Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 08 de fevereiro 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/FEVEREIRO/08-02-2013.htm

 

 

 

 

A história de Belarmino Bicas

 

 

 “Depois da festa beneficente, em que servíamos juntos, Belarmino Bicas, prezado companheiro a que nos afeiçoamos, no plano espiritual, chamou-me à parte e falou, decidido”: 

- Bem, já que estivemos hoje em tarefa de solidariedade, estimaria solicitar um favor... 

- Ante a surpresa que nos assaltou, Belarmino prosseguiu: 

- Soube que você ainda dispõe de alguma facilidade para escrever aos companheiros escarnados na Terra e gostaria de confiar-lhe um assunto.... 

- Que assunto? 

- Acontece que desencarnei com cinqüenta e oito anos de idade, após vinte anos de convívio espírita. Abracei os princípios codificados por Allan Kardec, e aos trinta e oito e, como sempre fora irascível por temperamento, organizei desde os meus primeiros contatos com a doutrina consoladora, uma relação diária de todas as minhas exasperações, apontando-lhes as causas para estudos posteriores.... Os meus desconchavos, assimilados, suprimiram, inconscientemente, vinte e dois anos da quota de oitenta, que me cabia desfrutar no corpo físico, regressando á Pátria Espiritual na condição de suicida indireto..... Somente, aqui, pude examinar os meus problemas e acomodar-me ás desilusões... Quantos tesouros perdidos por bagatelas! Quanta asneira em nome do sentimento! 

- E exibindo curioso papel, Belarmino acrescenta: 

- Conte o meu caso para quem esteja ainda carregando a bobagem do azedume! Fale do perigo das zangas sistemáticas, insista na necessidade da tolerância, da paciência, da serenidade, do perdão! Rogue aos nossos companheiros, para que não percam a riqueza das horas com suscetibilidade e amuos, explique ao pessoal na Terra que mau humor também mata!... 

Foi, então, que passei á leitura da interessante estatística de irritações, que não me furto á satisfação de transcrever:

Belarmino Bicas – Números de cóleras e mágoas desnecessárias com a especificação das causas respectivas, de 1936 á 1956: 


- 1.811 - em razão de contrariedades em família; 

- 906 - por interpor-se, dentro de casa, em questões de alimentação e higiene; 

- 1.614 - por alterações com a esposa, em divergências na conduta doméstica e social; 

- 1.801 – por motivo de desgosto com filhos, genros e noras; 

- 11 – por descontentamentos com os netos; 

- 1.015 – por entrar em choque com chefes de serviço; 

- 1.333 – por incompatibilidade no trato com os colegas; 

- 1.012 – em virtude de reclamações a fornecedores e lojistas em casos de pouca monta; 

- 614  - por mal entendidos com vizinhos; 

- 315 – por ressentimento com amigos íntimos; 

- 1.089 – por melindres ante o descaso de funcionários e empregados de instituições diversas; 

- 615 – por aborrecimentos com barbeiros e alfaiates; 

- 777 – por desacordos com motoristas e passageiros desconhecidos, em viagem de ônibus , automóveis particulares, bondes e lotações; 

-  419 – por desavenças com leiteiros e padeiros; 

- 820 – por malquistar-se com garçons em restaurantes e cafés; 

- 211 – por ofender-se com dificuldades em serviços de telefones; 

- 90 – por motivo de controvérsias em casas de diversões; 

- 815 – por abespinhar-se com opiniões alheias em matéria religiosa; 

- 217 – por incompreensões com irmãos de fé, no templo espírita; 

- 901 - por engano ou inquietação, diante de pesares imaginários ou da perspectiva de acontecimentos desagradáveis que nunca sucederam. 

Total: 16.386 exasperações inúteis. 

 Esse o apanhado das irritações do prestimoso amigo Bicas: 16.386 dissabores dispensáveis em 7.300 dias de existência, e isso nos quatros lustros mais belos de sua passagem no mundo, porque iluminados pelos clarões do Evangelho Redivivo. Cumpro-lhe o desejo de tornar conhecida a sua experiência que, ao nosso ver, é tão importante quanto às observações que previnem desequilíbrios e enfermidades, embora estejamos certos de muita gente julgará o balanço de Belarmino positivo. 

(Extraído do Cap. 16 de Cartas e Crônicas, pelo Espírito Humberto de Campos [Irmão X])
 

 

 

Video:

http://www.youtube.com/watch?v=Ye5Q2GTjw8E

 

(Texto recebido em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Para reflexão:

 

'Trabalhar demais'

é um dos principais lamentos de pacientes terminais

 

Leia a noticia que fala de relatos no livro “Antes de partir”, acessando:

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/1193176-trabalhar-demais-e-um-dos-principais-lamentos-de-pacientes-terminais.shtml

 

 

 

 

 

Edição de Nosso Lar em húngaro

 

Graças ao idealismo do esperantista-espírita húngaro Tibor Szabadi, a obra Nosso Lar foi lançada na Hungria. A tradução para o idioma húngaro se baseou na versão em Esperanto, publicada pela FEB (NiaHejmo) e sua impressão, feita na cidade natal de Tibor, Nagykanisza, foi inteiramente financiada por brasileiros vinculados ao Conselho Espírita Internacional – CEI. São de Tibor as traduções para o húngaro das obras Memórias de um Suicida, O Céu e o Inferno, Os Mensageiros e Ação e Reação, todas igualmente baseadas nas versões em Esperanto publicadas no Brasil. Nosso confrade e coidealista húngaro fundou, há um ano, em sua cidade, a instituição “Allan Kardec”, cujos membros se reúnem diversas vezes em cada mês, para a prática do Espiritismo e o estudo das obras de Allan Kardec. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br;

 

 

 

 

VII Taller de Salud Espirita com presença de Divaldo Pereira Franco

Salou, Espanha

 

El próximo mes de marzo se celebra en Espanha el VII Taller de Salud Espirita, con la presencia de Divaldo Franco,  que realizará un seminario sobre la " Psicologia de Gratitud", el evento se celebra los dias 15,16 y 17 de marzo 2013, en la localidad costera de Salou, organizado por el Centro Espirita Manuel y Divaldo.

 

 Mas informacion el web del mismo centro.:

 

www.cemyd.com

http://ceis.spirity.com

 

Manuel Sonyer

Centro Espirita Manuel y Divaldo

Reus

Espanha

Telf. 0034 635 422 007

 

 

(Informação recebida em email de Manel S [[email protected]])

 

File:Salou boulevard.jpg

Salou, Boulevard.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Salou_boulevard.jpg

 

 

 

 

Registro. Resumo das atividades doutrinárias de Sérgio Thiesen

Estados Unidos e Canadá

 

O expositor espírita, professor de medicina e físico, do Rio de Janeiro, realizou uma recente viagem de divulgação doutrinária aos Estados Unidos da América e Canadá, cujo programa foi assim desenvolvido:
Ao chegar a Boston, Massachusetts, dia 19 de janeiro, Thiesen foi direto a Peabody onde realizou a palestra sobre o "Pensamento - construtor do destino e da felicidade", no Centro Espírita Cantinho de Luz.
Dia seguinte, a palestra em comemoração dos 3 anos de fundação do Benjamin Franklin Spiritist Society, em Westboro, o seminário sobre "Spiritism and Medicine - a new paradigm for the millennium". À noite, já em Chelmsford, no
Fealma - Fraternidade Espírita Amor & Luz de Massachusetts, o tema foi "Chico Xavier - o apóstolo do Bem".
No dia 22, no Grupo Espírita Trabalhadores da Última Hora (GETUH), em Marlborough, discorreu sobre "Espiritismo e Transformações - clonagem humana, células tronco, embriões congelados, transplantes de órgãos, bóson de Higgs, modêlo quântico do pensamento, etc.". No dia 23, no Allan Kardec Spiritist Society, de Sommerville, o tema foi "Aborto, eutanásia, suicídio e pena de morte - a visão espírita por um mundo melhor" .
No dia 24, já em Toronto, Canadá, em reunião com os trabalhadores da Toronto Spiritist Society, conversou a respeito do livro "Diálogo com as Sombras" , de Hermínio Miranda, e sobre a atividade de Desobssessão, nos tempos de transição planetária. A palestra pública na TSS, dia 25, foi sobre "Spiritism and Medicine - a new paradigm for the millennium".
De volta aos EUA, dia 26, a palestra de inauguração do Abraham Lincoln Spiritist Society, de Charlotte, Carolina do Norte, sobre "The Millennium of the Spirit" . Em Nova York, no dia seguinte, ao meio dia, o tema "Amor - o dom divino na Criatura Humana", no Centro Espírita Ponto de Luz."
À noite, já em Newark, Nova Jérsey, no Grupo Espírita Amor e Luz, o tema "Auto-conhecimento - base para a reforma íntima". No dia seguinte, 28 de janeiro, na mesma instituição, o tema sobre o "Amor - o dom divino na Criatura Humana".

(Informações e fotos recebidos de Sérgio Thiesen)

 

 

 

 

Encontros de mocidade reúnem jovens espíritas paulistas na Páscoa

Bragança Paulista, Franca, Tremembé, Tupã,

 

Para fortalecer os laços de amizade e confraternização dos Membros das Mocidades Espíritas, estudo da Doutrina Espírita, estímulo à vivencia dos princípios espíritas e incentivo à participação e integração dos jovens nos trabalhos de Mocidade Espírita e Movimento Juvenil de Unificação, o DM/USE organiza Encontros Seccionais, anualmente na chamada "Semana Santa".

 

Cada encontro é preparado com muito carinho pelas equipes do DM/USE em cada uma das 4 regiões do estado.

 

A COMELESP reúne os jovens do Leste do estado de São Paulo abrangendo as Regionais BAIXADA SANTISTA E VALE DO RIBEIRA, CACHOEIRA PAULISTA, GRANDE ABC, SÃO PAULO, TAUBATÉ. O tema será O SER - SENTIMENTO, EXPRESSÃO E RESPONSABILIDADE, a auto-responsabilidade como caminho para o bem estar individual e universal e será realizado na cidade de Tremembé.

 

A COMECELESP congrega os jovens das Regionais CAMPINAS, JUNDIAÍ, MOGI-MIRIM, PIRACICABA, RIO CLARO, SOROCABA, SÃO JOÃO DA BOA VISTA no Centro-Leste do estado. A cidade sede é Bragança Paulista e o tema É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ falará sobre as diferenças.

 

A COMENESP abrange as Regionais do Norte do estado, sendo elas, FRANCA, JALES, RIBEIRÃO PRETO, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Será realizado na cidade de Franca com o tema O SER - SENTIMENTO, EXPRESSÃO E RESPONSABILIDADE, a auto-responsabilidade como caminho para o bem estar individual e universal.

 

A COMENOESP recebe os jovens do Noroeste das Regionais ARAÇATUBA, ASSIS, BAURU, ILHA SOLTEIRA, JAÚ, NOVA ALTA PAULISTA, MARÍLIA, PRESIDENTE PRUDENTE. Também com o tema O SER - SENTIMENTO, EXPRESSÃO E RESPONSABILIDADE, a auto-responsabilidade como caminho para o bem estar individual e universal, acontecerá na cidade de Tupã.



Mais informações no site www.usesp.org.br ou com os Assessores Seccionais.

 ---------------------------------------

JT - João Thiago Garcia

Diretor do Departamento de Mocidade

USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

 

 

(Informação recebida em email de João Thiago Garcia [[email protected]])

 

 

 

 

Cursos no IEEF- Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

São Paulo, SP

 

 

http://www.ieef.com.br/

INSTITUTO ESPÍRITA DE ESTUDOS FILOSÓFICOS
R. Mesquita, 789 - Vila Mariana - São Paulo – SP  
Fone: 11 4324 1846 Atendimento a partir das 12h

(Informação recebida em email de Astrid Sayeg)

 

 

 

 

Atividades espíritas programadas para

Andradina, Ilha Solteira, Murutinga do Sul, SP e Três Lagoas, MS

 

 

(Informação recebida em email de Edgar Salina [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário com Wellerson Santos no GEEAK

Lauterach, Áustria

 

 

GEEAK - Vorarlberg - Áustria

Grupo de estudos Espíritas Allan Kardec

Verein für spiritistische Studien Allan Kardec

 

 

Ficha de Inscrição

Seminário

 

A Família”

Coordenador: Wellerson Santos

 

Data/Hora :  Domingo,10 Fevereiro 2013, das 14h até 18h.

 

Local : GEEAK- Áustria  Angerweg 2 UG / A - 6923 Lauterach

 

 

 

 

Nome completo :...................................................................................

 

e-mail:....................................................................................................

 

tel. Contato :...........................................................................................

 

Instituição que frequenta:......................................................................

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

 

 

Palestra sobre Maria de Magdala no CEEJA

Zurique, Suíça

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

 

 

Julgamento Divino e Humano com Dr. Manoel Costa Neto

Aracaju, SE

O Juiz Manoel Costa Neto estará no dia 18, uma segunda-feira, no Centro Espírita Casa da Fraternidade. A partir das 20 horas ele estará proferindo palesta sobre “Julgamento Divino e Julgamento Humano”, mostrando facetas do que se entende por julgamento, notadamente entre os extremos do temário. Na sua fala ele destaca as posições de Jesus, que tomou atitudes fortes e teve julgamento discutível que o levou ao calvário, sempre defendendo o amor e a igualdade entre todos os seres. A palestra é aberta a todos os públicos que podem interagir com o palestrante, e a Casa da fraternidade fica situada à Rua Porto da folha, 1236, bairro Cirurgia, em Aracaju.

 

(Informação recebida em email de Luduvice José [email protected])

 

 

 

 

Grupo Espírita Irmã Scheilla recebe Luduvice José

Aracajú, SE

 

 

Neste domingo, 10, a partir das 19h30, o Grupo Espirita Irmã Scheilla contará com a presença do Jornalsita Luduvice José. Ele falará na oportunidade sobre "Aliança da Ciência e da Religião", destacando como devem as duas vertentes buscarem a verdade, eximindo-se dos mistérios, enfatizando que Deus, como suprema inteligência e bondade, não utilizaria de fatos misteriosos para com os seus filhos, até porque se nos concedeu, ao nos criar, o livre arbítrio, mostrou de forma clara ser preciso usar da liberdade com atitude e consciência, nunca com subterfúrgios ou imposições miraculosas. O comunicador destaca ainda o papel da ciência na perseguição da verdade, no que deveria anuir os religiosos, seguindo o que o Cristo nos chamou a atenção sobre a verdade que liberta. A palesra é aberta a todos os públicos e a instituição fica localizada à Rua da Integração, no Bairro Luzia, bem em frente ao Lar de Zizi.

(Informação em email de Luduvice José)

 

 

 

 

XXXV EIMEP – Evento de Unificação

Belém, Pará

 

(Informação recebida em email de uep.decom [[email protected]])

 

 

 

 

Fundação Cultural - Caminhos de Luz Chico Xavier

Pedro Leopoldo, MG

 

 

Amigos,

 

Em 2005, a Fundação Cultural Chico Xavier em Pedro Leopoldo instituiu os "Caminhos de Luz Chico Xavier" com o objetivo de preservar a vida e obra deste missionário do bem e do amor, em sua terra natal.

A Fundação não tem nenhuma intenção de mitificar ou divinizar a figura humana de Chico Xavier, mas divulgar seus exemplos de solidariedade, compaixão e respeito pelas diferenças que ele vivenciou em seus 92 anos anos de idade.

Segue para apreciação de todos um folder produzido pela Fundação Cultural Chico Xavier, Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo e a Conectmais.

 

Fundação Cultural Chico Xavier

(31) 36611797

 

 

 

(Informação recebida em emails de Jhon Harley Marques,  de Adriano Barroso  e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Leia o boletim SEI de fevereiro 2013

 

Acesse:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2013/02/boletim-sei-de-fevereiro.html

 

 

 

 

Leia o informativo da Sociedade Espírita Fraternidade

Niterói, RJ

 

Acessar aqui:

http://www.sef.org.br/news/InfoSef10.pdf

 

 

(Com colaboração em email de Elizeth Corona [email protected])

 

 

 

Leia o Mensageiro Estrela

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Saudações,
 
Com satisfação estamos enviando a edição de Fevereiro de 2013 do nosso "Mensageiro Estrela", com informações, mensagens, estudos, etc. no formato PDF, muito utilizado na Internet.
O jornal pode ser lido no computador ou impresso.
 
Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:
A partir do nosso site ->
http://www.ophicinadigital.com/alls/
A partir do
Skydrive (Nuvem de Hospedagem) 

Colabore com a Doutrina Espírita na divulgação do nosso boletim informativo, repassando-o para seus contatos.
 
Atenciosamente,
Associação Espírita Estrela da Caridade


 

 

 

 

Site Vinha de Luz

 

Acesse:

http://www.vinhadeluz.com.br/site/

 

 

 

 

 

Construindo afeições

 

                                                                                Wellington Balbo

 

Comum algumas pessoas ao conhecerem alguém que instantaneamente surge afinidade imaginar que esta ligação é antiga remontando a outras existências.

Já vi várias vezes isso acontecer. Há uma espécie de entusiasmo, uma ligação que se faz com o seguinte cálculo: Conversa agradável + Ideias semelhantes = Amigo de existência pretérita.

Parece que isso de certa forma as deixa mais próximas. É um amigo de outras épocas, dizem empolgadas com a semelhança das idéias. E colocam-se a imaginar  quais as situações que já vivenciaram junto àquela alma recém apresentada pela vida.

Quando o assunto vai para o lado do relacionamento romântico as coisas tendem a tomar uma proporção ainda maior: Encontrei minha alma gêmea, ou, a “tampa da panela”, exclamam os mais entusiasmados.

Porém, vamos verificar se isso é uma regra, ou seja, se toda afinidade provém de ligação anterior, em fonte segura: a Doutrina Espírita.  O que diz o Espiritismo? É possível reencontrar almas que já conhecemos de outras existências?

Obviamente que sim. Podemos, claro, reencontrar espíritos que já estiveram junto a nós. Todavia, tanto podem ser almas simpáticas como almas antipáticas. No entanto, vale considerar ponto importante: não é porque surgiu a afinidade automática e as idéias se encontraram que, necessariamente, já conhecemos de outras existências determinadas pessoas. Não é bem assim que funciona e os Espíritos, quando indagados por Kardec na questão 387 de O livro dos Espíritos sobre se a simpatia vem sempre de uma existência anterior, responderam:

“Não. Dois Espíritos que se compreendem procuram-se naturalmente, sem que necessariamente se tenham conhecido em encarnações passadas”.

Pois bem. A resposta é bem clara e auxilia-nos a desmistificar essa questão de que se há afinidade é porque havia o conhecimento de outra existência. Nada disso. As almas afins, que vibram em sintonia semelhante procuram-se e encontram-se sem necessitarem terem se conhecido antes.

Não há passaporte para a construção de novas amizades!

O mais interessante disso tudo é a possibilidade de estarmos ampliando nossa família espiritual ao estabelecermos contatos com os mais diversos Espíritos que habitam o universo.

Novas amizades, pessoas diferentes a nos estimular o desenvolvimento e o progresso...

Prova da bondade de Deus que não nos deixa presos a determinado círculo de “conhecimento anterior”. Há sempre a oportunidade de, a partir de um momento de nossa existência construirmos novas afeições, o que, diga-se de passagem, é enriquecedor.

Compreendemos, então, que a nossa família é a universal. A partir do momento em que formos evoluindo iremos gradativamente construindo amizade com todas as criaturas que a vida nos apresentar, sem, claro, a preocupação demasiada de ser ou não nosso amigo de existência anterior.

Quanto maior nossa família espiritual mais a vontade nos sentiremos em nosso lar: O universo!

 

 

Imagem do filme: “E a Vida Continua...”  (Internet)

 

 

 

 

Idoso que não brinca, dança

 

WGarcia

Recife, PE

Hoje é 5ª feira, 7 de fevereiro de 2013.

Antevéspera de carnaval. Antevéspera? Estou na dúvida, já não sei mais quando o carnaval começa, começará ou começou aqui em Recife. O frevo, patrimônio imaterial da humanidade, toca por todos os lados há muitos dias, o trânsito tá uma lástima e mesmo assim os shoppings centers continuam lotados.

Isso não tem importância. Meu assunto é outro. Desde 3ª feira estou recebendo telefonemas das clínicas onde deveria fazer uma bateria de exames dentro da rotina anual estabelecida. Todos desmarcando, desculpando e remarcando.

Os de amanhã, 6ª feira 8, então, nem se fala. Os médicos sumiram. Penso que estão se preparando para o Galo da Madrugada, que já não sai de madrugada há muito tempo.

As desculpas chegam a ser às vezes hilárias. Um dos médicos, que só atendia às sextas-feiras, mudou para as segundas-feiras. Um outro, bem, este nem explicação deixou, sabe-se apenas que não irá à clínica.

As secretárias e as telefonistas usam um incrível jogo de cintura pra não deixar os pacientes irritados. Quando não tossem de lado, gaguejam ao terem de explicar o inexplicável. É duro, nestas horas, manter a voz macia e a paciência diante de clientes sábios o suficiente para entender a verdade.

Tenho pena delas!

O pior vem agora. Uma vez acalmados os pacientes elas entram com a explicação: datas livres só daqui trinta ou quarenta dias. Minha imaginação outra vez entra em ação, mas é melhor não revelar o que estou a pensar.

Já sou muito sábio pra não brigar nessa hora e muito burro pra aceitar calado. Resolvi contar para os amigos, os inimigos e os desconhecidos. Só pra dividir.

Aos 63, dancei!

--
WGarcia
Recife,PE

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP