Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira,  24 de setembro de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/SETEMBRO/24-09-2012.htm

 

 

 

 

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

XII–  A Mumificação e os Funerais

 

 

     Os cuidados que os egípcios dispensaram aos seus mortos traduziram-se em precioso material de estudo para a posteridade.

     Entre eles, a prática dos rituais da mumificação de cadáveres de pessoas ou de animais foi um dos legados que mais chamou atenção dos pesquisadores da história do antigo Egito através dos tempos.

     Foi através da mumificação que se pôde conhecer com precisão as características físicas de muitos personagens, suas idades e até aqueles que portavam alguma doença. Acredita-se hoje, pelo fato de muitos corpos terem aparecido mumificado nas areias saarianas, que o processo da mumificação foi, entre os egípcios, uma forma científica de ajudar a natureza naquilo que ela, por sua conta, já vinha realizando.

     Sob o ponto de vista das celebrações fúnebres, em nada diferem dos processos atuais onde, àqueles detentores de maiores recursos, são colocados à disposição cerimônias, paramentos e sepulturas mais pomposas.

     Aliás, sob esse aspecto não é difícil imaginar a indústria e o comércio que floresceram em torno dessa atividade, que, em determinado momento, foi a principal fonte de emprego tanto de operários como de profissionais especializados.

O Processo da Mumificação

     Foi Heródoto, célebre historiador de Halicarnasso, quem nos ofereceu, na condição de testemunha ocular, excelentes esclarecimentos acerca desses rituais de preservação do corpo.

     Diz-nos Heródoto que muitos profissionais se estabeleciam e executavam o trabalho com muita destreza.

     Quando um defunto era trazido para eles, faziam a demonstração dos modelos de suportes para transporte das múmias, confeccionados em madeira e cobertos de pinturas imitando coisas reais.

     Quanto ao embalsamamento, narra, havia um método mais caro; um segundo, mais simples, que custava menos; e, um terceiro, que era o mais barato de todos.

     Feita a demonstração dos diferentes meios de conservação, eles perguntavam por qual método o defunto devia ser preparado. Escolhido e combinado o preço, os embalsamadores iniciavam os trabalhos.

     No melhor tratamento, o primeiro passo era a extração do cérebro, através das narinas, com o auxílio de um gancho de ferro. Removido este, o restante era retirado com a utilização de drogas.

     Em seguida, faziam uma incisão no flanco com um estilete de pedra etíope, através da qual retiravam todos os órgãos internos. Limpavam a cavidade através de sucessivas lavagens, enxaguavam-na com vinho de palmeira e algumas especiarias que trituravam, exceto o incenso,e, logo após, faziam a costura.

     O passo seguinte era cobrir o defunto com natron (Carbonato de Sódio natural) por 70 dias. Decorrido tal período, levavam-no e embrulhavam-no da cabeça aos pés com bandagens do mais fino linho untado com goma.

     Finalmente, eles entregavam o defunto aos parentes, que o colocavam em uma urna com o formato humano, passando, a seguir, para um aposento de sepultamento, onde permaneciam escorados junto à parede.

     Este seria o mais suntuoso e custoso método de preparação do morto.

     Para o segundo método, mais simplificado, os defuntos passavam pelo seguinte tratamento: os embalsamadores enchiam suas seringas com óleo de Cedro e injetavam-nas no abdômem, sem fazer qualquer incisão ou extração de órgãos; tal aplicação era feita através do ânus, que, ao final, era obstruído. Esse processo de mumificação do corpo era feito por determinado número de dias, findo os quais eles deixavam escapar o óleo que havia sido injetado. Com a utilização de sódio, o corpo era reduzido a pele e osso.

      O terceiro método, utilizado pelos mais pobres restringia-se ao seguinte: os embalsamadores limpavam o abdômem com purgativo, mumificavam o corpo por setenta dias,e, ao final desse período, entregavam-no à familia para ser enterrado.

O Sepultamento

     O cortejo se iniciava com um grupo de escravos que levavam oferendas e os instrumentos de trabalho do morto.

     Em seguida, vinha um grupo de carpideiras lançando gritos terríveis, arrancando-se os cabelos e cantando lamentos fúnebres.

     Por último, entre o mestre de cerimônias e o sacerdote, seguia o catafalco em forma de Barco Solar, arrastado sobre uma plataforma puxada por um junta de bois.

     Acompanhavam o cortejo a família do defunto,  seus amigos e parentes e um grupo de mulheres que cantavam os elogios fúnebres do defunto. 

     Quando o sepultamento se dava na outra margem do rio Nilo, como foi o caso das famosas necrópoles dos Vales, o cortejo cruzava o rio através de balsas e continuava o trajeto como antes.

     No local do sepultamento, a múmia recebia as oferendas e as saudações de despedida dos parentes e amigos. A seguir procedia-se à “cerimônia da abertura dos olhos e da boca”, assim chamada porque, com ela, criam devolver ao defunto os sentidos que possuía em vida. Por fim, a múmia era depositada na sepultura.        

    

Próximo artigo: O Livro dos Mortos

 

Ficheiro:Krukkerberlin.jpg

Vasos Canópicos da XIX Dinastia. São recipientes onde eram colocadas as visceras dos mortos no processo da mumificaçao.

Museu Egipcio de Berlim. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaso_can%C3%B3pico . Acesso em 12/9/2012

File:Mummy in Vatican Museums.jpg

Múmia exposta no Museu Vaticano, Italia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Mummy

Acesso em 23/9/2012

 

Ficheiro:Mummy 501594 fh000031.jpg

Mumia no Museu Britânico, Londres. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mummy_501594_fh000031.jpg

 

File:Barque Solaire.JPG

Barca funerária de Quéops (Barca Solar), que foi descoberta em 1954 aos pés da pirâmide

que leva o nome daquele faraó. Gizé, região do Cairo, Egito.

Imagem: http://es.wikipedia.org/wiki/Barca_funeraria_de_Keops acessada em 12/9/2012

Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Gizé, Egito. Foto Ismael Gobbo

File:Opening of the mouth ceremony.jpg

Cerimônia fúnebre: a  abertura da boca.

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Opening_of_the_mouth_ceremony.jpg 

Máscara mortuária do faraó Tutancâmon executada em  ouro maciço  e  outros materiais preciosos

como lápis-lazúli, Cornalina, Quartzo, Obsidiana, Turquesa e vidro. Peso: 11 kg. 

 Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

 

Um dos sarcófagos de Tutancâmon, o mais interno,  em formato de múmia exposto no Museu do Cairo.

Executado em ouro pesa 110,4 kg. Foto Ismael Gobbo 

Vaso de Alabastro para perfume encontrado na tumba do faraó Tutancâmon simbolizando

a união do Baixo e Alto Egito.  Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/KV62

acessada em 19/9/2012

File:Egypt.KV62.01.jpg

Pintura mural na sepultura do Faraó Tutancâmon no Vale dos Reis.

O sarcófago de pedra permanece na sepultura. O tesouro ali encontrado por Howard Carter em 1922

está exposto no Museu do Cairo, Egito. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Egypt.KV62.01.jpg

 

Sarcófago de Nectanebo II. da 30ª. Dinastia. 345 a.C. Alexandria, Egito. Dimensão: 1,62mX1,19mX3,13m.

Museu Britânico, Londres. Foto Ismael Gobbo

Charrete para turistas em Luxor, Egito. As famosas necrópoles da época faraônica

se situam na outra margem do Rio Nilo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Vírus Destruidor

 

A intriga é semelhante a um vírus destruidor que se multiplica rapidamente, aniquilando a organização de que se nutre.

Imiscui-se sutilmente e prolifera com volúpia, irradiando a sua morbidez devastadora.

Com facilidade transfere-se de uma para outra vítima, conseguindo gerar o ambiente pestífero que lhe é próprio.

O intrigante, por sua vez, é enfermo da alma, portando graves distúrbios emocionais e morais.

É invejoso, e transfere-se da conduta deplorável que lhe é característica para a das acusações perniciosas; é portador de complexo de inferioridade, mantendo sentimentos competitivos com os demais, e porque não possui os requisitos hábeis para vencer, oculta-se na intriga, mediante, a qual, denigre aquele de quem se faz opositor; é perverso, porque respira mágoas a respeito do seu próximo, que procura anular através das covardes assacadilhas...

Urde planos nefastos e mascara-se com sorrisos pérfidos com que engana as suas vítimas, enquanto as combate com ferocidade.

Sempre armados, a sua imaginação corrompe tudo quanto ouve e vê, adaptando à vérmina que traz no pensamento.

Ninguém se livra da intriga insidiosa e cruel.

São célebres na história da humanidade as intrigas palacianas...

Nas cortes, onde a frivolidade e o ócio predominavam, as intrigas no passado, assim como no presente, têm sido o alimento mantenedor dos parasitas morais que as constituem.

Quase todas criaturas têm sido abaladas pela insídia da sua maldade, derrubando potentados e afastando pessoas nobres da execução dos seus elevados ideais.

Tronos são derruídos pela insídia da intriga; reis e potestades tombam nas malhas que os asfixiam.

A intriga é irmã gêmea da traição que se homizia no âmago dos Espíritos infelizes.

Todo grupamento social, político, acadêmico, popular, religioso, cultural ou de trabalho e de lazer, é vítima dos profissionais da intriga, neles integrados com os nefandos objetivos de os desagregar.

...E a intriga campeia a soldo da insegurança, da imaturidade psicológica das criaturas humanas.

O intrigante é instrumento dócil das Trevas que pretendem manter a sociedade na ignorância, no atraso moral, a fim de nutrir-se das emanações humanas que vampirizam.

Movimenta-se com facilidade porque é pusilânime, tornando-se hoje amigo daquele que no passado feriu, e assim, sucessivamente, em relação às pessoas que, no futuro, serão suas vítimas.

Alegra-se ao ver os distúrbios que provoca sem deixar-se trair, sorrindo de prazer ante as injunções penosas que a sua conduta reprochável dá lugar.

Encontra-se em toda parte, por constituir larga fatia da sociedade inditosa que se compraz na maledicência, nas observações distorcidas...

São necessários antídotos vigorosos para sanar essa epidemia ou muita água em forma de paciência e compaixão para apagar os incêndios morais que provoca.

A intriga é semelhante a cupim que destrói a fonte de onde retira o alimento, sem deixar vestígios externos, até o momento em que se desorganizam as estruturas nas quais se refugia.

*

Fecha os ouvidos à persuasiva palavra simulada do intrigante, que te escolhe para a catarse da própria desdita.

Não passes adiante a informação infeliz que ele te transmite com o objetivo de envenenar-te o que, invariavelmente, consegue.

Abafa a intriga que te chega ao conhecimento no poderoso algodão do silêncio e da dignidade.

Desarma-te, em relação ao teu irmão, adquire autoconfiança e autoconsciência, que te instrumentalizam para não aceitares a morbidez da intriga destruidora.

Mesmo no colégio galileu, a intriga e o ciúme campeavam, culminando na traição de Judas e em a negação de Pedro em referência a Jesus, que sempre os amou.

Sê fiel ao teu ideal, mantendo lealdade com relação àqueles que constituem a tua família biológica, quanto à espiritual.

Não agasalhes informações nefastas, deixando-te contaminar pelo morbo sempre ativo da intriga.

Respeita a concha dos teus ouvidos, preservando-a da intriga e dignifica a tua voz não a propagando, dessa maneira deixando-a diluir-se no oceano da tua conduta moral.

Aqueles que se permitem criar embaraços ao seu próximo, acusando-os indevidamente, tecendo as redes das informações malsãs, vigiando-os de forma implacável, empurrando-os na direção do abismo do desânimo e do sofrimento, tornam-se responsáveis pelo mal que lhes venha acontecer.

São as mãos invisíveis que os asfixiam e as forças infelizes que os comprimem, derrubando-os pelo caminho da evolução.

Se alguém, por acaso, não corresponde à tua confiança, nem retribui o teu comportamento sadio, não te aflijas, porque o infeliz é ele que, ingrato, não é capaz de compreender a beleza nem o significado da amizade legítima.

Em qualquer circunstância, sê aquele que vive com elevação e honradez, a fim de que longos e saudáveis sejam os teus dias na viagem abençoada pela Terra.

Divulga o bem e canta a glória da afeição pura, entronizando na mente e na emoção, os valores da alegria defluente dos deveres retamente cumpridos.

Embora aceito pelos frívolos, o intrigante é detestado e temido por todos, que lhe conhecem o caráter e percebem que, de um para outro momento, poderão ser-lhes vítimas também.

O que fazem com os outros, certamente farão contigo, sem compaixão.

*

Jesus recomendou a vigilância e a oração como terapia preventiva e curadora, para uma existência digna e feliz.

Vigia as nascentes do coração para que nelas brote a água lustral do amor que se expande, enquanto orarás, arando com os tratores da caridade, os solos humanos que a vida te oferece.

Intriga, jamais!

 

Joanna de Ângelis

(Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica da noite de 10 de setembro de 2012, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia.)

 

(Informação recebida em emails de Jorge Moehlecke, Enrique Baldovino, Nuno Emanuel)

 

Ficheiro:DaVinci LastSupper high res 2 nowatmrk.jpg

A Última Ceia de Leonardo da Vinci. Convento Santa Maria delle Grazie, Milão, Itália.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:DaVinci_LastSupper_high_res_2_nowatmrk.jpg

 

 

 

 

Registro. Viena sedia 13ª Reunião do CEI – Europa

Áustria

 

Nos dias 21 a 23 de setembro, ocorreu a 13ª Reunião da Coordenadoria do Conselho Espírita Internacional da Europa. O evento foi realizado no Hotel Hillinger, em Viena, com o apoio da Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec. A abertura aconteceu na noite do dia 21 pelo dirigente do Centro citado Josef Jackulak e com palestra por Antonio Cesar Perri de Carvalho – presidente interino da FEB e membro da Comissão Executiva do CEI -, sobre o tema “Espiritismo e a Era Nova. Durante a Reunião foram prestadas informações gerais sobre o CEI, preparativos para o 7º Congresso Espírita Mundial (Cuba, 2013), implementação do Plano de dinamização das atividades do CEI, e relatos dos 15 países representados (Alemanha, Áustria, Bielorrússia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça) e informações sobre atividades da Bélgica e Polônia. Na noite do dia 22, houve palestra por Charles Kempf – Coordenador do CEI-Europa e Secretário Geral Interino do CEI  - sobre o tema “Novas propostas para a felicidade”, e, na manhã do dia 23, foi desenvolvido o seminário “Prática Mediúnica na Casa Espírita”, desenvolvido por Marta Antunes de Moura, vice-presidente da FEB. Na tarde do mesmo dia ainda ocorreu reunião da Comissão Executiva do CEI. A próxima reunião será realizada em outubro de 2013, em Stuttgart (Alemanha). Na sequência, Perri terá palestras ainda em Viena, República Checa e Eslováquia, e, Marta na Alemanha. Informações: www.intercei.com, www.febnet.org.br, [email protected], www.7cem.org, www.congressoespirita.com.br

CEI-Europa-Abertura Josef Jackulak; palestra de abertura com César Perri; Mesa Diretora; palestra com Charles Kempf

 

 

 

 

Conferências com Divaldo Pereira Franco

Assunção, Paraguai

 

(Informação recebida em email de ..-'ELIZETH CORONA'-.. [[email protected]])

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco. Seminário Psicologia da Gratidão

Adelaide, Austrália

 

(Informação em email de carlaroncati repassado por  Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

Registro. Realizado o II Encontro Anual Cairbar Schutel “Espiritismo e Ecologia”. Matão, SP

 

 22 e 23 de setembro de 2012

 

Foi um encontro memorável, onde a família matonense se esmerou na organização e em calorosa acolhida às centenas de participantes que chegaram de dezenas de cidades de vários estados do Brasil.  O conclave já ganhou tradição e, com certeza, tende a crescer a cada ano. A programação foi muito abrangente e contemplou crianças, adolescentes e adultos com consistentes conteúdos doutrinários, artísticos e culturais.  A programação começou no sábado a tarde com a abertura pelo presidente da USE  de Matão Fabrício Sanas. O orador Orson Peter Carrara, de Matão,  conduziu os trabalhos que sinteticamente resumimos:

A palestra programada com  Raul de Mello Franco Júnior, ausente por motivos imperiosos e justificados, foi substituída por uma mesa composta por vários oradores do evento onde cada um pode se manifestar acerca de seus respectivos trabalhos e sobre o próprio  encontro.  Depois do intervalo ocorreu a esplendida e aplaudidíssima palestra com o orador do Rio de Janeiro, André Trigueiro que falou sobre Espiritismo e Ecologia, a temática principal do evento. À noite, depois de reforçado lanche de intervalo, aconteceu belíssima apresentação musical a cargo do cantor Evandro Oliva, de São José do Rio Preto, SP e apresentação litero-musical “Paulo e Estevão”- sonetos, por participantes de Belo Horizonte, MG. No domingo os trabalhos se iniciaram com ambientação musical com Célia Paiva, de Bauru, SP, prece, palestra com Reginaldo Córdoa, de Matão, que, com a participação da esposa e dos filhos se apresentou fazendo alguns números interessantes de mágica,  intercalando-os com oportunos e aprofundados conteúdos doutrinários espíritas, interagindo e alegrando ao público. A palestra seguinte esteve a cargo de André Trigueiro, prosseguindo no enfoque Espiritismo e Ecologia, baseando-se sobretudo nas obras da codificação kardequiana, em obras psicografadas por Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco, deste ultimo enfatizando  Joanna de Angelis. Nos intervalos os oradores estiveram à disposição do público para autografar livros de suas autorias em clima de muita alegria. No final dos trabalhos Orson promoveu uma reunião de alguns médiuns que participaram do encontro, em clima de grande elevação espiritual para, caso a espiritualidade achasse conveniente, transmitir alguma mensagem ao público presente, o que efetivamente aconteceu. Muitas outras atividades foram realizadas concomitantemente aos eventos ocorridos no salão principal, possibilitando a participação de adultos, jovens e crianças. O II Encontro Cairbar Schutel  pôde  ser assistido no mundo todo através da transmissão ao vivo pela Rede Amigo Espírita. O III Encontro já está agendado para setembro de 2013.  (Ismael Gobbo)

 

FOTOS: Ismael Gobbo

 

Busto de Cairbar Schutel na praça principal de Matão, SP.

A recepção calorosa em Matão

Célia Paiva, de Bauru, sempre animando o numeroso público.

Orson na Mesa redonda com participantes convidados para o evento

Luiz Cláudio da Silva e Júlia Nezu, esta Presidente da Use/SP, participando ativamente do encontro

André Trigueiro, foi o destaque do II Encontro Cairbar Schutel

A apresentação de Evandro Oliva

O excelente Reginaldo Córdoa em sua apresentação com o concurso da familia.

Lanches, livros e sessões de autógrafos com vários autores.

Médiuns concentrados ao final do encontro com vibração conduzida  por Therezinha Oliveira.

 

 

 

 

Comemoração do Dia do Espiritismo em

Limeira, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Lucia Helena Rodrigues da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Semana Herculano Pires 2012

São Paulo, SP

 

 

Descrição: Cepa LogoDescrição: Cepabrasil blog logo 

Centro de Estudos Espíritas José Herculano Pires

O Centro de Estudos Espíritas José Herculano Pires tem a satisfação de convidar
você e sua família para mais um evento cultural

Semana Herculano Pires 2012

Dia 25 de setembro de 2012 (terça-feira) – 20h

Seminário: Estudos da obra de Herculano Pires

Preparado pelos grupos de estudos do Centro de Estudos Espíritas José Herculano Pires

Dia 27 de setembro de 2012 (quinta-feira) – 20h

Palestra:
Direitos humanos para todos os seres humanos

A contribuição do espiritismo aos direitos humanos

Oradora: Jacira Jacinto da Silva

Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo. Professora universitária.
Mestre em Direito Processual. Autora do livro Criminalidade: educar ou punir?

 

Local: Centro de Estudos Espíritas José Herculano Pires

Rua Alicante, 389 – Penha – São Paulo/SP
(prox. Avenida Amador Bueno da Veiga)

Informações: (11) 2684-6655 (Geraldo)
ou pelo e-mail [email protected] (Eliana)

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Mauro Spinola [S] [[email protected]])

 

 

 

 

Dia de Allan Kardec será c omemorado pela USE Osasco

Osasco, SP

 

OLÁ  AMIGOS

 

DIA 06 DE OUTUBRO A USE-OSASCO ESTARÁ COMEMORANDO O

 

" DIA DE ALLAN KARDEC" POR SER O MÊS DE ANIVERSÁRIO DE SEU NASCIMENTO (03/10/1804)

 

 COMO COMEMORAÇÃO TEREMOS UMA PALESTRA IMPERDÍVEL  NO TEATRO MUNICIPAL DE OSASCO.

 

Data: 06/10/12 (Sábado)

 

PALESTRANTE SR.  Samuel Angarita

 

Tema: Kardec e a Revelação Espírita

 

Horário da Palestra: 18hs as 19hs

 

NÓS, ESPÍRITAS DE OSASCO PRECISAMOS ESTAR PRESENTES PARA PRESTAR ESTA JUSTA HOMENAGEM AO NOSSO CODIFICADOR, QUE TANTO NOS LEGOU COM SEU TRABALHO.

 

NOSSA PRESENÇA É FUNDAMENTAL

 

ATÉ LÁ.

 

USE - OSASCO

 

(Informação em email da Use Osasco repassado por Regina Bachega)

 

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo

 

 

 

 

Palestra Cura e Autocura: Visão Médico-Espírita

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

34ª. Feira do Livro Espírita de

Botucatu, SP

 

 

(Informação recebida em emails Presidência USE Botucatu [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

Registro. Palestra com Jamiro dos Santos Filho na Aliança Espírita Varas da Videira no site “A Voz do Espiritismo”. Araçatuba, SP

 

Muita paz para todos os meus 492 contatos, nosso site www.avozdoespiritismo.com.br está mostrando uma palestra com Jamiro dos Santos Filho de Araguari MG realizada na Aliança Espírita Varas da Videira de Araçatuba SP,confira e repasse para seus contatos por favor,abraço fraterno,Nelson.( Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém irá ao Pai se não for por mim) Jesus Cristo.

 

 

 

 

Festa para as Crianças com distribuição de livros,

revistas e brinquedos.   Arujá, SP

 

Festa para as Crianças

 

Esperamos essa festa com alegria e uma programação especial. Para as crianças teremos orientação e importância da prece, comes e bebes e ao final levarão uma sacola com livros e revistas infantis espíritas e pedagógicos, além do brinquedinho. No entanto, o objetivo principal é o esclarecimento, o incentivo a leitura edificante e a prática cristã para consigo, com os familiares e na sociedade.

 

Aos pais atendimento e orientação quanto ao Evangelho no Lar e práticas cristãs com os filhos, bem como limites a fim de aproximá-los de Deus conforme colocado por Santo Agostinho no Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo XIV, Instrução dos Espíritos.  Doaremos aos pais o Livro do Evangelho no Lar e o Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

Vemos a necessidade de orientar pais e filhos para que caminhem na mesma direção e se ajudem na superação dos hábitos infelizes e das práticas malsãs. Já tivemos queixa de filhos que não são ouvidos pelos pais nos conselhos para cessarem os erros que cometem daí a necessidade do investimento em ambos.

 

Todo esse trabalho graças ao empenho e dedicação dos nossos trabalhadores, amigos e parceiros que doaram comes e bebes, brinquedos, livros e revistas, mas sobretudo, amor.

 

Obrigada a Ide Editora, a Lake Livraria e Editora, a Boa Nova Editora, ao Hotel Cabreúva na doação das Revistas Pedagógicas Caboré e a Clinica Equilibrium que cede o espaço físico sempre que necessitamos. Ao amigo Luiz Cláudio da Silva da Campanha do Evangelho no Lar da USE/SP, agradecemos o carinho e empenho com que intermediou os contatos. Obrigada a todos que contribuíram e contribuem no trabalho que transforma o homem através do conhecimento e da conscientização.

 

Tudo preparado para receber as crianças e os pais. Um dia de muito amor e saber. O Centro Cultural Espírita é de todos nós, sejam bem-vindos!

 

(Informação recebida em emails de Rosangela Pires;  Ademir Mendes; Jorge Rezala)

 

 

 

 

 

Reunião Pública de Estudos –AMEEES

Vitoria, ES

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Ponte que liga Vitória a Vila Velha.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

X Encontro de Valorização da Vida no IAM

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Registro. Seminário com Dr. Milton Cesar Ferlin Moura no

Centro Espírita Francisco de Assis. Avanhandava, SP

 

Dr. Milton Cesar Ferlin Moura é neto do Fundador do Centro Espírita Francisco de Assis de Avanandava - Cyro Pimentel Moura.

Médico Cardiologista em Goiânia, há algum tempo vem estudando as relações da mecânica quântica com a  interação corpo-centros vitais-espírito.

Formou-se Ativista Quântico pelo Centro de Ativismo Quântico, com Amit Goswvami.

Utilizando-se de várias imagens e vídeos fez, no seminário, uma explanação muito didática da analogia entre os princípios da física quântica e o funcionamento de nosso aparelho biopsicoespiritual em busca da evolução interior e coletiva à luz do Evangelho de Jesus.

Foi um verdadeiro encontro de Ciência e Religiosidade.

Deixou muito evidente a responsabilidade das escolhas de nossos sentimentos e a urgência de nossa transformação. 

Ficou, nos participantes, um gostinho de "quero mais", razão de estarmos negociando seu próximo retorno.

As inscrições e a particiação superaram as expectativas da casa que agradece a todos que cooperaram para que o Seminário acontecesse.

Equipe Organizadora

  

(Informação recebida em email de Erondina Moura)

 

 

 

Semana de Francisco – GEFFA

Cachambi, RJ

 

 

(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 

 

 

Cobertura da Pré-estréia do filme “O Anjo”

 pela Rádio Espírita Capixaba

 

O ANJO - Cobertura EXCLUSIVA de Ediane Sousa

 

barra de título blog o anjo

COBERTURA EXCLUSIVA DA PRÉ-ESTREIA DO FILME “O ANJO”

Clique na figura abaixo para ouvir a cobertura exclusiva sobre a Pré-estreia do filme “O Anjo”, que aconteceu no dia 2 de Setembro em Blumenau-SC, realizada pela apresentadora Ediane Sousa, da Rádio Espírita Capixaba. Ediane entrevistou o elenco, a equipe de produção e alguns expectadores, colhendo depoimentos emocionantes.

Clique abaixo e confira a cobertura na íntegra!

 

pré-estreia rádio espírita

 

Abraços fraternos,

 

Marcelo Niess

Loguinha Setor de Cinema

(47) 3209-4620

 

(Informação em email de Marcelo Niess e de Claudio Antonio Bouguson Filho)

 

 

 

 

2ª. Feira do Livro Macaense

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nélio Luzze)

 

 

 

 

Livraria André Luiz na Feira Pan-Amazônica do Livro

 Belém, PA

 

 

(Informação recebida em email uep.decom [[email protected]])

 

 

 

 

Programação comemorativa do aniversário do Educandário Euripedes

Campinas, SP

 

 

(Informação em email de Maria Carolina Gobbi [mailto:[email protected]] repassado por Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Programa Muitas Vidas na TV Santa Cecília

Santos, SP

 

 

 

 

 

Leia a revista semanal O Consolador

Londrina, PR

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP