Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 29 de outubro  de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/OUTUBRO/29-10-2012.htm

 

 

 

 

Dos desvios e distorções doutrinárias

Orson Peter Carrara

           

Há que se dedicar muito cuidado e atenção na prática cotidiana da programação de nossas instituições espíritas. O compromisso do adepto espírita é com o Espiritismo. E Espiritismo está claramente definido nas obras básicas de Allan Kardec. As inclusões indevidas, práticas que distorcem, inovações oriundas de nossas distrações doutrinárias e mesmo quando criamos o “nosso espiritismo”, correm por nossa conta e risco, gerando responsabilidades de expressão, face às noções indevidas que podemos estar semeando em pessoas que agora se aproximam da Doutrina Espírita e o conhecem distorcido de suas propostas verdadeiras.

            O compromisso do Espiritismo é com a renovação moral do ser humano. Totalmente conectado com o Evangelho de Jesus, suas bases visam esclarecer e orientar sobre nossa natureza, origem e destinação como filhos de Deus. Fundamentado em bases racionais e exclusivamente voltado ao crescimento intelectomoral dos filhos de Deus, o Espiritismo dispensa condicionamentos, dependências de qualquer espécie, imposições, exigências e fanatismos que possam ou queiram se impor.

            Quando se fala em condicionamentos e dependências, há um leque enorme de situações sutis que vamos nos permitindo e que deformam totalmente a genuína prática espírita. Alguém poderia perguntar: mas qual ou quais? Relacione uma ou mais. Não há necessidade de citar, discriminar ou criar outros perigosos caminhos que são os do preconceito ou do orgulho ferido e mesmo possíveis imposições ou críticas que não cabem.

            A resposta é fácil. O Espiritismo possui e oferece ferramentas úteis e precisas para se evitar condicionamentos e dependências. Basta que perguntemos a nós mesmos: o que espero ou faço do Espiritismo? Como dirigente, palestrante, escritor ou colaborador/tarefeiro em qualquer área de atividade nas instituições – pois que não há qualquer atividade que seja mais importante ou mereça qualquer destaque, já que somos todos meros aprendizes –, como estou me portando?

            Aprisiono ou liberto e motivo as pessoas? Uso ameaças, chantagem e imponho minhas ideias e vontades como as únicas corretas? Sou daqueles que recriminam e acusam, desprezam ou não desmerecem o esforço alheio? Não é preciso continuar. Muitas outras situações podem ser incluídas.

            Com tais posturas, onde vão se incluir os desdobramentos próprios do orgulho, da vontade de dominar, da vaidade e da prepotência, geram os problemas que aí estão, esperando nossa submissão à realidade do que realmente somos: todos meros aprendizes.

            O pior de tudo isso é que deixamos que nossas tendências introduzam práticas estranhas ao Espiritismo na prática cotidiana dos Centros, como as atuais novidades incoerentes com a genuína prática espírita. Quais são as novidades? Novamente não é nem preciso citar. Basta observar com atenção! Os desvios surgem e as novidades aparecem quando esquecemos a prioridade do Espiritismo: nossa melhora e progresso moral.

            E a orientação desse programa está claramente nas obras básicas, que esquecemos de consultar, de estudar, refletir e divulgar. E principalmente de fazê-la amplamente compreensível, em suas riquezas, para aqueles que se aproximam – sedentos por entender – e são bombardeados com condicionamentos que, ao invés de libertarem, aprisionam e repetem os mesmos equívocos da história bem conhecida, ao longo do tempo.

            É nosso dever respeitar o Espiritismo! É nosso dever transmitir Espiritismo com fidelidade. Muitas pessoas que agora se aproximam do Espiritismo não trazem uma formação anterior que lhes facilite entender os fundamentos do Espiritismo e estes precisam ser explicados, comentados, exemplificados com clareza.

            E, infelizmente, diante de tanta grandeza moral à disposição para cumprir sua justa finalidade, ficamos usando nosso tempo, recursos e inteligência para finalidades absolutamente distantes da genuína prática espírita que não é outra senão a caridade, em sua ampla abrangência, que não se restringe à doação de coisas, mas à doação de nós mesmos na gentileza, na sensibilidade, na atenção, no estender das mãos, no trabalho em favor do bem geral,  etc, etc.

            Abramos os olhos. Nossa responsabilidade é enorme.  E nossa fragilidade também...

 

 

 

 

 

Comemoração dos 50 anos da primeira conferência de Divaldo Pereira Franco na Argentina. Buenos Aires

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

Registro. Conferência com Divaldo Pereira Franco

Melbourne, Austrália

 

26 outubro 2012

 

No dia 26 fomos recepcionados pelos amigos no aeroporto de Melbourne, que nos conduziram ao Hotel.

A conferência, sob os auspícios do Spiritist Center Paul and Stephen atraiu um público recorde na cidade: 100 pessoas!

O tema, igualmente, foi a Psicologia da gratidão, que Divaldo abordou num enfoque inteiramente novo, estudando as características psicológicas do ser humano: personalidade, conhecimento, identificação, consciência e individualidade....

Reportando-se ao neurologista americano dr. Roberto de Ropp Divaldo explicou a diferença de níveis de consciência, analisando a visão espírita do Evangelho e da Psicologia, ao mesmo tempo, sintetizando a filosofia da doutrina e demonstrando a sua grandeza na construção do ser integral, da autoconsciência, da sua realidade como imortal.

Por 80 minutos, Divaldo manteve o público interessado e com notas de bom humor tornou o tema muito ameno, narrando lindas lições de gratidão, no clássico das vidas como no cotidiano.

Logo depois foram respondidas poucas questões, tão claro esteve o tema, que n]ao houve interrogações específicas.

Em ambiente incomum de júbilo, foi encerrada a solenidade e boa parte seguiu conosco ao jantar.

Texto:Lúcia Flores Moehlecke

Fotos:Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Sydney, Austrália

 

27 outubro 2012

 

TEXTO: Lucia Flores Moehlecke

FOTOS: Jorge Moehlecke

 

No dia 27 rumamos a Sydney, sendo recepcionados no aeroporto por Mikah, gentil e bondoso, que nos levou ao almoço e, logo depois, ao Hotel.

A jornada por Sydney foi auspiciado pelos Os Franciscanos, Casa Espírita Joana de Cusa que, há 11 anos, dedica-se à prática da caridade e da divulgação do Espiritismo.

Fundada pela brasileira-australilana Glória Calloroy, sua presidente, tem prestado relevantes serviços à comunidade e auxiliado instituições de caridade no país e no Brasil.

Às 17h45, fomos conduzidos à cidade de Hurstville, nos arredores de Sydney, para a conferência, com tradução ao inglês pelo jovem Fernando, que foi excelente intérprete.

Em belo auditório, o tema abordado foi O que é o Espiritismo, uma nova era para a humanidade.

Foi esta a sexta vez que nosso Divaldo proferiu conferências em Sydney e região.

Para um atento público de 171 pessoas, Divaldo fez uma análise filosófica do século XIX, especialmente do Positivismo, criado por Augusto Comte, como decorrência do dissídio entre ciência e religião a partir do século XVII, quando da restauração do atomismo grego.

Analisou conceitos de Sócrates, Platão e Aristóteles a respeito do espiritualismo e deteve-se na análise da doutrina de Jesus e a mudança que lhe foi imposta por Constantino, culminando na perda da sua identidade, o que deu lugar ao surgimento e divergência por parte do materialismo.

Analisou as pesquisas realizadas pelo Prof. Rivail e a publicação de O Livro dos Espíritos, abordando o pensamento da Codificação, as investigações posteriores por  cientistas como Charles Richet, César Lombroso, Alexandre Aksakof, etc...

Por fim, demonstrou a grandeza do Espiritismo, que matou a morte, a sua mensagem consoladora, concluindo com a Oração da gratidão, ditada pelo Espírito Amélia Rodrigues, que foi excepcionalmente, de improviso, traduzida por Fernando.

Demoradamente aplaudidos, o orador e o intérprete, houve a pausa para lanche e formulação de perguntas, que foram respondidas

com maravilhosa síntese em número de 8.

Tivemos a presença de Jerusa Johns, que viajou de Cingapura especialmente para participar da jornada.

 

 

 

 

 

58ª. Feira do Livro

Porto Alegre, RS

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Registros. Palestras com Ana Jaicy Guimarães

Araçatuba e Penápolis, SP

Ana Jaicy Guimarães

 

Os eventos aconteceram nos seguintes locais: na Aliança Espírita “Varas da Videira”, em Araçatuba, na noite de sexta-feira, dia 26 de outubro de 2012; no Centro Espírita “Allan Kardec”, em Penápolis, SP, na noite de sábado,  e,  no Centro Espírita “Casa do Caminho”, em Araçatuba, SP, na manhã de domingo. (texto e fotos Ismael Gobbo)

Ana Jaicy Guimarães na A.E. Varas da Videira. Fotos Ismael Gobbo

Ana Jaicy em Palestra no C.E. Allan Kardec, em Penápolis. Ana recebendo um mimo de Nilda Bozolan.

Paulo Henrique, Ana Jaicy e Adhemar Modena. Fotos em email de Paulo Henrique Sant’Ana da Costa.

Ana Jaicy Guimarães no C.E. Casa do Caminho. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

Informações do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Bezerra News Week 43/2012 MUDANÇA / CAMBIO / CHANGE

 

 

   

Kardecian Spiritist Center

6450 NW 77th CT Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email:  [email protected]

Web site:  www.spiritist.com

a nonprofit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)

 

Oct, 27, 2012

 BezerraNews Weekly, preparado por el Departamento de Comunicacion, Divulgacion y Desarrollo del BM.

Joselito Costa Jr. - Director


Houve uma mudança na nossa programação da conferencia publica das 11:30am dessa semana, veja abaixo:

There was a change in our schedule the conference from 11:30am publishing this week, see below:

Hubo un cambio en la de la conferencia de las 11:30am esta semana, mire abajo:




 CONFERENCIA PUBLICA

 

11:30 AM (Spanish) Admir Serrano





" EMANCIPACIÓN DEL ALMA - PARTE 3 "




  



APARTIR DE NOVIEMBRE 1, 2012, SOLAMENTE PODEMOS ENVIAR MENSAGES DE TEXTO



ATRAVÉS DEL NUEVO SISTEMA DE ENVIOS, NECESSITAMOS QUE USTED HAGA SU REGISTRACION



ENVIE UN TEXTO "@BEZ" PARA EL NUMERO (925) 241 5641


, USTED RECIBIRÁ UNA MENSAGE AUTOMÁTICA PARA PONER TU NOMBRE, DISPUES DE PONER E ENVIAR



USTED ESTARÁ LISTO, Y RECIBIRÁ LAS INFORMACIONES DE EVENTOS EN SU CELULAR !


 

 

 

 

Palestra com Agnaldo Paviani no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Maria José de Almeida e de  Regina Bachega)

 

 

 

 

Lançamento com palestra por Eugenio Lara

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Alcione Moreno [[email protected]] e de [email protected]; em nome de; Vital Cruvinel [[email protected]])

 

 

 

 

Feira do Livro Espírita de

Poços de Caldas, MG

 

ATENÇÃO!!!

 

TEM INÍCIO HOJE (27/10) A 34ª FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA DE POÇOS DE CALDAS

NO PERÍODO: DE 27/10/2012 A 04/11/2012

 

 

 

DIA/HORÁRIO/LOCAL

 

SÁBADO (27/10) DAS 13:00 ÀS 22:00

 

DOMINGO (28/10) DAS 10:00 ÀS 22:00

 

SEGUNDA A QUINTA FEIRA - DE (29/10 A 01/11) DAS 14:00 ÀS 20:00

 

SEXTA FEIRA (O2/11) E SÁBADO (03/11) 

DAS 10:00 ÀS 22:00

 

DOMINGO (04/11) - DAS 10:00 ÀS 13:00            (COM ENCERRAMENTO ÀS 13:00)

 

LOCAL: 

SALÃO SUL DO ESPAÇO CULTURAL DA ‘URCA’ 

OBS: COM  PALESTRAS DIÁRIAS DE TODAS AS CASAS ESPÍRITAS DA CIDADE

 

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS (SEMPRE ÀS 20:00)

 

DIA 27-10 (SÁBADO) 

GRUPO ESPÍRITA DAS SAMARITANAS

DIA 28-10 (DOMINGO) 

CENTRO ESPIRITA DEUS E CARIDADE

DIA 29-10 (SEGUNDA) 

CASA ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES

DIA 30-10 (TERÇA) 

CENTRO ESPÍRITA CAMINHO, VERDADE E VIDA

DIA 31-10 (QUARTA) 

CENTRO ESPÍRITA UNIÃO FRATERNAL 

 

DIA 01-11 (QUINTA) 

CENTRO ESPÍRITA LUZ E ESPERANÇA

 

DIA 02-11 (SEXTA) 

CONVIDADA: ROSALI TERRA

 

DIA 03-11 (SÁBADO) 

GRUPO DE FRATERNIDADE IRMÃ NARCISA

 

REALIZAÇÃO: AME

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA 

DE POÇOS DE CALDAS

 

(Informações recebidas em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Veja a reportagem fotográfica do 7º. dia da

 60ª. Semana Espírita de Santos, SP

 

Acesse aqui:

https://skydrive.live.com/?cid=92d26e43f4000cb0&id=92D26E43F4000CB0%21861&Bsrc=SkyMail&Bpub=SDX.SkyDrive&sc=Photos

 

(Informação recebida em email de marco ribeiro [[email protected]])

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

 

 

 

 

No silêncio da prece

 

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Opinião Espírita. Lição nº 59. Página 191.

 

Em ti, no silêncio da prece mental, sem que tenhas necessidade de ver ou perceber, em sentido direto, o coração bate sem cessar na cadência admirável da vida.

Movimenta-se o sangue, por mil canalículos diversos.

Intestinos trabalham independentes de tua vontade sustentando-te a nutrição.

Pulmões arfam revolvendo o ar que te envolve.

Impulsos nervosos eletrizam-te a imensa população celular do cérebro.

Miríades e miríades de unidades de vida microscópica palpitante na concha da boca.

Em torno de ti, no silêncio de tua prece, os átomos se agitam em vórtices intermináveis na estrutura material da roupa que te veste e dos sapatos que te calçam.

A eletricidade vibra esfuziante por quilômetros e quilômetros de fios, transformando-se, não longe de ti, em força, luz e calor.

Milhares de criaturas humanas num perímetro de algumas léguas em derredor, falam, cantam e choram sem que ouças.

Outros milhões de vozes em dezenas de idiomas, nas ondas hertzianas, entrecruzam-se à tua volta sem que as registres.

Raios sem conta chovem sobre ti sem que lhes assinales a presença.

Inúmeros fenômenos meteorológicos se sucedem em toda parte, sem que consigas relacioná-los.

O planeta faz giros velozes carregando-te, em paz e segurança, sem que tomes qualquer conhecimento disso.

Igualmente, no silêncio de tua prece, acionas vasto mecanismo de auxílio e socorro na atmosfera que te rodeia, comparável a imenso laboratório invisível.

O teu influxo emocional dirige-se além de teus sentidos para onde te sintonizes, através de insondáveis elementos dinâmicos.

Não descreias da oração por não lhe marcares fisicamente os resultados imediatos.

O firmamento não é impassível porque te pareça mudo.

No silêncio de tua prece mental, podes expressar até mesmo com mais veemência do que num discurso de mil palavras, o hino vibrante do amor puro, a ecoar pelo Infinito, assimilando no âmago do ser a Divina Luz, que te sublimará todos os anseios e esperanças, na renovação do destino.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Savio [[email protected]])

 

File:Nikolaj Nikolajewitsch Ge 001.jpg

Jesus orando no Jardim do Getsemani, no Monte das Oliveiras, em Jerusalém. Óleo sobre tela de Nikolai Nikolaevich Ge

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Nikolaj_Nikolajewitsch_Ge_001.jpg

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP