Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 16 de abril de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/ABRIL/16-04-2013.htm

 

 

 

Os Espíritos superiores em suas revelações

 

...Com extrema sabedoria procedem os Espíritos superiores em suas revelações. Não atacam as grandes questões da Doutrina senão gradualmente, à medida que a inteligência se mostra apta a compreender verdade de ordem mais elevada e quando as circunstâncias se revelam propícias à emissão de uma idéia nova. Por isso é que logo de princípio não disseram tudo, e tudo ainda hoje não disseram, jamais cedendo à impaciência dos muito afoitos, que querem os frutos antes de estarem maduros. Fora, pois, supérfluo pretender adiantar-se ao tempo que a Providência assinou para cada coisa, porque, então, os Espíritos verdadeiramente sérios negariam o seu concurso. Os Espíritos levianos, pouco se preocupando com a verdade, a tudo respondem; daí vem que, sobre todas as questões prematuras, há sempre respostas contraditórias...

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB,  trecho da Introdução. Copiado de Febnet

 

 

 

Capa da edição  histórica de 200 mil exemplares de  O Evangelho Segundo o Espiritismo. FEB.

 

 

 

 

Projeto Manoel Philomeno de Miranda desenvolve atividades no Rio Grande do Sul. Santo Ângelo, RS

 

13 Abril de 2013

 

Santo Ângelo recebeu carinhosamente a Equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda no dia 13 de abril. O seminário Vivência Mediúnica foi realizado no Auditório Azul do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo. O público estimado em 220 participantes manteve-se muito atento, participando com a formulação de perguntas inteligentes que foram respondidas dirimindo dúvidas e acrescentando pormenores que a todos enriqueceu.

O tema, fascinante e instigante, foi sendo apresentado de forma clara, objetiva, o que permitiu um amplo entendimento dessa questão vivenciada pelos medianeiros. Colaborou, também, com todos os que desejam, em um futuro, exercerem a dignificante tarefa de intercâmbio com os Espíritos, onde a responsabilidade e comprometimento são requisitos fundamentais para um rico e produtivo exercício da mediunidade.

Texto: Paulo Salerno

Fotos:Jorge Moehlecke

 

(Informação e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

Bazar Solidário em prol da TCC – Transitória Casa do Caminho

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

2º. Fórum da Mocidade Espírita na FEESP

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Alessandro Viana Vieira de Paula

Promissão, SP

 

Convite


UNIÃO ESPIRITA DE PROMISSAO

Av. Rio Grande, 224 – Promissao ´SP 

Palestra Espirita com

ALESSANDRO VIANA VIEIRA DE PAULA

 

(Participa da ABRAME – Associação Brasileira dos Magistrados Espirita) e da (Radio Espirita “O Terceiro Milênio  da cidade de Itapetininga – SP)

 

 

DIA 03/05/201 – SEXTA FEIRA

 

 

TEMA : “A LEI DIVINA DO TRABALHO”

 

 

Serão colocados a venda livros de Raul Teixeira, que serão revertido os lucros para a entidade Ramando Fraterno.

 

(Informação recebida em emails de Nice Silva [[email protected]] e de luiz carlos zonetti [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Fotos das atividades com Alberto Almeida em

 Santos e  Guarujá, SP

 

SANTOS

 

VISITA À ASSOCIAÇÃO ESPIRITA JESUS E CARIDADE

ACESSE:

https://plus.google.com/photos/118243878049587031847/albums/5867176020074512801?authkey=CM_Q8cecmaOjrgE&banner=pwa

 

 

GUARUJÁ

 

XVIII SEMANA ESPÍRITA DE GUARUJA

ACESSE:

https://plus.google.com/photos/118243878049587031847/albums/5867192531272299105?authkey=CKyx8Per8-bGZQ&banner=pwa

 

 

 

(Informações em emails de Rose Moliterno e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Alagoas recebe congresso para discutir

saúde do corpo, da mente e do espírito. Maceió, AL

 

Inscrições para o evento, que acontece de 29 de maio a 1º de junho, em Maceió, estão abertas

A 9ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil reunirá membros de 52 Associações Médico-Espíritas do Brasil (AMEs) e internacionais, profissionais da Saúde e o público geral para discutir as mais recentes pesquisas sobre ciência e espiritualidade com o tema “Os desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa e na prática clínica”. O evento, organizado pela AME-Brasil, acontecerá de 29 de maio a 1º de junho, no Centro de Convenções de Maceió (AL).

 

“Nesta edição, vamos discutir os assuntos de saúde não somente com o grande público, mas também entre nós, médicos. Vamos abordar assuntos científicos mais profundos a fim de trabalharmos no desenvolvimento e na implantação do paradigma médico-espírita”, afirma Marlene Nobre, ginecologista e presidente da AME-Brasil. As palestras terão como objetivo mostrar os estudos e trabalhos médicos que usam a fé, a oração e a espiritualidade como participantes nos tratamentos e processos de cura. “Também vamos expor assuntos de saúde que sejam úteis ao público fiel, que nos tem acompanhado há cerca de 20 anos e que se amplia a cada ano, pois vem ao encontro dos anseios de progresso da própria sociedade”, completa Marlene. 

 

Segundo o médico cardiologista e intensivista Ricardo José dos Santos, presidente da Associação Médico-Espírita de Alagoas, que está à frente da organização do evento, a expectativa de público para o congresso é de 2 mil participantes. O último evento, que aconteceu em Belo Horizonte (MG), em 2011, contou com a participação de 1,1 mil pessoas. “Pretendemos ampliar o nosso potencial esse ano. Estamos  muito felizes por podermos promover neste evento um fórum de debates muito importante para nós, médicos, a fim de trabalharmos na consolidação do novo modelo de saúde que contempla a espiritualidade”, concluiu Santos.

 

Alguns dos painéis do evento

 

·                     Consciência não-local: o cérebro quântico

·                     Integração Espírito-Mente-Cérebro-Citoplasma

·                     Transtornos mentais X obsessões e terapia complementar espírita

·                     Em busca da sexualidade responsável

·                     O envelhecimento sadio e a defesa da vida

·                     Homeopatia e Espiritismo

·                     Temas diversos em saúde e espiritualidade

·                     Dependência química – Aspectos e contribuições da abordagem espírita

·                     Psiquiatria e espiritualidade

·                     Dor, envelhecimento sadio e espiritualidade

·                     Espiritualidade e terapia complementar

 

 Confira a programação completa no Mednesp 2013

 

Inscrições abertas

As inscrições para a 9ª edição do Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil podem ser feitas pelo site  https://mednesp2013.amealagoas.com.br/.

 Serviço

Evento: IX Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil

Data: 29 de maio a 1º de junho

Local:  Centro de Convenções Maceió (AL).

 

Sobre a AME-Brasil

   A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada em São Paulo (SP), em 17 de junho de 1995, durante a realização do Mednesp-95, o 3º Congresso Nacional de Médicos Espíritas, realizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP), instituição pioneira, existente desde 30 de março de 1968. Até 1991, quando se iniciaram os encontros nacionais bienais, existiam somente a AME-SP e a AME-MG, fundada em 18 de abril de 1986. A partir de então, fundaram-se outras, em vários Estados do Brasil, possibilitando o surgimento da entidade federal.

 

   Atualmente, são 52 AMEs no País, incluindo-se as estaduais e regionais. Além de congregar todas as AMEs do País, auxiliando em sua atuação, de modo a difundir o Movimento Médico-Espírita nos estados e colaborar com instituições educacionais, assistenciais e órgãos em geral, a entidade tem por finalidade o estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista suas relações, integração e aplicação nos campos da filosofia, da religião e da ciência, em particular da Medicina, procurando fundamentá-la por meio da criação e realização de estudos e experiências orientadas nessa direção.

 Sobre o Mednesp 2013

   O IX Congresso Nacional Médico-Espírita – Mednesp 2013 acontece de 29 de maio a 1º de junho de 2013, no Centro de Convenções de Maceió (AL). O evento, que até 2007 era realizado em São Paulo, ocorreu em 2009 em Porto Alegre (RS) e em 2011, em Belo Horizonte (MG), discutirá os desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa e na prática clínica, em 96 palestras, distribuídas em três auditórios.

 Informações para a imprensa

CDI Comunicação Corporativa

Kelly Ortiz (11) 3817-7920[email protected]

Thiago Coletti (11) 3817-7915[email protected]

Cláudia Santos (11) 3817-7925[email protected]

(Informações recebidas em email de AME Brasil [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Herbert Oliveira no C.A.E. “A Caminho da Luz”

Bebedouro, SP

 

 

Você é nosso convidado para participar e nos ajudar na divulgação:

Dia 17/abr – 4ª feira

às 20h00 – “CONVERSA CRISTÃ COM CONVIDADO ESPECIAL”: HERBERT OLIVEIRA (Bebedouro/SP) – SOFRIMENTO ONTEM, HOJE E AMANHÃ

Local: Centro Assistencial Espírita "A Caminho da Luz" e Grupo Espírita “Chico Xavier” (Alameda Saquarema, 30 [próximo do Moto Táxi Claudia] – Jd. Menino Deus II – Bebedouro/SP)

Aguardamos sua vinda pra nos abraçarmos fraternalmente em um ambiente de muita paz  e luz, em nome de Jesus,

Obrigada, Glaucia Crespo - Grupo Espírita Chico Xavier e Centro A. Espirita A Caminho da Luz.

 

(Informação recebida em email de Glaucia Crespo [[email protected]])

 

 

 

Seminário: Depressão e Espiritualidade

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de  locutor - FEAL [[email protected] e de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Palestra no Grupo de Estudo Espírita

Miracatu, SP

 

(Informação recebida em email de José abreu [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Nahon Castro no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida [[email protected]])

 

 

 

Forrobem da COBEM

Salvador, BA

 

FORROBEM - VAMOS CURTIR O SÃO JOÃO DA COBEM - NÃO PERCAM

 

Imagem inline 1

 

Caso vocês estejam recebendo e-mails em duplicata ou mais, por favor, retorna nesse mesmo contato informando a duplicata para a retirada. Pois vocês podem ser cadastrados mais de uma vez, ocorrendo redundâncias.
 

Informações: (71) 33560256

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

 

1º. Encontro de Corais no C.E. Raimundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

1º ENCONTRO DE CORAIS

19/04/2013 – 20:00 h

LOCAL – CENTRO ESPIRITA RAIMUNDO MARIANO DIAS.

Rua Bandeirantes, 183

 

1-      CORAL DO HOSPITAL BENEDITA FERNANDES

Responsável- Eliana Nakaguma

 

2-      CORAL  KARDECANTA

Responsavel – Rita Bonfim

 

3-      CORAIS CASA DA CULTURA DE BIRIGUI- Infantil/Juvenil/Adulto Responsável -Marcos Tinareli

 

4-     CORAL ALEGRETTO

Resp:Lolita M. Lozilla/Marcos Tinareli

 

5-      CORAL  IMACULADA CONCEIÇÃO Resp: Marcos Tinareli

 

6-     GRUPO MUSICAL HARMONIA

Resp: Eliana Nakaguma

 

(Informação recebida em email de LUDMILA ANTONIO BABETO [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita: Gênese Espiritual

Caldas da Rainha, Portugal

 

GÉNESE ESPIRITUAL

Na sexta-feira, dia 19 de Abril de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema GÉNESE ESPIRITUAL.

Quando se dá a falência do corpo, tudo desaparece, ou existe algo mais além do corpo e que está unido a ele enquanto este tem vitalidade? O que difere no homem enquanto vivo, que desaparece depois do termo da vida física?

 

Todo o efeito tem uma causa, todo o efeito inteligente tem uma causa inteligente... 

 

Qual será a origem deste principio?

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Fraternidade André Luiz

Rio de Janeiro, RJ

 

 

FRATERNIDADE ANDRÉ LUIZ - CARIDADE EM MARCHA

"O Espiritismo é uma Doutrina que se basta por si mesma, sem empréstimo nem acréscimos artificiais."

 

CONVITE PALESTRA

 

TEMA: JULGAMENTOS

 

EXPOSITOR: CARLOS ASSIS

 

DATA: 17/04        HORA: 20:00   ATÉ 21:00

 

RUA QUIXADÁ, 30 - PENHA CIRCULAR - RIO DE JANEIRO / RJ

 

COMPARTILHE.

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Prossegue a 21ª. Semana do Livro Espírita no

C.E. União e Caridade. Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

 

Sábado de autógrafos com José Carlos de Lucca

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em emails de Regina Bachega e de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J.Herculano Pires

São Paulo, SP

Acessar:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/anteoaborto.html

 

 

 

Resenha Espírita On Line

http://pt.scribd.com/doc/135865458/Resenha-Espirita-on-line-84

 

 

 

 

Consolador prometido

    

 

3. Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: – O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. – Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. (S. JOÃO, 14:15 a 17 e 26.)

     4. Jesus promete outro consolador: o Espírito de Verdade, que o mundo ainda não conhece, por não estar maduro para o compreender, consolador que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para relembrar o que o Cristo há dito. Se, portanto, o Espírito de Verdade tinha de vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não dissera tudo; se ele vem relembrar o que o Cristo disse, é que o que este disse foi esquecido ou mal compreendido.

     O Espiritismo vem, na época predita, cumprir a promessa do Cristo: preside ao seu advento o Espírito de Verdade. Ele chama os homens à observância da lei; ensina todas as coisas fazendo compreender o que Jesus só disse por parábolas. Advertiu o Cristo: “Ouçam os que têm ouvidos para ouvir.” O Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos, porquanto fala sem figuras, nem alegorias; levanta o véu intencionalmente lançado sobre certos mistérios. Vem, finalmente, trazer a consolação suprema aos deserdados da Terra e a todos os que sofrem, atribuindo causa justa e fim útil a todas as dores.

     Disse o Cristo: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados.” Mas, como há de alguém sentir-se ditoso por sofrer, se não sabe por que sofre? O Espiritismo mostra a causa dos sofrimentos nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia o seu passado. Mostra o objetivo dos sofrimentos, apontando-os como crises salutares que produzem a cura e como meio de depuração que garante a felicidade nas existências futuras. O homem compreende que mereceu sofrer e acha justo o sofrimento. Sabe que este lhe auxilia o adiantamento e o aceita sem murmurar, como o obreiro aceita o trabalho que lhe assegurará o salário. O Espiritismo lhe dá fé inabalável no futuro e a dúvida pungente não mais se lhe apossa da alma. Dando-lhe a ver do alto as coisas, a importância das vicissitudes terrenas some-se no vasto e esplêndido horizonte que ele o faz descortinar, e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá a paciência, a resignação e a coragem de ir até ao termo do caminho.

     Assim, o Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. VI, 3-4, Allan Kardec, FEB. Copiado de Febnet.

 

Ficheiro:Leonardo da Vinci (1452-1519) - The Last Supper (1495-1498).jpg

A última ceia, de Leonardo da Vinci. Milão, Itália

Imagem fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Leonardo_da_Vinci_(1452-1519)_-_The_Last_Supper_(1495-1498).jpg

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP