Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 26 de outubro  de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/26-10-2012.htm

 

 

 

 

 

Pela preservação da boa prática do Espiritismo

 

Ismael Gobbo

Araçatuba, SP

 

 

Quando se fala em respeitar as crenças e as diversas orientações doutrinárias existentes, por sinal inumeráveis,  o Espiritismo pode ser inscrito como um dos  mais, ou possivelmente o mais incisivo nesse particular.

Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, no seu capitulo XXVIII, item 1, FEB, encontramos precisa orientação a esse respeito: “O Espiritismo reconhece como boas as preces de todos os cultos, quando ditas de coração e não de lábios somente. Nenhuma impõe, nem reprova nenhuma. Deus, segundo ele, é sumamente grande para repelir a voz que suplica ou lhe entoa louvores, porque o faz de um modo e não de outro. Quem quer que lance anátema às preces que não estejam no seu formulário provará que desconhece a grandeza de Deus. Crer que Deus se atenha a uma fórmula é emprestar-lhe a pequenez e as paixões da Humanidade”.

Não temos a menor dúvida que esse respeito às convicções de outrem, aliado ao labor incansável dos trabalhadores espíritas no permanente movimento de espiritualização da humanidade,  liderado por Jesus, ensejou ao Espiritismo granjear a simpatia, o respeito e admiração de outros segmentos religiosos, da sociedade em geral, da mídia e até de órgãos de governo.

Todavia, temos que convir que respeitar as convicções alheias não significa agir no sentido de incorporar práticas inerentes àqueles cultos ou mesmo técnicas que mais dizem respeito a profissões e profissionais especializados,  no rol das atividades cotidianas do  Centro Espírita. Mas, infelizmente,  é isto que estamos presenciando de forma avassaladora no meio espirita.

Casas espíritas tradicionais, dirigentes espíritas de reconhecido valor, expositores e oradores de grandes recursos,  vários escritores, parecem querer entronizar algumas dessas muitas práticas no seio do movimento espirita como se elas fossem imprescindíveis ao trabalho que a Casa Espírita sempre desenvolveu de forma tranqüila, sem excentricidades e com absoluta segurança  sob orientação dos postulados da codificação assinada por  Allan Kardec. 

No modesto e despretensioso trabalho de divulgação que desenvolvemos diariamente,   temos enxergado essas distorções com muita clareza. Podemos relacionar desde  alguns livros com títulos chamativos, completamente fora do contexto e do bom senso espírita, cartazes com dizeres e imagens estranhas e atividades que envolvem de forma direta e quase exclusiva,  Apometria, Cromoterapia, Ufologia, Cursos de Magnetismo, TVP, Regressão de Memória, Musicoterapia, hidroterapia,  mediunidades de cura, de pintura, dentre outras.

Será que isto está correto? 

Além dessas práticas que parecem ganhar mais espaço que o estudo,  livros de baixíssimo nível, alguns com posicionamentos chocantes e absolutamente contrários aos princípios espíritas, são editados, divulgados e vendidos como  se espíritas fossem. E em livrarias de Centros Espíritas, de Clubes do Livro Espírita e Feiras de Livro Espírita.

Quem pode criticar as seitas e as práticas que arrolamos? Na nossa maneira de entender, ninguém. Mas, podemos,  em sã consciência,  admitir que essas práticas  adentrem  as casas espíritas sem a menor cerimônia e se tornem corriqueiras e até principais, fugindo a tudo aquilo que aprendemos com Kardec e nos ditados da espiritualidade superior?  Será que estamos honrando o compromisso que assumimos de preservar a pureza doutrinária no seu mais elevado sentido? Ou estamos querendo fazer um Espiritismo à moda da casa onde tudo vale, priorizando o fim sem a menor  preocupação com o meio, agradando todo mundo e fazendo de conta que tudo caminha às mil maravilhas?  

Tem cabimento aqueles que gostam das práticas da  Umbanda buscarem inserir as  práticas usuais da Umbanda no seio da  casa espírita?   Ou alguém que por ter feito cursos de Apometria, Cromoterapia, TVP, Magnetismo, etc, buscarem implantar aquilo que viram ou aprenderam no centro espirita que freqüentam e vendendo a idéia de que se trata de modernização, inovação ou renovação?

Que dizer de casas espíritas que começam a aplicar passes com os pés descalços, substituir a mesa habitual pelos colchões “tatami” e gastar mais tempo com algumas das práticas que acima arrolamos, do que com o efetivo e sistemático estudo do Espiritismo?

Será que o Espiritismo depois de mais de 150 anos de sucesso absoluto no seu esplendoroso trabalho em prol do movimento de espiritualização está precisando dessas  reformas e desses reformadores?  

Ou será que estamos enxergando a  Doutrina Espírita crescer cada vez mais, avançando para frente, sendo exaltada e respeitada pelo mundo todo e vendo um movimento espirita que caminha exatamente na contramão?

Onde está o senso critico que todo espirita deve buscar por inspiração no maior e melhor guia que Deus nos ofereceu, Jesus, e em Allan Kardec o grande codificador da doutrina do bom senso?

Acredito que seja uma boa e oportuna pergunta para buscarmos responder.

 

**********

Obras Póstumas, Allan Kardec, FEB,

Dos Cismas:

 

 “Uma questão que desde logo se apresenta é a dos cismas que poderão nascer no seio da Doutrina. Estará preservado deles o Espiritismo?

Não, certamente, porque terá, sobretudo no começo, de lutar contra as idéias pessoais, sempre absolutas, tenazes, refratárias a se amalgamarem com as idéias dos demais; e contra a ambição dos que, a despeito de tudo, se empenham por ligar seus nomes a uma inovação qualquer; dos que criam novidades só para poderem dizer que não pensam ou agem como os outros, pois lhes sofre o amor-próprio por ocuparem uma posição secundária.

Se, porém, o Espiritismo não pode escapar às fraquezas humanas, com as quais se tem de contar sempre, pode todavia neutralizar-lhes as conseqüências e isto é o essencial.

É de notar-se que os vários sistemas divergentes, surgidos na origem do Espiritismo, sobre a maneira de explicarem-se os fatos, foram desaparecendo à medida que a Doutrina se completou por meio da observação e de uma teoria racional. Hoje, raros partidários ainda contam esses primitivos sistemas. É este um fato notório, do qual se pode concluir que as últimas divergências se apagarão com a elucidação integral de todas as partes da Doutrina. Mas, haverá sempre os dissidentes, de ânimo prevenido e interessados, por um motivo ou outro, a constituir bando à parte. Contra a pretensão desses é que cumpre se premunam os demais”.

           

Jesus

Allan Kardec

 

 

 

 

Nota de falecimento - Sr. Mazinho da SELUZ

Barbacena, MG

 

NOTA DE FALECIMENTO - SR. MAZINHO (OMAR FARIA) DA SELUZ (SOCIEDADE ESPÍRITA A CAMINHO DA LUZ) DE BARBACENA / MG

Sr. Mazinho retornou ontem (24/10/12) à pátria espiritual, por volta das 22:00 horas. O corpo está sendo velado na Sede do GECEJ (Grupo Espírita Cristão Evangelho de Jesus), popularmente conhecido como Sete de Setembro. Segundo informações do Marcelo, da SELUZ, o enterro ocorrerá hoje (25/10/12), quinta-feira, às 16:00 horas. De acordo com a Elaine Attademo, para o Cemitério da Boa Morte...

OREMOS TODOS PELO SR. MAZINHO E PELOS FAMILIARES. LUZ, PAZ E ENTENDIMENTO A TODOS POIS AFINAL A VIDA DE FATO CONTINUA...

(Informação recebida em email de Adriano Barroso no dia 25/10/2012)

 

 

 

 

 

Homenagem a Chico Xavier em

Pedro Leopoldo, MG

 

Na manhã do dia 20 de outubro, o Centro Espírita Luiz Gonzaga, fundado por Chico Xavier, em Pedro Leopoldo (MG), promoveu uma homenagem ao seu fundador, pela sua escolha como o "Maior Brasileiro de Todos os

Tempos", promoção da TV SBT. Foi organizada uma atividade defronte ao Centro, na própria rua, com exibição de Banda de Música, Coral e saudação. O evento foi organizado por Célia Diniz e contou com a participação de Célia Maria Rey de Carvalho, diretora da FEB e que apresentou uma saudação da presidência da FEB, e de Braz Moreira Henriques, representando a União Espírita Mineira. Houve atendimento dos assistidos pela assistência social do Centro. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

 

 

 

 

 

Eventos espíritas em

Uberaba, SP

 

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA

PEÇA TEATRAL: “MARIA DE NAZARÉ” com o Grupo de Teatro Divina Luz (Adaptação Eduardo Lima).

Programação: Apresentações Musicais; Peça teatral; Sorteio de Livros; e, Confraternização.

Data: 27 de outubro de 2012 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos)

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

 

II FÓRUM DA MEDIUNIDADE – cartaz anexo

Promoção: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

Apoio: AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba

Data: 15 de novembro de 2012

Horário: Das 8h às 18h

Local: Auditório A do Centro Educacional e Administrativo da UFTM (Av. Frei Paulino nº 30 – Abadia – Uberaba-MG).

Programação:

8h – Abertura e Apresentação Musical.

8h30min – 1º Tema: “Fenômeno Anímico e Fenômeno Mediúnico” – Palestrante: Jacobson Santana Trovão – Goiânia-GO

9h45min – Intervalo

10h – 2º Tema: “Mediunidade Espírita: Consequências Éticas para a Transcendência do Indivíduo” – Palestrante: Luiz Claudio Souza – Uberlândia-MG

11h15min – Almoço (livre)

13h30min – Recomeço dos trabalhos e Apresentação Musical

14h – 3º Tema: “O Papel da Mediunidade na Transição Planetária” – Palestrante: Geraldo Lemos Neto – Belo Horizonte-MG

15h15min – Intervalo

15h30min – 4º Tema: “Mediunidade e Obsessão” – Palestrante: Edson de Souza Marquez – Uberaba-MG

16h45min – Seção de Perguntas e Respostas com os palestrante

18h – Sorteio de Livros / Encerramento

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

9º. Encontro Estadual de Comissão Diretora de Mocidade Espírita- EECDME. Americana, SP

 

 

(Informação recebida em email de Clayton Prado [[email protected]])

 

 

 

 

1º. Show em beneficio do recém criado Instituto Cairbar Schutel

Araraquara, SP

 

Olá querido amigo Ismael, muita paz!!! Estamos organizando o 1º Show Musical Som da Paz em Prol do Instituto Cairbar Schutel, e gostaríamos se possível que nos ajudasse repassando aos  seus contatos.

O Instituto foi idealizado por alguns amigos de ideal espirita entre eles Orson Peter Carrara e terá sede em Matão. Esta entidade terá por finalidade principal a divulgação, estudo e vivência da Doutrina Espírita, conforme a Codificação de Allan Kardec, por todos os meios de comunicação possíveis e dentro de padrões éticos, legais e doutrinários lícitos, adotando por qualificação a especificação de Instituição Espírita. Para atender sua finalidade, poderá valer-se de eventos em todo o Brasil (como encontros, congressos, seminários, etc) e também de TV, cinema, emissoras de rádio, internet, jornal, boletim, comunicação virtual por e-mails, blogs e sites, DVDs, CDs, jogos educativos para a infância, software e outros recursos tecnológicos disponíveis. Igualmente poderá fundar, adquirir ou construir instituições especialmente voltadas para a educação da infância, profissionalização do jovem e orientação à família, podendo utilizar-se também da arte em geral, como teatro, música, dança, etc..

Para isso estamos realizando nosso primeiro evento para angariar verbas para podermos começar. Em anexo estamos colocando o cartaz do evento, além das atrações divulgadas nele, terá muitas outras surpresas.

Sabemos que muitas cidades já estão organizando caravanas e caso queiram convites, favor colocar meu e-mail para contato.

Desde já agradeço imensamente sua colaboração.

Abraços fraternos

Sandra

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore)

 

Boulevar dos Oitis. Araraquara, SP

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

2ª. reunião solene comemorativa dos 65 anos de fundação da Comissão Estadual de Espiritismo. Recife, PE

 

FALTAM 3 DIAS!!!!
 

Lembramos e convidamos a família Espírita Pernambucana que faltam 03 dias para a nossa 2ª reunião solene comemorativa dos 65 anos de fundação da Comissão Estadual de Espiritismo-PE.

 

Aguardamos a todos no próximo domingo às 15:00h em nossa sede conforme cartaz em anexo.

Um fraternal abraço

 

Heleno Vidal

Pres. da CEE-PE

           

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Última palestra do 31º.  Mês Espírita de

Lorena, SP

 

CENTRO ESPÍRITA,JESUS DE NAZARETHJesus Cristo

 

 

 

 


Rua CAP. LEOVIGILDO ARECO, 256

AO LADO DO ABRIGO “MARIA DE NAZARETH”

Bairro de São Roque

XXXI MÊS ESPÍRITA DE LORENA

P A L E S T R A

 

VOCÊ   E   A

ANGÚSTIA DA MELHORA

 

S  Á  B  A  D  O

 

DIA 10/11/2012  às  19:30H.

 

VITOR DE SOUSA

GUARATINGUETÁ

 

 

ABERTURA MUSICAL:

PIANISTA E PROFESSOR

MARIO LUIZ E. GONÇALVES

LORENA

 

CONTRIBUA  C/  1kg  DE  ALIMENTO

NÃO  PERECÍVEL  PARA  O

ABRIGO “MARIA DE NAZARETH”

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

III Encontro Municipal de Atendimento Espiritual

Duque de Caxias, RJ

 

(Informação em email de BRUNO JOSE FERRAZ GOMES [mailto:[email protected]] repassado pela lista ABRADE)

 

 

 

 

45º. Mês da Mulher Espírita de

Duque de Caxias, RJ

 

(Informação em email de BRUNO JOSE FERRAZ GOMES [mailto:[email protected]] repassado pela lista ABRADE)

 

 

"Novos Rumos para o Audiovisual Espírita". Inauguração das novas instalações da Rede Mundo Maior de Televisão

 

Não percam nesta sexta-feira dia 26 de outubro, o debate: "Novos Rumos para o Audiovisual Espírita" na inauguração das novas instalações da Rede Mundo Maior de Televisão. 

Você poderá enviar suas perguntas aos debatedores: Del Mar Franco, Isabel Salomão, Severino Celestino, através do e- mail: [email protected]; ou pelo telefone: (11) 2283-0360. O debate será mediado por Jether Jacomini apresentador e comunicador da Rádio Boa Nova.

Assista o debate "AO VIVO"  através do site: www.redemundomaior.com.br; ou através da parabólica dos canais abertos e dos canais fechados, para saber como veja no site  http://www.redemundomaior.com.br/index.php?modulo=ComoAssistir

Divulgue! Compartilhe o video nas suas redes sociais.. 


Magali Bischoff 

e- Marketing & Comunicação

Emissora da Fundação Espírita André Luiz

 

(Informação recebida em emails de locutor - FEAL [[email protected]]; lista ABRADE; Magali Bischoff)

 

 

 

 

Registro fotográfico do 5º. dia da 60ª. Semana Espírita de

Santos, SP

 

Acessar aqui:

https://skydrive.live.com/?cid=92d26e43f4000cb0&id=92D26E43F4000CB0%21795&Bsrc=SkyMail&Bpub=SDX.SkyDrive&action=Download

 

 

 

 

(Informação recebida em email de marco ribeiro [[email protected]])

 

 

 

4º. Feirão do Livro em

Araras, SP

 

 

(Informação em email de Regina Bachega)

 

 

 

Idéias obscuras e desconexas criaram teologias cristãs complexas

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

    

Tudo se modifica e evolui no Universo, como muito bem disse Lavoisier: “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Também Kardec, “o bom senso encarnado” e o maior reformador do cristianismo, como codificador da Doutrina dos Espíritos, defendeu com maestria a teoria da evolução que, aliás,  é mais própria dos espíritos, cuja jornada tem começo mas não tem fim, pois vai pelas eternidades afora.

       Mas por que a nossa evolução não tem fim? Porque o Mestre dos mestres disse que devemos buscar a perfeição do Pai (são Mateus 5: 48). É claro que jamais vamos ter uma perfeição igual à de Deus, pois a nossa, por maior que, possa ser, um dia, será sempre finita, enquanto que a de Deus é infinita. O Nazareno usou, pois, foi uma força de expressão. Ele quis dizer que nós devemos sempre nos orientar pela perfeição de Deus, que não faz acepção de pessoas, pois ama todos os seus filhos por igual. Daí Ele nos ter ensinado através de Jesus que devemos amar até os nossos inimigos

     Mas voltemos ao nosso assunto principal desta matéria. Até os anjos, espíritos humanos já bem aperfeiçoados, continuam sua evolução, e têm seus graus de perfeição já atingida: querubins, arcanjos, serafins etc. E, para nós espíritos ainda pouco evoluídos, de um modo geral, o que mais precisa evoluir é o nosso conceito sobre Deus que, pela sua magnitude, sempre foi visto de modo imperfeito pela humanidade. Os teólogos do passado, cristãos e não cristãos arrogantes em seus conhecimentos se arvoraram em donos da verdade sobre Deus e das coisas de Deus. Mas estavam tão errados, que eles próprios chegaram à conclusão de que Deus é um mistério para todos nós. Mas se isso é verdade, e é, por que os teólogos cristãos transformaram suas conclusões teológicas em dogmas ou verdades que não podem ser contestadas? Isso é uma incoerência, pois se Deus é realmente um mistério para nós – e eles até exageraram esse mistério –, como poderíamos ter certeza de que as ideias dos teólogos antigos sobre Deus e as coisas divinas são verdades indiscutíveis e definitivas? Se nós estamos, em constante e para sempre, em evolução do nosso conhecimento, sobre o de Deus, nem se fala. Pode-se dizer que, por enquanto, nós só temos o gérmen do conhecimento sobre Ele e das coisas a Ele inerentes. E é lamentável que os teólogos de hoje continuem defendendo como verdades intocáveis as ideias teológicas de seus colegas do passado. E por que eles fazem isso? – talvez eles não tenham consciência disso ou fazem de conta que não têm – É porque, se eles reconhecerem que seus colegas antigos não eram infalíveis, automaticamente, eles perdem também a sua suposta infalibilidade, que, na verdade, é fruto do ego humano, manifestando-se em forma de orgulho, arrogância e falta de humildade.

        Essas deias complexas e orgulhosas de uma teologia misturada com mitologia, e não reconhecidas pelos teólogos de hoje, é que estão pondo em polvorosa o cristianismo, pois, com a evolução cultural da humanidade do Terceiro Milênio, o conceito a respeito de Deus é outro.

        E termino esta matéria com um dos argumentos teológicos contraditórios. Os teólogos afirmam que Maria é Mãe de Deus, porque não se pode separar o lado humano de Jesus do seu lado divino. Se isso fosse verdade, eles teriam que admitir também o absurdo de que Deus, e não o homem Jesus, morreu na cruz!

       PS:

       Para notícias de eventos espíritas importantes: [email protected]

 

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP