Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 21 de fevereiro 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/FEVEREIRO/21-02-2013.htm

 

 

 

 

O Segundo Sábio

 

 

 

                                             Wellington Balbo

 

           Mêncio (371 a . C – 289 a . C) , grande filósofo chinês, era considerado o

segundo sábio (o primeiro fora Confúcio que vivera 200 anos antes).

Embora tenha esposado os postulados confucianos, Mêncio conseguiu respeito por seus próprios méritos.

Suas idéias tiveram grade aceitação na China, principalmente após o aparecimento do neoconfucismo nos séculos XI e XII.

Passou grande parte de sua vida viajando por toda a China aconselhando sabiamente os soberanos daquele país, sabe-se que fora funcionário do governo de Ch’i, mas não chegara a ocupar cargos permanentes e que envolvessem planejamento governamental.

Idealista, otimista, em seus discursos apregoava que a natureza humana é boa e que um governante deve comandar seu povo pelo exemplo moral e não pela força.

Mêncio fora um homem do povo, prova disso é uma de suas frases mais conhecidas – “Os céus vêem o que o povo vê, os céus ouvem o que o povo ouve”.

Afirmava em alto e bom som que o governo deve oferecer ao povo orientação moral e condições básicas para uma vida com dignidade.

Cuidar dos recursos naturais, prover os incapazes, auxiliar os idosos, preocupar-se com o cidadão...

Para Mêncio, verdadeiro  líder é aquele que se preciso for sacrifica seus desejos individuais em prol do bem coletivo.

Idéias avançadas para sua época, Mêncio certamente fora um desses vanguardeiros do bem que vem espalhar benesses pela face da Terra.

Escreveu em chinês, portanto, suas idéias não tiveram grande influência no ocidente, todavia, eis uma boa dica para nós e nossos governantes – seguir os exemplos idealistas de Mêncio.

Na imensidão do universo, no plano físico ou espiritual, pululam bilhões de planetas, muitos são inclusive mais avançados do que a nossa acanhada Terra. Nestes planetas, os governantes são aqueles que reúnem maiores condições de liderar a população em torno do bem e do amor. Liderança incontestável e irresistível, conduzem a todos com a maestria de quem conhece o caminho do progresso.

Pensamento voltado ao bem coletivo, nestes mundos inexiste o egoísmo, são todos respirando a mesma atmosfera de fraternidade, mãos se auxiliando, olhos para o mesmo sentido; o de conseguir galgar degraus na escala evolutiva.

Certamente, Mêncio vivia em um desses mundos,  e por misericórdia divina  veio até nós dar testemunho de seus conhecimentos  para acelerar nosso ainda tímido desenvolvimento como Espíritos em processo evolutivo.

Contudo, não obstante ao exemplo de Mêncio e de tantos outros missionários da luz, a obsessão pelo poder ainda conduz o frágil coração humano:

Alianças escusas são construídas para sua perpetuação.

Mentiras contadas anos a fio entravam o progresso.

Promessas de um mundo melhor ainda enganam a maioria.

Fraternidade, liberdade e igualdade ficam apenas na retórica de quem tem o dom da palavra sem possuir a iniciativa da ação.

O interesse individual ainda grita, enquanto o interesse coletivo apenas sussurra.

Os chamados bons, se escondem em dolorosa omissão, falta-lhes coragem para assumir a dianteira do planeta.

Infelizmente, temos a tendência de nos eximir da culpa, temos o hábito de colocar a responsabilidade pelos insucessos de nossa nação nos homens que nos dirigem, todavia, é salutar lembrar que esses homens que nos dirigem não vieram de Marte, Júpiter ou Saturno, nada disso, são eles crias de nossa sociedade, filhos das idéias preconceituosas que durante séculos a fio propagamos.

Apenas repetem em seus reinados o que aprenderam quando eram plebeus.

Engana-se quem pensa que a corrupção está presente apenas no Legislativo, Executivo ou Judiciário, se estamos a conviver diariamente com os desmandos e o desrespeito,  é porque eles estão impregnados em todos os ramos de nossa sociedade.

Para que as coisas se encaixem, mister se faz um olhar mais consciente para dentro de nós mesmos, porquanto, apenas modificando nossas disposições intimas livraremos o país que vivemos desse caos social.

Bradam alguns:

- Contribuo com o pagamento de impostos, faço minha parte!

Enquanto a parte da parcela de contribuição que acreditamos seja nosso dever for assim, irrisória, resumindo-se à pagamento de impostos, inevitavelmente teremos uma sociedade calcada no egoísmo.

Inseridos dentro de um contexto social, nosso sucesso só será real se entendermos que fazemos parte de uma grande família que vive nesta escola chamada Planeta Terra.

Em o Livro dos Espíritos, na questão de nº 775, Kardec questiona os Espíritos amigos e encontramos na resposta desse questionamento  assunto para grave reflexão:

775 - P -  Qual seria, para a sociedade, o resultado do relaxamento dos laços de família?

R - Um agravamento do egoísmo.

Se o resultado do relaxamento dos laços de família é o agravamento do egoísmo, concluímos que o apertar dos laços de família é o surgimento da mais fina flor – O Amor.

Amigo leitor, entenda-se como laços de família, não apenas o relacionamento que temos com Espíritos da mesma consangüinidade ,mas sim, com todos os Espíritos do globo.

Ao lançarmos um olhar para a coletividade e vermos que somos realmente uma família vivendo nesta Terra escola, veremos que nossas atitudes que não guardam sintonia com o respeito a nosso habitat,  influenciam direta ou indiretamente na vida de infinitas criaturas.

Por isso, a sabedoria de Mêncio já dizia há séculos atrás:

“Os que sabem mais,  devem dirigir com sabedoria os que sabem menos, preparar o caminho para estes crescerem, assim como os pais fazem á seus filhos.”

Quando guardarmos esses propósitos de irmandade, não mais veremos promessas vazias, enganação, corrupção e usurpação em todos os ângulos de ação da humanidade, de modo que já teremos assimilado que somos uma verdadeira família e inevitavelmente o egoísmo cederá lugar ao amor.

Pensemos nisso!

Mêncio

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/af/Mencius.jpg

 

 

 

 

Nota sobre o Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para a Infância e Juventude. Stuttgart, Alemanha

 

Foi noticiado no Boletim CEI 47, através da União Espirita Alemã - UEA, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de junho, em Stuttgart o 1º Encontro da Coordenadoria da Comissão Europa de Educação. Houve um pequeno equivoco na  informação e gostaríamos de esclarecer que nesta data, em Stuttgart, ocorrerá um Curso de Capacitação de Educadores Espiritas para a Infância e Juventude, realizado pela Comissão e promovido pela UEA.

Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos!

Atenciosamente,

Milena Alborghetti e Claudia Werdina

Coordenação Comissão

 

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine)

File:Stuttgart-Schlossplatz-at-night.jpg

Fonte e “New Castle” à noite.  Stuttgart, Alemanha

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Stuttgart-Schlossplatz-at-night.jpg

 

 

 

 

Conferência com Juselma Coelho vai abordar “Dons Mediúnicos e Renovação Interior” no Cesak. 21/2/2013. Bruxelas, Bélgica

 

Juselma Coelho

Imagem Internet

Bonjour,

Les centres spirites Cesak et Neecafla vous invitent à la conférence de Juselma Coelho:

Dons médiumniques et rénovation intérieure

 

Le jeudi 21 février à 19h30

Au 134 rue Louis Hap 1040 Bruxelles

 

Entrée Libre et gratuite

--
Anabela

CESAK, asbl
 

Le christ ne nous a pas demandé grand chose; il n'a pas exigé que nous montions l'Éverest ou que nous faisions de grand sacrifices.

Il a juste demandé que nous nous aimions les uns les autres.

"Francisco Cândido Xavier"

 

 http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com

http://www.tvcei.com/portal/browse-frances-videos-1-date.html
www.spirite.be

(Informação recebida em email de CESAK Bruxelles [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Américo Sucena: Falando com os Espíritos”

Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected]])

 

 

 

Ana Jaicy Guimarães no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

Imagem inline 1

 

O Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX) receberá Ana Jaicy Guimarães.

A expositora é professora, Diretora do Centro Espírita Caminho da Esperança (RJ), oradora espírita há mais de 30 anos, tendo realizado palestras, conferências e seminários no Brasil, Estados Unidos e Índia.

O evento faz parte do Ciclo Mensal de Palestras e será realizado em 24 de fevereiro, domingo, às 17h.

O NECX está localizado na Rua Comendador Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60 - Piratininga, Niterói (RJ).

Maiores informações no site nucleo-chicoxavier.blogspot.com.

Prestigie, participe e divulgue.

Fraternalmente.

 

Niterói, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra na reinauguração do GEAPB

Barbacena, MG

 

Caros amigos,

E com imensa alegria que estamos lhe enviando o cartaz da nossa NOVA REINAUGURAÇÃO...

Depois de sete meses de trabalho árduo, o GEAPB (Grupo Espírita Astral Paraíso do Bem) reabre suas portas com a finalidade de divulgar a Doutrina dos Espíritos e trabalhar em prol de uma humanidade melhor.

No dia 27 de fevereiro às 19h30min teremos a grata satisfação de receber Bento e Marília (que lançarão seu novo cd Harmonia Interior nas terras barbacenenses) e o nosso companheiro Eduardo Maluf (JF) que abordará o tema JESUS E A TRANSFORMAÇÃO MORAL (o tema trará questões relacionadas ao dia a dia e nossa conduta perante o mundo;  a importância das casas espíritas neste processo de transformações, e também, a possibilidade de melhorar nossa conduta cristã).

O trabalho de reconstrução da sede foi o resultado de esforços de trabalhadores espíritas, simpatizantes e amigos do bem; pois todos entendem que uma casa espírita não tem dono, pois é o local de recolhimento dos que sofrem e o ambiente propício para aqueles que almejam servir...

O Grupo Astral é o centro espírita mais antigo de Barbacena, responsável pelas primeiras atividades espíritas organizadas de nosso movimento. Foi o fundador da Aliança Municipal Espírita (a primeira do estado) e também pioneiro na evangelização infantil, na arte espírita, na divulgação doutrinária, além do atendimento espiritual ao público. Para nós, o momento é histórico... Por isto, nos unimos em sintonia cristã, para darmos início a um novo ciclo.

Será uma noite de festa e gostaríamos de contar com a sua presença amiga.

Desde já, rogamos ao Divino Amigo, paz a todos vocês!

Amplexos fraternais!

Nelson Xavier (Nelsinho)

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Palestra com Manolo Quesada no C.E. União Fraternal

Poços de Caldas, MG

 

Manolo Quesada

Imagem Internet

 

CONVITE

 

CONVIDAMOS OS (AS) AMIGOS (AS)

 

PARA A PALESTRA

 

COM EXPOSIÇÃO DE

 

MANOLO QUESADA

 

COM O TEMA:

 

ESTAMOS ONDE NOS COLOCAMOS

 

 

NESTA SEXTA FEIRA (22/02) ÀS 20:00

 

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA 

E GENTILEZA NA DIVULGAÇÃO!

 

LOCAL:

ABRIGO E CENTRO ESPÍRITA UNIÃO FRATERNAL

RUA PARAÍBA, 295 - CENTRO - POÇOS DE CALDAS - MG

 

 

(Informações recebidas em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Cássio Branco de Araújo

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em emails de Regina Bachega e de Jorge Rezala)

 

 

 

 

Palestra com Armando Falconi na SEALUZ

Barbacena, MG

 

Armando Falconi. Imagem Internet

 

A SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz), de Barbacena / MG, convida a todos para uma palestra / estudo com Armando Falconi no dia 26 de março de 2013, terça-feira, às 19:30 horas.

TEMA: " Perda de pessoas amadas " e lançamento do livro "Perda de pessoas amadas".

A SELUZ se localiza à Rua Dário de Oliveira Lima, 99 - Bairro do Campo, em Barbacena / MG (Primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi).

Adriano Barroso
Barbacena - MG

 

Acesse o site de Armando Falconi:

http://www.falconi.com.br/

 

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Palestras com Nahon Castro

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Noite da panqueca VEG

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra e apresentação artística no LELA/TCC

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

23/02/2013 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "O TRABALHADOR DA CASA ESPÍRITA"!

PALESTRANTE: SEBASTIÃO MIGUEL

 

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA: LEANDRO MARQUES

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

1KG DE ALIMENTO EM PROL DA TCC

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://lelaetcc.wordpress.com/

https://www.facebook.com/emfoco

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

Apresentação musical com Sérgio Santos no C.E. Luz e Verdade

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

Jornal “O Espírita Fluminense”

Niterói, RJ

 

Imagem inline 1

Encaminhamos para conhecimento e leitura a edição de janeiro/fevereiro de 2013 do periódico O Espírita Fluminense, informativo bimensal do Instituto Espírita Bezerra de Menezes (IEBM) fundado em 1907 na cidade de Niterói, Rio de Janeiro.

 

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX)

R. Comendador Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60 - Piratininga - Niterói (RJ)

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

 

 

 

 

Espiriticamente, como se explicaria a tragédia de Santa Maria?

 

 

     José Reis Chaves

     Belo Horizonte, MG

 

 

     Há pessoas dizendo que a tragédia de Santa Maria foi porque as vítimas faziam culto ao diabo.

     Em que as vítimas teriam prejudicado Deus, imutável que é, para que Ele se vingasse deles, seus pais, irmãos, amigos, colegas e todo o Brasil?  Esse conceito antigo e mitológico de Deus dessas pessoas cria ateus, conceito esse que está longe do de Deus Amor e Pai ensinado por Jesus!

     O pecado está para Deus como o crime está para a lei. O pecado é contra Deus, mas é o nosso próximo que sofre, e, por conseqüência, o autor do pecado.  E o crime é contra a lei, mas é a vítima que sofre. Aliás, se Deus sofresse com o pecado, Ele seria o ser mais infeliz. Mas mesmo que Deus sofresse com o pecado, por ser Ele Amor (1 João 4: 8), jamais Ele se vingaria de alguém.

     A lei de causa e efeito (carma, lei da reciprocidade, do retorno etc.) é inexorável. Ela está na Bíblia e em todas as outras escrituras sagradas e não é castigo de Deus, pois somos nós mesmos que a manipulamos com o nosso livre-arbítrio. E essa palavra castigo deriva-se do verbo latino “castigare” (purificar). Daí também o vocábulo castidade (pureza). Mas ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo. (Mateus 5: 26). Porém colhido todo o seu mal semeado, o semeador fica purificado e não vai pagar mais nada, o que joga por terra, totalmente, as chamadas “penas eternas”. E há outra maneira de nós nos purificarmos: fazendo o bem. “Uma boa ação encobre multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8). “Perdoados lhe são seus muitos pecados, porque ela muito amou.” (Lucas 7: 47). Vale a pena, pois, nós nos purificarmos com a prática do bem. E jamais há um determinismo inevitável de sofrimento, pois o nosso livre-arbítrio pode mudar as coisas. E “quem não for pelo amor, vai pela dor.” (Dito espírita).

      A lei de causa e efeito é uma disciplina que nos ajuda em nossa evolução moral, pois, com ela, vamos aprendendo que vale mesmo a pena praticarmos o Evangelho ou a Doutrina Espírita, cuja moral é a mesma do excelso Mestre. E a colheita não é só de dor, mas também de felicidade. Há também o chamado carma-crédito, isto é, aquele em que o indivíduo sofre sem culpa, o que se torna um crédito para ele em sua caminhada evolutiva. É possível, pois, que haja entre as vítimas de Santa Maria, as quais, antes de reencarnarem, possam ter escolhido aquela prova de carma-crédito, com o objetivo de acelerarem sua evolução, o que se pode aplicar também aos seus entes queridos sofredores. O sofrimento de Jesus é um exemplo disso que O glorificou diante de Deus. (Lucas 24: 26).  E esse carma- crédito é até um dos motivos por que Jesus nos ensinou que não devemos julgar ninguém.

    E não concluamos de tudo isso que Deus goste de nosso sofrimento, pois Ele não é sádico! “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.” (1 Coríntios 3:15). Apenas há a colheita do sofrimento na contabilidade da justiça divina cármica, o que nos purifica e nos faz lembrar-nos do Purgatório e da Doutrina da Satisfação da Teologia Católica. E purificado o espírito, ele se torna plenamente feliz!

 

 

(Texto recebido em emails de José Reis Chaves e de Regina Bachega)

Nichos nas Catacumbas de Calisto, na Via Ápia,  em Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP