Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 25 de outubro  de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/25-10-2012.htm

 

 

 

 

ANÁLISE, APRECIAÇÃO, CRÍTICA

 

                                                                                                                                

                                                                  José Passini (Juiz de Fora, MG)                                                                [email protected]

 

            Qualquer obra ao ser exposta ao público fica sujeita à análise, à apreciação, à crítica, da parte daqueles que a examinam, seja ela uma escultura, uma música, uma pintura ou uma página literária.

            No mundo da literatura, há até a atividade normal de pessoas que se especializam em crítica literária, exercendo-a, sem que os autores de artigos ou de livros sintam-se ofendidos por verem suas idéias, suas posições, ou opiniões serem analisadas, criticadas, contestadas, desde que através de linguagem compatível com a ética e com o respeito.

            Esses trabalhos de crítica literária são, não raro, usados em estudos levados a efeito em academias de letras, ou em cursos universitários de língua e literatura, com real proveito para aqueles que se entregam ao aprendizado da arte de bem escrever, seja num Curso de Letras, seja num de Comunicação Social.

            Tendo consciência de que haverá aqueles que analisarão e darão a público sua apreciação sobre aquilo que publica, o autor, por certo, preocupar-se-á com o que diz, e como o diz, ou seja, com o conteúdo e com a forma.

            No meio espírita, infelizmente, isso não se dá. Atualmente, assiste-se a uma verdadeira avalancha de obras, na maioria mediúnicas, cheias de inovações, de revelações, de modismos, sem que haja espaço na imprensa espírita para uma apreciação séria, clara, fraterna, a respeito de conteúdos altamente duvidosos, que são levados a público como se fossem verdades reveladas.

            Paulo, a maior autoridade em assuntos mediúnicos nos tempos apostólicos, conforme se constata nos caps. 12 e 14 da sua Primeira Carta aos Coríntios, dentre outras orientações, recomenda: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.”1 Sábio conselho, repetido reiteradamente mais tarde na obra de Kardec, destina-se à prevenção contra o deslumbramento, a vaidade, à atuação de Espíritos enganadores no intercâmbio mediúnico. Cuidado semelhante pode-se observar também em João: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”2

            Será que estamos esperando que aqueles que combatem o Espiritismo venham trazer a público certos absurdos que estão sendo publicados ante a comunidade espírita completamente silente, sem que tenhamos meios de demonstrar-lhes que certas “revelações” foram contestadas? Ou será que foi esquecido o brocardo: “Quem cala, consente.”? Será que Kardec não sairia hoje em defesa dos verdadeiros postulados espíritas? Ou calar-se-ia, receando desagradar pessoas? Onde podemos situar a recomendação de Erasto: “Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errônea.”3

            A Federação Espírita Brasileira e várias outras editoras são entidades de utilidade pública e que, coerentemente com o que ensina o Espiritismo, não visam a lucros. Malgrado esses nobres exemplos, instalaram-se inúmeras editoras que aí estão a divulgar obras que contrariam frontalmente os postulados espíritas, através de publicações que, embora declarem serem os recursos obtidos destinados a entidades assistenciais – o que jamais deve influir na análise doutrinária das publicações – agem como entidades meramente comerciais, colocando o lucro acima do ideal da divulgação.

            O médium, autor material dessas obras, por vezes é pessoa bondosa, bem intencionada, até promotora de nobres atividades no âmbito da assistência social. Mas o seu trabalho nesse setor será suficiente para legitimar sua produção mediúnica, transformando-a em livros? Lamentavelmente, há aqueles que confundem caridade com pieguismo. Dizem que não se pode ir contra um irmão. Ninguém, em sã consciência deve criticar o autor, mas sim a obra. Aquele deve ser preservado, em nome do respeito que se deve ter para as suas boas intenções, mas esta deve ser analisada, dissecada. Essa maneira de agir aprende-se com Jesus, que nunca atacava o pecador, mas o pecado.

Nesse contexto, deve ser ressaltada a responsabilidade daqueles que dirigem estabelecimentos espíritas, sejam centros ou livrarias, no sentido de fazerem a devida seleção do material escrito divulgado no recinto da instituição. Muito maior do que a preocupação com o conteúdo da exposição oral, deve ser o cuidado com o material impresso entregue ao público, seja livro ou folheto avulso, pois um livro adquirido, ou tomado por empréstimo, numa instituição espírita – principalmente para o leigo –, será tomado como legítimo.

Entretanto, há dirigentes que se abrigam sob a capa de uma falsa caridade em relação aos autores. Omitem-se quanto a um cuidadoso exame, deixando de ler, ou de colocar nas mãos de irmãos responsáveis, para análise, muitas obras que estão aí a tentarem desmentir a seriedade da mensagem espírita, permitindo seja ela apresentada na forma de romances, relatos, “revelações”, em linguagem absolutamente não condizente com a seriedade e com a nobreza da doutrina que herdamos de Kardec.

           

1. I Co, 14: 29

2. I Jo, 4: 1

3. O Livro dos Médiuns, 230

 

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Auckland, Nova Zelândia

 

23 de outubro 2012

 

No dia 23, após as atividades naturais a que se dedicam os nossos irmãos devotados ao Cristo, a gentil consóror Camille buscou-nos no Hotel, asa 18h30, levando-os ao mesmo local da véspera para as atividades programadas, nas quais, o tema proposto era o fascinante Transição planetária.

A reunião iniciou-se com explicações em torno das atividades do Grupo, sua programação e convites a todos, a prece de abertura, apresentação muito delicada sobre o orador.

Para um público constituído por 49 pessoas atentas, nosso Divaldo dissertou sobre os acontecimentos destrutivos deste milênio, tsunamis, erupções vulcânicas, tragédias do quotidiano, sempre fiel à Lei de destruição, na terceira parte de O Livro dos Espíritos, estudando o calendário maia e suas informações, conforme o maior estudioso no tema, Dr. Orlando Casares, diretor do Museu de Antropologia da cidade do México, depois discorreu sobre o Sermão profético (Luc as 13: 1–32) e o Apocalipse, estudando as probabilidades astronômicas, a respeito da destruição da Terra...

Prosseguiu em considerações profundas sobre as grandes conquistas da ciências e da tecnologia e a falta de valores morais, na Sociedade, referindo-se à mudança da Terra de mundo de provas e de expiações para mundo de regeneração, conforme as preciosas anotações de Allan Kardec em A Gênese.

O auditório permaneceu atento, eletrizado, e, ao encerrar a magistral conferência foi aplaudido de pé, espontânea e demoradamente.

A seguir foram apresentadas questões muito bem propostas sobre o tema, que receberam tratamento carinhoso e elucidativo.

Encerrando o labor às 21h seguiram à refeição e ao repouso, a fim de viajarem a Sydney, no dia seguinte.

A Equipe

 

(Informação e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

II Fórum da Mediunidade

Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em emails de Jornal Espírita  de Uberaba [[email protected]]; de Jhon Harley Marques; de Geraldo Lemos Neto;  de Vera Lucia Filgueira e de Regina Bachega)

 

 

 

 

VI Conejovens- Confraternização das Mocidades Espíritas

Auriflama, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marcelo Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Homenagem a Chico Xavier em

Pedro Leopoldo, MG

 

Na manhã do dia 20 de outubro, o Centro Espírita Luiz Gonzaga, fundado por Chico Xavier, em Pedro Leopoldo (MG), promoveu uma homenagem ao seu fundador, pela sua escolha como o "Maior Brasileiro de Todos os

Tempos", promoção da TV SBT. Foi organizada uma atividade defronte ao Centro, na própria rua, com exibição de Banda de Música, Coral e saudação. O evento foi organizado por Célia Diniz e contou com a participação de Célia Maria Rey de Carvalho, diretora da FEB e que apresentou uma saudação da presidência da FEB, e de Braz Moreira Henriques, representando a União Espírita Mineira. Houve atendimento dos assistidos pela assistência social do Centro. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

O hall de entrada do Centro Espírita Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo, MG

 

 

 

 

 

Seminário: Ideal Cristão e Propaganda Espírita na CEB

Brasília, DF

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Curso para Formação de Monitores do ESDE

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fatima Antunes)

 

 

 

 

Workshop com Aloisio Silva em

cidades dos Estados Unidos

 

Bom Dia Amigo Ismael.
Peço divulgar para os seus contatos por email e compartilhar no Facebook para que os brasileiros que moram nos Estados Unidos tenham acesso ao Evangelho de Jesus com a embalagem Espiritista.
Jesus o abençoe na doce tarefa de divulgação.

 

(Informação recebida em email de Aloisio Silva)

 

 

 

 

Registro. Centro Espírita Humberto de Campos recebe Manhã Musical

São Luis, MA

 

O Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita do Maranhão-DIJ/FEMAR realizou no último dia 21 de outubro a 22ª Manhã Musical, evento voltado para os jovens que frequentam a Juventude. Essa manhã de domingo foi regada a muita música espírita da melhor qualidade, sob a batuta de Henrique Braga, coordenador do DIJ/FEMAR.

 

(Informação e fotos recebidos  em email de Rosemary Araujo, do CEHC)

 

 

 

 

 

Palestra do Projeto Boa Nova da CEB

Brasília, DF

 

PROJETO BOA NOVA

 

É com muita alegria que convidamos você para participar da PALESTRA MENSAL do PROJETO BOA NOVA.
 
DIA 28 de OUTUBRO - DOMINGO - das 9,30h às 12h.
 
Na Comunhão Espírita de Brasília, Salão Eurípedes Barsanulfo.
 
Tema: “REFORMA MORAL E EVOLUÇÃO”
 
Facilitador: JOSÉ CARLOS DE SOUSA 
 
A ATIVIDADE É ABERTA AO PÚBLICO EM GERAL.
 
AGUARDAMOS SUA PRESENÇA!
 
Abraço fraterno,
 
José Carlos de Sousa
Coordenador do Projeto Boa Nova
  
Comunhão Espírita de Brasília
ACE – Assessoria de Cultura e Eventos
Av. L2 - Sul, Quadra 604

Tel.  3048.1819

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

 

Entrevista: Orson Peter Carrara nos faz um breve resumo do 2º. Encontro Cairbar Schutel realizado em Matão, SP

 

 

Caro Orson, qual o balanço que você faz do Encontro Cairbar Schutel, em sua segunda edição?

 

Ismael, o evento foi de grande repercussão para todos nós, organizadores, palestrantes e participantes. Apesar das

falhas naturais para um evento de grande porte, o resultado final foi expressivo em termos de participação,

entusiasmo, confraternização e divulgação do pensamento espírita. A convivência entre todos foi o ponto forte

do evento, além do grande marco que foram as atividades simultâneas dedicadas às crianças participantes.

 

Qual foi a participação em termos numéricos?

 

Foram em torno de 80 cidades, de 5 estados do país. Isso significa um número grande de instituições, seus

dirigentes e trabalhadores. E como foi transmitido pela Internet, muita gente do Brasil e exterior também

teve oportunidade de acompanhar.

 

Na organização vocês preconizavam a unificação. Isto realmente aconteceu?

 

Sim, é um foco expressivo na organização do evento. Ela ocorre naturalmente porque são vários centros

espíritas de Matão que participam colaborando, além da integração com as demais cidades participantes.

 

Quais os oradores participantes e respectivos temas que desenvolveram?

 

André Trigueiro foi o único palestrante, tanto no sábado como no domingo, com o tema ECOLOGIA E ESPIRITISMO. A didática, competência e conhecimento do palestrante envolveu de maneira expressiva

os participantes. Paralelamente, porém, às palestras de Trigueiro, as conhecidas autoras Lucy Dias Ramos,

Célia Xavier de Camargo e Therezinha Oliveira participaram de entrevistas. 

 

Fora do auditório principal ocorreram outras atividades?

 

Além das entrevistas com as citadas autoras, houve atividades para jovens e crianças, simultaneamente à

atividade principal. Trouxemos também uma oficina do PROJETO CONTE MAIS, da FERGS. 

 

Já tem data e local para o próximo evento?

 

Sim, ficaram definidos os dias 21 e 22 de setembro de 2013.

 

As suas considerações finais já recebendo o nosso abraço e agradecimento.

 

Estamos felizes com as últimas ações. Inclusive acaba de nascer o Instituto Cairbar Schutel,

de abrangência e ação nacional, que breve daremos notícia. Assim que possível iniciaremos 

divulgação de site, programa, objetivos e ações da nascente instituição.

 

(Fotos Ismael Gobbo)

A recepção calorosa em Matão

Célia Paiva, de Bauru, comanda a apresentação das crianças.

Orson na Mesa redonda com participantes convidados para o evento

André Trigueiro, foi o destaque do II Encontro Cairbar Schutel

Grande público participou do 2º. Encontro Cairbar Schutel em Matão, SP

A equipe da editora O Clarim atendendo ao grande  público presente ao 2º. Encontro Cairbar Schutel

 

 

 

1º. Encontro de Divulgação do ESDE da Use

Cotia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fatima Antunes)

 

 

 

 

Registro. Reportagem fotográfica do 4º. dia da Semana Espírita de Santos, SP

 

 

 

Veja todas as fotos aqui:

https://skydrive.live.com/?cid=92d26e43f4000cb0&id=92D26E43F4000CB0%21766&Bsrc=SkyMail&Bpub=SDX.SkyDrive&sc=Photos

 

 

(Informação recebida em email de marco ribeiro [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Sandra Fiore no C.E. Adolfo Bezerra de Menezes

Matão, SP

 

Participe da Reunião de Palestra Pública, às 20:00 horas.

C.E. Adolfo Bezerra de Menezes

Av. Rafael Juarez Sola, 89 - Vila Cardim

Com o(a) orador(a): SANDRA FIORE - ARARAQUARA/SP

Tema: Se eu quiser falar com Deus

SANDRA FIORE é de Araraquara. Dinâmica trabalhadora espírita vinculada ao PASCHOAL GROSSI, conhecida instituição espírita na mesma cidade, Sandra tem se destacado pelo comprometimento com a causa espírita.

Proferindo palestras ou organizando agenda de palestrantes, é trabalhadora da linha de frente, sempre presente. Para se ter uma idéia, Sandra assimilou imediatamente a idéia do INSTITUTO CAIRBAR SCHUTEL, recentemente fundado e apresentado ao público durante o EAC 2012, e tem trabalhado ativamente na programação do SHOW DA PAZ em favor do citado Instituto e que vai acontecer em novembro. Foi ela, com a ajuda de dedicados amigos, quem conseguiu os artistas, o som, o uso do espaço onde vai ocorrer, alguns patrocínios e está diretamente envolvida para o sucesso do evento.

Venha conhecê-la. Ela foi entrevistada rapidamente durante o EAC.

Compareça, sua presença é muito importante!

“Amar o próximo como a si mesmo, é um dos mais belos gestos de amor que se pode fazer, para com aquele que lhe deu a vida de presente.” Elton Benicio

Ajude a divulgar! Muito obrigado!

 

(Informação recebida em email de Espiritismo caminho de luz [[email protected]])

Busto de Cairbar Schutel na praça da igreja matriz de Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Curso de Formação de Monitores do ESDE

Sorocaba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fatima Antunes)

 

 

 

 

Workshop sobre Depressão

Lorena, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

10º. Encontro Diretrizes Apostólicas para o Evangelizador no Meimei

Belo Horizonte, MG

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

 

 

Registro. Palestra musicada com Ery Lopes e João Lucius no

 C.E. Jesus Redivivo. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de jose rubens de caires [[email protected]])

 

 

 

 

1º. Festival do Livro Espírita

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Iº. FESTIVAL DO LIVRO ESPÍRITA

“A Literatura Espírita e o Século XXI”

Novembro de 2012

Locais:

 ASSOCIAÇÃO CULTURAL ANTONIO BENEDICTO MACHADO FLORENCE

CINE ART CAFÉ

Praça da Independência, nº. 161

CORETO DA PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA

----ooo0ooo----

 

Programa:

De 05 a 14 – das 14 às 18 horas –SECRETARIA– Informações, Inscrições, Sugestões na Associação

Dia 14 – às 20 horas - Abertura, PALESTRA Therezinha de Oliveira na Associação

Dia 15 - das 14 às 18 horas - Mini-SEMINÁRIO de Educação Espírita Infanto-juvenil e

Contação de História na Associação (inscrições com vagas limitadas)

Dia 15 – das 12 às 19 horas - FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA no Coreto da Praça da Independência

Dia 15 - às 15 horas – CORAL CATIVAR na Feira no Coreto da Praça da Independência

Dia 15 – às 20 horas - PALESTRA Musical: Bel e Mário “O Seresteiro do Evangelho”na Associação

Dia 16 - das 9 às 19 horas - FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA no Coreto da Praça da Independência

Dia 17 - das 9 às 19 horas - FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA no Coreto da Praça da Independência

Dia 17 - Palestra em VÍDEO:

- às 10 horas – “Jesus e as problemáticas humanas” – Divaldo Franco no Cine Art Café

Dia 17 - Palestra em VÍDEO:

- às 14 horas – “Desafios e Superações” – Raul Teixeira no Cine Art Café

Dia 17 - das 14 às 17 horas - EXPOSIÇÃO DE PINTURA na Associação

Dia 17 - Palestra em VÍDEO:

- às 16 horas – “Espiritismo em nossa vida” - Raul Teixeira na Associação

Dia 17 - às 17 horas – VÂNIA – VOZ E VIOLÃO no coreto da Praça da Independência

Dia 17 – às 20 horas - PALESTRA: Régis de Morais - “Espiritualidade e Educação” na Associação

Dia 18 – das 9 às 12 horas - FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA no Coreto da Praça da Independência

Dia 18 – às 10 horas – FILME Espírita no Cine Art Café

Dia 18 - às 11 horas – Banda “AMIGOS PARA SEMPRE” no Coreto da Praça da Independência

----ooo0ooo----

Promoção:

GRUPO DA FRATERNIDADE ESPÍRITA “IRMÃO FLÁCUS”

Espírito Santo do Pinhal – SP

 

(Informação recebida em email de Ary Oswaldo Leite da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Leia noticias no site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

Acesse aqui:

http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticias.php

 

 

 

 

 

Jantar Dançante Beneficente em prol do LALEC

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Ribeiro)

 

 

 

 

Noite da Pizza do Centro Espírita Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em email de Rosana Miranda)

 

 

 

 

O brasileiro Chico!

 

                         Wellington Balbo

                          Bauru, SP

 

 

A eleição de Chico Xavier no último 03 de outubro como o Maior brasileiro de todos os tempos, evento promovido pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) não surpreende. Chico Xavier, pela sua conduta, exemplo de vida e humildade quebrou os acanhados limites da religião. Chico não é do Espiritismo, mas do mundo. Todos querem tê-lo perto de si, reivindicar sua amizade, independentemente da religião que professam.

Minha tia, que não é muito de religião, até hoje mostra com orgulho uma carta que o médium, em certa ocasião, mandou à ela por intermédio de uma amiga que fora à Uberaba:

“Esta é a carta que o Chico me mandou, diz, com indisfarçável orgulho, como se fosse amiga dele há tempos. Que nada, ela só viu o Chico pela televisão”. Chico tinha mesmo esse poder, o de fazer amigos mesmo sem tê-los visto fisicamente uma única vez. Provavelmente muitos dos que votaram no médium jamais conviveram com ele. Opa! Perdão, conviveram sim. Conviveram por meio dos livros, das cartas de consolo e das mensagens de alento que o médium foi pródigo em deixar.

Chico não apenas consolou, mas, sobretudo, esclareceu e fez proliferar pelo mundo as vozes dos Espíritos cantando a imortalidade da alma. A morte com Chico perdeu a força. A vida ganhou mais vida, mais cor, mais graça... Claro, morre o corpo, mas o espírito vive. E ele divulgou isso tão bem, mas tão bem e, principalmente para os pequeninos. Sim, os pequeninos corações, dilacerados pela dor e que o buscavam a fim de ter sua coragem agigantada em face dos desafios existenciais. Chico foi, se assim podemos dizer, o EMPRESÁRIO DE DEUS, que decretou o lucro da VIDA.

Certa vez, uma beata, preocupada com a repercussão de Chico na mídia, pediu ao padre Fabio de Melo que se manifestasse contra os inúmeros filmes produzidos sobre a vida do médium.  O sacerdote, então, disse:

“Por que levantarmos vozes contra Chico Xavier, uma figura que exemplificou o amor, sensível e que dedicou toda sua vida ao semelhante? Não há razão para isso. Embora eu não seja reencarnacionista, admiro o cidadão Chico Xavier, sua sensibilidade”...

Disse tudo o padre: cidadão Chico Xavier. Vale destacar: Chico só foi um notável médium porque era um excelente cidadão. Num mundo tão carente de referências positivas, ver Chico sendo homenageado representa uma luz no fim do túnel, porquanto o cidadão de Pedro Leopoldo é, para todos, um exemplo de amor ao próximo. Ah, eu disse Pedro Leopoldo. Desculpem-me... Chico de Minas, do Brasil, do mundo... O Nosso Chico, aquele homem que de tão simples parece que nos fala diretamente ao coração, num bondoso e constante “Olá”, dito quando abrimos alguma página de seus inúmeros filhos psicografados ou suas infinitas filhas, denominadas de mensagens.

Em algumas ocasiões me pego pensando nas dificuldades que passou esse homem, e que ainda assim não deixou que o desânimo o dominasse.

Por isso, prestamos esta singela, mas sincera homenagem – embora ele não precise disso – ao notável Chico Xavier, cidadão de Pedro Leopoldo, Uberaba, Minas, Brasil... cidadão do universo, amigo de todos...

 

 

                                    Saulo Gomes, Euripedes Higino dos Reis e o troféu

                               Chico Xavier O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

                                  Foto do acervo de Oceano Vieira de Melo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP