Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira 7 de  setembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/SETEMBRO/07-09-2012.htm

 

 

 

 

Hoje. Aniversário de 65 anos do Centro Espírita Caminho da Redenção

Salvador, BA

 

Neste 7 de setembro comemora-se o  aniversário de  65 anos do Centro Espírita “Caminho da Redenção”, a entidade mãe das demais que surgiram pelas mãos de Divaldo Pereira Franco, objetivando a divulgação da Doutrina Espírita e a prestação de serviços de assistência e promoção à população carente de Salvador.

Com o surgimento do Caminho da Redenção em 1947,  um projeto gigantesco e ininterrupto seria levado avante por Divaldo e seus colaboradores que, ao cabo de alguns anos,  se inscreveria como uma das  mais respeitadas entidades filantrópicas do Brasil, alvo de reconhecimento nacional e internacional, tanto pelas comunidades como por órgãos de governo.

A Mansão do Caminho, inaugurada aos 15 de agosto de 1952, se converteu no grande departamento da entidade máter, o celeiro das suas grandes realizações, a porta de ingresso para centenas de trabalhadores e milhares de assistidos.

No artigo do companheiro Adilton Pugliese, abaixo,  e no memorial organizado pela Secretaria do Centro Espírita Caminho da Redenção (http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/15-08-2012.htm), fica muito fácil de se entender a relevância e a grandiosidade da obra  e a justificativa para as manifestações de apreço que ela e sobretudo seu fundador recebem a todo momento e em todos os lugares por onde este palmilha.

Paralelamente a este obra social de primeira grandeza, Divaldo Pereira Franco se notabilizou como médium e sobretudo como conferencista espírita, uma atividade na qual se iniciou em março de 1947, mesmo ano da fundação do Centro cujo aniversario hoje comemoramos.

Nesta oportunidade queremos estender nossos cumprimentos a Divaldo e a todos aqueles que com ele colaboram nessas iniciativas exitosas, todas elas fomentando o surgimento de entidades congêneres e trabalhadores-exemplos que possam dignificar a  grande vinha do Senhor. (Ismael Gobbo)

 

Divaldo na inauguração da Mansão do Caminho

Divaldo Pereira Franco em Farroupilha, RS, 08-2012. Foto Jorge Moehlecke

 

 

 

Vídeos sobre a Mansão do Caminho e Divaldo Pereira Franco

 

Acesse os links:

 

http://www.youtube.com/watch?v=2jk42JHetF4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=BZKRrFGEEq0

 

 

 

 

 

Adilton Pugliese (Salvador, BA)

 

Centro Espírita “Caminho da Redenção” 65 anos

7 de setembro de 1947 – 7 de setembro de 2012. Salvador, BA

 

 

 

 

As raízes e os pilotis do Centro Espírita Caminho da Redenção, fundado em 07 de setembro de 1947, em Salvador, Bahia, pelo médium Divaldo Pereira Franco e o seu atual presidente, Nilson de Souza Pereira estão, certamente, na extraordinária perspectiva visionária do Codificador do Espiritismo, ao criar, em Paris, em 01 de abril de 1858, a Societé Parisienne des Études Spirites - Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas/SPEE - ou Sociedade Espírita de Paris, como ele simplificava, frequentemente, em seus discursos e em seus escritos.

 

Ao instalar a SPEE (primeira Instituição Espírita do Mundo) e redigir os seus estatutos, inseridos, posteriormente, em 1861, em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec estabeleceria os parâmetros básicos para o florescimento, no futuro, de novas Sociedades Espíritas.

 

Podemos observar no apostolado do médium Divaldo Franco, conexões profundas com o plano de trabalho executado por Kardec e que está delineado no texto Projeto 1868, no livro Obras Póstumas, onde se destaca a seguinte advertência do Mestre: “Dois elementos não devem ser desconsiderados para o progresso do Espiritismo: o estabelecimento teórico da Doutrina e os meios de a popularizar”.  (grifamos). Nesse Projeto, o Codificador apresenta os quatro pilares para execução do seu plano estratégico de trabalho.

 

Em setembro de 1947, Divaldo, então com 20 anos de idade, em pleno alvorecer de sua vigorosa mediunidade e desenvolvendo promissora dinâmica doutrinária, já houvera mantido contato com a substância teórica da Doutrina, lido e estudado, a partir de O Livro dos Espíritos, as obras básicas da Codificação, nelas encontrando o roteiro seguro para o seu mediunato. Oportunamente, ele declararia: “antes, eu era um médium no Espiritismo; depois de orientado passei a ser um espírita na mediunidade”. Seguindo o planejamento de sua mentora, Joanna de Ângelis, traceja suas metas táticas de trabalho, que utilizaria como meios de popularizar o Espiritismo e também da prática da caridade, em suas vertentes socioassistencial e educacional. São, igualmente, quatro pilares que dinamizariam a missão do médium:

 

1º - A fundação do Centro Espírita Caminho da Redenção, em 07.09.1947 e da “Mansão do      Caminho”, seu departamento de Assistência Social, em 15.08.1952;

2º -  A produção literária-mediúnica, iniciada em 05.05.1964, com o livro Messe de Amor, hoje representando um acervo de várias obras, com mais de dez milhões de exemplares e cerca de  220 autores e missivistas espirituais, em vários gêneros literários, como poesia, conto, romance, dissertação, narração, crônica,  e temas filosóficos, psicológicos, psiquiátricos, infantis, etc. Diversos  títulos foram  traduzidos para os idiomas albanês, alemão, holandês, inglês, Italiano, sueco, tcheco, espanhol, catalão, esperanto, francês, turco e, também para o sistema braile;

3º  - As viagens de divulgação doutrinária no exterior, a partir de 1950;

4º - A fundação da revista Presença Espírita, em 20.02.1974, constituindo-se em importante meio de divulgação doutrinária, no contexto da Imprensa Espírita Brasileira, criada pelo baiano Luis Olímpio Teles de Menezes em julho de 1869.

 

No ensejo do 65º aniversário de fundação do CENTRO ESPÍRITA CAMINHO DA REDENÇÃO, na mesma data em que o Brasil comemora 190 anos de independência, reverenciamos essa obra extraordinária, autêntico modelo da “verdadeira Instituição Espírita”, que possui aquele laço forte previsto pelo Codificador, tornando-a não só viável, mas também indissolúvel.

 

Instalado inicialmente no bairro da Calçada, na Cidade Baixa de Salvador, teve suas instalações transferidas para o bairro de Pau da Lima, onde já se encontrava em funcionamento o seu Departamento Social “Mansão do Caminho”, o qual, recentemente, em 15 de agosto de 2012, foi alvo de efusivas comemorações pela passagem dos seus 60 anos de fundação.

A sua estrutura organizacional está configurada em departamentos e respectivos Setores e atividades.

Tudo é realizado num excelente ambiente de fraternidade, mas, sobretudo, de cônscia responsabilidade. Nota-se sempre um apelo, uma intuição à ordem, à disciplina, à organização, à qualidade na execução das tarefas, e autêntica fidelidade a Jesus, a Kardec e às orientações sempre consistentes e afetuosas da Veneranda Benfeitora Joanna de Ângelis.

 

Desde os primórdios de sua criação, a Instituição tem sido fiel à tríade que Allan Kardec estabeleceu, “como normativa de dignificação do movimento espírita”, e que praticou durante todo o tempo em que dirigiu a SPEE: Trabalho, Solidariedade e Tolerância.

 

Essas diretrizes foram fortalecidas pelo Espírito Joanna de Ângelis e destacadas em palestra proferida por Divaldo Franco, em 1998. A Mentora estabeleceu para o Centro Espírita “um triângulo equilátero de responsabilidades”. No vértice superior ela colocou o verbo Espiritizar: “tornar realmente espírita a pessoa que moureja na Instituição, para que saia da postura de adepto e passe para a de militante. Essa conscientização da Espiritização a pessoa vai adquirir por intermédio do estudo, da reflexão, das atividades doutrinárias”.

A segunda proposta é a Qualificação. Seria o vértice da esquerda: “adotar a qualidade de uma pessoa de consciência”. “Deveremos qualificar-nos, esforçar-nos para poder adquirir a consciência espírita e procurar melhorar as qualidades morais, sociais, familiares e as de trabalhador da Casa Espírita”.

 Finalmente, o vértice da direita é a Humanização: é indispensável “o sentimento de humanidade, que é a caridade iluminando o humanitarismo e o humanismo”.

 Finalmente, conclui: “para que haja harmonia é necessário que a Espiritização seja qualificada e humanizada”.

 

Todo esse trabalho, hoje reconhecido nacional e internacionalmente, é fruto da coragem e da persistência de um grupo de abnegados, sob a firme liderança de Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira, dois inseparáveis companheiros que resolveram levar adiante um sonho, desde quando, ainda na adolescência, Divaldo teve uma visão mediúnica do que seria a obra que eles fundaram e que dirigem há 65 anos com extremado amor e dedicação. Parabéns!

 

Divaldo Pereira Franco proferindo palestra no ano de 1957

Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira em atividades doutrinárias. Bonn, Alemanha, maio de 2011

Foto Jorge Moehlecke

 

 

 

Milciades Lezcano (Assunção, Paraguai)

 

Comemoração dos 60 anos da Mansão do Caminho

 

No dia 14 de agosto às 20 horas no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador-Bahia, Brasil, deu-se inicio à comemoração do 60° aniversário da Mansão do Caminho, fundada aos  15 de agosto de 1952.

Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira receberam uma placa de gratidão em nome de todos os trabalhadores e freqüentadores de tão nobre instituição. Teve-se um momento artístico cheio de emoção com a cantora Paula Zamp.

Logo, Divaldo Pereira Franco com sua oratória lúcida e emotiva, sensibilizou o público criando um clima de regozijo íntimo, relatando os momentos mais significativos da Mansão do Caminho.

Cabe destacar que estiveram presentes caravanas de diversas cidades do Brasil,e, também, representantes de países como Portugal, Estados Unidos e Paraguai, que puderam expressar suas palavras de gratidão e reconhecimento ao labor que Divaldo Pereira Franco ao lado de companheiros abnegados e dedicados realizam em favor da Doutrina Espírita e da humanidade.

No dia 15 de agosto pela manha, às 9 horas pontualmente, no Ginásio de Esportes que se encontra no prédio da Mansão do Caminho, realizou-se um desfile estudantil, assim como os diversos Departamentos da Instituição ao som da banda musical do Corpo de Bombeiros Voluntários, que também se fez presente. Posteriormente, entonou-se com muito entusiasmo o Hino Nacional Brasileiro. Divaldo e Tio Nilson saudaram e receberam demonstrações  de carinho e gratidão por parte das crianças, pais, docentes e trabalhadores da Mansão.

Em continuidade se procedeu a inauguração do Museu Histórico da Doutrina Espírita que também se encontra no prédio da Mansão do Caminho. Ali pode-se apreciar, entre outros documentos de valor histórico e doutrinário, a carta na qual Allan Kardec solicita às autoridades competentes a autorização para o funcionamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, que se tornaria o primeiro Centro Espírita do mundo.

Posteriormente, visitou-se os diversos Departamentos de Arte e Cultura que conta com estudos de música, artesanato, dança, arte culinária, pintura, entre outros, onde os educandos, além de receber a educação escolar básica, contam com a possibilidade de aprender algumas das Belas Artes.

No dia 16 de agosto, sempre no marco da Comemoração dos 60 anos da Mansão do Caminho, procedeu-se à projeção de um documentário sobre as atividades da Instituição, contando com uma grande presença de público, sempre interessados em  receber informações detalhadas sobre o funcionamento da instituição.

A partir desta pequena sínteses e das imagens que a acompanha, guardando a devida distancia, podemos parafrasear  João em seu Evangelho, cap. 21, v. 25, quando disse:  “Há, porém, ainda muitas outras cousas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos”,  igualmente, é impossível relatar em tão breves linhas, as obras de bem que nos 60 anos de vida institucional vem realizando a Mansão do Caminho sob o amparo da nobre benfeitora espiritual  Joanna de Ângelis, assim como de seu embaixador Divaldo Pereira Franco, em suas Peregrinações Doutrinárias pelos diversos rincões do mundo em todos estes anos de profícuo labor doutrinário.

Fraternais Abraços e Votos de Paz!

 

 

 

 

Palestras e Seminários com Divaldo Pereira Franco

Portugal

 

 

(Informações  em email de FEP-Departamento Informação [mailto:[email protected] repassadas por  Nuno Emmanuel)

 

 

 

SBT

Semi final - O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

 

VOTE AQUI:

http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/

 

 

(Com colaboração de [email protected])

 

 

 

 

Patagônia Espírita

 Roteiro de palestras com Dr. Sérgio Thiesen

(Textos e fotos em email de Sérgio Thiesen)

Em 11 de outubro agora, embarca para a Patagônia argentina, o expositor Dr. Sérgio Thiesen, do Rio de Janeiro. Professor de Medicina e Físico, retorna à Argentina onde esteve diversas vezes, para cumprir um programa de trabalho, na cidade de Ushuaia, no extremo sul do continente sulamericano. Convidado pelo "Círculo de Adeptos Espíritas ´Carolina Fernandez`, da Terra do Fogo, o Centro Espírita mais austral do planeta, Thiesen fará conferências públicas sobre os temas: "Una Tríplice Frontera: Medicina, Física Moderna y Espiritualidad" e "La visión médica y espirita de la Depresión - la enfermedad del siglo". Concederá entrevistas no rádio e na televisão locais sobre temas doutrinários e fará encontros de estudo e trabalho sobre Mediunidade e Desobsessão com os trabalhadores do Círculo. Seguirá para Bahía Blanca, cidade histórica e portuária e a mais importante ligação entre a imensidão da Patagônia e os pampas argentinos, permanecendo por quatro dias e onde realizará palestras públicas sobre os temas: "El Pase y la Fluidoterapia Espírita",  "El Desarrollo Mediumnico", "En Defensa de la Vida - El Aborto, la Eutanasia, la Pena de Muerte y el Suicidio” e “La Visión Médica y Espírita de la Depresión - un Mal del Siglo". Maiores informações pelo emails: [email protected] (Sr. Juan Enrique Manchini)  e [email protected] (Sra. Haydee Vallejos Sous). O email do expositor é: [email protected].

Acima, Ushuaia e Bahía Blanca

 

 

 

 

Palestras e Seminários com Walter Oliveira Alves

Londres, Reino Unido

 

Inline images 1

(Informações de Zezé Barboza repassadas por Elsa Rossi)

 

 

 

Grupo de Estudos e de Discussão para  Pais, futuros pais e responsáveis por crianças no CESAK. Bruxelas, Bélgica

 

TODOS OS SABADOS DAS

15:45HS ÀS 16:50HS

 

 

Bonjour à vous,

 

Le Centre d’étude spirite Allan Kardec vous propose le groupe d’étude et de discussions pour les parents et les autres éducateurs

Tous les samedis entre 15h45 et 16h50

 

Il s’agit pas vraiment d’un cours mais d’un groupe de discussions et de partage autour des différentes difficultés et  responsabilités liées à l’éducation des enfants.

Exemples de thèmes:
Comment expliquer aux enfants la perte d’un être cher

Insultes et cris : la magie et la force des mots
Rébellion et désintérêt scolaire
Peur, tics nerveux : comment les résoudre

Influence de la lecture, de la radio, des jeux, d’internet et de la TV

 

 

Cesak Bruxelles
Adresse: 134 rue Louis Hap, 1040 Bruxelles. Tel: 02/647 37 85. Mail: [email protected]
Site: http://bruxelles.cesak.org

 

n 
 Anabela

CESAK, asbl
 
Naître, mourir, renaître encore et progresser sans cesse, telle est la loi...
(Allan Kardec)
Nascer, morrer, renascer novamente e progredir sem cessar, esta é a lei....
(Allan Kardec)

http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com
www.spirite.be

(Informação repassada em email por Claudia Werdine)

 

 

 

 

Próximos eventos do CEADS- Centro Espírita Amália Domingo Soler. Barcelona, Espanha

 

Próximos eventos en CEADS

Hola a todos

El sábado, 8 de septiembre nuestra compañera y pedagoga Vera Silva nos brinda con la Conferencia Orientaciones para padres y hijos a las 17:30 horas.

Y el lunes, 10 de septiembre os invitamos al Día Mundial para la prevención del suicidio a las 20 horas.

http://issuu.com/ceads/docs/suicidionuncajamas2012

Ambos eventos se impartirán en CEADS - Calle Ventura Plaja, 15 - bajos.

La entrada es libre y gratuita. ¡Únete a nosotros! 

Divulgación CEADS

Centro Espírita Amalia Domingo Soler

Barcelona - España

www.ceads.kardec.es   |   http://amaliadsoler.blogspot.com.es/

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Programação de Palestras Públicas na

Aliança Espírita “Varas da Videira”. Araçatuba, SP

 

ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA”

RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, CENTRO, ARAÇATUBA, SP

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS:  SETEMBRO  2012

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

 TEMA

FONTE

ORADOR

07

 

(6ª. F)

O CRISTO CONSOLADOR

 

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESSE CAP VI

 

 

PERG. 153

JOÃO ELIAS DO REGO E SILVA

 

 

 

14

 

(6ª. F)

BEM AVENTURADO OS POBRES DE ESPÍRITO

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESE CAP. VII

 

 

PREG. 154

JOSÉ SYLVIO NOBRE MODENA

 

LUIZ CARLOS ROCHA

21

 

(6ª. F)

TEMA  LIVRE

 

Jamiro dos Santos Filho (Araguari, MG)

 

 

28

 

(6ª. F)

BEM AVENTURADO OS PUROS DE CORAÇÃO

 

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

E.S.E. CAP. VIII

 

 

 

PERG. 155 A e B

 

MARIA DA GRAÇA GALÉTTI

 

 

OFÉLIA CANDIL

 

 

Jamiro dos Santos Filho

 

Palestra na Aliança Espírita Varas da Videira

Dia 21 de setembro de 2012

 

 

(Informação recebidas em email de João Elias do Rego e Silva)

 

 

 

 

Registro. Palestra com Antônio Veiga nos 22 anos da Horta Comunitária Joanna de Angelis. Novo Hamburgo, RS

 

No dia 04/09/1990, um grupo de pessoas com os mesmos ideais, fundou a Horta Comunitária Joanna de Ângelis, localizada na Rua João Daniel Hillebrand, s/n° Bairro Rondônia, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Hoje, dia 05 de setembro, fazendo parte das atividades comemorativas dos 22 anos da Horta, foi realizada a palestra O SENTIDO DA VIDA - AMOR E EVOLUÇÃO: O motivo transpessoal das doenças, ministrada pelo psicólogo Antônio Veiga, no auditório do Centro Administrativo, gentilmente cedido pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Estiveram presentes em torno de 200 pessoas: amigos da Horta, psicólogos, médicos e público em geral, que doaram alimentos não perecíveis em benefício das crianças e adolescentes atendidos pela Horta. Parabéns a todos que, de alguma forma, contribuem para a manutenção dos trabalhos desenvolvidos pela Instituição, atualmente coordenada por Laura Pruch.

Texto: Alice Ribeiro.

Fotos: Jorge H. Moehlecke.

 

Antonio Veiga

 

 

 

5º. Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra, ao vivo pela TV Web A Caminho da Luz


ROSE TUDO BEM? ESPERO ENCONTRA-LA GOZANDO DE MUITA PAZ E ALEGRIA NO
SEIO DE TODA A FAMILIA. GOSTARIA DE PEDIR UM FAVOR ESTAREMOS
TRANSMITINDO AO VIVO TODO O 5º ENCONTRO NACIONAL DOS AMIGOS DE CHICO
XAVIER. ESTE ANO SERÁ NA CIDADE DE VOTUPORANGA SP. A PRIMEIRA PALESTRA
SERÁ COM NOSSO IRMÃO CARLOS BACCELLI NO DIA 08.09 A PARTIR DAS 10:00H.
CONTO COM SUA DIVULGAÇÃO PARA OS AMIGOS, DESDE JÁ AGRADEÇO.MUITA PAZ
EM JESUS. SÉRGIO VILLAR OBS: A PROGRAMAÇÃO ESTA NA PAGINA DA TV.
WWW.TVACAMINHODALUZ.COM.BR

Imagem inline 1

(Informação repassada em email por Rose Moliterno)

 

 

 

 

AME e a Vida no desfile de 7 de setembro

João Pessoa, PB

 

O Movimento Pela Vida da Paraíba, vem realizando atividades para alertar a população sobre a reforma do código penal, onde a descriminalização do aborto é uma das proposta. Neste dia 07 de setembro as entidades que compões este Movimento irão participar so desfile oficial, levantando a bandeira da Vida e contra o aborto. Participarão as parcelas da população representadas pelas igrejas católica (coordenada por Dom Aldo Pagotto) e protestante (coordenada pelo pastor Estevão), a Federação Espírita PAraibana (Coordenada pelo sr. Marco Lima), representante do Ministério Público (promotora da saúde do município, dra Graça), a Associação Médico Espírita da Paraíba (coordenada pelos médicos Islan Nascimento e Mônica Rodrigues), a Abrame-PB - Associação dos Magistrados Espíritas da PAraíba (Coordenado pelo Juiz Kéops), o MOVPA(tendo à frente o Almir LAureano).

Estaremos todos vestidos de blusa branca.

 

Convite aberto aos Amigos,

 

Convidamos a todos Neste dia 7 de setembro, a participarem no desfile cívico de João Pessoa, na avenida Duarte da Silveira.

 

A Associação Médico Espírita da Paraíba - AME PB, Abrame (Associação dos Magistrados Espíritas do Brasil) junto com as Igrejas (Católica, Evangélicas e Espírita), Movpaz e o Grande Oriente do Brasil – Paraíba, defenderão a Vida, Contra o aborto.

Concentração: Cassino da Lagoa, 7h

 

Participe do desfile usando camisa branca!!!

Leve sua família, seus filhos!!

A sociedade organizada mostra que não apoia o projeto de reforma do código penal em tramitação, que pretende descriminalizar o aborto.

BRASIL SEM ABORTO!!!

Islan Nascimento

AME-PB

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Programa Manha Boa Nova desta

sexta-feira 07/09 – Feriadão Nacional!

 


Para:

Amigos e Amigas ouçam o Programa Manha Boa Nova desta sexta-feira 07/09 – Feriadão Nacional!

 

Das 06h00 às 07h00 da matina com apresentação e produção de Claudio Palermo

 

Destaques:

 

Luiz Armando e o quadro As Revelações da Revelação

Casa Saudavel

Kátia Flocke e o Despertar para a vida

Memória Espírita com Celso Santos

Clube Amigos da Boa Nova

Notícias Espíritas

Músicas com U2 e Bob Mcferrin

Entrevista com o Diretor da FEB – Federação Espírita Brasileira Sr.Geraldo Campetti com a equipe da Concafras-PSE DF

 

Conto com sua audiência e divulgação!

 

AM 1450 SP e Região Metropolitana

AM 1080 SP – Sorocaba e região

AM 1160 SP – Mococa e região

AM 720 SP – Cruzeiro e região do vale histórico

AM 870 BA/PE – Juazeiro e Petrolina

FM 92,1 RS – Santo Tomé/Argentina e São Borja/RS

Parabólica analógica e digital

www.radioboanova.com.br

 

--

Claudio Roberto Palermo - Jornalista(MTB/SP 68.347) e Locutor(DRT/SP 24.282) Produtor e Op.de aúdio(DRT/SP 24.282)

Siga nosso Blog: http://www.palermowebradio.blogspot.com.br/

Twitter: @radiopalermo - Facebook: Radio Palermo - Youtube>locutorcrp

(Informação recebida em emails de Claudio Palermo e Regina Bachega)

 

 

 

Leia Resenha Espírita On Line

 

http://pt.scribd.com/doc/105025999/Resenha-Espirita-on-line-70

 

 

 

 

 

 

Seminário de Arte da USE Distrital Jabaquara/Ipiranga

 São Paulo,SP

 

 

http://www.usejabaquara.com.br/ver-evento.php?area=43   Descrição: Foto: http://www.usejabaquara.com.br/ver-evento.php?area=43

 

Seminário de Arte da USE Distrital Jabaquara/Ipiranga “Para Transformar-se use a Arte”. Como usar a Arte para a autotransformação.

“A Arte bem compreendida é poderoso meio de elevação e renovação. É a fonte das mais puras alegrias; ela embeleza a vida, sustenta e consola nas provas. Quando ela é sustentada, inspirada por uma fé sincera, por um nobre ideal, a arte é sempre uma fonte fecunda de instrução, um meio incomparável de civilização e aperfeiçoamento”. (O Espiritismo na Arte – Léon Denis)

O objetivo deste Seminário de Artes da USE Distrital Jabaquara/Ipiranga é oferecer conhecimento sobre a aplicação das mais diferentes modalidades de Arte na autotransformação.

Como a Casa Espírita pode proporcionar o acesso a Arte?
O que pode ser desenvolvido dentro e fora da Casa Espírita?
O que é arte e como ele pode se tornar um agente transformador da sociedade.
Como a Dança pode ser uma ferramenta transformadora do ser humano.
Ênfase do Seminário: em Dança e Música.

Expositora: Jornalista e bailarina profissional Camila Andrade é
Vice-Presidente da USE Distrital Jabaquara.
Com mais de 15 anos de experiência em Dança profissional e a utilização da Dança como ferramenta de reabilitação física, emocional, mental e espiritual, em grupos de dança, centros de reabilitação física, instituições médicas e Casas Espíritas.

Participação durante todo Seminário do músico: Thiago Ariel Corrêa.
Pedagogo, músico e compositor espírita, Thiago Ariel trabalha desde o ano
2000  na seara de Jesus,  cantando suas composições em um trabalho de
evangelização pela música.  Com o objetivo de orar em melodia, o cantor
visita asilos, hospitais e casas espíritas. Em Janeiro de 2012 lançou seu
primeiro o álbum espírita, independente: “Evangelho no Lar”.

Encerramento do Grupo Vocal da Fraternidade Terceiro Milênio: Coral Soul Luz.

Cronograma
9h00: Recepção e abertura
9h30 – 10h30: I Parte – Apresentação do músico Thiago Corrêa e palestra Camila Andrade
10h30 – 11h: intervalo
11h – 12h: Apresentação do músico Thiago Corrêa e palestra Camila Andrade
12h -: Apresentação de dança com música ao vivo e encerramento com o Coral Sou Luz
Todo Seminário é intercalado com apresentações de música e dança.

Serviço
Evento: Seminário de Arte Use DISTRITAL Jabaquara/Ipiranga: “Para Transformar-se use a Arte”. Como usar a Arte para a autotransformação.

Data: 23/09 (domingo)
Horário: das 9h ao 12h30
Local: Fraternidade Espírita Auta de Souza (FEAS)
Endereço: Rua Loefgreen, 1428, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Inscrições: Josy e Suely

Valor: R$ 7,00 (contribuição para o café e manutenção das atividades da USE Jabaquara).
sm.suelimoretti@yahoo.com.br – fone: 2068-6076
josy.ss.almeida@gmail  - fone: 5012-5837
Site: www.usejabaquara.com.br

(Informação recebida em emails de Camila Andrade e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra com Orson Peter Caeeaea no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

 

 

 Dia 10/9 – Segunda-Feira - às 20hs

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara

 

Tema: Projeto Reencarnatório

 

 

pessoa Orson Peter Carrara 2

 

Local: Centro Espírita Casa de Emmanuel

Rua Luiz Momentel 366

Bairro Corintinha

Itatiba -SP

http://www.casadeemmanuel.org.br

 

 http://www.radiocecem.com.br/

 

(Informação recebida em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário Em Defesa da Vida é Adiado

Brasília, DF

 

 

Veja a nota aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/09/seminario-em-defesa-da-vida-e-adiado.html

 

 

 

 

Programação da 38º. edição do “Mês de Kardec”

Franca, SP

 

 

ALZIRA BESSA FRANÇA AMUI ABRE O 38º MÊS DE KARDEC

 

clip_image002

Alzira Bessa França Amui

 

A pedagoga e escritora Alzira Bessa França Amui (Sacramento-MG), abrirá a 38ª edição do “Mês de Kardec”, evento promovido pela USE/Franca, com o apoio do IDEFRAN. No dia 06 de outubro de 2012, sábado, às 14, ela apresentará um seminário sobre o tema “Educação do Espírito”. E às 20h proferirá palestra sobre o tema “Evolução e Evangelho”. O local é o Centro Espírita Esperança e Fé, Rua Campos Salles, 1993.

Alzira é Presidente do Grupo Espírita Esperança e Caridade, fundado por Eurípedes Barsanulfo no ano de 1905, em Sacramento-MG. Coordenadora do Projeto Pedagógico da Evangelização de Espíritos.  Autora dos livros: Acordes de Jesus Para Uma Nova Educação; Alegrias com Jesus; Assistência Fraterna; Eurípedes - O Espírito e o Compromisso; Fundamentos Educacionais para a Escola do Espírito; Para ser Feliz; Pelos Caminhos do Entendimento do Espírito; Princípios que Fundamentam a Educação do Espírito; O Que é Evangelização de Espíritos; Sentimento: a Força do Espírito.

 

 

 

 

LUCIANO ALENCAR DA CUNHA PARTICIPA DO MÊS DE KARDEC

 

clip_image004

Luciano Alencar da Cunha

 

O conferencista Luciano Alencar da Cunha (Barbacena-MG), virá a Franca pela primeira vez para participar do 38º Mês de Kardec. Ele  apresentará no dia 13 de outubro de 2012, sábado, às 20h, uma palestra sobre o tema “Jesus”; e no domingo, dia 14 de outubro de 2012, às 9h, ele apresentará um seminário sobre o tema “A Ciência Espírita: Imortalidade da Alma e Mediunidade”, no Grupo Espírita Luz e Amor, Rua Álvaro Abranches, 965.

 

Luciano é advogado, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Presidente da Aliança Municipal Espírita de Barbacena-MG e presidente da Associação Jurídico Espírita de Minas Gerais (AJE-MG). Ele foi um dos conferencistas do 2º CONJURESP (Congresso Jurídico Espírita do Estado de São Paulo), promovido pela AJE-SP e realizado em Campinas em 2012. Por ser a primeira vez que ele vem a Franca, é esperado um grande público para prestigiá-lo.

 

 

ARTE E ESPIRITISMO: ANATASHA MECKENNA FARÁ SHOW MUSICAL

 

clip_image006

Anatasha Meckenna

 

A cantora e compositora Anatasha Meckenna (Rio de Janeiro/RJ), apresentará um seminário musicado, no sábado, dia 21 de outubro de 2012, às 14h, no C.E. Judas Iscariotes, Rua José Marques Garcia, 395, sobre o tema “A arte musical e a espiritualidade”. E às 20h, no mesmo local, apresentará um show musical intitulado “Música de todos os tempos - Exposições musicais do Espírito”.

Anatasha é multi-instrumentista, arranjadora e médium. Possui diversas obras musicais de sua autoria. Já se apresentou em diversos espaços musicais. Se apresenta em forma de Concerto, Recitais, Saraus e muitos outros eventos. Graduada em Regência e graduanda em Bacharelado de Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui certificado em especialização sobre História da Ópera e é estudiosa pesquisadoras das obras raras e estilos operísticos. É interpretes de músicas de diversos gêneros do Popular ao Erudito. Anatasha foi a encantadora surpresa do 15º Congresso Estadual de Espiritismo, realizado em Franca.

 

 

PROFESSOR CÉSAR REIS DIVULGANDO OBEM

 

clip_image008

Prof. César Reis

 

            O emérito conferencista César Reis (Rio de Janeiro-RJ), fará um seminário no dia 22 de outubro de 2012, domingo, às 9h, no C.E. Judas Iscariotes, Rua José Marques Garcia, 395, sobre o tema “A marcha para o progresso”.

César Reis é professor universitário graduado em Matemática, pós-graduado em Pesquisa Operacional; autor de livros infantis; emérito conferencista espírita; membro do Conselho Deliberativo do Lar Fabiano de Cristo; presidente do Conselho Superior da Cruzada dos Militares Espíritas do Brasil e redator do boletim do SEI - Serviço Espírita de Informação.

            Ele aproveitará o evento para divulgar a Rede Social do Bem e o cartão OBEM, um cartão de crédito com bandeira mastercard, que proporciona o financiamento de iniciativas que favoreçam  a divulgação do BEM.

 

 

 

ADÃO NONATO ENCERRARÁ O 38º MÊS DE KARDEC

 

clip_image009

Adão Nonato

 

O comunicador Adão Nonato (São Paulo-SP), fará o encerramento do 38º Mês de Kardec. No dia 27 de outubro de 2012, sábado, às 14h, na Escola Pestalozzi, Rua José Marques Garcia, 197, onde apresentará um seminário sobre o tema “Como melhorar nossa qualidade de vida, à luz da psicologia de Paulo de Tarso”. Também no sábado, ele proferirá palestra sobre o tema “Como as palavras influenciam nossa vida”.

Adão Nonato é Psicólogo e Psicanalista com especialização em Análise Transacional, Programação Neurolingüística, Terapia de Vivências Passadas e Hipnoterapia. Sendo ainda Advogado, Radialista, Professor de Oratória e de Comunicação Verbal. Fundador do I.F.L. (Instituto Fraternal de Laborterapia para recuperação de alcoólicos). Apresentador da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior. Ele é muito querido em Franca.

 

Participe! Maiores informações: (16) 3724-3178.

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; UseFranca [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Jairo Avellar: “Vícios e Defeitos Morais, Consequências Espirituais”. São José dos Campos, SP

 

(Informações recebidas em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Maria Morais no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email do C.E  Capitão Vendramini)

 

 

 

Atividades da SELUZ para setembro/2012

Barbacena, MG

 

 

Olá a todos,

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)  para participar das atividades da SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz) em Barbacena / MG:

 

Toda terça-feira - Reunião pública às 19:30 horas. Próximos estudos:  

04/09/12 - Adeliana - de Cataguases / MG;
11/09/12 - Tema livre - Nelson Xavier, do GEAPB;
18/09/12 - Tema livre - Dr. Marcílio Farah, do GEFE;

25/09/12 - Tema livre - Luciano Alencar - C. E. Estudos Evangélicos e Presidente da AME-Barbacena;.

Obs.: Enquanto você assiste ao estudo da noite, seu filho, neto ou sobrinho menor (3 a 12 anos) poderá participar das aulinhas de evangelização infantil em salas próprias e com pessoal preparado.

Há ainda neste dia o atendimento fraterno e passe.

 

Quarta-feira - ESDE - (Estudo sistematizado da Doutrina Espírita) às 19:30 horas - O ESDE é previsto e incentivado pela FEB (Federação Espírita Brasileira) e engloba o estudo das cinco obras básicas de forma sistematizada (O livro dos espíritos; O livro dos médiuns; O evangelho segundo o espiritismo; O céu e o inferno e A gênese).

 

Quinta-feira - 19:30 horas: Estudo e Educação da Mediunidade, dividida em 03 (três) módulos.

módulo I - Base para os iniciantes.

módulo II e III  - Estudo de " O livro dos médiuns " e segunda parte com reunião e experimentação mediúnica.

 

A SELUZ ainda realiza outras atividades tais como:

1) Livraria/biblioteca (venda e empréstimos de livros espíritas), terça-feira 19:00 horas; 

2) 1º sábado do mês, 14:00 horas, enxoval Fabiano de Cristo; 

3) 2º sábado do mês, 14:00 horas, Lactário Bezerra de Menezes; 

4) Juventude Espírita (a partir de 12 anos) aos sábados, às 16:00 horas; 

5) Grupo Vocal a Caminho da Luz - todo domingo 17:00 hs (Se você gosta de cantar ou tem interesse, há vagas disponíveis - venha fazer um teste vocal);
6) Domingo 16:00 horas - Estudo e Educação da Mediunidade;

7) Equipe de apoio e implantação do culto no lar.  Inicie o culto semanal em seu lar...

 

Endereço da SELUZ - Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro Campo (primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi).

 

Venha conhecer a SELUZ e, quem sabe, participar conosco dos trabalhos da casa, das reuniões de estudos ou outras atividades. Vai se sentir em casa...

 

Divulgue para seus amigos / contatos pois, quem sabe haja o interesse e a disponibilidade deles. As portas estarão sempre abertas, para todos...

 

Abraços fraternos.

 

Adriano Barroso

ADOTE  E DIVULGUE ESTA CAMPANHA:
1. Apague o meu e-mail e o meu nome ao repassar este e-mail;

2. Apague também os endereços dos amigos antes de reenviar;
3. Encaminhe como cópia oculta (Cco) aos seus destinatários, como eu fiz ao lhe enviar este e-mail. Agindo sempre assim dificultaremos a disseminação de vírus, spans e banners. Ao repassar, ao invés de usar Para: use Cco: contido no cabeçalho;
4. Tire da frente do assunto os FW: ou Enc:  que aparecem, assim dificulta spans;

5. Cuidado com e-mails que você recebe de desconhecidos e acaba repassando, muitos até que nos tocam muito, às vezes até pedindo oração ou ajuda para alguém, contendo até fotos comoventes, mas pode ser uma cilada ou, no mínimo um grande risco pois vem de uma fonte desconhecida.

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Roberto Pirillo estreia a peça “Allan Kardec – Um olhar para a eternidade”, sob a direção de Ana Rosa, dia 31 de agosto, no Rio

Sucesso de público nos teatros do Brasil há 15 anos, o espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar para a eternidade”, de Paulo Afonso de Lima, volta aos palcos do Rio de Janeiro e promete repetir o êxito. Sob a direção da brilhante Ana Rosa – ela não atua na montagem - e com elenco de primeira linha, a peça estreia dia 31 de agosto, no Teatro América, na Tijuca, Zona Norte da cidade.  Em cena, Roberto Pirillo vive a trajetória do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León Denizard Rivail, que, no século XIX, sob o pseudônimo de Allan Kardec, se dedicou à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas. A codificação da Doutrina Espírita colocou Kardec na galeria dos grandes missionários e benfeitores da humanidade.

Completando 47 anos de carreira, o talentoso Roberto Pirillo fará, pela primeira vez, uma montagem que aborda o espiritismo. Ele interpreta o cientista desde o seu lado cético até a sua interação no mundo dos espíritos. “Nunca havia feito um trabalho sobre o universo espírita. A peça tem um magnetismo impressionante, o elenco é maravilhoso e viver Allan Kardec é difícil, mas, ao mesmo tempo, me emociona”, diz Pirillo, que, por coincidência, já vinha frequentando o Movimento de Amor ao Próximo (MAP) há três meses, quando recebeu o convite para o personagem. “Foi um presente. Eu fiquei tão apaixonado que desenvolvi ainda mais o meu lado espiritual.”

            Protagonista da primeira temporada de “Allan Kardec – Um olhar para a eternidade”, entre 1997 e 1999, Rogério Fabiano retoma o projeto, mas, nesta versão, passa a tarefa de ser o missionário para Pirillo, e vive quatro fortes personagens. “O Lacazze, mágico e dono do circo, onde Allan trabalha como administrador, é o papel mais marcante, mais engraçado e mais teatral”, elege Rogério, kardecista há anos e já apresentou, na mesma linha, a peça “Além da Vida”. Hoje, ele também está envolvido com mais dois projetos teatrais e atua no humorístico da Globo “Zorra total”.

            A maioria do elenco se divide entre dois, três ou mais personagens e faz isso com maestria. No palco, a atriz Érica Collares vive a médium Gertrudes Laforgue, a esposa de Allan Kardec, Amalie Gabrielle Boudet. “A história de Amalie e Kardec é muito bonita. Eles eram companheiros em uma vida passada, e se reencontram no século XIX. Foi amor à primeira vista. Eram filhos únicos, não tiveram filhos, e estavam unidos na missão do espiritismo. Foram destinados a isso”, conta Érica.

            Já Anja Bittencourt tem entre os seus papéis de destaque: a mãe de Allan Kardec, Madame Rizails, a Madame Plainemaison e a amiga de Kardec Justine Frenard.  Figuras fundamentais na transição de Allan Kardec. “A primeira pessoa espírita que ele tem contato é com a culta e fina Madame Plainemaison. Ele a visita pretendendo desmascará-la, mas Allan receberá uma mensagem, que o fará mudar e começar a codificação do espiritismo”, esclarece Anja, que está no ar como Joana Soares, na novela das seis da Globo, “Amor eterno amor”, e dirigindo uma outra peça.

Ainda no elenco: Renata Pirillo, filha de Roberto Pirillo, como a Druída, que corresponde a uma vida passada da mulher de Allan Kardec. Pela primeira vez, Renata faz um espetáculo profissional e trabalha com o pai. “Estou realizando um sonho. Sempre quis começar com um elenco de peso”, comemora ela, de 28 anos. E o ator Areias Herbert, de 35, se divide em cinco personagens, entre eles o Padre e o Espírito da Verdade. “O Padre condena Allan Kardec. Bem áspero e altivo. E o Espírito da Verdade é o mentor, o protetor, dele”, explica Areias, que dá aulas de artes cênicas.

Sob a direção de Ana Rosa, uma das maiores atrizes e diretoras do país, o espetáculo pretende alcançar um público eclético, formado por simpatizantes dos assuntos espirituais, por aqueles que buscam respostas às suas indagações e por pessoas comuns que acreditam na eternidade da alma. Nesta peça, a curiosidade pelos assuntos espirituais está ligada ao objetivo da equipe em contar boas histórias, de fazer um bom teatro e atender o público que procura um trabalho sério e verdadeiro.

            “Eu estou entusiasmada. Primeiro: por se tratar da vida e obra de Kardec, esse sim já conhecido por nós através de suas obras básicas; Segundo, porque o texto de Paulo Afonso de Lima é um primor, tanto em termos de pesquisa como de teatralidade; E terceiro: por osquestrar a sensibilidade de atores do quilate de Roberto Pirillo, Rogério Fabiano, Anja Bitencourt, e pesquisar e descobrir junto de Érica Collares, Areias Herbert e Renata Pirillo caminhos a serem seguidos - um exercício que me revigora como atriz que sou e me entusiasma a cada ensaio”, frisa Ana Rosa, que é espírita praticante há mais de 30 anos e dirige os espetáculos de sucesso "O Cândido Chico Xavier" e "Violetas na janela", ambos em cartaz há 15 anos. Ana subiu ao palco pela primeira vez com apenas 15 dias de idade, em um espetáculo em sua cidade natal, Promissão (SP). E em 1997, ela entrou para o Guiness Book como a atriz recordista de telenovelas. Recorde que mantém até hoje com 59 novelas.

 

Serviço:

"Allan Kardec - Um olhar para a eternidade"

Estreia: 31 de agosto (sexta-feira)

Teatro América (Sala Max Nunes) – Rua Campos Salles 118, Tijuca

Sex e Sab, às 20h30. Dom, às 19h30

Ingresso: R$ 40

Duração: 1 hora e 20 minutos

Censura Livre

Temporada até 28 de outubro

 

 

FICHA TÉCNICA    

                                                                                                                             

Texto: Paulo Afonso de Lima

Direção: Ana Rosa

Assistência de direção: Areias Herbert

Produção: Érica Collares e Rogério Fabiano

Iluminação: Carlos Alberto Boschini

Produção Gráfica: Guillermo Luis

Cenário, figurinos e adereços: Francisco Emanuel Leite

Costureira: Maria Amélia

Elenco: Roberto Pirillo, Rogério Fabiano, Anja Bittencourt, Érica Collares, Areias Herbert e Renata Pirillo.

Assessoria de imprensa: Valéria Souza

 

Valéria Souza
Assessoria de Imprensa
(21) 8102-3080

 

(Informação recebida em email de Valzinha Souza [[email protected]])

 

 

 

Paula Zamp no C.E. Discípulos de Jesus

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Apresentação musical com Ana Ariel e Coral AMIC na

Semana Espírita de Guarulhos, SP

 

 

Dia 23 de setembro - domingo - 15 horas

Teatro Adamastor

Avenida Monteiro Lobato, 734 - Guarulhos

 

Ana Ariel é cantora, palestrante e apresentadora do programa jovem Quem SOU EU na Rede Boa de Nova de Rádio.

 

(Informação recebida em email de Amanda Silveira Carbone [[email protected]])

 

 

 

Esclarecimentos sobre palestra programada com Saulo Gomes no C.E. União Fraternal. Poços de Caldas, MG

 

Informamos aos nossos caros que, embora divulgada a Palestra do Saulo Gomes (SP) no União Fraternal para 16/09 às 19:00h, infelizmente esta foi cancelada por total incompatibilidade de tempo do palestrante, de vez que ele foi convocado a estender sua jornada no SBT dado a sua intervenção direta pelos votos ao Chico Xavier quanto à eleição de 'O Brasileiro do Século'...

Contamos com a compreensão de todos!

 

PS: 

Aproveitemos e entremos no site do SBT pra votarmos no nosso querido Chico Xavier como O Brasileiro do Século!

 

Gratos 

e abraços fraternos!           

 

Domingos B. Rodrigues

C.E.União Fraternal

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 

3ª Festa da Primavera-  Transitória Casa do Caminho!

Diadema, SP

 


16 DE SETEMBRO (DOMINGO)

DAS 12 ATÉ AS 20 HORAS

CENTRO CULTURAL OKINAWA

AVENIDA SETE DE SETEMBRO, 1670, DIADEMA

CONTRIBUIÇÃO SOLIDÁRIA: R$ 5,00

CONVITE DÁ DIREITO A CONCORRER

AO SORTEIO DE "01 iPad 3"

MÚSICA - COMIDAS DIVERSAS - DOCES

FRUTAS COM CHOCOLATE - ATRAÇÕES DIVERSAS

EM PROL DAS OBRAS ASSISTENCIAIS DA

TRANSITÓRIA CASA DO CAMINHO - ALBERGUE - DIADEMA

DIVULGAÇÃO LELA E TCC

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão disponíveis no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://lelaetcc.wordpress.com/ <http://lelaetcc.wordpress.com

http://lelaetcc.wordpress.com/> http://www.facebook.com/event.php?eid=158536204211388 http://www.facebook.com/event.php?eid=158536204211388>

 

(Informação recebida em email de  Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

Festa da Primavera 2012 em prol do Lar da Mamãe Clory

São Bernardo do Campo, SP

 

Dia 16 de Setembro das 12 às 18 horas.

Venha passar algumas horas alegres e descontraídas e ainda

colaborar com as obras assistenciais do

Lar da Mamãe Clory.

(Informação recebida em email de [email protected] [email protected] repassado por Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

Garimpando na literatura espírita

 

Parábola das Bodas*

 

Raymundo Rodrigues Espelho

Campinas, SP.

 

Tendo ido ao templo de Jerusalém, onde foi arguido pelos príncipes dos sacerdotes e pelos fariseus, disse-lhes Jesus:

        " O Reino dos Céus se assemelha a um rei que, querendo festejar as bodas de seu filho, despachou seus servos a chamar para o festim os que tinham sido convidados; estes, porém, recusaram ir.

        O rei despachou outros servos com ordem de dizer da sua parte aos convidados: Preparei o meu jantar; mandei matar os meus bois e todos os meus cevados; tudo está pronto; vinde às bodas.

        Eles, porém. sem se incomodarem com isso, lá se foram, um para sua casa de campo, outro para o seu negócio. Os outros pegaram dos servos e os mataram, depois de lhes haverem feito muitos ultrajes.

        Sabendo disso, o rei se tomou de cólera e, mandando contra eles seus exércitos, exterminou os assassinos e lhes queimou a cidade. Depois, disse a seus servos: O festim das bodas está inteiramente preparado; mas os que para ele foram chamados não eram dígnos dele. Ide, pois, às encruzilhadas e chamais para as bodas todos quantos encontrardes.

        Os servos então sairam pelas ruas e trouxeram todos os que iam encontrando, bons e maus; a sala das bodas se encheu de pessoas que se puseram à mesa.

        Entrou em seguida o rei, para ver os que estavam à mesa, e,dando com um homem que na vestia a túnica nupcial, disse-lhe: Meu amigo, como entraste aqui sem a túnica nupcial? O homem guardou silêncio. Então, disse o rei à sua gente: Atai-lhe as mãos e os pés e lançai-o nas trevas exteriores; aí é que haverá prantos e ranger de dentes, porquanto, muitos há chamados, mas poucos  escolhidos".

( Mateus, 22:1 a 14.)

 

                                                                         *

 

        Parábolas, como sabemos, são narrações alegóricas que encerram doutrina moral.

        Jesus, pedagogo emérito, recorria frequentemente a elas, já porque era a melhor maneira de interessar os seus ouvintes, já também porque sabia que é muito mais fácil assimilar e reter qualquer ensinamento quando materializado, isto é, objetivado através de um enredo, do que quando ministrado de forma objetiva.

        Na parábola em tela, o rei é Deus, nosso Pai celestial, e o festim de bodas, é claro, simboliza o Reino dos Céus, cujo advento coube ao Cristo Jesus anunciar e preparar, pela pregação de seu Evangelho.

        Os primeiros convidados são os hebreus, pois a eles é que foram enviados os primeiros emissários, ou seja, os profetas, anunciando-lhes a vinda do Messias, bem assim exortando-os a que se arrependessem de erros e se conduzirem de forma mais condizente com as Leis Divinas reveladas no monte Sinai.

        A palavra desses emissários, porém, não encontrou receptividade entre os hebreus, que lhes desprezaram as advertências e exortações.

        Não obstante a má vontade manifestada por eles, à semelhança da parábola, envia-lhes Deus o próprio Jesus, a fim de lhes recordar e aperfeiçoar o conteúdo daquelas Leis, cuja observância lhes daria a conhecer o estado de alegria e gozo espiritual que constitui o Reino dos Céus. Todavia, sobremaneira preocupados em conseguir vantagens puramente materiais ( os hebreus aspiravam a hegemonia política do mundo), escusaram-se do novo, sendo que alguns, enervando-se com tal insistência, não só repeliram a mensagem do Cristo, como ainda o ultrajaram e o imolaram na cruz.

        Continua a parábola, dizendo: " Diante disso, o rei enviou exércitos contra os assassinos, que foram exterminados, bem assim queimada a sua cidade". O que aconteceu aos hebreus, posteriormente à crucificação de Jesus, todos o sabem, corresponde exatamente a esse trecho da narrativa: foram trucidados pelos romanos, e sua capital Jerusalém, foi quase totalmente destruída.

        " Depois, mandou o rei convidar a todos quantos fossem encontrados nas encruzilhadas, bons e maus", o que significa que o Evangelho seria pregado a todos os povos, pagãos e idólatras, e que estes, acolhendo a Boa Nova, seriam admitidos ao festim em lugar dos primeiros convidados, que se mostraram indignos dele.

        Não basta, porém, ser convidado; quer dizer, não é suficiente dizer-se membro desta ou daquela Igreja, para tomar parte no banquete celestial. Faz-se necessário, como condição expressa e indispensável, estar-se revestido da "túnica nupcial", isto é, possuir aquela pureza, mansuetude e bondade que caracterizam os verdadeiros cristãos.

        Os hipócritas, os que se comprazem na indecência, os belicosos, os que defraudam e sacrificam seus semelhantes, os que vivem exclusivamente para si, indiferentes às dores e às aflições do próximo, estes, embora convidados a  participar das bodas, serão encontrados sem as "vestes" adequadas e, pois, não poderão permanecer entre os demais, sendo lançados fora.

    Eis porque disse Jesus: Chamados haverá muitos; poucos, no entanto serão os escolhidos.

  

* Rodolfo  Calligaris - Parábolas  Evangélicas- 11a edição- Federação Espírita Brasileira- RJ.

 

 

Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

Domo da Rocha, ou Mesquita de Omar. Está situado no local onde à época de Jesus estava o

 Templo de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP