendados pelas famílias nobres, apresentam a cada capitulo, a ilustração respectiva, já trazendo em suas páginas multicores a púrpura e o ouro, que os habilidosos artistas egípcios tão bem souberam empregar.

     Como se vê, embora milênios nos separem da antiga civilização egípcia, ainda hoje os costumes guardam muita relação com aqueles da  antiguidade. No caso das cerimônias fúnebres,  como acontecia entre os egípcios, também hoje os velórios acontecem com ou sem pompa, na razão direta da disponibilidade orçamentária de cada freguês.

 

Próximo artigo: Os animais e a mitologia

 

Moita de papiro. museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

Texto das Pirâmides

Os Livro dos Mortos, escritos em papiro, originam-se desses antigos textos.

Pirâmide de Teti, Sacará. Foto Ismael Gobbo

File:Bookdead.jpg

Cena da Psicostasia (Pesagem da Alma) retratada em papiro egípcio

Museu Britânico, Londres, Reino Unido

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bookdead.jpg

Vinheta do Livro dos Mortos de Hunéfer. O morto diante de Osíris. Museu Britânico, Londres.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:BD_Hunefer.jpg

Papiro Egípcio do Livro dos Mortos.  Kha e a esposa Merit diante de Osíris. Foto do Museu Egípcio de Turim, Itália

Acervo de  Ismael Gobbo

 File:Bookofthedeadspell17.jpg

A fórmula mágica 17, do papiro de Ani. A Vinheta traz na parte superior da esquerda para a direita o deus Rá em uma representação do mar, uma porta do reino de Osíris, o olho de Horus, a vaca celeste Mehet-Uret e uma cabeça saindo do sarcófago guardada por quatro filhos de Horus. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bookofthedeadspell17.jpg

File:Egypt bookofthedead.jpg

Trecho do Livro dos Mortos do escriba Nebqued, que viveu sob o reinado do faraó Amenophis III , da 18ª. dinastia.

Nebqued  acompanhado pela  mãe Amenemheb e pela mulher Merit estão diante de Osiris, deus dos  mortos.

Departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre, Paris, França.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Egypt_bookofthedead.jpg  

Folha de papel de papiro já pronta, confeccionada artesanalmente. Cairo, Egito.

 Essas folhas as vezes eram  emendadas para  formar os extensos rolos dos “Livro dos Mortos”

Foto Ismael Gobbo

Jean François Champollion, célebre egiptólogo e lingüista francês, cognominado de

‘Pai dos Hieróglifos’.  Graças à decifração da antiga escrita egípcia se pôde conhecer com

 profundidade a história daquela civilização.

 (Pintura óleo sobre tela de Léon Cogniet. Museu do Louvre, Paris, França.

Imagem: http://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Jean-Francois_Champollion_2.jpg

 

 

 

GEEAK recebe o orador espírita Marcel Mariano

Frederikesberg, Copenhague, Dinamarca

 

(Informação recebida em email de adorni Roseli de sene [[email protected]])

 

 

 

Feira do Livro Espírita

Santa Fé do Sul, SP

 

CARO COMPANHEIRO:

FAVOR DIVULGAR O EVENTO QUE A USEI DE SANTA FÉ DO SUL REALIZARÁ EM DEZEMBRO:

 

FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

DATA: DE 10 A 15 DE DEZEMBRO DE 2012;

HORÁRIO: DAS 8:00 ÀS 22:00 HORAS;

LOCAL: PRAÇA SALLES FILHO - SANTA FÉ DO SUL SP

PRODUTOS: LIVROS ESPÍRITAS (ESTUDO, ROMANCES E BIOGRAFIAS ETC...) CD E DVD

PREÇOS PROMOCIONAIS.

 

FRATERNALMENTE 

JOSÉ CARTA

 

(Informações recebidas em email de Jose Carta [[email protected]])

Monumento na bela  Praça Salles Filho

Santa Fé do Sul, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Cinema. “E a Vida Continua...” em

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

 

Palestra comemorativa do Dia de Kardec

Osasco, SP

 

(Informação recebida em emails de Jornal Do Livro Espírita [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

2º. Ciclo de palestras espíritas. outubro 2012

Garça, SP

 

REDE ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES-235

 

rede logo.jpg

 

 

Olá, amigos.

 

Repassamos convite o ciclo de palestras da USE Intermunicipal de Garça.

 

Abraços,

 

Donizete

 

Imagem inline 3

 

(Informações em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Algumas opções de Evangelização Infanto-Juvenil em

Poços de Caldas, MG

 

 

Aos caros pra conhecimento e gentileza na divulgação 

em suas Casas e entre seus contatos e afins doutrinários.

Gratos

e abraços fraternos!           

Domingos B. Rodrigues

C.E.União Fraternal

 

                                                                                                          

ALGUMAS OPÇÕES DE EVANGELIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL 

EM POÇOS DE CALDAS, COM DIAS, HORÁRIOS E LOCAIS.

 

EVANGELIZAÇÃO INFANTIL:


TODO SÁBADO: DAS 17:00 ÀS 18:00

E TODO DOMINGO: DAS 10:00 ÀS 11:00

G. E. DAS SAMARITANAS

RUA DOS INCONFIDENTES, 180 – JOÃO PINHEIRO 

 

TODO SÁBADO: DAS 17:00 ÀS 18:00h

C.E.DEUS E CARIDADE

RUA DA SAUDADE, 95 - SÃO GERALDO

 

TODA SEGUNDA FEIRA: DAS 20:00 ÀS 21:30

ABRIGO E CENTRO ESPÍRITA ‘UNIÃO FRATERNAL’

RUA PARAÍBA, 295 – CENTRO

 

TODA SEGUNDA FEIRA: DAS 20:00 ÀS 21:00

C.E.LUZ E ESPERANÇA (LAR CRIANÇA FELIZ)

RUA ALFREDO LOPES, 210 – JARDIM CENTENÁRIO

 

EVANGELIZAÇÃO DE PRÉ-JOVENS (10 A 15 ANOS)


TODA QUARTA FEIRA: DAS 20:00 ÀS 21:00

CVV – CAMINHO, VERDADE E VIDA

RUA CARLOS MARAN, 70 –JD. COUNTRY CLUB

 

EVANGELIZAÇÃO DE JOVENS:


TODO SÁBADO:

GRUPO PRESENÇA JOVEM 

ABRIGO E CENTRO ESPÍRITA ‘UNIÃO FRATERNAL’

DAS 18:30 ÀS 20:00

 

 

TODO SÁBADO:

MOCIDADE FLÁVIA (CVV – CAMINHO, VERDADE E VIDA)

DAS 18:00 ÀS 19:30

 

MAIORES INFORMAÇÕES:

 

C.E.UNIÃO FRATERNAL

RUA PARAÍBA, 295 - CENTRO

3721-9935

 

CVV - CAMINHO, VERDADE E VIDA

RUA CARLOS MARAN, 70 - JD. COUNTRY CLUB

3714-3342 - 8843-8939 - 9182-5544

 

G.E. DAS SAMARITANAS

RUA DOS INCONFIDENTES, 180 - J.PINHEIRO

3721-0223

 

C.E.DEUS E CARIDADE

RUA DA SAUDADE, 95 - SÃO GERALDO

3721-1440

 

C.E.LUZ E ESPERANÇA (LAR CRIANÇA FELIZ)                                                                                 

RUA ALFREDO LOPES, 210 - JD. CENTENÁRIO 

3714-3594

  

(Informações recebidas em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

IV Jantar de Massas da Sociedade Espírita Seara do Bem

Sapiranga, RS

 

28/09/2012

 

Em uma noite muito agradável, foi realizado o IV JANTAR DE MASSAS da Sociedade Espírita Seara do Bem, evento  beneficente para as reformas da nova sede adquirida.

O jantar decorado com flores (copo-de-leite e margaridas) deu ao ambiente um ar primaveril, que foi temperado com musica ao vivo.

O cardápio de 2 tipos de massa, três tipos de molho, Galeto e saladas foi contemplado com uma variedade de mais de 30 tipos de sobremesas.

Um ambiente familiar e acolhedor em prol de uma causa nobre.

Abraço Lisete Barth

 

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

I Fórum CEECAL “Mediunidade: uma ponte entre dois mundos”

São José, SC

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Entrevistados falam sobre a mediunidade e a psicografia

Belo Horizonte, MG

 

Geraldinho e Haroldo Dutra Dias falam sobre Psicografia

 

Segue abaixo link do programa de TV "Brasil das Gerais", da Rede Minas, TV aberta e pública de MG e um dos melhores programas de entrevistas (não necessariamente de debate) da TV brasileira (pena que não pega na parabólica).

 

Nesse programa, Haroldo Dutra Dias, Geraldinho Lemos Neto, Marival Veloso (presidente da União Espírita Mineira), entre outros médiuns, dão noções sobre a mediunidade e a psicografia, falando de suas relações com esse intercâmbio: as provas da imortalidade da alma em Chico Xavier, os fenômenos vividos por Geraldinho junto a Chico, o relato de Haroldo sobre os dados historiográficos dos romances ditados por Emmanuel, as informações de Marival, entre outros detalhes.

 

Também traz uma rápida reportagem sobre os livros mais vendidos numa livraria genuinamente espírita, como os 'best sellers' de Allan Kardec e Chico Xavier. Fico pensando na importância de um programa em TV aberta, sério como esse, abordar esses temas. 

 

Vale conferir: http://www.youtube.com/watch?v=dMkn3vj7bzw&feature=share 

 

(Informações e fotos recebidas em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

 

 

 

Palestra com Paulo José Boscaro na Seara de Luz

Bilac, SP

 

 

(Informação recebida em email de VANDERLEI SILVA [[email protected]])

 

 

 

 

19º. Mês Espírita de

Itapira, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Rose Moliterno e de Vansan)

 

 

 

 

Curso para Formação de Agente Multiplicadores para encaminhamento e triagem de dependentes químicos. Osasco, SP

 

(Informação recebida em emails de Jornal Do Livro Espírita [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Leia as noticias da

Abrarte- Associação Brasileira de Artistas Espíritas

 

Acesse os links abaixo

http://www.abrarte.org.br/downloads/nf.php

 

Ano 2012

 

 

 

Setembro

 

NA nº 349 - 28/09/2012

NA nº 348 - 21/09/2012

NA nº 347 - 14/09/2012

NA nº 346 - 07/09/2012

 

 

 

Agosto

 

NA nº 345 - 31/08/2012

NA nº 344 - 24/08/2012

NA nº 343 - 17/08/2012

NA nº 342 - 10/08/2012

NA nº 341 - 03/08/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

Julho

 

NA nº 340 - 27/07/2012

NA nº 339 - 20/07/2012

NA nº 338 - 13/07/2012

NA nº 337 - 06/07/2012

 

 

 

Junho

 

NA nº 336 - 29/06/2012

NA nº 335 - 22/06/2012

NA nº 334 - 15/06/2012

NA nº 333 - 06/06/2012

NA nº 332 - 01/06/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

Maio

 

NA nº 331 - 25/05/2012

NA nº 330 - 18/05/2012

NA nº 329 - 11/05/2012

NA nº 328 - 04/05/2012

 

 

 

Abril

 

NA nº 327 - 27/04/2012

NA nº 326 - 20/04/2012

NA nº 325 - 13/04/2012

NA nº 324 - 06/04/2012

 

 

 

Março

 

NA nº 323 - 30/03/2012

NA nº 322 - 23/03/2012

NA nº 321 - 16/03/2012

NA nº 320 - 09/03/2012

NA nº 319 - 02/03/2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja no site A Voz do Espiritismo: Política e Religião

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Programação semanal da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

(Informações recebidas em emails de kaah Silvah <[email protected]> e de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

Video con el mensaje de una Sobreviviente de un Aborto- No al Aborto

 

 

Comprendamos que Dios nos ama y que si nos da la vida es porque nos da una oportunidad de aprender y nadie tiene el derecho de quitar esa dádiva que Dios da.

Cada uno tiene el libre albedrío, puede decidir que hacer, pero así tambien debemos ser responsables de lo que decidimos, pensamos y sentimos  para nosotros y para los otros, el aborto es un crimen hediondo, porque matan a un ser que no se puede defender y puede ser como tu o como yo a quien le están cortando la oportunidad de nacer y aprender de las pruebas de la vida.

 

La Madre Teresa de Calcuta dijo: "como quieren evitar la guerra, si son las mamás quienes estan matando a sus hijos desde el vientre" 

analicemos este tema porque el dolor que el ser que esta en el vientre es tan grande que nadie lo toma en consideración

 

Adjunto compartimos un VIDEO de una sobreviviente del aborto y envia un mensaje a todos

CON SUBTITULOS EN:

 

ESPAÑOL

http://www.youtube.com/watch?v=TOeOa7hWfwE

 

PORTUGUES

http://www.youtube.com/watch?v=rztaZbzPOro

 

ITALIANO

in inglese con sottotitoli in italiano, no all'aborto http://www.youtube.com/watch?v=uGBhokyHnHo&feature=related 

 

divulguemos siempre el amor y defendamos la vida, porque a nosotros nuestros padres nos dieron esa oportunidad de nacer agradezcamos esa oportunidad que nos dieron y sigamos aprendiendo a amarnos todos como hermanos que somos, que Dios en su infinita bondad nos de fortaleza y luz espiritual para seguir adelante en nuestra misión de la vida, abrazos con amor fraternal

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

www.guatespirita.org

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

 

 

 

 

Informações da Kardec Radio

Baltimore, EUA.

 

 

Having trouble viewing this email? Click here

 

KR Oct banner

 

 

Participate and Win !   OCtober at KR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deus Existe

Lúcia Cominatto

 

Não esperes que a dor te procure e que as lágrimas vertam dos teus olhos, quando o desespero vier tomar conta das tuas últimas forças, já desgastadas pelas dificuldades da vida, para adquirir um pouco de fé.

 

As lições do Mestre Jesus estão aí, os chamamentos divinos buscam-te a cada instante, as lições da vida se te apresentam para que despertes e entenda a necessidade de acreditares em algo, além das coisas materiais a que te prendes.

 

Dizes em nada acreditar, mas já olhaste à tua volta para perceber a exuberância da Natureza? Já ergueste os teus olhos para o alto, e deste conta da quantidade de astros que circulam pelo espaço sideral? Já perguntaste a ti mesmo quem a tudo isso criou? Seria possível que tudo se criasse por si mesmo e de forma tão inteligente?

 

Pelo que aprendeste de Ciência, deves saber que o teu corpo é formado de células, órgãos, vísceras, músculos, ossos, veias e nervos que trabalham em harmonia perfeita sob a ação de uma extraordinária máquina, que é o cérebro. Como tudo isto se criaria sem o comando de uma inteligência superior?

 

Pois essa Inteligência Suprema a quem chamamos Deus, é a causa primeira de todas as coisas, como disseram os Espíritos a Kardec. Não te negues a aceitar a Sua existência, pois Ele também a ti criou e deu-te vida. Não és um ser inanimado, tens uma inteligência que se pode dizer privilegiada, tens sentimentos e sensibilidade, sabes amar e odiar, sabes sorrir e chorar, sentes fome e sede, sentes frio e calor.  Por que, então, ser assim tão cético ao dizer que tudo é resultado de uma grande energia? Que energia é essa que existe por si mesma, senão vinda de Deus? E essa energia tem um nome: Fluido Cósmico Universal.

 

E a tua alma também não existe? Pois é a alma que transmite e recebe ordens do cérebro. Acreditas que és só matéria e que após a vida vem o nada?  Matéria que pensa? Não..., como estás enganado! És uma energia sim, mas que provém da energia do Criador, da Sua essência; és uma centelha divina emanada do Seu imenso amor e estás neste mundo com uma única finalidade: evoluir, não só fisicamente, mas também, intelectual e moralmente.

 

Mas, para que alcances essa evolução, apenas uma encarnação não basta; é por isso que reencarnamos inúmeras vezes, neste ou em outros mundos habitados, mas em outra dimensão, até que alcancemos uma perfeição relativa, porque a perfeição absoluta somente Deus a tem, caso contrário, também seríamos deuses.

 

O ceticismo a que te entregaste, certamente provém de uma ideia falsa de Deus que adquiriste, um Deus com características humanas, falível e injusto.

 

A Lei da Reencarnação é a única que está em consonância com a Justiça e o Amor de Deus, como o Espiritismo explica. Leia Kardec e entenderás !

 

 

Lucia Lopes Cominatto, São Paulo, 28 de setembro de 2012

 

Praia Princesa Guriri. São Mateus, ES  

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP