Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 19 de janeiro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JANEIRO/19-01-2013.htm

 

 

 

 

NOTA

Email editado na Inglaterra. Foto de Trafalgar Square começando a receber  neve. Londres.  Foto: Ismael Gobbo 18/1/2013.

.  

 

 

 

Lembrando Allan Kardec

 

Irmão X

  

Depois de se dirigir aos numerosos missionários da Ciência e da Filosofia, destinados à renovação do pensamento do mundo no século XIX; o Mestre aproximou-se do abnegado João Huss e falou, generosamente:

-Não serás portador de invenções novas, não te deterás no problema de comodidade material à civilização, nem receberás a mordomia do dinheiro ou da autoridade temporal, mas deponho-te nas mãos a tarefa sublime de levantar corações e consciências.

A assembléia de orientadores das atividades terrestres estava comovida. E ao passo que o antigo campeão da verdade e do bem se sentia alarmado de santas comoções, Jesus continuava.

-Preparam-se os círculos da vida planetária a grandes transformações nos domínios do pensamento. Imenso número de trabalhadores no mundo, desprezando o sentido evolucionário da vida, crê na revolução e nos seus princípios destruidores, organizando-lhe movimentos homicidas. Em breve, não obstante nossa assistência desvelada, que neutralizará os desastres maiores, a miséria e o morticínio se levantarão no seio de coletividades invigilantes. A tirania campeará na Terra, em nome da liberdade, cabeças rolarão nas praças públicas em nome da paz, como se o direito e a independência fossem frutos da opressão e da morte. Alguns condutores do pensamento, desvairados de personalismo destruidor, convertem a época de transição do orbe em turbilhão revolucionário, envenenando o espírito dos povos. O sacerdócio organizado em bases econômicas não pode impedir catástrofe. A Filosofia e a Ciência intoxicaram as próprias fontes de ação e conhecimento!...

É indispensável estabelecer providências que amparem a fé, preservando os tesouros religiosos da criatura. Confiante a sublime tarefa de reacender as lâmpadas da esperança no coração da humanidade.

O Evangelho do Amor permanece eclipsado no jogo de ambições desmedidas dos homens viciosos!... Vai, meu amigo. Abrirás novos caminhos à sagrada aspiração das almas, descerrando a pesada cortina de sombras que vem absorvendo a mente humana. Na restauração da verdade, no entanto, não esperes os louros do mundo, nem a compreensão de teus contemporâneos.

Meus enviados não nascem na Terra para serem servidos, mas por atenderem às necessidades das criaturas. Não recebem palmas e homenagens, facilidades e vantagens terrestres, contudo, minha paz os fortalece e levanta-os, cada dia... Muitas vezes, não conhecem senão a dificuldade, o obstáculo, o infortúnio, e não encontram outro refúgio além do deserto. É preciso, porém, erigir o santuário da fé e caminhar sem repouso, apesar de perseguições, perdidas, cruzes e lágrimas!...

Ante a emoção dos trabalhadores do progresso cultural do orbe terrestre, o abnegado João Huss recebeu, a elevada missão que lhe era conferida, revelando a nobreza do servo fiel, entre júbilos de reconhecimento.

Daí a algum tempo, no albor do século XIX, nascia Allan Kardec em Lyon, por trazer a divina mensagem.

Espírito devotado, jamais olvidou o compromisso sublime. Não encontrou escolas de preparação espiritual, mas nunca menosprezou o manancial de recursos que trazia em si mesmo. E, como se quisera demonstrar que as fontes do profetismo devem manar de todas as regiões da vida para sustentáculo e iluminação do espírito eterno, embora no quadro dos grandes homens do pensamento, estimou desferir os primeiros vôos de sua missão divina na zona comum onde permanece a generalidade das criaturas. Consoante a previsão do Cristo, a Revolução Francesa preparara com sangue o império das guerras napoleônicas.

Enquanto os operários da cultura moderna lançavam novas bases ao edifício do progresso mundial, o grande missionário, sem qualquer preocupação de recompensa ou exibicionismo, dá cumprimento à tarefa sublime. E foi assim que o século XIX, que recebeu a navegação a vapor, a locomotiva, a eletrotipia, o telégrafo, o telefone, a fotografia, o cabo submarino, a anestesia, a turbina a vapor, o fonógrafo, a máquina de escrever, a luz elétrica, o sismógrafo, a linotipo, o radium, o cinematógrafo e o automóvel, tornou-se receptor da Divina Luz da revivescência do Evangelho.

O discípulo dedicado rasgou os horizontes estreitos do ceticismo e o plano invisível encontrou novo canal a fim de projetar-se no mundo, atenuando-lhe as sombras densas e renovando as bases da fé.

Alguns dos companheiros de luta espiritual, embora em seguida às hostilidades do meio, recebiam aplausos do mundo e proteção de governos prestigiosos, mas emissário de Jesus, no deserto das grandes cidades, trabalhava em silêncio , suportando calúnias e zombarias, vencendo dificuldades e incompreensões.

Ao fim da laboriosa tarefa, o trabalhador fiel triunfara.

Em breve, a doutrina consoladora dos Espíritos iluminava corações e consciências, nos mais diversos pontos do globo.

É que Allan Kardec, se viera dos círculos mais elevados dos processos educativos do mundo, não esquecera a necessidade de sabedoria espiritual. Discípulo eminente de professores consagrados, como Pestalozzi, não esqueceu a ascendência do Cristo. Trabalhador no serviço da redenção, compreendeu que não viera à Terra por atender a caprichos individuais e sim aos poderes superiores da vida.

Sua exemplificação é um programa e um símbolo. Conquistando a auréola dos missionários vitoriosos, não se incorporou à galeria dos grandes do mundo, por que apenas indicasse o caminho salvador à humanidade terrestre.

Allan Kardec não somente pregou a doutrina consoladora; viveu-a. Não foi um simples codificador de princípios, mas um fiel servidor de Jesus e dos homens.

 

(Mensagem recebida em 22.9.42. Lida aos 3.10.1942,

durante a 3a. Concentração Espírita de São Paulo, no Ginásio do Pacaembu).

 

(De “Doutrina Escola”, de Francisco Cândido Xavier – Autores Diversos)

Digitado por: Lucia Aydir.

Copiado do site:  http://robertomacedo.com/autoajuda/chicoxavier/Chico_Xavier/DOUTRINA%20ESCOLA/escola_006.htm

 

File:Jan Hus 2.jpg

João  Huss

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Jan_Hus_2.jpg

Ficheiro:Allan Kardec portrait001.jpg

Allan Kardec

Imagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Allan_Kardec_portrait001.jpg

 

 

 

 

Palestra “A Conquista da Paz Interior”

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em emailsde Regina Bachega e de Jorge Rezala)

 

 

 

Pesquisa espírita sobre Desobsessão no Congresso Europeu de Psiquiatria 2013. Nice, França

 

O expositor Dr. Sérgio Thiesen, professor de Medicina, estará apresentando em Nice, na França, um trabalho sobre Desobsessão no tratamento de doentes mentais, no Congresso Europeu de Psiquiatria deste ano, agora em abril. (21st European Congress of Psychiatry, Nice, France, 6-9 April 2013).
INFLUENCE OF DISCARNATED PEOPLE IN MENTAL DISEASES AND ITS RESPECTIVE APPROACH é o título em inglês. Vale lembrar que este é um dos mais importantes fóruns da Psiquiatria Mundial e estarão presentes 3 mil especialistas, entre Psiquiatras, Psicólogos, Psicanalistas e Psicoterapêutas. O trabalho é uma síntese da atividade de assistência espiritual aos espíritos vinculados aos casos de doentes mentais, no centro espírita, experiência de três décadas.

 

(Informação recebida em email de Sérgio Thiesen)

 

 

 

Curso Básico de Espiritismo no C.E. Discípulos de Jesus

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Seminário Sobre Atendimento Fraterno no SEEJA

Viena, Áustria

 

Queridos amigos,

Convidamos à todos os interessados a participar do mini seminário sobre Atendimento Fraterno

que será realizado pelo SEEJA–Viena-Austria.

Este mini seminário tem duração de 4h com pausas para almoco.

Traz por objetivo a capacitação do trabalhador espírita, reciclagem dos conhecimentos daqueles que já 
participam dessa atividade, para que possam servir e continuarem 
servindo nesta atividade que é uma conversa fraterna, amiga, consoladora.

Qualquer pessoa poderá se inscrever, mas a participação no curso não habilita
a pessoa a ser automaticamente atendente fraterno, pois conforme todos irão estudar
o atendente fraterno, tem que preencher alguns requisitos básicos para 
exercer esta função dentro da casa espírita.

Inscreva-se já e participe!

Doe um pouco do seu amor para o próximo!

 

 

 

(Informações recebidas em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

Registro. Palestra no Blue Life Circle

Londres, Reino Unido

 

Na noite da última quinta-feira, 17/01/2013, tivemos a oportunidade de proferir palestra a convite do The Blue Life Circle, nas dependencias da Kingston National Spiritualist Church. Com a presença de publico muito interessado  desenvolvemos o tema “A continuidade da existência da Alma Humana”. A BUSS -British Union of Spiritist Societies tambem participou da infra estrutura do evento. Agradecemos a fraterna acolhida por parte do público e dos trabalhadores e  especialmente às companheiras Bernadete May, do Blue Life; Elsa Rossi, diretora da BUSS e a intérprete Silvia Gibbons,  secretária da BUSS. (Ismael Gobbo)

Prece de abertura por Elsa Rossi

Público

Bernadete May, Ismael Gobbo e Silvia Gibbons

 

 

 

Palestra com José Antonio da Cruz no GEB  Maria Dolores

Jales, SP

 

 

(Informações recebidas em email de José Antonio [[email protected]])

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

(Informações recebidas em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

(Informações recebidas em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

 

Palestra com Marco Aurélio A. Monteiro

Lorena, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Revista reformador comemora 130 anos

 

Veja a noticia no blog do SEI

http://boletimsei.blogspot.com/2013/01/reformador-comemora-130-anos.html

 

 

 

 

Curso de expositores espíritas no SEETO

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

 

 

Palestras e Autógrafos com Adeilson Salles no CEAC

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

Programação do Maria Benta

São Paulo, SP

 

DIA

PALES-TRANTE

TEMA

HARMON.

MUSICAL

CURRÍCULO DOS PALESTRANTES

14

Manolo Quesada

http://www.avozdoespiritismo.com.br/wp-content/uploads/2010/05/image0221.jpg

Sucesso Espiritual

Itamar

Santiago

Manolo Quesada, professor, Trabalhador da Seara Bendita - Instituição Espírita, situada no bairro do Campo Belo, na cidade de São Paulo.

 

Atua como palestrante divulgando a Doutrina Espírita, além de palestras corporativas visando a melhoria do relacionamento e da qualidade de vida em empresas.

 

Conheça os dvd´s e livros de autoria do palestrante, além de uma série de outras informações em seu blog, endereço: http://manoloquesada.blogspot.com.br/

21

 

 

Margarete Áquila

Gravao21mb

 

 

Vida plena: uma proposta de vida.

 

 

Margarete Áquila

 

MARGARETE ÁQUILA, musicista, compositora e cantora há 25 anos, formada em música pela escola Fundação das Artes e em psicanálise pelo Instituto de Trilogia Analítica do Dr. Norberto Keppe,  portadora de uma voz suave e melodiosa desenvolve seu trabalho solo desde 1999. Define seu trabalho musical com uma identidade própria e o objetivo de promover um relaxamento e bem-estar aos que o ouvem. Estudiosa da nova ciência de musicoterapia acredita que músicas suaves, estéticas e melodiosas são a ponte para a elevação energética do ser. E tem comprovado isso com muito sucesso em suas apresentações musicais em todos os espaços místicos, esotéricos, culturais, centros de tratamento e cura energética. Seu trabalho é composto de músicas próprias e tradicionais, misturando culturas, épocas e línguas de todo o mundo.

Seus CD’s são:

1.                  CD – “Xendra”, lançado em 03/1999, de músicas próprias e tradicionais para relaxamento, em diversas línguas e culturas;

2.                  CD – “Voices of Xendra”, lançado em 12/1999, pela gravadora “Solitudes – Ana Marie”, de músicas celtas, vocalizadas para relaxamento;

3.                  CD – “Conscientia”, lançado em 03/2002, com músicas tradicionais e próprias, em várias línguas e culturas, letras de Ângela Cristina De Paschoal psicografadas sobre o tema do CD também para relaxamento;

4.                  CD – “Celtic Mythology”, pesquisa temática sobre a mitologia celta e a música no estilo renascentista e medieval com lançamento pela gravadora “Solitudes” em Junho/2005.

5.                  CD – “Xendra”, composto por estilo popular e óperas numa interpretação diferenciada como marca da cantora, com composições próprias, enfatizando a beleza e riqueza das melodias e profundidade das poesias (lançado em julho/2007).

6.      CD  - “Intimo” – apenas piano e voz com músicas belíssimas primando pela beleza melódica e poesia profunda. Marca o auge da carreira com suavidade e beleza na interpretação.

Maiores informações, favor acessar o site http://www.margareteaquila.com.br/

28

 

André Luiz Rosa

 

 

Quando as crianças voltam mais cedo para casa.

 

 

Itamar

Santiago

André Luiz Rosa é graduado em Gestão Pública , casado com Ana Cláudia e pai de Isabela. É espírita desde o berço, tendo iniciado seus estudos na doutrina no Centro Espírita Emmanuel, fundado por seu avô materno, na cidade de Rolândia – PR.

 

Em 1984, participou da fundação da Entidade Assistencial Espírita “Casa do Caminho” na cidade de Valinhos – SP, onde há 25 anos é colaborador e atual presidente.

 

É palestrante, e se dedica a tarefa de visitar as Casas Espíritas e cidades do Brasil na divulgação da Doutrina Espírita.

 

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse aquí:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/provasebencaos.html

 

 

 

 

 

Informativo semanal do Seara doMestre

São Paulo, SP

 

PALESTRA MENSAL - 2013

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

18/01/13

20h

PAULO BONFIM

LIVRE

19/01/13

sáb

09h

MARLY

Bem aventurados os mansos e pacíficos

22/01/13

20h

ARTUR

E o mundo acabou? Para onde iremos? visão espírita da transição planetária.

25/01/13

20h

ANTENOR

Bem aventurados os misericordiosos

26/01/13

sáb

09h

ALEXANDRE AGUIAR 

Amar o Próximo como a si mesmo

 

AVISOS

 

Nossos cursos retornam na segunda semana de fevereiro!!!! Venham estudar conosco!!! Maiores informações na Secretaria.

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

Leia o jornal “Olhar Espírita”

Bauru, SP

 

Acesse aquí:

http://jornalolharespiritabauru.blogspot.com.br/

http://www.calameo.com/read/000304511b6f2a3fc261b

 

tem essas duas opções e a pagina no facebook

https://www.facebook.com/OlharEspirita.JOE

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes [[email protected]])

 

 

 

Programação da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

www.radioceac.com.br

 

 

 

 

Receita Espírita

 

 

Pelo Espírito Albino Teixeira. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Caminho Espírita. Lição nº 18. Página 47.

 

Pensamento sombrio? Alguns instantes de prece.

Irritação? Silêncio de meia hora pelo menos.

Tristeza? Ampliação voluntária da quota de trabalho habitual.

Impulso à crítica destrutiva? Observemos as nossas próprias fraquezas.

Desejo de censurar o próximo? Um olhar para dentro de nós mesmos.

Solidão? Auxiliar a alguém que, em relação a nós, talvez se encontre mais sozinho.

Tédio? Visita a um hospital para que se possa medir as próprias vantagens.

Ofensa? Perdoar e servir mais amplamente.

Ressentimento? Esquecimento de todo mal.

Fracasso? Voltar às boas obras e começar outra vez.

 

 

(Texto recebido em email de Antonio Savio [[email protected]], Belo Horizonte, MG,)

 

 “O Pensador”, de Auguste Rodin

Museu Rodin, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP