Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 24 de outubro  de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/24-10-2012.htm

 

 

 

 

 

REENVIO O TEXTO PORQUE EM ALGUNS EMAILS ELE CHEGOU COM ERRO DE DIGITAÇÃO

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

XVI–  As Piramides

 

 

 

     As Pirâmides do conjunto de Gizé são os maiores edifícios funerários construídos pelo homem. A maior delas, que ficou conhecida como “Grande Pirâmide”, foi inscrita como uma das “Sete Maravilhas do Mundo” e é a única que sobrevive daquela relação.

     O costume egípcio de construir pirâmides encimando sepulturas remonta aos primórdios da III dinastia, quando teve inicio o chamado período menfita. Atribui-se a Imhotepe, arquiteto do rei Djoser, faraó de 2.667 à 2.648 a.C, a construção do primeiro grande exemplar  -  a “pirâmide dos degraus” em Sacará.

     Os especialistas vêem nas variantes arquitetônicas das pirâmides uma evolução que, partindo das primeiras em forma de degraus, culminam com as “verdadeiras pirâmides”, de base quadrada, quatro triângulos e as faces lisas.

     Assim sendo, a obra de Djoser nada mais seria que uma superposição de seis Mastabas (túmulos quadrados com as paredes ligeiramente inclinadas) que propiciaram a superestrutura de sessenta metros de altura.

     Em passo seguinte, surgiram os dois primeiros exemplares próximos da configuração de verdadeiras pirâmides, edificados por Snefru, pais de Quéops, que governou de 2.613 a 2.589 a.C. Uma delas, a do Sul, ficou conhecida como “pirâmide romboidal”, em face da diferença de ângulos entre a base e a parte superior. A outra, ao Norte, denominada de “pirâmide vermelha”, foi progressivamente complementada com ângulo de 43º. e 22’.

     A partir desses remotos tempos de Snefru começa a pratica de atribuir nomes às pirâmides: a romboidal ficou conhecida como “Snefru do Sul aparece em glória”, e a outra, mais regular, intitulada “Snefru aparece em glória”.

     Contudo foi Quéops, governante de 2.589 a 2.566 a.C, que teve seu nome mais intimamente ligado à construção de pirâmides, sobretudo porque a sua, a “Grande Pirâmide”, é a maior e a mais famosa de todas.

     A solidez dessas obras fez surgir no Egito o refrão: “Todo o  mundo teme o tempo, porém o tempo teme as Pirâmides” e sua grandeza foi objeto de elogios por Heródoto (séc. V a.C.), Diodoro da Sicília (Séc. I a.C.) e ensejaram a Napoleão Bonaparte, bradar inflamado à tropa: “soldados, do alto destas pirâmides, quarenta séculos vos contemplam”. 

 

Heródoto e a grande pirâmide

 

     Heródoto foi um historiador de renome que deixou informações preciosas sobre as pirâmides em suas viagens ocorridas mais de dois milênios após serem edificadas.

     Apesar de em diversas passagens lançar criticas contundentes contra os egípcios, Heródoto não deixou de admirar essas grandes obras de engenharia que desafiam o tempo. Falando sobre a de Quéops, oferece-nos alguns detalhes que possibilitam entender o método construtivo das pirâmides, como nestes que reproduzimos:

     “Quéops há deixado após si uma obra colossal – sua pirâmides. Dizia-se que até o reinado de Ramsinitos, o Egito era um país muito próspero e bem governado. Quéops, que é posterior a Ramsinitos, determinou a todos os egípcios que trabalhassem para ele. Alguns tiveram a tarefa de transportar até o Nilo a pedra extraída das pedreiras dos montes da Arábia e outros deviam carregá-la em barcos para cruzar o rio desde os montes da Líbia. Havia sempre cem mil homens trabalhando, cuja troca se efetuava a cada três meses”.  “...Houve, pois, que trabalhar dez anos para terminar a estrada e construir as câmaras subterrâneas que deviam servir de tumba.  Estas se fizeram na meseta em que se alçam as pirâmides, em uma ilha criada desviando em um canal as águas do Nilo. A construção da pirâmide mesmo necessitou vinte anos de trabalho. É quadrada. Cada uma das faces mede 8 pletros (246,26 metros) e tem a mesma medida na altura. As pedras são polidas e unidas com extremo cuidado, nenhuma delas medindo menos de 30 pés (9,24 metros). Esta pirâmide foi primeiramente construída em forma de grande escada, composta pelo que alguns chamam ameia e outros chamam degrau. Depois de lhe haver dado esta primeira forma, levantaram-se as outras pedras por meio de máquinas feitas de corta-vigas.  Uma vez levantada a pedra até o primeiro degrau, colocava-se em outra máquina que ali se encontrava, com a qual se levantava até a segunda, e assim sucessivamente de degrau em degrau, pois havia tantas máquinas quantos eram os degraus. Ou, também, era a máquina, fácil de ser transportada, que se mudava de um piso a outro, após serem concluídos. Indicamos ambos procedimento, pois assim nos relataram. De tal sorte que se terminavam primeiro o cume e logo passava-se aos pisos inferiores e, por fim, acabava-se a base da pirâmide”.

     Há outras teorias que buscam explicar a maneira como os egípcios construíram as pirâmides. Uma delas, bem coerente por sinal,  é a de que teriam se valido de  rampas concebidas artificialmente  com utilização de  areia e cascalho, pelas quais faziam o arrastamento dos pesados blocos que teriam rolos sob suas bases para facilitar a tarefa.  

  

O conjunto de Gizé

 

     As pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, ao lado da Esfinge, localizadas em Gizé, são as mais divulgadas atrações turísticas do Egito.

     A de Quéops, maior das três, media primitivamente 146 metros de altura. Perdeu os últimos 9 metros, provavelmente pela erosão dos ventos e hoje termina em uma plataforma de 10 metros de lado. Seu revestimento externo desapareceu por completo e suas pedras, atualmente em forma de degraus, permitem serem escaladas. Em sua construção foram gastos 3.000.000 de blocos de pedra e seu volume atingia 2.550.000 metros cúbicos.

     A pirâmide de Quéfren, com 136 metros de altura, é a única que preserva parte do revestimento na sua parte mais elevada. Ainda que mais baixa que a de Quéops, a pirâmide de Quéfren parece nivelada com a  primeira, tanto por estar com sua altura integral como por ter sido construída em uma elevação do terreno.

     A de Miquerinos é a menor das três com 66 metros de altura.

     Até o ano de 1.500, a pirâmide menor conservava seu revestimento externo em granito trazido de Assuã. Atualmente só restam algumas fiadas da base. Essa pirâmide encerra em sua câmara funerária um esplêndido sarcófago de basalto ornamentado com um motivo chamado “Fachada do Palácio”, muito comum à época do Antigo Império.

     O sarcófago de Miquerinos desapareceu em um naufrágio, nas costas de Portugal, quando estava sendo transportado para a Inglaterra, porém uma urna de madeira encontra-se exposta no Museu Britânico.

     As pedras para construção das pirâmides tanto eram extraídas nas adjacências, quanto percorriam centenas de quilômetros, Nilo abaixo, como no caso dos imensos blocos de granito de Assuã.

     Heródoto assinala que a pirâmide levava informes indicativos em caracteres egípcios de quantos rabanetes, quantas cebolas e quantas cabeças de alho se gastaram para os trabalhadores. O custo atingia a soma de seis mil talentos de prata, que equivalia a 41.884 quilos de metal.

     Napoleão Bonaparte calculou que as pedras das três pirâmides seriam suficientes para construir uma muralha de 3 metros de altura por 0,30m de largura circundando toda a França.

 

Próximo artigo: Os tesouros de Tutancâmon

 

 

 

 

 

A Nova Literatura Mediúnica

 

                                                                                                  José Passini

                                                                                             Juiz de Fora, MG

                                                                                      [email protected]

 

 

 

“E falem dois ou três profetas,

e os outros julguem.”

Paulo (I Co, 14: 29)

 

            As palavras de Paulo – inegavelmente a maior autoridade em assuntos mediúnicos dos tempos apostólicos – deveriam servir de alerta àqueles que têm a responsabilidade da publicação de obras de origem mediúnica.

A literatura mediúnica tem aumentado de maneira assustadora. Diariamente, aparecem novos médiuns, novos livros, alguns bem redigidos, se observados quanto ao aspecto gramatical, mas de conteúdo duvidoso se analisadas as revelações fantasiosas que iludem muitos novatos, ainda sem conhecimento doutrinário que lhes possibilite um exame criterioso daquilo que leem.

            Muitos desses livros se originam de Espíritos ardilosos que, de maneira sutil, se lançam no meio espírita como arautos de novas revelações capazes de encantarem leitores menos preparados, aqueles sem um lastro de conhecimento doutrinário que lhes possibilite um exame lúcido, capaz de os levar a conclusões esclarecedoras.

            Muitas pessoas que conheceram recentemente a Doutrina, antes de estudarem Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne e outros autores conceituados; antes de lerem as obras de médiuns como Francisco Cândido Xavier, Yvonne A. Pereira, Divaldo Franco, José Raul Teixeira, estão se deparando com obras fantasiosas, escritas em linguagem vulgar, contendo o que pretendem seus autores – encarnados e desencarnados – sejam novas revelações.

            Bezerra de Menezes, Emmanuel, André Luiz, Meimei, Manoel Philomeno de Miranda, Joanna de Ângelis e tantos outros Espíritos se tornaram conhecidos e respeitados pelo conteúdo sério, objetivo, seguro, esclarecedor de suas obras, sempre redigidas em linguagem nobre. Esses Espíritos conquistaram, pouco a pouco, o respeito, a credibilidade e a admiração do público espírita pelo conteúdo de seus escritos, na forma de mensagens ou de  livros, publicados espaçadamente, como que dando tempo a um estudo sereno e criterioso do seu conteúdo.

            Nos dias que correm, infelizmente, o quadro se modificou. Muitos médiuns, valendo-se de nomes já conhecidos pelo valor de suas obras, tentam impor-se aos leitores espíritas, não pelo valor das mensagens em si, mas escorados em nomes respeitáveis.

            Sabendo-se que nomes pouco importam aos Espíritos esclarecidos, é de se perguntar por que os benfeitores que se notabilizaram através de Francisco Cândido Xavier haveriam de continuar usando seus nomes em mensagens transmitidas através de outros médiuns? Se o importante é servir à causa do Bem, por que essa continuidade na identificação, tão pessoal, tão terrena? Não seria mais consentâneo com a impessoalidade do trabalho dos Servidores do Bem deixar que o valor intrínseco da mensagem se revele, sem estar escorado num nome conhecido? Por que não deixar que a mensagem se imponha pelo valor de seu conteúdo? Por que escudar-se em nomes respeitáveis, quando o texto não resiste a uma comparação, até mesmo superficial, de conteúdo e, às vezes, até mesmo de forma?

            Por que essa ânsia insofreável de publicar tudo o que se recebe – ou que se imagina ter recebido – dos Espíritos? Onde o critério, a sobriedade tantas vezes recomendada na obra de Kardec? Será que o público espírita já leu, estudou, analisou, entendeu toda a produção mediúnica produzida até agora?

            Ao dizer isso não se está afirmando que a fase de produção mediúnica está encerrada. Sabe-se que a Doutrina é dinâmica, que a revelação é progressiva. Progressiva, e não regressiva, pois há obras que estão muito abaixo daquilo que se publicou até hoje, para não dizer que há aquelas que nunca deveriam estar sendo publicadas.

Infelizmente, os periódicos espíritas, de modo geral, não publicam análises dessas obras que estão sendo comercializadas, ostentando indevidamente o nome da Doutrina.

Impera, no meio espírita, um sentimento de falsa caridade, um pieguismo mesmo, que impede se analise uma obra diante do público. Essas atitudes é que encorajam médiuns ávidos de notoriedade à publicação dessa verdadeira avalancha de obras, que vão desde aquelas discutíveis a outras verdadeiramente reprováveis.

Nesse particular, é justo se chame a atenção dos dirigentes de núcleos espíritas, sejam centros, sejam livrarias, a fim de que avaliem a responsabilidade que lhes cabe quanto ao que é dado a público em nome do Espiritismo. O dirigente – ou o grupo responsável pela direção de uma casa espírita – responderá perante o Alto, sem a menor dúvida, pela fidelidade aos princípios doutrinários de tudo o que se divulga em nome do Espiritismo, seja na exposição oral, num livro ou simplesmente num folheto. O mesmo se diga relativamente àqueles responsáveis pelas associações intituladas “clube do livro”.

 

O chamado Poço de São Paulo. Tarso (antiga Silicia), Turquia

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Registro. Divaldo Franco em Auckland

Nova Zelândia

 

22 de outubro de 2012

 

No dia 22, após recepcionados no aeroporto pelos amigos da seara espírita em Auckland, os nossos irmãos foram conduzidos ao Hotel para um breve refazimento, considerando-se que as duas longas viagens foram exaustivas, proporcionando um fuso horário de 15 horas adiantadas em relação ao Brasil.

Às 18h30 conduzidos pela consóror Camille, foram levados ao Jubilee Hall (Ground floor), para a primeira conferência, que se realizou para um público de 56 pessoas, com tradução simultânea ao inglês. As conferências anteriores foram todas em português.

O Allan Kardec Spiritist Group of New Zeland foi o anfitrião da jornada, fundado em maio de 2005, após a primeira conferência proferida pelo nosso Divaldo quando aqui esteve, sendo traduzido simultaneamente ao inglês, naquela ocasião, pelo confrade Mani Rebouças, sendo esta a quarta vez em que nosso querido irmão amplia suas atividades nessa região.

O tema anunciado foi Mediunidade: desafios e bênçãos, que recebeu cuidadosa tradução, sensibilizando o auditório, que acompanhou as reflexões com grande interesse.

Divaldo apresentou a mediunidade antes do advento do Espiritismo, entretecendo considerações a respeito das propostas nobres da doutrina, mantendo o ritmo do interesse geral por 70 minutos.

Continuando, respondeu 10 perguntas que lhe foram propostas, deixando nas mentes e nos corações um saldo de esperança e de conhecimentos iluminativos.

Às 23h todos buscaram o repouso necessário em decorrência da tarefa estafante.

A Equipe

 

 

 

 

 

Palestras com César Soares dos Reis

Cartagena, Barranquilla

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

 

 

Palestra com Ana Jaicy Guimarães na

Aliança Espírita “Varas da Videira”. Araçatuba, SP

 

Ana Jaicy Guimarães

 

 

O evento faz parte da programação do Mês Espírita de Araçatuba 2012, “Jesus e Allan Kardec”  organizado pelas USE’s  Intermunicipal  e Regional de Araçatuba.

Tema: O Livro dos Espíritos

Data: sexta-feira, dia 26/10/2012

Endereço: Rua Bernardino de Campos, 363, Centro

Cidade: Araçatuba, SP

 

Entrada gratuita

 

 

 

 

 

Palestra no LELA com Ana Francisca Zani

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

27/10/2012 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "HONRAI VOSSO PAI E VOSSA MÃE"!

PALESTRANTE: ANA FRANCISCA ZANI

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA: LEANDRO MARQUES

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

1KG DE ALIMENTO EM PROL DA TCC

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://lelaetcc.wordpress.com/

http://www.facebook.com/event.php?eid=158536204211388

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

Boletim Sei

“Fórum de Mediunidade em MG”

 

Acesse a informação aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/10/forum-de-mediunidade-em-mg.html

 

 

 

Reunião Lítero Musical Doutrinária: Peça Teatral: Maria de Nazaré. Uberaba, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

 

Programação de atividades na SELUZ

Barbacena, MG

 

Atividades da SELUZ para Outubro/2012

 

 

Olá a todos,

 

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)  para participar das atividades da SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz) em Barbacena / MG:

 

Toda terça-feira - Reunião pública às 19:30 horas. Próximos estudos:  

02/10/12 - Adeliana - de Cataguases / MG;
09/10/12 - Tema livre - Itamar, do GECEJ (Grupo Espírita Cristão Evangelho de Jesus);
16/10/12 - Tema Caridade - Iêda, do GECEJ (Grupo Espírita Cristão Evangelho de Jesus);
23/10/12 - Tema livre - Dr. Marcílio Faraj, do GEFE (Grupo Espírita Fraternidade dos Essênios);

30/10/12 - Tema livre - Luciano Alencar, do CEEE (Centro Espírita Estudos Evangélicos) e Presidente da AME-Barbacena (Aliança Municipal Espírita de Barbacena / MG).

Obs.: Enquanto você assiste ao estudo da noite, seu filho, neto ou sobrinho menor (3 a 12 anos) poderá participar das aulinhas de evangelização infantil em salas próprias e com pessoal preparado.

Há ainda neste dia o atendimento fraterno e passe.

 

Quarta-feira - ESDE - (Estudo sistematizado da Doutrina Espírita) às 19:30 horas - O ESDE é previsto e incentivado pela FEB (Federação Espírita Brasileira) e engloba o estudo das cinco obras básicas de forma sistematizada (O livro dos espíritos; O livro dos médiuns; O evangelho segundo o espiritismo; O céu e o inferno e A gênese).

 

Quinta-feira - 19:30 horas: Estudo e Educação da Mediunidade, dividida em 03 (três) módulos.

módulo I - Base para os iniciantes.

módulo II e III  - Estudo de " O livro dos médiuns " e segunda parte com reunião e experimentação mediúnica.

 

A SELUZ ainda realiza outras atividades tais como:

1) Livraria/biblioteca (venda e empréstimos de livros espíritas), terça-feira 19:00 horas; 

2) 1º sábado do mês, 14:00 horas, enxoval Fabiano de Cristo; 

3) 2º sábado do mês, 14:00 horas, Lactário Bezerra de Menezes; 

4) Juventude Espírita (a partir de 12 anos) aos sábados, às 16:00 horas; 

5) Grupo Vocal a Caminho da Luz - todo domingo 17:00 hs (Se você gosta de cantar ou tem interesse, há vagas disponíveis - venha fazer um teste vocal);
6) Domingo 16:00 horas - Estudo e Educação da Mediunidade;

7) Equipe de apoio e implantação do culto no lar.  Inicie o culto semanal em seu lar...

 

Endereço da SELUZ - Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro Campo (primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi).

 

Venha conhecer a SELUZ e, quem sabe, participar conosco dos trabalhos da casa, das reuniões de estudos ou outras atividades. Vai se sentir em casa...

 

Divulgue para seus amigos / contatos pois, quem sabe haja o interesse e a disponibilidade deles. As portas estarão sempre abertas, para todos...

 

Abraços fraternos.

Adriano Barroso

 

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Palestra com Maria Tulia em Três Lagoas, MS,

Cancelada por motivo de força maior

 

OLÁ ISMAEL. A PALESTRA DA MARIA TULIA FOI CANCELADA POR MOTIVO DE DOENÇA DO SEU ESPOSO.  FLAVIO SOARES


(Informação recebida em email de Flavio Soares)

 

 

 

 

3º. Simpósio de Saúde e Espiritualidade - Vale do Paraíba

Taubaté, SP

 

Amigos.

Comunicamos que, por problemas técnicos, o local do 3.º Simpósio de Saúde e Espiritualidade do Vale do Paraíba foi alterado

Este evento será realizado no Departamento de Medicina da Unitau, situado na Av. Tiradentes, 500, Bom Conselho - Taubaté (próximo ao prédio da Prefeitura Municipal de Taubaté e a Praça do Bom Conselho), continuando o mesmo dia (27/10/2012) e horário (das 08 hs às 18 hs).   

Atenciosamente, 

Dr. Alexandre Serafim 

Coordenador do 3.º Simpósio de Saúde e Espiritualidade

 

Com o apoio da Associação Médica-Espírita Vale do Paraíba e da Associação Médica-Espírita de SP, a UNITAU realizará no dia 27 de outubro, das 08 às 18 horas, o “3º Simpósio de Saúde e Espiritualidade – Vale do Paraíba”.

  

3º Simpósio de Saúde e Espiritualidade

Vale do Paraíba

Horário

das 08h às 18h

 

Local

Anfiteatro do Departamento de Medicina 

Av. Tiradentes, nº 500 - Bom Conselho – Taubaté / SP

(próximo ao prédio da Prefeitura Municipal de Taubaté)

 

Inscrições

www.migre.me/ave31

Valor

R$ 50,00

R$ 25,00 (sócios da AME, professores, alunos e funcionários da UNITAU)

 

Banco Bradesco

Ag.:287-9 C/C: 56496-6

CNPJ: 52035391/0001-83

Associação Médico-espirita de São Paulo.

 

Programação

 

Coordenador

Prof. Dr. Alexandre Serafim (UNITAU)

Neuropediatra. Professor Assistente da Disciplina de Pediatria do Departamento de Medicina da UNITAU. Professor Coordenador da Disciplina Optativa de Medicina e espiritualidade da UNITAU. Mestre em Neurologia e Neurociência pela UNIFESP/EPM. Diretor Presidente da Associação Médico-Espírita do Vale do Paraíba (AME Vale).

08h

Inscrições

 08h15

Abertura

 08h30

Aspectos clínicos em Medicina e Espiritualidade

Prof. Dr. Sergio Felipe de Oliveira (FMUSP)

Professor da Disciplina de Medicina e Espiritualidade da Faculdade de Medicina da USP e Médico atuante nas áreas de clinica médica e saúde mental na Clinica Pineal-Mind em São Paulo. Mestre em Ciências pela USP - Pesquisador da Glândula Pineal.

09h30

Debate com participantes

10h

Intervalo

10h30

Curando a Mente – a união da ciência e da espiritualidade em busca da saúde e felicidade

Prof. Dr. Marcelo Csermark Garcia (UNIFESP/EPM)

Professor do curso de meditação na Ordem Rosacruz  A.M.O.R.C (2008-2010). Professor de meditação no módulo de capacitação dos funcionários da EPM (Escola Paulista de Medicina) (2009-2011). Mestrando em Ciências Médicas pela UNIFESP. Facilitador do Tergar Meditation Comunity em SP. Diretor clínico da Metta leaders and health, consultoria e gestão em saúde integral.

11h30

Debate com participantes

 12h

Almoço

13h30

Aspectos éticos e legais da assistência religiosa a pacientes com transtornos mentais

Prof. Dr. Quirino Cordeiro (Santa Casa - SP)

Especialista em Psiquiatria e Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Doutorado em Psiquiatria pela FMUSP. Especialista em Bioética e em Medicina Legal pela FMUSP. Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Diretor do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).

14h20

Debate com participantes

14h40

Física e vontade – saúde e doença do corpo e da alma.

Prof. Dr. Marcus Vinicius Russo Lourdes (SENAC-SP)

Bacharel em Física e em Filosofia, Mestre em Filosofia, Membro da Associação Médico-Espírita do

ABC e Professor do Centro Universitário SENAC/SP

 

15h30

Debate com participantes

 15h50

Intervalo15h50

16h10

Cuidados integrativos e o papel da espiritualidade na saúde

Profa. Dra. Sissy Fontes (UNIFESP/EPM)

Coordenadora do Curso de Especialização em Cuidados Integrativos do Departamento de

Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM).

17h

Debate com participantes

 17h20

Participação especial – Canto Lírico

Profa. Dra. Anna Paula Sahdi (UNIFESP/EPM)

Cantora lírica, Professora de canto e Especialista em Cuidados Integrativos pela UNIFESP/EPM.

18h

Encerramento

 

(Informação recebida em emails  de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Registro. II Grande Encontro, USE Reg. SP,

reúne 30 experiências de sucesso. São Paulo, SP

 

Troca de experiências bem sucedidas em Casas Espíritas foi o grande destaque do II Grande Encontro de Blocos, promovido pela USE Regional São Paulo

Martha Rios Guimarães – [email protected]

 

A União das Sociedades Espíritas - Regional São Paulo realizou em 20 de outubro de 2012, na cidade de Osasco, o II Grande Encontro de Blocos cujo tema central foi “Unir, Difundir, Integrar”. O evento contou com a presença de lideranças espíritas da Grande São Paulo e uma programação que incluiu palestras, atrações artísticas, alimentação e informações variadas. A maior atração, contudo, foi a apresentação em detalhes de Cases de Sucesso nas diversas áreas de uma Casa Espírita para que os presentes pudessem conhecer a iniciativa e, havendo interesse, adaptá-la para a instituição em que participa.

O II Grande Encontro foi aberto com apresentação da cantora Paula Zamp cantou músicas conhecidas e o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida a Presidência da USE Regional São Paulo apresentou o trabalho intitulado “Unir, Difundir, Integrar”, quando foi frisada a importância do movimento de união e os benefícios que ele oferece, entre eles, a troca de experiências; o debate de ideias e aprofundamento de aprendizado; acesso a materiais de qualidade e pautados na base kardequiana e o estabelecimento de parâmetros que levam a instituição e o trabalhador à correta avaliação de sua trajetória - e à implementação de melhorias constantes.

Além disso, o movimento de união trabalha para que a Doutrina Espírita possa ser respeitada, ocupando seu papel como uma das fontes morais (religiosas) mais importantes da atualidade, conquistando espaço na sociedade para emissão de opinião sobre assuntos relevantes e firmando-se como fonte segura (para a sociedade em geral e para a mídia e pesquisadores em especial), para falar em nome do Espiritismo.

A Liderança também foi enfocada na apresentação, quando Jesus e Kardec, modelos de grandes líderes, serviram de base para destacar as principais características que se espera daqueles que estão à frente dos trabalhos e do movimento espíritas. Destacamos entre os atributos desejáveis: capacidade de planejamento e de trabalhar em equipe; exemplificar o que prega; ter humildade e capacidade de comunicação; respeitar para ser respeitado; valorizar o diálogo, oferecer espaço e capacitação aos que desejam, de fato, colaborar; ser firme na manutenção da ordem necessária para o correto andamento do trabalho proposto, etc.

A segunda palestra da tarde versou sobre “Codificação: base segura para o Espiritismo”, quando foi mostrada a necessidade de ter as obras fundamentais da Doutrina Espírita, codificadas por Allan Kardec, como orientadoras a todas as atividades das instituições. Nesse sentido, foram lembradas a clareza, atualidade e profundidade das quase oito mil páginas deixadas pelo Codificador aos que desejam conhecer e trabalhar pela Doutrina Espírita. Em seguida a esse tema, debatido por alguns presentes, o grupo Semearte cantou canções de própria autoria para encerramento do encontro.

Mas se a programação contou com grande qualidade, o mesmo pode-se dizer da principal atração – e motivo maior – do II Grande Encontro de Blocos: a feira de talentos, onde os órgãos apresentaram Cases de Sucesso, isto é, ações bem sucedidas em vigor nas instituições e, por isso mesmo, dignas de serem divulgadas junto aos demais companheiros do movimento espírita.

Para mais informações e para conhecer todos os Cases de Sucesso apresentados durante o II Grande Encontro, acesse  www.useregionalsp.com.br

 

Fotos:

- 1232: O Game O Livro dos Espíritos foi um dos cases mais procurados.

- 1013: Lideranças espíritas da capital e municípios vizinhos participaram do II Grande Encontro, promovido pela USE Regional SP.

 

 

 

 

Palestra com Sérgio Avelhaneda no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Para assistirem a palestra que será realizada quarta-feira dia 24/10/2012

às 20,00 com

SÉRGIO  AVELHANEDA.

da

Cidade de  BIRIGUI.

Tema:

"   LIVRE "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

 

Palestra com Ione Dias Rocha no C.E. Ismael

São Paulo, SP

 

Prancha centro

 

Companheiros (as) e amigos (as) do Centro Espírita Ismael:

 

 

No próximo sábado, 27 de outubro, às 20 horas,  fecharemos o ciclo de palestras públicas e gratuitas  com o tema mensal:  ” O livro espírita”,  contando  com a presença  de  nossa companheira  IONE DIAS ROCHA, instrutora do  EEM/CEIsmael, que  falará  sobre  “ A  produção  do livro  espírita  na atualidade”.

 

O objetivo é fazer uma crítica construtiva da obra de cunho espírito ou que se autodenomina espírita atual.

 

Convide familiares e amigos. Participe.

 

logo centro efeitos mescladoCentro Espirita Ismael-São Paulo        

Av.Henri Janor, 141 - Jaçanã - São Paulo – SP
(11) 2242.6747 - http://www.ceismael.com.br                             

 

Depto.Divulgação/Imprensa - [email protected]                           Siga o C.E.Ismael nas redes sociais:

                                      

                                                                                               (Clique na imagem para ser redirecionado)    (Clique na imagem para ser redirecionado)    (Clique na imagem para ser redirecionado)

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

1º. Encontro “Forças Interiores de Mudança” no C.E. Batuira

Sorocaba, SP

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de Claudio Palermo)

 

 

 

Recital de Músicas e Letras psicografadas e interpretadas por Maria Lúcia

Atibaia, SP

 

NOTAS MUSICAIS.jpgA VIDA É MUITO MAIS...

MÚSICAS E LETRAS PSICOGRAFADAS E INTERPRETADAS POR

MARIA LUCIA

Sambas, valsas, chorinho, fados, sertaneja   etc

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

CELSO  HENRIQUE  NO TECLADO

DIA 28-10-2012    -   16  hs

LOCAL: CENTRO ESPIRITA VERDADE E LUZ

RUA BENEDITO DE ALMEIDA BUENO, 35 – CENTRO

ATIBAIA

SAUDADE! DA MINHA TERRA ADORADA...

A NOSSA PARTIDA CUMPRIU AS LEIS DA VIDA...

SOMOS TANTOS QUE VIVERAM LÁ NO MORRO...

SE A VIDA É PRA VOCE UMA TOTAL DESILUSÃO...

Essas e outras mensagens  nos  fazem entender:  que eles se foram,  mas ainda cantam!

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Palestra com Débora Soglio no Centro Espírita Paula Ortiz

Jacareí, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Carlos Roberto  Monteoliva)

 

 

 

 

 

7º. Congresso Espírita Mundial

Havana, Cuba

 

Prezado Ismael,

Bom dia!

O Sr Erick, da Livraria Espírita de Bauru, te indicou para que pudesse divulgar um congresso que acontecerá em Cuba no próximo ano.

Ele repassou para a lista de contatos dele e pediu para que eu entrasse em contato com você para que encaminhasse também para a sua lista.

 

Segue cartaz para divulgação:

 

encontro.png

 

Atenciosamente,

 

Nova Ass Marcela.png

(Informações recebidas em email de  Marcela Gnola [[email protected]])

 

 

ATENÇÃO:

O email acima está sendo repassado,  a pedido,  por tratar-se de evento que diz respeito ao movimento espirita – 7º. Congresso Espírita Mundial. Tratativas de viagens deverão ser feitas exclusivamente entre as partes interessadas: Agencia de viagem  e turista. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

 

Informações do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

 

 

   

Kardecian Spiritist Center

6450 NW 77th CT Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email:  [email protected]

Web site:  www.spiritist.com

a nonprofit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)

 

Oct, 23, 2012

 BezerraNews Weekly, preparado por el Departamento de Comunicacion, Divulgacion y Desarrollo del BM.

Joselito Costa Jr. - Director


" La caridad es un ejercicio espiritual ... ¿Quién hace el bien, pone en movimiento las fuerzas del alma."

(Chico Xavier)  


Miercoles 8:30pm (Nuevo Horario) - 10/24/2012

 

Bezerra Online at the BM Radio

http://www.spiritist.com/bwebradio

José Augusto Chagas

Cap. 20

HABRÁ FALSOS CRISTOS Y FALSOS PROFETAS "

 


 

 


  



APARTIR DE NOVIEMBRE 1, 2012, SOLAMENTE PODEMOS ENVIAR MENSAGES DE TEXTO



ATRAVÉS DEL NUEVO SISTEMA DE ENVIOS, NECESSITAMOS QUE USTED HAGA SU REGISTRACION



ENVIE UN TEXTO "@BEZ" PARA EL NUMERO (925) 241 5641


, USTED RECIBIRÁ UNA MENSAGE AUTOMÁTICA PARA PONER TU NOMBRE, DISPUES DE PONER E ENVIAR



USTED ESTARÁ LISTO, Y RECIBIRÁ LAS INFORMACIONES DE EVENTOS EN SU CELULAR !






BezerraOnline Web Radio

 



BezerraOnline Web Radio, webcasting 24 hours-7 days a week,

spiritual-spiritist programming, offering programs in collaboration with Spiritists from around the world.

Disseminating Spiritism in three languages, reaching everywhere through the world wide web.

 INFORMA - EDUCA - CONSUELA -  MOTIVA

Escuche BezerraOnline Web Radio 24 horas/7 dias por semana en

www.spiritist.com    or

http://www.spiritist.com/bwebradio




PLEASE HELP THE BEZERRA DE MENEZES CENTER STAY OPEN - MAKE YOUR DONATION  CLICK HERE

POR FAVOR AJUDE A MANTER O CENTRO BEZERRA DE MENEZES FUNCIONANDO - FAÇA SUA DOAÇÃO  CLIQUE AQUI

POR FAVOR AYUDE A MANTENER EL CENTRO BEZERRA DE MENEZES ABIERTO - HAGA UNA DONACIÓN CLICK AQUI

 

 

 

 

 

Campanha anual de venda de panetones “Ave Cristo”

Birigui, SP

 

Panetones Ave Cristo

Parceria da Solidariedade!

 

Caros Amigos da Ave Cristo,

 

Nesta semana iniciamos a Campanha anual de venda dos Panetones Ave Cristo.

Rogamos aos amigos que nos ajude na divulgação de nossa ação. Lembrando que o resultado financeiro da Campanha é revertido integralmente para os programas assistenciais de nossa Ave Cristo.

Participe você também, desta Parceria da Solidariedade, firmada pelos laços da Fraternidade Universal!

 

Fraternalmente!

Fábio Ramos

Coordenador Geral

Casa do Caminho Ave Cristo

(18) 3644.5090 – 9738.6520

 

Vendas com Márcia e Fábio: [email protected] - (18) 36445090

 

 

(Informação recebida em email de Fabio Ramos)

 

 

 

 

Quem cuida das borboletas?

Roosevelt Andolphato Tiago

www.roosevelt.net.br

 

 

 

            A vida possui regras próprias que muitas vezes parece-nos sem regra alguma. São desafios constantes e uma criatividade em superar nossas expectativas, que deixam longe nossos melhores gênios do marketing ou propaganda.

            Essa miscelânea de situações, provas e obstáculos, apontam para uma genialidade insuperável, muitas vezes até nos colocando em estranhas dificuldades e que muitas vezes nem sabemos como superamos, mas uma situação especial me fez refletir com maior intensidade sobre esse axioma. Estava em casa e ao acaso, observava algumas borboletas tão coloridas como frágeis a enfeitar a paisagem, ornando nossa vida corrida, ainda sem saber ao certo para onde.

            Entretanto, após tanto tempo sem chuva, o tempo altera-se apresentando uma escura nuvem que a tudo envolve e mais que de repente uma forte chuva chega, acompanhada pela ventania impiedosa que arrasta tudo pela frente. Objetos desaparecem e nas casas janelas, portas e portões parecem que serão arrancados.

            Temos um impulso instintivo de procurar abrigo saboreando de proteção, enquanto que a sinfonia da tempestade emoldura à tarde.

            Refugiado e seguro, um pensamento vem à mente: e as borboletas? Para onde foram? Quem cuida delas? Certamente que criaturas tão indefesas não tiveram a menor chance contra a impiedosa manifestação do tempo. Afinal é um grande desafio até para nós.

            Contudo, assim como as situações de nossa vida, a tempestade vai com a mesma prepotência com que veio e o tempo se edifica calmo e ensolarado, agora mais belo ainda, pois traz o brilho do reflexo da água sobre tudo.

            Quando menos percebemos, que aparece? Claro, as borboletas, flutuando com a mesma tranquilidade de antes e como se nada houvesse acontecido. Ficamos intrigados pensando como elas sobreviveram?

            A mesma coisa acontece conosco, muitas vezes os problemas que se apresentam são grandes e violentos, mas fazendo com dedicação a parte que nos cabe e agindo com confiança na vida, certamente Deus nos proverá, afinal se o Criador não esquece nem as pálidas borboletas, não negligenciaria com sua maior obra – você!

            É evidente que nessa reflexão, não apontamos para a afirmação de que alguém, mesmo de ordem divina, resolverá nossos problemas, pensar assim seria um equívoco destituído de razão.

            O Espiritismo apresenta, dessa forma, uma diretriz de conduta, capacitando o homem a administrar e edificar a própria vida. Sem soluções mágicas ou ilusões facilitadoras, a finalidade da Doutrina dos Imortais destina-se, através do estudo das obras de Allan Kardec e de outras que possuam a mesma base de racionalidade, promover a elevação moral e intelectual do homem, que amadurecido, se conduz de maneira mais útil e segura.

            Apenas podemos entender auxílio superior, se nossa consciência estiver harmonizada com o que devemos realizar. Encontramos em O Livro dos Médiuns, cap. XXVI – nº 291: “Não, os Espíritos não vêm livrar o homem da lei do trabalho, mas mostrar-lhe o alvo que deve atingir e a rota que leva a ele, dizendo: Marcha e o atingirás! Encontrarás pedras nos teus passos; mantém-te vigilante, e afasta-as por ti mesmo! Nós te daremos a força necessária, se quiseres empregá-la.”

            Certamente, as borboletas atingem o que lhes é proposto por Deus...

 

(Texto recebido em email de Roosevelt  Andolphato Tiago)

 

Borboleta

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Borboleta_ilha_grande_brasil.JPG

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP