Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 25 de abril de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/ABRIL/25-04-2013.htm

 

 

 

 

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS

DEIXAI QUE VENHAM A MIM AS CRIANCINHAS

 

     18. Disse o Cristo: “Deixai que venham a mim as criancinhas.” Profundas em sua simplicidade, essas palavras não continham um simples chamamento dirigido às crianças, mas, também, o das almas que gravitam nas regiões inferiores, onde o infortúnio desconhece a esperança. Jesus chamava a si a infância intelectual da criatura formada: os fracos, os escravizados e os viciosos. Ele nada podia ensinar à infância física, presa à matéria, submetida ao jugo do instinto, ainda não incluída na categoria superior da razão e da vontade que se exercem em torno dela e por ela.

     Queria que os homens a ele fossem com a confiança daqueles entezinhos de passos vacilantes, cujo chamamento conquistava, para o seu, o coração das mulheres, que são todas mães. Submetia assim as almas à sua terna e misteriosa autoridade. Ele foi o facho que ilumina as trevas, a claridade matinal que toca a despertar; foi o iniciador do Espiritismo, que a seu turno atrairá para ele, não as criancinhas, mas os homens de boa vontade. Está empenhada a ação viril; já não se trata de crer instintivamente, nem de obedecer maquinalmente; é preciso que o homem siga a lei inteligente que se lhe revela na sua universalidade.

     Meus bem-amados, são chegados os tempos em que, explicados, os erros se tornarão verdades. Ensinar-vos-emos o sentido exato das parábolas e vos mostraremos a forte correlação que existe entre o que foi e o que é. Digo-vos, em verdade: a manifestação espírita avulta no horizonte, e aqui está o seu enviado, que vai resplandecer como o Sol no cume dos montes. – João Evangelista. (Paris, 1863.)

     19. Deixai venham a mim as criancinhas, pois tenho o leite que fortalece os fracos. Deixai venham a mim todos os que, tímidos e débeis, necessitam de amparo e consolação. Deixai venham a mim os ignorantes, para que eu os esclareça. Deixai venham a mim todos os que sofrem, a multidão dos aflitos e dos infortunados: eu lhes ensinarei o grande remédio que suaviza os males da vida e lhes revelarei o segredo da cura de suas feridas! Qual é, meus amigos, esse bálsamo soberano, que possui tão grande virtude, que se aplica a todas as chagas do coração e as cicatriza? É o amor, é a caridade! Se possuís esse fogo divino, que é o que podereis temer? Direis a todos os instantes de vossa vida: “Meu Pai, que a tua vontade se faça e não a minha; se te apraz experimentar-me pela dor e pelas tribulações, bendito sejas, porquanto é para meu bem, eu o sei, que a tua mão sobre mim se abate. Se é do teu agrado, Senhor, ter piedade da tua criatura fraca, dar-lhe ao coração as alegrias sãs, bendito sejas ainda. Mas, faze que o amor divino não lhe fique amodorrado na alma, que incessantemente faça subir aos teus pés o testemunho do seu reconhecimento!”. 

     Se tendes amor, possuís tudo o que há de desejável na Terra, possuís preciosíssima pérola, que nem os acontecimentos, nem as maldades dos que vos odeiem e persigam poderão arrebatar. Se tendes amor, tereis colocado o vosso tesouro lá onde os vermes e a ferrugem não o podem atacar e vereis apagar-se da vossa alma tudo o que seja capaz de lhe conspurcar a pureza; sentireis diminuir dia a dia o peso da matéria e, qual pássaro que adeja nos ares e já não se lembra da Terra, subireis continuamente, subireis sempre, até que vossa alma, inebriada, se farte do seu elemento de vida no seio do Senhor. – Um Espírito protetor. (Bordéus, 1861.)

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. VIII, 18, 19) FEB. Copiado de Febnet.

Pestalozzi com os órfãos em Stans.

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e2/Pestalozzi.jpg

 

 

 

 

Nota de falecimento da Sra Ana Bustillo

Cartagena, Colômbia

 

 

Hermanos en Ideal;

La  Federación  Espírita del Perú, envia sus más sensibles Condolencias y acompaña a nuestro hermano en ideal espírita,  Jorge Berrío Bustillo y familia,   en el retorno a la Patria Espiritual de su Señora Madre, Ana Bustillo en el día hoy, 23 en la ciudad de Cartagena-Colombia.

Rogamos al Padre Celestial para que sus guías la protejan, la rodeen de mucha paz y la conduzcan por el camino de luz que Dios le ha preparado.

 Con Dios, Jesús y Kardec, hoy y siempre!!!

 

Gina Quintanilla J.                            Pedro EcheverrIa Bardales

Coord. de FEPERU                                 Pdte  de la FEPERU

__._,_.___

 

(Informação em email de [email protected] repassado por Alvaro Velez [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Santana do Livramento, RS

 

23 de abril de 2013

Há no Rio Grande do Sul um reflexo que alcança todos os eventos públicos. Trata-se do item segurança coletiva e pessoal. As autoridades, zelando pelos cânones legais, exigem a limitação da lotação dos espaços a serem utilizados, bem como sua adequação. Soluções adequadas são encontradas, utilizando-se para os eventos que congregam número expressivo de participantes as áreas livres, externas. Essa foi a decisão da União Municipal Espírita de Santana do Livramento – UME-Livramento -, promotora do evento e das autoridades públicas, para que a conferência, proferida por Divaldo Franco no dia 23 de abril, pudesse ser realizada.

O Ginásio Guanabara, acolheu em seu interior mil e cem pessoas. Outras duas mil assistiram o evento através da projeção em telões dispostos na via pública, previamente fechada para o tráfego. Todos ávidos por conhecimento que os levassem à reflexões e conclusões sobre si, as circunstâncias, o momento e o próximo.

Divaldo, dando mostras de seu vigor físico e após ter percorrido de carro 525 Km em mais de 5 horas de viagem, proferiu a conferência programada, atendendo a expectativa estampada na fisionomia dos presentes. Descreveu o magnífico trabalho percursor realizado por João Batista visando receber o Messias. Com seu vocabulário rico e envolvente, Divaldo levou o público a um passeio pela história imediatamente antes da chegada de Jesus entre os homens, seguindo-se a narrativa de Seu ministério. O Nazareno, o menestrel do amor, é o exemplo, o modelo que Deus deu à humanidade.

Jesus, o grande cantor da natureza, o mestre das sinfonias divinas das obras de Deus, o mestre do amor, a todos amparava, falando de Deus, apresentando as Bem-aventuranças. Divaldo perpassou a história da humanidade de forma rápida, principalmente após a vinda do Carpinteiro, filho de José e Maria, reavivando na memória o percurso realizado pelo homem na conquista do poder, mas que ainda não alcançou a felicidade tão almejada, as vezes de forma equivocada. Encerrada a conferência, o publico, composto por brasileiros e uruguaios, aplaudiu-o com entusiasmo, agradecendo-o pelos momentos de convívio fraterno, amoroso.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

Abraços,

Jorge Moehlecke

 

(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

Programação do 2º.  Congresso Espírita Britânico

Londres, Reino Unido

 

11 E 12 DE MAIO DE 2013:

 

PROGRAMME FOR THE CONGRESS

 

11th -  SATURDAY – doors open 10:30am

11:00 – 11:15 – Welcome / Safety – Christopher  Kinghorn.

11:15 – 11:30 – Music on the stage – Diego Carneiro.

11:30 – 11:45 – Janet Duncan – founder of the 1st. Spiritist Study Group in the UK.

11:45 – 12:00 – Short Film / Slides: “30 YEARS OF SPIRITISM IN THE UK”.

12:00 – 13:30 – Haroldo Dutra Dias: “The Historical View of Religion” - Anne Sinclair  interpreting.

1:30 – 3:30 – Lunch Break & books, etc…

3:30 – 3:55 – Anne Sinclair: “The Family from a Spiritist Perspective”.

3:55 – 4:20 – Maria Gomes: “The Practical Application of the Gospel in our Daily Lives.”

4:20 – 4:45 – Tania Stevanin: “Jesus: the First Psychologist”.

4:45 – 5:00 – Break   

5:00 – 5:25 – Davian Jessamy: “Using the Spiritist Teachings to bring Happiness”.

5:30 - 7:00 – Andrei Moreira:  ”The New Medicine for a New Millennium”.

Anne Sinclair interpreting.

7:00 - 7:25 – Q & A - Panel Chairman.

7:25 – 7:30 – Closing Prayer

 

 

12th -  SUNDAY – doors open 9am

9:30 – 9:40 – Welcome & Prayer – Silvia Gibbons.

9:40 – 10:05 – Silvia Gibbons: “Mediumship and Spiritism”.

10:05 – 10:30 -Tanya Moore:  ”Evolution from a Spiritual Perspective “.

10:30 – 10:40 -  Break

10:40 – 11:05 – Denise Ferrett: “The Real Cure”.

11:05 – 11:30 - Charles Kempf (Acting ISC General Secretary): “New Proposals for Happiness”.

11:30 – 12:30 - Andrei Moreira: “Sexuality as Seen from the Perspective of Immortality” – Silvia Gibbons interpreting.

12:30 – 2:00 – Lunch Break   (1:30hrs)

2:00 – 2:20 – Beth Freire: “Letters from the After-life: A Scientific Investigation of the Automatic Writing of the Brazilian Medium Chico Xavier”.  

2:20 – 2:40 - Humberto Werdine:  ”Reincarnation in the Holy Scriptures”.

2:40 – 2:50 - Break - last opportunity to buy books.     

2:50 – 3:20 – Janet Duncan: “Walking the Pathway Towards Enlightenment”.

3:20 – 4:20 - Haroldo Dutra:  ”News of Paul and the Founding of the Christian Communities” – Silvia Gibbons interpreting.

4:25 – 4:30 - Closing Prayer.

 

 

Veja a programação também aqui:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=64K6rG95Wwk

 

 

(Informações recebidas de Elsa Rossi)

Estação ferroviária internacional St. Pancras. Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestras e Seminários com Divaldo Pereira Franco. República Tcheca, República Eslovaca, Croácia, Eslovênia, Áustria

 

27 de maio a 01 de junho de 2013

 

 

(Informação recebida em email de Skupina Allan Kardec - Praha [[email protected]])

 

 

 

Circulo de Difusion Espirita

Cartagena, Colômbia


Saludos amigos y hermanos:

 

Los invitamos a ver nuestra pagina en Facebook (aún en construción), de este nuevo grupo de trabajo Círculo de Difusión Espírita CIDES que hemos creado, dedicado a la divulgación de la Doctrina Espírita en Cartagena de manera presencial,  y por vía virtual a todo publico y contactos. 

Pueden hacerse seguidores y decir "me gusta" para aumentar su audiencia. Alli estaremos colocando los anuncios de nuestras actividades, asi como la informacion de las que se hayan realizado:

 

http://www.facebook.com/circulodedifusionespirita

 

Gracias

Alvaro Velez Pareja

Director.
 

(Informação recebida em email de Alvaro Velez [[email protected]])

 

Conheça o movimento espírita da Colômbia pela entrevista com

Alvaro Velez Pareja em

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/01/focalizando-o-trabalhador-espirita-120_07.html

 

 

 

 

Sandra Fiore no C.E. Bezerra de Menezes

Matão, SP

 

Centro Espirita Bezerra de Menezes

Av. Rafael Juarez Sola, 89 - Matão (SP)

 

Palestra nesta quinta feira 25/04 às 20h00min. 

 

Palestrante: Sandra Fiore (Araraquara)

Tema: Resignação

Sandra Fiore é natural de Araraquara. Artista Plástica como profissão. Divulgadora espirita, faz parte do conselho doutrinário  da U.E.Paschoal Grossi da mesma cidade,  além de coordenar alguns grupos de estudos.

 

 

 

(Informação recebida em email de abrart [[email protected]])

 

Busto de Cairbar Schutel na praça da Igreja  Matriz em  Matão, SP

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra com Lucile Battagello na C.E. Seara de Luz

Bilac, SP

 

 

(Informação recebida em email de VANDERLEI SILVA [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara em

Piratininga, SP

 

(Informação recebida em email de Linda Maria Faulin Sant Anna [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras com Agnaldo Paviani

São Paulo, capital e região

 

Maio 2013

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Cine Abrape apresenta: Intocáveis

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de ABRAPE [[email protected]])

 

 

 

XII Femeu- Festival de Musica Espírita de

Uberaba, MG

Estimados irmãos Dirigentes Espíritas e Dirigentes da Imprensa Espírita,

Pedimos a caridade da divulgação de um importante evento de carater nacional – o XII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba, promovido pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Ubeaba.

Gostariamos que fosse dado a maior divulgação possível.

Segue anexo a notícia e o cartaz do XII FEMEU.

Observação: O cartaz impresso, está com a data errada (28/08). A data correta é dia 24/08.

Muito obrigado.

Saudações fraternais.

Luiz Carlos de Souza

Coordenador do FEMEU

Diretor Artístico da UMEU

 

 

 

 

XII FEMEU

FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA

 

O XII FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA é uma iniciativa da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, realizado com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Prefeitura Municipal de Uberaba; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e  A Flama Espírita; das rádios espíritas: Amor Fraterno e Fraternidade; Tv espírita A Caminho da Luz.

           

O FEMEU tem como objetivos:

·        Valorizar a arte produzida no movimento espírita;

·        Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas;

·        Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita.

·        Divulgar a música espírita, elevando o espírito.

·        Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional;

·        Promover a Doutrina Espírita.

 

O FEMEU terá o seguinte Calendário:

·        Até o dia 23/06 – Divulgação do XII FEMEU em todo o território nacional.

·        De 01/06 a 23/06 – Inscrição das letras das músicas através do site do XII FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

·        De 24/06 a 30/06 – Seleção das músicas inscritas pela Comissão de Avaliação.

·        De 01/07 a 06/07 – Músicos fazem o Upload das músicas aprovadas pela Comissão de Avaliação.

·        De 08/07 a 11/08 – Votação das músicas no site do XII FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

·        De 12/08 a 24/08 – Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 24/08.

·        Dia 24/08 – Realização do XII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas às 19h no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba (Av. Dom Luiz Maria Santana nº 141 – Bairro Santa Marta – Uberaba-MG).

·        De 25/08 a 30/09 – Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.

 

Podem se inscreverem no XII FEMEU, músicos espíritas:

·        Residentes em qualquer cidade do Território Nacional (Brasil).

·        Brasileiros que residam em outros países.

·        Dos países de língua portuguesa.

 

A premiação será:

·        1º Lugar (01 violão, 01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        2º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        3º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        4º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        5º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        6º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·        Músico Destaque (01 troféu e livros espíritas);

·        Grupo Destaque (01 troféu e livros espíritas).

Observação: Não haverá repetições de prêmios.

 

Os interessados podem fazer o download do Regulamento e Cartaz e notícias do XII FEMEU no site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

 

As informações podem ser obtidas através:

Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu  

Blog: http://femeu.blogspot.com

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 9969-7191

 

Para conhecer melhor o FEMEU, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:

Músicas do VII ao X FEMEU: http://www.youtube.com/user/FEMEU1

Músicas a partir do XI FEMEU: http://www.youtube.com/FEMEU2

 

Pedimos a divulgação desta notícia a todos os músicos espíritas espalhados pelo Brasil.

 

Luiz Carlos de Souza

  • Diretor Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba
  • Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba

 

 

(Informação recebida em email de FEMEU - Fest. Mus. Esp. Uberaba [[email protected]])

 

 

 

 

 

Seminário “Espiritismo, Sexo 7 Evolução na

S.E. “O Consolador Prometido”. Feira de Santana, BA

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Palestras e atividades desenvolvidas pelo “Oficina de Luz”

Carapicuíba, SP

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

Palestra com Renato A. Zanoli e André Luiz Zanoli no

C.E. “Caminho da Luz”. Regente Feijó, SP

 

 

(Informação recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

I Encontro Espírita de Jovens do C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de antônio carlos navarro [[email protected]] e de João Marchesi Neto)

 

Garça em  represa na cidade de  São José do Rio Preto, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra no C.E. Amor e Verdade com Sandra Gonzaga C. Gomes

Pacaembú, SP

 

 

(Informação recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

Bazar de Artesanato para o Dia das Mães da A.E. Obreiros do Bem. São Carlos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Teatro: Aconteceu na Casa Espírita

Jacareí, SP

 

 

(Informação recebida em email de CARLOS ROBERTO MONTEOLIVA [[email protected]])

 

 

 

 

Boletim do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Rio de Janeiro, RJ

 

Amigos

 

Estamos enviando O BOLETIM de ABRIL de 2013 com mensagens de harmonia e esperança.

Desejamos uma boa leitura.

Muita paz

Sempre comunique mudanças de email para que seu cadastro não seja excluído.

Para visualizar o Boletim Online em PDF, é necessário ter instalado o

ADOBE ACROBAT READER, que pode ser baixado GRATUITAMENTE em:

http://get.adobe.com/br/reader/

Fraternalmente, cumprimentam os amigos da

Área de Divulgação

Centro Espírita Bezerra de Menezes

www.bezerramenezes.org.br

 

 

(Recebido em email de [email protected])

 

 

 

 

Notas sobre fundação da APEESP- Associação dos Palestrantes Espíritas do Estado de São Paulo

 

Recebemos informações do confrade Cassio Branco de Araujo nos informando da

fundação da Associação dos Palestrantes Espíritas do Estado de São Paulo- APEESP

em duas notas que abaixo reproduzimos:

 

************************

 

Sr. Ismael

Boa noite

 

Gostaria que fosse divulgada a fundação da Associação dos Palestrantes Espiritas de Estado de São Paulo – APEESP, entidade que se propõe  entre outras atividades, promover a divulgação dos palestrantes espíritas, seus associados, junto às Casas Espíritas do nosso Estado e promover também, quando possível, viagens de seus associados, sempre procurando atender suas necessidades e ajudando dessa forma seu trabalho na divulgação da Doutrina de Kardec e ainda facilitando às Casas Espíritas nos convites para palestras.

 

Antecipadamente grato por qualquer divulgação, deixo meu

 

Fraterno abraço

Cassio Branco de Araujo

Presidente

 

image

 

 

************************

 

 

Sr. Ismael

Bom dia

 

A Associação está em fase de constituição formal, nosso contador está trabalhando para essa conclusão.

 

Um grupo de palestrantes espíritas sentiu a necessidade de aproximar os locais onde palestravam com os de suas residências. São Paulo é uma cidade grande de trânsito, eu diria, “infernal”e o deslocamento, principalmente em horários de pico, se torna cada vez mais difícil e trabalhoso. Assim, esse grupo resolveu promover a ligação entre Casas Espíritas e palestrantes, existentes em regiões próximas.

A primeira diretoria está assim constituida:

Pres. - Cassio Branco de Araujo

Vice Pres. - Plínio Bueno Penteado Júnior

1o. Sec. – Luis Meneses

2o. Sec. – Roberto Serqueira Dauto

Tes. – Marco Antonio Blanco

 

Lembramos que os palestrantes acima atuam em várias áreas de São Paulo.

Luis e Marco – Zona Sul

Roberto – Zona Oeste e Norte

Plínio – Zona Leste

 

Assim com a participação de vários outros palestrantes que hoje não fazem parte da diretoria, estaremos cobrindo toda São Paulo.

 

Abraços

Cassio

 

(Informações recebidas em emails de [email protected])

 

 

 

Terá que ser construído

 

 

Orson Peter Carrara

 

         Um dia alguém perguntou: até quando o mundo ficará sob a égide das dificuldades sem conta que se acumulam e se repetem todo dia? A pessoa indagada disse que enfrentou a mesma dúvida a saiu na procura de resposta, que encontrou. Trago aos leitores no poema O Dia Prometido, que foi a resposta àquela dúvida:

Deslocando-me no espaço,

Para o mundo visitar

Na ânsia de levar meu abraço

No esforço quase inaudito

Roguei ao Senhor do Infinito

Duas asas para voar

E o Senhor da Eterna Grandeza

Impulsionou-me no espaço a fora

E eu que contava ver tanta beleza

De fato, ouvi cantar a Natureza

Mas vi também o ser que chora

Visitei países tão estranhos

Que mais pareciam mundos de degredos

Vi pastores espancar rebanhos

Vi brancos humilhar os negros

Vi hospitais superlotados

De seres desequilibrados

No auge da idiotia

Vi crianças chorar a noite

Tendo fome por açoite

E seus pais a dormir de dia

Vi mãos maternas cruzadas sobre o peito que não arfava

Irrigado pelas lágrimas de um menino que soluçava

Então me voltei ao Senhor das Alturas

Queria saber qual o dia do destino

Que marcava para a Terra

O nascer da felicidade

E o morrer dos desatinos

Respondeu-me o Senhor com bondade

O dia já foi prometido

Mas antes terá que ser construído

Por essa Humanidade

O dia perene do Amor e da Caridade!

         O belíssimo poema, de autoria de José Grosso, está no belo romance A Casa da Lareira, oportuna e comovente obra do amigo Alvaro Basile Portughesi. O dia do amor e da caridade, esta que não se resume na doação de coisas, mas na vivência plena do respeito às diferenças e do esforço permanente pela gentileza, pela bondade, pela atenção, pela fraternidade.  Terá mesmo que ser construído... Está mesmo tudo por fazer.

 

Casa de João-de-Barro, nas proximidades do Banco do Brasil, no Eixo Monumental, em Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP