Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 20 de outubro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/20-10-2012.htm

 

 

 

 

 

 

Fidelidade Doutrinária

 

José Passini

Juiz de Fora, MG

 

 

 

Há pessoas que estão sempre a buscar atalhos, soluções prontas, para agirem sem o esforço da análise, do exame cuidadoso, conforme recomenda o Apóstolo Paulo: “Examinai tudo; retende o bem.” (I Ts, 5: 21). Essas pessoas, por certo, ainda não entenderam a inspirada assertiva do Codificador, ao grafar na folha de rosto do primeiro livro eminentemente religioso da Doutrina, O Evangelho segundo o Espiritismo: “Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.” O esforço para a construção dessa fé inabalável é penoso para aqueles que desejam receber tudo pronto. Os que assim se posicionam têm muitas dúvidas no terreno da fidelidade doutrinária. Seria do seu agrado o estabelecimento de um index para orientar o que deveriam ler, de um manual de procedimentos para as atividades desenvolvidas nos centros espíritas e, também, de uma cartilha de orientação para o seu próprio procedimento em sociedade.

         Em relação à fidelidade doutrinária, há posições as mais variadas assumidas pelas pessoas. Há aquelas que desejariam houvesse uma lista de obras “condenadas”, o que lhes facilitaria a escolha para a leitura de informações seguras, sem terem que “esquentar a cabeça”. No outro extremo, outras há que reagem negativamente a qualquer tipo de avaliação ou de juízo formulado sobre uma publicação, tachando tal ato como estabelecimento de um index.

         Nesse contexto, deve ser lembrado que uma das características marcantes do Espiritismo é exatamente a liberdade que confere aos seus profitentes. Liberdade aprendida com Jesus, que nunca constrangeu ninguém a fazer ou deixar de fazer algo, simplesmente porque lhe fora ordenado. O Mestre sempre buscava levar o ouvinte a entender os seus ensinamentos, raciocinando sobre eles, o que obtinha através dos diálogos que estabelecia.

         Muitas passagens discutíveis do Novo Testamento, muitas palavras e frases atribuídas a Jesus, lá estão porque o Alto o permitiu. Apesar de muitos cortes, acréscimos e adaptações, o essencial foi conservado intacto. O que se tornou objeto de discussão serve para aprendermos a raciocinar em termos de fé e exercitarmos o bom-senso. Se Jesus tivesse vindo para trazer-nos fórmulas acabadas de salvação – tão a gosto dos simplistas – não teria sido carpinteiro, mas sim canteiro, pois trabalhando com pedras teria oportunidade de deixar seus ensinamentos insculpidos em lajes, como verdadeiras “receitas” de salvação, a serem seguidas ipsis verbis pelos séculos afora. Esse desejo do Mestre, de conduzir seus discípulos ao estudo e à reflexão, fica muito claro quando recomenda: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo, 8: 32).

         Dentro dessa perspectiva, como encontrar o ponto de equilíbrio entre os que querem um index e um manual de procedimentos, e aqueles que advogam liberdade ampla, total e irrestrita? Avaliar se uma obra ou uma prática está em consonância com os princípios doutrinários é tarefa para quem conhece realmente a Doutrina. Daí, a necessidade do estudo, da reflexão, da análise serena e desapaixonada, a fim de que se chegue à conclusão do que está de acordo e do que está em confronto com as verdades que o Espiritismo esposa.

         A preservação da fidelidade doutrinária no que diz respeito às práticas desenvolvidas numa entidade espírita é mais fácil, pois ninguém usaria velas, bebidas, fumaça, roupas especiais, imagens, rituais, etc. Entretanto, quando se trata do uso da palavra, seja oralmente, seja por escrito, a tarefa de verificação se torna mais difícil. Mais difícil porque esbarra, quase sempre, no personalismo camuflado numa capa de inovação, renovação, atualização, etc.

         A mediunidade tem sido veículo para a divulgação de muitas “novidades” que deveriam ter merecido acurado exame antes de se terem transformado em folhetos e, principalmente, em livros. Infelizmente, o encantamento provocado pelo fenômeno ainda oblitera a visão de muitos, conduzindo-os a entendimentos equivocados.

         Se houvesse mais estudo da Codificação, por certo o número de obras anti-doutrinárias existentes, tanto pela ação de médiuns quanto de leitores seria bem menor, para não dizermos nulo. Temos o exemplo maior em Kardec, que se conservou sereno e judicioso, embora a imensa emoção que deve ter sentido ao comprovar a imortalidade da alma, ao “descobrir” o Mundo Espiritual, e ao verificar o relacionamento efetivo entre encarnados e desencarnados.  É oportuno seja lembrada a sempre atual advertência de Erasto, que Kardec inseriu em O Livro dos Médiuns: “Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea.” (item 230).

            A necessidade do uso do bom-senso no campo da mediunidade é evidenciada desde os tempos apostólicos, conforme se aprende com o Apóstolo Paulo  – seguramente a maior autoridade em assuntos mediúnicos no Cristianismo nascente – que recomenda: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.” (I Co, 14: 29). O mesmo cuidado é recomendado por João: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. (I Jo, 4: 1).

            Essas recomendações continuam atualíssimas, diante do momento que vivemos, pois atravessamos um período que nos requer muita atenção relativamente à fidelidade doutrinária, principalmente no campo mediúnico voltado à produção de livros. Note-se que o vocábulo produção é intencionalmente usado aqui para substituir publicação, pela verdadeira avalancha de obras mediúnicas que invadem as prateleiras das livrarias.

            Há uma ânsia desenfreada de se publicar tudo o que médiuns invigilantes produzem, sequiosos de verem seus nomes em capas de livros. Há editoras que descobriram um verdadeiro filão de ouro no meio espírita. Muitos dos que adquirem livros pensando estarem ajudando instituições de amparo a necessitados não são informados do que resta no final, depois de deduzidas as despesas e os ganhos das editoras...                                                                                                                                                           Os adversários do Espiritismo de há muito desistiram de combatê-lo através de ataques exteriores. Agora, eles se imiscuem no nosso         Os adversários do Espiritismo de há muito desistiram de combatê-lo através de ataques exteriores. Agora, eles se imiscuem no nosso meio, onde quase imperceptivelmente, valendo-se da invigilância de expositores e de médiuns, buscam lançar o descrédito através de mensagens fantasiosas, quando não ridículas. Por isso, no quadro atual, mais que nunca, deve ser posta em prática a lapidar recomendação de Jesus: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação (...)” (Mt, 26: 41).                                                                                  

         Diante do exposto, fica claro que não se pode nem estabelecer um manual de procedimentos, nem elaborar um index, objetivando a preservação da fidelidade doutrinária. Mas, então, como proceder diante dessa quantidade imensa de obras inovadoras e de posicionamentos inusitados, cujas “revelações” e “modernizações” vão desde o simplesmente discutível ao claramente anti-doutrinário? 

            Em atitudes discretas, equilibradas, ao amparo da oração sincera, cada espírita consciente deve constituir-se em guardião fiel dos princípios doutrinários, o que será conseguido através do estudo, da reflexão, do uso do bom-senso.

                                                                                             

José Passini

Juiz de Fora                                                                                                            

[email protected]

                                                                      

José Passini

Juiz de Fora                                                                                                            

[email protected]

 

 

 

 

IV Congresso Espírita Equatoriano

Guayaquil, Equador

 

Un  Cálido Saludo a Todos nuestros Hermanos Espíritas y Simpatizantes.

LA COORDINADORA ESPÍRITA DE ECUADOR le complace Invitar a todos nuestros queridos Hermanos en el  Ideal Centros y Agrupaciones Espíritas y familias simpatizantes de nuestra amada Doctrina Espírita a participar  del  “ IV CONGRESO ESPÍRITA ECUATORIANO”  cuyo Tema Central es : LA MIES VIBRANDO BAJO EL CONSOLADOR PROMETIDO

Los días 9, 10 y 11 de Noviembre de 2012.

Auditorio Rafael Estrada Velásquez

Avenida Francisco de Orellana, ciudadela Ietel  frente a Dicentro

Entrada Libre con previas Inscripciones en los Centros Espíritas que conforman La Coordinadora Espírita de Ecuador.

 

CONFERENCISTAS INVITADOS:

Dr. Edwin Genaro Bravo ( Guatemala); Coordinador CEI Centro América y  el Caribe
Dra. María de la Gracia de Ender (Brasil-Panamá)
Dra. Carmen Cardona F. ( Colombia)
Ing. Ismael Martinez C. ( Colombia)
Lic. Katherine Del Toro N. (Colombia)

LOS ESPERAMOS CON LA GRAN FELICIDAD DE COMPARTIR ESTE GRAN BENQUETE ESPIRITUAL EN TIERRAS ECUATORIANAS.

Un Abrazo Fraterno,

Lidice Marquez Bustamante 
[email protected]
Secretaria General, 
COORDINADORA ESPIRITA DE ECUADOR

CEL: (0593) 97803995 - 42432484 

 

 

(Informação recebida em emails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]] e de Giovana Campos)

 

 

 

 

3º. Simpósio de Saúde e Espiritualidade- Vale do Paraíba

Taubaté, SP

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Palestras públicas na “Casa da Caridade”

Araçatuba, SP

 

CASA DA CARIDADE

DEPARTAMENTO DA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

RUA PÉRICLES PIMENTEL SALGADO, 1010, JARDIM UMUARAMA,   ARAÇATUBA, SP

Casa da Caridade. Fundada em 3/11/1990

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS:  NOVEMBRO DE  2012

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

 TEMA

FONTE

ORADOR

 

06

 

PALESTRA TEMA LIVRE

 

 

 

LEILA GUERREIRO ROCHA

 

13

 

HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA MÃE

 

ESE

CAP. XIV

 

OFÉLIA G. CANDIL

 

20

 

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

 

ESE 

CAP. XV

 

ADRIANA LEITE

 

27

 

NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON

 

ESE

CAP. XVI

 

MARIA DA GRAÇA GALETTI

 

ANTECEDENDO O ESE, COMENTÁRIOS EM SEQUÊNCIA DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”

* ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Túmulo de Euripedes Barsanulfo no cemitério de  Sacramento, MG.

Euripedes desencarnou  no dia 1º. de novembro de 1918. Foto Ismael Gobbo

 

(Informações recebidas em email de Maderlene de Almeida Yamada)

 

 

 

 

Palestra “O Perdão e a Cura” com Américo Sucena no GELC

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de angela bianco [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra Pública na Spiritist Society of Ireland

Dublin, Irlanda

 

DOMINGO- 21/10/2012- ÀS 11 HORAS

 

 

Dear friends,

We'd like to invite you to our Public Meeting this Sunday 21/10/2012 at, 11 am.

This week, Douglas Silva will talk about Future Joys and Sorrows.

We'll also have our weekly healing session from 11:00 to 11:30 am.

And at the end of the meeting, we'll serve delicious food and hot drinks in our canteen. Our shop will also have books on sale.

We hope to have all of you there.

Our address is 17 Synge Street, Dublin 8

This venue is located in The Lanern Centre
www.lanterncentre.org (near to Camden Street)
https://maps.google.ie/maps?hl=en&q=lantern+centre+17+synge+street&ie=UTF-8

It has easy access from the city centre via the following buses: 16, 9, 122, 15, 15A, 15B or LUAS Green Line Harcourt Stop.

Kind Regards,

--
Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi

SSI recommends that you should never provide bank details to any person or organisation by email or by phone. You should also never be asked to pay application or registration fees, or to pay up front for contributions or donations. If this occurs please notify us immediately with details of the communication or request.

 

(Informações recebidas em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

 

IX Congresso de Saúde e Espiritualidade

Botucatu, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Programação do 20º Mês Espírita de Itanhaém 2012

Itanhaém, SP

 

 

Prezados(as) amigos(as)

 

     Estamos enviando a programação do  20º Mês Espírita de Itanhaém 2012 e solicitamos o apoio no sentido de ajudar na divulgação do mesmo.

     Em breve estaremos distribuindo os cartazes e panfletos e todos as casas para maior divulgação e se precisarem outras informações poderão ter pelos telefones  vivo(13) 9797-8990 ou Tim (13) 9797-8997 ou fixo (13)3426-7456.

 

Um forte abraço amigo

 

                  Allan K. P. Veloso

USE Intermunicipal de Itanhaém e Mongaguá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

20º  MÊS ESPÍRITA DE ITANHAÉM - NOVEMBRO DE 2.012

 

 

Tema: "O que é o Espíritismo?"

 

 

Homenageado:  Allan Kardec "O Codificador"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIA

SEMANA

 

CENTRO /  Endereço

 

TEMA / ORADOR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

Quarta

 

Abrigo à Velhice ALLAN KARDEC

 

Mediunidade a Luz do Espiritismo

 

 

 

 

20:00

 

Rua Rodolfo Amoedo, nº 375 – Jd. Belas Artes

 

José Nilson Nunes Freire

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

Quinta

 

Centro de Estudos Espíritas LEON DENIS

 

A Missão dos Espíritas

 

 

 

 

20:00

 

Rua Nestor Leal, nº 151 - Jd. Umuarama

 

Luiz Carlos dos Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10

Sábado

 

Instituição Espírita Benf. CASA DO CAMINHO

 

Espiritismo: O Consolador

 

 

 

 

14:30

 

Av. Lídia, nº 344 - Vila Loty

 

Sérgio Kiss

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14

Quarta

 

Casa Espírita CAMINHO DA PAZ

 

Cristianismo e Espiritismo

 

 

 

 

20:00

 

Rua Herminia Dias de Matos, nº 51, - Jd. Grandesp

 

Orígenes Caetano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

19

Segunda

 

Centro Espírita ANDRÉ LUIZ

 

A Codificação do Espiritismo

 

 

 

 

20:00

 

Rua Júlio Pires, nº 275 - Vila São Paulo

 

Marco Antonio M. Miguez

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

22

Quinta

 

Lar Espírita KARDECISTA GAIVOTA

 

Espiritismo: A 3ª Revelação

 

 

 

 

15:00

 

Rua Guaporé, nº 397 - Bal. Gaivota

 

Francisco Garzon

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

22

Quinta

 

Associação Espírita RAIOS DE LUZ

 

Ansiedade e Pânico a luz da Terapia de Vidas Passadas

 

 

 

 

19:00

 

Rua Beija Flôr, nº 107 - Baixio

 

Davidson Lemela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23

Sexta

 

Centro Espírita JOANA D'ARC  

 

Reforma Íntima

 

 

 

 

19:00

 

Rua Estanislau Gerônimo, nº 384 - Jd. Oásis

 

Lauriano dos Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26

Segunda

 

Seara Espírita RELUZ

 

O Pentateuco Espírita

 

 

 

 

20:00

 

Rua Padre Olavo Pesotti, nº 158 - Suarão

 

Sávio Pallazzo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28

Quarta

 

Câmara Municipal de Itanhaém

 

O que é o Espiritismo?

 

 

 

 

20:00

 

Rua João Mariano Ferreira, nº 229, Vila São Paulo

 

Eulália Bueno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Promoção: USE Intermunicipal de Itanhaém e Mongaguá

 

 

 

Apoio: Casas Espírita de Itanhaém

 

 

 

USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

 

 

(Informação recebida em email de Use - Intermunicipal de ITANHAÉM e MONGAGUÁ [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra com Heloisa Pires nos 24 anos do

CEU- Companheiros Espíritas Unidos. Santos, SP

 

Endereço:  Rua Alfaia Rodrigues, 67 – Embaré – Santos

Data: 25/10/2012

Horário – 20h

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Salas que estão exibindo o filme: “...E a vida continua”  em

São Paulo, SP

 

Prezados Amigos

Segue a lista das salas de cinema de São Paulo ( algumas salas estão exibindo o filme nos primeiros horários, muitas vezes não consta da lista é bom dar uma olhadinha  junto ao seu exibidor da sua cidade).

No site está a lista completa de todo o Brasil

http://www.eavidacontinuaofilme.com.br/cinemas.htm

O filme alcançou 350 000 mil de público ( em 5 semanas) e  mantém 71 salas de exibição para lotar nesse final de semana.

Ajudem a divulgar, tem muitas cidades que o filme está estreando!

Repasse para a imprensa/midia, para os amigos da Casa espírita, seus contatos de e-mail, redes sociais , blog e listas...

A nossa oportunidade de levar uma mensagem de esperança, consolação, Amor e Paz para ao grande público continua em um momento decisivo para a propagação da mensagem, espírita.

Somos todos colaboradores dos amigos espirituais, eles continuam revelando que a morte é uma passagem " E A Vida Continua" aqui e além dela! 

Abç

Magali

 

 

(Informações recebidas em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

 

 

Palestra: “Espiritualidade no Cuidado com o Paciente”

Maceió, AL

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Boletim de notícias da Associação Médico-Espírita de Alagoas - AME-AL.

http://www.amealagoas.com.br/wp-content/gallery/banner/cabecalho_ame_50.png

Destaque para o Mês de Outubro:

 

http://www.amealagoas.com.br/wp-content/uploads/2012/03/cartaz-300x210.jpg

 

A AME-AL realiza gratuitamente toda última quinta-feira do mês o V Curso Saúde e Espiritualidade. Compareça e participe dos debates que envolvem temas atuais e de grande importância para a saúde integral e ampliação da nossa consciência espiritual.

Palestra: Espiritualidade no Cuidado com o Paciente

Palestrante: Dra. Liliana Fábia

Data: 25 de Outubro de 2012

Horário: 20 – 21:30h

Local: Lar São Domingos. Av. Comendador Gustavo Paiva, 4291. Mangabeiras – Maceió/AL. CEP.: 57031-530.

 

Para maiores informações sobre este evento, clique aqui.

Redes sociais
Também estamos nas redes socias. Diga olá e obtenha informações sobre nossas atividades
.

http://www.amealagoas.com.br/wp-content/uploads/2012/06/faviconr16-161.pngGoogle+    http://www.amealagoas.com.br/wp-content/uploads/2012/06/twitter1.png@AME_Alagoas    http://www.amealagoas.com.br/wp-content/uploads/2012/06/facebook1.pngAssociação Médico-Espírita de Alagoas

--
Associa
��o Mdico-Esprita de Alagoas - AME-AL
www.amealagoas.com.br
Av. Comendador Gustavo Paiva, 4291.
Mangabeiras, Macei
/AL.
CEP.: 57031-530

MEDNESP 2013
De 29 de Maio a 01 de Junho de 2013
www.mednesp2013.amealagoas.com.br

http://www.amealagoas.com.br/listas/ut.php?u=eee2b00a08a1910115dfcfbe73065d5c&m=143

 

 

 

 

 

Curso de Atendimento Fraterno na A.E. Paulo e Estevão

São Paulo, SP

 

Queridos Amigos,

 

No próximo domingo 21/10/12 das 8h30 às 12h30 a Associação Espírita Paulo e Estevão promove e realiza mais um Curso de Atendimento Fraterno, curso este fundamental para o melhoramento na recepção e acolhimento daqueles que procuram as casas espíritas. Os interessados em adquirir este precioso conhecimento podem se dirigir à nova sede da entidade sito a R. Dr. Raul da Rocha Medeiros, 76 - Tatuapé(mesma rua do antigo Hospital Cristo Rei ), altura do nº 5050 da Av. Celso Garcia ou alternativa confortável perto do metrô Carrão. Até lá. Fraternalmente

 

Mael

Fones: 11 - 7840.9188 / 11 - 2296.8597 res / 11 - 3171.0708 com / Nextel ID 54*84

e.mail: [email protected]

 

 

Dúvidas e outras informações com: 

Antonio Carlos
" Boscatto, Antonio Carlos" <[email protected]>, 

e/ou

 

Paula Tomasini
"Paula Tomasini" <[email protected]

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Beto [[email protected]])

 

 

 

 

Semana Espírita da Casa do Consolador

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

1º. EMESS- Encontro Médico Espírita do Sertão e Seridó

Santa Luzia, PB

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Palestra com Liszt Rangel no C.E. André Luiz

Itanhaém, SP

 

USE INTERMUNICIPAL DE ITANHAÉM E MONGAGUÁ

 

CONVIDA  

 

PALESTRA COM LISZT RANGEL

 

Dia: 20 de outubro de 2012 (Sábado)

Horário: 20:00 horas

Local:  Centro Espírita “André Luiz

Rua Júlio Pires, 275 – Vila São Paulo -Itanhaém

LISZT RANGEL (PE) - Jornalista, acadêmico de psicologia, escritor, médium, expositor espírita e fundador da Sociedade de Estudos Espíritas de Recife. Autor dos livros “O Sentido da Vida”, “Auto-perdão” e “Amor Terapia” , entre outros.

Vale a pena ver,  PARTICIPE!!! 

 

 

(Informação recebida em email de Use - Intermunicipal de ITANHAÉM e MONGAGUÁ [[email protected]])

 

 

 

 

 

Seminário sobre SAPSE- Serviço de Assistência

e Promoção Social Espírita. Peruíbe, SP

 

(Informação recebida em email de Allan Kardec Pitta Veloso [[email protected]])

 

 

 

 

Programa de rádio : Ação 2000 – A Visão Espírita da notícia

Rede Boa Nova

 

SÃO PAULO, 19 DE OUTUBRO DE 2012

 

Release

 

 

Por que você acredita – superstições, conspirações, astrologia, fim do mundo, destino, espíritos, Deus. Matéria da revista Galileu deste mês, de autoria de Diogo Sponchiato e colaboração da Fronteira Agência de Jornalismo.

 

Comentários e apreciações dos comunicadores do programa de rádio AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA  Marcos Sibinelli, João Tomas do Amaral, Tarcízio Bazílio  e Éder Fávaro.

 

Direção: Éder Fávaro

 

O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado, dia 20 de Outubro de 2012 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

                                         

 

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil: Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet ao vivo ou gravado no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Outras sintonias: AM 1160 (Mococa e Região-SP) FM 92.1 (Santo Tomé – Argentina) e São Borja (RS-Brasil)

 

 

Deodora Pachicoski

Assessora de Imprensa

www.adesaopaulo.org.br

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

Informativo Semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

INFORMATIVO SEMANAL SEARA DO MESTRE

 

MAIS UM DELIOSO EVENTO DO SEARA!!!! ALMOÇO DA FAMILIA NO DIA 25/11. RESERVE JÁ O SEU CONVITE NA SECRETARIA.

 

Reuniões Públicas

 

DATA

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

19/10/12

20h

ROGÉRIO

 

 

O PÃO DA TERRA E O PÃO DO CÉU

20/10/12

sáb

09h

SÉRGIO ALENCAR

 

 

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

20/10/12

sáb

15h

MARIZA 

 

 

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

23/10/12

20h

VALMIR

 

 

HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI

26/10/12

20h

NANCI

 

 

DOENÇA EMOCIONAL E A LEI DO AMOR

 

AVISOS

 

Neste Natal Faça uma Criança Feliz!!!! Retire a sacolinha na Secretaria a partir da próxima terça.

 

 

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no Núcleo Espírita “Amor e Paz” com

Dr. Breno Ortiz Tavares Costa. Marília, SP

 

 

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Divulgamos cartaz convite para curso no Núcleo Espírita Amor e Paz, em Marília

 

Abraços.

 

Donizete

 

Imagem inline 2

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Palestra com Claudio Vallim no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

 

Teatro: O Semeador de Estrelas

São José dos Campos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Fatima Araujo de Carvalho [[email protected]])

 

 

 

 

Teatro: apresentação beneficente em prol do GELC- Gupo Epírita Lazara da Conceição. São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

www.radioceac.com.br

 

 

(Informações recebidas em email de kaah Silvah [[email protected]])

 

 

 

 

Livro: “Revivendo o Cristianismo”

 

Veja entrevista com a autora no Noticias do dia 13-10-2012

Acesse:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/13-10-2012.htm

 

 

 

 

 

Ligação Mental

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro "Amigo”. Lição nº 06. Página 43.

 

O progresso na Terra de hoje, compele a criatura a resguardar profunda atenção, para com duas atitudes essenciais à própria segurança no comportamento comum: Ligar e Desligar.

É preciso saber desligar o carro no momento preciso, desligar as tomadas de força elétrica no instante exato, isolar o fogão, silenciar os aparelhos de voz, quando necessário.

A imagem é das mais oportunas, em nos referindo à tensão emocional que caracteriza a maioria das pessoas na vida terrestre contemporânea.

Recorda: tens o teu mundo íntimo a preservar.

Impraticável a execução integral de qualquer tarefa sem a paz de espírito.

Para isso é imperioso desligar o pensamento das questões que te possam afligir sem necessidade.

Nunca te desinteressares do bem a ser levado a efeito.

Participar, quanto possível, das iniciativas que visem a melhorar o recanto em que vives e acentuar a felicidade de todos.

Entretanto, é indispensável desfocar a mente de tudo o que se nos faça prejudicial ou inútil à própria existência.

Caminhos que não são nossos; pontos de vista diferentes daqueles que nos orientam os passos; amigos conscientes e responsáveis que se afastam do melhor a fazer; familiares que voluntariamente nos menosprezam; deficiências alheias; compromissos que não nos digam respeito; tentações que não se nos coadunam com o modo de ser; preocupações com o supérfluo; convites à aventura e assuntos outros que os noticiários infelizes te despejam à porta, em bases de sensacionalismo, são temas em cujo desdobramento, os nossos créditos de tempo cairiam na vala das horas perdidas.

Quanto mais amplos os domínios da evolução, mais vigilância se nos pede ao senso de escolha.

Em favor de tua segurança e em auxílio à tua rentabilidade de trabalho, é preciso aprendas, na esfera do pensamento, a ligar e a desligar para essa ou aquela experiência a fim de bem sentir e melhor produzir.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Savio [[email protected]])

 

 

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita (165)

José Passini

José Passini

 

 

Nesta  entrevista  ouviremos o  conhecido trabalhador espírita

José Passini,  paulista  de  Nova  Itapirema,   cidade da região

de  São José do Rio Preto  e  residente  em   Juiz de Fora,  no

estado de Minas Gerais. Culto, José Passini tem  formação em

letras,  com mestrado e doutorado; conhece profundamente  o

Esperanto e Italiano, matérias que lecionou na Universidade de

Juiz de Fora, da qual foi  reitor de 1990 à  1994. É coautor do

Atlas Lingüístico de  Minas Gerais. Espírita de berço, é orador, 

dirigente, muito dedicado ao trabalho de Evangelização Infantil,

articulista de vários  órgãos da imprensa espirita e   militante no

movimento de  unificação.  Além   dessas   atividades, que  não

são poucas, a que  vem dando  mais destaque a José Passini é

a que desenvolve  analisando as  obras  que  são divulgadas   e

comercializadas como  espíritas, emitindo  pareceres   preciosos

sempre  em consonância com  o Evangelho  de Jesus e as obras

da  Codificação  Espírita,  apontando  neles  incoerências  ou 

deturpações doutrinárias.

 

 

 

Caro confrade José Passini, pedimos que nos faça sua auto  apresentação.

 

Ismael, nasci em Nova Itapirema, no estado de São Paulo, em 1926. Resido em Minas desde 1950. Sou  casado com Norma de Mendonça Passini e tenho seis filhos consanguíneos e três não-consanguineos, dez netos e uma bisneta.

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

 

Sou licenciado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

De que forma conheceu o Espiritismo e desde quando o frequenta?

 

Minha família já era espírita desde a minha infância.

 

A que casa espírita está vinculado presentemente?

 

Grupo de Estudos Espíritas Garcia. Colaboro no Departamento de Evangelização da Criança, da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora

 

Por favor faça-nos uma resenha de sua participação  no movimento espírita.

 

Diretor da Escola Espírita de Evangelização Infantil do Centro Espírita União, humildade e Caridade.

Presidente da Aliança Municipal Espírita por duas vezes.

Presidente do Centro Espírita União humildade e Caridade.

Presidente do Instituto Jesus (Obra de amparo a menores carenciados)

 

Como tem visto a crescente divulgação do Espiritismo pelos mais diversos meios?

 

Com um misto de alegria e tristeza, diante de muitas pessoas doutrinariamente despreparadas e de outras oportunistas, que veiculam mensagens contrárias àquilo que aprendemos com Kardec e através da mediunidade equilibrada, principalmente de Francisco Cândido Xavier.

 

Quanto ao movimento espírita acha que vai bem?

 

O termo Movimento Espírita é muito amplo. Se focalizarmos a FEB e algumas entidades, sim. Mas há aquelas que se descuidam dos princípios básicos da Doutrina.

 

Temos visto vários trabalhos de sua lavra contendo analise critica de vários livros. Desde quando iniciou esse trabalho?

 

Há menos de dez anos, infelizmente. Digo infelizmente porque acho que se tivéssemos, nós espíritas, começado a analisar algumas obras que foram sendo publicadas, teríamos desencorajado aventureiros – encarnados e desencarnados – a publicarem verdadeiros atentados que vemos atualmente publicados, que não só atentam contra a parte doutrinária, mas também contra a ética, a nobreza e mesmo a dignidade da mensagem espírita.

 

O que o levou a essa atividade?

 

O estarrecimento de que fui tomado, quando vi certas obras serem passadas ao público em estabelecimentos espíritas dirigidos por pessoas inconscientes da responsabilidade inerente aos cargos que ocupavam.

 

Quantos livros já analisou?

 

Até agora, vinte e dois.

 

Como tem sido a resposta de suas criticas por parte dos autores?

 

Sempre remeto a crítica ao Autor. Quando não tenho seu endereço, o faço através da editora. Só uma vez recebi resposta do Autor, que me chamou de obsidiado, de inquisidor, etc.

 

E do público?

 

Já recebi – apenas algumas – mensagens de irmãos conclamando-me à observação da caridade, da benevolência, do amor ao próximo. Mas nem um – nem um mesmo – até hoje, mostrou-me um ponto sequer em que incorri em erro, ou em que fui injusto. Só manifestações de alto pieguismo. Afinal, é cômodo “deixar pra lá...”

 

As suas criticas literárias tem sido divulgadas de que forma?

 

É uma falha no Movimento Espírita a falta – em suas publicações – de uma coluna para análise. A crítica literária é comum no meio laico, mas os espíritas, de modo geral, acham que você discordar do trabalho ou da opinião de um autor é feri-lo moralmente, é faltar com a caridade, etc. Ainda não aprendemos a separar a obra do autor.

Envio minhas análises a irmãos cujos e-mails tenho. Alguns colocam-nas na internet. Eu mesmo não tenho blog ou coisa que o valha.

 

Antes de divulgá-las tem procurado conversar com os autores?

 

Sim, mas, como já disse, só obtive uma resposta, por sinal agressiva, sem responder aos questionamentos levantados. Acontece que minhas análises são feitas quando milhares de exemplares do livro já foram publicados. Os Autores deveriam – se realmente agissem com o intuito de colaborar – submeter seus originais a irmãos capazes de opinar, ajudando-os a verificar possíveis falhas em suas obras, mas não o fazem.

 

Algo mais que queira acrescentar?

 

Argumentando sobre a necessidade de análise, escrevi três artigos que foram publicados na imprensa espírita. Vou anexá-los a esta resposta.

 

José Passini com a esposa  e com esposa, irmãs e sobrinhos

Passini com a esposa, irmãs e sobrinhos

José Passini com esposa e filhos em foto de duas décadas atrás

Passini  na Confraternização das Mocidades Espíritas de Juiz de Fora, em  1995

Na extrema  direita,  José Passini e  à esquerda César Reis. Viagem aos EUA, onde proferiu palestras em Miami e Nova Iorque.  Passini em palestra na cidade do Porto em Portugal.  

José Passini em palestra

 

 

 

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP