Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/10-12-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

09-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/09-12-2013.htm

07-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/07-12-2013.htm

06-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/06-12-2013.htm

05-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/05-12-2013.htm

04-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/04-12-2013.htm

    

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

De onde provem a ajuda divina?

 

Almir Del Prette (SEOB/São Carlos)

 

Em geral a pessoa religiosa que crê e solicita ajuda divina, na maioria das vezes espera que seu pedido seja atendido pelas esferas celestiais por meio da ação direta de anjos, santos ou espíritos luminares. Entretanto, a ajuda às vezes ocorre de maneira simples, tão pouco engalanada que pode passar despercebida por aquele que a recebe se ele não estiver atento. O que relatamos a seguir exemplifica bem o fato da providencia divina atuar de múltiplas maneiras e, com certeza, em silêncio.

. . . . . . . . . . .

Há algum tempo atrás um jovem buscava emprego quase desesperadamente. Era uma época difícil, com mercado de trabalho restrito. Um dia lhe apareceu um serviço como cobrador. Ganharia um percentual sobre o que conseguisse recuperar dos clientes inadimplentes ou em vias de se tornar. O gerente lhe instruiu para agir com perspicácia para descobrir endereços, convencer devedores a saldar a dívida fazendo empréstimos, receber parcelado ou até mesmo retirar objetos comprados, mesmo que já usados.    Não era tarefa fácil, especialmente porque nem sempre o comprador se mostrava razoável. O jovem se esforçava, mas muitas vezes voltava sem resultado algum o que deixava seu chefe irritado.

Em uma ocasião teve que viajar até cidade próxima para procurar clientes. O que conseguiu de pagamento o deixou bem satisfeito. Calculando sua percentagem avaliou que isso lhe garantiria um pouco de tranqüilidade em, pelo menos, duas ou três semanas. Quando chegou a rodoviária, teve ciência que seu último ônibus já havia partido. Decidiu-se por passar a noite ali mesmo, economizando dessa forma, as despesas com um quarto de pensão. Como janta comprou um sanduíche dos grandes e, alegre percebeu que a garçonete foi generosa com os recheios. Como de costume fez uma prece, pedindo proteção a Jesus. Em seguida calculou quanto tempo ainda ficaria naquele local, e guardou o sanduíche para comer mais tarde.  Cerca de uma hora depois a rodoviária estava esvaziada, nem mesmo os bares funcionavam, então julgou que era o momento de se alimentar.  Nesse momento, enorme canzarrão apareceu, como que procurando companhia. Deu parte do lanche para o cachorro que após comer deitou-se ao lado. O rapaz se ajeitou como pode no banco disponível e dormiu...

Quase ao amanhecer despertou com gritos e barulhos provocados por três grandalhões em atitudes ameaçadoras. Transido de medo de ser assaltado pensou no dinheiro que deveria dar conta, guardado no bolso interno do paletó.  Foi então que o cachorro levantou-se e, rosnando, se antepôs entre o jovem e o grupo. Os possíveis malfeitores preferiram não se arriscar enfrentando o cão e retornaram à rua apressados. O jovem, grato pela inesperada ajuda, acariciou demoradamente o animal que continuou no local. Quando os primeiros guichês começaram a abrir e o ambiente foi aos poucos iluminado pela luz da manhã, o cão saiu em disparada.  Pouco depois, já sentado no ônibus, o jovem olhava as ruas, esperando, ainda, ver pela última vez o cachorro.

. . . . . . . . .

 

Coincidência? Seria possível o acaso juntar essa extraordinária combinação e sucessão de fatos? Veja o leitor os acontecimentos reunidos em itens como aparecem no relato: (a) o aparecimento do cachorro; (b) sua permanência no local até o amanhecer do dia; (c) o animal se interpor entre o rapaz em evidente atitude de defesa; (d) o animal se afastar com o clarear do dia. Como pano de fundo nesse conjunto de fatos temos a dramática situação vivida pelo rapaz.    De nossa parte entendemos que a ajuda espiritual tem uma economia relacionada aos recursos disponíveis no ambiente ou nas proximidades. No caso presente, o cachorro fez parte da estratégia de ajuda utilizada. 

  

Praça Dom José Gaspar, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. XXº Congresso Espírita Nacional

Calpe (Alicante) Espanha

 

6 de dezembro de 2013.

 

Nos dias 6,7 e 8 de dezembro de 2013 teve lugar, em Calpe (Alicante), o XXº Congresso Espírita Nacional.

O Paulo de Tarso da atualidade fará no Congresso, a conclusão final desta intensa trajetória em solo espanhol e em seu país vizinho, o Marrocos. Aqui está como um convidado especial e destacado para realçar o evento, pois é o encarregado pela abertura e o seu fechamento.

Em 6 de dezembro, às 10 horas, tendo sido inaugurado o Congresso, realizou-se uma pequena homenagem a um grande homem, Nilson de Souza Pereira, tio Nilson. A homenagem sensibilizou profundamente aos presentes, incluindo Divaldo, que ao subir à tribuna, referiu-se a Nilson como "exemplo vivo do verdadeiro espírita, tal como consta em o Evangelho Segundo o Espiritismo."

Abriram-se, assim, as portas para a magnífica apresentação da sua conferência, que tinha como abordagem "O Espiritismo como Filosofia de Vida", um título que foi designado como tema principal do XXº Congresso. Divaldo começou sua extensa exposição, apresentando ao público o Século XVII como sendo o século em que a religião deixa de governar a Ciência, ocorrendo uma cisão natural entre ambos, assentando-se a primeira na fé cega, e a segunda na razão. Ao escolher, a Humanidade, a razão ante a fé, aparece o materialismo, que posteriormente atenua-se com o surgimento da Enciclopédia e o anúncio dos Direitos Humanos, juntamente com a Revolução Francesa, em 1789.

Em 2 de dezembro de 1804 é auto coroado, na catedral de Notre Dame de Paris, o ditador Napoleão Bonaparte, que paradoxalmente tenta trazer de volta a ideia de Deus para a mente do povo francês, o povo da luz do Século XIX, no qual também dois meses antes viu nascer Hippolyte Léon Denizard Rivail, o ínclito Codificador da Doutrina Espírita, que adotou o pseudônimo de Allan Kardec.

O fantástico trajeto histórico-filosófico que nos apresentou Divaldo, mostrava pormenorizadamente as ideias pessimistas do filósofo alemão Arthur Schopenhauer e a filosofia nihilista de Friedrich Nietzsche, que pretendeu gravar nos corações a sua célebre frase "Deus morreu", extraída da sua obra Assim Falou Zaratustra.

Continuou ele a surpreender os congressistas com seu excelente verbo, passando pelo filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, com o retorno à religiosidade, e pelo criador do Positivismo, Auguste Comte, para desembocar no surgimento dos fenômenos mediúnicos de Hydesville, ao tempo em que apareceu o Manifesto Comunista, de Karl Marx, até surgir O Livro dos Espíritos, como uma aliança entre fé e razão, oferecendo ao mundo a fé raciocinada.

O Espiritismo, como uma filosofia de vida, vem para gravar em nossa alma, com letras douradas, o Sermão da Montanha, pois trata-se do verdadeiro Cristianismo redivivo, que nos dá um verdadeiro sentido para a vida, levando-nos ao desaparecimento das paixões primitivas que acompanham, ainda, muitas consciências adormecidas. O Espiritismo, que é positivista e nunca pessimista, tem como base a moral de Jesus, e nos ensina a mergulharmos no Reino dos Céus, que está dentro de nós, identificado com o Self, de C. G. Jung, instruindo-nos a sermos espíritas através dos nossos atos e não por nossas palavras.

A excelência do Poema da Gratidão, inspirado pelo notável Espírito Amélia Rodrigues, serviu para concluir a sua conferência e para envolver ao público em um suave perfume com o aroma da Caridade.

                   Texto: Xavier Llobet

                   Fotos: Manuel Sonyer e Vitor Féria

                  Tradução para o português: Delcio Carvalho

 

 

 

 

Palestra com Rosângela Pires no

 Centro Cultural Espírita Reflorescer. Arujá, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Bazar de Natal do Albergue Noturno “Deus e Caridade”

Poços de Caldas, MG

 

 

CONVITE

 

O ‘ALBERGUE NOTURNO DEUS E CARIDADE’

CONVIDA OS (AS) AMIGOS (AS)

PRO SEU ‘BAZAR DE NATAL’

COM GRANDES OFERTAS A PREÇOS ESPECIAIS

EM: 

ROUPAS EM GERAL, BOLSAS, CALÇADOS, CINTOS,

BRINQUEDOS E UTILIDADES DOMÉSTICAS

 

DIA/HORÁRIO/LOCAL

 

14 DE DEZEMBRO DE 2013

DAS: 13:00 ÀS 17:00

 

LOCAL:

 

‘ALBERGUE

NOTURNO DEUS E CARIDADE'

RUA DA SAUDADE, 95

SÃO GERALDO 

POÇOS DE CALDAS-MG

 

 

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA

E GENTILEZA NA DIVULGAÇÃO!

GRATOS

C.E.DEUS E CARIDADE

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli

Mirassol, SP

 

 

(Informação recebida em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

 

 

Ciclo de palestras na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

Segue cartaz divulgando ciclo de palestras na Comunidade Eurípedes Barsanulfo, em

Marília.

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

Imagem inline 1

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Programa Transição 15/12/2013

 

Caros amigos,

Seguem os dados do Programa Transição deste domingo, 15/12/2013.

 

TEMA: "Por Que Adoecemos"

 

CONVIDADOS: Décio Iandoli Jr., Cida Mello, Del Mar Franco, Ercília Zilli, Marlene Nobre, João Lourenço, Marlene Saes, Milton Felipeli, Flávio Braun, Mario Mas, Severino Celestino, Otávio Marques e Miguel Sardano

 

DATA: 15/12/2013, às 16h45 na RedeTV!

 

Renata Salera

Programa Transição

www.kardec.tv

(11) 2116-5702

 

(Informação recebida em email de ABRAPE [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Seminário “Médium e Mediunidade” com Denise Carleto Andia

Santa Bárbara D`Oeste, SP

 

(Informação recebida em emails  de Nélio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Wanderley A. Alves na A.E. Francisco de Assis

Rio de Janeiro, RJ

 

DIA:

11/12/2013 ÁS 19:30Min.

LOCAL:

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA FCO. ASSIS

(RUA: CAP. BRAGANÇA, 82/HIGIENÓPOLIS/RJ)

TEMA:

BUSCAIS E ACHAREIS”.

(ESE. CAP. 25 – ITENS DE: 1 A 11)

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

[email protected]

 

 

(Informação  recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública no C.E. Caminho da Luz

Flórida Paulista, SP

 

PALESTRA

CENTRO  ESPÍRITA “ CAMINHO  DA  LUZ ” 

Rua Florindo Giralde, 390 - FLÓRIDA PAULISTA

18 de dezembro, 4ª feira, às 20 horas

 

ORADORA: MARISTELA BARUSSO, de Adamantina

 

Imagem inline 1   

 

Tema: "Jesus"

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Jornal Olhar Espírita

Bauru, SP

 

Olá companheiros do Movimento Espírita de Bauru e Região,

 

Segue em anexo o último exemplar do JORNAL OLHAR ESPIRITA do ano de 2013, 

aproveito para desejar um final de ano com muita PAZ e  HARMONIA para todos e que o ANO NOVO que se aproxima seja repleto de realização FELIZES para todos nós...

 

Que seja um ano promissor em todos os sentidos...

Que possamos realmente entender e colocar em prática os ensinamentos deixados pelo "Aniversariante" mais importante do mês de dezembro... JESUS!!!

 

Luz e Paz para todos!

 

Com meu fraterno abraço,

 

Fátima Antunes

 

https://www.facebook.com/espiritaonlinebauru

 

(Informações recebidas em email de Fátima Antunes [[email protected]])

 

 

 

Programação da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rádio CEAC [[email protected]])

 

 

 

Poema de  Gratidão

 

"Muito obrigado Senhor!
Muito obrigado pelo que me deste.
Muito obrigado pelo que me dás.

Obrigado pelo pão, pela vida, pelo ar, pela paz.
Muito obrigado pela beleza que os meus olhos vêem no altar da natureza.
Olhos que fitam o céu, a terra e o mar
Que acompanham a ave ligeira que corre fagueira pelo céu de anil
E se detém na terra verde, salpicada de flores em tonalidades mil.


Muito obrigado Senhor!
Porque eu posso ver meu amor.
Mas diante da minha visão
Eu detecto cegos guiando na escuridão
que tropeçam na multidão
que choram na solidão.

Por eles eu oro e a ti imploro comiseração
porque eu seique depois desta lida, na outra vida, eles também enxergarão!


Muito obrigado Senhor!
Pelos ouvidos meus que me foram dados por Deus.
Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro
A melodia do vento nos ramos do olmeiro
As lágrimas que vertem os olhos do mundo inteiro!

Ouvidos que ouvem a música do povo que desce do morro na praça a cantar.
A melodia dos imortais, que se houve uma vez e ninguém a esquece nunca mais!
A voz melodiosa, canora, melancólica do boiadeiro.
E a dor que geme e que chora no coração do mundo inteiro!

Pela minha alegria de ouvir, pelos surdos, eu te quero pedir
Porque eu sei
Que depois desta dor, no teu reino de amor, voltarão a sentir!


Obrigado pela minha voz
Mas também pela sua voz
Pela voz que canta
Que ama, que ensina, que alfabetiza,
Que trauteia uma canção
E que o Teu nome profere com sentida emoção!

Diante da minha melodia
Eu quero rogar pelos que sofrem de afazia.
Eles não cantam de noite, eles não falam de dia.
Oro por eles
Porque eu sei, que depois desta prova, na vida nova
Eles cantarão!


Obrigado Senhor!
Pelas minhas mãos
Mas também pelas mãos que aram
Que semeiam, que agasalham.
Mãos de ternura que libertam da amargura
Mãos que apertam mãos
De caridade, de solidariedade
Mãos dos adeuses
Que ficam feridas
Que enxugam lágrimas e dores sofridas!

Pelas mãos de sinfonias, de poesias, de cirurgias, de psicografias!
Pelas mãos que atendem a velhice
A dor
O desamor!
Pelas mãos que no seio embalam o corpo de um filho alheio sem receio!
E pelos pés que me levam a andar, sem reclamar!


Obrigado Senhor!
Porque me posso movimentar.
Diante do meu corpo perfeito
Eu te quero rogar
Porque eu vejo na Terra
Aleijados, amputados, decepados, paralisados, que se não podem movimentar.

Eu oro por eles
Porque eu sei, que depois desta expiação
Na outra reencarnação
Eles também bailarão!


Obrigado por fim, pelo meu Lar.
É tão maravilhoso ter um lar!
Não é importante se este Lar é uma mansão, se é uma favela, uma tapera, um ninho, um grabato de dor, um bangalô, uma casa do caminho ou seja lá o que for.

Que dentro dele, exista a figura
do amor de mãe, ou de pai
De mulher ou de marido
De filho ou de irmão
A presença de um amigo
A companhia de um cão
Alguém que nos dê a mão!

Mas se eu a ninguém tiver para me amar
Nem um tecto para me agasalhar,
nem uma cama para me deitar
Nem aí reclamarei.
Pelo contrário, eu te direi

Obrigado Senhor!
Porque eu nasci!
Obrigado porque creio em ti
Pelo teu amor, obrigado senhor!"

Poema de Gratidão - Amélia Rodrigues (Divaldo Pereira Franco)

 

(Copiado do site http://pensador.uol.com.br/autor/poema_de_gratidao_amelia_rodrigues_divaldo_pereira_franco)/

 

~

Amélia Rodrigues

Imagem: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_WtLKqFC3tOo/S9xYfvy-1oI/AAAAAAAACvg/q12J9rzBKrs/s400/amelia_rodrigues.jpg&imgrefurl=http://manancialdeluz.blogspot.com/2010/05/sempre-lembrados-amelia-odrigues.html&h=261&w=198&sz=7&tbnid=ahcp8Fdfap5_JM:&tbnh=92&tbnw=70&zoom=1&usg=__p_CWqaMKCK9UHY-4id9MgVi2OnA=&docid=LH1bJ_AcKSivbM&sa=X&ei=LXamUrmwM47isATGs4HgCg&sqi=2&ved=0CD4Q9QEwAw

 

 

 

 

 

Poema de Gratidão

Amélia Rodrigues- Divaldo Pereira Franco

 

Acessar aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXItA6sKN_Q

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP