Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 16 de outubro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/16-10-2012.htm

 

 

 

 

Na trilha do Mestre

 

Partindo Jesus dali, viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e O seguiu. (Mateus 9:9)

É importante verificar que o Mestre não estabelece condições para que o discípulo lhe compartilhe a jornada.
Não pergunta se ele se julga dotado com a força conveniente...
Se é fraco de espírito...
Se é demasiado imperfeito...
Se sofre em família...
Se possui débitos a solver...
Se padece tentações...
Se está acusado de alguma falta...
Se retém valores de educação...
Se é rico ou pobre de possibilidades materiais...
O Senhor diz apenas segue-me, como quem afirma que, se o aprendiz se dispõe realmente a segui-lo, será suprido de socorros eficientes, em todas as suas necessidades.
A lição é clara e expressiva. Reflitamos nela para que não venhamos a permanecer na sombra da indecisão.

Emmanuel/Francisco Cândido Xavier
Do livro: "Benção de Paz" - EDIÇÃO GEEM

 

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

File:The Evangelist Matthew Inspired by an Angel.jpg

Pintura de Rembrandt. O Evangelista  Mateus inspirado por um anjo

imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:The_Evangelist_Matthew_Inspired_by_an_Angel.jpg

 

 

 

 

Registro. Seminário “Paulo e Estevão” em

Florianópolis, SC

 

A Federação Espírita Catarinense promoveu no dia 13 de outubro o Seminário “Paulo e Estêvão – 70 anos”, na sede da OAB, em Florianópolis. Houve grande número de participantes e contou com atuação de dirigentes da FEB: o presidente interino Antonio Cesar Perri de Carvalho e os diretores Célia Maria Rey de Carvalho e Roberto Fuina Versiani. Além dos convidados, compuseram a mesa o vicepresidente da FEB Ricardo Mesquita, dirigente do CRE de Florianópolis e Adeilson Sales. Informações: [email protected], www.febnet.org.br

 

Fotos: mesa dos trabalhos e público.

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco. Encontro Fraterno

Salvador, BA

 

 

13/10/2012

 

Texto: Paulo Salerno

Fotos:Jorge Moehlecke

 

No início do terceiro dia já era visível, nas atitudes de cada um, as mudanças para melhor. Havia mais cumprimentos espontâneos, naturais sorrisos, confiança. A estima, a fraternidade, a gentileza começavam a se exteriorizar com maior naturalidade, as conversas fluíam, a integração estava acontecendo naturalmente, estimuladas pelos conceitos enriquecedores apresentados pelo nobre tribuno espírita.

Que ninguém duvide da excelência do bem, disse Divaldo, iniciando as atividades do dia que começou com belíssimas músicas do repertório nacional e internacional. Narrou, com sentida emoção, o encontro de Jesus com seus discípulos, apresentando-lhes, com antecedência, o que se seguiria nas horas imediatas e que culminaria com o Seu holocausto. Com compaixão, produzida pela misericórdia e pelo amor, anunciou que outro consolador estaria entre os homens, relembrando suas mensagens e ensinando outras que não eram possíveis naquela oportunidade. Ao longo do tempo, próximo ou recuado àquela época, suas predições foram se concretizando.

A narrativa sobre a ação libertadora a favor do rabino Eliachim ben Sadoc, entidade infeliz que, desde o fim do século XV, tornou adversário de Jesus, foi simplesmente impressionante, tal como o atendimento a Martina, envolvida no processo de reajuste, onde, em ambos os casos o amor das respectivas mães, com o concurso dos Benfeitores, logrou contribuir para o esclarecimento, consolo e reajuste. Essas narrativas, em todas as suas cores e matizes estão no livro Amanhecer de uma nova era, de Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo Franco.

Nesses processos, onde estão envolvidos personagens que se encontram em planos vibratórios diferentes, observa-se a excelência das atividades de divulgação doutrinária, dos passes, do atendimento fraterno que devem ser executados com qualidade nas instituições espíritas. O amor é de essência divina e não isenta o amado de suas responsabilidades, a vitória do bem é ilimitada e nunca a criatura encontra-se a sós, pois que o amor de Deus permeia tudo e todos, destacou o expositor.

A agressividade foi estudada segundo dois parâmetros: a destrutiva e a construtiva. Com base nos estudos do psicoterapeuta Piero Ferrucci, Divaldo abordou essa questão relativa aos aspectos destrutivos, tais como: autodestruição, sarcasmo e irritação; crueldade, ressentimento e frustração; mania de criticar, belicosidade e zombaria; sabotagem passiva, queixumes; malevolência e fanatismo; raiva, rancor, mau-humor e hostilidade; despeito e vingança.

Como exemplos de agressividade construtiva, o nobre conferencista citou o grandioso e belo trabalho executado pelos artistas, escultores, compositores. Como as belíssimas esculturas de Michelangelo que as retirava dos blocos brutos de mármore a golpes fortes de suas ferramentas, por exemplo.

Diversas obras da mentora espiritual Joanna de Ângelis formaram uma base sólida onde Divaldo se apoiou para falar sobre os procedimentos libertadores, tais como esse que se acha estampado no cap. 3 do livro Encontro com a paz e a saúde: O processo de desenvolvimento emocional, de amadurecimento psicológico, inegavelmente, apresenta-se no ser humano, quando este adquire hábitos saudáveis de conduta comportamental, resultado da superação das suas tendências primárias que cedem lugar às aspirações da beleza, da saúde, do bem-estar.

Já Manoel Philomeno de Miranda em sua novel obra, aqui já citada, afirma: Diluem-se as sombras da ignorância, embora persistam alguns desmandos do vandalismo de breve duração. A vitória do bem e do amor torna-se incontestável e, em triunfo instala-se o amanhecer de uma nova era.

O anfitrião do Encontro Fraterno, tal qual um pai amoroso, foi deitando nos corações esperançosos que o escutavam as lições imorredouras da vida. A presentou e analisou com acurada visão psicológica cada elemento que compõe o mito de Sísifo onde são trabalhadas as questões do ego e do self, da astúcia e da realidade, do subterfúgio e da verdade. O self deve sempre predominar, presidindo os atos que a criatura amadurecida psicologicamente executa. O ego, por sua vez, faz com que a criatura iluda-se pensando ter resolvido o problema, quando na verdade, só posterga, agravando e dificultando a solução.

Inúmeras perguntas muito bem elaboradas foram realizadas, ensejando a Divaldo prestar mais alguns esclarecimentos sobre os diversos assuntos abordados relativos à temática proposta do amanhecer de uma nova era. Concluída o período das respostas, passou Divaldo a conduzir os participantes em mais um exercício de visualização, com alto grau de aproveitamento.

 

Um fraterno abraço
Paulo Salerno
(51) 3248-5084 / 9973-2224

 

 

 

 

 

13ª. Semana Espírita

Campos do Jordão, Brasil

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Campos do Jordão, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro.  Palestra  com Therezinha Oliveira no mês espírita de

Araçatuba, SP

Therezinha Oliveira

Seminário na União Espírita Paz e Caridade, Araçatuba, SP

 

O evento  inaugural do Mês Espírita de Araçatuba aconteceu na manhã deste domingo, 14 de outubro de 2012, na União Espírita Paz e Caridade “Abrigo Ismael”. Com ótimo público  a excelente oradora Therezinha Oliveira desenvolveu o Seminário “Pureza Doutrinária”. Na oportunidade Therezinha foi incumbida de passar às mãos do presidente da União Espírita Paz e Caridade, o ofício da Prefeitura Municipal de Araçatuba com o Decreto no. 7492,  de 26 de setembro de 2012,  que homenageou com nome a uma das ruas de Araçatuba, o Sr. Francisco Martins Filho, que foi presidente da UEPC por muitos anos e um dos destaques do movimento espirita de Araçatuba.  (Cidinha Michelin)

 

O apresentador Nelson Custódio

Therezinha com a amiga Cynira, público, e Therezinha entregando documento-homenagem ao dirigente Ariovaldo Vassoler

Therezinha e o presidente da UEPC Osvaldo Generoso e público

 

 

LEI N.° 7.492 – DE 26 DE SETEMBRO DE 2012
“Denomina FRANCISCO MARTINS FILHO  a Rua 3 do Residencial Beatriz”

 

                        O PREFEITO MUNICIPAL DE ARAÇATUBA,

 

FAÇO SABER que a Câmara Municipal de Araçatuba aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

 

                        Art. 1.° Fica denominada FRANCISCO MARTINS FILHO a Rua 3 do Residencial Beatriz, que inicia na Rua 9 e termina na Rua 6.

 

                        Art. 2.° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇATUBA, 26 de setembro de 2012, 103 anos da Fundação de Araçatuba e 90 anos de Sua Emancipação Política.

 

 

 

APARECIDO SÉRIO DA SILVA

Prefeito Municipal

 

 

 

ÉDERSON DA SILVA

Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação

 

Publicada e arquivada pela Assessoria de Apoio, Controle e Elaboração dos Atos Oficiais do Gabinete do Prefeito, nesta data.

 

 

 

VALDEMIR SARAIVA DA SILVA

Assessor de Apoio, Controle e Elaboração dos Atos Oficiais

 

 

 

 

 

 

IV Encontro Espírita de

Nova Resende, MG

 

Caro (a) Contato/Amigo (a)

 

Gostaríamos de convidá-lo (s) (a) (s) para o IV ENCONTRO ESPÍRITA DE NOVA RESENDE.
Programação em anexo.

Sua presença será uma honra para nós e o Movimento Espírita.
Desde já consignamos que, não se encontra subliminarmente inserido no convite a esperança de que mude de religião, vindo para as fileiras da Doutrina dos Espíritos e assim seja salvo, etc, etc, ou algo do tipo.
Não, não é essa a intenção, desde que se sinta bem em alguma das Escolas Religiosas existentes que o fortaleçam na fé e no enfrentamento das questões postas além de apresentar orientações convincentes para os fatos da vida que assim permaneça, cresça e frutifique, pois já cursas o bom caminho evolutivo.
Esperamos sim, que o Evento seja uma oportunidade de conhecer a Doutrina Espírita, sua forma e modo de atuação, com isso desmistificando jargões e ideias erroneamente propaladas, vendo o grande Mestre Jesus e a aplicação de suas orientações, também sob a ótica Espírita, esperando contribuir também para seu caminhar evolutivo.
O tema deste ano Saúde e Espiritualidade busca trazer alguma orientação nesse enfoque - físico/espiritual, em especial neste momento em que constatamos que a medicina, apenas, não está conseguindo tratar totalmente as querelas humanas, com ênfase para aquelas denominadas "doenças da alma". Importante frisar que não se trata aqui de orientação para o abandono do uso da medicina, muito pelo contrário, trata-se de tentativa de compreensão dos males e enfermidades que nos tomam facilitando assim e muitas vezes a atuação médica quando necessária.

Já foi dito "MENTE SÃ EM CORPO SÃO"; "VÁ E NÃO PEQUES MAIS"; "PEDIS E ABRIR-SE-VOS-A" "EU NÃO VIM DESTRUIR A LEI" e esperamos ver essas orientações e outras mais, aplicadas também à nossa saúde física.
O corpo é o berço da alma/espírito, meio e oportunidade de aqui estarmos (encarnados), e também dele devemos fazer bom uso para o bom proveito da existência, além de tentar compreender porque às vezes a doença e males nos tomam e assim também a nossos entes queridos.
Trata-se de um evento simples, anualmente realizado e que procura levar para além das paredes do Centro Espírita tão bela e orientadora luz, o conhecimento.
Caso não queira ou não possa, não há a obrigatoriedade de participação em todo o evento. Caso queira ou necessite, escolha na programação o momento que queira participar e venha fazer parte de mais esse esforço na busca da disseminação de boa orientação.    
A entrada é franca, não se exige o uso de qualquer tipo especial de vestimenta, muito pelo contrário fique à vontade para poder participar.
Pede-se apenas que se traga o espírito aberto a orientações, que sempre o são, deveras interessantes e importantes.
Assim, esperamos contar com Vossa honrada presença.    
Seja bem vindo e traga quem Você ama, necessita ou merece momentos de paz e informações.
Cumprimentos.
Até o evento

Diretoria do
CENTRO DE ESTUDOS ESPÍRITAS - O SEMEADOR.
Rua Salomão Sales, nº 292, Bairro Centro

***haverá sorteio de obras Espíritas durante o evento.

Contatos–

(35) 9177.8077 (Ivan) – 9966.0034 (Leliane) – 9817.9860 (José Maria) – 9973.4444 (José Ranulfo)

NOVA RESENDE - MG
12/10/2012

 

(Informações recebidas em email de  José Maria Nova Resende - MG [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra “Por Entre as Dores” com Aloisio Silva

Araraquara, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ariovaldo Cesar Junior [[email protected]])

 

 

 

Semana Espírita 2012 de

Muzambinho, MG

                                                                                 

Locais: Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo

e Centro Espírita Amor e Caridade

Todos os dias da semana de 15 a 19 de outubro, às 20:00
Convite à Filosofia Espírita

Segunda-feira (15/10) no C.E.Amor e Caridade:

Paulo Henrique Bueno (Carmo do Rio Claro)

tema: “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”

Terça-feira (16/10) no C.E.Eurípedes Barsanulfo:

Hélcio Vieira
tema: “O LIVRO DOS MÉDIUNS”

Quarta-feira (17/10) no C.E.Amor e Caridade:

Lincoln Vieira Tavares 
tema: “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”

Quinta-feira (18/10) no C.E.Eurípedes Barsanulfo:

Aparecido José da Silva 
tema: “O CÉU E O INFERNO”

Sexta-feira (19/10) no C.E. Amor e Caridade:

Maria Francisca (Poços de Caldas),
tema: “A GÊNESE”

Escolha a (s) sua (s) palestra (s) e participe!

Todos os dias:

Distribuição gratuita de obras espíritas aos participantes.

 

Contamos com a sua presença!
Divulgue! Prestigie! Participe!
O Movimento Espírita do Sul de Minas Gerais agradece!

 

AME - ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA 

DE POÇOS DE CALDAS-MG

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Therezinha Oliveira

Itu, SP

 

 

Palestra com  Therezinha  Oliveria, dia 20 de outubro, sábado, ás 20,00 horas, na Associação Espírita Cabaninha de Antonio de Aquino, Rua Benjamin Constant, 144, ITU/ SP. O tema a ser desenvolvido por Therezinha PUREZA DOUTRINÁRIA.

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

Palestras e Seminário com Ana Jaicy Guimarães

Jales, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Jane Maiolo)

 

 

 

 

Jornada AME-SP 2012 na FEESP

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Associação Médico-Espírita de São Paulo [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Orador Jhon Harley Moreira Marques fala sobre a  vida do médium Chico Xavier em  Florianópolis e Barra Velha, SC

 

Momentos de muita emoção e espiritualidade, aliados a grandes reflexões sobre a vida do médium Chico Xavier, foram vivenciados neste sábado, dia 13, e domingo, dia 14, em Florianópolis e Barra Velha, respectivamente, durante os seminários proferidos pelo pesquisador, professor e psicólogo Jhon Harley Moreira Marques

 

Jhon é considerado o principal biógrafo de Francisco Candido Xavier em sua terra natal, Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, e apresentou nas cidades catarinenses temáticas constantes do seu seu livro “O Voo da Garça”, da Editora Vinha de Luz, primeira biografia de Chico escrita por um pesquisador da terra natal do médium.

 

Em seminários promovidos na Sociedade Espírita Obreiros da Vida Eterna (SEOVE), em Florianópolis, e no Centro Espírita Jesus de Nazaré (CEJN), em Barra Velha, Jhon destacou que o principal objetivo do livro foi enaltecer a figura humana de Chico Xavier, distanciando-a de muitas obras que abordam o líder religioso como um mito.

 

Utilizando instrumentos e orientações do campo da História, principalmente no que diz respeito ao uso e à interpretação das fontes orais, escritas e iconográficas disponíveis, na obra o autor transita entre o acadêmico e o poético, fazendo uma analogia entre uma revoada de garças, ocorrida em 2 de abril de 1910, e a permanência de uma delas entre nós.

 

Segundo Moreira Marques, eleito no último dia 3 de outubro “o brasileiro mais importante de todos os tempos”, após votação popular contabilizada pela emissora SBT, Chico é provavelmente o brasileiro mais biografado de todos os tempos – mais de 200 autores falaram sobre sua vida.

 

Na psicografia, o médium atingiu um recorde absoluto – 466 livros publicados até agora – e 75 anos de absoluta renúncia. Nas palestras, Jhon mostrou que apesar dessa vida incrível e dos fenômenos, incompreensões e desafios que o cercaram, Chico era absolutamente humano. “Muitos mitificaram o Chico, mas eu falo do homem que conheci e convivi por 21 anos”, observa Jhon Harley.  

 

Detalhes curiosos da vida de Chico foram apresentados em fotos, durante as exposições: a pobreza em que a numerosa e simplória família vivia por volta de 1910, ano em que Chico nasceu; a primeira professora e os primeiros patrões; as casas onde ele foi criado e a igreja católica que frequentava; a primeira sede do Centro Espírita Luiz Gonzaga, fundado pelo médium e seu irmão, José Xavier.

 

Um detalhe chamou atenção de Barra Velha: fotos inéditas do monsenhor Sebastião Scarzello, o padre que protegeu Chico da incompreensão familiar e popular, já que o menino era considerado “aluado”- ou seja, um lunático, pois não se compreendia a mediunidade que o cercava.

 

“Foi o padre Scarzello que conseguiu o primeiro emprego, na fábrica de tecidos, para o Chico, que começou a trabalhar aos 10 anos de idade”, destacou Jhon. Esse emprego, segundo Marques, protegeu Chico de uma internação em sanatório.

 

Anos depois da vivência com Chico, o padre, depois monsenhor, veio para o interior de Barra Velha, atualmente onde está Santa Cruz, hoje pertencente a São João do Itaperiú. O padre atuou no Patronato do Morro dos Monos, em Santa Cruz, e em seguida, mudou-se para Joinville, onde, já idoso, veio a ser falecer e onde está sepultado.

 

132 livros presenteados

 

Jhon ainda detalhou experiências emocionantes vividas por ele junto de Chico: os 132 livros que ganhou dele, as madrugadas de atendimento junto às famílias desesperadas, plantões em frente à casa do Chico, esperando para poder ser recebido em momentos em que familiares do médium o preservavam, além das visitas feitas por Chico à casa dos pais de Jhon.

 

“Chico era absolutamente respeitoso com as religiões. Minha mãe era católica, apostólica, romana, brasileira e pedro-leopoldense”, brincou Jhon. “Um dia, o Chico me perguntou qual era o santo de devoção de minha mãe. Eu disse que era Nossa Senhora da Conceição”, relata. “Então, certa feita chegamos visitá-lo em Uberaba e ele veio em direção à minha mãe, com uma foto de Nossa Senhora da Conceição, autografada por ele. Era o respeito do Chico às religiões”, acrescentou o autor.   

 

Ainda de acordo com Jhon, sua obra é apenas mais uma contribuição para compreender a figura humana do médium mineiro, embora não seja a única visão sobre esse religioso que marcou todo um século.

 

As palestras em Santa Catarina, segundo o dirigente espírita e psicólogo Luiz Mello, de Florianópolis, já foram um evento preparatório para o 9º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra, confirmado para acontecer no ano de 2016, em Florianópolis.

 

(Texto e fotos recebidos em email de Geraldo Lemos Neto)

Público no seminário com Jhon Harlei na SEOVE, Florianópolis, SC

Jhon Harley em Florianópolis e público e em Barra Velha e público no CEJN

Público no seminário em Barra Velha, SC com Jhon Harley M. Marques

 

Monsenhor Sebastião Scarzelli

Crédito: MARQUES, Jhon Harley Madureira. O voo da garça – Chico Xavier em Pedro Leopoldo | 1910-1959. 2.

 ed. Belo Horizonte: Vinha de Luz Editora, 2010. p. 105.

 

 

 

 

1816º. EFAS- Encontro Fraterno Auta de Souza

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Programação de Palestras do Centro Espírita Semeadura de Jesus

Guarulhos, SP

 

Olá, Amigos 

Abaixo a programação das palestras do

CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

do mês de OUTUBRO de 2012.

 

Será uma grande alegria recebê-los lá!!!!

 

Grande abraço

Edson

 

CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192   -   Guarulhos  (SP)    

Próximo ao Colégio Agnus Dei (Antigo 9 de Julho) na Av. Salgado Filho (Descendo a Rua da Escola é a 1ª esquina do lado esquerdo)

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS – OUTUBRO/2012

( Horário das Palestras: 20h00min)

Data

Palestrante

Tema

01/10/12

Edson S. Hamazaki

Allan Kardec o codificador

08/10/12

Plínio Penteado

A missão de Allan Kardec

15/10/12

Sonia Maria C. Oldani

O Evangelho Segundo o Espiritismo

22/10/12

Luiz Antonio Vianna

Inimigos desencarnados

29/10/12

Eugenivaldo Silva Fort

O papel da Casa Espírita na regeneração do planeta

Grupos de Estudo da Doutrina Espírita

Todas as Sextas-feiras das 19:45 às 21:30 horas

O Livro dos Espíritos / O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Livro dos Médiuns / O Céu e o Inferno

Todos são BEM-VINDOS!!

Não é necessária inscrição, basta comparecer.

 

Caso não queira continuar recebendo e-mails com 

convites/informações sobre eventos espíritas,

responda com: REMOVER DA LISTA.

 

(Informação recebida em email de Edson Hamazaki)

 

 

 

 

Palestra com Professor César Reis

Franca, SP

 

O emérito conferencista César Reis (Rio de Janeiro-RJ), fará um seminário no dia 21 de outubro de 2012, domingo, às 9h, no Teatro Judas Iscariotes, Rua José Marques Garcia, 395, Franca-SP, sobre o tema “A arte na divulgação da Doutrina Espírita”.

César Reis é professor universitário graduado em Matemática, pós-graduado em Pesquisa Operacional; autor de livros infantis; emérito conferencista; membro do Conselho Deliberativo do Lar Fabiano de Cristo; presidente do Conselho Superior da Cruzada dos Militares Espíritas do Brasil e redator do boletim do SEI - Serviço Espírita de Informação.

            Ele aproveitará o evento para divulgar a Rede Social do Bem e o cartão OBEM, um cartão de crédito com bandeira mastercard, que proporciona o financiamento de iniciativas que favoreçam  a divulgação do BEM.

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "USE/Franca"
nos Grupos do Google.
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
[email protected]

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Richard Simonetti no Oficina de Luz

Carapicuíba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

8ª. Feira do Livro Espírita do C.E. Chico Xavier

Santos, SP

 

 

O Centro Espírita Chico Xavier realizará em sua sede social, Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, 225 – Marapé - Santos, a sua 8ª Feira do Livro Espírita, no dia 27/10/2012, sábado, a partir das 14 horas, conforme arquivo em anexo.

Estaremos vendendo livros novos e usados, de vários autores como Francisco Cândido Xavier, Yvonne Amaral Pereira, Divaldo Pereira Franco, Suely Caldas Schubert, José Carlos de Lucca, Severino Celestino, Haroldo Dutra, Hermínio de Miranda, etc...

Teremos também livros infantis e infanto- juvenis, além de DVD’s.

Durante o evento teremos leitura de poesias e venda de doces, salgados e refrigerantes.

 

Venham prestigiar a nossa Feira do Livro Espírita e adquirir livros a preços abaixo do mercado, pois, o nosso principal objetivo é a divulgação da Doutrina Espírita.

Beijos,

Rose.

 

(Informações recebidas em email de Rosemeire [[email protected]])

 

 

 

 

Almoço em prol da Creche Lar do Alvorecer

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de AME Brasil [[email protected]])

 

 

 

 

Newsletter da Light and Peace

Adelaide, Austrália

 

1a quiz Out 12

 

Olá,

O grupo da Light and Peace agradece o apoio da comunidade pelo sucesso da Garage Sale que aconteceu no último dia 22 de setembro. O sucesso do evento permitiu alcançarmos os objetivos propostos.

Obrigado aos amigos presentes e a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram com o evento.

SEMINÁRIO COM DIVALDO FRANCO

Renovamos o convite para o Seminário Psicologia da Gratidão com Divaldo Franco no próximo dia 25 de outubro (5ª feira) com início ás 18h no Light and Peace Spiritist Centre, 271 Carrington St – Adelaide.

Divulgue essa oportunidade para amigos e familiares que possam ter interesse no Seminário. Mais informações você encontrará no site do Light and Peace.

PRÓXIMAS PALESTRAS

15/10/12 Os Misericordiosos. Palestrante: Carlinha
22/10/12 Orgulho e Humildade. Palestrante: Giuliano

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SITE

Notícia »

Chico Xavier vence e é eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

A grande final de O Maior Brasileiro de Todos os tempos aconteceu na noite desta quarta, 3 de outubro, na sede do SBT, em São Paulo. Após encerrada a votação,...

Artigo»

A Missão de Allan Kardec

“A missão dos reformadores está cheia de escolhos e de perigos e a tua é rude, disso te previno, porque é o mundo inteiro que se trata de agitar e de transformar.”-...

Mensagem»

Convocação – Bezerra de Menezes

Nós fomos chamados por Jesus para tornar o mundo melhor. Não foi por acaso que na hora última a voz do Divino Pastor chegou até nós. Não nos encontramos no...

Palavras de Allan Kardec

“O Espiritismo não vem procurar os perfeitos, mas os que se esforçam em o ser pondo em prática os ensinos dos Espíritos. O verdadeiro espírita não é o que alcançou a meta, mas o que sinceramente quer atingi-la. Sejam quais forem os seus antecedentes, que será bom espírita desde que reconheça suas imperfeições e seja sincero e perseverante no propósito de se emendar”

Equipe da Light and Peace

 

(Informação recebida em email de Light And Peace Spiritist Center [[email protected]])

Ficheiro:AdelaideSkyline.jpg

Adelaide, Austrália. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:AdelaideSkyline.jpg

 

 

 

Leia o informativo da Abrarte - 

Associação Brasileira de Artistas Espíritas

 

Acesse aqui:

http://www.abrarte.org.br/downloads/nf.php

 

 

 

 

 

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/agradecerparaservir.html

 

 

 

 

 

 

Garimpando na literatura espírita

 

 Como ficaria o mundo sem o amor das mães? (1)

Raymundo Rodrigues Espelho

Campinas, SP

[email protected]

 

 

 Você é mãe e me escreve, entristecida pelas considerações que ouviu de alguém.

 Disse-lhe esse alguém, que a sociedade somente exalta o amor materno para engordar a mulher, para "dourar a pílula" no papel que lhe é destinado na estrutura social.

Segundo esse alguém, a mulher é conduzida a viver em sacrifício e apagadamente, no interior do lar, satisfazendo ao egoísmo dos filhos e do marido.

Que isso é cômodo para a sociedade, mas injusto para com a mulher, que não se realiza plenamente como pessoa, ficando um ser bitolado e dependente na estrutura social.

Que, para iludir a mulher e levá-la a permanecer no papel que lhe assinalaram, chovem os elogio e encômios à

maternidade.

Você ouviu e estava tão cansada das lutas de cada dia!... Doía-lhe um pouco a incompreensão dos familiares. E aquela voz parecia falar com tanta certeza...

Deprimiu-se e começou a pensar: Será, mesmo? Será que me dedico ingloriamente, explorada pelo egoísmo social?

Posso ajudá-la a meditar a respeito?

Permita-me lembrar a você que quem assim lhe falou viu apenas o aspecto material da questão. Tudo, neste mundo, examinado pelo ângulo do materialismo e de uma única existência, se reduz e empobrece, quando não se transforma em absurdo e inutilidade.

Você, porém, não desconhece que somos espíritos imortais e evoluídos através de existências inumeráveis, recebendo sempre da vida, pela lei de ação e de reação, os efeitos de nossos atos.

Também sabe que nos encarnamos para disciplinarmos as tendências infelizes e desenvolver as potencialidades sublimes de nosso Espírito.

É ainda do seu conhecimento que somente pela lei do amor conseguiremos, aqui ou além, semear com acerto e felicidade, para colher situações melhores.

 Por certo você já chegou à convicção que compete a todos nós, espíritos ligados a este planeta, construir em nós e nos que nos rodeiam as bases de uma humanidade cristã, único meio de obtermos um mundo regenerado amanhã.

Que essa construção somente se obtém educando, o asseverava Vinícius, inesquecível evangelizador. E o Cristo aceitou como título de honra ser chamado Mestre, não mestre-escola apenas, não só instrutor, mas educador. A educação, portanto, é a mais elevada e importante missão sobre a Terra.

E aí está você, no trabalho da educação cristã, no reduto do lar, no ambiente da família, célula da pátria e da humanidade.

Dizem que outros colocaram você aí por egoísmo. Mas você própria, se pudesse analisar os benefícios que essa tarefa lhe traz, pelo que enseja de disciplina e desenvolvimento pessoal como pela possibilidade de cooperação ao processo geral, você própria, depois de esclarecida, não escolheria esse mesmo ambiente e essa mesma missão?

Sim, essa tarefa lhe absorve bastante a atenção, o tempo, as forças. Afinal, não se educa a distância, nem em rápidos contatos com alguém, nem a curto prazo. A modelagem das almas requer convivência, vigilância, serviço, afetividade. Somente assim chegamos a conhecer alguém, a estabelecer vínculos de confiança e intimidade e a transmitir, pelo exemplo perseverante, o ideal que nos anima.

Mas, se você organizar atividades e distribuir o tempo com proveito, não estará proibida de se atualizar, de se integrar na comunidade, entendendo à satisfação de anseios válidos outros, além de educadora do lar.

Não se entristeça mais, pois. Que seria da Humanidade sem aqueles que aceitam viver em renúncia para que o bem geral se faça?"  Vós sois a luz do mundo!" Não falou assim Jesus aos seus discípulos? " Brilhe a vossa luz para que os homens a vejam e louvem a Deus!"  Não foi o que ele pediu?

Esteja certa minha irmã, de que, no amor das mães, que sustentam a sociedade a Humanidade vê, sim, a bondade e a providência divina. Por isso lhe exalta o nome e a missão da maternidade. Enquanto brilharem as mães em renúncia e devotamento, no reduto do lar, o mundo poderá crer no amor e esperar em Deus.

Você sabe que é assim e, muitas vezes, sente em seu coração a benção do Senhor, nas alegrias do afeto e nas colheitas da sua semeadura como educadora.

Retome o bom ânimo, amiga! E a quem lhe disse tanta coisa impensada e infeliz, indague apenas:

 Como ficaria o mundo, sem o amor das mães?

 

(1) Therezinha Oliveira, Mulher e mãe - Uma homenagem. Ed. Allan Kardec, Campinas-SP.

www.allankardec.org.br

 

(Texto recebido em email de Raymundo R. Espelho)

Monumento Mãe Preta. Estátua que simboliza o momento da amamentação

Largo do Paissandu, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP