Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 08 de janeiro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JANEIRO/08-01-2013.htm

 

 

 

 

 

NOTA

Email editado na França. Teatro romano na Colina de Fourviére, em Lyon. Foto: Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Amanhecer de uma nova era

 

Amanhecer de uma nova era, del  Espíritu Manoel Philomeno de Miranda.

Amanecer de uma nueva era, del Espíritu Manoel Philomeno de Miranda.

 

“Não poucas instituições nobres”, portadoras de objetivos elevados na construção do mundo melhor, esfacelam-se em razão desse comércio inditoso com os espíritos ociosos e vingativos, pondo a perder todo o esforço conjunto dos abnegados mentores e dos dedicados missionários de quem se utilizam... Enquanto não haja uma consciência responsável no trabalhador do Evangelho, que supere o egoísmo e a necessidade de projeção da imagem, a batalha gigantesca prosseguirá...

"No pocas instituciones nobles, portadoras de objetivos elevados en la construcción del mundo mejor, se destruye en razón de ese comercio sin dicha con los espíritus ociosos y vengativos, echando a perder todo el esfuerzo conjunto de los abnegados mentores y de los dedicados misioneros de quienes se utilizan... Mientras no haya una conciencia responsable en el trabajador del Evangelio, que supere el egoísmo y la necesidad de proyección de la imagen, la batalla gigantesca proseguirá...

 

"(...) Embora a conquista dos conhecimentos da Doutrina Espírita, das artimanhas e habilidades dos espíritos infelizes e de baixa moral, sem dúvida, mas com alta capacidade de discernimento e de ação persecutória, facilmente alguns adeptos mais frágeis não aplicam a teoria excelente na conduta, sendo presas simples dos seus inimigos desencarnados, assim como daqueles que se consideram adversários de Jesus e comprazem-se em criar embaraços e complicações na seara onde se encontram laborando.

"(...) Aunque la conquista de los conocimientos de la Doctrina Espírita, de las artimañas y habilidades de los espíritus infelices y de baja moral, a buen seguro, pero con alta capacidad de discernimiento y de acción persecutoria, fácilmente algunos adeptos más frágiles no aplican la teoría excelente en la conducta, siendo presas simples de sus enemigos desencarnados, así como de aquellos que se consideran adversarios de Jesús y se complacen en crear obstáculos y complicaciones en la siembra donde se encuentran trabajando.

 

“Começam o trabalho com grande” entusiasmo, programando a transformação do planeta terrestre, a mudança da sua psicosfera, e vão, à medida que o tempo transcorre e a rotina se lhes instala no comportamento, diminuindo a exaltação, dando-se conta das dificuldades, especialmente no relacionamento com o próximo, sendo incapazes de realizar a própria indispensável renovação para melhor.

 

"Comienzan el trabajo con gran entusiasmo, programando la transformación del planeta terrestre, el cambio de su psicosfera, y van, a medida que el tiempo transcurre y la rutina se les instala en el comportamiento, disminuyendo la exaltación, dándose cuenta de las dificultades, especialmente en las relaciones con el prójimo, siendo incapaces de realizar la propia indispensable renovación para mejor.

 

“Meditassem mais nas preciosas lições” do Mestre Jesus, sempre convidando-nos à vigilância e à oração, assim como nas orientações seguras de Allan Kardec, exaradas na Codificação, bem como nos conteúdos das comunicações mediúnicas, considerando-as não somente belas, mas sobretudo portadoras de ensinamentos graves, merecedores da mais alta consideração, e certamente resistiriam com mais vigor às situações perturbadoras.

"Meditaran más en las preciosas lecciones” del Maestro Jesús, siempre invitándonos a la vigilancia y a la oración, así como en las orientaciones seguras de Allan Kardec, registradas en la Codificación, así como en los contenidos de las comunicaciones mediúmnicas, considerándolas no solamente bellas, sino sobre todo portadoras de enseñanzas serias, merecedoras de la más alta consideración, y ciertamente resistirían con más vigor a las situaciones perturbadoras.

 

"(...) Assumindo atitudes ridículas de vingança e de desconfiança em relação aos seus irmãos de crença e amigos de atividades doutrinárias, transformam-se em pedras de tropeço para todos, depois de envenenar-se com as doentias reflexões e fixações mentais que se permitem, quando desapontados ou insatisfeitos.

 

"(...) Asumiendo actitudes ridículas de venganza y de desconfianza en relación a sus hermanos de creencia y amigos de actividades doctrinarias, se transforman en piedras de tropiezo para todos, tras envenenarse con las enfermas reflexiones y fijaciones mentales que se permiten, cuando están desajustados o insatisfechos. 

 

"É sempre de bom alvitre, como recomendam os espíritos nobres, tomar-se para si mesmo os conselhos que vertem do Alto, ao invés de os transferir para o seu próximo (...).

"Es siempre de bueno arbitrio, como recomiendan los espíritus nobles, tomarse para sí aún los consejos que vierten de lo Alto, en vez de transferirlos para su prójimo (...).

 

“O Espiritismo, por sua vez, vem sendo sacudido por tormentas internas no movimento, gerando dissensões, filhas diletas da presunção, chegando-se ao ponto de contestar as bases da Codificação, ou apresentando-se falsas técnicas travestidas de científicas, de experiências pessoais, de informações mediúnicas não confirmadas pela universalidade do ensino.

"El Espiritismo, a su vez, viene siendo sacudido por tormentas internas en el movimiento, generando disensiones, hijas dilectas de la presunción, llegando al punto de contestar las bases de la Codificación, o presentándose falsas técnicas travestidas de científicas, de experiencias personales, de informaciones mediúmnicas no confirmadas por la universalidad de la enseñanza.

 

“Novos missionários surgem de um para outro momento, a si mesmos atribuindo realizações superiores e mergulhando em tormentosas obsessões por fascinação, assim como se apresentam novidades estapafúrdias que levam o bom nome da doutrina ao ridículo, pela maneira como são expostas as teses infelizes, nascidas na vaidade daqueles que são médiuns ou não.

 

"Nuevos misioneros surgen de uno para otro momento, a sí mismos atribuyendo realizaciones superiores y buceando en tormentosas obsesiones por fascinación, así como se presentan novedades estrambóticas que llevan el buen nombre de la doctrina al ridículo, por la manera como son expuestas las tesis infelices, nacidas en la vanidad de aquellos que son médiums o no.

 

 

"(...) Torna-se imprescindível o retorno às fontes evangélicas e às origens do movimento doutrinários totalmente destituídos de autoridades, de especialistas, de detentores de títulos universitários e arrogância intelectual, volvendo-se à simplicidade e ao serviço eminentemente cristão".

"(...) Se hace imprescindible el retorno a la fuentes evangélicas y a los orígenes del movimiento doctrinario totalmente destituidos de autoridades, de especialistas, de poseedores de títulos universitarios y arrogancia intelectual, volviéndose a la simplicidad y al servicio eminentemente cristiano".

 

Trecho do livro: Amanhecer de Uma Nova Era

(Psicografado pelo médium Divaldo Pereira Franco)

 

Texto recebido em email com

tradução para o espanhol por

Isabel P. González

Espanha

 

 

Aves ao sol no  Rio Adige em Verona, Itália.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

As penas bíblicas são eternas, e jamais poderiam ser sempiternas

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

      As penas na Bíblia são eternas (indefinidas). Mas, com o tempo, os teólogos e exegetas mudaram a significação desse adjetivo para o de “sempiternas” (sem fim). E esse é um dos maiores erros de interpretação da Bíblia, pois é responsável pela origem de uma teologia às avessas, ou seja, com a ideia absurda de um Deus antropomórfico, imperfeito, vingativo e injusto. 

     A hermenêutica é uma ciência que nos ensina que, ao interpretarmos um texto antigo, temos que nos ater ao significado das palavras no tempo da sua escrita.  A palavra do hebraico “ôlam” (de longa duração), no Velho Testamento, foi traduzida por eterno (tempo indefinido). E deriva-se da raiz do verbo hebraico “âlam” (ocultar). Esse vocábulo hebraico “ôlam” traduzido por eterno não significa, pois, “para sempre”, mas “longo e oculto”. Logo, em português, eterno com o substantivo tempo deveria trazer também a ideia de tempo longo, oculto, indeterminado, indefinido. Mas eterno acabou tomando o sentido de “para sempre”, sem fim.

     Vamos agora aos originais gregos do Novo Testamento. “Aêon” e “aionios” junto de tempo têm também o sentido de indefinido, e não de “para sempre”. Também no latim, que foi a língua para a qual houve a primeira tradução dos originais da Bíblia por são Jerônimo, a palavra “eternitas” (eternidade) vem da palavra “aetas” (idade). Tanto no grego, como no latim, se o sentido dos textos bíblicos fosse de tempo sem fim ou de “para sempre” para as penas, as palavras a serem usadas deveriam ser: “aidios” em grego e “sempiternus” em latim, o que não aconteceu. Os enciclopedistas e iluministas franceses, no século 19, foram os primeiros a chamarem a atenção para esse erro de interpretação da Bíblia.

      E lembremo-nos aqui de que um dos mais graves erros dos teólogos antigos e medievais eram os exageros! Daí que não são estranhas essas alterações com o propósito de amedrontarem e mesmo aterrorizarem os fiéis. E a mentalidade atrasada dos cristãos medievais contribuiu também com surgimento dos radicalismos. Vejamos uma frase de santo Inácio de Loyola que espelha bem o que estamos dizendo: “Se os nossos olhos virem que uma coisa é branca e a Igreja disser que é preta, devemos dizer que é preta, porque assim o diz a Santa Madre.”

      Cremos que ficou bem claro que as palavras eternidade e eterno em português e outras línguas tomaram um sentido diferente do dos textos originais bíblicos, já que, como foi dito, nos originais o seu significado é de penas indefinidas, indeterminadas. E são indefinidas e indeterminadas porque elas oscilam de acordo com a duração variável do carma de sofrimento ao qual cada indivíduo está sujeito. Para saber mais, recomendo Romeu do Amaral Camargo, “De Cá e de Lá – Vozes da Terra e do Além”, Ed. Da União Federativa Espírita Paulista, SP.

       E, realmente, essas penas jamais poderiam ser mesmo sempiternas (para sempre), mas eternas (indefinidas), pois a justiça divina é perfeita, e sua misericórdia, por ser infinita, jamais poderia terminar, ao contrário, ela nos dá sempre novas chances de regeneração. Ademais, como lemos em 1 Timóteo 2:4, Deus quer que todos os homens se salvem. E quem e o que, pois, poderão contra a vontade de Deus?

      Na Rede TV, aos domingos, às 16h15, o programa espírita Transição. E no www.redemundomaior.com.br  e por antena parabólica digital, o “Presença Espírita na Bíblia”, apresentado por este colunista, às 20h das quintas-feiras e às 23h dos domingos.

 

        Parabéns ao jornal O TEMPO, por ser o quality paper mais vendido nas bancas de Minas Gerais.

        Pela Rede Mundo Maior de TV e TVCEI, às quintas-feiras, às 20h, o programa “Presença Espírita na Bíblia”, apresentado por este colunista de O TEMPO, de Belo Horizonte, e reprisado aos domingos, às 23h, horário de Brasília. Para perguntas e sugestões: [email protected][email protected]

       Aos domingos, na Rede TV, às 16h15, o programa espírita Transição.

 

 

 

 

 

Vídeo “Practice of Mediumship” com legendas em inglês

 

Acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=rKkHvukSAqI&feature=em-share_video_user

 

Graças à iniciativa de amigos muito queridos, o vídeo "Practice of Mediumship" passou a contar com legendas para o inglês.

Apesar de que se trata de um trabalho muito simples, temos a esperança de que possa ser útil, de alguma maneira, para divulgar as obras de Allan Kardec junto a pessoas que se comunicam por meio da língua inglesa.

Sempre desejando a todos muitos êxitos, enviamos-lhes um abraço fraterno.

Simoni Privato

 

 

 

 

 

Livro “Crianças esquecidas” disponível para Download

 

Como lidar com crianças dispersivas

Acesse aqui:

http://projetofloreser.blogspot.com.br/

 

(Informações recebidas em email de Eugenia Maria [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Palestras pelo orador José Reis Chaves

Leiria, Portugal

 

A participação de José Reis Chaves, de Belo Horizonte, MG, no  XIX Fórum Espírita Nacional,  cujo tema central foi “A reencarnação na Bíblia e na Ciência” ,  realizado em Leiria, Portugal, nos dias 14 e 15 de setembro de 2012,  se deu com abordagem dos temas Reencarnação na Bíblia" e "Fenômenos Mediúnicos na Bíblia". Abaixo algumas fotos do evento.

 

(Informações e fotos recebidas de José Reis Chaves)

 

 

 

 

Palestra com João Marchesi Neto no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

João Marchesi Neto

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Para assistirem a palestra que será realizada quarta-feira dia 09/01/2013

às 20,00 com

JOÃO  MARCHESI  NETO

da

Cidade de  PENÁPOLIS

Tema:

"   PERDAS  DE  ENTES  QUERIDOS  "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

 

Palestra com Jhon Harley M. Marques no SELUZ

Barbacena, MG

 

dia 22/01/2013

 

Olá a todos,


Jhon Harley, autor do livro " O voo da garça ", estará presente na SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz), de Barbacena / MG e fará uma palestra / estudo na noite de 22/01/2013, terça-feira, às 19:30 horas. A SELUZ está localizada à Rua Dário de Oliveira Lima, 99 - Bairro do Campo - Barbacena / MG (Primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi).

Veja mais sobre Jhon Harley e sobre o livro, que fala sobre a vida de Chico Xavier em Pedro Leopoldo no link: 
http://www.youtube.com/watch?v=NTzv5Y0uqVc

Abraços fraternos,

Adriano Barroso
Barbacena - MG

 

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Palestra espírita com Célia Diniz

Região da Alta Araraquarense, SP

 

(Informação recebida em emails  de Valdir e Iara Monteiro [[email protected]]; de Regina Bachega e  e de  João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Palestra com Dra. Anete Guimarães no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Anete Guimarães

Imagem Internet

 

         Reenvio o convite para palestra, pois no e-mail anterior da data estava errada. A DATA É : 12/janeiro/2013. Obrigado Adhemar Modena

         A Dra. Anete Guimarães - do Rio de Janeiro - palestrante Internacional, estará sábado dia 12/01/2013, às 20:00 horas, no CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC, em Penápolis, proferindo palestra com tema livre, para tanto expedimos o presente convite, que solicitamos, por favor, que divulgue.

Breve Currículo:

ü Dra. Anete Guimarães é filha de Geraldo e Ana Jaicy Guimarães, espíritas conhecidos em todo Brasil e exterior.

ü Presidente do Centro Espírita Caminho da Esperança, fundo por seus pais, no Rio de Janeiro.

ü Médica

ü Professora de Filosofia

ü Membro de vários Institutos de Pesquisas de Fenômenos Paranormais.

ü Palestrante Internacional, tendo proferido palestras nos países: Estados Unidos, Portugal, França, Holanda, Austrália, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, África, Nova Zelândia e Japão.

 

         Agradecemos seu comparecimento. Um abraço fraternal. Adhemar Modena

 

Centro Espírita Allan Kardec - Av. Luiz Osório, 1262 - Penápolis -

        

(Informações recebidas em emails de Adhemar Módena e de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Palestra com Sérgio Avelhaneda na

Comunidade Espírita Seara de Luz. Bilac, SP

 

(Informações recebidas em email de VANDERLEI SILVA [[email protected]])

 

 

 

 

Informações da Marilia Espírita

Marilia, SP

 

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

BRENO ORTIZ TAVARES COSTA, do Núcleo Espírita Amor e Paz, pede para divulgarmos o 

seguinte:

 

Primeiro, durante o mês de janeiro, as palestras de terça-feira no Núcleo Amor e Paz serão

às sextas-feiras (dias 11, 18 e 25), mesmo horário, das 20 às 21 horas, isso para viabilizar o curso

de Atendimento Fraternal do Alexandre (que será toda terça-feira). Em fevereiro, as palestras 

voltam para as terças-feiras.

 

Segundo, criamos um site sobre os estudos das obras de André Luiz, com mensagens diárias: 

http://avidanomundoespiritual.com.br/

 

Abraços.

 

Donizete

(Informações recebidas em email de Doniozete Pinheiro)

 

 

 

 

Registro. Grupo espírita entrega mais de três mil presentes

Três Lagoas, MS

 

 

O “Natal das Crianças, festa já tradicional do Grupo Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, atendeu a mais de três mil crianças neste ano.

Conforme o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, o Luizinho, organizador da festa, o evento vem atendendo às crianças carentes de Três Lagoas há 18 anos e conta com o apoio da Advogada Marcia Santana, Floriso, Osvaldo Branquinho, casal Francisco e D. Emilia, profª. Maria José Ojeda. Este ano o grupo recebeu doações da Fibria, Viação São Luiz, Grupo da Matinha, Irman Ferraz Corrêa, Gilberto Uehara, do casal Waldir e Maria Antonieta, Maria Santana, do Juiz Federal Dr. Fernão Pompêo de Camargo, do desembargador Marcos e sua esposa Tânia, da empresária Rosana Gomes, Marta Ceolin, Cleo Mariano, Osvaldo contador, do empresário Luiz Márcio entre muitos outros.  

A distribuição dos brinquedos teve início na sexta-feira (21/12), na sede do grupo, situada na rua Francisco Cândido Xavier, bairro Vila Haro. A abertura reuniu dezenas de crianças e pais, que assistiram a uma palestra de Waldemiro Giachetta. O tema da palestra foi a vida e a missão de Jesus Cristo. Em seguida, os pequenos saborearam panetones, biscoitos, bolos e refrigerantes. “O Papai Noel, em destaque na pessoa de José Júlio Correa, atendeu a todos e ainda tirou fotografias. Já os diligentes membros da comunidade espírita revezavam-se em total atenção às famílias”, explicou Luizinho.

 

O organizador da festa ressaltou ainda a importância da participação de amigos, da família – incluindo a esposa Elzi Garcia Corrêa - e de empresários da cidade. “A festa transcorreu com tanta emoção e carinho, que fica a sensação de esperança de que o próximo ano será melhor”, agradeceu.

A entrega dos brinquedos seguiu até 25 de dezembro, dia de Natal, e atendeu a crianças de várias vilas da periferia da cidade.

 

A TV Morena, afiliada da Rede Globo de televisão esteve presente no evento fazendo a cobertura da festa promovida pela comunidade espírita através de sua repórter correspondente em Três Lagoas Angela Schafer e o repórter cinematográfico Marcelo Fefin, divulgando para todo o estado de Mato Grosso do Sul este projeto social importante na cidade. 

 

Mais detalhes em video no site g1.globo.com/tvmorena e no site www.correiodetreslagoas.com.br

 

(Informações e fotos recebidas  em email de Jornalista Luiz corrêa [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Seminario sobre Mediunidade por Dra Marlene Nobre - BUSS - Londres / London  30.10.12

 

Dra. Marlene Nobre e Elsa Rossi

http://www.youtube.com/watch?v=ThpBUfAfFbI

Palestra ocorrida em auditorio da BUSS (British Union Spiritist Society)
em Londres onde Dra Marlene explica os aspectos da mediunidade , como nos afeta, como ocorre e porque.

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Palestra musicada com Evelyn Spinola no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

PALESTRA.

 

CENTRO ESPIRITA ALLAN KARDEC.

AV. LUIZ OSORIO 1262-PENAPOLIS.

 

SEGUNDA-FEIRA -  DIA 07/01/13 ÀS 20:00 HORAS.

 

 

PALESTRANTE:- EVELYN SPÍNOLA.

(ARAÇATUBA).

                                                                                                                                 

TEMA:- “O AMOR ATRAVÉS DA CANÇÃO.”

 

OBSERVAÇÃO:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES COMEÇA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Programação de palestras no Centro Cultural Espírita Reflorescer

Arujá, SP

 

(Informações recebidas em email de Rosangela Pires)

 

 

 

 

Palestras no Centro Espírita Antoninho Marmo

Piratininga, SP

 

Centro Espírita Antoninho Marmo

Rua Anchieta, nº 52

Piratininga, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informações recebidas em email de Linda Maria Faulin Sant Anna [[email protected]])

 

 

 

Informações da Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

RACIOCÍNIO ESPÍRITA

 

Servir onde estivermos e tanto quanto pudermos será sempre o programa para qualquer de nós -

os tarefeiros encarnados e desencarnados do Evangelho -, na faixa de trabalho em que nos situamos.

 

A Lei do Senhor compreende perfeitamente que disponhas de casa confortável, tão confortável quanto

queiras, mas sem relegar á nudez os irmãos esfarrapados que te cruzam a porta; que te banqueteis,

tanto quanto desejes e com quem desejes, mas sem largar o vizinho morrendo á fome por falta de pão;

que te movimentes de carro, tanto quanto te proponhas, mas sem fugir de auxiliar os companheiros do

caminho para que não vivam descalços; que ajuntes o dinheiro,por meios justos, no tamanho de teus ideais

para o sustento de tuas realizações, mas sem negar aos irmãos em penúria a sobra de tuas obras; 

que uses os perfumes de tua predileção na esfera da apresentação pessoal, segundo o teu gosto, 

mas sem deixar o próximo em aflitivas necessidades materiais, desprevenido de sabão para a própria limpeza;

que freqüentes as diversões dignas, conforme a permissão de tua consciência, tanto quanto puderes, 

mas sem esquecer de levar, sempre que possível, algumas horas de alegria aos lares em sofrimento.


Em verdade, não consegues os problemas e provações que vergastam a Terra mas podes e deves cooperar com a Lei do Senhor, na extensão da bondade e do socorro, na área de tua própria existência.

Deus nos dá o máximo de bênçãos.

Saibamos dar, pelo menos, o mínimo de nossas possibilidades.

Deus nos dá tudo.

Aprendamos a dar, pelo menos um pouco.

 

Albino Teixeira

 

(Raciocínio Espírita - Livro Paz e Renovação - Mensagem de Albino Teixeira - psicografia de Chico Xavier)

 

 

ESCOLAS DE APRENDIZES DO EVANGELHO 2013


Palestra sobre dependência química no Divino Mestre, dia 18/01/13 às 19h30

 

INÉDITO: TEATRO ESPÍRITA na TV - Peça "Como Tudo Aconteceu..." dias 30/12/12 e 06/01/13 pelo Programa de TV Visão Espírita

 

Taubate - PALESTRAS COMEMORATIVAS - CENTRO ESPIRITA UNIÃO E CARIDADE

 

Confiram também:

 

Audiolivros, Radionovelas e Cultura Espírita - Confira as novas radionovelas disponíveis (Libertação, A Caminho da Luz, Brasil Coração do Mundo Pátria do Evengelho ...)

Fale conosco, sinta-se a vontade para conversar ou esclarecer dúvidas sobre qualquer tema

Material de Apoio para Expositores e Divulgadores

PARTICIPE do Programa de Rádio Vivência Espírita, aos DOMINGOS, das 8h às 10h: FM 90.3 MHz 

 

 

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJC e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para [email protected]

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; USE Sjcampos [[email protected]])

 

 

 

Leia o Boletim do C.E. Bezerra de Menezes

Rio de Janeiro, RJ

 

Estamos enviando  O BOLETIM de DEZEMBRO  de 2012 com mensagens de harmonia e esperança.

Desejamos uma boa leitura.

Muita paz

Sempre comunique mudanças de email para que seu cadastro não seja excluído.

Para visualizar o Boletim Online em PDF, é necessário ter instalado

o ADOBE ACROBAT READER, que pode ser baixado GRATUITAMENTE em: http://get.adobe.com/br/reader/

Fraternalmente, cumprimentam os amigos da

Área de Divulgação

Centro Espírita Bezerra de Menezes

www.bezerramenezes.org.br  

(Informação recebida em email de  [email protected])

 

 

 

 

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J.Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/filhosdoentes.html

 

 

 

 

Leia o revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse aquí:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Boletim Mensageiro da Luz

Osvaldo Cruz, SP

 

Acessar:

www.caminheirosdaluz.wordpress.com

 

 

 

 

 

Livros, Livrarias e Bibliotecas Espíritas

Marco Milani

Departamento do Livro – USE Regional SP

O que livrarias e bibliotecas espíritas têm em comum? Livros, claro. Porém nem todo livro que está nas livrarias se encontra nas bibliotecas e vice-versa. E isso tem uma razão muito simples. Livrarias e bibliotecas são ambientes com características próprias e devem ser estruturadas e administradas considerando-se essas peculiaridades.

Allan Kardec, em 1869, ao propor um catálogo de obras relacionadas ao espiritismo para se montar uma biblioteca temática, recomendou cerca de duzentos livros de sua época, mas tomou o cuidado de classificá-las em três grupos: as obras fundamentais, as diversas e aquelas realizadas fora do espiritismo, incluindo algumas de contraditores. Kardec sinalizou, assim, a necessidade inicial de se conhecer as obras fundamentais para se compreender a cosmovisão espírita e, adicionalmente, propôs obras que pudessem contribuir para o estudo dos adeptos sobre como determinados assuntos de interesse eram tratados em obras correlatas e populares. Kardec também demonstrou ser relevante a reflexão sobre os argumentos que os contraditores se serviam para atacar a doutrina. Sinteticamente, Kardec indicou que o papel da biblioteca espírita era o de suporte ao estudo metódico do espiritismo. Esse conceito permanece válido nos dias de hoje, destacando-se que modernamente os livros também podem ser disponibilizados em formato eletrônico, favorecendo a consulta e o acesso a muitas obras.

E a livraria não teria o mesmo papel de suporte ao estudo? Certamente que ela também tem essa finalidade, agregando-se o fato de que, aos olhos de qualquer potencial consumidor, uma livraria espírita oferece livros espíritas! Chega a ser redundante explorar esse ponto, mas lamentavelmente esbarramos em algo muito sério e que vem prejudicando a própria proposta de divulgação doutrinária em alguns centros espíritas, que é a malfadada suposição de que o leitor deve ler de tudo e cabe a ele a responsabilidade de separar o joio do trigo, ou seja, identificar o que é coerente ou não com a doutrina... Ora, mas se é um leitor iniciante ou sem muitos conhecimentos doutrinários, como ele conseguirá fazer isso? E não adianta perguntar para o vendedor se o livro é bom, interessante etc., pois seria péssimo para a imagem da livraria se o atendente dissesse que esse ou aquele livro não é adequado, apesar de estar ali sendo oferecido ao público. Para o consumidor, se o livro está exposto em uma livraria espírita é porque, logicamente, trata da temática espírita e passou por algum critério de escolha. Em outras palavras, os potenciais usuários, principalmente os iniciantes, confiam nos serviços e nos critérios de seleção da livraria do centro espírita.

O apelo comercial, por outro lado, vem fazendo com que muitos gestores de livrarias priorizem a quantidade de títulos vendidos e não a respectiva seleção pela qualidade oferecida. Ninguém duvida que a livraria possa ser uma importante fonte de receitas para a manutenção da instituição espírita. Mas será que se justifica a ausência de critérios doutrinários para a disponibilização de alguma obra ao leitor? Supõe-se que alguém que compre um livro deseja gastar os seus recursos em algo útil e não para, ao final da leitura, lamentar a insensatez da obra. O problema é maior quando o leitor não consegue perceber a incoerência conceitual de que pode estar sendo vítima em suas leituras...

Uma comparação pertinente é a seguinte: que mãe, propositadamente, ofereceria alimentos contaminados aos filhos? Pois então, que dirigente espírita, consciente de suas responsabilidades, ofereceria livros com inconsistências doutrinárias ao público de sua livraria? Trata-se de uma relação de confiança e bom senso.

Bibliografia

Kardec, Allan. Catálogo Racional: Obras Para se Fundar uma Biblioteca Espírita. São Paulo: Madras, 2004.

 

Texto publicado no Jornal Correio Fraterno, edição 448 – Nov/dez 2012

http://www.correiofraterno.com.br/nossas-secoes/104/1113-o-leitor-iniciante-sabe-discernir-o-que-e-um-bom-livro

 

 

Ficheiro:Allan Kardec portrait001.jpg

Allan Kardec

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Allan_Kardec_portrait001.jpg

 

 

 

 

Nobre convite

 

                                                                                    Wellington Balbo

 

 

Nasceu em Edimburgo na Escócia em 1.847. Quando residia em Boston estado de Massachussets – EUA -  fez as descobertas que resultaram na invenção do telefone em 1875.

Tinha grande afeição no estudo da reprodução dos sons e acabou por transformar-se em professor de pessoas que tinham problemas auditivos. Esse trabalho rendeu-lhe grande paixão que originou seu casamento com jovem deficiente auditiva de quem fora abnegado instrutor.

Interessante notar que horas após Alexander Graham Bell requerer a patente  do telefone- ,  um homem chamado Elisha Gray,  solicitou a patente de aparelho semelhante.

Incrível, ambos haviam inventado o telefone independentemente e ao mesmo tempo.

Em o Livro dos Espíritos na questão de nº 419, Kardec questiona:

419 – P -  Por que a mesma idéia, a de uma descoberta, por exemplo, pode surgir em diversos lugares ao mesmo tempo?

R -  Já dissemos que durante o sono os Espíritos se comunicam entre si. Pois bem, quando o corpo desperta, o Espírito se recorda do que aprendeu e o homem acredita ser o autor da invenção. Assim, muitos podem descobrir a mesma coisa ao mesmo tempo. Quando dizeis: uma idéia está no ar, usais de uma figura de linguagem mais justa do que acreditais; cada um, sem saber, contribui para propagá-la.

Kardec prossegue:

Nosso próprio Espírito revela, assim, muitas vezes a outros Espíritos e sem nosso conhecimento o que se faz objeto de nossas preocupações quando acordados.

Seja nas horas de sono do corpo físico, ou não, todos somos capazes de  empreender contato com o mais alto.

Espíritos comprometidos com o progresso da humanidade inspiram criaturas afins; é a chamada parceria do invisível com o visível.

A história da humanidade está repleta de situações dessa ordem, como outro exemplo citamos o caso de Charles Darwin,  em 1.858 quando este revisava sua grande obra sobre a teoria da evolução, recebeu de um naturalista britânico – Alfred Russel,  um manuscrito esboçando a teoria evolucionista. Inacreditável, a obra de Russel era semelhante a de Darwin. O já famoso cientista Darwin acabou por apresentar  á comunidade científica junto com seu livro o manuscrito de Alfred Russel.

As inspirações chegam, porém, para que se tornem reais se faz mister nosso empenho por fazê-las caminhar.

De nada adiantará nobres inspirações se estas esbarrarem em nossa má vontade.

Ah, a má vontade! Esta grande vilã a interromper sonhos e enterrar ideais.

Sempre ela,  taciturna, mal humorada, costuma entravar o progresso.

Ainda bem que há quem não lhe dê atenção, são os casos de:

Bell, Gray, Darwin e Russel que não ficaram inertes, trabalharam e ao arregaçarem as mangas se colocaram em condições de captar as idéias do plano espiritual.

É assim mesmo que funciona, quando nos dispomos a realizar mobilizamos Céus e Terra para alcançar nossos objetivos.

Céus – Auxílio dos amigos espirituais que sensibilizam-se e interessam-se pelos nossos projetos.

Terra – Nosso próprio esforço por fazer as coisas darem certo.

Parceria imbatível!

Porém, a escolha é sempre nossa, convocados a trabalhar pela espiritualidade,  temos duas opções:

Aceitar o convite colocando essas idéias em prática.

Ou:

Recusar o convite nos conformando em marcar passo na senda da evolução.

Se recusamos o convite malbaratamos sagrada oportunidade de edificação.

Contudo, se aceitamos  essa nobre convocação, embora o caminho seja muitas vezes pedregoso, nos habilitamos a alçar vôos no campo do bem, transformando-nos em peças chave para a concretização de exuberantes idéias ao mesmo tempo que trabalhamos pela nossa própria evolução,  porquanto:

Exercitamos a inteligência.

Conquistamos simpatia.

Quebramos as amarras da indiferença.

Cultivamos a iniciativa ao buscar saída para situações difíceis.

A espiritualidade nos convida diariamente a  trabalhar em conjunto, em pequenas obras de grande importância.

Convoca-nos ao sorriso amigo, a palavra reconfortante, ao abraço animador, ao verbo que esclarece...

Intui-nos a visitar o enfermo, a socorrer o faminto...

O mundo invisível nos impulsiona,  mas deixa a grande guinada para nós mesmos, aduba mas deixa que façamos o plantio para que este tenha nossa marca registrada.

Há tarefas para todos que se dispuserem a servir de bom grado.

Tarefas grandes ou pequenas?

Quê importa!

O importante mesmo é saber que estamos realizando prodigioso trabalho de renovação interior colaborando para a construção de um mundo melhor!

Pensemos nisso! 

 

Bibliografia:

HART, Michael H. as cem maiores personalidades da história. 5.ed.Trad.Antonio Canavarro Pereira. Rio de Janeiro, Difel, 2002. 271-273 p.

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. 50.ed. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro, Federação Espírita Brasileira, 1980. 229 p.

 

Alguns dos inúmeros telefones expostos no Museo della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci,

em Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP