Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 05 de fevereiro 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/FEVEREIRO/05-02-2013.htm

 

 

 

Mãos Salvadoras

 

 (texto e ilustração de Kau Mascarenhas, em homenagem

 à todos os que partiram para uma vida nova, na  tragédia

de Santa Maria)

 

 

Muitos tinham tão perto o ser amado e não puderam dar-lhe as mãos, a salvação. O tumulto promoveu o sumiço; em segundos alguém que estava ali ao lado desapareceu. Empurrões vieram de dentro da própria mente - impulso instintivo para a recompensa cobiçada: um pouco de ar. A própria vida em risco impelia a busca de uma saída.

E os empurrões sentidos por fora foram mais imperativos: a maré de centenas de desesperados que apenas queriam o direito de continuar a viver.

Muitas mãos, braços, corpos em transe, sem cabeça, manada não pensante a empurrar para algum lugar talvez seguro, quem sabe a porta de uma noite feliz que havia sido deixada lá fora.

Onde estaria agora a luz? Onde estaria o ar? Onde estaria Deus?

Onde estaria a boca linda que beijara minutos atrás na pista de dança? E o carinho? E as palavras cheias de sorriso e esperança? Onde estaria a música alegre que enchera tudo de festa tão poucos minutos antes?

Aqueles olhos dariam tudo para ver de novo o sinal de coração feito de longe, com os dedos, pelo seu amor quando foi buscar uma bebida no balcão.

“- Quem me acorda e me livra desse pesadelo?” – implorou em meio ao pandemônio.

Grades, paredes, pessoas. Obstáculos. Vencer tudo isso e achar quem precisava achar – era esse o propósito máximo; poder de novo achar seu amor e sentir seu abraço lá fora para poder dizer “conseguimos”.

Mas a massa empurrava, vigorosa, seu corpo. Como pequeno barco de papel levado por uma enxurrada, seu corpo simplesmente seguia conforme o fluxo.

Caiu próximo à porta, muito perto mesmo.

Ir ao chão naquelas circunstâncias significava algo muito perigoso, mortal.

Mas por sorte não havia apenas braços empurrando.

Mãos salvadoras existiam ali. E foi muito importante percebê-las, heroicas e firmes, puxando as suas para a rua, para a vida, e apresentando-lhe de novo a noite lá de fora que sempre foi feliz. Noite que por pouco não se tornou inatingível, e que naquele momento se convertera num prêmio.

O próprio ar já era um prêmio.

O atordoamento que lhe impediu de agradecer às mãos salvadoras, anônimas, pelo socorro, não tirou da sua mente a pergunta: “E onde está meu amor?”

E tão logo levantou-se do asfalto que havia sido seu leito por segundos, confiante em sua recuperação, ergueu-se para continuar na trilha do seu objetivo.

Uma dor nova se instalou. O medo de perder um ser tão querido, de não fazer algo para salvar sua vida. E essa dor tinha garras poderosas, capazes de sufocar a alma.

“- Saí de lá, estou bem. Mas... e o meu amor?”

Rodrigos, Brunas, Robertos, Marias, Thiagos, Anas, Diegos, Carolinas, Alexandres... tantos ainda estavam lá dentro bailando com a morte.

“- Cadê meu amor, ou meu irmão, ou minha prima, ou meu colega, ou minha melhor amiga, ou meu esposo, ou minha namorada?” - também diziam, desencontradas, muitas outras bocas.

A pergunta empurrou no sentido menos desejado. Fez-lhe voltar o pescoço para o portal do terror de onde viu brotarem rolos dançantes de fumo e faces de cera.  

Então a vontade de retornar e reencontrar seu amor desligou sua razão.

À porta, junto a muitos que salvavam e muitos que desmaiavam, gritou chamando quem amava, dentro do inferno. Voz inaudível abafada pela tosse inevitável.

Olhos e coração insistiam em continuar ardendo, confusos, iludidos, querendo fazer voltar o tempo, fazer o destino se mover para trás. E pensou que era capaz de se arremessar, atravessando a sombra negra, quente e perversa.

“- Será rápido. Vou encontrar quem amo e sairemos juntos.”

Entretanto, nesse retorno pareceu-lhe que o monstro estava maior e mais voraz. O demônio disforme havia crescido e lambia tudo e todos, fechando o caminho. Ao tempo em que engolia, também invadia corpos e devorava almas.

Sentir seu gosto não era fácil, nem bom. Na língua era o seu sabor que começava a dominar. No peito igualmente se instalara e começara a tornar-se o senhor. 

Gotas incandescentes a pingar do teto choviam como cordões luminosos; pingos dourados e feiticeiros, a queimar seus cabelos, sua pele, suas energias.

Mas tudo isso seria fácil vencer. A coragem se renovou; cresceu pela força do afeto e pela fé de que o final seria feliz.

Subitamente, uma queda aconteceu. Por que precisava cair outra vez justo ali e naquele momento?

Essa não deveria ser a forma de fechar a história, nem seria um resultado justo para tanta bravura. Reerguer-se se mostrou impossível e, mesmo imóvel, tudo começou a girar.

O peso de outros corpos começou a ser sentido. Muitos caiam por cima ofertando um abraço carcereiro, sem sentido, inoportuno e mortal.

“- Onde estão as mãos salvadoras de novo? Puxem-me, confio em vocês! Por que demoram dessa vez?”

De súbito sumiu o calor e veio a lembrança da mãe feliz beijando seu rosto e fazendo recomendações antes de sair de casa naquela noite.

Desapareceu também o monstro a apertar-lhe o peito por dentro, e veio uma série de lampejos com o sonho da formatura, a cerimônia a ser realizada, o emprego garantido, o casamento próximo.

Sumiram as mágoas, a ansiedade, a dor, a macabra e caótica orquestra de gritos, o fogo, o peso dos corpos dos que sucumbiram sobre o seu corpo.

Uma improvável leveza se instalou e uma paz sem tamanho começou a tomar conta de tudo. E veio, finalmente, a visão do socorro.

“- Ah, chegaram de novo as mãos que salvam. Graças a Deus! Tirem-me daqui, por favor.”

Sim eram mãos salvadoras, novas, dessa vez com sorrisos. Pertenciam a seres vestidos de branco, que pareciam feitos de puro amor.

Médicos gentis, enfermeiros e atendentes com lindos aparelhos que nunca vira antes, estavam ali a amparar a todos os que precisavam. Uma melodia doce ganhava o lugar, substituindo a fumaça, a balbúrdia e o medo. Palavras amorosas lhe chegaram aos ouvidos e mãos macias enxugaram suas lágrimas.

“- E onde está meu amor? Também salvou-se?”

E ouviu como resposta:

“- Digo-lhe com a mais absoluta certeza, ninguém no universo estará desamparado. Pode confiar. Que tal relaxar e adormecer um pouco?”

E antes que seus olhos se fechassem para o sono reparador que antecede o alvorecer de uma nova fase na eternidade da vida, teve a imagem que buscava: o rosto do ser tão querido. Uma lágrima tranquila, aliviada, então rolou pela sua face.

Também ao lado de anjos cheios de bondade ali estava, numa maca próxima, o seu amor sorrindo, que lhe fazia com os dedos o sinal de um coração.

 

************

Kau Mascarenhas
Instituto PRO-SER

www.proserinstituto.com.br
www.kaumascarenhas.blogspot.com
www.mudandoparamelhor.ning.com

 

  Kau Mascarenhas

 

 

 

 

Novas dinâmicas para o CFN da FEB

 

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, reuniu-se a Comissão Executiva do Conselho Federativo Nnacional da Federação Espírita Brasileira, em Brasília, para analisar os Planos de Ação das Áreas - inclusive com recomendações específicas para algumas Áreas -, preparar pautas das Reuniões das Comissões Regionais do CFN; análise para providências com relação a alguns documentos aprovados pelo CFN, e, definições sobre o 4º. Congresso Espírita Brasileiro (abril de 2014), inclusive as cidades sedes: Centro: Vitória; Nordeste: João Pessoa; Norte: Manaus; Sul: Campo Grande. O evento comemorará os 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo. As reunião foi dirigida pelo presidente interino da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. Informações:[email protected]; www.febnet.org.br

 

 

Comissão Executiva do CFN. Membros

Comissão Executiva CFN-Direção e Membros

 

v

 

O renascer da Doutrina Espírita na Itália e o papel da Ciência

 

O Espiritismo está conhecendo uma nova fase européia, e a Itália provavelmente haverá de ter um papel mais relevante considerando sua trajetória nos anos passados.

Atualmente as atividades da União Espírita Italiana, por exemplo, vertem, dentre outras, às atividades e temáticas ligadas à família e a educação infanto-juvenil, em colaboração com a Comissão Européia do CEI, como o Curso de Capacitação de Educadores Espírita ocorrido em novembro 2012, já noticiado por este boletim, e o próximo encontro fraterno que ocorrerá na cidade de Lecco no dia 17 de fevereiro.

A contribuição trazida pelos oradores espíritas, sejam do Brasil ou da própria Europa, ajudam a consolidar um quadro que se prospecta positivo.

Após a última palestra proferida por Divaldo Franco, na cidade de Milano, em maio de 2012, para um público de mais de 500 pessoas, novos agrupamentos foram se constituindo, em  diversas localidades, incentivados pela oratória do notável orador brasileiro e pelo interesse de aprofundar sobre o Espiritismo.

Além dos grupos mais antigos, filiados à União, se encontram em fase de consolidação novos grupos em Salerno, Treviso, Padova e Vicenza. Isso significa que se bem estruturados, poderão receber brasileiros e italianos residentes nestas localidades e que até o momento se sentiam isolados. Isso porque muitos brasileiros não se sentem aptos a iniciarem um grupo de estudos, precisam de estimulo e preparação. Territorialmente a Itália é pequena, mas enfrentar 200/300 km para assistir à uma palestra, ou receber um passe, pode se tornar impraticável.

Entre o final de dezembro de 2012 e os primeiros dias do mês de janeiro 2013, o orador espírita, residente em Manaus, Pedro Gilberto Aloise, junto à filha Ana Aloise, realizaram um ciclo de palestras que contemplou 9 cidades italianas: Roma, Salerno, Padova, Ravenna, Reggio Emilia, Vicenza, Treviso, Verona e Milano. Uma colaboração com o Grupo Sentieri dello Spirito,  Milano, para atender aos pedidos de suporte e orientação para a formação de novos núcleos de estudos espírita, grupos estes constituídos em 70% por italianos (alguns conhecem o português). Fato este extremamente positivo. Que saibamos, das 20 regiões italianas, 7 contam com pelo menos um “ponto de luz”. Não é muito sabemos, mas é um caminho, que unido a outros sob o mesmo ideal, constituem uma força e novas fronteiras de divulgação.

No final de semana de 26/27 de janeiro 2013, Florêncio Anton, de Salvador, esteve realizando trabalho de Pintura Mediúnica na cidade de Modena, por ocasião do 21° Congresso Anual “La vita oltre la vita” – A vida além da vida. Este Congresso é uma realização da Fundação Casa dell’Albero, de Fossoli di Carpi, próxima à Modena. Foi fundada pela Sra. Carla Castagnini, após o desencarne do único filho, Massimo, que contava 24 anos. Por via mediúnica, através de uma médium espiritualista inglesa, Sue Rollands, Carla obteve noticias do filho, fato este que mudou completamente o seu conceito sobre a morte. Desde então promove encontros e Congressos para consolar pais que perderam um filho. Para relembrar Massimo, após 1 ano de seu desencarne, foi realizado um encontro entre seus amigos, e Carla fez uma foto do palco onde o filho tocava. Ao revelar o filme, a surpresa: sobre o palco, se via nitidamente a imagem de Massimo.

A fotografia foi analisada pelo Perito Biométrico, Daniele Gullà, da cidade de Bologna. A Biométrica é uma técnica científica que consiste em medir, em modo direto ou indireto, as características biológicas morfológicas e antropoformoficas de um individuo ao fim de catalogar as suas características. Através destas características se pode identificar a identidade de um individuo em situações das mais particulares e difíceis, de fato vem utilizada no campo do Direito e nos tribunais para reconhecer indivíduos que cometeram delitos, ou são fugitivos e que podem ser reconhecidos através das imagens de telecameras colocadas em bancos, supermercados, aeroportos etc. Portanto Daniele Gullà, dentre suas funções profissionais é um Perito junto aos tribunais, mas também aos Institutos de Medicina Legal. Daniele se interessa ainda pela Parapsicologia, e começou a se dedicar ao estudo de imagens como àquela em que foi retratado Massimo Castagnini, após o seu desencarne, para comprovar a sobrevivência da alma. Para ele não é questão de religião, mas de comprovar o que realmente existe.

Foi por esta motivação que, em 2003, Regina Zanella, dirigente do grupo Sentieri dello Spirito iniciou uma colaboração com Daniele Gullà, para um confronto. Enquanto um falava de Ciência, o outro expunha as probabilidades espirituais. Nos anos seguintes, Daniele foi aprimorando a sua técnica até criar ele mesmo maquinas capazes de captar as vibrações nas suas mais variadas expressões, desde as cores, do som, de encarnados e desencarnados. As mesmas ficam impressas em gráficos e fotografias. Um trabalho que poderá revolucionar conceitos, “obrigando” a própria ciência oficial à aceitar e a constatar a realidade do Espírito. Seriam necessárias muito mais linhas para descrever este trabalho que em futuro poderá vir a fazer parte da ciência espírita.

Hoje aqui, trazemos uma das mais recentes fotos de Daniele, da Pintura Mediúnica. Durante o Congresso Daniele pode assistir e analisar o trabalho de Florêncio, captando imagens e vibrações que não deixam duvidas sobre a autenticidade do fenômeno e a intervenção do mundo, para a maioria de nós, invisível.

Na foto que anexamos, gentilmente cedida por Gullà, vê-se dois assistente ao lado do médium, durante a Pintura, mas o médium “desaparece” energeticamente, vê-se somente um facho de luz. Fato extraordinário e ainda inexplicável para o pesquisador italiano, a dificuldade de fotografar as telas pintadas. A diferença de tudo o que havia no ambiente, as mesmas pareciam emanar luz própria,  não permitindo serem fotografadas pela sua mais recente “maquina” – FUTURA, de alta sensibilidade. Atualmente Daniele está desenvolvendo uma pesquisa junto a Universidade de Padova com o fim de em breve poder publicar as pesquisas feitas com FUTURA em revistas cientificas, como sempre fez com seus trabalhos científicos.

O trabalho de Florêncio foi filmado também por uma emissora de televisão, Itália 1, que levará ao ar a reportagem em rede nacional nos próximos dias e, Daniele que mantém um quadro de investigação na mesma transmissão, comentará as fotos da Pintura Mediúnica.

Por fim, o notável cardiologista Nader Butto, de Nazareth, Israel, um dos oradores e presente durante à atividade espírita, se emocionou com o trabalho e quis conhecer pessoalmente Florêncio para saber cientificamente como é possível uma intervenção assim tangível do plano espiritual no mundo material.

Podemos dizer que, aqui, a Ciência oficial, finalmente encontrou o Espírito.

Regina Zanella

Grupo Sentieri dello Spirito

[email protected]

 

(Texto e fotos recebidos em email de Regina Zanella)

 

Ravenna - Pedro entre Shirley e Raquel Ferreira; Padova - publico atento durante a palestra; Vicenza - Foto de grupo; Treviso - publico

Carla Castagnini e Florencio Anton; Foto de Massimo Castagnini apos 1 ano do seu desencarne; Massimo Castagnini - antes do desencarne; Foto feita por Daniele Gullà con Futura durante pintura mediunica - energeticamente o medium deixa espaço à um facho de luz.

 

Ismael Gobbo e Daniele Gullà; Florencio Anton e Dr. Nader Butto, Nazaré-Israel

 

 

 

Programação de palestras na Comunidade Espírita Seara de Luz

Bilac, SP

 

 

(Informação recebida em email de VANDERLEI SILVA [[email protected]])

 

 

 

Seminário memórias de um Suicida na FEB-Rio

Rio de Janeiro, RJ

 

Memórias de um Suicida: seminário e nova edição do livro

No 26 de janeiro, na Sede Histórica da Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro, houve o Seminário "Memórias de um suicida", a cargo de Sandra Ventura (DF). A mesa de trabalhos foi composta pelos diretores da FEB Affonso Soares e Tânia de Souza Lopes, e o Gen. Eloy Vilela, diretor da Cruzada dos Militares Espíritas, do Boletim SEI e responsável por um grupo do Estudo das Obras Básicas (O Livro dos Espíritos) na FEB-Rio. Na oportunidade a Editora da FEB fez a apresentação da recente edição, com nova capa e composição, do livro "Memórias de um Suicida", da médium Yvonne A. Pereira. Informações: [email protected]

 

Público no Seminário memórias de um Suicida na FEB-Rio

Seminário memórias de um Suicida na FEB-Rio. Fala de Sandra Ventura

 

 

 

 

Mediunidade: Curso Básico com fundamento em

“O Livro dos Médiuns”. Marilia, SP

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

Encontro de coordenadores de cursos de Espiritismo e Evangelizadores. São Bernardo do Campo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

11ª. edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

Fortaleza, CE

 

(Informação recebida em email de Estacao Luz [[email protected]])

 

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

 

Acessar:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/desencarnacoescoletivas.html

 

 

 

 

 

Programação da SEAL- Sociedade Espírita André Luiz para fevereiro de 2013. Salvador, BA

 

 

(Informação receida em email de ASCOM COBEM [[email protected]])

 

 

 

 

Abençoar e compreender

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mãos Unidas. Lição nº 40. Página 127.

 

Ressentimento não se constitui tão só do azedume que se nos introduz no espírito, quando a incompreensão nos torna intolerantes, à frente das grandes dificuldades de alguém.

Existem igualmente os pequeninos contratempos do cotidiano que, sem a precisa defesa da vigilância, acabam por transformar-nos o coração em vaso de fel, a expelir germes de obsessão e desequilíbrio, ambientando a enfermidade ou favorecendo a morte.

Analisemos essas diminutas irregularidades que nos será lícito classificar como sendo cargas de sombra íntima:

- o descontentamento à mesa porque a refeição não apresente o prato ideal;

- a impaciência ante a condução retardada;

- a indisposição contra o clima;

- a contrariedade em serviço;

- o constrangimento para desculpar um amigo;

- o mal estar perante um desafeto;

- o melindre desperto, em ouvindo opiniões que se nos mostrem desfavoráveis;

- o desagrado nas compras;

- o desgosto injustificável em família, unicamente pelo motivo deste ou daquele parente não pensar pela nossa cabeça;

- os cuidados exagerados com obstáculos naturais na experiência comum;

- a pressa e a agitação desnecessárias;

- o descontrole ante uma visita problema;

- a exasperação diante de uma tarefa extra programa;

- o desespero contra as provas inevitáveis que a vida nos oferece a cada um.

Tanto pesa na balança o quilo de chumbo em massa, quanto o quilo de palha nela depositado, de haste em haste.

Meditemos, em torno disso, e reconheceremos que o perdão incondicional deve também alcançar as mínimas circunstâncias que se nos façam adversas.

Em síntese, para que a paz more conosco, assegurando-nos proveito e alegria, nos caminhos do tempo, é forçoso não apenas trabalhar e servir sempre, mas igualmente compreender e abençoar.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Savio [mailto:[email protected]])

 

Ave em parque na cidade de Hitchim, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP