Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira,  05 de outubro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/05-10-2012.htm

 

 

 

 

Retrato de Kardec aos 25 anos – Um equivoco?

 

 

 

Sônia Zaghetto

 

Uma das mais famosas imagens de Allan Kardec pode não retratar o Codificador do Espiritismo. O desenho que mostraria Kardec aos 25 anos de idade provavelmente é um auto-retrato do pintor francês Raymond Auguste Quinsac Monvoisin (1790 – 1870).

      Membro da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, Monvoisin é o autor de um retrato do Codificador do Espiritismo. Foi uma doação de oito quadros desse pintor renomado que estimulou em Kardec o desejo de fazer um Museu Espírita. A idéia foi apresentada pelo Codificador na Revista Espírita de dezembro de 1868. O texto sobre a "Constituição Transitória do Espiritismo" apresentava os planos de Kardec para o futuro do Espiritismo. Ele incluiu, entre as diversas ações a cargo do Comitê Central, a criação de um museu que reunisse “as primeiras obras de arte espírita, os trabalhos mediúnicos mais notáveis, os retratos dos adeptos que bem tiverem merecido da Causa por seu devotamento, os dos homens que o Espiritismo honra, posto que estranhos à Doutrina, como benfeitores da humanidade, grandes gênios missionários do progresso”.

    Precisamente nesse item, Kardec acrescentou uma nota em que afirma que "o futuro museu já possui oito quadros de grandes dimensões, que só esperam um local conveniente, verdadeiras obras-primas de arte, especialmente executadas em vista do Espiritismo, por um artista de renome, que generosamente os ofereceu à Doutrina. É a inauguração da arte espírita, por um homem que reuniu a fé sincera ao talento dos grandes mestres”. A nota encerra com uma promessa: “Em tempo hábil daremos sua descrição detalhada”. Não foi possível, pois três meses depois Kardec desencarnou e o nome do pintor e das obras ficou oculto.

      O assunto voltou às páginas da Revista em julho de 1869, no texto "Museu do Espiritismo”, no qual se lê um resumo sobre os planos de Allan Kardec sobre o museu e uma lista dos quadros mencionados pelo Codificador: Retrato alegórico do Sr. Allan Kardec; Retrato do autor (Monvoisin); três cenas espíritas da vida de Jeanne d'Arc (Jeanne na fonte, Jeanne ferida e Jeanne sobre a fogueira); o Auto-de-fé de João Huss; um quadro simbólico das Três Revelações, e a Aparição de Jesus entre os apóstolos, depois da morte corporal.

Diz o texto da Revista, que foi extraído da Ata da sessão da Sociedade ocorrida em 7 de maio de 1869:Quando o Sr. Allan Kardec publicou esse artigo na Revista, ele tinha a intenção de dar a conhecer o nome do autor, a fim de que todos pudessem render homenagem ao seu talento e à firmeza de suas convicções. Se disso nada fez, é que aquele, que a maioria dentre vós conhece, por um sentimento de modéstia que compreendeis facilmente, desejava guardar o incógnito e não ser conhecido senão depois de sua morte. Hoje as circunstâncias mudaram, o Sr. Allan Kardec não está mais entre nós, e, se devemos nos esforçar por executar os seus desejos tanto quanto o possamos, devemos também, todas as vezes de que disso tivermos a possibilidade, pôr nossa responsabilidade a coberto e evitar as eventualidades que os acontecimentos imprevistos ou as manobras malevolentes possam fazer surgir. É com esta intenção, senhores, que a senhora Allan Kardec me encarrega de vos saber fazer que seis dos quadros designados acima, foram remetidos às mãos de seu marido, que se acham atualmente entre os seus, e que ela os conservará em depósito até que um local apropriado, comprado com os fundos provenientes da caixa geral, e gerido por conseqüência sob a direção da comissão central encarregada dos interesses gerais da Doutrina, permita dispô-los de maneira conveniente”

O texto prossegue informando que, doravante, todo espírita poderia examinar e apreciar os quadros na residência particular da senhora Allan Kardec, às quartas-feiras, de duas horas às quatro horas. A Revista informou que dois quadros ainda estavam com o autor, que é finalmente identificado: “É, com efeito, o Sr. Monvoisin que, haurindo uma nova energia na firmeza de suas convicções, quis, apesar de sua idade avançada, concorrer ao desenvolvimento da Doutrina, abrindo uma era nova para a pintura, e se pondo à frente daqueles que, no futuro, ilustrarão a arte espírita. Nós não diremos mais a esse respeito; o Sr. Monvoisin é conhecido e apreciado por todos, tanto quanto artista de talento como espírita devotado, e ele tomará lugar ao lado do mestre, nas fileiras daqueles que terão muito merecido do Espiritismo”.

Como se observa, entre as obras listadas há um retrato de Kardec e um auto-retrato de Monvoisin.  Em 1954 – quando todos os que conviveram com Kardec e Monvoisin já haviam desencarnado e os arquivos da Sociedade haviam sofrido os efeitos dos transtornos de duas Guerras Mundiais – a Revue Spirite publicou, pela primeira vez, o suposto retrato de Allan Kardec aos 25 anos. Repetiu o retrato na edição de 1962. A partir de então, pesquisadores e biógrafos brasileiros passaram a utilizar a imagem como sendo o Codificador na juventude.

Entretanto, uma comparação entre os auto-retratos de Monvoisin atualmente disponíveis em diversos museus e coleções particulares mostram uma espantosa semelhança com a suposta imagem de Kardec aos 25 anos. Os mais impressionantes são retratos obtidos junto ao Museo de Bellas Artes do Chile (que constam  do site www.artistasplasticoschilenos) e o que está disponível no endereço www.naon.com/dic03/htms/dic03_051esp.htm  - este é uma pintura  a óleo vendida em dezembro de 2003 por 53 mil dólares, pela empresa argentina J.C Naón e Cia S.A, especializada em leilões de objetos de arte. O quadro, que constava do lote 4, foi adquirido por um colecionador. A Naón garante a autenticidade: é um auto-retrato de Monvoisin. Apesar de um pouco mais velho, são perceptíveis as semelhanças com a suposta imagem de Kardec aos 25 anos: a farta cabeleira, o nariz alongado, a barba rala e o formato dos lábios, do rosto, dos olhos e das sobrancelhas.

 No Portal de Arte (www.portaldearte.cl/autores/monvoisin1.htm), patrocinado pelo Ministério da Educação, pela UNESCO, pelo Museo Nacional de Bellas Artes do Chile também há um auto-retrato de Monvoisin, em absolutamente tudo assemelhado ao que se acredita ser Kardec.  Lançada a questão, que cada um analise, compare e tire as conclusões que achar convenientes.

Quem é Raymond Monvoisin

 

Raymond Auguste Quinsac Monvoisin nasceu em 31 de maio de 1790, em Bordeaux, França. Pintor de gênero, paisagem, história e retrato, foi um dos mais destacados discípulos do Barão Guérin, na Escola de Belas Artes de Paris.

 

Premiado diversas vezes, aos 27 anos tornou-se pensionário do rei da França, em Roma. Ao voltar à França, distinguiu-se nos Salons e por duas vezes foi premiado com o primeiro lugar. Dessa época, que se estendeu até 1842, datam suas séries de retratos dos reis da França e dos marechais da Renascença, encomendados pelo Governo para as galerias históricas do Palácio de Versailles.

 

      Em 1836, Monvoisin – que tinha um forte temperamento – desentendeu-se com o diretor dos museus reais franceses, Sr. de  Cailleux. Abalado pelo episódio e por outros problemas particulares, deixou a França em maio de 1842.

Veio para a América do Sul. Monvoisin e Rugendas foram os dois mais importantes artistas a visitar o Continente Americano, nessa época. Depois de uma rápida passagem por Buenos Aires, chegou ao Chile em janeiro de 1843, portando pouco mais de dez painéis que foram exibidos em março daquele ano na Universidade de São Filipe. Essa mostra, que tornou-se um marco na História da Arte no Chile, atraiu a atenção de diversas personalidades e causou admiração pela perícia e beleza das obras. Monvoisin recebeu pelo menos uma centena de encomendas de retratos: pintou praticamente toda a aristocracia chilena da época. O Governo prometeu-lhe a direção da futura Academia de desenho e pintura do Chile, mas acabou por escolher o italiano Alexandre Cicarelli.

 

Depois de algum tempo, Monvoisin visitou o Peru e o Brasil. Chegou ao Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1847. Em carta ao irmão, reclamou do calor e informou que pintaria um retrato de D. Pedro II, que o recebeu calorosamente. A pintura – que mostra D. Pedro de pé, em traje imperial – é considerado o mais fiel retrato do Imperador brasileiro.  Em reconhecimento, D. Pedro concedeu ao artista a insígnia de Cavaleiro da Ordem do Cruzeiro e uma pêndula de bronze. O quadro – que pode ser visto no Museu Imperial de Petrópolis – pertence ao príncipe D. João de Orléans e Bragança, bisneto de D. Pedro II. O Imperador tinha, em sua pinacoteca no Paço S. Cristóvão, outro quadro de Monvoisin: Jovem Peruano (ou Jovem Araucano).

Monvoisin voltou à França em 1858, quando o Espiritismo estava no auge. Tornou-se espírita e adepto da Homeopatia. A primeira referência a ele está na Revista Espírita de maio de 1866. A seção “Conversas de Além-Túmulo” traz a transcrição de uma evocação do espírito do Abade Laverdet, um dos pastores da Igreja francesa, ocorrida no dia 5 de janeiro de 1866. Ali, Kardec informa que “um dos mais íntimos amigos do abade, o Sr. Monvoisin, o eminente pintor de história, espírita fervoroso, tendo desejado ter dele algumas palavras de além-túmulo, nos pediu para evocá-lo”.

O pintor faleceu em Boulogne-sur-Seine (Paris), em 26 de março de 1870.  Na edição de maio daquele ano, a Revista Espírita noticiou a desencarnação com ampla reportagem, em que são contadas sua vida e sua dedicação ao Espiritismo. No texto são citadas frases. Entre elas: “Eu serei o precursor e o pai da pintura espírita”. Ao desencarnar, trabalhava em uma série de retratos dos precursores do Espiritismo.

Publicado no Jornal Mundo Espírita de agosto de 2007.

CSE/FEP/3.10.2012.

 

(Texto recebido em email de Maria Helena Marcon)

 

 

 

SBT

Chico Xavier foi eleito “O Maior Brasileiro de todos os tempos”

 

O programa aconteceu na noite de 3 para 4 de outubro de 2012. Com Saulo Gomes atuando como representante de Chico, que contou com animada torcida no auditório e, com certeza, no mundo todo pela TV. Ao final de forma emocionante  o  apresentador Carlos Nascimento  proclamou o resultado que conferiu ao médium 71,4% dos votos na disputa com outros dois grandes brasileiros: Princesa Isabel e Santos Dumont. 

 

Veja  matérias e vídeo aqui:

http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/fiquepordentro/?id=31071

 

Saulo Gomes, Eurípedes Higino dos Reis e Oceano Vieira de Melo

Final de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos , no SBT

Foto do acervo de Oceano Vieira de Melo

Os torcedores de Chico Xavier no SBT. Foto do acervo de  Oceano Vieira de Melo

Convidados espíritas na final de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos” no SBT

Foto do acervo de  Oceano Vieira de Melo

O palco e as torcidas na final de O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

Foto do acervo de Oceano Vieira de Melo

 

 

 

Registro. Realizado o Seminário de Passe com Aloisio e Ivone Ghiggino. Londres, Reino Unido

 

Seminário de Passe organisado pelo Fraternity Spiritist Society - Londres Primeiramente, agradecemos a Deus pelas divinas bênçãos e paz no decorrer do Seminário de Passe realizado no Domingo, dia 30 de Setembro 2012, que teve uma  duração de 5 horas e contou com a presença  de 60 pessoas.

 

Passados os dias do Seminário, ficamos com uma agradável sensação de momentos bem vividos, de trocas afetivas, conhecimentos e muita energia .

 

Queremos agradecer aos nossos  queridos amigos, os palestrantes Internacionais Aloisio e Ivone Ghiggino, que vieram do  Brasil  para proferir este Seminário de Passe,  o nosso carinho, reconhecimento e agradecimento pelo  trabalho competente e dedicado que foi realizado nesse Seminário que proporcionou a todos uma oportunidade única de fraternização.

 

A presença dos amigos, companheiros, e os membros dos Grupos Espiritas do Reino Unido que vieram participar e também  dar a sua contribuição. Nossos Agradecimentos a Silvia Gibbons e a   Denise Ferrett,  que fizeram a tradução simultânea para o Inglês.

 

Agradecemos  aos companheiros da coordenação e organização mais direta deste Seminário,    construindo laços de solidariedade, unindo forças e abrindo portas a Comunidades  Espírita no Reino Unido.

 

Estavam presentes membros dos Grupos Espíritas:

Blue Light Healing Circle,  Ascension Spiritist Society, Richmond Spiritist Fellowship, Chico Xavier Spiritist Society, Spiritist Society of London, Guiding Light Spiritist Society (Canterbury), Sir Arthur Conan Doyle Spiritist Society, Solidarity Spiritist Society e os Trabalhadores do Fraternity Spiritist Society.

 

Nossos agradecimentos sinceros.

A Direção do Fraternity Spiritist Society

www.fraternityspiritistsociety.org.uk

 

 

(Informação e fotos recebidas em email de Angela Masuko [[email protected]])

 

 

 

 

VII Jornadas de Medicina e Espiritualidade

Lisboa, Portugal

 

 

(Informação recebida em email de Michael Hulten [[email protected]])

 

 

 

XXX Semana de Espiritismo e Psiquiatria

Belo Horizonte, MG

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Links de Conferencias en Español realizadas en Guatemala de parte del Dr. Andrei Moreira de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Listado de conferencias en Español del trabajo realizado por el Dr. Andrei Moreira en la ciudad de Guatemala los días 17 y 18 de septiembre del año 2012, presidente de la Asociacón Médico Espirita  de Minas Gerais, Brasil.

 

Te invitamos a escuchar estas bellas enseñanzas llenas de amor espiritual para nuestro crecimiento espiritual links:

 

CURA Y AUTOCURA en Escuela Heliosophica Luz y Caridad ciudad Guatemala I Parte

http://www.youtube.com/watch?v=0vGTgyPnJmg&feature=relmfu

 

CURA Y AUTOCURA en Escuela Heliosophica Luz y Caridad ciudad Guatemala II Parte

http://www.youtube.com/watch?v=nr0JKdN8fLo&feature=relmfu

 

Entrevista en Radio Punto programa Con sentido Humano en Guatemala 

http://www.youtube.com/watch?v=g-iKb0GlSE8

 

EUTANASIA en el Colegio de Médicos y Cirujanos de Guatemala zona 15 ciudad

http://www.youtube.com/watch?v=Y_yxQr24drw&feature=relmfu
--

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

www.guatespirita.org

(Informações recebidas em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Ismael Batista da Silva. São José do Rio Pardo-SP,

Poços de Caldas-MG, Itatiba-SP e Campinas-SP

Datas e locais das Palestras: 

DIA 05/10 – 20h00 - (Sexta-Feira) – S. JOSÉ DO RIO PARDO /SP
LOCAL – FUNDAÇÃO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES
Rua Herostrato Dias Pinheiro – 355 – Vale Redentor

DIA 06/10 - 17:00 - ( Sábado) - POÇOS DE CALDAS/MG
LOCAL - GRUPO ESPIRITA DAS SAMARITANAS - RUA DOS INCONFIDENTES, 158

DIA 08/10 – 20HOO – (Segunda-Feira) – ITATIBA/SP
LOCAL – CASA ESPÍRITA EMMANUEL – RUA MOMENTEL – 366

DIA 09/10 – 20HOO – (Terça-Feira) – CAMPINAS/SP
LOCAL – INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL DIAS DA CRUZ
Rua João Rodrigues Serra – 451 - JD Eulina

Ver mais

 

(Informações recebidas em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Mauro Gomes no C.E. Ismael

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em emails de Centro Espírita Ismael/São Paulo - Divulgação [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

30º. Encontro Regional de Dirigentes e Trabalhadores Espíritas

Tupã, SP

 

REDE MARÍLIA ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES-240

 

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Divulgamos cartaz do Encontro Regional de Dirigentes e Trabalhadores Espíritas, que será

realizado na cidade de Tupã.

 

Informamos que a senhora GENI AGUILERA fretou um ônibus, que sairá do Terminal Rodoviário de Marília, às 7 horas, ao custo de R$.20,00 (vinte reais) por pessoa, com

reserva adiantada. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones 3221-3747 ou 9696-0361.

 

Abraços.

 

Donizete

 

Imagem inline 4

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Programa Transição neste Domingo:

especial do filme “E A Vida Continua”

Ator : Luiz Carlos Félix - interpreta Caio Serpa; Produtor do filme : Oceano Vieira de Melo; Atriz :Rosana Penna que interpreta Elisa; Apresentadora do programa: Briza Menezes; Marketing da Rede Mundo Maior de Televisão: Magali Bischoff

 

Pessoal!


Não percam neste Domingo ( dia de eleição) o programa Transição especial com a equipe do filme "E A Vida Continua" das 16:15 às 16:45 com apresentação de Brisa Menezes.

Conheça um pouco da história do livro psicografado por Chico Xavier, pelo espírito de André Luiz ,o mesmo autor do livro que inspirou o filme Nosso Lar.

Saiba como foi realizado o filme com o depoimento do produtor Oceano Vieira de Melo, os atores também revelam as experiências durante e depois das gravações.

Não perca é neste Domingo!

Nos ajudem a divulgar o Programa Espírita na Rede Aberta, precisamos levar essa mensagem para o grande público e a audiência na TV é como o sucesso de bilheteria nos cinemas, ela é fundamental para atrair a atenção  daqueles que ainda resistem aos temas ligados à espiritualidade e aos que procuram respostas, 

O filme está começando a sua 3 semana é já alcançou 300.000 de público. A renda dos produtores será revertida para o próximo trabalho na sétima arte.

Vá ao cinema e leve um amigo, um parente, alguém que você deseja que conheça a força dessa mensagem. Ela é  um convite à reflexão e ao perdão, mas acima de tudo, um recado do mundo maior para tenhamos a certeza de que A vida Continua e vale a pena viver ! 

Muita Paz!

Magali Bischoff

e- Marketing & Comunicação

Fone: (11) 2283-0360 - R: 108 

Emissora da Fundação Espírita André Luiz

 

Programa Transição é uma produção da Rede Mundo Maio de Televisão e Fraternidade Francisco de Assis.

Reprise do programa na Rede Mundo Maior de Televisão para todo o Brasil. Operamos via parabólica pelo satélite Star One C2, com sinal digital TV aberta no canal 13 em 3 Corações/MG pelo canal 11 em Ouro Fino/MG e Canal 15 Mogi das Cruzes. Ou pela internet: ww.redemundomaior.com.br - 24 horas de programação espírita no ar!

 

 

 

 

Seminário - Ações estratégicas modernas e novas tecnologias

São Paulo, SP

 

USE DISTRITAL JABAQUARA/IPIRANGA, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo convida os Dirigentes e Trabalhadores de Instituições Espíritas

 

Seminário de Comunicação

 

Comunicação 2012 – Ações estratégicas modernas e novas tecnologias a serviço da divulgação do Espiritismo.

Temas:

Módulo off-line: Izabel Vitusso

 

1 - Como tornar a comunicação uma aliada da casa espírita e da divulgação espírita;

2 - O poder da comunicação;

3 - A cada público segundo as necessidades. (Quando e como usar o meio de comunicação ideal para cada divulgação);

4 - Os estilos de escrita e abordagens que melhor despertam o leitor.

5 – Como fazer um jornal?

 

Izabel Rodrigues Vitusso é paulista, formada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Atuou em Minas Gerais, em comunicação corporativa e como docente no curso de jornalismo na UNITRI - Centro Universitário do Triângulo, em Uberlândia. 

Em São Paulo, nos últimos oito anos, assumiu a edição do jornal espírita Correio Fraterno e posteriormente a coordenação da editora Correio Fraterno. Autora dos livros “Terra fértil, semente plantada, a história do espiritismo em Uberlândia” e “Atos de amor”, ambos com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da cidade Uberlândia, MG.

 

Módulo on-line: Camila Andrade

 

Módulo 1 - Como fazer e aplicar as novas ferramentas tecnológicas na divulgação do Espiritismo – Mídias on-line – ou seja, redes sociais (RS), Mídias Sociais (MS) e sites.

1. A importância das Mídias Sociais nos dias de hoje: como surgiram, números no Brasil e no mundo e diferentes aplicações no âmbito global;

2. Entendimento dos fatores de impacto que culminaram com o "poder" das MS (geração Y, neoconsumidor, etc);

3. O que são, como utilizar e quais os propósitos das diferentes plataformas de mídias sociais:  o que são redes sociais, plataformas de compartilhamento, social games, bloggs e microbloggins, agregadores;

4. O processo evolutivo das MS em nosso país e a conjectura atual do tema no Brasil (custos, recursos humanos, infra-estrutura, regulamentação);

5. Cases de sucesso utilizando essas ferramentas – dentro do Movimento Espirita;

6. Tendências em Mídias Sociais (compras coletivas, georeferencia, social games, ciberativismo e questões para reflexão sobre as Novas Mídias;

7. Dicas úteis para o posicionamento da Casa ou demais instituições espíritas na rede (o que fazer e principalmente, o que não fazer);

8. Etiqueta Digital

 

Módulo 2 – Ação e Reputação das Instituições Espíritas. O que andam falando do movimento espírita e suas instituições na internet?

1. Plano de ação em 5 steps: como implementar uma estratégia de gestão do relacionamento eficiente via MS.

 

2. O que é reputação? Como fazer sentido para seus públicos?

 

3. O que é reputação 2.0? Como fazer sentido na internet? Existe separação de reputação on-line reputação off-line?

 

4. Como gerir e fazer ações de comunicação 2.0 para tornar a reputação de uma instituição espírita positiva

 

5. Como corrigir erros, que causaram impactos negativos na imagem.

 

6. Ameaças e Oportunidades para o atendimento através das mídias sociais.

 

7. Texto e linguagem 2.0 – características. Como falar com quem deseja ser atendido pelas mídias sociais? É diferente das demais pessoas que são atendidas por outros canais?

 

8. Usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para potencializar a divulgação das mídias sociais (tema importante) – aspectos de programação.

 

Camila Andrade – é jornalista profissional com Pós-Graduação pela Faculdade Cásper Líbero em Comunicação Corporativa e Relações Públicas. Diretora Executiva da Pórthia Assessoria de Comunicação. Especialista em Gestão de Reputação. Também atua com análise de pesquisas de Reputação e ativação de Marca. Criadora do Reputation Book e método de Ativação de Reputação “Fale Bem”. Vice-Presidente da USE Distrital do Jabaquara/Ipiranga. Presta consultoria na área de Assessoria de Comunicação para USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo).

 

Cronograma

9h - 9h15: Recepção 

9h15 - 9h30: abertura

9h30 - 10h30: Palestra Izabel Vitusso

10h30 - 11h: Intervalo

11h - 12h: Palestra Camila Andrade

12h - 12h30: Perguntas e dúvidas

 

Data: 28/10 (domingo)

Horário: das 9 às 12h30

Local: Fraternidade Terceiro Milênio – Rua dos Jornalistas, 101 – Jabaquara. (próximo a estação Jabaquara do metrô)

 

Valor: R$10,00 (contribuição para o café e manutenção das atividades da USE Jabaquara. Contribuir na entrada).  

 

Inscrições:

Sueli Moretti - e-mail: [email protected] - fone: 11 - 2068-6076

Josy Almeida - e-mail: [email protected] - fone: 11 - 4043.3150

 

Visite o Site: http://www.usejabaquara.com.br/

 

Ficha de inscrição para o "Seminário de Comunicação", dia 28 de outubro de 2012, das 9 às 12h30. Copiar e colar se necessitar de mais fichas. Caso não possa comparecer favor avisar para abrirmos vaga para outra pessoa.

Nome da Instituição:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de ..-'ELIZETH CORONA'-.. [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Anete Guimarães “Neuroplasticidade Autodirigida. Você pode mudar se quiser”. Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Helena Alves [[email protected]])

 

 

 

34ª. Feira do Livro Espírita de

Botucatu, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Presidência USE Botucatu [[email protected]])

Botucatu, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

VI Seminário Médico-Espírita de

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Gustavo Leopoldo Rodrigues Dare [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Sebastião Camargo

Três Lagoas, MS

 

 

(Informação recebida em email de Edgar Salina [[email protected]])

 

 

 

Noite da Pizza no Centro Espírita Paulo e Estevão

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Informativo Semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email do C.E. Seara do Mestre)

 

 

 

Feira Beneficente do Departamento Infantil André Luiz

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Festa da Primavera na Fraternidade Espírita “A Caminho da Luz”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Campos conscienciais

 

Adelvair David

Jales, SP

 

A consciência tem mecanismos interessantes.

Permite ao homem prosseguir do jeito que está, e não o impede as realizações na fieira dos dias que se seguem.

É muito comum, e pode ser encontrado nas literaturas psicológicas e outras que analisam o comportamento humano, indivíduo possuidor de total segurança e determinação apresentar-se às várias instituições médicas ou religiosas clamando por socorro ante feroz inimigo que se levantou interiormente ameaçador, querendo devorá-lo sugando-lhe as energias e as esperanças.

Se por um lado o momento é doloroso, por outro é marco determinador de mudança. O homem só conseguirá prosseguir então se houver real e honesta proposta em mudar os rumos do seu entendimento; se buscar alterar os seus valores estabelecendo trégua para consigo mesmo a fim de empreender as transformações morais verdadeiras, não mais de aparências.

A consciência é aferidora e tem como parâmetro as leis divinas e naturais que imutáveis, cabe o homem respeitar; do contrário, de tempos em tempos, e isso pode se dar na mesma existência ou em outra, ele será convidado pela inevitável mestra, “a dor”, rever os seus procedimentos. Neste intento, estará sozinho consigo mesmo. Diante da prova, mesmo que alguma alma querida se sacrifique assumindo auxiliá-lo, experimentará desconfortos como conseqüência dos seus atos, sendo estes intransferíveis.

Muitos bradam denunciando existirem pessoas que mesmo sem o devido cuidado com a conduta, vivem livres e soltos, sem que nada lhes aconteça. Preciso é compreender que, neste mundo a humanidade toda sofre do mesmo mal, a imperfeição; raros são os que não se deixam arrastar por alguma delas, mesmo que uma vez ou outra. Nem sempre se é possível acompanhar alguém até o entardecer da sua existência, quando muitas vezes experimenta dores acerbas e dificuldades. Caso tudo corra bem, se é que se pode assim dizer, não se pode anestesiar para sempre a consciência que em algum momento, aqui ou na vida espiritual, vai transferir o espírito para dentro das realidades emocionais que criou, exigindo-lhe devolver o que tirou, reparar os sentimentos que lesou para se recompor intimamente.

A ninguém é licito julgar as ações dos outros como nos ensinou Jesus, até porque, disse ele: “com a mesma medida com que medirdes sereis medidos”, avisando-nos que todos temos campos conscienciais avariados para consertar e melhorar para ser feliz.

O homem só poderá resistir aos apelos externos e internos se puder lembrar-se que não é um corpo mas um espírito vivendo em corpo temporário, de onde terá que partir a qualquer momento. Ao retornar à casa verdadeira deverá como forma de crescimento responsabilizar-se  por tudo o que tiver feito enquanto encarnado; pequenos e  grandes os atos assumem aparências relevantes. Segundo Jesus, o homem é responsável até pelos seus pensamentos, que Deus conhece.

Portanto, mesmo que os exemplos do mundo sejam os mais inadequados possíveis, que os convites apetitosos proponham seguir por este ou aquele caminho, melhor ponderar e buscar as reservas morais, construídas na renúncia e na decisão sempre digna.           Necessário a qualquer um buscar a sua espiritualização. Deixar pendências morais é atrasar a própria felicidade.

Sempre se poderá recomeçar, porém, nem sempre nas mesmas condições atuais; mesmo difíceis elas representam extensão da misericórdia divina que, amenizou o fardo devido, na medida dos ombros de cada um.

MEDITA E ORA DESEJANDO RECONHECER O MELHOR A FAZER PELA TUA PAZ E TRANQUILIDADE.

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP