Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 17 de abril de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/ABRIL/17-04-2013.htm

 

 

 

 

Planejamento familiar

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

1 –       É lícito o planejamento familiar, o casal definir quantos filhos deseja?

                        Quem cuidará deles? Quem os sustentará, alimentará, protegerá, medicará, orientará, educará?  Então, se os pais assumem tão sérios compromissos, obviamente têm o direito de decidir quantos serão os seus filhos.

 

2 –        Não devemos deixar que Deus decida?

                        Ao nos outorgar a inteligência, Deus concedeu-nos, paralelamente, o livre arbítrio, a liberdade de decidir quanto à nossa vida. Isso inclui a prole. É assim que crescemos para a responsabilidade. Deixar que venham filhos à vontade, sem depois cuidar deles, como acontece com frequência, envolvendo casais menos esclarecidos, está longe de representar o cumprimento da vontade de Deus.

 

3 –       Aprendemos com a Doutrina Espírita que muitas vezes a família é planejada na Espiritualidade. O casal que limita a natalidade não corre o risco de estar negligenciando seus deveres?

                        Colocaríamos melhor a questão dizendo que algumas vezes esse planejamento é feito, porquanto poucos Espíritos revelam, ao reencarnar, suficiente maturidade para assumir tal compromisso. Se há o planejamento, o casal tende a observá-lo. Reencarna com essa ideia. Ambos, intuitivamente, desejam determinado número de filhos, e acabam por consumar o que foi planejado.

 

4 –       E se o casal resolver limitar a natalidade, aquém do que foi planejado?

                        Pode acontecer. Nossa visão no mundo espiritual é mais ampla e esclarecida. Do outro lado identificamos melhor nossas necessidades. Aqui, de percepções bloqueadas pela armadura física, temos uma visão limitada e, inspirados pelo egoísmo, nem sempre cumprimos nossos compromissos.

 

5 –       O casal planejou, ao reencarnar, receber determinados Espíritos como filhos. Se não o faz, o que acontece com eles?

                        Depende de sua condição evolutiva. Espíritos mais esclarecidos irão cuidar da vida. Desafetos, que viriam para harmonizar-se com os pais, podem persegui-los. Amigos carentes, em estado de desequilíbrio, que deveriam reajustar-se no processo reencarnatório, podem vincular-se ao lar, agindo como almas penadas a perturbá-los.

 

6 –       Nos países subdesenvolvidos a prole é numerosa, chega a envolver uma dúzia de filhos. Os pobres são mais fiéis ao planejamento espiritual?

                        Não se trata de fidelidade ao planejamento, mas da incapacidade para planejar, decorrente da própria condição cultural. Os nascimentos em lares assim obedecem à Natureza. Espíritos vinculados ao psiquismo do casal são atraídos à reencarnação, pelo campo vibratório que se forma na comunhão carnal que resulta em concepção.

 

7 –       Não há interferência da Espiritualidade?

                        Um evento tão importante como a reencarnação jamais ocorre sem a presença de mentores espirituais, que oferecem seu apoio e ajuda. Eventualmente, podem até favorecer que determinado Espírito seja conduzido àquele lar, num planejamento sumário.

 

8 –       Nota-se que, à medida que a população evolui cultural e economicamente, há uma tendência para a limitação da natalidade. Isso não representa um “fechar de portas” aos Espíritos que precisam reencarnar?

                        Há excessos. Casais com maior poder aquisitivo podem não querer compromissos dessa natureza, a fim de gozar a vida. A virtude está no meio. Nem despreocupação com a quantidade de filhos, nem limitação excessiva. Nem porta escancarada, nem porta trancada antes da hora. Os filhos dão muito trabalho e preocupações, mas oferecem, também, significado e objetivo à existência, colaborando decisivamente para a mudança de pessoa na conjugação do verbo de nossas ações. Da primeira do singular – eu, sob orientação do egoísmo, para a primeira do plural – nós, iniciando-nos nos domínios abençoados da fraternidade.

 

Pássaros no ninho. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Federações do Nordeste se reúnem em Recife

 

 

Os Presidentes e Representantes das Entidades Federativas que integram a COMISSÃO REGIONAL NORDESTE do Conselho Federativo Nacional da FEB, tiveram sua Reunião Ordinária na cidade de Recife, entre os dias 12 e 14 de abril, contando com o apoio da Federação Espírita Pernambucana. Além da equipe da anfitriã compareceram: Federação Espírita do Estado de Alagoas; Federação Espírita do Estado da Bahia; Federação Espírita do Estado do Ceará; Federação Espírita do Estado de Sergipe; Federação Espírita do Maranhão; Federação Espírita Paraibana; Federação Espírita Piauiense; Federação Espírita do Rio Grande do Norte; o presidente, os quatro vice-pesidentes e vários diretores da FEB.

No evento ocorreu a primeira Reunião Ordinária entre o Secretário Regional Nordeste e os Coordenadores Regionais e Assessores das áreas de atuação da Comissão Regional. Na abertura, Perri abordou sobre o tema adequação e dinamização do Movimento Espírita. Na reunião dos dirigentes foram tratados os assuntos: conclusões da reunião da Comissão Executiva do CFN ocorrida nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2013 sobre adequações das Áreas de trabalho; Congresso Espírita Brasileiro – 2014; Preparo para Reunião das Comissões Regionais simultâneas, do ano de 2014; Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2013-2017); Análise e encaminhamentos sobre o documento “Espiritismo e Arte”; sobre o projeto Memória da Missão Espiritual do Brasil como “Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” e a proposta da Rede Renascer - Em Defesa da  Vida. Durante todo o dia de sábado também ocorreram reuniões das Áreas de Atendimento Espiritual, Mediunidade, Infância e Juventude, Assistência e Promoção Social Espírita, Comunicação Social e Estudo Sistematizado, analisando-se questões regionais e nacionais. No final do dia houve reunião plenária de integração com apresentação pelas áreas de duas propostas de ações prioritárias.

À noite, houve apresentação/desfile de grupo teatral sobre o tema “As Mulheres do Evangelho”. No domingo, pela manhã houve o desenvolvimento de seminário sobre Gestão de Entidades Federativas, com a participação de todas as equipes, e coordenado pela Secretaria Geral do CFN da FEB. Em 2014, esta reunião regional ocorrerá em João Pessoa, na véspera do 4º. Congresso Espírita Brasileiro, e, em 2015, na cidade de Salvador. A Federação Espírita Pernambucana fez o lançamento do livro “Corações Juvenis”, de Adeilson Salles, co-edição da FEP, FEC e FEB. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

 

 

Comissão Regional Nordeste. Mesa de abertura. Recife, PE

Reunião da Comissão Regional Nordeste. Recife, PE. Público

CRNordeste-Apresentação Musical Abertura; Apresentação do Presidente da FEB; CR-Nordeste-Reunião Intrarregional; CRNordeste-Reunião Dirigentes.

CR-Nordeste: Reunião atendimento espiritual; Reunião Comunicação Social; Reunião ESDE; Reunião Infância e Juventude.

CR-Nordeste: Reunião Mediunidade; Reunião SAPSE; Seminário Gestão Federativa; Encerramento pela Presidente da Federação Espírita Pernambucana.

CR-Nordeste. Apresentação Mulheres no Evangelho

 

 

 

 

35º. Mês Espírita de

Auriflama, SP

 

De 01 a 29 de abril de 2013.

 

 

(Informação recebida em email de José Aparecido dos Santos)

 

 

 

 

Câmara dos Deputados e FEB promovem exposição de livros espíritas. Brasília, DF

 

 

“Livro Espírita para um Novo Mundo” é o título da exposição que ocorre de 15 a 30 de abril, na Câmara dos Deputados. Uma iniciativa do Deputado Dr. Marco Aurélio Ubiali, com produção da Federação Espírita Brasileira.

Com inauguração hoje, dia 16 de abril, com presença do presidente da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho, a exposição conta com grandes obras da FEB Editora, artigos e materiais históricos, como as certidões de nascimento de Chico, além de vídeos alusivos às obras e às personalidades do Espiritismo. A Exposição será realizada no espaço Mario Covas e contará com um pesquisador da FEB, às terças e quintas-feiras, à tarde, respondendo a questionamentos dos visitantes.

Uma importante oportunidade de divulgação da literatura espírita, do médium Chico Xavier e do codificador Allan Kardec, marcos históricos para o Espiritismo.

Informações: (61) 2101- 6175 ou (61) 2101- 6166.

Departamento de Comunicação e Marketing

 

(Informação em email de Imprensa [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Dra. Marlene Nobre na CEB

Brasília, DF

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Programação com o orador Richard Simonetti em

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de Richard Simonetti)

 

 

 

4º. Encontro dos Trabalhadores da

Área Mediúnica do Triângulo Mineiro. Araguari, MG

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra com Nilton de Oliveira no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

 

1º. Encontro Espírita de

Presidente Prudente, SP

 

 

 

Olá,bom dia, segue informações do encontro, envio conforme pedido do Gilson,

 

no link, esta todas as informações 


http://www.redeamigoespirita.com.br/events/1o-encontro-espirita-de-presidente-prudente-sp

 

estaremos lá também,

 

abraços

 

José

 

--
 

Rede Amigo Espírita

www.redeamigoespirita.com.br

(Informação recebida em emails de Rede Amigo Espírita [[email protected]] e de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

VI Seminário da SEF com André Trigueiro

Niterói, RJ

 

No dia 19 de maio deste ano, realizaremos o VI Seminário da Sociedade Espírita Fraternidade, evocando o aniversário dos 25 anos do Remanso Fraterno.

Nessa oportunidade, contaremos com a presença de André Trigueiro, prestigiado jornalista, orador e escritor espírita, que abordará o tema Após a tempestade.

O cadastro a ser feito no formulário através do link abaixo tem somente o objetivo de facilitar a organização do evento, não assegurando, de forma alguma, reserva de lugar.

A lotação obedecerá à ordem de chegada.

Link: http://www.sef.org.br/sef/vi-seminario-da-sociedade-espirita-fraternidade-com-andre-trigueiro/

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

 

Projeto Manoel Philomeno de Miranda desenvolve atividades no Rio Grande do Sul.  Ijuí, RS

 

14 Abril de 2013

 

A Sociedade Espírita de Auxílio Fraternidade, na Rua Henrique Kopf, 808, Ijuí/RS, foi palco para a apresentação do Seminário Qualidade na Prática Mediúnica, sob a coordenação da Equipe do projeto Manoel Philomeno de Miranda. O evento promovido pela União Municipal Espírita de Ijuí acolheu participantes de outras cidades próximas. Nilo Calazans, José Ferraz e João Neves, incomparáveis e hábeis comunicadores prenderam a atenção, despertando grande interesse, pois que a cada módulo apresentado os enriqueciam com a explanação de experiências valiosas.

Os ensinamentos abalizados, as judiciosas e oportunas análises e apreciações sobre os vários aspectos e componentes de uma reunião mediúnica, tendo por base os conteúdos contidos em O Livro dos Médiuns, lançaram esclarecimentos, ao tempo em que agregaram o conceito de qualidade, visando à seriedade da reunião que cogita de coisas úteis. A Equipe do Projeto cativou os assistentes, despertou-lhes o interesse, a vontade e o ideal de servir, com excelência, o Mestre de Nazaré.

Após o trabalho estafante de um dia inteiro, os três garbosos expositores estiveram presentes, novamente, na Sociedade Espírita de Auxílio Fraternidade. Oportunidade em que João Neves, ladeado por José Ferraz e Nilo Calazans, proferiu uma conferência no período noturno com o tema interrogativo Quando é mediunidade? João Neves destacou que a mediunidade é faculdade abençoada por Deus, que propicia permanente conexão entre os dois planos da vida – físico e espiritual. Deu ênfase no grandioso trabalho investigativo, revelador, realizado por Allan Kardec, onde a mediunidade foi amplamente estudada, pesquisada. Com Jesus, disse o conferencista, a mediunidade se divinizou.

A Equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda encerrou sua jornada doutrinária, notadamente no campo da mediunidade, colhendo a gratidão de quantos os assistiram, recolhendo na intimidade as belas orientações facilitadoras, qualificadoras, para o exercício dignificante da mediunidade com Jesus. Recebam, nobres amigos Nilo, José e João, a nossa gratidão pela grande colaboração que nos trouxeram. Levem em seus corações as nossas vibrações de carinho, de reconhecimento. O Rio Grande do Sul espírita lhes agradece o exemplo e o conhecimento transmitido.

Texto: Paulo Salerno

Fotos:Jorge Moehlecke

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

Palestra com Salomão J, Benchaya no

Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, RS

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

1º Encontro Comemorativo aos 4 anos da Rede Amigo Espírita, confirme sua participação...

 

Caros amigos, nosso evento saiu divulgação na página da FEB,

http://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/federativas-estaduais/outras-entidades-especializadas/jesus-em-nossas-vidas/

 

agradecemos a toda equipe da FEB pelo apoio

Dia 20/04 - 1º Encontro Comemorativo aos 4 anos da Rede Amigo Espírita

pedimos ao interessados em participar, enviarem e-mail confirmando sua presença até dia 18/04: [email protected] 

pois se ultrapassar o limite de público do local teremos que realizar em outro local. 

 

mais informações sobre o evento acesse: 

http://www.redeamigoespirita.com.br/events/evento-comemorativo-aos-4-anos-da-rede-amigo-espirita

 

o evento será ao vivo no canal 1 http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canal1

abraços,

José Aparecido

 

Visite REDE AMIGO ESPÍRITA em: http://www.redeamigoespirita.com.br/?xg_source=msg_mes_network

 

Para controlar os emails que você receberá em REDE AMIGO ESPÍRITA, clique aqui

--
 

Rede Amigo Espírita

www.redeamigoespirita.com.br

 

 

 

 

 

Eventos com a oradora Ante Guimarães

Santo André e São Bernardo do Campo, SP

 

 

TEMA:  Os efeitos da emoção em sua vida.

 

OUTROS DIAS DA ANETE NO ABC

 

 

 

(Informação recebida em emails de USE Taubate [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Palestra com Francisco Aranda Gabilan  na Fraterna

São Paulo, SP

 

PALESTRA DESTA 4ª-FEIRA (17 / ABRIL)

NA FRATERNA

20:00h

G A B I L A N

Francisco Aranda Gabilan

 

 

TEMA:

PREDIÇÕES E PREVISÕES

É POSSÍVEL PREVER O FUTURO?

 

Com projeção de slides

 

 

FRANCISCO ARANDA GABILAN:

- Advogado militante de profissão;

- Presidente do Conselho da AJE - Associação Jurídico Espírita do Estado de São Paulo;

- Durante muitos anos, foi ligado ao Depto. de Ensino da Federação Espírita do Estado de S.Paulo nos Cursos de Educação Mediúnica, Aprendizes do Evangelho, Expositores e Divulgadores;

- Ex-expositor do Centro Espírita Nosso Lar (Casas André Luiz), Área de Ensino e da Coligação Espírita;

- Atuou por mais de vinte anos no Depto. Federativo da FEESP, participando de palestras em simpósios, exposições públicas, "pinga-fogo" e encontros doutrinários em todo território paulista;

- Igualmente, por anos foi Expositor na área da Assistência Espiritual;

- Atua ativamente nas áreas de ensino de dezenas de Casas Espíritas, mais intensamente no Núcleo Espírita Segue à Jesus e O Semeador;

- Dirige o Orfanato "Casa de Jesus, Amor e Caridade" na Casa Verde;

- Conselheiro do Asilo "Casa Luz do Caminho";

- Atua na área de ensino ministrando cursos de Oratória e A Gênese, nas Casas Espíritas.

 

 

AUTOR DOS TEMAS E APOSTILAS:

- Encontro de Aperfeiçoamento Doutrinário;

- Curso de Oratória Espírita (ambos para expositores e dirigentes espíritas);

 

 

ESCREVEU PARA:

- Revista Espiritismo e Ciência;

- Revista Além da Vida;

- Jornal O Semeador;

- Jornal e Portal Segue à Jesus sobre temas da atualidade à luz da Doutrina.

 

 

AUTOR DOS LIVROS:

- Entre o Pecado e a Evolução;

- Macho, Fêmea e Etc; (aborda a homossexualidade na visão espírita)

- Co-autor do Curso de Oratória para a Casa Espírita;

- É Possível Prever o Futuro? A Doutrina Espírita explica.

- Disturbios da Sexualidade.

- Direito e Espiritismo (co-autor - edição AJE-SP)

 

 

LIVROS DISPONÍVEIS PARA VENDA APÓS A PALESTRA

 

 

- Seu site: www.infoespirito.com.br

 

 

* * * * *

 

 

Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas

Rua Edgard Tinel, 51

Pirituba - SP

* * *

Informações: Luceli=3976-3990 / 9626-9178

 

(Informação recebida em email de Luceli Obara [[email protected]])

 

 

 

 

Apresentação de Dannilu em palestra na FEESP

São Paulo, SP

 

Olá Amigos!

Venho convidar você, seus familiares e amigos para participar de minha próxima agenda musical, que farei na Federação Espírita:


21 de abril – Domingo – 10h00

FEESP - Federação Espírita do Estado de São Paulo

Rua Maria Paula, 140 – Bairro Bela Vista – São Paulo, SP

Palestrante: Fátima Luísa Giro. Tema: As mulheres atuantes na época de Jesus

 

Site Dannilu:      http://www.dannilu.com.br

Site FEESP:      http://feesp.com.br/wp-content/uploads/2012/01/home-palestras-abril.jpg.jpg

 

Dannilu. Foto do site.

 

(Informação em emails de DaNNilu [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Evangelho musical com Grupo Vocal Reencontro

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de jose rubens de caires [[email protected]])

 

 

 

 

Feira de Artesanato e Presentes na Instituição Beneficente

À Luz Divina. São Paulo, SP 

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Princípios espíritas

 

“... O Espiritismo se nos depara por toda a parte na antiguidade e nas diferentes épocas da Humanidade. Por toda a parte se lhe descobrem os vestígios: nos escritos, nas crenças e nos monumentos. Essa a razão por que, ao mesmo tempo que rasga horizontes novos para o futuro, projeta luz não menos viva sobre os mistérios do passado...”

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Introdução. Allan Kardec, FEB. Copiado de Febnet.

 

 

Cena da Psicostasia (na mitologia egípcia, julgamento simbólico da alma após a morte).

 Num prato da balança o coração do defunto e no outro uma pena. É o principio da Lei de Causa e Efeito explicitado pelo Espiritismo. Papiro exposto no Museu Britânico, Londres. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP