Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 08 de abril de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/ABRIL/08-04-2013.htm

 

 

 

 

Dever-se-á pôr termo às provas do próximo?

 

    

 

27. Deve alguém pôr termo às provas do seu próximo quando o possa, ou deve, para respeitar os desígnios de Deus, deixar que sigam seu curso?

     Já vos temos dito e repetido muitíssimas vezes que estais nessa Terra de expiação para concluirdes as vossas provas e que tudo que vos sucede é conseqüência das vossas existências anteriores, são os juros da dívida que tendes de pagar. Esse pensamento, porém, provoca em certas pessoas reflexões que devem ser combatidas, devido aos funestos efeitos que poderiam determinar.

     Pensam alguns que, estando-se na Terra para expiar, cumpre que as provas sigam seu curso. Outros há, mesmo, que vão até ao ponto de julgar que, não só nada devem fazer para as atenuar, mas que, ao contrário, devem contribuir para que elas sejam mais proveitosas, tornando-as mais vivas. Grande erro. É certo que as vossas provas têm de seguir o curso que lhes traçou Deus; dar-se-á, porém, conheçais esse curso? Sabeis até onde têm elas de ir e se o vosso Pai misericordioso não terá dito ao sofrimento de tal ou tal dos vossos irmãos: “Não irás mais longe?” Sabeis se a Providência não vos escolheu, não como instrumento de suplício para agravar os sofrimentos do culpado, mas como o bálsamo da consolação para fazer cicatrizar as chagas que a sua justiça abrira? Não digais, pois, quando virdes atingido um dos vossos irmãos: “É a justiça de Deus, importa que siga o seu curso.” Dizei antes: “Vejamos que meios o Pai misericordioso me pôs ao alcance para suavizar o sofrimento do meu irmão. Vejamos se as minhas consolações morais, o meu amparo material ou meus conselhos poderão ajudá-lo a vencer essa prova com mais energia, paciência e resignação. Vejamos mesmo se Deus não me pôs nas mãos os meios de fazer que cesse esse sofrimento; se não me deu a mim, também como prova, como expiação talvez, deter o mal e substituí-lo pela paz.”

     Ajudai-vos, pois, sempre, mutuamente, nas vossas respectivas provações e nunca vos considereis instrumentos de tortura. Contra essa idéia deve revoltar-se todo homem de coração, principalmente todo espírita, porquanto este, melhor do que qualquer outro, deve compreender a extensão infinita da bondade de Deus. Deve o espírita estar compenetrado de que a sua vida toda tem de ser um ato de amor e de devotamento; que, faça ele o que fizer para se opor às decisões do Senhor, estas se cumprirão. Pode, portanto, sem receio, empregar todos os esforços por atenuar o amargor da expiação, certo, porém, de que só a Deus cabe detê-la ou prolongá-la, conforme julgar conveniente.

     Não haveria imenso orgulho, da parte do homem, em se considerar no direito de, por assim dizer, revirar a arma dentro da ferida? De aumentar a dose do veneno nas vísceras daquele que está sofrendo, sob o pretexto de que tal é a sua expiação? Oh! considerai-vos sempre como instrumento para fazê-la cessar. Resumindo: todos estais na Terra para expiar; mas, todos, sem exceção, deveis esforçar-vos por abrandar a expiação dos vossos semelhantes, de acordo com a lei de amor e caridade. – Bernardino, Espírito protetor. (Bordéus, 1863.)

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. V, 27, FEB. Copiado de Febnet

A belíssima Casa de Repouso para os Musicistas mantida pela Fundação Verdi. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo

Casa de Repouso para os Musicistas mantida pela Fundação Verdi. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo

Busto de Giuseppe Verdi  (Roncole 10/10/1813 – Milão 27/01/1901)

Casa de Repouso para os Musicistas. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

2013- Bicentenário de nascimento de Giuseppe Verdi

 

 

Ouça:

Ópera Nabucco. Va pensiero  (O Coro dos Escravos Hebreus)

http://www.youtube.com/watch?v=y0EAL3vXZrM

 

 

 

 

 

Registro. Culto Ecumênico pela Paz  na Academia de

Polícia Militar do Barro Branco. São Paulo, SP

 

No dia 12/12/2012, o NESJ participou do Culto Ecumênico pela Paz e Ação de Graças pela Formatura dos Aspirantes 2012. O ato ecumênico reuniu representantes de diversas religiões que se uniram em oração por valores universais, transmitindo mensagens de união, integração e paz, evocando o nosso crescimento espiritual, afinal, a espiritualidade ecumênica é experiência da vivência de tudo o que sustenta a vida: O AMOR. Representando o NESJ e a Doutrina Espírita compareceu ao culto ecumênico a Srª Esmeralda Tura Citriniti que, como os demais participantes, falou aos presentes durante 10 (dez) minutos sobre a PAZ. Foi uma experiência inesquecível, pois, em meio aquele ambiente ladeado de Natureza exuberante, ouvindo-se cantos de pássaros,  numa manhã ensolarada, pudemos , naquele oásis em que nos situávamos, orar juntos pela Paz Universal, dando aos 55 formandos uma palavra de encorajamento , num momento em que a sociedade paulistana estava vivendo dias de intensa violência urbana, com ataques diários à vida de policiais, civis, e ao patrimônio. Àqueles que ingressariam a seguir na vida pública, no convívio com a diversidade de seres  que compõem nossa heterogênea população, ressaltamos a importância de cada um na construção de uma humanidade mais solidária e fraterna, independente do segmento religioso que cada um se filie, temos o dever de trabalhar por um mundo mais feliz! Na ocasião, houve a Bênção das Espadas. Participaram do Encontro D. Sérgio, Bispo Auxiliar de Santana, um monje representante da Monja Koen  do Templo Soto Zen Budista, Cel do Exército Reginaldo Batista Ferreira, representante do Budismo Soca Gakkai Internacional, Pastor Wasmyr Egídio Teixeira Silva, Dom Alexandre Andrade, Ordem de São Bento, Esmeralda representando o NESJ, cantores evangélicos, Altemar Dutra Jr, e no encerramento ouvimos a palavra do  Cel PM Maurício , Cmt da Academia da Polícia Militar do Barro Branco. A seguir, no dia 15/12, o NESJ também participou da cerimônia de Entrega das Espadas.

 

(Informações recebidas em email de Esmeralda Tura Citriniti [[email protected]])

 

 

 

 

Programação da APES- Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

APES : programme d'activités AVRIL 2013

 

Madame, Monsieur,

Malgré le froid que nous fait attendre encore les beaux jours du printemps, je vous annonce que le printemps est déjà arrivé dans notre association spirite - APES (Association Parisienne d'Etudes Spirites) : le programme du mois d'avril 2013 est arrivé, plein de thématiques intéressantes et variées qui rendent propice à l'installation d'une ambiance studieuse nécessaire à l'approfondissement de nos connaissances sur la Doctrine Spirite et la médiumnité pratiqué selon l'éthique spirite.

En abordant plusieurs principes de la Doctrine Spirite tels que : pensée et matière mentale (mécanismes de la médiumnité), pluralité des existences,immortalité de l'Esprit, réincarnation et liens familiaux, etc ... la thématique de ce mois d'avril 2013 permet également de faire connaître la Doctrine Spirite à un large public. Nous constatons avec joie que ce public est en constante augmentation avec une fréquentation stable : les premiers visiteurs, des habités, des sympathisants, des spiritualistes, des spirites.

Comme se passe depuis des années, la réalisation de ce programme a été possible grâce à l'engagement des membres de l'APES (actifs et associatifs) qui ont pris la responsabilité de présenter un exposé ou faire l'animation d'une réunion publique.

A ces membres à un grand merci.

En espérant de vous accueillir dans nos réunions publiques recevez, Madame,Monsieur, nos salutaions fraternelles et nos voeux de paix.

Anita Becquerel

Présidente de l'APES


Notez bien : l'adresse de notre site et de nos mails changent, mettez à jour vos signets et contacts
Adresse site web : http://www.apes-asso.fr
Adresse mail :
[email protected]

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
- Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes

chaque vendredi soir de 19h30 à 22H30
chaque deuxième samedi du mois de 10H30 et 13H
chaque deuxième et dernier samedi du mois de 14h30 à 17H30
sauf jours fériés.

Ouverture au public de la bibliothèque de l'APES
Chaque deuxième dimanche de chaque mois de 15H à 19H

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes-asso.fr

 

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

Reunião pública na APES, em Paris,  sob direção de  Anita e Juliana. Foto Ismael Gobbo 

 

 

 

 

1º. Encontro Comemorativo aos 4 anos da Rede Amigo Espírita Auriflama, SP

 

Amigos, esta chegando o Dia. 

Aos interessados é necessário confirmar a presença devido a capacidade do local através do e-mail [email protected]

Sinta-se convidado e sua presença será uma alegria para nós.Para mais informações da programação pelo link http://www.redeamigoespirita.com.br/events/evento-comemorativo-aos-4-anos-da-rede-amigo-espirita

Favor compartilharem com suas listas de contatos,

Abraços,

José Aparecido

 

 

 

 

 

 

Informações sobre material Audiovisual do

7º. Congresso Espírita Mundial realizado em Cuba

 

El equipo de trabajo del 7*CEM sigue trabajando, despues de vivir un evento único y lleno de luz gracias a la bondad de nuestro Padre Celestial, un evento que marco historia en Cuba y en muchos corazones que vivieron algo inolvidable el pasado 22, 23 y 24 de marzo   2013 Esta preparando el material Audio Visual para ser Compartido a todos.

 

 Muchas Gracias a todos por el apoyo y la comprensión y por HABER PUESTO EL CORAZON AL ESPIRITISMO DE CUBA

 

 PRONTO en www.cubaespirita.org página oficial del evento 7 CEM la Habana Cuba

 

 

Imágenes integradas 1

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

www.guatespirita.org

(Informação recebida em emails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]]  e de Elsa Rossi)

 

http://www.cubaespirita.org/

 

 

 

 

 

Workshop da Uniespirito com Dr. Sérgio Felipe de Oliveira

São Paulo, SP

 

Imagem inline 1 

Imagem inline 2“Glândula Pineal e as ANSIEDADES,

DEPRESSÕES e DESORDENS FÍSICAS:

             

               

– tumores, sangramento e transtornos gastrointestinais”.
 

Dia: sábado 20 de Abril

de 2013, a partir das 16hs.

Local: Rua Paulo Orozimbo, 916 – Aclimação – São Paulo – SP

 Investimento: R$ 125,00


Desconto especial para sócios do Clube Amigos da Boa Nova  (R$ 75,00)

Para mais informações e inscrições ligue para: 3209-5531/ 3209 – 5371

O Dr. Sérgio Felipe é coordenador da Uniespírito, projeto que busca realizar pesquisas e divulgar conteúdos úteis a humanidade no que se refere ao tema Medicina e Espiritualidade. Neste momento a prioridade do Projeto é a concretização da Escola de Aperfeiçoamento Médico, que com pesquisas, aulas e convênios com Universidade nacionais e internacionais, pretende disseminar argumentos científicos ligados à integração da Medicina e Espiritualidade entre médicos, alunos de medicina, profissionais da área de Saúde e demais interessados no tema em questão.

Acompanhe notícias pelo facebook -

https://www.facebook.com/uniespirito.cienciasdoespirito

http://www.radioboanova.com.br/site/noticias-destaque/workshop

(Informações recebidas em email de Elizeth Marcos Corona repassado por Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

 

 

1ª. Noite dos Cantores Espíritas

Araçatuba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de "Juliana Berce" [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho

São Paulo, capital e região

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Curso do Projeto de Extensão: Saúde e Espiritualidade

 Botucatu, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

Botucatu, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestra com Chiarrini Villar no C.E.  Perdão, Amor e Caridade”

Itapira, SP

 

 

(Informação em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Seminário com Jacob Melo

Fortaleza, CE

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Ausência zero nas palestras da Use Regional de

Ilha Solteira, SP

 

 

 

 

Visando que nenhuma das palestras programadas pela USE deixe de ocorrer, devido à ausência do expositor, algumas providências devem ser tomadas por integrantes da USE Intermunicipal, do Centro Espírita e pelo Expositor. As principais são:

MEMBRO DA DIRETORIA DA USE INTERMUNICIPAL

1. Deve verificar se todos os centros e todos os expositores de sua região receberam a Escala de Palestra elaborada pela USE Regional. Se algum Centro ou expositor não recebeu a Escala, deve providenciá-la. A escala de palestras pode ser encontrada no sítio da USE Regional: www.useilha.com.br;

2. Deve lembrar ao expositor de sua cidade ou região, com pelo menos uma semana de antecedência, sobre a palestra que ele deverá realizar;

3. Deve comunicar ao Presidente da USE Regional se algum expositor deixou de comparecer para realizar a palestra programada.      

MEMBRO DA DIRETORIA DO CENTRO

1.  Não pode permitir que a escala seja guardada em gaveta, armário, etc, mas sim exposta em mural ou em algum lugar bem visível;

2.      Deve se comunicar com o expositor, com pelo menos 8 (oito) dias de antecedência, para confirmar a palestra;

3. Deve comunicar ao Presidente da USE Intermunicipal se algum expositor deixou de comparecer para realizar a palestra programada. 

EXPOSITOR

1.     Deve se comunicar com o presidente do Centro Espírita onde fará a palestra, com pelo menos 8 (oito) dias de antecedência, para confirmar a palestra;

2. Caso, por motivo de força maior, não possa proferir a palestra programada, deve solicitar a um expositor da USE, preferencialmente da cidade onde está localizado o Centro,  com pelo menos 8 (oito) dias de antecedência, para realizá-la. Em alguma ocorrência de última hora, que impeça o seu comparecimento, comunicar-se o mais rapidamente possível com seu substituto.

    Se a USE Intermunicipal, o Centro Espírita e o Expositor tomarem as providências mencionadas, nenhuma palestra programada pela USE Regional deixará de ser realizada, devido à ausência do expositor.

    Agradecemos a atenção.

                                                           Diretoria da USE Regional de Ilha Solteira

                                                                          Ilha Solteira, Abril de 2013.

 

(Informações recebidas em email de Aparecido Augusto Carvalho)

Usina hidrelétrica de Ilha Solteira, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Grupo Vocal Reencontro em homenagem a Euripedes Barsanulfo. Ribeirão Pires, SP

 

O cartaz foi corrigido

 

 

(Informações recebidas em email de jose rubens de caires [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Roosevelt Andolphato Tiago

Sud Mennucci, SP

 

O orador Roosevelt A Thiago, proferirá palestra no Centro Espírita André Luiz, localizado na Rua

Claudio Luiz de Castilho, 553, em Sud Mennucci, no dia 23/04, às 20 horas, onde desenvolverá o

tema “Terapia antiqueixas”.

 

 

(Informação recebida em email de Cilene Ferreira Cunha [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Celso Vital no C.E. Dr. Mariano Dias

Penápolis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Agnaldo Rodrigues Alves [[email protected]])

 

 

 

 

IV Simpósio Espírita de

Bragança Paulista e Região

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

 

Jornal Olhar Espírita

Bauru, SP

 

Acesse:

 http://jornalolharespirita.blogspot.com.br/

 

 

(Informação recebida em email de Fatima Antunes)

 

 

 

Leia o boletim eletrônico do fraternity spiritist society

Londres, Reino Unido

 

Acesse aqui:

http://fraternityspiritistsociety.moonfruit.com/#/boletim-eletronico/4575272973

 

 

(Informação recebida em email de Angela Masuko [[email protected]])

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Programação da Kardec Radio

Baltimore, EUA

 

www.kardecradio.com

 

 

Join Our Mailing List

Join Us LIVE at 858-769-4705

 

Dear Ismael,

At our Spiritist station, there is much to share on the vast topics provided in the Spiritist literature!

Enjoy these coming weeks of wisdom and enlightenment at Kardec Radio!

 

 

 

 

April May at KR

 

 

 

LISTEN TO THIS WEEK'S SHOW HERE!

 

 

 

 

 

Extinção do mal

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Brilhe Vossa Luz. Lição nº 21. Página 69.

 

Na didática de Deus, o mal não é recebido com a ênfase que caracteriza muita gente na Terra, quando se propõe a combatê-lo.

Por isso, a condenação não entra em linha de conta nas manifestações da Misericórdia Divina.

Nada de anátemas, gritos, baldões ou pragas.

A Lei de Deus determina, em qualquer parte, seja o mal destruído não pela violência, mas pela força pacífica e edificante do bem.

A propósito, meditemos.

O Senhor corrige:

- A ignorância com a instrução;

- O ódio com o amor;

- A necessidade com o socorro;

- O desequilíbrio com o reajuste;

- A ferida com o bálsamo;

- A dor com o sedativo;

- A doença com o remédio;

- A sombra com a luz;

- A fome com o alimento;

- O fogo com a água;

- A ofensa com o perdão;

- O desânimo com a esperança;

- A maldição com a benção.

Somente nós as criaturas humanas por vezes, acreditamos que um golpe seja capaz de sanar outro golpe.

Simples ilusão. O mal não suprime o mal.

Em razão disso, Jesus nos recomenda amar os inimigos e nos adverte de que a única energia suscetível de remover o mal e extingui-lo é e será sempre a força suprema do bem.

 

Estátua O Bom Pastor nos jardins das . Catacumbas  de Calisto, Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP