Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 04 de fevereiro 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/FEVEREIRO/04-02-2013.htm

 

 

 

 

                                  Desencarnações Coletivas

                                  Desencarnaciones Colectivas

 

 (Emmanuel)

(Emmanuel)

 

Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos dos grandes incêndios?
(Pergunta endereçada a Emmanuel por algumas dezenas de pessoas em reunião pública, na noite de 23-2-1972, em Uberaba, Minas).

Siendo Dios la Bondad Infinita, ¿por qué permite la muerte aflictiva de tantas personas encerradas e indefensas, como en los casos de los grandes incendios? (Pregunta dirigida a Emmanuel por algunas decenas de personas en una reunión pública, en la noche de 23-2-1972, en Uberaba, Minas).

 

RESPOSTA:

RESPUESTA:

Realmente reconhecemos em Deus o Perfeito Amor aliado à Justiça Perfeita. E o Homem, filho de Deus, crescendo em amor, traz consigo a Justiça imanente, convertendo-se, em razão disso, em qualquer situação, no mais severo julgador de si próprio.

Realmente reconocemos en Dios el Perfecto Amor aliado a la Justicia Perfecta. Y el Hombre, hijo de Dios, creciendo en amor, trae consigo la Justicia inmanente, convirtiéndose, en razón de eso, en cualquier situación, en el más severo juez de sí mismo.

 

Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente.

Cuando volvemos de la Tierra para el Mundo Espiritual, concienciados en las responsabilidades propias, operamos el levantamiento de nuestros débitos pasados y rogamos los medios precisos a fin de rescatarlos debidamente.

É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redenção múltipla.

Es así que, muchas veces, renacemos en el Planeta en grupos comprometidos para la redención múltiple.

 

***

 

Invasores ilaqueados pela própria ambição, que esmagávamos coletividades na volúpia do saque, tornamos à Terra com encargos diferentes, mas em regime de encontro marcado para a desencarnação conjunta em acidentes públicos.

Invasores ilusorios por la propia ambición, que chafábamos colectividades en la voluptuosidad del saqueo, hacemos a la Tierra con gravámenes diferentes, pero en régimen de encuentro marcado para la desencarnación conjunta en accidentes públicos.

Exploradores da comunidade, quando lhe exauríamos as forças em proveito pessoal, pedimos a volta ao corpo denso para facearmos unidos o ápice de epidemias arrasadoras.

Explotadores de la comunidad, cuando le gastábamos las fuerzas en provecho personal, pedimos la vuelta al cuerpo denso para hacer unidos el ápice de epidemias arrasadoras.

Promotores de guerras manejadas para assalto e crueldade pela megalomania do ouro e do poder, em nos fortalecendo para a regeneração, pleiteamos o Plano Físico a fim de sofrermos a morte de partilha, aparentemente imerecida, em acontecimentos de
sangue e lágrimas.

Fiscales de guerras manejadas para asalto y crueldad por la megalomanía del oro y del poder,  fortaleciéndonos para la regeneración, pedimos el Plano Físico a fin de sufrir la muerte de reparto, aparentemente inmerecida, en acontecimientos de sangre y lágrimas.

Corsários que ateávamos fogo a embarcações e cidade na conquista de presas fáceis, em nos observando no Além com os problemas da culpa, solicitamos o retorno à Terra para a desencarnação coletiva em dolorosos incêndios, inexplicáveis sem a reencarnação.

Corsarios que encendíamos fuego a las embarcaciones y ciudad en la conquista de presas fáciles, observándonos en el Más Allá con los problemas de la culpa, solicitamos la vuelta a la Tierra para la desencarnación colectiva en dolorosos incendios, inexplicables sin la reencarnación.

 

***

 

Criamos a culpa e nós mesmos engenhamos os processos destinados a extinguir-lhe as conseqüências. E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própria segurança.

Creamos la culpa y nosotros mismos ingeniamos los procesos destinados a extinguirle las consecuencias. Y la Sabiduría Divina se vale de nuestros esfuerzos y tareas de rescate y reajuste a fin de inducirnos a estudios y progresos siempre más amplios en lo que dice al respecto a nuestra propia seguridad.

É por este motivo que, de todas as calamidades terrestres, o Homem se retira com mais experiência e mais luz no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar a vida.

Es por este motivo que, de todas las calamidades terrestres, el Hombre se retira con más experiencia y más luz en el cerebro y en el corazón, para defenderse y valorar la vida.

 

***

 

Lamentemos sem desespero, quantos se fizerem vítimas de desastres que nos confrangem a alma. A dor de todos eles é a nossa dor. Os problemas com que se defrontaram são igualmente nossos.

Lamentemos sin desesperación, a cuantos se hagan víctimas de desastres que nos contraen el alma. El dolor de todos ellos es nuestro dolor. Los problemas con que se enfrentaron son igualmente nuestros.

Não nos esqueçamos, porém, de que nunca estamos sem a presença de Misericórdia Divina junto às ocorrências da Divina Justiça, que o sofrimento é invariavelmente reduzido ao mínimo para cada um de nós, que tudo se renova para o bem de todos e que Deus nos concede sempre o melhor.

No nos olvidemos, sin embargo,  que nunca estamos sin la presencia de Misericordia Divina junto a los hechos de la Divina Justicia, que el sufrimiento es invariablemente reducido al mínimo para cada uno de nosotros, que todo se renueva para el bien de todos y que Dios nos concede siempre lo mejor.

 

(Transcrito do livro: XAVIER, Francisco C. Autores diversos. Chico Xavier pede licença. S.Bernardo do Campo: Ed. GEEM. Cap. 19).

(Trascrito del libro: XAVIER, Francisco C. Autores diversos. Chico Xavier pide permiso. S. Bernardo do Campo: Ed. GEEM. Cap. 19).

 

Texto traduzido por Isabel P. González, residente na

Espanha. Recebido via  email.

 

 

 

Arco de Tito, no Fórum Imperial, Roma, Itália, construído no ano 81 d.C.

O famoso  monumento traz cenas esculpidas na pedra  retratando a conquista e o saque de

Jerusalém   pelos romanos no ano 70 d.C, sob o comando de Tito.   Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Programação no CESAK

Bruxelas, Bélgica

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

New Spiritist Video - Nuevo Video Espirita

 

Estudio de "El Libro de los Médiums": nueva serie - Study of "The Mediums's Book": new series

 

El primer video de la serie sobre temas estudiados en "El Libro de los Médiums", de Allan Kardec, se encuentra disponible en el canal TheEstudiosEspiritas en Youtube:

"El Libro de los Médiums": Introducción (audio en español)

http://www.youtube.com/watch?v=rRJlOFdfz6E

 

The first video of the series on subjects studied in "The Mediums' Book", by Allan Kardec, is now available on TheEstudiosEspiritas Youtube Channel:

"The Mediums' Book: Introduction" (with English subtitles)

http://youtu.be/TyR0qrg2lhs

Simoni Privato Goidanich

 

(Informações em email de Simoni Privato Goidanich)

 

 

 

 

Seminário Autodescobrimento

Panamá

 

 

(Informação de [email protected] repassada por Andrei Moreira)

 

 

 

 

Palestra com Dr. Luiz Augusto de Macedo no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

PALESTRA.

 

CENTRO ESPIRITA ALLAN KARDEC.

AV. LUIZ OSORIO 1262-PENAPOLIS.

SEGUNDA-FEIRA -  DIA 04/02/13 ÀS 20:00 HORAS.

 

 

PALESTRANTE:- DR. LUIZ AUGUSTO DE MACEDO.

(GUARARAPES)

                                              

TEMA:- “QUE É DEUS?”

 

 

 

OBSERVAÇÃO:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES COMEÇA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Humberto de Campos

São Luis, MA

 

Caros irmãos espíritas!

 

Conheçam a programação que o Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC agendou para o mês de Fevereiro/2013: 

 
Palestras
Quintas-feiras - 19h30
07 - AS ORIENTAÇÕES DE JESUS SOBRE A ANSIEDADE - Richardson Rios

14 - MEDINUIDADE NA INFÂNCIA - Rosalba

21 - O FARISEU E O PUBLICANO - Raimundo

28 - AJUDA-TE A TI MESMO - Sonia Marmanillo

Sábados - 16h
02 - SUICÍDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS - Lourdes Bezerra 

09 - A PARÁBOLA DO SEMEADOR - Aldenice

16 - SONHOS: VIAGENS ESPIRITUAIS TEMPORÁRIAS - Rosemary Araujo

23 - PAULO DE TARSO: BANDEIRANTE DO EVANGELHO - Brito 

 

Atividades Regulares

DOMINGO
9h/15h - Eventualmente, estudos de temas específicos, abertos ao público.

SEGUNDA-FEIRA
19h/21h - Reunião Mediúnica de Desobsessão (não é aberta  ao público).

QUINTA-FEIRA

18h30 - Entrega de Fichas para Atendimento Fraterno;
18h40/21h10 - Atendimento na Cantina;
19h/20h - Curso Preparatório para Implantação do Evangelho no Lar;
19h/19h30 e 20h/21h - Atendimento na Livraria; Atendimento na Biblioteca;
19h/20h30 - Atendimento Fraterno; Tratamentos Espirituais: Passes Simples e Passes Padronizados (P1, P2 e Choque Anímico);
19h30/20h - Palestra Pública.

SÁBADO
9h/11h - Evangelização Infanto-juvenil;
14h/15h30 - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita-ESDE; Estudo para Educação Mediúnica-EEM;
14h/16h - Projeto Obra do Berço (para gestantes);
14h/16h e 17h/19h - Atendimento na Livraria; Atendimento na Biblioteca;
15h/15h40 - Hora do Perdão;
15h/16h - Momento de Esclarecimento - aberto ao público, no Salão;
15h/16h30 - Entrega de Fichas para Atendimento Fraterno;
15h30/18h30 - Atendimento na Cantina;

16h/17h - Curso Preparatório para Implantação do Evangelho no Lar; Palestra Pública;
17h/19h30 - Atendimento Fraterno; Tratamentos Espirituais: Passes Simples e Passes Padronizados (P1, P2 e Choque Anímico). 

 

Participe! 
 
Luz e Paz!

Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC
Av. Projetada, s/n - São Cristóvão II - São Luís-MA - 65.099-110
Tels.: 98.3236.6468 / 8117.7513 (falar c/Lourdes)

[email protected]

 

(Informações recebidas em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

Palestra com Ângela Pagan no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Convida a todos

Para assistirem a palestra que será realizada quarta-feira dia 06/02/2013

às 20,00 com

ANGELA  PAGAN

da

Cidade de  ARAÇATUBA

Tema:

"  TEMPO de RENOVAÇÃO ! VAMOS COMEÇAR AGORA ?"

 

(Informação em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Curso: Formação de Educadores Espíritas Infanto-Juvenis

São Paulo, SP

 

24 de Fevereiro de 2013 (domingo)

8:30 às 13:30 horas

 

Equipe de Educação espírita da Infância – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e CE Gabriel Ferreira


Programa: a atividade de Educação Espírita Infanto-Juvenil – Objetivos – Componentes do Processo Educativo – Estruturando o Departamento – Planejamento (setor – programa de aulas – aulas) – Recursos Didáticos - com exemplos práticos

Dados para inscrição: nome completo do participante, da Casa Espírita, cidade, telefone e e-mail.

Local: Centro Espírita Gabriel Ferreira – Rua Kaneda, 474 – Vila Maria – São Paulo/ SP

Inscrições: até 17.02.13 (ou até acabarem as vagas) – pelo e-mail
[email protected] ou pelo telefone (11) 9.9765.1881

Na ocasião será vendido o livro “Comece pelo Comecinho – Educação Espírita Infantojuvenil: uma proposta de trabalho”, que se baseia em duas décadas de experiência da autora no setor e que está sendo considerado, no meio espírita, como um manual prático para implantação (ou aprimoramento) da atividade de Educação Espírita Infantojuvenil na Casa Espírita, de autoria de Martha Rios Guimarães (Marthinha).

A autora atua no movimento espírita, principalmente nas áreas de  Educação Espírita e Comunicação Social.

Preço de capa: R$ 20,90 – renda destinada a atividades da área de Infância e Mocidade do CE Gabriel Ferreira

 

(Informação contida em email de Tati Quaglio <[email protected]> repassado por Regina Bachega)

 

 

 

 

Retiro de carnaval da Mocidade Espírita Ivan de Albuquerque completa 18 anos. Jales, SP

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

 

 

Seminário com Wellington Balbo:

Relações Humanas na Casa Espírita. São Paulo, SP

 

23 de Fevereiro de 2013 – 15 às 18 horas

 

Objetivo

 

Enfatizar a importância e as formas de driblar as dificuldades que envolvem o relacionamento humano nas Casas Espíritas, tornando a convivência mais harmoniosa e produtiva para a instituição e para as pessoas que a integram.

 

Facilitador

 

Wellington Balbo, professor universitário, escritor e expositor espírita. Integra o movimento de unificação em Bauru/SP.

 

Conteúdo

 

·     Convivência fraterna e trabalho em equipe

·    Como as relações garantem harmonia e equilíbrio espiritual à Casa e às pessoas

·     A Casa Espírita: objetivos, características, públicos, atividades

·     O Voluntário Espírita

·    Os novos colaboradores: como acolher e estimular, criando espaços para quem quer colaborar, importância do treinamento.

 

Local

 

CE Gabriel Ferreira – Rua Kaneda, 474 – Vila Maria – São Paulo/SP


Realização

 

USE Distrital Vila Maria

 

Informações e Inscrições

 

Secretaria das Casas Espíritas da USE Vila Maria, pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (11) 9.9765.1881

 

(Informação contida em email de Tati Quaglio <[email protected]> repassado por Regina Bachega)

 

 

 

 

Rede Amigo Espírita

Auriflama, SP

 

Acessar aqui:

http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Site:  A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

Boletim eletrônico da AME-Brasil

 

Acesse:

http://www.amebrasil.org.br/2011/news/fevereiro_2013.html

 

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Reunião para programação de atividades da Use Regional de

Ilha Solteira, SP

 

Queridos irmãos espíritas só relembrando: 

 

REUNIÃO -  PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DE 2013 DA USE REGIONAL ILHA SOLTEIRA-SP.

Dia – 02/02/2013 - sábado, às 14 horas –

 Local: C. E.Allan Kardec (anexo à Creche Nana Nenê) – R.Rio de Janeiro, 1478-Andradina – SP.

 

Obs:  Fundamental a presença  dos representantes das USEs Intermunicipais, URE, bem como  representantes das casas espíritas de nossa região. 

 

Abraços a todos, muita Paz. 

 

 

(Informação recebida em email de Elisabete Henrique henrique [[email protected]])

 

 

 

 

Prosseguem Palestras e Autógrafos com Adeilson Salles

Bauru, SP

 

(Informações recebidas em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

Motivar é possível?

 

Encerramento Curso de Atendimento Fraterno. AEVV, Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Criam-se conflitos e até traumas com as mudanças de paradigmas

José Reis Chaves

Belho Horizonte, MG

 

 

    Paradigma é um modelo científico, filosófico e religioso tido como certo em determinada época, mas que, com a evolução, pode tornar-se superado em parte ou no todo.

     Mas a mudança de paradigmas não é fácil, pois, por orgulho, inveja e falta de melhor conhecimento a respeito do novo paradigma, os cientistas, filósofos e teólogos reagem rigorosamente contra o novo que surge.

     Mas a conversão à nova “heresia” é apenas uma questão de tempo. Os cientistas, filósofos e teólogos renomados, respeitados e não invejosos, como que num arrastão, levam de roldão os seus colegas ainda teimosos em não aceitarem o novo paradigma.

        Do paradigma do determinismo racional cartesiano-newtoniano-baconiano, que negava tudo que não pudesse ser provado pela Ciência, surgiu o Método Científico que muito beneficiou o materialismo. Descartes com seu “Discurso do Método” é também o pai do Racionalismo e o precursor do iluminismo. Newton, igualmente, foi destaque entre os iluministas. E Bacon se celebrizou com suas experiências empíricas. Descartes e Newton tinham uma metafísica com acentuada crença em Deus, mas nisso não foram seguidos por outros iluministas, não porque fossem ateus, mas porque não eram muito ligados às coisas do espiritualismo. Esses dois grupos de cientistas e filósofos foram os inspiradores da Revolução Francesa, que mudou o mundo. E eles e os cientistas de hoje tiveram e têm um pensamento errado comum entre eles, ou seja, o de que os assuntos da matéria são da competência da Ciência, enquanto que os do espírito seriam da competência da religião. Daí que a maioria dos cientistas não tem estudado o espírito e as questões a ele inerentes, o que prejudicou muito o aspecto científico do espiritismo. Mas com a queda do paradigma do determinismo, e o surgimento do paradigma do probabilismo ou do Princípio da Incerteza de Heisemberg, o espiritismo se fortaleceu, pois sua filosofia é radicalmente contra a do determinismo, que pode ser anulado pelo livre-arbítrio.

      Porém, por ser o espiritismo um novo paradigma cristão revolucionário e estar avançando celeremente, não é surpreendente que todas as outras correntes religiosas cristãs se unam aos materialistas nos ataques e calúnias contra ele e suas personalidades. Um exemplo disso é o aumento das escandalosas mentiras e calúnias contra Chico Xavier na internet, pois ele conquistou o título de “Maior Brasileiro de todos os Tempos”, no concurso promovido em 2012, pelo SBT, além de ter, atualmente, mais de duzentos biógrafos em todo o mundo.    

     Tudo isso, realmente, só podia mesmo estar incomodando, e muito, os adversários do novo e vitorioso paradigma do espiritismo!

     Max Planck encontrou muita resistência para o seu novo paradigma da Física Quântica. Eis o seu desabafo: “Uma nova verdade científica não triunfa convencendo seus oponentes e fazendo com que vejam a luz, mas porque eles, finalmente morrem e a nova geração cresce familiarizando-se com ela.” (Jorge Pedreira de Cerqueira, “Espiritismo, Metodologia, Fé e Ciência”, 2ª Edição, página 23, Editora Lorenz, Rio (RJ), 2011).

 

 

 

SBT

Chico Xavier foi eleito “O Maior Brasileiro de todos os tempos”. O programa aconteceu na noite de 3 para 4 de outubro de 2012. Com Saulo Gomes atuando como representante de Chico, que contou com animada torcida no auditório e, com certeza, no mundo todo pela TV. Ao final de forma emocionante  o  apresentador Carlos Nascimento  proclamou o resultado que conferiu ao médium 71,4% dos votos na disputa com outros dois grandes brasileiros: Princesa Isabel e Santos Dumont. 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP