Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 04 de abril de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/ABRIL/04-04-2013.htm

 

 

 

 

 

A estrutura e o funcionamento

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

No estudo das moléstias que afligem a criatura hu­mana poderíamos definir dois tipos básicos: estrutural e funcional.

A doença estrutural é aquela que tem origem genéti­ca e que costuma acompanhar-nos em boa parte da existência ou, não raro, pela existência inteira, em sofri­da cronicidade: fraqueza de estômago, fígado complica­do, insuficiência pulmonar, desvios da coluna, pele sensível, visão e audição reduzidas... A lista é longa.

A Doutrina Espírita explica que tais problemas não decorrem de acidentes hereditários, mesmo porque Deus não é um jogador de dados, a distribuir a saúde e a enfermidade com a combinação aleatória de elementos genéticos.

Ocorre que já vivíamos antes do berço. Transitamos pela Terra há milênios, em múltiplas existências. A mor­te representa sempre uma avaliação evolutiva que define o quanto andamos ou nos desviamos das metas de per­feição estabelecidas pelo Criador.

Cada reencarnação é a bênção do recomeço, com mecanismos retificadores que funcionam na intimidade de nossa consciência, imprimindo no corpo físico algo dos desajustes que provocamos em nós mesmos quando transitamos por vielas escuras de rebeldia e agressivida­de.

É o que a filosofia oriental define como carma, representando a consequência de nossas ações pretéritas que se projeta no presente, num mecanismo de causa e efeito que tem, num primeiro estágio, três finalidades principais:

Primeira: É a conta a pagar, o montante que deve­mos pelos prejuízos causados, segundo um princípio di­vino enunciado por Jesus: “A cada um segundo suas obras”. Se nos comprometermos com o mal, fatalmente terminaremos às voltas com males correspondentes, im­postos pela Justiça Divina. De acordo com esse mecanis­mo, o indivíduo violento poderá renascer em corpo ex­tremamente frágil, o alcoólatra com disfunções hepáticas, o intrigante com limitações mentais...

Segunda: Contenção. O comprometimento com o mal entranha-se no indivíduo na forma de tendências que precisam ser contidas e eliminadas. Assim, a violên­cia será inibida pela fragilidade do corpo. O alcoolismo será sofreado pelo fígado sensível e será impossível se­mear intrigas sem acuidade mental. Tivéssemos a noção exata da extensão de nossas mazelas e agradeceríamos a Deus determinadas inibições.

Terceira: Renovação. O sofrimento decorrente das limitações físicas impõe um fastio das ilusões humanas. Nada melhor para nos inspirar a procura de valores reli­giosos. Espíritos superiores em trânsito pela Terra, no desdobramento de gloriosas missões, nunca planejam um corpo perfeito, não que tenham tendências inferio­res a superar, mas porque sabem que essa é a melhor for­ma de não se perderem nos enganos do Mundo.

Podemos amenizar as enfermidades cármicas com tratamentos espirituais e materiais, com a medicina do Céu e da Terra, mas o melhor a fazer é considerá-las, se­gundo a expressão do apóstolo Paulo, um espinho na carne. Se não pode ser retirado, não nos preocupemos muito com ele, evitando nos atormentarmos inutilmen­te. Movimentando-nos com cuidado ele não nos inco­modará muito. Se tenho um problema gástrico cármico o ideal é cultivar a serenidade e uma alimentação leve, evitando irritações e extravagâncias que mexam com o espinho.

 

* * *

 

A doença funcional relaciona-se com a maneira co­mo cuidamos do corpo. Jamais os cientistas deixarão de maravilhar-se com esse incrível mecanismo de peças vi­vas que permite a manifestação da inteligência na Terra. Trata-se de uma máquina perfeita dentro de suas finali­dades, que faculta ao Espírito uma bolsa de estudos na escola da reencarnação.

Contudo, há um detalhe importante: toda máquina precisa de cuidados para que funcione sem problemas. Aqui reside um dos grandes óbices em relação à saúde fí­sica, porquanto semelhamo-nos ao motorista invigilante que usa e abusa de seu automóvel, sem a mínima noção das regras de trânsito, dos detalhes relacionados com seu funcionamento e conservação.

Poucas pessoas sabem como se processam as funções digestivas, circulatórias, respiratórias e nervo­sas, simplesmente por desinteresse. Isso é lamentável, porquanto o conhecimento elementar de fisiologia é indispensável ao atendimento adequado das necessida­des de nosso corpo, dentre as quais destacaríamos o regi­me alimentar, os exercícios físicos, o trabalho disciplina­do, o repouso noturno, a higiene cuidadosa.

Raros cumprem esse programa elementar de saúde. Daí emergirem variados distúrbios orgânicos como obe­sidade, hipertensão arterial, arteriosclerose, cardiopatia, úlcera gástrica...

O assunto fica mais sério quando se trata do cultivo de vícios como o fumo, o álcool, o narcótico, que co­bram insuportável imposto pelos momentos de tranquilidade e euforia, levando à falência a economia orgânica.

Somem-se a isso tudo os estados depressivos, no embalo da auto piedade ou o exercício de agressividade como forma de autoafirmação, e teremos a origem de muitos males que complicam, comprometem e abre­viam a existência, com lamentáveis repercussões para o futuro.

Há quem os julgue cármicos. Na realidade, pelo menos oitenta por cento de nossas enfermidades são funcionais, fruto de agressões ao corpo ou de omissão quanto às suas necessidades básicas.

Se calçarmos um sapato apertado feriremos o pé. Insistindo no seu uso, porque gostamos dele, teremos um defeito de postura que afetará o equilíbrio da coluna dorsal, gerando fortes dores nas costas. A pressão lombar poderá afetar a visão. Em virtude de tais problemas tere­mos excesso de secreção de ácido clorídrico no estômago e surgirá a gastrite, que poderá repercutir nos intestinos com uma colite. Então precisaremos consultar vários es­pecialistas: um ortopedista, um oftalmologista, um gastrenterologista e, talvez, até um psicanalista, perdendo tempo e dinheiro. Seria mais fácil e barato comprar um sapato maior.

Assim ocorre com nossos problemas de saúde rela­cionados quase sempre, não com o passado remoto, mas com o presente. Não com o que fizemos usando o corpo ontem, mas com o que estamos fazendo com ele hoje, quanto a hábitos e costumes, à maneira de pensar e de vi­ver.

A propósito há a história de um campeão de bilhar, sempre muito elegante nas disputas, vestindo paletó e gravata.

No auge da fama surgiu um problema. Quando co­meçava a jogar sentia forte tontura e falta de ar. Consultou os melhores especialistas, submeteu-se a variados exames. Nada foi descoberto. Estava em ótima forma fí­sica. A solução foi deixar o bilhar, o que fez pesarosa­mente.

Algum tempo depois, assistindo a uma competição, conheceu notável jogador que parecia não levar muito a sério a apresentação pessoal. Antes de iniciar sua partici­pação tirou o paletó, desabotoou o colarinho e afrouxou a gravata. Nosso herói ficou escandalizado. Não se conteve. Aproximou-se e perguntou:

– Não acha deselegante jogar assim?

O outro sorriu e respondeu:

– Sim, mas se usar colarinho abotoado, gravata certinha e paletó, tenho tontura e falta de ar. Não dá pra jogar...

 

Recadinhos ao leitor:

 

– Conheça seu corpo, funções e necessidades. Tire uma “carteira de habilitação” para uso adequado da máquina física.

– Faça exercícios físicos e respiratórios diariamen­te. Uma caminhada de uma hora opera pródigos de bem-estar.

– Não se permita uma coexistência pacífica com os vícios. Mova-lhes luta sem tréguas. Não é razoável envenenar-se, a nenhum pretexto.

– Coma frugalmente, selecionando alimentos. Aos prazeres da mesa deve sobrepor-se a sabedoria de ali­mentar-se de forma saudável.

– Analise seus males sob a ótica da reflexão. É fácil superar enfermidades funcionais com a mudança de hábitos. É possível conviver com enfermidades estrutu­rais aceitando a função regeneradora do carma.

 

Mostra de anatomia Body Worlds (Ghunter Von Hagens), Exemplar da  seção “Il ritmo della vita”. Técnica de Polimerização. Realizada no recinto da  Fabbrica del Vapore, em  Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo, 12/2012.

 

 

 

 

7º. Congresso Espírita Mundial

Havana, Cuba

Milciades Lezcano

 

Fotos: Irene Hernanperez Malvezi, Reino Unido; Fabio Villarraga, Colombia.

 

 

Recentemente em Havana, Capital de Cuba, assentada num arquipélago do mar das Antilhas, também conhecido como mar do Caribe, aconteceu o 7° Congresso Espírita Mundial, promovido pelo Conselho Espírita Internacional (CEI), nos dias 22, 23 e 24 de Março de 2013.

Na sexta-feira, 22/03, às 8h, o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco, em conjunto com os membros da Comissão Executiva do CEI e com as autoridades locais, prestaram uma homenagem, com uma oferenda floral, ao Herói Nacional José Martí. A seguir, trasladaram-se ao Teatro “Lázaro Peña” para o Ato Inaugural do Congresso.

A Mesa de Abertura esteve formada por Divaldo Pereira Franco; os Membros da Comissão Executiva do CEI; Abel Prieto Jiménez, Assessor do Presidente do Governo de Cuba; Caridad Diego Bello, Diretora do Departamento de Assuntos Religiosos do Governo, assim como sua assessora,  Eloísa Valdéz; Servando Agramonte, líder do Movimento Espírita Cubano, e Manuel de la Cruz, organizador do evento. Também estiveram presentes representantes de diversos países membros do CEI.

Após as palavras protocolares, o orador Divaldo Pereira Franco proferiu a Conferência de Abertura, abordando as características e os fins da Educação nas diferentes épocas da Humanidade, apresentando depois as qualidades da Doutrina Espírita para a Educação Integral do Ser Humano e para construir um Mundo de Paz, através da Prática da Caridade. Concluiu sua oratória com a bela Prece do Espírito Amélia Rodrigues: “Deus meu e Senhor meu”, sendo aplaudido demoradamente, de pé, pelo público presente.

Posteriormente, o programa estabelecido continuou com os seguintes conferencistas: Dr. Fabio Villarraga (Colômbia): “Obras de Allan Kardec – Origem e Base do Espiritismo”; Engº. Charles Kempf (França): “Espiritismo como Ciência”; Mesa redonda: “Solidariedade, Fraternidade e Caridade em ação”, com o moderador Vítor Féria (Portugal) e os expositores: Jorge Berrío (Colômbia), Eduardo Nanni (Bolívia) e Jean-Paul Évrard (Bélgica); Drª. Vanessa Anseloni (EUA): “Saúde Mental e Espiritismo”, e a Drª. Marlene Nobre (Brasil): “Neurofisiologia da Mediunidade”.

No sábado, 23/03, pela manhã, a Comissão organizadora realizou uma emotiva Homenagem de Gratidão a Divaldo Franco pela sua trajetória de Homem de Bem e por seus 66 anos de oratória doutrinária. Na ocasião foi projetado um belo vídeo que mostra sua Vida e sua Obra ímpar, até a atualidade. Um coral de crianças entoou várias canções, entre elas: “Paz pela Paz”, de Nando Cordel, levando o auditório às lágrimas.

O programa prosseguiu num clima de paz e harmonia com Elsa Rossi (Inglaterra): “O Espiritismo no Mundo”; Lic. Ciro Labrada (Cuba): “O Espiritismo em Cuba”; Dr. Servando Agramonte (Cuba): “Medicina e Espiritismo”; Lic. Roberto Versiani (Brasil): “O Evangelho segundo o Espiritismo: Origem, Estrutura e Objetivos”; Prof. José Velázquez (El Salvador): “Estudo de O Evangelho segundo o Espiritismo”; Drª. María de la Gracia Ender (Panamá): “Consolo e Educação das Instituições Espíritas”; Lic. Jussara Korngold (EUA): “Visão Espírita das Bem-aventuranças”; Lic. Jorge Camargo Zurita (México): “Técnicas para a Evangelização Infanto-Juvenil no Centro Espírita”; Mesa redonda: “Filosofia e Educação Espírita”, com o moderador Maurício Cisneros (EUA) e os expoentes: Manuel de la Cruz (Cuba), Odette Lettelier (Chile) e José Vásquez (Venezuela); Lic. Salvador Martín (Espanha): “Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita”, e Milciades Lezcano Torres (Paraguai): “O Evangelho no Lar”.

No domingo, 24/03, novamente Divaldo foi convidado a subir ao palco para receber o carinho e a gratidão da parte do povo cubano e de todos os presentes ao evento. As apresentações artísticas, através do canto, sensibilizaram a todos sobremaneira, também, os representantes da Inglaterra, doaram um quadro com a imagem de Amelie Gabrielle Boudet aos confrades da Cuba. À tarde, aconteceram também as seguintes conferências magistrais: “Sobrevivência da Alma”, pelo Lic. Raúl Hernández Espinosa (Cuba); Religiosidade e Espiritismo”, pelo Dr. Edwin Bravo (Guatemala); a Mesa redonda: “Construindo um Mundo de Paz”, com o moderador Eduardo dos Santos (Uruguai) e os conferencistas: Rev. Juan Ramón de la Paz (Cuba), Cardenal Jaime Ortega (Cuba), Dr. Enrique Alemán (Cuba) e Dr. Lázaro Fumero (Cuba); Lic. Edgardo Machuca (Porto Rico): “O Cristo Consolador”; Prof. Gustavo Martínez (Argentina): “Educação do Espírito Imortal”; e o Lic. Cesar Perri (Brasil): “Impacto da Mediunidade na Humanidade”. Aproximava-se, então, o encerramento do Congresso, com o coração cheio de felicidade, após vivenciarmos dias tão memoráveis.

O orador Divaldo Pereira Franco proferiu a Conferência de Encerramento, com o tema: “Atualidade em um Mundo de Transição”, onde fez um panorama histórico da Mediunidade nas diversas épocas da Humanidade, convidando a todos à vivência do amor através da caridade em todas as suas expressões, para conquistar assim a Paz e a Felicidade que todos anelamos. Concluiu com o “Poema da Gratidão”, sensibilizando uma vez mais a todo o auditório, que novamente o aplaudiu de pé por vários minutos.

Houve 2012 inscritos no Congresso, com delegações de mais de 31 países, encabeçando a lista Cuba com 1200 participantes, Brasil com 569, Colômbia com 55, Estados Unidos com 45, México com 18, Uruguai com 16, Panamá com 12 e Inglaterra e Portugal com 10.

Nos dias seguintes ao Congresso, realizou-se a Reunião Executiva do CEI, onde foram definidas ações internacionais para a divulgação do Espiritismo. Foram renovados os membros que compôem a Comissão Executiva, sendo eleitos: Charles Kempf, como Secretário Geral; Antonio Cesar Perri de Carvalho, como 1º Secretário; Elsa Rossi, como 2ª Secretária; Roberto Fuína Versiani, como 1º Tesoureiro e Jean-Paul Évrard, como 2º Tesoureiro. Os outros membros eleitos foram: Edwin Bravo, Jussara Korngold, Salvador Martín, Fabio Villaraga, Vítor Mora Féria e Milciades Lezcano. Ademais, foram dadas informações sobre o 2º Congresso Espírita Sul-Americano, promovido pela Coordenação do CEI para América do Sul e organizado pela Federación Espírita Paraguaya (FEPAR), que acontecerá em Asunción, Paraguai, nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2013. O 8º Congresso Espírita Mundial, promovido pelo CEI e organizado pela Federação Espírita Portuguesa (FEP), será realizado no 2º semestre de 2016, em Lisboa, Portugal, tendo como tema central: “Em Defesa da Vida”.

Dessa forma, encerraram-se as atividades doutrinárias na maravilhosa Ilha de Cuba, acendendo em todos os participantes a chama da esperança e o compromisso de semear, em todos os corações da Humanidade, os Ensinos esclarecedores e consoladores que a Doutrina Espírita nos proporciona.

(Texto traduzido por Enrique Eliseo Baldovino e revisado por Regina Baldovino.)

 

 

 

 

 

 

X Semana Chico Xavier – 2013

Pedro Leopoldo, MG

 

Busto de Chico Xavier na praça que leva

o seu nome. Pedro Leopoldo, MG

Foto Ismael Gobbo

 

 

30 de junho a 08 de julho

 

TEMA CENTRAL:  “Jesus o Divino Educador, na visão de Emmanuel e Chico”.

 

30 de junho     (Domingo) -  SEMINÁRIO – 09h00 ás 17h00

                        Local: Espaço Cultural Chico Xavier – Fazenda Modelo

08h00              Recepção

08h30              Abertura da X Semana Chico Xavier:

                        Henrique Kemper Borges Junior – Presidente da UEM

09h00/12h00  Simão Pedro de Lima (Patrocínio-MG)

13h30/17h00  Haroldo Dutra Dias (Belo Horizonte-MG)

C   INSCRIÇÕES ANTECIPADAS

Na Livraria do Centro Espírita Luiz Gonzaga

Informações: (31) 8850-0170/ 8841-5186 – [email protected]

                       

01 de julho      (Segunda-feira)

                        Local: Centro Espírita Luiz Gonzaga

19h30              Momento musical com Caiano

20h00              Palestra – Andrei Moreira

 

05 de julho      (Sexta-feira)

                        Local: Centro Espírita Luiz Gonzaga

19h30              Apresentação do Coral Luiz Gonzaga

20h00              Depoimentos: Eurípedes Higino dos Reis (Uberaba-MG)

                                               Neuza de Assis – Donda (Uberaba-MG)

                                               Oceano Vieira de Melo (São Paulo)

20h30              Palestra – Oceano Vieira de Melo

                                        Chico Xavier e o jornalismo

21h30              Café de confraternização

 

06 de julho      (Sábado)

                        Local: Centro Espírita Luiz Gonzaga

10h00              Momento musical

11h00              Distribuição de inverno

 

07 de julho      (Domingo) – SEMINÁRIO – 09h00 ás 12h00

                        Local: Espaço Cultural Chico Xavier – Fazenda Modelo

09h00              Apresentação musical

09h30/12h00  Seminário: 60 anos de “Ave, Cristo!”

                        Por Antônio César Perri de Carvalho – Presidente da FEB (Brasília-DF) e

                        Célia Ray de Carvalho (Brasília-DF) 

           

C    NÃO É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO – ENTRADA FRANCA

 

 

 

08 de julho      (Segunda-feira)

                        Local: Centro Espírita Luiz Gonzaga

19h30              Apresentação do Grupo Vocal Luiz Gonzaga

20h00              Palestra – Henrique Kemper Borges Junior

 

 

FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

PRAÇA CHICO XAVIER – Ao lado da Prefeitura

DE 29 A 08 DE JULHO

 

(Informação recebida em email de Celia Diniz [[email protected]])

Praça Chico Xavier, Pedro Leopoldo, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestras com Divaldo Pereira Franco

Paris, França

 

 

Bonjour,

 

Nous vous informons de la venue de DIVALDO FRANCO en France.

Ci-joint le programme  des conférences (fichier joint) :

LA MEDIUMNITE AVEC JESUS  4 juin – 15h30  "Camping du Bois des Forts"  Chemin Départemental 72  59380 Coudekerque-Village  L’AUBE D’UNE NOUVELLE ERE  5 juin – 20h00  FIAP - salle Lisbonne  30 rue Cabanis 75014 PARIS  Métro Glacière - entrée : 5€  -----------------------  6 juin – 20h00  12 rue des Chaudronniers  94310 ORLY             

(Informações recebidas em email de CESAK Bruxelles [[email protected]])

Ponte de L’Archevêché sobre o Rio Sena, com seus milhares de cadeados e  Catedral Notre Dame

Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Araçatuba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

 

Prossegue a 1ª. Semana Espírita Chico Xavier na UEM

Belo Horizonte, MG

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Programação do C.E. União e Caridade

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega [[email protected]])

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco recebe a Comenda da Paz

Chico Xavier em Belo Horizonte, MG

 

Divaldo foi agraciado com a Comenda da Paz Chico Xavier, entregue na cidade de Uberaba, MG. Como não pôde recebê-la na ocasião em razão de  compromissos já aceitos, recebeu-a na  ultima terça-feira, 2/4/2013, no Palácio Tiradentes, na capital mineira. Divaldo nos diz que foi uma solenidade discreta, tendo ele saído de Salvador pela manhã e retornado à noite. Nesta quinta Divaldo ruma para os EUA, a fim de lançar o Movimento Você e a Paz, na ONU, em Nova Iorque, no salão principal. No dia seguinte, ministrará  seminário em Boston, retornando a Miami, onde lançará o Movimento Você e a Paz, seguindo a Pompano Beach e Orlando para conferências, na Flórida. Um incansável divulgador  que merece toda nossa consideração e apreço. Parabéns Divaldo. Siga sempre firme, forte e exemplar.  Ismael Gobbo.

 

 

 

ATENÇÃO

 

A Aliança Espírita de Propaganda e Caridade oferece mensagens e outros materiais espíritas gratuitamente

 

CARO SR. ISMAEL,

MUITO BOM DIA !!

POR FAVOR, SOLICITAMOS  SUA ATENÇÃO E APOIO NO SEGUINTE :

TEMOS UMA GRANDE QUANTIDADE DE MENSAGENS IMPRESSAS (RECEBIDAS POR CHICO XAVIER DE VARIADOS TEMAS) E OUTROS MATERIAIS (ESPÍRITAS).  SEMPRE QUE POSSIVEL, ATRAVES DAS REDES SOCIAIS E DA MÍDIA EM GERAL  ESTAMOS OFERECENDO ESSE MATERIAL PARA PALESTRANTES QUE VIAJAM OU COMPANHEIROS QUE TRABALHAM NO INTERIOR DE SÃO PAULO OU NO LITORAL PAULISTA OU ATÉ MESMO DE OUTROS ESTADOS,  DE CARRO OU DE ÔNIBUS, PARA QUE LEVEM PARA CENTROS ESPÍRITAS CONHECIDOS OU NA PARTICIPAÇÃO  DOS VARIADOS  EVENTOS , MAS INFELIZMENTE A PROCURA  TEM SIDO PRATICAMENTE....NENHUMA....ABSOLUTAMENTE NADA.
A OFERTA CONTINUA....O MATERIAL É GRATUITO....BASTA ENVIAR   EMAIL PARA [email protected] PARA SABER DE DETALHES PARA RETIRAR.
TEMOS MAIS DE 20 TONELADAS DE MATERIAL. A DISPOSIÇÃO...!!

CONTANDO COM SUA COLABORAÇÃO NOS COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO DOS INTERESSADOS EM NOS AJUDAR A DISTRIBUIR E DIVULGAR A MENSAGEM CONSOLADORA....

ABRAÇOS FRATERNOS !!

AEPC.


(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

 

Programação Especial comemorativa no Meimei

São Paulo, SP

 

R. Luis Pucci, 153 -V. Ema

03278-090     São Paulo - SP

(011)2216-7519/2154-9192

www.casadocaminhomeimei.com

[email protected]

 

 

 

(Informação recebida em email de Casa do Caminho [[email protected]])

 

 

 

 

1ª. Caminhada da Juventude Espírita

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Seminário: Família, Responsabilidade Social e

Educação Espírita, na USE. São Carlos, SP

 

 

(Informação em email de [email protected]  repassado por  Suzuko [[email protected]])

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Humberto de Campos

São Luis, MA

 

 

Caros irmãos espíritas!

 

Conheçam a programação que o Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC agendou para o mês de Abril/2013: 

 
Palestras
Quintas-feiras - 19h30
04 - A DESNUTRIÇÃO DA ALMA - Richardson Rios

11 - NÃO VIM DESTRUIR A LEI - Guerche

18 - A PARÁBOLA DOS PRIMEIROS LUGARES - Brito

25 - UNIÃO DA ALMA AO CORPO - Ângela Cris

Sábados - 16h30 
06 - A MULTIPLICAÇÃO DE PÃES E PEIXES À LUZ DO ESPIRITISMO - Paulo Roberto 

13 - AS VICIAÇÕES MENTAIS - Lourdes Bezerra

20 - DESAFIOS E CAMINHOS PARA A REFORMA ÍNTIMA - Aldenice

27 - A FELICIDADE NÃO É DESTE MUNDO - Eunice

 

Atividades Regulares

DOMINGO
9h/15h - Eventualmente, estudos de temas específicos, abertos ao público.

SEGUNDA-FEIRA
19h/21h - Reunião Mediúnica de Desobsessão (não é aberta  ao público).

QUINTA-FEIRA

18h30 - Entrega de Fichas para Atendimento Fraterno;
18h40/21h10 - Atendimento na Cantina;
19h/20h - Curso Preparatório para Implantação do Evangelho no Lar;
19h/19h30 e 20h/21h - Atendimento na Livraria; Atendimento na Biblioteca;
19h30/20h - Palestra Pública;

A partir das 20h - Atendimento Fraterno; Tratamentos Espirituais: Passes Simples e Passes Padronizados (P1, P2 e Choque Anímico).

SÁBADO

9h/11h - Evangelização Infanto-juvenil;
14h/15h30 - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita-ESDE; Estudo para Educação Mediúnica-EEM;
14h/16h - Projeto Obra do Berço (para gestantes);
14h/16h e 17h/19h - Atendimento na Livraria; Atendimento na Biblioteca;
15h/15h40 - Hora do Perdão;
15h/16h - Momento de Esclarecimento - aberto ao público, no Salão;
15h/16h30 - Entrega de Fichas para Atendimento Fraterno;
15h30/18h30 - Atendimento na Cantina;

16h/16h30 - Curso Preparatório para Implantação do Evangelho no Lar; 

16h30 - Palestra Pública;
A partir das 17h30 - Atendimento Fraterno; Tratamentos Espirituais: Passes Simples e Passes Padronizados (P1, P2 e Choque Anímico). 

 

Participe! 
 
Luz e Paz!

Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC
Av. Projetada, s/n - São Cristóvão II - São Luís-MA - 65.099-110
Tels.: 98.3236.6468 / 8117.7513 (falar c/Lourdes)

[email protected]

 

(Informação recebida em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

 

Curso elementar de Espiritismo no Cesak

Bruxelas, Bélgica

 

cours élementaire de spiritisme - déjà ce jeudi

 

 

Bonjour,

vous pouvez toujours participer dans le cours élémentaire de spiritisme.

Inscriptions toujours ouvertes.

 

Pour plus d'infos contactez-nous!!!!

 

 

Vous désirez connaitre les principes du spiritisme?

 

Le Centre d'Études Spirites Allan Kardec vous propose le cours élémentaire du spiritisme

 

Tous les jeudis de 20h00 à 21h30

 

 

Le cours élémentaire de Spiritisme permet d’informer les personnes sur les principes de base et les aspects historiques du spiritisme.
C’est un programme rapide (17 cours), simple et objectif qui permet de comprendre les concepts de base de la philosophie.
Il est destiné à toute personne qui désire connaître les fondements de la philosophie Spirite.

 

Entrée Libre et gratuite

 

--
Anabela

CESAK, asbl
 

Le christ ne nous a pas demandé grand chose; il n'a pas exigé que nous montions l'Éverest ou que nous faisions de grand sacrifices.

Il a juste demandé que nous nous aimions les uns les autres.

"Francisco Cândido Xavier"

 

 

http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com

http://www.tvcei.com/portal/browse-frances-videos-1-date.html
www.spirite.be

 

(Informação recebida em emails de CESAK Bruxelles [[email protected]] e de Claudia Werdine)

 

 

 

 

Ciclo de Palestras no NUSE. Unifesp

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nucleo Universitário de Saúde e Espiritualidade UNIFESP [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras com Ismael Batista da Silva

São Paulo, Capital e Região

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Formação de Educadores Espíritas da Infância

Santos, SP

 

Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira

 

 

 

União das Sociedades Espíritas do  Estado de São Paulo

 

 
U.S.E.

 

 

Formação de Educadores Espíritas da Infância

com Martha Rios Guimarães – Marthinha

Departamento de Educação Espírita da Infância – USE SP

 

 

Programa: A atividade de Educação Espírita Infanto-Juvenil – Objetivos – Componentes do Processo Educativo – Estruturando o Departamento – Planejamento (setor – programa de aulas – aulas) – Recursos Didáticos - com exemplos práticos

 

Dia 4 de maio de 2013 (sábado) – das 13 às 17 horas

Local: Associação Espírita Jesus e a Caridade

Endereço: Rua Pará, 33 – Bairro Campo Grande – Santos

(Pt. de Referência: paralela à Av. Ana Costa, próximo ao Hospital Ana Costa)

            

Inscrições:  até o dia 30 de abril (terça-feira)

Telefones:    Ana Célia: (Santos)..................... 3237-6247

                           e-mail:  [email protected]

                     Regina: (Praia Grande)............... 3491-6981

                     Aurinete:  (Guarujá)  ................... 3387-7129

 

 

Na ocasião será vendido o livro “Comece pelo Comecinho – Educação Espírita Infantojuvenil: uma proposta de trabalho”, que se baseia em duas décadas de experiência da autora no setor que está sendo considerado, no meio espírita, como um manual prático para implantação (ou aprimoramento) da atividade de Educação Espírita Infantojuvenil na Casa Espírita, de autoria de Martha Rios Guimarães (Marthinha).

 

A autora atua no movimento espírita, principalmente nas áreas de  Educação Espírita e Comunicação Social.

 

Preço de capa: R$ 20,90 – renda destinada a atividades da área de Infância e Mocidade do CE Gabriel Ferreira

 

Realização:  Departamento Regional de Infância

Promoção:   USE Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Luiz Augusto Macedo no CEAV

Pacaembu, SP

 

VIEMOS COMUNICAR QUE A PALESTRA QUE IRIA OCORRER NO DIA 08/03/2013 (PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA)
COM O PALESTRANTE LUIZ AUGUSTO MACEDO
SERÁ REALIZADA NO DIA SEGUINTE (09/03/2013 - TERÇA-FEIRA)

DESDE JÁ,
FICA NOSSOS PEDIDOS DE DESCULPAS.

 

(Informações recebidas em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

 

 

Blog Muitas Vidas

Santos, SP

 

 

 

 

 

FEB. Lançamento do livro “Atendimento Espiritual pelo Passe”

 

 

(Informação de Alexandre Gomes <[email protected]> repassado por Elsa Rossi)

 

 

 

 

Brechó em prol da Creche Santa Clara

Rio de Janeiro, RJ

 

SOS Creche Santa Clara

Querido amigo:

Estamos preparando um Brechó Chique de emergência, para socorrer a Creche Santa Clara. Para isso, precisamos muito da ajuda.

Sabe aquela roupa ou acessório que vc comprou e nunca usou, ou aquele outro que quase não usou, saiu de moda, não gosta mais ou que não está mais cabendo? Pois é exatamente disso que estamos precisando para o nosso próximo Brechó Chique, que será realizado no dia 6 de abril. Pra vocês não custa nada, e para a Creche significa uma enorme ajuda. É através da venda dessas doações que financiamos uma parte da manutenção da Creche Santa Clara, com 73 crianças, e demais projetos sociais da Casa de Francisco de Assis.

Vamos praticar o desapego? É importante que as doações estejam em ótimas condições, sem manchas ou rasgos. Fale com os amigos, donos de lojas, etc. Seria muito bom se conseguíssemos algumas peças de final de coleção ou coleções passadas.

Ajude-nos, você é um elo importante para esta corrente do bem, sem a sua colaboração, nosso trabalho não poderá prosseguir.

Será uma ótima oportunidade para que conheçam o nosso trabalho, de nos encontrarmos, colocar o papo em dia, e degustar umas delícias que estamos preparando para o dia.

Caso tenha algo para doar, ligue para 2265-9499/2557-0100 - Ramal 4, que temos como mandar apanhar.

Todas as doações serão vendidas no Brechó Chique, no dia 6/4, na sede da Casa de Francisco de Assis, na Rua Alice, 308 – Laranjeiras, e a renda totalmente revertida para a Creche Santa Clara http://www.facebook.com/pages/Creche-Santa-Clara/236084913119223?fref=ts

Fale com os amigos, compartilhe, esta também é uma maneira de ajudar

Obrigada

Casa de Francisco de Assis – http://www.casadefranciscodeassis.org.br

Rua Alice, 308 – Laranjeiras

Tels. 2265-9499/2557-0100 R. 4

Bazar permanente na R. Pinheiro Machado, 17 – B

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Nahon Castro no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

(Informações recebidas em email de Maria José de Almeida [[email protected]])

 

 

 

 

Informações do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

 

 

 

   

Kardecian Spiritist Center

6450 NW 77th CT Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email:  [email protected]

Web site:  www.spiritist.com

a nonprofit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)

 

Apr 02, 2013

 BezerraNews Weekly, preparado por el Departamento de Comunicacion, Divulgacion y Desarrollo del BM.

Joselito Costa Jr. - Director


"A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma."

(Chico Xavier)

 


Miercoles Abril 3, 2013, Dia Nacional de Caminar.  Haga una excepcion este dia y camino por su vecindario o parque mas cercano por 30 mins y viste esta pagina http://es.heart.org/dheart/HEARTORG/Conditions/Answers-by-Heart-Fact-Sheets-Multi-language-Information_UCM_314158_Article.jsp

Para mas informacion sobre dolencias cardiovasculares




 Programación Bezerra Online



- Mediumnidad con Isabel Porras
- Depresion con Dr. 
Sérgio Thiesen
- La Fe con Maria Payas
- Reflexiones Espiritas con 
Simoni Privato Goidanich
- Estudando o Espiritismo com 
Umberto Fabbri
- Amorosamente con Gilda Miros 
- Vision Espirita del Alcoholismo con 
Alvaro Velez P
- Spiritism Simply Put with Yvonne Limoges
- Kardec Radio with 
Vanessa Anseloni
- El Despertar del Espiritu con 
Luis Salazar
Radio-Colombia Espirita desde Colombia
- Lecturas Edificantes con 
Enise Quadros
- Estudando a Codificacao com Umberto Fabbri 

BezerraOnline, su radio espirita en la web.
Transmitiendo 24 horas/ 7 dias. Programacion en Español, Ingles y Portugues, con la colaboracion de espiritas de Colombia, Brasil, España, Uruguay, Estados Unidos. Escuche en su computador, smartphone, Ipad y disfrute de la programacion esclarecedora y musica que alimenta su alma. Visite BezerraOnline web radio, transmitiendo para Ud. ahora.

 

www.spiritist.com/bwebradio

 


** PALESTRA EM PORTUGUES **


Sexta, 8:00pm 04/05/2013

 

Libia Saigg



" PENSAMENTO E VIDA 



Não perca a oportunidade de entender com maior profundidade assunto tão importante em nossa vida.

Venha estudar conosco

 


DOMINGO 04/07/2013

 

10:00AM - 11:00AM



 

 

 

 

 

PODSABER Especial Recordando Chico Xavier #4 - O Trabalhador

 

Acesse:

http://www.portalsaber.org/2013/04/podsaber-especial-recordando-chico.html

 

 

(Informações em email de Geraldo Lemos Neto e site acima)

 

 

 

 

Clipe com a cantora Ana Ariel

 

Em comemoração ao aniversário do médium Chico Xavier, 2 de abril, a cantora Ana Ariel e banda apresenta clipe inédito da música Deus Presente, do CD: No Grão de Areia o Sol:http://www.youtube.com/watch?v=vgbBM-U-T5o

 

 Divulguem aos amigos esse presente de Deus!

 

abraços

Erika Silveira

 

(Informação em email de erika_silveira)

 

 

 

 

Site do Instituto Cairbar Schutel disponível

Matão, SP

 

Instituto Cairbar Schutel - Matão - Site novamente disponível

Amigos

Já está novamente disponível (houve problemas e o site ficou indisponível por algum tempo) o site do Instituto Cairbar Schutel, que pode novamente ser visitado, com novidades.

Acesse
www.institutocairbarschutel.org

Fotos, vídeos, notícias e eventos.

Breve notícias do Encontro Cairbar Schutel 2013.

 

(Informação recebida em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

 

 

Leia o Mensageiro Estrela

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Saudações,
 
Com satisfação estamos enviando a edição de Abril de 2013 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. no formato PDF, muito utilizado na Internet.
O jornal pode ser lido no computador ou impresso.
 
Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:
A partir do nosso site ->
http://www.ophicinadigital.com/alls/
A partir do Skydrive (Nuvem de Hospedagem) 

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.
 
Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade

 

(Informação recebida em email de Associação Espírita Estrela da Caridade [[email protected]])

 

 

 

 

Pizza na Casa do Caminho de

Guaxupé, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

 

A desgraça real

 

     24. Toda a gente fala da desgraça, toda a gente já a sentiu e julga conhecer-lhe o caráter múltiplo. Venho eu dizer-vos que quase toda a gente se engana e que a desgraça real não é, absolutamente, o que os homens, isto é, os desgraçados, o supõem. Eles a vêem na miséria, no fogão sem lume, no credor que ameaça, no berço de que o anjo sorridente desapareceu, nas lágrimas, no féretro que se acompanha de cabeça descoberta e com o coração despedaçado, na angústia da traição, na desnudação do orgulho que desejara envolver-se em púrpura e mal oculta a sua nudez sob os andrajos da vaidade. A tudo isso e a muitas coisas mais se dá o nome de desgraça, na linguagem humana. Sim, é desgraça para os que só vêem o presente; a verdadeira desgraça, porém, está nas conseqüências de um fato, mais do que no próprio fato. Dizei-me se um acontecimento, considerado ditoso na ocasião, mas que acarreta conseqüências funestas, não é, realmente, mais desgraçado do que outro que a princípio causa viva contrariedade e acaba produzindo o bem. Dizei-me se a tempestade que vos arranca as árvores, mas que saneia o ar, dissipando os miasmas insalubres que causariam a morte, não é antes uma felicidade do que uma infelicidade.

     Para julgarmos de qualquer coisa, precisamos ver-lhe as conseqüências. Assim, para bem apreciarmos o que, em realidade, é ditoso ou inditoso para o homem, precisamos transportar-nos para além desta vida, porque é lá que as conseqüências se fazem sentir. Ora, tudo o que se chama infelicidade, segundo as acanhadas vistas humanas, cessa com a vida corporal e encontra a sua compensação na vida futura.

     Vou revelar-vos a infelicidade sob uma nova forma, sob a forma bela e florida que acolheis e desejais com todas as veras de vossas almas iludidas. A infelicidade é a alegria, é o prazer, é o tumulto, é a vã agitação, é a satisfação louca da vaidade, que fazem calar a consciência, que comprimem a ação do pensamento, que atordoam o homem com relação ao seu futuro. A infelicidade é o ópio do esquecimento que ardentemente procurais conseguir.

     Esperai, vós que chorais! Tremei, vós que rides, pois que o vosso corpo está satisfeito! A Deus não se engana; não se foge ao destino; e as provações, credoras mais impiedosas do que a matilha que a miséria desencadeia, vos espreitam o repouso ilusório para vos imergir de súbito na agonia da verdadeira infelicidade, daquela que surpreende a alma amolentada pela indiferença e pelo egoísmo.

     Que, pois, o Espiritismo vos esclareça e recoloque, para vós, sob verdadeiros prismas, a verdade e o erro, tão singularmente deformados pela vossa cegueira! Agireis então como bravos soldados que, longe de fugirem ao perigo, preferem as lutas dos combates arriscados à paz que lhes não pode dar glória, nem promoção! Que importa ao soldado perder na refrega armas, bagagens e uniforme, desde que saia vencedor e com glória? Que importa ao que tem fé no futuro deixar no campo de batalha da vida a riqueza e o manto de carne, contanto que sua alma entre gloriosa no reino celeste? – Delfina de Girardin. (Paris, 1861.)

 

 

Cena do Juízo Final.. Afresco na  Capela Sistina de autoria do célebre Michelangelo Buonarroti.

Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

 

 

T