Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira,  10 de setembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/SETEMBRO/10-09-2012.htm

 

 

 

 

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

X–  O Papiro e a Flor-de-Lótus

 

 

 

    

Duas plantas símbolos

 

     Os antigos egípcios, sem dúvida, não economizaram palavras e ilustrações que possibilitassem conhecer, com riqueza de detalhes, seu quotidiano sob os mais variados e interessantes aspectos.

     Com efeito, quem visita os seus sítios arqueológicos, fica impressionado com a gama de escritos e pinturas que cobrem as superfícies dos seus monumentos, demonstrando toda sua técnica e apurado bom gosto.

     Para facilitar ainda mais esse belo e rico trabalho informativo, o gênio egípcio encontrou uma outra forma, muito cômoda, para transmitir sua cultura à posteridade: a escrita sobre papiros, muitos dos quais, felizmente, chegaram intactos até nossos dias.

     Tão importante foi para eles a descoberta daquele tipo de papel que a planta do qual provém a matéria-prima necessária ao seu fabrico tornou-se sagrada e cultuada, transformando-se em símbolo da antiga civilização do Baixo Egito.

     Também consagrada foi a flor de lótus, que passou a ser símbolo do Alto Egito.

     Nos momentos do Egito unificado, quando sob a tutela de governante único, o valor atribuído a essas duas plantas torna-se de evidência insofismável.

     Com efeito, além do mandatário ostentar as duas coroas, é comum o papiro e o lótus aparecerem retratados lado a lado nas pinturas, desenhos e obras de arte. Esse zelo bem demonstra o valor e o respeito que os egípcios devotavam ás plantas, particularmente para essas duas que tão de perto lhes falavam.

    

O Papiro

 

     É a planta da qual os egípcios retiravam as fibras necessárias à produção do papel utilizado para as suas escritas.

     Ainda hoje, embora em menor escala, o papiro continua a ser cultivado em algumas áreas com o objetivo de abastecer de matéria-prima os fabricantes de papiro turístico nos chamados “museus do papiro”. (*)

     Essas casas, além de confeccioná-los e vendê-los, fazem aos turistas demonstrações de sua fabricação e executam trabalhos artísticos sobre suas belas superfícies.

     Trata-se de uma planta que se desenvolve com muita facilidade em áreas alagadas.

     Foi por isso que se tornou símbolo da região Norte, onde se situa o Delta, a região agrícola por excelência.

     Seu formato serviu de inspiração para as grandes colunas dos templos e palácios, que se apresentam nos capitéis sob duas formas: botão, ou fechado, e aberto, ou umbelas. As colunas nesses estilos são chamadas de tipo “papiriforme”.

     Como que simbolizando a juventude ou estado de contentamento (e o desenho hieróglifo significa verde), o papiro era particularmente recomendado à apresentação á deusa Hathor e servia como um cetro mágico utilizado por várias divindades, inclusive a gata-deusa Bastet.

     O talo do papiro colhido tinhas várias destinações: manufatura de roupas, calafetação de barcos (posteriormente substituído por um tipo de capim), construção de barcos ou canoas a remo, e, como finalidade mais nobre e tradicional, a confecção do papel que leva seu nome. A planta na fase de corte atinge de dois a quatro metros de altura.

     O caule, de configuração triangular, é seccionado em pedaços de aproximadamente 45 centímetros de comprimento, a casca verde retirada e o material interior, muito branco e esponjoso, constituído por películas concêntricas, transformado em tiras de aproximadamente 5 centímetros de largura por 0,5 centímetro de espessura. Mergulhadas as tiras em água por aproximadamente uma semana, são, em seguida, marteladas para rompimento das fibras, trançadas vertical e horizontalmente e, a seguir, submetidas à prensagem por mais uma semana.

     Ao final do período se obtém uma folha já seca, resistente e leve, que, com a finalidade de manterem-se inalteráveis, recebem um último tratamento à base de fricção com óleo de Cedro. 

     As folhas do papiro prontas, geralmente quadradas, eram emendadas e podiam ser transformadas em longas folhas, que, enroladas de forma tradicional, apresentavam o lado chamado de direito para ser escrito.

     O verso do papiro, que, via de regra ficava em branco, foi, muito amiúde, utilizado pelos pobres que não tinham acesso ao papiro virgem. Isso foi detectado em algumas vilas de trabalhadores, como em Deir-el-Medina.

     O uso do papiro continuou ao longo do período Greco-Romano e no Califado Islâmico, até a introdução do papel de pano, originário do Extremo Oriente, por volta do 8º. ao 9º. século d.C.

     No Museu do Cairo, além dos da Europa, como os do Louvre, Britânico e de Turim, existem importantes coleções de papiro que versam sobre poesia, matemática, astronomia, história, geografia, etc.

     O estudo sistemático desses textos fez surgir a papirologia, ciência especializada e de muita relevância para a paleografia e a filologia.

 

A Flor de Lótus

 

     Trata-se de uma flor aquática muito utilizada na ornamentação de espelhos d’água e que encontra similares muito parecidos em lagoas de nosso país. No Egito, da mesma forma que o papiro, era abundantemente encontrada às margens do Nilo e de seus canais. Era, com certeza, muito cultivada nos lagos sagrados e nos jardins dos templos e palácios.

     Além daquela utilização, Heródoto, historiador grego do século V a.C, legou-nos a informação de que a sua medula era utilizada como produto comestível.

     Sua configuração foi inspiradora das colunas tipo “lotiforme”, muito freqüentes nas belas construções de Luxor e Carnac, a antiga e esplendorosa Tebas.

     À época faraônica, eram encontrados dois tipos de Lótus: a “nymphaea branca”, ou Lótus branco, e a “nymphaea caerulea azul”. Tempos mais tarde surge um terceiro tipo, maior, a “nymphaea nelumbo”, que foi trazida da Índia.

     O Lótus azul aparece muitas vezes retratado diante do nariz de pessoas e animais, sobretudo no Novo Império, demonstrando sua graça e beleza, além de fazer rescender sua agradável fragrância. Nas imagens das tumbas, onde o morto se apresenta aos deuses, é comum ver-se a flor do Lótus presente no altar das ofertas, ou na decoração do próprio ambiente.

    

Próxima artigo: A Religião dos egípcios

 

File:AmarnaPalacePainting-BrooklynMuseum.png

Pintura da época do reinado de  Aquenáton (cerca de 1352-1336 a.C.) retratando botões e flores de Lótus.

Originalmente estava em alojamento feminino ao norte do palácio de Amarna, escavado em 1926-1927 e,

agora, encontra-se no Brooklyn Museum, em Nova Iorque, EUA.

http://en.wikipedia.org/wiki/File:AmarnaPalacePainting-BrooklynMuseum.png

 

Flor de Lótus em espelho d’água  no Museu do Cairo. Foto Ismael Gobbo

A Torre do Cairo, à margem do Rio Nilo. Executada em concreto,  retratando a Flor de Lótus.

Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

Plantação de papiro na região de Deir-el-Bahari, no Egito. Foto Ismael Gobbo

 

Descascando o Papiro para preparar as tiras. Demonstração em um museu de papiro no Cairo, Egito

Foto Ismael Gobbo

 

As tiras de Papiro sendo trançadas para serem colocadas numa prensa. Cairo, Egito.  Foto Ismael Gobbo  

 

O papiro na prensa. Museu do papiro, Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

 

Folha de papel de papiro já pronta, confeccionada artesanalmente. Cairo, Egito.

 Essas folhas as vezes eram  emendadas para  formar os extensos rolos dos “Livro dos Mortos”

Foto Ismael Gobbo

 

Papiro conservado no Museu Egipcio de Turim, Itália

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Papiro_museo_egizio_di_Torino.jpg Acesso 4/9/2012.

 

Ficheiro:Egypt bookofthedead.jpg

Detalhe do Livro dos Mortos do escriba Nebqed, que viveu sob o reinado de Aménofis III (1391-1353 a.C.), durante a 18ª. Dinastia. Acompanhado pela mãe e pela esposa,  Nebqed se apresenta diante de Osíris, o deus dos mortos. Museu do Louvre, Paris, França.

Imagem: http://pt.newikis.com/Ficheiro:Egypt_bookofthedead.jpg.html  acessada em 4/9/2012.

 

Coluna “Papiriforme” em templo egipcio de Carnac. Foto Ismael Gobbo

 

Moderno monumento em forma de Flor-de-Lotus na represa de Assuã, Egito.

Foto Ismael Gobbo

A Caixa D’Água da cidade de Ilha Solteira, no estado de São Paulo, divulgada como em formato de taça,

lembra as colunas papiriformes egípcias. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

SBT

Semi final - O Maior Brasileiro de Todos os Tempos

 

 

O canal de TV SBT está realizando eleição para a escolha do MAIOR
 BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS. Entre os DOZE mais votados, encontra-se o
 nome de CHICO XAVIER, que é finalista. Nesta semana, até quarta-feira
 (dia 12/9/2012, às 23,30 horas), o médium CHICO disputa com AYRTON SENA.
 O vencedor irá para as finais. A vitória de CHICO será extremamente
 importante para o Espiritismo. A votação poderá ser feita através da
 INTERNET, no site seguinte:
 http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/
 Para votar em CHICO XAVIER, via SMS, envie “C” para o número 49701.
 Solicito divulgar para outras instituições espíritas dessa região.
 NADA ACONTECE POR ACASO.
 

 

(Informação em email de [email protected]> repassado por César Perri)

 

Chico Xavier, no centro, sendo entrevistado pelo repórter de O Globo, Clementino de Alencar,

acompanhado do irmão José Xavier (D), no ano de 1935. 

Foto do livro: Notáveis Reportagens com Chico Xavier, IDE, Araras.

 

 

 

 

Seminário Sobre Solidariedade e Gestão na União Mineira

Belo Horizonte, MG

 

Na tarde do dia 8 de setembro ocorreu na sede federativa da União Espírita Mineira, em Belo Horizonte , o seminário "Solidariedade e Gestão Espírita", desenvolvido por Antonio Cesar Perri de Carvalho e Célia Maria Rey de Carvalho, respectivamente, presidente interino e diretora da FEB. Compareceram diretores da UEM, dirigente da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte e do Conselho Regional Espírita de Barbacena. O evento foi coordenado pelo presidente da UEM Marival Veloso de Matos. As apresentações foram gravadas e os arquivos do material foram disponibilizados pelos apresentadores. Em seguida, houve visita ao Memorial da UEM. Informacões: [email protected], www.febnet.org.br

 

Visita de dirigentes da FEB ao Memorial da UEM

 

 

 

 

Programa da Reciclarem para entrevistador- Centro Espírita ministrado pela  FEESP. São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

José Reis Chaves no XIX Fórum Espírita Nacional

Leiria, Portugal

 

(Informação recebida em email de José Reis Chaves)

 

 

 

 

A Visão Espírita sobre  Câncer e cura

Londres, Reino Unido

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

 

 

5º. Congresso Espírita de Sergipe

Aracajú, SE

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestras com Vilson Disposti no Encontro Fraterno Auta de Souza

Brasília, DF

Olá irmãos de ideal espírita, 

É com alegria que convidamos toda a grande família espírita para estar conosco no próximo final de semana(15 e 16 de setembro de 2012) do 1480o Encontro Fraterno Auta de Souza.

 Pedimos, ainda, pfavor, nos ajude a divulgar o Encontro Fraterno e as palestras abaixo, do Vilson Dispoti.

Aguardamos vocês.

Agradecemos, desde já,

Muita paz,

Regina

Drogas – Grande problema da atualidade

Nos dias 15 e 16 de setembro de 2012 Vilson Dispoti estará em Brasília a fim de proferir palestras sobre este tema tão atual.

Vilson Dispoti fundou e dirige, desde 1991, a Casa do Caminho Ave Cristo – Centro de Reabilitação para dependentes de drogas, em Birigui-SP. É autor do livro Filhos da Dor, que relata casos reais da problemática das drogas.

Horários das palestras:

Dia 15/set às 14h na Fraternidade Espírita O Bom Samaritano - SHA - Área Especial 02 - Chácara 93 Lote 03 – Arniqueira - Águas Claras (DF)

Dia 15/set às 20h30 no Grupo Espírita Guillon Ribeiro - Escola Classe 215, de Santa Maria (DF)

Dia 16/set às 11h30 no Casem Casa Assistencial Emmanuel - Quadra 06 - Área Especial Escolar - Setor Sul – Planaltina (GO)

Dia 16/set às 16h00 no Grêmio Espírita Atualpa Barboza Lima – Av. L2 Sul - SGAS 610 Conjunto D Lote 71 - Asa Sul - Brasília-DF.

http://www.encontrofraternodf.org.br/

 

(Informação recebida em email de Regina Moreira)

 

 

 

 

Novo endereço do HSSG Harpenden Spíritist Study Group

Reino Unido

 

Harpenden Spiritist Study Group

Estara em novo endereço a partir de 14 de Setembro. O HSSG convida a todos para os estudos espíritas na região de Luton.

Nós somos um grupo de estudo espírita.O nosso objetivo é o estudo, a prática e a divulgação da doutrina espírita nos seus três aspectos: ciência, filosofia e religião, conforme codificado por Allan Kardec.

Nossa meta: trazer a oportunidade do estudo em grupo em Hertfordshire (e também Luton e Bedfordshire devido à proximidade ao nosso local de reunião) e contribuir para o movimento espírita no Reino Unido. Acima de tudo visamos oferecer ao público em geral a oportunidade de saber mais sobre o espiritismo e conhecer a sua proposta de renovação moral por meio do estudo do Evangelho segundo o Espiritismo e de O Livro dos Espíritos seguido pelas outras obras de Allan Kardec.

Qualquer tipo de polêmica religiosa ou filosófica não é parte dos objetivos do grupo assim como qualquer tipo de proselitismo. Todas as nossas atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

Reuniões públicas as Sextas-Feiras, iniciando as 7.30pm.

Endereço: Harpenden Friends Meeting House

12 Southdown Road

Harpenden – Herts  -  AL5 1PD

e-mail: [email protected]

www.harpendenspiritistgroup.webnode.com

contato pelo telephone: 07941325479 or 01582 757 722

Queira por gentileza nos contactar antes de vir pela primeira vez.

No momento só estamos realizando estudo. O passe espíritual é coletivo.

 

--

Best regards,

Elsa Rossi

Member of the Executive Committee of 

International Spiritist Council

www.isc-europe.org

www.intercei.com

 

Director of Roundtable Publishing Ltd - United Kingdom

Company Number  07091764

www.roundtablepublishing-uk.com   New Books available.

 

President of British Union of Spiritist Societies (BUSS)

Oxford House, Derbyshire Street, Bethnal Green, London E2 6HG
Registered Charity 1136512 Company Number 06833566

www.buss.org.uk

 

Elsa Rossi-writer  -  contact

www.elsarossi.com    books FREE for children

 

Vamos ao 7o. Congresso Espírita Mundial?

Cuba espera por todos nós. Voce já fez sua inscrição? É muito fácil.

www.7cem.org

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

 

 

IX Encontro de Jovens

Bataguassu, MS

 

 

(Informação recebida em email de URE Nova Andradina)

 

 

 

 

Evento com Alberto Almeida será transmitido ao vivo

Belém, Pará

 

 

 

 

 

Palestra com Djalma Motta  Argolo AKSC

Nova Iorque, EUA

 



CONVIDAMOS PARA PALESTRA

DIA 11 DE SETEMBRO

TERÇA-FEIRA 8:00 PM

DJALMA ARGOLO

 

Inline image 1

 

TEMA: SONHOS: A ESSÊNCIA ORIENTANDO A EXISTÊNCIA

 

Djalma Motta Argolo nasceu em Savador, Bahia. É Bacharel em Ciências Estatísticas. Tem pós-graduação em Terapia Junguiana, realizada na parceria Faculdades Helio Rocha e Clínica Psiquê, em Salvador. Atualmente esta aposentado como Analista de Processamento de Dados pela PRODEB - Cia de Processamento de Dados do Estado da Bahia.

 

Em 1958, tornou-se espírita. Freqüentou a Juventude Espírita Manoel Miranda, da União Espírita da Baiana. Desde 1959 exerce atividades mediúnicas e faz palestras, conferências e workshops em diversos Estados do Brasil e também no Exterior  cumprindo integralmente o que  os espíritos já o havia apontado como tendo missões na área da palavra e da escrita.

 

Djalma é estudioso e pesquisador da Doutrina Espírita, da mente Humana, da Filosofia, e da Vida de Jesus com vinte e um livros publicados, sendo quinze de sua autoria, duas traduções do grego.

 

 

Allan Kardec Spiritist Center
32-75 Steinway St - sala 201B - Astoria, NY
(718) 429-6626 ou (1718) 639-3041
http://www.akscenter.com

e-mail: [email protected]

Trens: R,M,V
Estação Steinway ST (quase esquina com 34 Ave

PROGRAMAÇÃO

DOMINGO 12:00 à 1:00 pm - Reuniao Publica - Passes
DOMINGO 12:00 à 1:00 pm - Evangelizacao Infantil
DOMINGO 10:00 am - Miudinho "Estudo Detalhado do Ev.de Jesus"

SEG. - FEIRA 7:30 pm - Estudo E S D E (Apostilas da FEB)

TERÇA (TUE.) 6:30 às 7:30 pm - Horario reservado ao
Estudos Doutrinario em Ingles - para reabrir
TERÇA-FEIRA 8:00 às 9:00 pm - Reuniao Publica - Passes

QUARTA-FEIRA 7:30 pm - Reuniao Privativa do grupo

QUINTA (JUEVES) 8:00 pm - Estudos Doutrinario em Espanhol

SEXTA-FEIRA 7:30 pm - Estudo da Mediunidade (Apostilas da FEB)

SABADO 2:00 pm - Curso Auto-conhecimento
SÁBADO 5:30 pm às 7:00 - Tratamento - Físico - Espiritual Com hora previamente marcada

Pedidos de oração por e-mail (arquivo da Internet):

[email protected]

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

Visite o site da SSB Spiritist Society of Baltimore

Baltimore, EUA

 

Acesse aqui:

http://www.ssbaltimore.org/

 

 

 

 

 

Programação Semanal da Rádio CEAC

Bauru, SP

 

www.radioceac.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Leia a revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina,PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Não entendamos Deus literalmente, mas sim e sempre figuradamente

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

       Às vezes penso que o agnóstico pode estar mais certo do que o teólogo. O agnóstico não é bem ateu. Apenas ele considera Deus ou o absoluto como sendo inacessível ao nosso entendimento. Realmente, se Deus é um Ser infinito, Ele é incompreensível por nossa inteligência finita. O próprio são Paulo, de certo modo, pensa assim também sobre Deus, que ele definiu para os gregos como o Deus ignoto ou desconhecido. “...esse que adorais sem conhecer, é precisamente aquele que vos anuncio.” (Atos 17: 23).

      Digo muito que quanto mais falarmos de Deus, mais estamos sujeitos a dizer besteiras sobre Ele. E foi exatamente esse o maior erro dos teólogos do passado, o que os do Terceiro Milênio, com um potencial cultural mais evoluído, deveriam corrigir, libertando o cristianismo das ideias sobre Deus muito próximas das da mitologia.

       O Deus dos teólogos antigos está de fato mais para a mitologia e a irrealidade, enquanto que o Deus dos gnósticos está mais para o Deus dos deístas, os quais creem em Deus, mas não têm religião alguma. E há, inclusive, uma tendência mundial para o deísmo, o que lamento, pois a atitude do deísta é de ficar neutro com relação a Deus, ao qual devemos ser gratos e amá-Lo acima de tudo.

     Talvez você, leitor, possa pensar que eu esteja sendo incoerente, pois, digo que quanto mais falarmos de Deus, mais estamos sujeitos a dizermos besteiras sobre Ele.   Mas estou falando exatamente contra o exagero do que os teólogos têm dito e ainda dizem a respeito de Deus.

     Fala-se muito que Deus quis determinado fato. Na verdade é a lei de causa e efeito que funciona. E digo que Deus não quer nada, porque se Ele quiser alguma coisa, o que poderá anular a vontade Dele? E, nesse caso, Deus acabaria com o nosso livre-arbítrio. Até a Bíblia afirma que Deus perdoa. Mas só pode perdoar aquele que é ofendido. E ninguém consegue ofender ou prejudicar Deus. Assim, quando dizemos que Deus perdoa, estamos falando que Ele nos dará condições de sermos perdoados. Diz-se muito que a misericórdia de Deus é infinita. Devemos entendê-la no sentido de que Ele criou todas as condições necessárias para que haja compaixão e perdão para com todos os miseráveis, principalmente morais, que são aqueles que semearam o sofrimento, mas podem receber das suas vítimas a misericórdia ou o perdão do mal praticado.

      E, para que essa misericórdia infinita funcione mesmo, nunca podem cessar as condições para que ela continue acontecendo sempre, o que nos leva à ideia da necessidade da reencarnação, sem a qual a misericórdia divina jamais poderia ser infinita. E podemos entender também essa misericórdia infinita de Deus como um exemplo para nós de que nós devemos ser mesmo sempre misericordiosos, pois, como vimos, misericórdia significa também perdão e compaixão. E não foi por acaso que o excelso Mestre disse que devemos perdoar não só sete vezes, mas setenta vezes sete, isto é, sempre.

      Muitas coisas, pois, que, literalmente, são atribuídas a Deus, na verdade, figuradamente, dizem respeito a nós mesmos, o que não nos é surpreendente, pois somos e devemos ser semelhantes a Deus!

     PS: “Presença Espírita na Bíblia”, com este colunista de O TEMPO, na Rede Mundo Maior de TV e TVCEI, em Guarulhos (SP), por parabólica e internet, às quintas-feiras, às 20h, com reprise às 23h, aos domingos, e às 04h30 das segundas-feiras. E-mails para perguntas e sugestões:[email protected]  [email protected]

 

 

 

 

 

Focalizando o Trabalhador Espírita (158)

Jacobson Sant’Ana Trovão

Jacobson Sant’Ana Trovão

 

 

Nosso  entrevistado Jacobson Sant’ Ana Trovão nasceu e reside

na cidade de Goiânia, no estado de Goiás. Espírita  de berço, é o

atual  Diretor do  Departamento  de  Orientação  Mediúnica   da

FEEGO- Federação Espírita do Estado de Goiás; além de orador,

escritor, médium com livros editados e  com excelente atuação no

movimento espírita de unificação.

 

 

Caro Jacobson, pode nos fazer sua auto apresentação ?

Nasci em Goiânia-Go, no ano de 1962, cidade onde resido. Sou casado e tenho três filhas

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou professor de direito, advogado militante e Procurador Jurídico do Município de Goiânia-Go.

 

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Sou espírita de o berço. Meus bisavós maternos tornaram-se espíritas, por influência de Eurípedes Barsanulfo, quando buscaram o auxílio do bondoso médium em Sacramento-MG, e isso influenciou filhos, netos e bisnetos e os consequentes esposos e esposas.

 

A qual casa espirita esta vinculado presentemente?

Atualmente sou diretor do Departamento de Orientação Mediúnica da Federação Espírita do Estado de Goiás- FEEGO.

 

Poderia nos descrever sua trajetória pelo movimento espirita durante esses anos?

Fui diretor do Departamento de Juventude do Centro Espírita Paz e Amor, em Goiânia e posteriormente, diretor do mesmo departamento da FEEGO, em minha mocidade. Médium desde a infância, abracei as tarefas mediúnicas aos 17 anos, quando passei a frequentar assiduamente as reuniões de desenvolvimento mediúnico. Desde então acentuaram-me a vidência, psicofonia e psicografia.

Faço palestras doutrinárias desde os 16 anos de idade, nesse tempo percorri diversas cidades de Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, além do Distrito Federal.

 

E no movimento de unificação?

Como disse, sou responsável pelo Departamento de Orientação Mediúnica da FEEGO. Mas, também, apresento o Programa Espaço Espírita. Um programa de televisão em canal aberto, a TV Brasil Central, que vai ao ar aos domingos das 7h às 7:30h.

Pela FEEGO viajo praticamente todos os finais de semana. Sempre acompanhado de Minha esposa Leozi Maria Valadão Sant´Ana, isso há quase 35 anos.

Estamos há quase 4 anos desenvolvendo dois projetos pela FEEGO. Um é a realização de debates com grupos de médiuns, por todo o Estado de Goiás, nas reuniões regionais.

O segundo projeto é um seminário de 8 horas com o tema: Médiuns Psicofônicos e Esclarecedores na Reunião Mediúnica.

Esses seminários,  voltados para médiuns ostensivos ou não,  têm sempre uma bela participação. Já atingimos num mesmo seminário perto de 400 pessoas.

As variadas apresentações do seminário já contaram com mais de 5.000 participantes.

 

E as filhas, também acompanham?

Quando as meninas eram pequenas viajavam conosco. Elas nunca impediram a Leozi e eu realizarmos o trabalho junto ao movimento espírita. Hoje, no entanto, nem sempre podem ir, Thalita (22 anos) coordena um setor de atividades junto ao DIJ (Departamento de Infância e Juventude) da FEEGO, acompanhada das irmãs Lucila (20 anos) e Clarisse (16 anos). O DIJ-FEEGO tem uma programação de eventos para jovens e crianças intenso por todo o Estado de Goiás. É comum elas estarem num encontro, ou ministrando um curso ou palestra, e eu em outro. No entanto, esse envolvimento delas junto ao movimento espírita jovem muito nos une.

Gostaria de destacar que será realizado em Goiânia-GO um encontro de jovens espíritas coordenado pela FEB com o apoio da FEEGO em 2013, que reunirá jovens de Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal, além de representantes de DIJ dos demais Estados  do país. O CONBRAJE – Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas - Regional Centro, o evento deverá ocorrer de 30/05 a 02/06/2013, correspondente ao feriado de Corpus Christi.

 

Quais os livros de sua autoria espíritas e não espíritas?

Tenho publicado três livros, comercializados pela FEEGO e internet. Nas areias de Cafarnaum, uma psicografia de contos, pela editora Proluz, 2000. Cujo autor espiritual é Thales, pseudônimo adotado por uma entidade desencarnada.

ABC da Juventude, também psicografado, editado pela FEEGO, 2011, de autoria espiritual de Marinho (Mário de Andrade Filho) ou Tio Marinho, como era conhecido entre os jovens de Goiás. Esse trabalhador espírita, desencarnado há mais ou menos nove anos, é muito querido em todo o Estado de Goiás e Minas. Sempre incentivou o movimento das mocidades espíritas. Iniciou um trabalho, quando ainda encarnado, que se denominou MOCIZADE ou amizade entre as mocidades. Isso se tornou um projeto do DIJ da FEEGO, no setor Juventude. Junto ao MOCIZADE conhecido nacionalmente perto de 90 jovens realizam o trabalho de Unificação. Em função do êxito desse projeto o DIJ-FEB se animou a realizar a Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas – Região Centro em 2013 em Goiânia, como já mencionei. Marinho disserta diversos temas de interesse dos jovens, tais como: Angústia, Beleza, Caridade, Sexo e um capítulo que os jovens muito apreciam o WWW, no qual fala da internet.

O terceiro é o livro Psicofonia na Obra de André Luiz, 2012, publicado FEEGO, é uma pesquisa que realizei em 14 livros publicados pelo espírito André Luiz, psicografados por Chico Xavier e, em alguns, em parceria com Waldo Vieira. Procurei buscar o que André Luiz fala sobre este tipo de mediunidade: a psicofonia ou incorporação. É um livro de estudo aprofundado, se assim podemos nos exprimir, já que o assunto a tratados por diversos ângulos. Pródromos do Transe, o Transe, Pós-Transe, Animismo, o Processo da Psicofonia, Circuito Mediúnico, Fracasso do Médium, são alguns do temas abordados.

Aproveitando os avanços científicos do momento podemos melhor compreender o pensamento e as análises de André Luiz em relação a: glândula pineal ou epífise, os lobos frontais, a capacidade receptiva mediúnica, o despertar da entidade desencarnada após o transe psicofônico, o vampirismo, fisiologia da mediunidade, dentre outros.

 

Foi noticiado no site da FEB que o senhor entregou em nome de Ismar Estulano Garcia 39 volumes de cópias de processos judiciais nos quais teria sido utilizado uma psicografia para inocentar um réu. Pode nos falar sobre isso?

Realmente, ficou-me a incumbência da entrega dos documentos ao estimado César Perri, atualmente no exercício da presidência da  FEB, então coordenador da reunião da Comissão Regional Centro ocorrida em Goiânia. Isso em função de impedimento do Prof. Dr. Ismar Estulano Garcia que estava em viagem.

Prof. Ismar foi meu colega na Universidade, estando atualmente aposentado. Dentre outros, foi perito criminal, Delegado de Polícia, Promotor de Justiça e como advogado foi Presidente da OAB-Go. Sempre lecionou direito e processo penal. Embora não espírita, como ele mesmo se apresenta, como pesquisador interessou-se pelo fato de a psicografia ser levada ao Judiciário. Realizou uma pesquisa jurídica e não religiosa, para publicar o livro Psicografia como Prova Jurídica, AB Editora, 2010, encontrado nas livrarias jurídicas. Para tanto viajou por todo o país e tirou cópia de todos os processos nos quais foi utilizada uma psicografia para inocentar um réu. Num total de 10 processos que totalizou 39 volumes. O Prof.  Ismar doou à FEB uma cópia de todo esse material de inquestionável valor jurídico e, em especial, para o movimento espírita.

 

Pode nos fazer um resumo qualitativo e quantitativo do conteúdo da obra?

O livro analisa a psicografia, as provas em direito, reproduz as mensagens psicografadas, disserta sobre a perícia grafotécnica e conclui com argumentos favoráveis à psicografia como prova jurídica.

 

Os casos que o livro abriga são os  já divulgados pela mídia?

 

Todos os casos narrados no livro se tornaram manchete de jornal e estabeleceram discussões. O que mais se destacou, porém, foi o ocorrido em Goiânia, retratado no filme sobre a vida de Chico Xavier. Em 1976, quando a sentença foi prolatada a repercussão foi internacional. A psicografia de Chico Xavier serviu de base para a absolvição de réu. O caso é bem dramatizado no filme, mas no livro do Prof. Ismar temos detalhes técnicos de alta relevância.

 

Foram todos obtidos através da mediunidade de  psicografia?

Nos processos judiciais sempre psicografia.

 

Quais os médiuns e os espíritos que ditam as mensagens?

Chico Xavier psicografou sete mensagens das vítimas juntadas aos autos dos processos criminais inocentando os acusados que tramitaram nas cidades: Aparecida de Goiânia-Go, Henrique Emanoel Gregorios; Goiânia-Go, Maurício Garcês Henrique; Campos do Jordão-SP, Gilberto Cuencas Dias; Campo Grande-MS, Gleide Maria Dura Marcondes de Deus; Mandaguari-Pr, Heitor Cavalcante de Alencar Furtado; Gurupi-To, Niol Ney.

Existe mais uma psicografia de Chico Xavier, citada no livro, que instruiu processo criminal, mas como correu em segredo de justiça há apenas referência ao fato.

O médium Rogério H. Leite psicografou uma mensagem da vítima Paulo Roberto Pires juntada nos autos de um processo que tramitou em Ourinhos-SP.

Meire Alves de Aguiar Silva psicografou e a mensagem de Rosimeire Rosa Santana foi anexada aos autos do processo criminal que apurou sua desencarnação na cidade de Anápolis-Go.

Em Viamão-Rs Ercy da Silva Cardoso dita uma mensagem ao médium Jorge José Santa Maria que é juntada aos autos do processo criminal.

O Livro registra, também, uma carta recebida por Allan Kardec, na França, em que o desencarnado inocenta seu assassino.

 

Os processos nos quais as mensagens foram utilizadas são de natureza criminal?

Como disse, todos criminais.

 

Em algum deles a mensagem teve papel relevante para formar a convicção do juiz?

Em todos os casos relatados houve influência diretamente na convicção do juiz ou do corpo de jurados que apreciou o fato.

 

Como se pronunciaram o Ministério Público e os juízes nas sentenças em relação a prova psicográfica?

O Ministério Público afeto às suas precípuas funções de guardião das instituições constitucionais não pode ir além do que a legislação preconiza, mas os juízes com função juridicional de apreciação mais ampla, regra geral, se sensibilizaram com as mensagens pela riqueza de detalhes, isenção e credibilidade dos médiuns envolvidos.

 

Você acha que existe risco de alguma mensagem fraudada ser utilizada para defender alguém que foi autor de crime e queira se utilizar da mensagem mediúnica para provar uma inocência que efetivamente não existe?

O risco existe, mas a carta psicografada, nos processos estudados, somou-se às demais provas já produzidas. Não foi considerada isoladamente. Isso exclui o risco da fraude. Há de se considerar também a credibilidade do médium, seu desinteresse e envolvimento com o caso.

 

Que diria para os advogados em relação à utilização desse tipo de prova?

O tema é polêmico. Existem aqueles que se levantem contra esse tipo de possibilidade do morto voltar e defender quem o vitimou, mas o direito é controverso por natureza. Os avanços científicos, a compreensão do processo mediúnico, o amadurecimento espiritual da sociedade demonstrarão que no âmbito do direito natural a psicografia pode ser usada para inocentar o réu. Pela elevada ética dos espíritos, somente par inocentar, nunca para acusar, em prestígio ao bem maior que é a justiça e a liberdade.

 

Tem registro se em algum outro país esse meio de prova foi utilizado em processo judicial?

O Brasil está à frente das demais nações nesse tipo de uso da psicografia. Lendo Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho de Humberto de Campos, pelo médium Chico Xavier, entenderemos o porquê.

 

Qual o futuro que enxerga para essa temática?

A psicografia é um evento da natureza, incompreendido em sua complexidade, como a maioria dos fenômenos naturais. A ciência atual ainda não detém a chave para explicar sua ocorrência, mas um dia terá, como um dia concebeu a lei da gravidade, conquanto até hoje seja estudada exaustivamente.

 

Algo mais que queira acrescentar?

Estamos ensaiando os primeiros passos para entendermos a amplitude da mente humana e a mediunidade, nos seus mais variados aspectos e usos, compõe esse quadro complexo. Kardec deu-nos a chave de sua compreensão. Precisamos nos debruçar na leitura aprofundada e metódica de O Livro dos Médiuns. Sem isso teorizaremos sem fundamentação. Como afirma Emmanuel, por Chico Xavier, no livro Seara dos Médiuns, mediunidade é um sentido, e como tal deve ser considerado. No momento em que nos apercebermos disso nossa compreensão da vida mudará diametralmente.

 

As suas despedidas dos nossos leitores.

Desejo a você Ismael e a todos os leitores paz e luz, sob as bênçãos do Cristo Jesus, agradecido pela possibilidade da falarmos dessa amada doutrina que nos esclarece e conforta, o Espiritismo.

 

Jacobson e a esposa Leozi,  companheiros inseparáveis também nas atividades espíritas

César Perri (E) recebe  de Jacobson Sant”Ana livro contendo pesquisa sobre Psicografia como prova jurídica

Capas de livros escritos ou recebidos mediunicamente por Jacobson Sant’Ana Trovão

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP