Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/15-10-2012.htm

 

 

 

 

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

XV–  As grandes necrópoles

 

 

 

     A maneira de sepultar os mortos no antigo Egito foi quase sempre subterrânea e, neste sentido, os pesquisadores não registraram grandes avanços nos seis milênios que medearam a pré-dinastia e o final do período romano.

     Os sepultamentos ocorreram em covas simples, nas sepulturas escavadas nas encostas rochosas ou ainda, em câmaras construídas com tijolos de barros ou pedra.

     O método das covas, muito utilizado nos tempos pré-dinásticos, foi o mais persistente ao longo de toda história do Egito por ser acessível às classes mais pobres.

     As sepulturas escavadas nas rochas têm exemplares espalhados por todo o país.  Dezenas delas podem ser contempladas nas belas paredes do monte Tabet El-Haua, uma esplêndida paisagem à margem do Nilo, em Assua, ou nas famosas necrópoles de Sacará, Gizé e Tebas.

     No estudo das necrópoles egípcias, a atenção dos especialistas concentram-se quase sempre nas obras que foram edificadas sobre as câmaras funerárias, invariavelmente em forma de “capelas de oferendas”. Eram nelas que ficavam os pertences dos mortos, o altar das ofertas e um sem número de representações e fórmulas que os egípcios cultuavam como o guia para a alma na eternidade.  Essas belas construções no Antigo e Médio Império se apresentaram sob duas formas: as Mastabas, construções quadradas com as paredes ligeiramente inclinadas, e as pirâmides, em forma de degraus, como em Sacará, ou as de faces lisas e pontiagudas, como as de Gizé.

     No Novo Império, as chamadas tumbas não mais apresentavam construções externas visíveis e os templos funerários eram separados daquelas, uma alternativa adotada para tentar fugir dos olhares cúpidos dos ladrões de túmulos.

 

Sacará

     Vizinho da cidade do Cairo, constitui-se no complexo funerário mais extenso do Antigo Egito e, sob o ponto de vista histórico, é o mais importante. Seu nome deriva do deus “Sokar” patrono da necrópole.

     O interesse por Sacará tem uma explicação mais que convincente. Ali se encontram exemplares de túmulos que remontam da primeira dinastia até as épocas ptolomaicas, um impressionante acervo arqueológico colecionado ao longo de mais de três milênios.

     Como as sepulturas egípcias são riquíssimas em escritos e desenhos que retratam as cenas do dia-a-dia, esse cemitério é uma verdadeira história ilustrada de todo o período faraônico. Ainda hoje, a busca de riquezas arqueológicas enterradas em suas imediações, sob as areias saarianas, constitui-se em verdadeiro filão para os arqueólogos que ali fazem inesgotáveis descobertas.  É o caso, por exemplo, do descobrimento, em 1975, da tumba de Horemheb, comandante supremo e regente de Tutancâmon, que, com a morte inesperada do jovem faraó, acabou reinando em seu lugar.

     No ano de 1976, num túmulo de pedra na estrada de Unas, foi encontrada uma múmia identificada como a mais antiga já descoberta no Egito, tendo permanecido naquele local por mais de 4 mil anos.

     Procurada pelos arqueólogos, vem sendo a tumba de Imhotepe, o famoso arquiteto da Pirâmide dos Degraus, ao que parece sepultado naquele cemitério.

     Em suas adjacências, encontra-se um vasto complexo de palácios e templos que são os mais antigos modelos de construção de pedra em larga escala, o Palácio Heb-Sed, a Casa do Sul e as inscrições em grafita nos muros do santuário.

     Também se destacam a chamada Casa do Norte, com os mais antigos exemplares de colunas papiriformes; Serdab, encerrando uma réplica da estátua de Djoser, cujo original encontra-se no Museu do Cairo; e a Cobra Frieze, próxima da qual, a trinta metros de profundidade, foi encontrado o apartamento funerário de Djoser.

     Dignos de menção são a famosa Pirâmide de Unas (V dinastia), escavada por Mariette em 1881, contendo os famosos “Textos das Pirâmides”, a pirâmide de Teti (VI dinastia), além de várias Mastabas e inúmeros sarcófagos de pedra espalhados pela areia.

     Não menos importante é o “Serapeum”, uma das maravilhas de Sacará, o imenso complexo subterrâneo de 64 criptas funerárias, 20 das quais ainda contendo os imensos sarcófagos de granito dos “Boi Ápis” com suas oitenta toneladas.

     Ainda em Sacará, foram descobertas várias estelas funerárias que registram a cronologia dos faraós, de Amenófis III até os Ptolomeus, com números de dias, semanas e anos de seus reinados.

 

Gizé

     É o sitio arqueológico que ganhou notoriedade por abrigar as três maiores e melhores pirâmides construídas durante o Antigo Império, ou seja, as dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, todos governantes da IV dinastia.

     Ainda que as grande pirâmides e a Esfinge de Gizé sejam os monumentos mais importantes da região, o platô de Gizé não pode ser considerado como completamente explorado, possibilitando novos achados ao longo do tempo.

     Também ali, sob o mar de areia, o encontro de tesouros arqueológicos é a expectativa constante dos escavadores.

     O último monumento descoberto, a Mastaba V, provavelmente da I Dinastia, teria sido construída durante o governo de Djete (2.980 a.C). Embora o nome de seu proprietário não seja conhecido, a presença de 56 sepulturas de auxiliares  indicam ele ou ela pertenciam à elite real.

     Nas proximidades das pirâmides, foram descobertos vários barcos funerários, um deles, cuja reconstrução durou vários anos, está exposto no local do seu encontro.

     No lado leste da Grande Pirâmide, foi localizado o túmulo de Hetepheres, mãe de Quéops, com algumas indicações de que poderia também ter abrigado um dos faros do período.

     As pirâmides, cujos comentários a respeito de sua construção merecem um capitulo á parte, possuíam em seu interior vários corredores e câmaras, uma das quais, provavelmente, guardava o sarcófago com o corpo do faraó. Tantos elas, as pirâmides, como as Mastabas, foram despojadas de suas riquezas, ao que parece pelos ladrões de túmulos, à época do Primeiro Período Intermediário, quando ocorreu a queda das autoridades responsáveis pela manutenção.

 

O Vale dos Reis

    Os faros do Novo Império, visando obter um local mais tranqüilo e seguro para última morada, escolheram os vales do outro lado do Nilo, defronte de Tebas, para implantação de sua necrópole. É conhecido como Vale dos Reis.

     Os sepulcros desse recanto montanhoso seguem um estilo mais ou menos comum e consistem em grandes poços escavados na rocha em estilo de escadas, á vezes íngremes, comportando várias câmaras, entre elas uma que abrigava o sarcófago real. Eram vedadas por portas seladas em alvenaria, encobertas por aterro e não mais possuíam as grandes obras que as encimavam, como nos períodos precedentes. Os templos funerários passaram a ser construídos à parte.

     Porém, ainda que aparentemente ocultos, da mesma forma que as pirâmides e as mastabas, os túmulos de Tebas não se livraram da costumeira rapinagem. Salvo o de Tutancâmon, encontrado quase intacto, todos os demais acabaram praticamente vazios, embora ostentando ainda em suas paredes riquezas artísticas de valor inestimável.

     Muitas das múmias expostas no Museu do Cairo e procedentes de Tebas só chegaram até nós porque os sacerdotes em várias épocas, tentando proteger os soberanos dos ladrões, os enterraram improvisadamente em sepulturas feitas às pressas, amontoadamente, sem qualquer daqueles cuidados dispensados em suas ricas sepulturas originais. No Vale dos Reis encontram-se entre outros os esplêndidos túmulos de vários Ramsés, de Seti I, Amenófis II, Horemheb (que também tinha um escavado em Sacará), Tutmés III, Hatshepsute, Mineftá e do célebre Tutancâmon.

 

O Vale das Rainhas

     É conhecido hoje por Biban El-Harim e fica a menos de dois quilômetros do Vale dos Reis. Os antigos egípcios o chamavam de Set Neferu, que significa “sede da Beleza”.

     A expedição arqueológica comandada pelo italiano Ernesto Schiaparelli descobriu, entre 1903 e 1906, cerca de oitenta tumbas, muitas delas em estado calamitoso, algumas com vestígios de incêndios e outras reduzidas a mera condição de estábulos. Nessas tumbas estiveram sepultadas as rainhas e os príncipes de sangue real das dinastias XIX e XX. Ali se pode contemplar a tumba da rainha Titi, possivelmente esposa de Ramsés IV, com sua colocação predominantemente rosada; a de Amon-her-Khopechef, filho de Ramsés III, a da rainha Nefertari, esposa de Ramsés II, uma verdadeira jóia arquitetônica e a melhor preservada; a de Kamuast, também filho de Ramsés III, igualmente de soberba decoração, com cenas de oferendas e tributos pintados com cores intensas e brilhantes.

 

Próximo artigo: As Pirâmides

 

Pirâmide de Sacará, na região do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

Ficheiro:Imhotep-Louvre.JPG

Estatueta em bronze de Imhotepe. Museu do Louvre, Paris, França;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Imhotep-Louvre.JPG

Complexo funerário de Sacará, nas proximidades do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

Estátua de Djoser. Museu do Cairo, Egito

Foto Ismael Gobbo

O rio Nilo na região de Luxor, antiga Tebas. Ao fundo na margem Oeste se situam os Colossos de Menon e várias

necrópoles dentre as quais as do Vale dos Reis e do Vale das Rainhas. Foto:  Ismael Gobbo

File:SFEC AEH -ThebesNecropolis-2010-FULL-Overview-039.jpg

Vista aérea da região das  famosas necropoles tebanas.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:SFEC_AEH_-ThebesNecropolis-2010-FULL-Overview-039.jpg

File:Saqqarah 082005.JPG

Entrada do “Serapeum” de Sacará onde se encontram os grandes túmulos dedicados aos touros sagrados,

  “Touro Ápis”, descobertos pelo egiptólogo francês Auguste Mariette em 1851

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Saqqarah_082005.JPG

Necrópole dos Príncipes. Nas paredes do monte Tabet  El-Haua “acima dos ventos”, em Assuã,

podem ser vistas numerosas tumbas escavadas, pequenos templos funerários e o Mausoléu

de Aga Khan, falecido em 1957. Foto Ismael Gobbo

Templo de Hatshepsute em Deir-el-Bahari. Projeto concebido pelo arquiteto Senemute em dois pisos

e escavado na rocha. foto Ismael Gobbo

O Egiptologista italiano Ernesto Schiaparelli que descobriu a tumba de Nefertari.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Ernesto_Schiaparelli

File:Maler der Grabkammer der Nefertari 004.jpg

Pintura mural na tumba de Nefertari, esposa de Ramsés II.

Vale das Rainhas, Tebas. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Nefertari

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco. Encontro Fraterno 2012

Salvador, BA

 

12/10/2012

 

O que se prenunciava grandioso, tornou-se magnífico. Os primeiros momentos vivenciados na noite do dia 11 de outubro corroboram o adjetivo. Tocados, todos, por dúlcidas inspirações de melhoria, sentiram-se estimulados a realizar as mudanças íntimas que se fazem necessárias na vida dos que realmente começaram a despertar para os novos ares promovidos que se fazem presentes na face do Planeta.

Iniciando as atividades diárias e preparando as mentes e corações, o coral da Sociedade Espírita Idelfonso Corrêa, de Curitiba/PR, interpretou belíssimas canções, páginas enriquecedoras, pois que permite aos ouvintes serem conduzidos à transcendência.

Divaldo apresentou as conclusões a que chegou o Dr. Orlando Cassares, antropólogo do Museu da Cidade do México e considerado a maior autoridade da cultura Maia. O Dr. Orlando informa, com base em seus estudos e pesquisas sobre o calendário Maia, que os eles não tinham qualquer conhecimento sobre o fim do mundo, mas de ciclos que se encerram e ao mesmo tempo inicia-se outro, um renovar incessante.

A Era nova deverá ser da solidariedade, do amor, da fraternidade. Pela Lei cósmica do Amor, a Terra passará a experimentar as características de um mundo regenerador, uma nova era para a humanidade praticar as Leis Morais com maior acuidade.

A atual fase vivenciada é caracterizada pela chegada de entidades oriundas de outras dimensões mais evoluídas. Sábios, da antiguidade e modernos, estão se reencarnando, renascem, igualmente, os grandes gênios, os pensadores, todos contribuindo para que o Planeta Terra alcance novo estágio mais elevado. Os avanços do conhecimento científico, as crianças prodigiosas que estão renascendo em todas as latitudes do Planeta comprovam, com seus saberes e habilidades precoces que realmente são os seres da nova era, participando de um novo período, o amanhecer de uma nova era.

Divaldo se utilizou de várias informações e conhecimento trazidos pelo nobre autor espiritual Manoel Philomeno de Miranda e que se acham contidas no livro Amanhecer de uma nova era, psicografado por Divaldo Pereira Franco. O Planeta Terra se depura nos aspectos geológicos, sociológicos e morais. Os velhos hábitos devem ceder lugar às novas injunções do progresso, informa o benfeitor Manoel Philomeno de Miranda.

Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas, apresentou diversas informações de Joanna de Ângelis e que estão contidas em suas obras, ampliando o conhecimento e estimulando os participantes a empreender novas atitudes, reformulando-se intimamente, colaborando efetivamente com Jesus ao se melhorar moralmente, espiritualmente.

O sofrimento, disse o Paulo de Tarso dos dias atuais, é o efeito que as criaturas humanas experimentam por violentar as Leis de Deus. É uma lei da vida, sendo também o instrumento pelo qual se expressa o amor. Para elucidar essa tão controvertida questão, Divaldo discorreu e analisou o Mito de Quiron.

Orador por excelência, Divaldo cativa seus ouvintes. Como símbolo de superação, Divaldo Franco, o peregrino do Cristo dos dias atuais apresentou a história do maestro George Frideric Handel que após recuperar-se de diversas dificuldades, inclusive de saúde. Handel, um dos maiores compositores de todos os tempos, compôs febrilmente durante 24 dias ininterruptos o oratório Messias, uma obra sobre o Mestre Nazareno, cujo ponto culminante encontra-se em O Aleluia. Esta ópera foi apresentada pela primeira vez em Dublin, no dia 13 de abril de 1742, quando Handel, após ensaiar um coro de 200 vozes, reconquistou sua fama.

Com seu verbo catalizador, capaz de proporcionar a exteriorização de emoções aos mais introspectivos e céticos, Divaldo narrou a comovente história do menino Francesco Leonardo Beira, nascido em 27 de dezembro de 2000. Diagnosticado como portador de um câncer na região que une o cerebelo ao cérebro, e tendo sido submetido a seis cirurgias cerebrais e vários tratamentos quimioterápicos, jamais se queixou, apesar do sofrimento que experimentava.

Nenhuma reclamação pronunciava. Era um anjo de ternura. Desencarnou em 13 de fevereiro de 2011. Seu pai, numa singela e comovedora homenagem, entoou a canção Emoções de Roberto Carlos, e ao finalizar, emocionando a todos, recebeu a participação do público, unidos em coro, compartilhando ativamente da justa homenagem ao menino que nunca se abateu, sempre sorridente, cativando o afeto de todos.

Encerrando o profícuo dia de intensas atividades e recheado de grandes emoções, Divaldo liderou uma experiência de visualização terapêutica. Momento especialíssimo em que, cada um interiorizando-se, buscou harmonizar-se verdadeiramente. O encontro, pelo seu conteúdo e proposta, é psicoterapêutico, segundo vem sendo informado por Divaldo Franco, devendo se constituir em marco delimitador entre o passado e o futuro de cada participante comprometido com sua melhora íntima, com a melhora da humanidade, realizando efetivamente as mudanças que se fazem necessárias.

 

Um fraterno abraço
Paulo Salerno
(51) 3248-5084 / 9973-2224

 

 

 

 

Programação da XI Semear- Semana Espírita de

Araxá, MG

 

 

(Informação recebida em email de Folha Espírita  Francisco Caixeta  [[email protected]])

 

 

 

 

 

Mais de 500 pessoas assistiram o XI Femeu

Uberaba, MG

 

 

 

            Mais de 500 pessoas assistiram o XI FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, realizado pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba no dia 29 de setembro No Teatro Sesiminas, em Uberaba-MG.

Se apresentaram 19 músicas, sendo elas: A Grande Transição – Cotia-SP; Amigo Chico – Vitória-ES; Cantiga Espírita – Ribeirão Preto-SP; Conexão Mágica – Nilópolis-RJ; Elisa – Franca-SP; Momento Oportuno – Franca-SP; Prece de Gratidão – Campo Grande-MS; Rainha Anônima – Uberlândia-MG; Triade Divina (Deus, Cristo, Espiritismo) – Belo Horizonte-MG; Anjos Sem Asas – Uberaba-MG; Bom Dia – Uberaba-MG;

Convite – Uberaba-MG; É Só Amar – Uberaba-MG; Jesus, O Mestre dos Mestres – Uberaba-MG; Mãos à Obra Adote Um Idoso – Uberaba-MG; Me Dê a Mão – Uberaba-MG; O Amor Não Tem Religião – Uberaba-MG; Revelações – Uberaba-MG; Vivendo – Uberaba-MG.

As músicas vencedoras foram:

Revelações – Uberaba-MG, interpretada por Wilson Ribeiro Borges Filho e Dára Lorena ganhou os prêmios: 1º Lugar, Melhor Arranjo, Melhor Intérprete e Melhor Letra.

Vivendo – Uberaba-MG, interpretada por Walda Bocate Bertoldi ganhou o 2º lugar.

O Amor Não Tem Religião – Uberaba-MG, interpretada por Murilo Limma e Jotta Junior ganhou o 3º lugar.

Participaram do Juri: Adriana Aparecida Gomes de Queiroz; Rosana De Freitas Terra; Paulo Constâncio da Silva; Mateus Barbosa De Oliveira.

A Web Rádio Fraternidade fez a cobertura do FEMEU e na noite de sua realização, a rádio recebeu 301 acessos e 8 via celular. Os acessos foram dos países: EUA, Inglaterra, Japão, Brasil, Suíça, outros não identificados. Do Brasil as principais cidades que estiveram conectados foram: Belo Horizonte, Uberlândia, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Goiânia, Santos e outras.

Acompanharam ainda linkados com a Web Rádio Fraternidade as emissoras:

Web Rádio Nova Fraternidade – http://www.webradionovafraternidade.com.br/, Maceió/AL e a Web Rádio Discípulo espírita – TTP://www.radiodiscipuloweb.com/ Guaíba/RS.

            A ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas se fez representada por seu diretor Mateus Barbosa de Oliveira, que seu reuniu com todos os músicos e falou do papel da ABRARTE em favor da arte espírita, além de ser um dos quatro jurados.

O XI FEMEU foi realizado com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som, Skala Cosméticos, e River Auto Peças; do artista plástico Rhaavi Dionísio (Uberaba-MG); das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, Francisco Cândido Xavier e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); de Meive Sene Rosa (cerimonial); da SOLIS Publicidade; do Centro de Cultura José Maria Barra – Teatro Sesiminas; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita.

Veja toda a reportagem fotográfica do XI FEMEU no blog do FEMEU - http://femeu.blogspot.com.br/.

 

Depoimentos:

            Mais um “festival” de harmonia em gratidão a Deus, Nosso Pai Celestial e a todos que buscam fazer a vontade Dele.  Pena que o esforço dos participantes não conseguiu vencer em todos a tendência multissecular de continuar ruminando o mal que trazem dentro de si em detrimento das bênçãos que não cessam de cair sobre nós através daqueles que se superam, se apagam, se sublimam – mesmo que por instantes – para que “Ele cresça e eu diminua”.

            Parabéns a todos os participantes e aos realizadores.

Antônio César Francisco, integrante do Grupo Vocal Amor Cristão – música “Convite” de beraba.

            Agradecemos muito a todos vocês por termos participado, e principalmente pelo seu carisma, pela sua dedicação. Deus o abençoe.

            Até o próximo FEMEU!   

Conceição, em nome de todos do Coral Sebastião Lasneau – música “Triade Divina, Deus, Cristo, Espiritismo” de Belo Horizonte-MG.

 

            Venho através desse e-mail, agradecer a oportunidade que me foi concedida de mostrar minha musica no festival. O trabalho com a musica é muito importante, pois atinge diretamente o coração das pessoas.

            Parabéns pela organização do festival que a meu ver foi perfeito.

            Mais uma vez, obrigado e que a espiritualidade continue auxiliando você e todos os envolvidos no evento.

            Que Deus abençoe!

Lucinei Rodrigues – música “Jesus, O Mestre dos Mestres” de Uberaba.

 

            Luiz, parabéns pelo seu grande esforço, parabéns aos competentes jurados, parabéns pela justiça feita ao Wilson que leva as melhores músicas apresentadas nos FEMEU’s (a música do Wilson foi cantada por 2 vozes. Se tivesse sido cantada por várias vozes o resultado poderia ter sido outro).

            Esperemos que no próximo FEMEU tudo seja melhor.

            Abraços e parabéns pela garra. Valeu e muito, acontecer mais um FEMEU.

 José Humberto, integrante do Grupo Musical Boa Nova – música “Bom Dia” de Uberaba-MG.

 

            Primeiramente gostaríamos imensamente de agradecer a oportunidade de participarmos do XI FEMEU.

            Foi uma experiência muito gratificante e realizadora de podermos introduzir a Libras (língua de sinais) dentro deste movimento. Inclusive aproveitamos para ressaltar a presença de surdos na plateia contemplando o festival, o que caracteriza inclusão social na doutrina espírita.

            Desta forma, alcançamos o nosso principal objetivo de forma satisfatória.

Sheila Cardoso Paiva, integrante da Mocidade Espírita Henrique Krugger – música “Mãos à Obra, Adote um Idoso” de Uberaba-MG.

 

            À Coordenação do Festival de Músicas Espíritas, realizado em Uberaba, em particular ao companheiro Luiz Carlos.

            Eu, Geraldo Pereira Paulo, particularmente agradeço pela seleção de nossa música TRIADE DIVINA, como música Espírita, para ser apresentada, nesse respeitável evento. Outrossim, a nossa alegria,  foi  imensurável.

            Quero também, com minha pequena percepção do âmbito espiritual, enfatizar que a presença da Espiritualidade que supervisiona o movimento espírita musical, na Terra, não regateou a dispensa de recursos fluídicos em favor da acalorada assistência que prestigiou o Trabalho dos artistas espíritas, os quais, naquela noite, abrilhantaram tal acontecimento. Repito que a presença dos benfeitores Espirituais foi de grande valia para todos nós, sendo de nosso saber que só Entidades do plano Maior proporcionam os benefícios que recebêramos na ocasião.   

            Luiz, o meu muito obrigado pela oportunidade.

O irmão, Geraldo Paulo do Coral Sebastião Lasneau – música “Triade Divina, Deus, Cristo, Espiritismo” de Belo Horizonte-MG.

 

            Participar do XI FEMEU foi uma experiência bastante enriquecedora.

            Foram momentos contagiantes de paz e harmonia em derredor da arte espírita vivenciada através da música. Somente os presentes podem testemunhar sobre as emanações melodiosas que, do palco, atingiram os corações de todos que estavam conectados com o evento. Parabéns aos organizadores, aos realizadores e aos músicos que fizeram desse momento tão descontraído uma verdadeira oportunidade de evangelização da alma através da arte espírita.

Agradeço imensamente a oportunidade de ter podido participar desse maravilhoso evento.

            Desejo sucesso na preparação e realização de sua próxima edição.

            Abraços fraternos.

Rick Debiazze – música “Amigo Chico” de Vitória-ES.

 

            O Festival este ano superou o do ano passado, local, som e iluminação.

            Parabéns, com certeza o festival esta na hora de passar de nacional para internacional.

Abraços Fraternos

Walda Bocate Bertoldi – música “Vivendo” de Uberaba-MG.

 

            Fiquei muito feliz de participar e gostei de todas as músicas.

            Para mim o festival foi algo sensacional, além de a minha estada em Uberaba proporcionar-me a oportunidade inestimável de conhecer a obra do maior brasileiro de todos os tempos. Como foi apresentado, o festival está muito bom. Não tenho condições para tecer críticas ou sugestões. Acho que a organização foi irreprochável e só posso apresentar-lhe meus elogios, esperando ser convidado para o próximo.

Adir Guimarães – música “Prece de Gratidão” – Campo Grande-MS.

 

            Nós de Franca, nos sentimos muito honrados em participar do XI FEMEU, uma iniciativa tão nobre que estimula a produção musical no meio espírita.

            Parabéns pelo evento!

            Esperamos contar com essa galera no próximo FECEF.

Lígia Benate – Coordenadora do FECEF – Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita em Franca

 

            Achei a comissão de jurados muito boa. A música do Wilsinho foi a melhor em todos os sentidos e foi reconhecida, que alegria para nós! O segundo lugar também foi uma música muito boa com interpretação excelente.

            Tem muita coisa boa para ser apontada, mas o bom mesmo é a oportunidade dada aos músicos de mostrarem o seu trabalho. As músicas que as pessoas gostarem serão cantadas e o compositor ficará gratificado com isto. Tem muitas outras coisas, mas vou ficando por aí. Parabéns pelo trabalho!

Jane Ribeiro dos Santos – Grupo Esp. Cairbar Schutel / Uberaba

 

Luiz Carlos de Souza

Coordenador do XI FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba – 2012

 

 

 

 

Reunião Lítero Musical Doutrinária

Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

 

Registro. Richard Simonetti em roteiro pelo Rio Grande do Sul

Viamão, Cachoeirinha, Porto Alegre RS

 

Ocorreu no dia 05 de outubro, nas dependências do Colégio Stella Maris, o 2º Encontro Municipal Espírita de Viamão, com o tema: “Quem tem medo da morte?”.  O escritor e orador Espírita Richard Simonetti, natural da cidade de Bauru-SP, proferiu a palestra que emocionou os 750 inscritos para o evento.

O encontro foi promovido pela União Municipal Espírita (UME) de Viamão, em parceria com a Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS e com a Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes de Porto Alegre.

No dia 04 de outubro, Simonetti esteve na Sociedade Espírita Francisco de Assis na cidade de Cachoeirinha, onde abordou o tema: “Uma Lição de Vida”. No dia 06, foi a vez da capital gaúcha. Na ocasião, ocorreu n turno da tarde o seminário “Trabalho, Solidariedade e Tolerância” e a noite proferiu a palestra “Amar e Viver em Paz”, no auditório da S.B.E. Bezerra de Menezes.

Participou do programa “VIDA: DESAFIOS E SOLUÇÕES”, de responsabilidade da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, de forma muito clara e objetiva esclarecendo e consolando a todos que o acompanhavam pela TV.

Com alegria e entusiasmo Simonetti realizou o roteiro previsto em solo gaúcho. Distribui sorrisos e autógrafos com a jovialidade e humildade dos colaboradores da Seara do Cristo, Contribuindo cada vez mais na divulgação do Espiritismo no Brasil e no mundo.

 

(Abaixo fotos da palestra com Richard Simonetti  em Viamão, RS)

palestra com Richard Simonetti  em Viamão, RS

palestra com Richard Simonetti  em Viamão, RS

 

palestra com Richard Simonetti  em Viamão, RS

 

 

 

 

6º. Encontro Espírita da Família

Taboão da Serra, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

Movimento Espírita Japonês

Grupo de Estudos Espíritas “Francisco de Assis”. Gunma-Ken, Japão

 

 

(Informação recebida em email de Adalberto Prado de Morais- Tio Ada)

 

 

 

 

Importante

 

Movimento Espírita Japonês

Participe da campanha “Livros para o Japão”

 

Acesse o blog:

http://adejapaodivulgespirita.blogspot.com.br/ 

 

 

(Informação em email de Adalberto Prado de Morais)

 

 

 

 

Eventos espíritas programados para

Panorama, SP

 

 

(Informação recebida em email de edson-luis Silva [[email protected]])

 

 

 

 

8ª. Feira do Livro Espírita no C.E. Chico Xavier

Santos, SP

 

O Centro Espírita Chico Xavier realizará em sua sede social, Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, 225 – Marapé - Santos,

a sua 8ª Feira do Livro Espírita, no dia 27/10/2012, sábado, a partir das 14 horas, conforme arquivo em anexo.

 

Estaremos vendendo livros novos e usados, de vários autores como Francisco Cândido Xavier, Yvonne Amaral Pereira, Divaldo Pereira Franco, Suely Caldas Schubert, José Carlos de Lucca, Severino Celestino, Haroldo Dutra, Hermínio de Miranda, etc...

Teremos também livros infantis e infanto- juvenis, além de DVD’s.

Durante o evento teremos leitura de poesias e venda de doces, salgados e refrigerantes.

 

Venham prestigiar a nossa Feira do Livro Espírita e adquirir livros a preços abaixo do mercado, pois, o nosso principal objetivo é a divulgação da Doutrina Espírita.

Beijos,

Rose.

 

(Informação recebida em email de Rosemeire [[email protected]])

 

 

 

 

Estudo na AME-Pará vai focalizar  capitulo “Mecanismos da Mente” de “Evolução em dois mundos”. Belém, Pará

 

Queridos Sócios e amigos ,

Dando continuidade ao nosso Estudo que ocorre mensalmente todas as terceiras terça-feira do mês,

queremos convidá- lo a participar de nosso estudo que acontecerá no dia 16 de outubro de 2012,   onde será abordado o XVI Capítulo –

 " Mecanismos da Mente " do livro " Evolução Em Dois Mundos", de André Luiz, psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira, Facilitador : Dr. José Do Espírito Santo Carvalho jn.

Aguardamos você no endereço abaixo:

Local : Tv. 03 De Maio, n. 695, Ed. Tropical Center, Térreo

esquina com a Av. Magalhães Barata

Hora: 19:30

Abraços fraternos,

 

DIRETORIA DA AME-PA

 

Diretor Adm. : Jorge Carvalho -

Diretor Científico: lberto Almeida -

Diretora de Ensino : Marilda Cruz -

Diretora Financeira: Célia Medeiros -

Contato : Davyna Carvalho -

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

O “Dia das Crianças” na Casa da Caridade

Araçatuba, SP

 

Com participação dos trabalhadores e grande engajamento da mocidade espirita,  aconteceu a festa do Dia das Crianças na Casa da Caridade, departamento da Aliança Espírita Varas da Videira, na tarde deste sábado 13 de outubro. Com muita alegria, comida e grande participação, o tradicional evento foi um sucesso. Parabéns a todos. (Ismael Gobbo) 

 

 

 

 

Programação do XIX Mês Espírita de

Presidente Prudente, SP

 

 

(Informação recebida em email de José Gilson Joaquim)

 

 

 

 

VI Expoesp- SEEIC- 2012

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Alvaro [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Palestras e festa para as crianças em

Três Lagoas, MS

 

 

O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, de Três Lagoas  (MS),  comemorou na noite de sexta-feira, dia 5 de outubro,  o inicio das homenagens aos 208 anos  do nascimento de Allan Kardec. (Ele nasceu em 3 de outubro de 1804, em Lion, França).  O evento teve início na sexta-feira, 5,  com D. Ana Ferreira, presidente da Casa Espírita Dr. Bezerra de Menezes, de Pereira Barreto  (SP), que  falou sobre a missão de Allan Kardec.

Nos dias 10 e 11 o jornalista Luiz Correa entregou  200 brinquedos na creche Irmã Sheilla e começou a visita as crianças carentes.

Sexta-feira, dia, 12, Waldemiro Giachetta foi o convidado para a palestra. E na programação foi comemorado também o dia das crianças, com bolo, refrigerante, brinquedos, balas, doces,  etc..

As doações para a realização da festa  teve a participação  das Industrias: FIBRIA, Água Aquarela, Dr. Fernão Pompeo de Camargo, Mário Márcio Arantes, Drª. Alessandra Fonseca Arantes, Floriso, Irman Ferraz, Leda Cofacci, Jorge Elias, Gilberto Uehara (Gurgel),  Industria Klin entre outros.

  O restante dos brinquedos doados foi distribuído em vários pontos de diversos bairros de Três Lagoas, ao pessoal carente.

Na sexta-feira, dia 19, o convidado é o professor Aparecido de Carvalho, de Ilha Solteira  (SP). Fechando o mês, no dia 26, será a vez do brilhante Coral Vozes da Fraternidade, regido pela maestrina Solange e pelo violinista Gabriel.

Há  mais de  17 anos  que o  jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho  e sua esposa Elzi Garcia Corrêa, e outros colaboradores do centro Espírita João Grosso e Maria João de Deus, promovem  a festa  do Dia da Criança. 

Foi assim que há mais de 14 anos, numa comemoração do Dia da Criança, houve a Multiplicação do Bolo, quando um bolinho de 2.350 gramas se multiplicou em milhares de pedaços, servindo às mais de 1.300 crianças presentes.

 

Fonte: Jornal Correio de Três Lagoas

 

Palestra com Waldemiro Giachetta

Waldemiro entregando brinquedos para as crianças

crianças recebem brinquedos

 

 

 

 

Palestra: Depressão e Aspectos Mediúnicos no Lar da Irmã Celeste

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Gouveia [[email protected]])

 

 

 

 

Filme E a Vida Continua

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Espetáculo Beneficente:

Dia 21 de outubro, domingo, 10 horas

ingressos à venda

Cine Art Café

preço único: R$ 10,00

Espírito Santo do Pinhal - SP

Promoção: Grupo da Fraternidade Espírita

"Irmão Flácus"

Abraço

Ary

(Informação recebida em email de Ary Oswaldo Leite da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Leia o jornal O Espírita Fluminense

Niterói, RJ

 

Acesse aqui:

http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com.br/p/downloads.html

 

 

 

 

 

 

Nota do Departamento de Comunicação do

Centro Espírita Bezerra de Menezes. Miami, Flórida, EUA

 

PORTUGUES, ENGLISH AND ESPAÑOL

 

Querido amigo(a),

Estamos fazendo atualização em nosso sistema de envio de mensagem de textos por telefone, caso você deseje receber informações de nossas atividades, necessitamos de sua ajuda.


Você deve enviar uma mensagem de texto para (925) 241-5641 e escreva  o seguinte texto " @bez " sem aspas. Após o envio, você receberá um texto automático solicitando o seu nome completo, simplesmente retorne esse email com seu nome. Após esse segundo envio, você receberá um novo texto com o agradecimento de sua inscrição em nosso sistema.

Esse sistema é totalmente automatizado, e não é possível a troca de mensagens. Você vai apenas receber as mensagens, não é necessário envios de respostas.
No nosso sistema não aparece qualquer números apenas o nome que você colocar; com isso não temos como fornecer esse numero para outras empresas, esse dado é privado e confidencial.

Lembramos apenas que, caso haja alguma mudança de numero, volte a fazer a sua inscrição.

Obrigado por ajudar ao nosso Centro Bezerra de Menezes na implantação de novos recursos, para difundir essa nossa doutrina.

 

SE VOCE JÁ SE INSCREVEU, QUEIRA DESCONSIDERAR ESSA MENSAGEM.


Joselito Costa Jr
Depto. Comunicação
Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Center
Miami, Florida

 

----------------------------------------------------------------------------

Dear friend 

We are upgrading our system to send text messages by phone if you wish to receive information of our activities, we need your help.


You must send a text message to (925) 241-5641 and enter the the following text "@ bez" without quotes. After submission, you will receive an automatic text requesting your full name, simply return this email with your name. After this second submission, you will receive a new text with the thanks of your enrollment in our system.

This system is fully automated, and it is not possible to exchange messages. You will only receive the messages, it is not necessary submissions of responses.
Our system does not appear in any numbers just the name that you put, with this we can not provide this number to other companies, this data is private and confidential.

Just remember that if there is a change of number, re-do your application.

Thanks for helping our Center Bezerra de Menezes in the implantation of new features to our spread this doctrine.

 

IF YOU ALREADY DID. PLEASE, PLEASE DISREGARD THIS MESSAGE.

 

Joselito Costa Jr
Dept. communication
Bezerra de Menezes Spiritist Center Kardecian
Miami, Florida

 

-------------------------------------------------------------------------------------

Querido amigo (a)

Estamos actualizando nuestro sistema para enviar mensajes de texto por teléfono si desea recibir información de nuestras actividades, necesitamos su ayuda.


Usted debe enviar un mensaje de texto al (925) 241-5641 e ingrese el texto siguiente: "@ bez" sin las comillas. Después del envío, usted recibirá un texto automático solicitando su nombre completo, devuelva este correo electrónico con su nombre. Después de esta segunda comunicación, recibirá un nuevo texto con el agradecimiento de su inscripción en nuestro sistema.

Este sistema es completamente automatizado, y que no es posible para intercambiar mensajes. Usted sólo recibirá los mensajes, no es necesario presentaciones de respuestas.
Nuestro sistema no aparece en los números sólo el nombre que le puso, con esto no podemos proporcionar este número a otras empresas, esta información es privada y confidencial.

Sólo recuerde que si hay un cambio de número, vuelva a hacer la solicitud.

Gracias por ayudar a nuestro Centro  Bezerra de Menezes en la implementación de nuevas funciones para nuestra propagación de esta doctrina. 

 

SI YA HAS REALIZADO, POR FAVOR IGNORE ESTE MENSAJE.

 

Joselito Costa Jr
Dept. communication
Bezerra de Menezes Spiritist Center Kardecian
Miami, Florida

 

 

 

 

 

Programações da Kardec Rádio

Baltimore, EUA

 

www.kardecradio.com

 

KR Oct banner

 

 

Participate and Win !   OCtober at KR

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja as noticias de Portugal

 

Acesse o site da Federação Espírita Portuguesa

http://www.feportuguesa.pt/site/

 

 

(Com colaboração de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica semanal  “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Veja no site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

Leia o boletim da AME-Brasil

outubro 2012

 

Acesse:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/outubro_2012.html

 

 

 

 

 

Leia o boletim “Caminheiros da Luz”

Osvaldo Cruz, SP

 

Acesse aqui:

www.caminheirosdaluz.wordpress.com

 

 

 

 

(Informações em email de edson-luis Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Maneira de orar

 

    22. O dever primordial de toda criatura humana, o primeiro ato que deve assinalar a sua volta à vida ativa de cada dia, é a prece. Quase todos vós orais, mas quão poucos são os que sabem orar! Que importam ao Senhor as frases que maquinalmente articulais umas às outras, fazendo disso um hábito, um dever que cumpris e que vos pesa como qualquer dever?

    A prece do cristão, do espírita, seja qual for o seu culto, deve ele dizê-la logo que o Espírito haja retomado o jugo da carne; deve elevar-se aos pés da Majestade Divina com humildade, com profundeza, num ímpeto de reconhecimento por todos os benefícios recebidos até aquele dia; pela noite transcorrida e durante a qual lhe foi permitido, ainda que sem consciência disso, ir ter com os seus amigos, com os

seus guias, para haurir, no contacto com eles, mais força e perseverança. Deve ela subir humilde aos pés do Senhor, para lhe recomendar a vossa fraqueza, para lhe suplicar amparo, indulgência e misericórdia. Deve ser profunda, porquanto é a vossa alma que tem de elevar-se para o Criador, de transfigurar-se, como Jesus no Tabor, a fim de lá chegar nívea e radiosa de esperança e de amor.

    A vossa prece deve conter o pedido das graças de que necessitais, mas de que necessitais em realidade. Inútil, portanto, pedir ao Senhor que vos abrevie as provas, que vos dê alegrias e riquezas. Rogai-lhe que vos conceda os bens mais preciosos da paciência, da resignação e da fé.

Não digais, como o fazem muitos: “Não vale a pena orar, porquanto Deus não me atende.” Que é o que, na maioria dos casos, pedis a Deus? Já vos tendes lembrado de pedir-lhe a vossa melhoria moral? Oh! não; bem poucas vezes o tendes feito. O que preferentemente vos lembrais de pedir é o bom êxito para os vossos empreendimentos terrenos e haveis com freqüência exclamado: “Deus não se ocupa

conosco; se se ocupasse, não se verificariam tantas injustiças.” Insensatos! Ingratos! Se descêsseis ao fundo da vossa consciência, quase sempre depararíeis, em vós mesmos, com o ponto de partida dos males de que vos queixais. Pedi, pois, antes de tudo, que vos possais melhorar e vereis que torrente de graças e de consolações se derramará sobre vós. (Cap. V, nº 4.)

    Deveis orar incessantemente, sem que, para isso, se faça mister vos recolhais ao vosso oratório, ou vos lanceis de joelhos nas praças públicas. A prece do dia é o cumprimento dos vossos deveres, sem exceção de nenhum, qualquer que seja a natureza deles. Não é ato de amor a Deus assistirdes os vossos irmãos numa necessidade, moral ou física? Não é ato de reconhecimento o elevardes a ele o vosso

pensamento, quando uma felicidade vos advém, quando evitais um acidente, quando mesmo uma simples contrariedade apenas vos roça a alma, desde que vos não esqueçais de exclamar: Sede bendito, meu Pai?! Não é ato de contrição o vos humilhardes diante do supremo Juiz, quando sentis que falistes, ainda que somente por um pensamento fugaz, para lhe dizerdes: Perdoai-me, meu Deus, pois pequei (por

orgulho, por egoísmo, ou por falta de caridade); dai-me forças para não falir de novo e coragem para a reparação da minha falta?!

    Isso independe das preces regulares da manhã e da noite e dos dias consagrados. Como o vedes, a prece pode ser de todos os instantes, sem nenhuma interrupção acarretar aos vossos trabalhos. Dita assim, ela, ao contrário, os santifica. Tende como certo que um só desses pensamentos, se partir do coração, é mais ouvido pelo vosso Pai celestial do que as longas orações ditas por hábito, muitas vezes sem causa determinante e às quais apenas maquinalmente vos chama a hora convencional. V. Monod. (Bordéus, 1862.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XXVII, item 22)

 

File:Giovanni Bellini 002.jpg

Oração no horto de Giovanni Bellini. Imagem: http://it.wikipedia.org/wiki/File:Giovanni_Bellini_002.jpg

Jardim do Getsêmani com antigas oliveiras. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP