Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 02 de fevereiro 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/FEVEREIRO/02-02-2013.htm

 

 

 

 

As tristezas e alegrias do morrer

WGarcia

Recife, PE

 

Indigno-me quando companheiro de crenças fala da morte como o fato triste. Contento-me quando um indivíduo do outras perspectivas espiritualistas chora a morte. Compreendo quando um materialista convicto se coloca indiferente à morte e consolo-me quando alguém comenta a morte como partida.

A morte espreita a vida, mas a vida renova a morte.

Tenho diante de mim três fatos: a contundência do incêndio de Santa Maria, a partida de uma figura conhecida do esporte brasileiro e a despedida de uma dirigente de centro espírita pernambucano conhecida em nossos meios.

Três fatos, distintos, três reações, distintas.

Confesso que fiquei chocado quando recebi a notícia da partida da dirigente espírita. A mensagem quase desconhecia a vida e dizia, implacável, mais ou menos assim: comunico com muita tristeza que nossa irmã... faleceu hoje.

Uma agressão à vida, que atingiu em cheio a minha, já combalida. Como se pode desconhecer o dia seguinte do espírito, o alvorecer do seu acordar, os reencontros, as alegrias das redescobertas, a sensação de alívio do pesado fardo deixado para trás?

Que a tristeza preencha os espaços mentais dos carentes de vida compreendo. Na perspectiva do nada ou da dúvida, na relação inocente, ingênua com o destino, na incompreensão da imortalidade que preserva a individualidade, compreendo.

O inverso disso não, não compreendo.

A história da dirigente é admirável. Dedicação, serviços, diligenciamento constante da solidariedade, superação, procura permanente das virtudes, demonstração inequívoca da postura moral, senso de justiça, amor em crescimento. Em suma, vida. Como não comungar com alegria do futuro imediato que lhe reserva imensas satisfações. Como imaginar que uma partida assim deixa de ser vida?

A contundência do fogo de Santa Maria tem sua realidade própria. O fogo, a fumaça, o descaso público, a irresponsabilidade, a perda instantânea das vidas jovens, o desaparecimento dos sonhos, o drama terrível dos pais e mães, tudo isso gera um horror coletivo e pessoal. Num átimo, parece que o existir desaparece, e com ele tudo o que o futuro poderia reservar.

Compreendo a tristeza. A vida acaba sem acabar em instantes assim, foge, deixa à mostra nossas fragilidades, cria um espaço vazio que parece não poder ser preenchido, traduz perdas irreparáveis. Estamos todos tristes pelo ceifar da alegria. Não é possível ficar indiferente, nem deixar de gritar o grito da vida contra aqueles que fabricam no silêncio do lucro e da venda da consciência a morte sorrateira.

Jamais pediria aqui uma alegria devida acima. Seria substituir a consciência por uma cruel racionalidade.

A morte do esportista tem outras conotações. Ele se foi em idade considerada justificável, e partiu depois de amargar os efeitos de uma doença asfixiante. Mas a vida finda parecia a vida em começo.

Amigos lamentaram, amigos informaram, amigos souberam. Um houve que, excepcionalmente, refletiu sobre as relações que teve com o esportista, afirmando ter nele um exemplo de amizade familiar, e concluiu que mais valem as boas relações, porque a morte prova nada ter valor maior. A tristeza que refletiu não era a tristeza do desespero, mas da compreensão, da conformação, da perspectiva que se abriu.

A morte pode ser alegria, mas a alegria nunca será a morte. A vida não pode ser a tristeza e a tristeza jamais será a vida. A tristeza é morte, desaparecimento, fim, destruição, fatalismo. A vida é fim e recomeço.

Meu filho partiu sem conhecer a vida; meu irmão partiu na entrada da maturidade. A saudade, a separação, a ruptura não esperada. Antes, quando ainda imberbe, meu pai se foi. Muito tempo depois, minha envelhecida mãe. Mas quando meu irmão ressurgiu das cinzas, espontaneamente, para traduzir suas experiências do pós-morte, percebi que a vida permanece com uma força desconhecida dos humanos. E acertei minhas contas com a alegria e a tristeza.

Uma amiga partiu no apogeu dos sonhos, aos 44 anos. Padeceu, negou, desesperou, revoltou. Um sofrimento atroz de minha tristeza a causa. Anos depois, retornou calma, para reafirmar a vitória da vida e agradecer a paciência dos amigos.

Eu vi de longe as labaredas que consumiram o circo de Niterói, e de perto assisti as mesmas labaredas a consumir o Andraus e o Joelma em São Paulo. O desespero rondou-me e os gritos de revolta estiveram sempre presentes em meu espaço.

A vida é mais, muito mais do que aparenta e a morte é a negação da vida. A morte e a tristeza, quando se irmanam, tornam a vida uma morte. E mortificam quem morre. Eu poderia aumentar o sofrer de minha amiga com minha dor, mas resolvi estancar o meu sofrer ao entender que ela merecia continuar viva.

Eu sou filho do espiritismo de razão kardequiana. E você?

 

 

Edificio Andraus, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Encontro: Viagem ao Ser Interior

Newark, New Jersey

 

 

(Informação recebida em email de Marcos Miranda  [[email protected]])

 

 

 

Caso Santa Maria sob o olhar da Doutrina Espírita

Programa Mundo Maior Repórter


O novo Programa da Rede Mundo Maior "Mundo Maior Repórter" mostra o caso de Santa Maria sob o olhar da Doutrina Espírita.
Levando consolo e entendimento nesse momento tão difícill, o programa estréia sábado às 18h30 e logo após, exibiremos o filme "Joelma 23º Andar" às 19h.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6u8rq0oc_oQ

CONFIRMANDO ESTRÉIA NO SABADO :)


Estréia:

 

MMR

Sábado (02/02): 18h30

 

CINE

Sábado (02/02): 19h00

 

Reprises:

 

MMR

Domingo (03/02): 09h30 e 16h

Terça (05/02): 04h30

Sexta (08/02): 22h30

 

CINE

Domingo (03/02): 10h e 16h30

Terça (05/02): 05h00

Sexta (08/02): 23h00

 

 


Magali Bischoff

Assistente de Marketing

Fone: (11) 2283-0360 - R: 108 /2304-9022

 

Emissora da Fundação Espírita André Luiz

 

(Informação recebida em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

Palestra musicada com Allan Vilches no G.F.E. José Xavier

Três Lagoas, MS

 

Convidamos, trabalhadores freqüentadores simpatizantes da Doutrina espírita.

Para palestra musicada com Allan Vilches da cidade de São Paulo.

Que será realizada.

 

Dia 23-02 sabado ás 19:horas

No Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier Rua Zuleide Perez Tabóx N° 751

 

 

 

(Informação recebida em email de Flavio Soares)

 

 

 

 

Grupo Fraternal Bezerra de Menezes- Grupo ADQ

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestras programadas no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 AVANHANDAVA

QUARTA-FEIRA ÁS 20,00 HORAS.

 

 

 PALESTRA DO MES DE FEVEREIRO DE 2013

 

DIA - 06  ANGELA  PAGAN - ARAÇATUBA.

TEMA : " TEMPO de RENOVAÇÃO!  VAMOS  COMEÇAR AGORA?

 

DIA - 13  ADHEMAR  MÓDENA - PENÁPOLIS.

TEMA :  "  FALSIDADE  "

 

DIA - 20  MARCOS  VIANNA - BARBOSA.

TEMA : "  LIVRE  "

 

DIA - 27  DR.  CELSO  VITAL - BIRIGUI.

TEMA : "  LIVRE  "  

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

 

Informações da USE Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

USE COMUNICA: COMEVALP, COEM, Desencarnes Coletivos, Espiritismo na mídia ...

 


DESENCARNAÇÕES COLETIVAS - Emmanuel
Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos dos grandes incêndios?
(Pergunta endereçada a Emmanuel por algumas dezenas de pessoas em reunião pública, na noite de 23-2-1972, em Uberaba, Minas).

RESPOSTA:
Realmente reconhecemos em Deus o Perfeito Amor aliado à Justiça Perfeita. E o Homem, filho de Deus, crescendo em amor, traz consigo a Justiça imanente, convertendo-se, em razão disso, em qualquer situação, no mais severo julgador de si próprio.
Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente.
É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redenção múltipla.
***
Invasores ilaqueados pela própria ambição, que esmagávamos coletividades na volúpia do saque, tornamos à Terra com encargos diferentes, mas em regime de encontros marcado para a desencarnação conjunta em acidentes públicos.
Exploradores da comunidade, quando lhe exauríamos as forças em proveito pessoal, pedimos a volta ao corpo denso para facearmos unidos o ápice de epidemias arrasadoras.
Promotores de guerras manejadas para assalto e crueldade pela megalomania do ouro e do poder, em nos fortalecendo para a regeneração, pleiteamos o Plano Físico a fim de sofrermos a morte de partilha, aparentemente imerecida, em acontecimentos de sangue e lágrimas.
Corsários que ateávamos fogo a embarcações e cidade na conquista de presas fáceis, em nos observando no Além com os problemas da culpa, solicitamos o retorno à Terra para a desencarnação coletiva em dolorosos incêndios, inexplicáveis sem a reencarnação.
***
Criamos a culpa e nós mesmos engenhamos os processos destinados a extingui-lhe as conseqüências. E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própria segurança.
É por este motivo que, de todas as calamidades terrestres, o Homem se retira com mais experiência e mais luz no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar a vida.
***
Lamentamos sem desespero, quantos se fizerem vítimas de desastres que nos confrangem a alma. A dor de todos eles é a nossa dor. Os problemas com que se defrontaram são igualmente nossos.
Não nos esqueçamos, porém, de que nunca estamos sem a presença de Misericórdia Divina junto às ocorrências da Divina Justiça, que o sofrimento é invariavelmente reduzido ao mínimo para cada um de nós, que tudo se renova para o bem de todos e que Deus nos concede sempre o Melhor.

(Livro “Chico Xavier pede licença” Psicografia Francisco C. Xavier - Autores diversos)



Ação Social: Exercício para alcançarmos o Amor Fraternal - confira algumas ações sociais espíritas e participe.

COMEVALP - de 09 a 12 de Fevereiro de 2013 em São José dos Campos
  
Palestra "O MUNDO EM TRANSIÇÃO", com CARLOS ABRANCHES - dia 05 de fevereiro de 2013.
  
 COEM - Curso de Orientação e Estudo da Mediunidade começará dia 19/02/13 na COMLuz - Casa de Oração Missionários da Luz

Atenção: O Programa de Rádio Vivência Espírita vai ao ar neste domingo, 02/02/2013, das 8h00 às10h00, pela FM 90.7 MHz (nova frequência da SP/Rio FM)

Convite para organização da 42ª Feira do Livro Espírita retire seu CD com desenhos para Evangelização e vídeos para a Mocidade na 1a reunião dia 16/02/13 no C. E. Seara de Luz

Devemos Atualizar as Obras Básicas (Kardecianas)? Confira na sessão Ciência e Filosofia

O Espiritismo na Mídia Brasileira - site (http://www.espiridigi.net/midia) coleciona matérias jornalísticas desde 1944, com Chico Xavier  

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para
[email protected]

--

Que Deus nos abençoe e ilumine a caminhada!


UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

Acesse nosso site, ponto de encontro da comunidade espírita: www.use-sjc.org.br

 

Se não deseja receber estes informativos, responda este e-mail com o assunto REMOVER.

--
Que Deus nos abençoe e ilumine a caminhada!
 
UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE
Intermunicipal de São José dos Campos
 
Acesse nosso site, ponto de encontro da comunidade espírita: www.use-sjc.org.br
 
Se não deseja receber estes informativos, responda este e-mail com o assunto REMOVER.
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "usesjc" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para [email protected].
Para obter mais opções, acesse
https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 (Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Sjcampos [[email protected]])

 

 

 

 

Agenda de Palestras Musicadas com Vansan

Fevereiro 2013

 

 

01 A 04 – Natal RN

 

06 – 20  h – SEARA DE JESUS  – R Allan Kardec 173 – Osasco SP

 

14 – 20 h – G ESP FÉ ESPERANÇA E CARIDADE – R. Min Cunha Canto 550 –

Mogi Mirim SP

 

15 – 20 h – C ESP BEZERRA DE MENEZES – R João Moraes Góes 95 Piracaia SP

 

18 – 20 h -  CASA DE TIMÓTEO – R Olavo Gonçalves 263 V Gonçalves S B Campo

 

19 – 20 h -  C E AMOR E CARIDADE -  Estr do Sertãozinho 444 Juquei – S Sebastião

 

20 – 20 h -  C E IRMÃ MARIA – R Solar dos Pinheiros 388 V Ema São Paulo

 

21 – 20 h -  NUCLEO ESP AMOR E LUZ -  R. Maria Helena 174 Carapicuiba SP

 

24 A 28 – REGISTRO SP E REGIÃO

 

(Informação recebida em email de Vansan)

 

 

 

Programação da AJE-SP na comemoração dos 5 anos

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Tiago Essado)

 

 

 

 

Programação de palestras no C.E.Joanna de Angelis

Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

 

 

 

Programação do Grupo di Lecco Allan Kardec

Lecco, Itália

 

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

 

IX Seminário Vencendo Seus Conflitos

Fortaleza, CE

 

(Informação recebida em email de Geluz *Luz no Lar* [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Bom Jardim e Nova Friburgo, RJ

(Informações em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Encontro de Amigos Espíritas

São José do Rio Pardo, SP

 

 

(Informações em email de Ismael Batista da Silva)

 

 

 

Comemoração dos 70 anos do C.E. Irmã Isabel

Taubaté, SP

 

Convite

Os amigos do Centro Espírita "Irmã Isabel" convidam a todos para participarem da comemoração aos 70 anos de fundação do Centro, no dia 02 de fevereiro, próximo sábado, às 20 horas.
O palestrante convidado para esta data festiva é o amigo Sr. João Luiz do Nascimento Ramos (Cachoeira Paulista - SP).

O C. E. "Irmã Isabel" está localizado a Avenida Armando Salles de Oliveira, nº 407 - Centro - Taubaté.

PONTO DE REFERÊNCIA: AV. QUE SAI DA PRAÇA DA CTI E VAI ATÉ A PRAÇA SANTA TEREZINHA

Compareçam!!!

 

(Informação recebida em emails de Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Jantar Dançante promovido pelo GETAL

Santos, SP

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno [[email protected]])

 

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

Jornal O Espírita

Taubaté, SP

 

Acesse:

http://jornaloespirita.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

 

Acesse: 

http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

 

 

 

Leia o CEAK News

Holambra, SP

 

Acesse:

http://www.ceakholambra.org/

 

 

 

 

 

Resenha Espírita on line

 

Acesse: http://pt.scribd.com/doc/123236418/Resenha-Espirita-on-line-79

 

 

 

 

 

Informações da Federação Espírita Portuguesa

Lisboa, Portugal

 

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

Com almofada fica melhor

Richard Simonetti

 

 

Há predestinação na união da alma com tal ou tal corpo, ou só à última hora é feita a escolha do corpo que ela tomará?

O Espírito é sempre, de antemão, designado. Tendo escolhido a prova a que queira submeter-se, pede para encarnar. Ora, Deus, que tudo sabe e vê, já antecipadamente sabia e vira que tal Espírito se uniria a tal corpo. Questão nº 334, em O Livro dos Espíritos

 

O retorno à carne não é simples aventura.

Mesmo na reencarnação natural, em que o Espírito, ligado ao psiquismo dos futuros pais, não raro em face de problemas obsessivos, é sugado pelo campo de força que se forma na relação sexual, há mentores que, situados como instrumentos da Divindade, controlam o retorno, atendendo às necessidades do reencarnante.

Um dos cuidados fundamentais diz respeito à família.

Ela é constituída, normalmente, de Espíritos que tiveram alguma ligação no passado, boa ou má, de afetividade ou desentendimento. Além de objetivos outros, determinando a formação do agrupamento doméstico, há dois básicos:

Consolidação de afeições.

Desintegração de aversões.

Filhos rebeldes e agressivos, revoltados contra os genitores, talvez porque deles foram inimigos ou, mais acertadamente, porque são deseducados, proclamam nos momentos de desentendimento:

− Não pedi para nascer! Vocês me puseram no mundo! Conformem-se, portanto, com minha maneira de ser!

Infelizes e injustas afirmativas!

Espíritos conscientes de suas limitações procuram por pessoas dispostas a acolhê-los, com a avidez de quem se agarra a uma tábua de salvação. Mais que pedir, imploram-lhes o ensejo abençoado do recomeço.

Se nossa família não nos parece a ideal. Se pais, filhos, cônjuge, irmãos, não se enquadram em nossas fantasias afetivas, estejamos certos de que atendem às nossas necessidades evolutivas. Não estaríamos juntos sem justas razões.

Particularmente em relação aos pais, podemos apontar inúmeros defeitos neles que nos desagradam, mas uma só virtude é suficiente para nos calar:

Eles abriram as portas da reencarnação para nós.

 

* * *

 

A posição social é outro fator de planejamento reencarnatório.

Podemos dividir a sociedade em cinco classes:

Rica, média alta, média, pobre e miserável.

Qual a melhor para se viver? Qualquer pesquisa apontaria uma quase unanimidade: a primeira.

“Antes rico com saúde do que pobre e tuberculoso”.

“Se devemos sofrer na Terra, que seja num palácio, jamais numa choupana”.

“O dinheiro não leva à felicidade. Manda buscá-la”.

Afirmativas dessa natureza revelam um equívoco na apreciação das contingências humanas.

A riqueza é uma das experiências mais difíceis, porquanto facilita o cultivo dos vícios, estimula as ambições, desperta a volúpia pelo poder.

Recusando-se a considerar sua posição de mordomo divino, a administrar bens que pertencem a Deus, dificilmente o homem rico se disporá a utilizá-los em favor do progresso e do bem-estar de seus subordinados. Estes serão, na ótica empresarial, nomes descartáveis, ao sabor de suas conveniências.

− Demitam os funcionários de “a” a “g” − determina o capitão de indústria a discutir com seus executivos medidas de contenção de despesas numa de suas empresas.

Nenhuma preocupação com o tempo de serviço, eficiência, encargos familiares, quantidade de filhos... Apenas a praticidade de uma providência sumária.

Pobre Antônio, carregado de filhos e compromissos! Se sua mãe, devota do santo de Pádua, houvesse homenageado São Paulo, seu emprego estaria garantido...

− Melhor a pobreza. A ausência de facilidades freia as tendências inferiores do pobre, impondo-lhe severas disciplinas. É também estimulado à fraternidade, na medida em que sofre na própria pele males que afligem o semelhante. Campanhas de arrecadação de mantimentos em favor de obras assistenciais sempre obtêm melhores resultados em bairros humildes.

Semelhantes ponderações são acertadas, mas é preciso lembrar que a pobreza também apresenta inconvenientes, retirando do indivíduo, não raro, a iniciativa. Além disso as dificuldades materiais podem ser más conselheiras, induzindo espíritos imaturos à tentativa de resolver seus problemas apelando para a criminalidade. Esta, por isso, costuma crescer proporcionalmente à recessão econômica.

O ideal será considerar sempre que em qualquer posição social temos oportuno estágio oferecido pela bondade divina. Nele, facilidades e dificuldades aparecem como desafios em que somos chamados a mobilizar nossas potencialidades criadoras para um pleno aproveitamento das oportunidades de edificação da jornada humana.

 

* * *

 

A profissão é outro item de relevância no projeto reencarnatório. Sempre que possível há o cuidado de ajustar o corpo ao tipo de atividade que o Espírito irá desenvolver.

As leis de genética são invioláveis. A cor dos olhos, da pele, a estrutura óssea, a compleição física e outros detalhes obedecem a um somatório dos caracteres transmissíveis pelos pais.

Mas, em determinados detalhes há a interferência dos técnicos espirituais, favorecendo a implementação do planejamento feito.

Se o indivíduo se preparou para ser cantor lírico terá toda uma adequação das cordas vocais, laringe, pulmões, caixa torácica... Se vinculado a atividade intelectual terá ativados os centros cerebrais que lhe favoreçam o raciocínio.

Certa feita, numa excursão da seleção brasileira de futebol à Europa, o jogador Edson Arantes do Nascimento, o nosso Pelé, esteve em famosa clínica médica. A título de estudo, foi examinado por fisiologistas e fisioterapeutas. Concluíram, admirados, que sua estrutura física era perfeita para o esporte, particularmente para o futebol.

Por tudo o que fez como jogador, pela sua genialidade, eleito pela critica internacional como o atleta do século, e pelo povo como o rei do futebol, podemos dizer que se trata de um Espírito com uma tarefa no esporte, envolvendo particularmente a delicada questão, dos preconceitos raciais. Ele tem demonstrado que o valor de um indivíduo não está na cor de sua pele, mas no que ele consegue realizar como ser humano.

 

* * *

 

Por outro lado, determinadas deficiências físicas são programadas pelo próprio reencarnante. Quanto mais consciente estiver de suas fraquezas e necessidades, maior o seu cuidado em incrustar no novo corpo limitações que inibam suas tendências inferiores e o ajudem a transcender o imediatismo humano.

Uma úlcera gástrica, uma insuficiência cardíaca, um problema motor, uma limitação orgânica são, não raro, os mais eficientes argumentos, o convite mais convincente para que o indivíduo procure os valores espirituais.

Sofrimentos e dores do Mundo despertam nas criaturas humanas o anseio de Deus.

 

* * *

 

A Doutrina Espírita deixa bem claro que a posição social, a família, a atividade profissional, a estrutura física em que nos situamos na Terra representam oportunidades de evolução e o nosso teste, não nos sendo lícito, portanto, clamar aos céus quando não correspondam às nossas expectativas.

Há, a propósito, a história daquele homem que não se conformava com sua cruz:

− É muito pesada, meu Deus! Não estou suportando o peso das dificuldades e problemas que venho enfrentando!...

E tanto reclamou que certo dia invisível mão retirou-lhe a cruz e foi levado a um lugar onde havia milhares delas empilhadas.

Desconhecida voz recomendou-lhe que lhe fora dado escolher outra, que melhor se ajustasse as suas forças e à sua disposição.

Animado, examinou atentamente as cruzes. Finalmente, depois de demorada avaliação, pegou aquela que lhe pareceu a ideal.

Quando a colocou sobre os ombros verificou, espantado, que era a sua cruz, aquela de cujo peso reclamara tanto.

 

* * *

 

A vida nos situa exatamente onde devemos estar, em favor de nosso aprendizado, competindo-nos fazer o melhor, em favor de nossa própria felicidade.

Uma única providência nos é lícita e recomendável:

Colocar uma almofada entre a cruz e os ombros.

Ela é feita das virtudes cristãs.

Quando nos dispomos a servir, amar, perdoar, compreender, amparar, confraternizar, tão leve fica nossa cruz que até nos esquecemos de que estamos a carregá-la.

 

(Texto recebido em email de Richard Simonetti)

A bela familia de Francisco Cândido Xavier em foto do ano de 1929.

Do arquivo de Jhon Harley Marques, Pedro Leopoldo, MG

 

 

 

Garimpando na literatura espírita

 

 O Médico e o Fiscal

Raymundo Rodrigues Espelho

Campinas, SP

 

Do livro: Almas em Desfile, psicografia Francisco C. Xavier e Waldo Vieira,

pelo espírito Hilário Silva, FEB.

 

— Se possível, acelere um pouco a marcha.

Era o abnegado médico espírita, Dr. Militão Pacheco, que rogava ao amigo que

o conduzia por gentileza.

E acrescentava:

— O caso é crupe.

O companheiro ao volante aumentou a velocidade, mas, daí a momentos, um

fiscal apitou.

O carro atendeu com dificuldade e, talvez por isso, a motocicleta do guarda

sofreu pequeno choque sem consequências.

O policial, porém, não estava num dia feliz e o Dr. Pacheco com o amigo

receberão uma saraivada de palavrões.

Notando que não reagiam, o funcionário fez-se mais duro e declarou que não

se conformava apenas com a multa.

Os infratores estavam detidos.

O Dr. Pacheco deu-lhe razão e informou que realmente seguiam com pressa para

socorrer um menino sem recursos, rogando, humilde, para que a entrevista com

a autoridade superior fosse adiada.

— Se o senhor é médico — disse o interlocutor, com ironia —, deve proceder

disciplinadamente, sem sair do regulamento. Para ser franco, se eu pudesse,

meteria os dois, agora, no xadrez.

Embora o amigo estivesse rubro de indignação, o Dr. Pacheco, benevolente,

fez uma proposta.

O guarda deixaria, por alguns instantes, o veículo, e seguiria com eles no

carro, mantendo vigilância.

Depois do socorro ao doentinho, segui-lo-iam para onde quisesse.

Havia tanta humildade na súplica, que o fiscal concordou, conquanto

repetisse asperamente os insultos.

— Aceito — exclamou —, e verificarei por mim mesmo. Ando saturado de

vigaristas. E creio que, se estão agindo com mentira, hoje dormirão no

Distrito.

A motocicleta foi confiada a um colega de serviço e o homem entrou, seguindo

em silêncio.

Rua aqui, esquina acolá, dentro em pouco o carro atingiu modesta residência

na Lapa, em São Paulo.

Os três entram por grande portão e caminham até encontrar esburacado casebre

nos fundos.

Mas, ao ver o menino torturado de aflição nos braços de infeliz mulher, o

bravo fiscal, com grande assombro dos circunstantes, ficou pálido e com os

olhos rasos de água.

O petiz agonizante e a jovem senhora sem recursos eram seu próprio filhinho

e a sua própria esposa que ele havia abandonado dois anos antes...

 

 

Santa Casa de São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP