Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 23 de abril de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/ABRIL/23-04-2013.htm

 

 

 

 

Os trabalhadores da última hora

 

 

1. O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para a sua vinha. – Tendo convencionado com os trabalhadores que pagaria um denário a cada um por dia, mandou--os para a vinha. – Saiu de novo à terceira hora do dia e, vendo outros que se conservavam na praça sem fazer coisa alguma. – disse-lhes: Ide

também vós outros para a minha vinha e vos pagarei o que for razoável. Eles foram. – Saiu novamente à hora sexta e à hora nona do dia e fez o mesmo. – Saindo mais uma vez à hora undécima, encontrou ainda outros que estavam desocupados, aos quais disse: Por que permaneceis aí o dia inteiro sem trabalhar? – É, disseram eles, que ninguém nos assalariou. Ele então lhes disse: Ide vós também para a minha vinha.

     Ao cair da tarde disse o dono da vinha àquele que cuidava dos seus negócios: Chama os trabalhadores e paga-lhes, começando pelos últimos e indo até aos primeiros. – Aproximando-se então os que só à undécima hora haviam chegado, receberam um denário cada um. – Vindo a seu turno os que tinham sido encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais; porém, receberam apenas um denário cada um. – Recebendo-o, queixaram-se ao pai de família,  dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora e lhes dás tanto quanto a nós que suportamos o peso do dia e do calor.

     Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: Meu amigo, não te causo dano algum;

não convencionaste comigo receber um denário pelo teu dia? Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este último tanto quanto a ti. – Não me é então lícito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou bom?

     Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos. (S. MATEUS, 20:1 a 16. Ver também: “Parábola do festim das bodas”, cap. XVIII, nº1.)

 

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS

OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS

 

     2. O obreiro da última hora tem direito ao salário, mas é preciso que a sua boa vontade o haja conservado à disposição daquele que o tinha de empregar e que o seu retardamento não seja fruto da preguiça ou da má vontade. Tem ele direito ao salário, porque desde a alvorada esperava com impaciência aquele que por fim o chamaria para o trabalho. Laborioso, apenas lhe faltava o labor.

     Se, porém, se houvesse negado ao trabalho a qualquer hora do dia; se houvesse dito: “tenhamos paciência, o repouso me é agradável; quando soar a última hora é que será tempo de pensar no salário do dia; que necessidade tenho de me incomodar por um patrão a quem não conheço e não estimo! quanto mais tarde, melhor”; esse tal, meus amigos, não teria tido o salário do obreiro, mas o da preguiça.          

     Que dizer, então, daquele que, em vez de apenas se conservar inativo, haja empregado as horas destinadas ao labor do dia em praticar atos culposos; que haja blasfemado de Deus, derramado o sangue de seus irmãos, lançado a perturbação nas famílias, arruinado os que nele confiaram, abusado da inocência, que, enfim, se haja cevado em todas as ignomínias da Humanidade? Que será desse? Bastar-lhe-á dizer à última hora: Senhor, empreguei mal o meu tempo; toma-me até ao fim do dia, para que eu execute um pouco, embora bem pouco, da minha tarefa, e dá-me o salário do trabalhador de boa vontade? Não, não; o Senhor lhe dirá: “Não tenho presentemente trabalho para te dar; malbarataste o teu tempo; esqueceste o que havias aprendido; já não sabes trabalhar na minha vinha. Recomeça, portanto, a aprender e, quando te achares mais bem-disposto, vem ter comigo e eu te franquearei o meu vasto campo, onde poderás trabalhar a qualquer hora do dia.

     Bons espíritas, meus bem-amados, sois todos obreiros da última hora. Bem orgulhoso seria aquele que dissesse: Comecei o trabalho ao alvorecer do dia e só o terminarei ao anoitecer. Todos viestes quando fostes chamados, um pouco mais cedo, um pouco mais tarde, para a encarnação cujos grilhões arrastais; mas há quantos séculos e séculos o Senhor vos chamava para a sua vinha, sem que quisésseis penetrar nela! Eis-vos no momento de embolsar o salário; empregai bem a hora que vos resta e não esqueçais nunca que a vossa existência, por longa que vos pareça, mais não é do que um instante fugitivo na imensidade dos tempos que formam para vós a eternidade. – Constantino, Espírito Protetor. (Bordéus, 1863.)

     3. Jesus gostava da simplicidade dos símbolos e, na sua linguagem máscula, os obreiros que chegaram na primeira hora são os profetas, Moisés e todos os iniciadores que marcaram as etapas do progresso, as quais continuaram a ser assinaladas através dos séculos pelos apóstolos, pelos mártires, pelos Pais da Igreja, pelos sábios, pelos filósofos e, finalmente, pelos espíritas. Estes, que por último vieram, foram anunciados e preditos desde a aurora do advento do Messias e receberão a mesma recompensa. Que digo? recompensa maior. Últimos chegados, eles aproveitam dos labores intelectuais dos seus predecessores, porque o homem tem de herdar do homem e porque coletivos são os trabalhos humanos: Deus abençoa a solidariedade. Aliás, muitos dentre aqueles revivem hoje, ou reviverão amanhã, para terminarem a obra que começaram outrora. Mais de um patriarca, mais de um profeta, mais de um discípulo do Cristo, mais de um propagador da fé cristã se encontram no meio deles, porém, mais esclarecidos, mais adiantados, trabalhando, não já na base e sim na cumeeira do edifício. Receberão, pois, salário proporcionado ao valor da obra.

     O belo dogma da reencarnação eterniza e precisa a filiação espiritual. Chamado a prestar contas do seu mandato terreno, o Espírito se apercebe da continuidade da tarefa interrompida, mas sempre retomada. Ele vê, sente que apanhou, de passagem, o pensamento dos que o precederam. Entra de novo na liça, amadurecido pela experiência, para avançar mais. E todos, trabalhadores da primeira e da última hora, com os olhos bem abertos sobre a profunda justiça de Deus, não mais murmuram: adoram.

     Tal um dos verdadeiros sentidos desta parábola, que encerra, como todas as de que Jesus se utilizou falando ao povo, o gérmen do futuro e também, sob todas as formas, sob todas as imagens, a revelação da magnífica unidade que harmoniza todas as coisas no Universo, da solidariedade que liga todos os seres presentes ao passado e ao futuro. – Henri Heine. (Paris, 1863.)

 

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XX, 1 a 3, Allan Kardec, FEB. Copiado de Febnet)

 

Relógio moderno na estação ferroviária Gare de Lyon-Part-Dieu

Lyon, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Santa Maria, RS

 

21 de abril de 2013

 

 

Santa Maria, agradecida e reconhecendo o inestimável trabalho apresentado por esse orador e médium de escol, fez-se presente no Largo da Gare – Antiga estação Férrea -, na Av. Rio Branco, com um público estimado pela Guarda Municipal em dez mil pessoas.

Após bela apresentação musical encetada pelo Grupo Arte Luz, o Vereador Paulo Airton Denardin entregou ao emérito tribuno espírita o título honorífico de Visitante Ilustre de Santa Maria. Presente o Prefeito Cezar Augusto Schirmer, acompanhado de alguns secretários e edis. O evento teve a cobertura da TV Câmara, da TV Pampa e da RBSTV, todas de Santa Maria.

Divaldo falou da excelência do amor, tendo por modelo o Mestre Nazareno. Apresentou sob a ótica de estudiosos do comportamento da criatura humana as suas particularidades. Desenvolveu com sua costumeira verve os vários níveis por onde transita o ser humano. Destacou o trabalho laborioso, continuado, dos homens de ciência em busca da compreensão do homem como ser integral, sua constituição genética.

A vida, disse, está condicionada a variantes diversas, com causas remotas ou atuais, estando também sujeita a negligência do próprio homem. Divaldo deixou uma mensagem de esperança, de confiança em Deus e Suas sábias Leis, destacando a necessidade de não se lamentar, por muito tempo, pelas desencarnações acontecidas na Boate Kiss. Destacou que há a necessidade de se despertar para a misericórdia Divina, não cultivando a morte, mas a vida, lembrando, aqueles que aqui ficaram, dos momentos alegres, felizes, fazendo todo o bem possível, exercendo a solidariedade. Divaldo deixou uma exuberante mensagem de vida, de conforto espiritual. A multidão levantou-se e aplaudiu-o entusiasticamente ao final de sua conferência. Foi o reconhecimento ao tribuno baiano prestado pelos que compareceram, lotando o Largo da Gare.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Os próximos eventos programados pelo

 Movimento Espírita Holandês

 

 

Querido(a)s amigo(a)s,

 

 

E com imensa alegria que convidamos todos voces para participarem dos próximos eventos promovidos pelo Conselho Espírita Holandês . 

 

Contamos com sua presença para mais esses momentos de alegria e aprendizado em maio com Divaldo Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias, Iris e Claudio Sinoti e, no segundo semestre, nosso tradicional "Encontro Espirita Nacional" este ano já na 12a edição e o "4o Congresso de Medicina e Espiritualidade".

 

Um abraço fraterno,

 

Maria Moraes

Conselho Espírita Holandês  (Nederlandse Raad voor het Spiritisme – NRSP)  www.nrsp.nl

.

HAROLDO DUTRA DIAS

TEMA: "Paulo e Estevão" e "As Parábolas de Jesus"

Data: Domingo, 19 de maio das 12h às 18h

Recepção: a partir das 12h30

Endereço: Generaal Spoorlaan 62, 2285 CH , Rijswijk

Inscrições por e-mail: [email protected]

Contato: 0651085180 com  Rosana ou 0630050947 com Rikeli

Idioma: Português com tradução para o holandês

 

.DIVALDO PEREIRA FRANCO

TEMA: Psicologia da Gratidão

Data: Quarta, 22 de maio – Das 19h às 21h

Recepção: a partir das 18h

Local: Ed. Florence Steenvoorde

Endereço: Generaal Spoorlaan 62 – 2285 CH - Rijswijk

Contribuição: 12 euros

Inscrições por e-mail: [email protected] ou [email protected]

Contato: 0645267902 com Maria Moraes

Cartaz em anexo em Português e Holandês

Idioma: Português com tradução para o holandês

 

IRIS E CLAUDIO SINOTI

TEMA: A Psicologia do Amor

Data: Quarta, 29 de maio – Das 19h30 às 21h30

Recepção: a partir das 19h

Local: Buurtcentrum de Horizon

Endereço: Hembrugstraat 156 - 2o andar, 1013 XC Amsterdam

Inscrições por e-mail: [email protected] ou [email protected]

Contato: 0645267902 com Maria Moraes ou o644357538 com Nilson

 

TEMA: Refletindo a alma: a psicologia espírita de Joanna de Angelis

Data: Quinta, 30 de maio – Das 20h às 22h

Local: Stichting Muzenis

Endereço: Cliffordstraat 38, 1051 GV Amsterdam

Inscrições por e-mail:  [email protected]

Contato: 0615091659  com Dalva

Idioma: Português com tradução para o holandês

 

12o ENCONTRO NACIONAL ESPÍRITA

Palestrantes: Charles Kempf, Claudia Werdine e Milena Alborghetti

TEMA: A Felicidade na visão espírita

Data: Domingo, 25 de agosto

Local: Buurtcentrum de Horizon

Endereço: Hembrugstraat 156 - 2o andar, 1013 XC Amsterdam

Contato: Maria Moraes – [email protected] (www.nrsp.nl)

Idioma: Português com tradução para o holandês

 

.4o CONGRESSO DE MEDICINA E ESPIRITUALIDADE

Data: Sábado, 12 de outubro

Local: Ed. Florence Steenvoorde

Endereço: Generaal Spoorlaan 62 – 2285 CH - Rijswijk

Contato: Maria Moraes – [email protected] ou [email protected] (www.nrsp.nl)

Em breve maiores informacoes

 

 

 

 

 

*******************************************************************

 

 

 

 

*******************************************************************

 

 

 

(Informações em email de [email protected] repassado por Claudia Werdine)

 

 

 

Lançamento da Revista Espírita de 1860 em espanhol na cidade de

Buenos Aires, Argentina

 

        Estimados amigos:

        Muita Paz com Jesus!

 

    Recentemente fomos informados do lançamento internacional da Revista Espírita de 1860, de Allan Kardec, em espanhol (EDICEI, 2013), que acontecerá na "39º Feira Internacional do Livro de Buenos Aires", que começará amanhã, 23/04/13 e que irá até o dia 13 de maio de 2013.

 

    1) O local do lançamento será em "La Rural - Prédio Ferial de Buenos Aires, Argentina, Pabellón Amarillo", no stand 2113 da Edicei Iberoamérica (Editora do Conselho Espírita Internacional), evento que causou-nos muita alegria.

 

    2) Encaminhamos, por tanto, o cartaz e as informações recebidas, lembrando que esta tradução da Revue Spirite de 1860, do francês para o castelhano, foi feita por nós em aprox. 3 longos anos, após muitas pesquisas e leituras, estudos condensados nas 602 notas do tradutor e nos 2 raros e históricos documentos Kardequianos, cujos originais foram incorporados nos Anexos das páginas 505 a 508 desta Revista, com as suas respectivas traduções. 

 

    3) Atendendo à solicitação de vários amigos, e a título informativo, damos a seguir alguns dados técnicos da Revista Espírita de 1860, em espanhol, que contém o seguinte, coadjuvando os 12 notáveis meses elaborados pelo ilustre e nobre Codificador Allan Kardec:

 

    Índice Antroponímico (com 1239 entradas de nomes próprios, para facilitar ao leitor a busca rápida);

 

    Abreviaturas Remissivas (dos 92 artigos e dos 337 subartigos, num total de 429 seções);

 

    Notas do tradutor (602);

 

    Referências Bibliográficas (264 referências consultadas);

 

    Anexos (reprodução de 2 raros e históricos fac-símiles Kardequianos: manuscrito e frontispício);

 

    Índice original francês (Table Générale des Matières du Troisième Volume - Année 1860);

 

    Prólogo (do tradutor);

 

    Prefácio do Espírito José María Fernández Colavida (através do médium Divaldo P. Franco);

 

    Número de páginas (780).

 

    Editora (EDICEI, 2013 - Conselho Espírita Internacional).

 

 

    4) Finalmente, lhes informamos que a Feria Internacional del Libro de Buenos Aires conta com a participação promédio de 50 países, 1500 expositores, e que recebe aproximadamente 1.200.000 visitantes.

 

 

    Agradecendo-lhes suas acendradas preces para o éxito espiritual deste lançamento e de outros tantos Livros Espíritas lançados e divulgados nesse magno evento, despeço-me muito afetuosamente,

 

               Enrique Eliseo Baldovino

            Tradutor da Revista Espírita

             Foz/PR, Brasil, 22/04/2013.

 

1860 Revista Espírita capa da tradução de Baldovino ao espanhol EDICEI 2013

 

 (Informação recebida em email  de Enrique Eliseo Baldovino em email de 22/4/2013)

 

 

 

 

Noticias do Doce Morada

Rio de Janeiro, RJ

 

1) Doce Morada levará mais de 20 convidados no 9o seminário, sobre a  Paz com Divaldo Pereira Franco, a ser realizado em 28 Abr no Rio Centro;

 

2) A Obra do Galpão da Esperança e a construção da Creche Bezerra de Menezes entram em fase de acabamento. São mais de 800 m2 de obra que atenderá 150 crianças em regime de creche e mais de 100 adolescentes com oficinas de teatro,reforço escolar,música,cidadania,espiritualidade,esperanto,etc. Estamos necessitando de doação para a pintura do prédio e colocação de vidro em 32 janelas e 10 portas de ferro estilo colonial;

 

3) Está previsto a instalação do Projeto Espiritual que funcionará à noite no galpão em parceria com o MAP;

 

4) Avançam as negociações a fim de se estreitar a parceria entre o abrigo e o Grupo de Saúde Cemeru;

 

5) O  Abrigo recebe doação de uma fundação paulista P.Vida de uma lavanderia industrial completa e material de construção para asfaltar 200 m de rua e construção de uma praça  de convivência para os idosos com academia livre;

 

6) Está previsto o Arraiá Doce Morada para o dia 20 de julho a ser realizado no Acadêmico de Santa Cruz;

 

7) Chá da nova creche será realizado no dia 22 junho no Sítio Doce Morada às 16h. Quem quizer doar algum item da listagem deverá entrar em contato com Eloise Tel 31565142 ou 33950428

 

8)  Visite a nossa nova livraria espírita de santa cruz, situada no estacionamento da Cemeru, na Rua Felipe Cardoso.Novo quiosque adquirido com 8m2 em modernas instalações. Já está em fase de implantação a nova livraria de Campo Grande que funcionará próximo à rodoviária de Camp Grande junto a Grupo de Saúde Cemeru. E em reunião no dia 18 Abr 12 ficou firmado que a partir de maio, em parceria com a lojista Dona Helena, terá o funcionamento de mais uma livraria espírita do Doce Morada,agora no município de Seropédica.

 

9) Seguem bem adiantadas as negociações para a construção do Abrigo para Crianças órfãos Irmã Dulce. Obra com 792 m2 a ser realizada no Sítio Doce Morada;

 

10) Com o término da obra do Galpão da Esperança no 1o semestre deste ano, ficou decidido que a próxima unidade própria do Doce Morada a ser construída será o Centro Social Arlinda Brilhante em locais que estão sendo sondados: Jesuítas ou caminho do Zepelim próximo a Rua  da Base Aérea de Santa Cruz;

 

11) Já está em fase de estudo a publicação, pelo Doce Morada, do Livro Peregrina da Paz com o objetivo de divulgar a extraordinária vida da Norte Ameriacana que vivenciava  a PAZ;

 

12) Agradecemos a todos que colaboaram para que o Abrigo obtivesse seu Alvará Santário. Vitória de uma luta de mais de 2 anos.

 

 

Um grande abraço a todos os colaboradores do Doce Morada, pois sem vocês estas vitórias seriam impossíveis.
--
  Carlos Neider

     Abrigo Doce Morada

www.abrigodocemorada.org.br

 UM TRABALHO DE AMOR

 

(Informação em email de [email protected] [mailto:[email protected]] Em nome de carlos neider de mello cardoso)

 

www.abrigodocemorada.org.br

 

 

 

 

 

Palestra especial “Transição Planetária”

Projeto “O Grupo Espírita em foco”. Carapicuíba, SP


PALESTRAS ESPECIAIS TODOS OS ÚLTIMOS SÁBADOS DE CADA MÊS  
 
TEMAS DIVERSOS DIRECIONADOS PARA TRABALHADORES, COLABORADORES, DIRIGENTES E FREQUENTADORES! 

 
 Dia  27/04 Tema: "Transição Planetária"

 

Palestrante: Beraldo (Da Livraria Espírita Mensageiros de Luz) 

 

TEMAS JÁ DESENVOLVIDOS
 
"MELINDRES NO CENTRO ESPÍRITA"
 
"CONVIVÊNCIA NA CASA ESPÍRITA"
 
"OS TRABALHADORES DA ULTIMA HORA"

 

"O FUNCIONAMENTO DA CASA ESPÍRITA"

 

"O QUE ESPERAR DA CASA ESPÍRITA"

 

"A PALAVRA COMO INSTRUMENTO DA FELICIDADE"

 

" A EDUCAÇÃO INTEGRAL DE KARDEC "

 

"RESISTÊNCIA AO MAL"

 

"FORMAÇÃO DE GRUPOS MEDIÚNICOS"

“Os grupos são indivíduos coletivos que devem viver em paz como os indivíduos, se realmente são espíritas. Eles são os batalhões da grande falange. Ora, o que será feito de uma falange cujos batalhões se dividirem?”


“ O que digo das dissidências entre grupos vale, igualmente, para as que possam haver entre os indivíduos. Em semelhante circunstância, a opinião das pessoas imparciais é sempre favorável àquele que dá provas de maior grandeza e de generosidade. Aqui na Terra, onde ninguém é infalível, a indulgência recíproca é uma conseqüência do princípio da caridade que nos leva a agir para com os outros como quereríamos que os outros agissem para conosco.” (Allan Kardec – Viagem Espírita de 1862)  
 
LOCAL: NÚCLEO ESPÍRITA CHICO XAVIER    HORÁRIO: 20:.00 HORAS
RUA ANTONIO CALIXTO FILHO, 17
VILA DIRCE - CARAPICUÍBA
ATRÁS DO MERCADO TODO DIA - ROTATÓRIA DA AVENIDA INOCÊNCIO SERÁFICO
 
ESPERAMOS TODOS COM ALEGRIA 
 
DIVULGUEM!

 

Rogério Fernando
011 9 6097-2901
artesfernandosilva.blogspot.com
psicologiasemestudo.blogspot.com 
rogeriof-palestrante.blogspot.com

 

(Informação recebida em email de ROGERIO FERNANDO SILVA [[email protected]])

 

Carapicuiba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra “Gênese Espiritual” no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 26 de Abril de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema GÉNESE ESPIRITUAL.

Quando se dá a falência do corpo, tudo desaparece, ou existe algo mais além do corpo e que está unido a ele enquanto este tem vitalidade? O que difere no homem enquanto vivo, que desaparece depois do termo da vida física?

 

Todo o efeito tem uma causa, todo o efeito inteligente tem uma causa inteligente... 

 

Qual será a origem deste principio?

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra musical com Paula Zamp

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Encontro Amigos do Remanso Fraterno

Recife, PE

 

Caros(as) amigos(as) espíritas,

 

Faltam 2 semanas para o esperado encontro. Faça a sua caravana. Fortaleça este elo de união e de solidariedade. 

 

Abaixo a programação do Encontro Amigos do Remanso Fraterno:

 

05/05/13 - Domingo 

Teatro Guararapes - Centro de Convenções de PE

 

Tema central: Ante o vigor do Espiritismo

Sub-temas das conferências:

 

Ante o vigor da reencarnação: projeto reencarnatório e destino - Alberto Almeida (PA)

Ante o vigor do Espiritismo: luzes para um novo milênio - Alberto Almeida (PA)

Ante o vigor da família: entre filhos e pais - Leonardo Machado (PE)

Ante o vigor da mediunidade: pioneiros da nova revelação - Samuel Magalhães (DF)

 

Presença do RAUL TEIXEIRA que estará no evento dando autógrafos e tendo contato com o público. É uma ótima oportunidade de poder revê-lo. Ele tem ido a pouquíssimos eventos espíritas. O primeiro que participou foi a Conferência Estadual Espírita do Paraná em março deste ano. Virá para Pernambuco como forma de gratidão pelo apoio que os pernambucanos estão dando ao Remanso. 

 

Show musical com Silvério Pessoa e Caranava da Luz. 

 

Vídeo promocional do evento: http://www.youtube.com/watch?v=ey1OV1xi2D0

 

Vídeo promocional do Remanso Fraterno: http://www.youtube.com/watch?v=Y6paxNaZeL4 

 

Atenciosamente,

--
---

Departamento de Comunicação Social - DECOM

Federação Espírita Pernambucana - FEP

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

6º. Encontro de Expositores da Doutrina Espírita

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra Comemorativa - Os 149 anos da publicação de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Recife, PE


Tema: Ide e pregai a todas as Criaturas
Expositor: Adriana Moura (NEAS)
Dia: 28/04/13 (domingo)
Horário: 16h00 às 17h00 
Local: Auditório da FEP

Estão todos convidados!

Atenciosamente,

---

Departamento de Comunicação Social - DECOM

Federação Espírita Pernambucana - FEP

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Escala de palestras organizadas pela Use Intermunicipal de

Araçatuba, SP

 

MAIO/2013

 

(Informações fornecidas por Robson F. Cunha)

 

 

 

Nota da Use Intermunicipal de Americana sobre

18 de abril dia municipal do Espiritismo

 

 

(Informação recebida em email de Clayton Prado [[email protected]])

 

 

 

 

Tem início o NEU-UNIRIO

Rio de Janeiro, RJ

 

Fonte – NEU UERJ - http://neu-uerj.zip.net/

 
 

Título da palestra - " Entre Teses das Ciências, a Fé Quotidiana e a Bioética." 

Palestrante convidado: Luiz Carlos Formiga 
Data - 
06 de junho de 2013 às 17h Espaço do grupo Renascer no Hospital Universitário Gaffrée Guinle, Tijuca

 

Parabéns aos organizadores ( espirituais e materiais)  pela iniciativa de mais um Núcleo Espírita Universitário

 

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2011/11/universidade-e-espiritualidade-entre_11.html

 

Fonte – NEU UERJ - http://neu-uerj.zip.net/

 

 

(Informação recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no CEIFA com Wanderson Leite Lacerda

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

Programações do C.E. Discípulos de Jesus

São Paulo, SP

 

Amigos de Ideal;

No próximo sábado dia 27 de abril teremos a peça Teatral A Flor do Perdão no Centro Espirita Discípulos de Jesus - Paraíso a qual já enviei o convite para VCs.

 

Como acabou ficando dois eventos em seguida peço a ajuda para divulgar esta palestra (cartaz abaixo) que teremos no dia 04 de maio, com a Mara Sucena, tema VOLTEI. 

 

Por favor convidem as pessoas por e-mail, FACE, rádio , jornal ou TV.

 

Obrigado a todos.

 

 

Imagem inline 1

 

Grupo de Divulgação

Visite nosso blog: http://cedj-paraiso.blogspot.com

No Facebook: http://www.facebook.com/cedj.paraiso


(Informações em emails de LUIZ
[mailto:[email protected]] repassadas por Jorge Rezala; e de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

Programação da SELUZ- Sociedade Espírita “A Caminho da Luz”

Barbacena, MG

 

 

ATENÇÃO: NOVA TURMA DO ESDE SERÁ FORMADA BREVEMENTE, AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013.


Olá a todos,

 

Aproveito a oportunidade para convidá-lo(a)  para participar das atividades da SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz) em Barbacena / MG:

 

02/04/13 - Terça - 19:30 h - Adeliana, de Cataguases / MG (Substituída pelo Sidney, da SELUZ);
09/04/13 - Terça - 19:30 h - Ieda, do GECEJ (Grupo Espírita Cristão Evangelho de Jesus);
16/04/13 - Terça - 19:30 h - Parábola da Previdência, com Luciano Batalha, da SELUZ;
23/04/13 - Terça-  19:30 h - Dr. Marcílio Farah, do GEFE (Grupo Espírita Fraternidade dos Essênios);
30/04/13 - Terça - 19:30 h - Luciano Alencar, do CEEE (Centro Espírita Fraternidade dos Essênios).

Obs.: Enquanto você assiste ao estudo da noite, seu filho, neto ou sobrinho menor (3 a 15 anos) poderá participar das aulinhas de evangelização infanto-juvenil em salas próprias e com pessoal preparado.

Há ainda neste dia o atendimento fraterno e passe.

 

Quarta-feira - ESDE - (Estudo sistematizado da Doutrina Espírita) às 19:30 horas - O ESDE é previsto e incentivado pela FEB (Federação Espírita Brasileira) e engloba o estudo das cinco obras básicas de forma sistematizada (O livro dos espíritos; O livro dos médiuns; O evangelho segundo o espiritismo; O céu e o inferno e A gênese).
( NOVA TURMA DO ESDE SERÁ FORMADA AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE / 2013 )

 

Quinta-feira - 19:30 horas: EEM - Estudo e Educação da Mediunidade, dividida em 03 (três) módulos.

módulo I - Base para os iniciantes.

módulo II e III  - Estudo de " O livro dos médiuns " e segunda parte com reunião e experimentação mediúnica.

 

A SELUZ ainda realiza outras atividades tais como:

1) Livraria/biblioteca (venda e empréstimos de livros espíritas), terça-feira 19:00 horas; 

2) 1º sábado do mês, 14:00 horas, enxoval Fabiano de Cristo; 

3) 2º sábado do mês, 14:00 horas, Lactário Bezerra de Menezes; 

4) Juventude Espírita (a partir de 12 anos) aos sábados, às 16:00 horas; 

5) Grupo Vocal a Caminho da Luz - todo domingo 17:00 hs (Se você gosta de cantar ou tem interesse, há vagas disponíveis - venha fazer um teste vocal);
6) Domingo 16:00 horas - Estudo e Educação da Mediunidade;

7) Equipe de apoio e implantação do culto no lar.  Inicie o culto semanal em seu lar...

 

Endereço da SELUZ - Rua Dário de Oliveira Lima - 99 - Bairro Campo (primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi).

 

Venha conhecer a SELUZ e, quem sabe, participar conosco dos trabalhos da casa, das reuniões de estudos ou outras atividades. Vai se sentir em casa...

 

Divulgue para seus amigos / contatos pois, quem sabe haja o interesse e a disponibilidade deles. As portas estarão sempre abertas, para todos...

 

Abraços fraternos.

 

Adriano Barroso

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Jesus de Nazareth

Taubaté, SP

 

Rua CAP. LEOVIGILDO ARECO, 256

AO LADO DO ABRIGO “MARIA DE NAZARETH”

Bairro de São Roque

 

P A L E S T R A

 

OBSESSÃO E OS

TRANSTORNOS COMPORTAMENTAIS

 

S  Á  B  A  D  O

 

DIA 27/04/2013  às  19:30H.

 

MARINA FERRI

TAUBATÉ

 

ABERTURA MUSICAL:

PIANISTA E PROFESSOR

CARLOS DIMAS

C. PAULITA

 

 

 

 

 

Palestras no Centro Espírita Joanna de Ângelis

Guarulhos, SP

 

1 - Terça 23/04 – 20h00 – Expositora: Maria Aparecida Zonaro – Tema: do Evangelho – Rua São Manoel, 567 – Vila Rosália – Gru

 

2 – Quinta 25/04 – 20h00 – Expositor: Carlos Scaramuzza – Tema: O Eu controlador – Rua São Manoel, 567 – Vila Rosália – Guarulhos/SP

 

3 – Domingo – 28/04 – 15h00 – Evento para a Mocidade com Ramatiz e participação do grupo musical Almas do Rock

Tema: As Drogas na visão Espírita

Rua São Manoel, 567 – Vila Rosália – Gru

 

4 – Domingo – 28/04 – 19h00 – Gravação do Programa Espiritismo e Evolução da Rádio Palermo com Claudio Palermo,Angélica Palermo,  Armando Leite e Gislene Xavier sobre auto-estima e espiritualidade! participe conosco!

Rua São Manoel, 567 – Vila Rosália – Gru

 

5 – Terça – 20h00 – Palestra a cargo da Use Guarulhos – Tema: Conhecendo o livro dos espíritos -

Rua São Manoel, 567 – Vila Rosália - Gru

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

 

 

 

Prossegue o XVII Mês do Teatro Espírita de

Indaiatuba, SP

 

(Informação recebida em email de Eraldo - Solaia [[email protected]])

 

 

 

 

Teatro na FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Eraldo - Solaia [[email protected]])

 

 

 

 

Bazar do Dia das Mães na Casa da Esperança

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

 

Almoço em homenagem ao Dia das Mães - SEEDE

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; luiz mello [[email protected]])

 

 

 

 

Vídeos. Doutora Marlene Nobre, “Cidadã Paulistana”

São Paulo, SP

 

DRA.MARLENE NOBRE CIDADÃ PAULISTANA , O DIA DO ESPIRITA 18/04/2013 E OUTORGADA DA DRA MARLENE NOBRE A CIDADANIA PAULISTA, A PEDIDO DO VEREADOR RUBENS CALVO.

diversas Autoridades estiveram presentes, como a Presidente da Federação espirita de Sao Paulo, Presidente da Andre luiz, e diversars associações medicas,advogaticias, piscologos, Presidentes de Centros Espiritas.

1 http://www.youtube.com/watch?v=vzpp3Z6X3rI

 

2 http://www.youtube.com/watch?v=dLqL9v1IQkM

 

(Colaboração recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Vídeo com palestra por Rogério Coelho

Araçatuba, SP

 

Tema: “Há muitas moradas na casa de meu Pai”

Acesse o site “A Voz do Espiritismo”

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

Álbuns de fotos de vários eventos da última semana

Rede Amigo Espírita

 

Acesse os links abaixo:

 

Rogério Coelho na Casa do Caminho

Transmissão ao vivo http://www.facebook.com/media/set/?set=a.463026840432924.1073741837.204657172936560&type=3

 

Izaias Claro e Allan Vilches na 3 Semana Espírita de José Bonifácio,

Transmitido ao vivo

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.461599343909007.1073741836.204657172936560&type=3

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.460792277323047.1073741835.204657172936560&type=3

 

1º.  ENCONTRO REDE AMIGO ESPÍRITA

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.464024790333129.1073741838.204657172936560&type=3

 

 

35º.  MES ESPÍRITA DE AURIFLAMA

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.459424050793203.1073741834.204657172936560&type=3

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.459420950793513.1073741833.204657172936560&type=3

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.459414134127528.1073741832.204657172936560&type=3

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.457387644330177.1073741830.204657172936560&type=3

 

--
 

Rede Amigo Espírita

www.redeamigoespirita.com.br

 

 

 

 

 

 

Leia o informativo Mensal O Bem

Matão, SP

 

Acesse:

https://docs.google.com/file/d/0By7u1ssurxArNmt1WkVUWl9MNUk/edit

 

 

 

 

 

 

 

A fraca e estéril fé da educação e a forte e fértil fé da instrução

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

     Instrução e educação são duas palavras dadas como sinônimas pelos dicionários, mas não é bem assim. Toda educação é instrução, mas nem toda instrução é educação. Instrução é dar conhecimento de matemática, de português,  química,  religião etc. A educação está mais ligada à moral, ao bom comportamento, a atitudes de respeito, ao bom senso e também à própria religião etc. Para Huberto Rohden, o Ministério da Educação chamar-se Ministério da Instrução.

       A fé da educação é aquela de berço, que pode ser ensinada também pelos professores, principalmente pelos exemplos. Se a escola for católica, os alunos são geralmente católicos. Se for espírita, eles são geralmente espíritas, o que vale também para as outras religiões.

        Mas a religião oriunda da educação nem sempre será igual àquela oriunda da instrução buscada e estudada pelo indivíduo. Essa religião que ele descobre, pelo seu estudo e pesquisas, torna-se a sua religião preferida e estável, pois é baseada no seu estudo, na lógica e no bom senso, deixando para trás a sua religião de berço adquirida pela educação e não pelo seu próprio estudo. Uma parte dessas pessoas costuma tornar-se sem religião, mantendo apenas algumas tradições daquela de berço. É o que, acontece muito no mundo de pós-modernidade, com os católicos, principalmente, com os intelectuais, pois eles têm dificuldades em aceitar alguns dogmas. O problema da Igreja é, pois, de fé.

      Pela Bíblia, “a fé é a certeza das coisas que são esperadas, a convicção de fatos que se não veem.” (Hebreus 11: 1).  Fé, pois, no futuro, ou seja, na vida do espírito imortal que não morre quando o corpo morre, mas apenas deixa o corpo. Não é, portanto a fé em qualquer doutrina “bolada” pelos teólogos e que são a causa do declínio, confusão e divisão do cristianismo.

     O apóstolo Paulo ensina que convém reduzir a cativeiro todo o entendimento, para que obedeça a Cristo, mostrando que a fé é um ato da inteligência, do entendimento, e não da vontade. (2 Coríntios 10: 5). Mas Jesus diz que o ato de fé tem mérito, pois quem crê será salvo. (Marcos 16: 16). Para Jesus, pois, a fé é um ato livre da vontade. Ficamos com Jesus. E como o sentido de “crer”, de acordo com a sua etimologia greco-latina equivale a “ter fé” e “ter fidelidade” (“pistis” do grego e fides do latim), a tradução mais racional deveria ser: “Quem tem fidelidade a Jesus, será salvo”, pois acreditar em Jesus, até os maus demônios acreditam, só não Lhe sendo fiéis. 

       Como ficou esclarecido, a fé da instrução, do estudo ou raciocinada, que é a fé espírita, sobrepuja a fé da educação, de berço, que, às vezes, é cega e inútil, pois não torna melhor o indivíduo. Parte dos adeptos do cristianismo está tendo uma fé cega e estéril, ou seja, a da educação e não a fé raciocinada da instrução, fértil e útil, pois nos leva a sermos melhores, mais realmente cristãos!

 

São Pedro e São Paulo em quadro de “El Greco”

Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha

. Foto Ismael Gobbo

 

José Reis Chaves estará proferindo palestra na Fraternidade Francisco de Assis, em 26-4-2013, às 20h, Rua Nhengaibas, 300, Vila Prudente, São Paulo, SP . Será transmitida ao vivo pelo www.fraternidadeassis.com.br

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP