Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 07 de fevereiro 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/FEVEREIRO/07-02-2013.htm

 

 

 

 

Dolorida ocorrência

 

Orson Peter Carrara

            Agora que a poeira assentou, dirijo-me aos leitores que me perguntaram sobre o lamentável e duro episódio de Santa Maria-RS. Também, como qualquer ser humano, comovi-me às lágrimas diante do episódio tão comovente e cortante ao coração.

            As especulações foram muitas, as notícias fartamente exploradas, muita bobagem foi dita tentando explicar o acontecimento. O fato é que vários fatores, e nem é preciso repetir aqui, desencadearam a tragédia. E não adianta agora procurar culpados, é um fato consumado. Deixemos que o tempo responda às nossas dúvidas doídas.

            O que é importante nesse momento é a vibração amiga em favor dos pais, cortados pela dor que não podemos imaginar. A prece em favor deles é, aliás, nosso dever, para que sintam ao menos o conforto da solidariedade.

            Não temos condições de fechar a questão, pois nos faltam informações que fogem à alçada de simples mortais e limitada condição humana. Por mais que tentemos explicar, sempre faltará um componente cuja origem desconhecemos. Aliás, todos desconhecemos a história de cada vítima, de cada família, de cada jovem que ali sucumbiu. E não me refiro à história presente, mas à bagagem trazida de outras experiências.

            As razões, pois, são muitas.  Estão presentes no episódio quadros de provas (degraus  de crescimento para pais e filhos), de consequências do passado (também para pais e filhos) e necessidade de aprendizados (igualmente para todos os envolvidos), que não temos como definir quais especificamente, nem para quem.

            É muita leviandade declarar que todas as vítimas estão pagando erros do passado. Claro que há casos assim, mas como definir? Muitos deles podem inclusive ter solicitado passarem por tais situações para algum aprendizado que não temos como alcançar. E muitas vezes alguns casos foram para despertar familiares, a sociedade, e há casos em que não havia tais necessidades citadas, mas foram vividas por circunstâncias que nos escapam completamente.

            Como, pois, querer explicar fechando a questão? Não temos acesso às razões de Deus, que são sábias, justas e misericordiosas. Aliás, a misericórdia de Deus está sempre presente em qualquer situação, socorrendo os filhos. Estes, normalmente, em casos assim, nada sentem, porque são amplamente amparados por equipes espirituais especificamente preparadas para essa finalidade.

            Deus permite tais casos para nos despertar dessa letargia de insensibilidade, para promover o progresso moral que surge espontâneo na solidariedade e igualmente impacta a sociedade com providências normalmente esquecidas pela leviandade humana, de cidadãos ou autoridades.

            O que nos deve nortear o pensamento e a emoção é pensar na Bondade de Deus, que nunca abandona seus filhos. As vítimas e suas famílias estão amparados, apesar do momento muito doloroso. Confiar, pois, aguardar o tempo, sem guardarmos revolta. E ao mesmo tempo nos lembrarmos carinhosamente de todos eles, já acolhidos bondosamente em estâncias superiores de socorro.

            Se algo podemos fazer, isso sim, é manter atenção aos locais que frequentamos ou dirigimos, como funcionários ou proprietários, para sempre pensar na questão da segurança pessoal daqueles que ali frequentam, pois o episódio igualmente nos mostra isso.

            Em linhas gerais, notemos que o episódio provocou impacto material e moral em toda a sociedade brasileira. É a sabedoria de Deus que permite tais fatos, nunca por capricho ou abandono, mas como lições necessárias ao nosso crescimento. O impacto maior fica por conta da quantidade de vítimas, mas o corpo nada mais é que uma veste. O espírito é o ser principal e que sobrevive à morte do corpo. Há razões que podemos especular, mas nunca poderemos fechar questão pois nos faltam itens históricos que não temos acesso. Então, respeitemos a ocorrência, tirando as lições que nos cabem. Estamos todos aprendendo.

            Todos voltarão um dia à pátria de origem. Todo dia tem gente voltando ou chegando. Aprendamos a enxergar além das aparências e unamos os pensamentos em prece em favor de todos os envolvidos nesse triste episódio da história brasileira, que, embora muito dolorido no presente, deixa lições vivas para todos, para um futuro de felicidade e harmonia. E não nos deixemos impressionar por especulações em fundamento.

 

Hitchin, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

Evento Espírita aborda tema da ONU e da UNESCO

Campina Grande, PB

 

 

 

O Movimento de Integração do Espírita Paraibano, em sua 40ª edição este ano, acontece de 09 a 12 de fevereiro (período do Carnaval), no Centro de Convenções Espíritas Divaldo Pereira Franco, em Campina Grande – PB, e abordará o tema Por um mundo melhor, ofereça paz! Escolhido ainda no início de 2012, o tema é o mesmo  que está sendo trabalhado pela ONU e pela Unesco neste ano, através da campanha " Por um mundo melhor".

 

“Ao abordar o tema: “Por um mundo melhor, te ofereço paz!”, o MIEP oferece uma sólida contribuição a essa campanha”, afirma Ivanildo Fernandes, coordenador geral do evento e presidente da AME-CG. De acordo com ele, essa associação do tema com os propósitos da ONU/UNESCO será melhor percebido num momento particular que será o seminário proferido pela Profa. Dra. Sandra Borba, intitulado “Educação para a Paz”. Sandra Borba uma das melhores expositoras espíritas da atualidade, reconhecida no Brasil e no exterior,  é doutora em educação e tem se dedicado em Natal, RN, ao comitê inter-religioso para a cultura da paz.  
"A escolha do tema revela a lucidez da Doutrina e do Movimento Espírita que não se restringe a questões metafísicas apenas, mas dá uma efetiva contribuição à sociedade", destacou Sandra Borba .

A grande novidade deste ano para o público externo que não pode assistir presencialmente ao evento será a tradução simultânea de uma das palestras para o inglês e o esperanto, na terça a tarde, dia 12. Essa palestra tem como tema o Jesus, príncipe da paz e será proferida por Denise Lino e traduzida por Diego Cavalcanti, para o inglês, e por Oscar de Lira para o esperanto, ambos expositores.

Além desses, as palestras e seminários serão proferidos por  Alberto Almeida, Sandra Borba, Severino Celestino, Frederico Menezes, Simão Pedro, Liszt Rangel, Leonardo Machado e José Otávio.

Como ocorre todos os anos, o MIEP deve reunir cerca de três mil pessoas, entre adeptos e simpatizantes do Espiritismo. A programação contempla todos os públicos: adulto, jovem e infantil. As inscrições permanecem em aberto e podem ser feitas pelo site www.ame.miep.com.br

 

Todo o evento é transmitido em tempo real pela TV CEI, atrás do canal 15.  Esse evento, que é uma promoção da Associação Municipal de Espiritismo de Campina Grande, PB (AME -CG), conta com apoio da Federação Espírita Paraibana, realiza-se ininterruptamente há quarenta anos e deu ensejo a diversos outros eventos religiosos que acontecem na cidade nesse mesmo período.

 

Programação

 

A abertura do evento acontece no sábado, dia 09 de fevereiro, a partir das 19h30, onde todos os públicos se reunirão no Auditório Emmanuel Convenções Espíritas Divaldo Pereira Franco, para assistirem a conferência Por um mundo melhor, ofereça paz! com o médico, escritor e expositor Alberto Almeida.

A partir de domingo, as atividades se dividem de acordo com o perfil do público. Para os adultos, o segundo dia, 10 de fevereiro, começa às 8h e termina às 12h com três seminários paralelos. Seminário A – Perdão como caminho e o caminho do perdão, com ALBERTO ALMEIDA; B – Evolução do Sentimento Religioso, com SEVERINO CELESTINO DA SILVA, e  C– A Paz do mundo começa em nós, com SIMÃO PEDRO DE LIMA. A tarde, indo das 14h30 às 18h, a programação contará com a Palestra  Pequena História da Paz, proferida por JOSÉ OTÁVIO AGUIAR,  seguida da apresentação musical com a dupla LEONARDO MACHADO & VALDETE. Fechando a tarde, haverá a palestra  As bem-aventuranças da paz, com o Prof. Dr.  SEVERINO CELESTINO. Depois disso, é hora do intervalo para jantar e CINEMIEP. A noite será a vez de mais duas palestras,  Fome de amor, sede de paz!, com  FREDERICO MENEZES e  A proposta de paz nas parábolas de Jesus, com DENISE LINO.

Na segunda-feira, dia 11 de fevereiro, o evento segue com outros seminários e palestras. Desta vez Seminário D –E ducação para a Paz, com SANDRA BORBA; Seminário E– Maturidade psicoespiritual, FREDERICO MENEZES e Seminário F – O Despertar da Consciência, com LISZT RANGEL.  Fechando a programação, a noite, serão proferidas duas palestras  A paz na visão do Espírito Emmanuel, com SANDRA BORBA e  Depressão: guerra velada, Ausência de paz, com LEONARDO MACHADO .

No último dia do evento, terça-feira, 12 de fevereiro,  o MIEP fará uma programação voltada mais para o emocional, pois haverá o encontro dos idealizadores e realizadores do primeiro MIEP, para um foto oficial, e uma entrevista na “Sala de visitas”.  Depois, haverá a tradicional apresentação do MIEPINHO, evento para crianças que ocorre dentro da programação do MIEP. A tarde, já caminhando para o encerramento,  haverá a palestra com tradução simultânea, Jesus - Príncipe da Paz. Por fim, às 16:30 horas, haverá o lançamento do 41º MIEP seguido da palestra de encerramento  do 40º. MIEP, Terra Regenerada, Planeta Paz, com FREDERICO MENEZES.

A programação da juventude conta com muitas novidades. O público-alvo, com idade acima de 13 anos, participa de estudos, gincanas e entrevistas com expositores do MIEP.

Já a programação da Infância, que recebe crianças de 4 a 12 anos de idade, promove atividades como teatro de bonecos, apresentações artísticas, aulas de evangelização, oficinas de arte e contação de histórias.

A organização do MIEP  também oferece alojamento para quem vem de fora da cidade. São 100 vagas no próprio Centro de Convenções Espíritas Divaldo Pereira Franco.

Além disso, para aqueles que não possam estar presencialmente no evento, podem assistir a programação adulta pelo portal da TVCEI (tvcei.com), canal 15, AME – CG.

De acordo com o coordenador geral do evento e atual presidente da AME-CG, Ivanildo Fernandes, o objetivo do MIEP é integração dos espíritas da Paraíba, inicialmente, e destes com outros de outros estados e de fora do Brasil. “Hoje, o MIEP não atende mais apenas à Campina Grande, mas ao Brasil e ao exterior, visto que muitos espíritas e simpatizantes acompanham o evento pela TV CEI”, declarou o Presidente que se diz muito feliz com a  coincidência do tema com o da ONU.

 

Assessoria de Divulgação 40º. MIEP

83-93135336

[email protected]

[email protected]

ame.miep.com.br

@amemiep

www.facebook.com/amecgpb

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

Divaldo Pereira Franco (E) na Mansão do Caminho. Salvador, BA

Foto arquivo Jorge Moehlecke

 

 

 

FEP- Jovens Espíritas estudando as obras de Allan Kardec

Recife, PE

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Conheça os palestrantes do Congresso Espírita de Goiás

 

O Congresso Espírita do Estado de Goiás, em sua 29ª edição, acontece de 09 a 12 de fevereiro (período do Carnaval), no Centro de Cultura e Convenções e no Lar Francisca de Lima.
O evento, que é uma promoção da Federação Espírita do Estado de Goiás (FEEGO), promove este ano o debate sobre as atitudes de um verdadeiro cristão, baseando-se na vida e obra do grande apóstolo Paulo de Tarso. Durante quatro dias, o público estudará o tema Atitude Cristã: Senhor, que queres que eu faça? em várias abordagens, no intuito de levá-lo a refletir sobre sua vida.

No intuito de abrilhantar o evento e dirigir as discussões, a organização
convidou estudiosos do Espiritismo, considerados referências no país, como Divaldo
Pereira Franco, Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida, Ana Tereza Camasmie, Carlos
Augusto Abranches, Décio Iandoli, Rossandro Klinjey e Sérgio Lopes.

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

Palestras com Fabio Levi

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Sebastião Camargo

Andradina, SP

 

SEBASTIÃO CAMARGO

Estará presente 

Nesta Quinta-feira  -  dia 07/02/2013 -  ás 20 horas 

Na Sociedade Espírita Nova Era

Rua Floriano Peixoto, 252

Andradina-SP. 

 

(Informação recebida em email de Elisabete Henrique henrique [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário sobre mediunidade no G.E. Irmã Marisa

Osasco, SP

 

(Informação recebida em email de Jornal Do Livro Espírita [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Sebastião Miguel no LELA/TCC

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

23/02/2013 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "O TRABALHADOR DA CASA ESPÍRITA"!

PALESTRANTE: SEBASTIÃO MIGUEL

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA: JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

1KG DE ALIMENTO EM PROL DA TCC

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://lelaetcc.wordpress.com/

https://www.facebook.com/emfoco

 

(Informações recebidas em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

Palestra Musical com Nelíto Alves

Urânia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Kardec estaria superado?

 

Roosevelt Andolphato Tiago

www.roosevelt.net.br

 

 

Pelo impulso de se estudar menos do que deveria, alguns companheiros chegam a questionar a possibilidade de que Allan Kardec estivesse superado, diante da atual modernidade. Entretanto, para que algo fique superado, ele deve estar finalizado, concluído, e observando a obra do Codificador, vemos claramente que ele não colocou ponto final em nada, muito pelo contrário, estruturou bases sólidas sabendo que um grande edifício seria construído sobre elas no correr dos anos.

Em “A Gênese” capítulo I – item 55 encontramos: “Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará” evidenciando além de extrema humildade uma segurança na própria obra.

 

Sendo assim, podemos aceitar novidades que certamente o progresso trará, mas respeitando sempre as bases, pois toda construção edificada fora da base, certamente ruirá, como tantos modismos que passaram. Jesus chamaria de “casa edificada sobre a areia” registrado em Mateus 7:24.

Como pode estar superado o que nem sequer entendemos, senão na superficialidade? Certamente que aqueles que realmente estudam as obras da Codificação sabem que quanto mais se estuda, mais se percebe a profundidade do espiritismo, evidenciando que para seu entendimento profundo, isso pediria muitas experiências físicas dedicadas a isso.

 

Aos que alegam que a Doutrina é do século passado, lembramos que as grandes filosofias do mundo são seculares ou milenares, a exemplo o Tao Te Ching, escritos chineses de 600 a.C., o Vedanta possui registros de mais de 3.000 a.C., o Bhagavad-Gita é datado de 400 a.C. sem falar que se Kardec é do outro século, Jesus é do outro milênio, conclusão, a Doutrina Espírita é uma jovem desconhecida.

 

Toda a obra da Codificação é lúcida e transparece o caráter do Codificador, que sem querer ser dono da verdade, nos deixou um volumoso e fantástico conteúdo, que os interessados em estudar não terão tempo para questionar muito menos para reinventar preceitos trazidos por espíritos superiores e entregues a uma mente preparada e acima de tudo moralizada.

Encontramos em “Obras Póstumas”, no capítulo Constituição do Espiritismo, item II - Dos cismas, uma nova expressão do Codificador, sempre lúcida e que acalma tanto os fiéis em Kardec quanto aos que tentam reinventar o espiritismo: “Se tenho razão, todos acabarão por pensar como eu; se estou em erro acabarei por pensar como os outros”. Aguardemos então, mas com bom senso, é claro e acima de tudo, nos comportando como irmãos!

Dizer que Kardec está superado é a mesma coisa que dizer que a água não mata mais a sede – experimenta para ver!

 

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo

Rua Sala, em Lyon, França. Ao fundo, próximo da margem do rio  Rhône,  ficava a

casa (não mais existe) onde nascera Allan Kardec Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP