Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 26 de fevereiro 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/FEVEREIRO/26-02-2013.htm

 

 

 

 

Comunicado de falecimento

 

 

Faleceu hoje, dia 25/02/2013, em São Paulo o ator e diretor teatral Luiz Baccelli, que recentemente atuou no filme "E A Vida Continua...", no papel principal como Ernesto Fantini.

 

Baccelli sofreu uma parada cardíaca em decorrência de complicações hepáticas que vinha enfrentando nos últimos meses.

 

O velório será realizado das 22:00hs desta noite até amanhã ás 14:00hs. Seu corpo será cremado no cemitério de Vila Alpina ás 15:30hs.

     

O ator e dramaturgo Luiz Baccelli (Luiz dos Santos, nascido em 13 de setembro de 1943) era professor, historiador e diretor do grupo teatral Ação Entre Amigos. Iniciou sua carreira profissional com Antunes Filho em 1968, participando de espetáculos que percorreram vários países. Ganhou o Prêmio Molière de melhor ator por Xica da Silva. Durante 10 anos fez parte do grupo Tapa/Cia.

 

Participou de novelas na Rede Globo, no SBT, na Band e na Record. Entre outros, esteve em Sangue do Meu SanguePérola NegraLaços de FamíliaAmor e ÓdioA Escrava IsauraAmazônia - de Galvez a Chico MendesA FavoritaCaminho das Índias e Araguaia.

 

Nos cinemas em 2012, atuou no filme "E A Vida Continua...", baseado em livro ditado pelo espírito André Luiz e psicografado por Chico Xavier, com direção de Paulo Figueiredo. Trabalhou também nos filmes Ação entre Amigos (1998), Mater Dei (2000) e Os 12 Trabalhos (2006).

 

Nós, produtores, atores e o diretor do filme "E A Vida Continua...", rogamos as bênçãos de Jesus para o retorno à Pátria Espiritual do nosso querido amigo Luiz Bacelli.

          

Oceano Vieira de Melo

Produtor do filme E A Vida Continua...

Tel. 11 3670 1951

Cel. 11 99982 9693

 

 

(Comunicado recebido via email na noite de 25/2 de Oceano Vieira de Melo)

 

 

 

 

Cidadania com caridade

 

Richard Simonetti

[email protected] 

 

            Embora não raro sem um princípio religioso, a Humanidade tem se aproximado do caminho ideal, desenvolvendo ideias que lembram algo do Evangelho, como o cego que caminha aos trancos e barrancos, a tatear pelo caminho.

            Tal, por exemplo, é o conceito de cidadania, bastante difundido nas sociedades civilizadas.

            Cidadão é o indivíduo consciente de seus direitos e de seus deveres perante a sociedade.

            Quando exercitada pela população, a cidadania promove o bem-estar social, a partir de deveres e direitos elementares.

 

            Exemplos de deveres.

            Não furar a fila do cinema.

            Não jogar lixo na via pública.

            Não sonegar impostos.

            Não perturbar o sossego alheio.

            Não pichar muros.

            Não fazer nada que prejudique o próximo.

                       

 

            Exemplos de direitos.

            Saber como funcionam e como recorrer aos:

Órgãos de defesa do consumidor.

Associações de classe.

Associações de moradores.

Assistência judicial, médica, psicológica.

 

            É, sem dúvida, inestimável conquista no relacionamento social.

Mas parece que falta algo.

            Não basta ter consciência dos direitos e deveres, porque, se mal orientada, a cidadania pode originar a exaltação do egoísmo, gerando problemas entre indivíduos e coletividades.

É preciso temperá-la com a caridade.

 

            Num casamento que vai mal, os cônjuges têm o direito de providenciar uma separação, dispostos a assumir seus deveres no cuidado dos filhos, dividindo atribuições. Não obstante, haverá problemas. Um lar que se dissolve é sempre traumatizante para os filhos.

Não seria interessante tentar superar as diferenças, visando o bem-estar das crianças?

 

            Um motorista desastrado entra na traseira de um automóvel, quebrando o para-choque e as lanternas.

            O proprietário pensa em recorrer à justiça e exigir o ressarcimento das despesas de conserto, mas constata que se trata de pessoa pobre.

Embora o automóvel do motorista culpado possa ser arrestado numa pendência judicial, não seria melhor relevar, considerando que o surrado veículo é o seu instrumento de trabalho e que ele, literalmente, não tem onde cair morto?

 

            A Europa, onde o conceito de cidadania está bastante desenvolvido, vivem sérios problemas de xenofobia, a rejeição de imigrantes, sob a alegação de que conturbam o relacionamento social e inflacionam a procura, no mercado de trabalho, gerando desemprego.

            Conflitos violentos surgem a partir dessa visão negativa.

Não seria melhor buscar uma convivência pacífica, com programas educativos que ajudem os imigrantes a se ajustarem ao país que os acolheu?

 

            No Oriente Médio vemos a exacerbação de ódios raciais de dois povos, o judeu e o árabe, que defendem seus direitos até as últimas consequências, partindo para agressões mútuas, sem considerar os estragos que estão produzindo, o sofrimento que impõem a si mesmos.

Não seria interessante ambos os lados pensarem nas carências recíprocas, dispondo-se ao diálogo e à negociação, ao invés de se agredirem até a morte?

 

No Iraque, sunitas e xiitas, galhos de uma mesma árvore, o Islamismo, empenham-se em furiosos combates para defender seus direitos, em nome de Alá.

Se exercitassem o entendimento morte e desolação seriam evitadas.

 

            Não basta reivindicar direitos e exaltar deveres.

Indispensável exercitar a caridade, o pensar no outro, sem o que jamais haverá paz na sociedade humana.

 

 

                                                           ***

 

            Nos Estados Unidos, onde o conceito de cidadania está largamente difundido, exaltando-se a consciência de direitos e deveres, a sociedade está estruturada em torno de sindicatos, organizações não governamentais, fundações, todos empenhados nesse propósito.

            Comentava um confrade que nos condomínios residenciais, as associações de moradores defendem os direitos dos proprietários e ao mesmo tempo cobram por seus deveres. As casas por fora são muito bem conservadas, ajardinadas, pintura impecável. Descuidos resultam em pesadas multas.

            Contraditoriamente, onde a cidadania está mais difundida mais numerosas são as ações judiciais.

            Não é novidade nenhuma que nos Estados Unidos os serviços médicos e odontológicos são caríssimos, porque os profissionais de saúde são obrigados a fazer seguros dispendiosos para atender a ações indenizatórias movidas por pacientes insatisfeitos com o atendimento ou que se sentem prejudicados em relação a algum procedimento cirúrgico.

            Há tamanho emaranhado de reivindicações e interesses de advogados, que decisões bizarras acabam acontecendo na exaltação dos direitos do cidadão.

            Por ter se queimado com uma xícara de café quente derramada em seu colo, a cliente processou uma rede de comida rápida. Recebeu três milhões de dólares de indenização. Detalhe: ela própria, descuidada, derramara o café.

            Uma senhora recebeu setecentos e oitenta mil dólares de indenização de uma loja de móveis por ter tropeçado numa criança que corria solta pela loja. Na queda quebrou o tornozelo. Detalhe: a criança era filha da cliente.

            Um homem ficou preso na garagem de uma casa, cujos moradores viajaram. Durante oito dias alimentou-se de ração para cachorros e refrigerantes ali armazenados. Foi à justiça e recebeu do proprietário uma indenização de quinhentos mil dólares, sob a alegação de que a situação lhe causara profunda angústia mental. Detalhe: era um assaltante desastrado que entrou na garagem por dentro da casa e não conseguiu sair, porque o portão estava travado e a porta de acesso, com mola hidráulica, fechou quando ele passou.

            Um ancião foi indenizado em quatorze mil e quinhentos dólares, mais despesas médicas, depois de ter sido mordido pelo cachorro do vizinho. Detalhe: o cachorro estava preso numa coleira e só reagiu quando o cidadão pulou a cerca e atirou contra ele usando uma espingarda de chumbo.

            Um restaurante foi condenado a pagar cento e treze mil e quinhentos dólares a uma cliente que escorregou no piso molhado e quebrou o cóccix. Detalhe: ela própria molhara o chão ao atirar um copo de refrigerante no namorado durante uma discussão.

            Uma jovem processou o proprietário de uma casa noturna, por ter caído no banheiro e quebrado dois dentes da frente. Recebeu doze mil dólares, mais despesas dentárias. Detalhe: ela estava tentando fugir pela janela para não pagar a conta.

            O exacerbamento dos direitos individuais, na exaltação da cidadania, acaba gerando problemas dessa natureza, que conturbam o relacionamento social.

            Não basta cogitar de direitos pessoais ou respeitar direitos alheios.

            Entre um e outro, é fundamental a introdução da caridade para que, pensando no outro, não minimizemos nossos deveres, nem maximizemos nossos direitos.

 

                                                           ***

 

            Pensando assim, entendemos por que Jesus dizia, no sermão da Montanha (Mateus, 5:38-42):

 

            Ouvistes que foi dito aos antigos:

            Olho por olho e dente por dente.

            Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau. Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.

            E se alguém quiser demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.

            Se alguém te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.

            Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

 

            À primeira vista parecerá absurdo um comportamento dessa natureza, passível de nos causar prejuízos.

            Mas tudo muda de figura se aplicarmos a caridade nessas situações, o pensar no outro, nas suas necessidades e limitações, com o que nos livraremos dos males maiores, relacionados com o ódio, o ressentimento, o rancor…

            Na ótica do egoísmo, não fazer acordo algum é melhor do que um acordo insatisfatório.

            Na ótica da caridade, um acordo insatisfatório é sempre melhor do que nenhum acordo.

 

                                   Recado ao dirigente espírita:

           

            Institua programas de exercício de cidadania, enfatizando o comprometimento moral daqueles que não respeitam os direitos do próximo, nem exercitam a caridade em relação aos próprios direitos.

                       

            Centro Espírita sem estímulo à cidadania consciente, responsável e caridosa, em favor de uma sociedade cristã, supõe, equivocadamente, que o Reino de Deus deverá instalar-se na Terra por mero decreto divino.

           

Pichadores no centro da cidade de São Paulo.   Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Mednesp 2013

Maceió, AL

 

Veja todas as informações aqui:

https://mednesp2013.amealagoas.com.br/

 

 

(Informações no site https://mednesp2013.amealagoas.com.br/)

 

 

 

 

Palestra vai abordar “Um caso de reencarnação – Ian Stevenson

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 1 de Março de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema UM CASO DE REENCARNAÇÃO - IAN STEVENSON

Será apresentado um caso de reencarnação, com base nas investigações levadas a cabo pelo Dr. Ian Stevenson, médico psiquiatra que investigou cientificamente a reencarnação, tendo o seu trabalho sério resultado em inúmeras evidências a favor desta realidade.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação em email de Francisco Reis [mailto:[email protected]] repassado por Nuno Emanuel)

 

 

 

 

 

 

Notícia da FEB:

“Formação e treinamento de monitores e estagiários”

 

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, a FEB recebeu os monitores e colaboradores dos cursos da Casa: Simultaneamente ocorrem quatro eventos que reúnem trabalhadores espíritas do Distrito Federal, os quais se dividem em grupos para estudar a obra de Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo; o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE); o Departamento de Infância e Juventude (DIJ); e o Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE). Iniciadas na manhã de sábados, às 8h30 com as palavras iniciais do presidente interino Antonio Cesar Perri de Carvalho e da vice-presidente Marta Antunes, as atividades prolongaram-se até o domingo às 12h.

Início das aulas

As aulas para os alunos inscritos nos cursos da FEB começam no dia 2 de março, sábado às 18h30min, com palestra de Haroldo Dutra, que falará sobre a Parábola do Semeador, do Joio e do Trigo.

ESDE

Mais de 20 estagiários e monitores passaram reunidos, neste sábado, discutindo as diretrizes do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita para este ano. Além de a apresentação do planejamento dos estudos, relatos de experiências dos monitores também enriqueceram o curso.

Segundo o coordenador do ESDE, Carlos Campetti, 2013 é um ano muito especial, pois serão comemorados os 30 anos de estudos. Uma extensa programação está sendo organizada pela Federação Espírita Brasileira a fim de marcar as três décadas de ensino sistematizado.

DIJ

Fortalecer os laços que unem e integram as equipes que trabalham com a evangelização de crianças e jovens foi o mote do encontro que reúne aproximadamente 70 trabalhadores do DIJ.

Cirne Ferreira de Araújo e Carolina Oliveira destacam a importância de sensibilizar os monitores e todas as equipes para que iniciem os trabalhos motivados à luz da doutrina espírita.  As redes sociais, como facebook, foram objetos de estudos dos trabalhadores, os quais entendem que ocupar esses espaços com ações evangelizadoras é uma boa resposta para fazer reflexões com a juventude.

O encontro do DIJ se encerra no domingo ao meio-dia.

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O estudo sobre o livro O Evangelho Segundo o Espiritismo contou com a participação de facilitadores de Minas Gerais. Wagner Gomes Paixão, Angélica Maia, Márcio Cruz e Flávio Rey de Carvalho auxiliaram os 30 participantes para conhecer a metodologia de estudos baseado na publicação Luz Impecável, de Honório Onofre Abreu.

Célia Rey de Carvalho destaca que o estudo interpretativo de O Evangelho Segundo o Espiritismo é direcionado à capacitação e à reciclagem de monitores da FEB, os quais aprofundam a metodologia para aplicar nos cursos que ocorrerão nas quartas-feiras e domingo.

EADE

            O Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita igualmente proporcionou treinamento aos monitores, os quais começarão as aulas aos sábados às 18h30min, na FEB.

 

http://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/formacao-e-treinamento-de-monitores/)

 

 

 

 

 

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE)

no N.E. Chico Xavier. Niterói, RJ

 

Imagem inline 1

O Núcleo Espírita Chico Xavier iniciará a partir de 2/mar, aos sábados, às 16h, o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE).

A proposta é o estudo com metodologia e dinâmica adequadas para facilitar o entendimento e promover o conhecimento das obras da Codificação Espírita.

As atividades programadas oferecem o conteúdo espírita com leveza, incentivam a participação e valorizam a manifestação dos frequentadores, que buscam ampliar seus conhecimentos, e que são, naturalmente, convidados a dar sua contribuição para o enriquecimento da aprendizagem, apoiada nas experiências de vida que cada um compartilha com os demais espontaneamente.

Não há necessidade de inscrição.

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX)

R. Comendador Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60 - Piratininga - Niterói (RJ)

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informações recebidas na listagem ABRADE)

 

 

Niterói, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Workshop com Divaldo Pereira Franco

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Adriana L [[email protected]])

 

 

 

 

Próxima aula do Projeto Integrar

Juiz de Fora, MG

 

Caros amigos, muita Paz!

Convidamos vocês para a próxima Aula do Projeto Integrar, no dia 02 de março, às 14h.

Desta vez, enriqueceremos nossos conhecimentos com lições muito especiais sobre "Gêneros Textuais". A professora Tânia Magalhães dividirá a aula em duas partes: teórica e prática. Com certeza, a oportunidade será muito útil para o amadurecimento de nossas abordagens do imenso e variado acervo literário que temos à disposição: romances, poesias, crônicas, textos argumentativos etc.

Esperamos por todos, certos de que esta tarde de sábado será de alegria e muita utilidade para todos nós.

 

Para que possamos providenciar o material necessário e preparar o lanche de acordo com o número de participantes, pedimos que façam as inscrições pelo site www.amejf.org.br. Convidem os amigos interessados no tema! Muito obrigada!

Com um fraterno abraço,

Equipe Projeto Integrar

Departamento de Comunicação Social Espírita

Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora / AME-JF

(Informação recebida em email de AME-JF / DCSE [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra e lançamento de livro na Casa do Caminho

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Lúcia Cominatto)

 

 

 

 

Palestra com Dr. Izaias Claro

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Curso de Passe no G.E.B. Maria Dolores

Jales, SP

 

 

COM QUASE A TOTALIDADE DOS TRABALHADORES DA CASA, ACONTECEU O CURSO DE PASSE DO GRUPO ESPÍRITA BENEFICENTE MARIA DOLORES, A CASA DE MADÔ, neste domingo dia 24 de fevereiro pela manhã.

Em clima de muita alegria e interesse transcorreu o estudo, onde todos, muito interessados manifestaram o amor e a importância a esta atividade.

Muito obrigado amigos pela presença.


(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

 

 

Palestra com Adeilson Salles “O Jovem Espírita e o Mundo Atual”

Limeira, SP

 

 

(Informação recebida em email de DM USE LIMEIRA DEPARTAMENTO DE MOCIDADE [[email protected]])

 

 

 

 

Curso de Esperanto no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de antônio carlos navarro [[email protected]])

 

 

 

Vídeos diversos copiados do site Espiritismo BH

 

Associação Médico-Espírita

Dra. Marlene Nobre

Durante o Congresso Médico-Espírita em Bonn (Alemanha), entrevistamos a presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil e Internacional, Dra. Marlene Nobre, que nos contou a história, desenvolvimento e principais ações e projetos da entidade, em especial as suas atividades no Exterior. (Entrevista realizada em 04/11/2011)

http://www.espiritismobh.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=209:associacao-medico-espirita&Itemid=1

Espiritismo na França

Pierre-Etienne Jay

Em 30/10/12, entrevistamos Pierre-Etienne em sua residência, em Paris, onde nos contou como a Doutrina Espírita o libertou de sério processo obsessivo. Como presidente do Centre Le Chemin, administrador do Conseil Spirite Français e secretário do Mouvement Spirite Francophone, relatou-nos muitas coisas interessantes sobre a situação do Espiritismo em seu país. (Entrevista realizada em 29/10/2012)

http://www.espiritismobh.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=205:espiritismo-na-franca&Itemid=1

 

Conselho Espírita Holandês

Maria Moraes

Nossa entrevistada Maria Moraes coordena o Conselho Espírita Holandês e nos relata, numa entrevista de 02/11/12, os esforços empreendidos para a coordenação das atividades espíritas no país.

http://www.espiritismobh.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=206:conselho-espirita-holandes&Itemid=1

 

Grupos espíritas holandeses

Em nossa passagem pela Holanda, no início de novembro de 2012, entrevistamos representantes de dois grupos espíritas da cidade de Haia (Den Haag), que nos deram interessantes relatos sobre as suas experiências com a participação em atividades espíritas. (Entrevista realizada em 01/11/2012).

http://www.espiritismobh.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=207:grupos-espiritas-holandeses&Itemid=1

 

 

 

http://www.espiritismobh.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=58&Itemid=118

 

 

Trailer "Freundeskreis Allan Kardec"

·                      

·                      

·                     Para encerrar o ciclo de entrevistas na Europa, publicaremos oportunamente nossa conversa com Tereza Matos, presidenta do "Círculo de Amigos Allan Kardec", da cidade de Düsseldorf, Alemanha.

 

Trailer "União Espírita Alemã e Grupo SEELE"

Em algumas semanas, publicaremos nossa conversa agradável em Stuttgart com Maria Gekeler, atual presidente da União Espírita Alemã e do Grupo Espírita SEELE.

 

Trailer "Espiritismo em Luxemburgo"

Entrevistamos Zelina Poinsignon, representante da liderança espírita em Luxemburgo. Aguarde a publicação no mês de março.

 

Trailer "Grupo ALKASTAR"

·                      

Ainda em nossa passagem por Bonn, entrevistamos a Presidenta do Grupo ALKASTAR, Fernanda Marinho-Göbel, que nos relatou a sua forte integração pessoal com o Espiritismo na Alemanha e o trabalho que realiza na seara mediúnica, o qual possui parceria com psiquiatras alemães.

(Colaboração recebida em email de Nuno Emanuel)

 

Marlene Nobre e Nestor João Masotti. Duas lideranças do movimento espirita brasileiro e internacional

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virginia e J. Herculano Pires

 

Acessar:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/mediunidadeeexperiencia.html

 

 

 

 

 

Instruções dos Espíritos

A Nova Era

 

       9. Deus é único e Moisés é o Espírito que Ele enviou em missão para torná-lo conhecido não só dos hebreus, como também dos povos pagãos. O povo hebreu foi o instrumento de que se serviu Deus para se revelar por Moisés e pelos profetas, e as vicissitudes por que passou esse povo destinavam-se a chamar a atenção geral e a fazer cair o véu que ocultava aos homens a divindade.

       Os mandamentos de Deus, dados por intermédio de Moisés, contêm o gérmen da mais ampla moral cristã. Os comentários da Bíblia, porém, restringiam-lhe o sentido, porque, praticada em toda a sua pureza, não na teriam então compreendido. Mas, nem por isso os dez mandamentos de Deus deixavam de ser um como frontispício brilhante, qual farol destinado a clarear a estrada que a Humanidade tinha de percorrer.

       A moral que Moisés ensinou era apropriada ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos que ela se propunha regenerar, e esses povos, semi-selvagens quanto ao aperfeiçoamento da alma, não teriam compreendido que se pudesse adorar a Deus de outro modo que não por meio de holocaustos, nem que se devesse perdoar a um inimigo. Notável do ponto de vista da matéria e mesmo do das artes e das ciências, a inteligência deles muito atrasada se achava em moralidade e não se houvera convertido sob o império de uma religião inteiramente espiritual. Era-lhes necessária uma representação semimaterial, qual a que apresentava então a religião hebraica. Os holocaustos lhes falavam aos sentidos, do mesmo passo que a idéia de Deus lhes falava ao espírito. 

       O Cristo foi o iniciador da mais pura, da mais sublime moral, da moral evangélico-cristã, que há de renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los irmãos; que há de fazer brotar de todos os corações a caridade e o amor do próximo e estabelecer entre os humanos uma solidariedade comum; de uma moral, enfim, que há de transformar a Terra, tornando-a morada de Espíritos superiores aos que hoje a habitam. É a lei do progresso, a que a Natureza está submetida, que se cumpre, e o Espiritismo é a alavanca de que Deus se utiliza para fazer que a Humanidade avance.

       São chegados os tempos em que se hão de desenvolver as idéias, para que se realizem os progressos que estão nos desígnios de Deus. Têm elas de seguir a mesma rota que percorreram as idéias de liberdade, suas precursoras. Não se acredite, porém, que esse desenvolvimento se efetue sem lutas. Não; aquelas idéias precisam, para atingirem a maturidade, de abalos e discussões, a fim de que atraiam a atenção das massas. Uma vez isso conseguido, a beleza e a santidade da moral tocarão os espíritos, que então abraçarão uma ciência que lhes dá a chave da vida futura e descerra as portas da felicidade eterna. Moisés abriu o caminho; Jesus continuou a obra; o Espiritismo a concluirá. – Um Espírito israelita. (Mulhouse, 1861.)

       10. Um dia, Deus, em sua inesgotável caridade, permitiu que o homem visse a verdade varar as trevas. Esse dia foi o do advento do Cristo. Depois da luz viva, voltaram as trevas. Após alternativas de verdade e obscuridade, o mundo novamente se perdia. Então, semelhantemente aos profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir. O mundo está abalado em seus fundamentos; reboará o trovão. Sede firmes!

       O Espiritismo é de ordem divina, pois que se assenta nas próprias leis da Natureza, e estai certos de que tudo o que é de ordem divina tem grande e útil objetivo. O vosso mundo se perdia; a Ciência, desenvolvida à custa do que é de ordem moral, mas conduzindo-vos ao bem-estar material, redundava em proveito do espírito das trevas. Como sabeis, cristãos, o coração e o amor têm de caminhar unidos à Ciência. O reino do Cristo, ah! passados que são dezoito séculos e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não veio. Cristãos, voltai para o Mestre, que vos quer salvar. Tudo é fácil àquele que crê e ama; o amor o enche de inefável alegria. Sim, meus filhos, o mundo está abalado; os bons Espíritos vo-lo dizem sobejamente; dobrai-vos à rajada que anuncia a tempestade, a fim de não serdes derribados, isto é, preparai-vos e não imiteis as virgens loucas, que foram apanhadas desprevenidas à chegada do esposo.                 

       A revolução que se apresta é antes moral do que material. Os grandes Espíritos, mensageiros divinos, sopram a fé, para que todos vós, obreiros esclarecidos e ardorosos, façais ouvir a vossa voz humilde, porquanto sois o grão de areia; mas, sem grãos de areia, não existiriam as montanhas. Assim, pois, que estas palavras – “Somos pequenos” – careçam para vós de significação. A cada um a sua missão, a cada um o seu trabalho. Não constrói a formiga o edifício de sua república e imperceptíveis animálculos não elevam continentes? Começou a nova cruzada. Apóstolos Bernardos, olhai e marchai para frente; a lei dos mundos é a do progresso. – Fénelon. (Poitiers, 1861.)

       11. Santo Agostinho é um dos maiores vulgarizadores do Espiritismo. Manifesta-se quase por toda parte. A razão disso, encontramo-la na vida desse grande filósofo cristão. Pertence ele à vigorosa falange dos Pais da Igreja, aos quais deve a cristandade seus mais sólidos esteios. Como vários outros, foi arrancado ao paganismo, ou melhor, à impiedade mais profunda, pelo fulgor da verdade. Quando, entregue aos maiores excessos, sentiu em sua alma aquela singular vibração que o fez voltar a si e compreender que a felicidade estava alhures, que não nos prazeres enervantes e fugitivos; quando, afinal, no seu caminho de Damasco, também lhe foi dado ouvir a santa voz a clamar-lhe: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” exclamou: “Meu Deus! Meu Deus! perdoai-me, creio, sou cristão!” E desde então tornou-se um dos mais fortes sustentáculos do Evangelho. Podem ler-se, nas notáveis confissões que esse eminente espírito deixou, as características e, ao mesmo tempo, proféticas palavras que proferiu, depois da morte de Santa Mônica: Estou convencido de que minha mãe me virá visitar e dar conselhos, revelando-me o que nos espera na vida futura. Que ensinamento nessas palavras e que retumbante previsão da doutrina porvindoura! Essa a razão por que hoje, vendo chegada a hora de divulgar-se a verdade que ele outrora pressentira, se constituiu seu ardoroso disseminador e, por assim dizer, se multiplica para responder a todos os que o chamam. – Erasto, discípulo de S. Paulo. (Paris, 1863.)

 

       Nota – Dar-se-á venha Santo Agostinho demolir o que edificou? Certamente que não. Como tantos outros, ele vê com os olhos do espírito o que não via enquanto homem. Liberta, sua alma entrevê claridades novas, compreende o que antes não compreendia. Novas idéias lhe revelaram o sentido verdadeiro de algumas sentenças. Na Terra, apreciava as coisas de acordo com os conhecimentos que possuía; desde que, porém, uma nova luz lhe brilhou, pôde apreciá-las mais judiciosamente. Assim é que teve de abandonar a crença, que alimentara, nos Espíritos íncubos e súcubos e o anátema que lançara contra a teoria dos antípodas. Agora que o Cristianismo se lhe mostra em toda a pureza, pode ele, sobre alguns pontos, pensar de modo diverso do que pensava quando vivo, sem deixar de ser um apóstolo cristão. Pode, sem renegar a sua fé, constituir-se disseminador do Espiritismo, porque vê cumprir-se o que fora predito. Proclamando-o, na atualidade, outra coisa não faz senão conduzir-nos a uma interpretação mais acertada e lógica dos textos. O mesmo ocorre com outros Espíritos que se encontram em posição análoga.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB. Cap. I, 9 a 11, cópia de Febnet)

 

A exemplo de outros povos da antiguidade, os egípcios utilizavam uma infinidade de objetos em seus cultos religiosos.

Na foto alguns dos muitos expostos no Museu do Louvre, em Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP