Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 28 de janeiro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JANEIRO/28-01-2013.htm

 

 

 

 

 

Nota

 

Email editado em Madrid, Espanha. Jardins do Bom Retiro. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Kardec e Napoleão

 

Busto de Allan Kardec

Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Irmão X

Logo após o 18 Brumário (9 de novembro de 1799) quando Napoleão se fizera o Primeiro-Cônsul da República Francesa, reuniu-se, na noite de 31 de dezembro de 1799, no coração da latinidade, nas Esferas Superiores, grande assembleia de Espíritos sábios e benevolentes, para marcarem a entrada significativa do novo século.

Antigas personalidades de Roma imperial, pontífices e guerreiros das Gálias, figuras notáveis da Espanha, ali se congregavam à espera do expressivo acontecimento.

Legiões dos Césares, com os seus estandartes, falanges de batalhadores do mundo gaulês e grupos de pioneiros da evolução hispânica, associados a múltiplos representantes das Américas, guardavam linhas simbólicas de posição de destaque.

Mas não somente os latinos se faziam representados no grande conclave. Gregos ilustres, lembrando as confabulações da Acrópole gloriosa, israelitas famosos, recordando o Templo de Jerusalém, deputações eslavas e germânicas, grandes vultos da Inglaterra, sábios chineses, filósofos hindus, teólogos budistas, sacrificadores das divindades olímpicas, renomados sacerdotes da Igreja Romana e continuadores de Maomé ali se mostravam, como em vasta convocação de forças da ciência e da cultura da Humanidade.

No concerto das brilhantes delegações que aí formavam, com toda a sua fulguração representativa, surgiam Espíritos de velhos batalhadores do progresso que voltariam à liça carnal ou que a seguiriam, de perto, para o combate à ignorância e à miséria, na laboriosa preparação da nova era da fraternidade e da luz.

No deslumbrante espetáculo da Espiritualidade Superior, com a refulgência de suas almas, achavam-se Sócrates, Platão, Aristóteles, Apolônio de Tiana, Orígenes, Hipócrates, Agostinho, Fénelon, Giordano Bruno, Tomás de Aquino, S. Luís de França, Vicente de Paulo, Joana D’Arc, Teresa d’Avila, Catarina de Siena, Bossuet, Spinoza, Erasmo, Milton, Cristóvão Colombo, Gutenberg, Galileu, Pascal, Swedenborg e Dante Alighieri, para mencionar apenas alguns heróis e paladinos da renovação terrestre; e, em plano menos brilhante, encontravam-se, no recinto maravilhoso, trabalhadores de ordem inferior, incluindo muitos dos ilustres guilhotinados da Revolução, quais Luiz XVI, Maria Antonieta, Robespierre, Danton, Madame Roland, André Chenier, Bailly, Camille Desmoulins e grandes vultos como Voltaire e Rousseau.

Depois da palavra rápida de alguns orientadores eminentes, invisíveis clarins soaram na direção do plano carnal e, em breves instantes, do seio da noite, que velava o corpo ciclópico do mundo europeu, emergiu, sob a custódia de esclarecidos mensageiros, reduzido cortejo de sombras, que pareciam estranhas e vacilantes, confrontadas com as feéricas irradiações do palácio festivo.

Era um grupo de almas, ainda encarnadas, que, constrangidas pela Organização Celeste, remontavam à vida espiritual, para a reafirmação de compromissos.

À frente, vinha Napoleão, que centralizou o interesse de todos os circunstantes. Era bem o grande corso, com os seus trajes habituais e com o seu chapéu característico.

Recebido por diversas figuras da Roma antiga, que se apressavam em oferecer-lhe apoio e auxílio, o vencedor de Rivoli ocupou radiosa poltrona que, de antemão, lhe fora preparada.

Entre aqueles que o seguiam, na singular excursão, encontravam-se respeitáveis autoridades reencarnadas no Planeta, como Beethoven, Ampère, Fulton, Faraday, Goethe, João Dalton, Pestalozzi, Pio VII, além de muitos outros campeões da prosperidade e da independência do mundo.

Acanhados no veículo espiritual que os prendia à carne terrestre, quase todos os recém-vindos banhavam-se em lágrimas de alegria e emoção.

O Primeiro-Cônsul da França, porém, trazia os olhos enxutos, não obstante a extrema palidez que lhe cobria a face. Recebendo o louvor de várias legiões, limitava-se a responder com acenos discretos, quando os clarins ressoaram, de modo diverso, como se se pusessem a voar para os cimos, no rumo do imenso infinito...

Imediatamente uma estrada de luz, à maneira de ponte levadiça, projetou-se do Céu, ligando-se ao castelo prodigioso, dando passagem a inúmeras estrelas resplendentes.

Em alcançando o solo delicado, contudo, esses astros se transformavam em seres humanos, nimbados de claridade celestial.

Dentre todos, no entanto, um deles avultava em superioridade e beleza. Tiara rutilante brilhava-lhe na cabeça, como que a aureolar-lhe de bênçãos o olhar magnânimo, cheio de atração e doçura. Na destra, guardava um cetro dourado, a recamar-se de sublimes cintilações...

Musicistas invisíveis, através dos zéfiros que passavam apressados, prorromperam num cântico de hosanas, sem palavras articuladas.

A multidão mostrou profunda reverência, ajoelhando-se muitos dos sábios  e guerreiros, artistas e pensadores, enquanto todos os pendões dos vexilários arriavam, silenciosos, em sinal de respeito.

Foi então que o grande corso se pôs em lágrimas e, levantando-se, avançou com dificuldade, na direção do mensageiro que trazia o báculo de ouro, postando-se, genuflexo, diante dele.

O celeste emissário, sorrindo com naturalidade, ergueu-o, de pronto, e procurava abraçá-lo, quando o Céu pareceu abrir-se diante de todos, e uma voz enérgica e doce, forte como a ventania e veludosa como a ignorada melodia da fonte, exclamou para Napoleão, que parecia eletrizado de pavor e júbilo, ao mesmo tempo:

– Irmão e amigo, ouve a Verdade, que te fala em meu espírito! Eis-te à frente do apóstolo da fé, que, sob a égide do Cristo, descerrará para a Terra atormentada um novo ciclo de conhecimento...

César ontem, e hoje orientador, rende o culto de tua veneração, ante o pontífice da luz! Renova, perante o Evangelho, o compromisso de auxiliar-lhe a obra renascente!...

Aqui se congregam conosco lidadores de todas as épocas. Patriotas de Roma e das Gálias, generais e soldados que te acompanharam nos conflitos da Farsália, de Tapso e de Munda, remanescentes das batalhas de Gergóvia e de Alésia aqui te surpreendem com simpatia e expectação... Antigamente, no trono absoluto, pretendias-te descendente dos deuses para dominar a Terra e aniquilar os inimigos... Agora, porém, o Supremo Senhor concedeu-te por berço uma ilha perdida no mar, para que te não esqueças da pequenez humana e determinou voltasses ao coração do povo que outrora humilhaste e escarneceste, a fim de que lhe garantas a missão gigantesca, junto da Humanidade, no século que vamos iniciar.

Colocado pela Sabedoria Celeste na condição de timoneiro da ordem, no mar de sangue da Revolução, não olvides o mandato para o qual foste escolhido.

Não acredites que as vitórias das quais foste investido para o Consulado devam ser atribuídas exclusivamente ao teu gênio militar e político. A Vontade do Senhor expressa-se nas circunstâncias da vida. Unge-te de coragem para governar sem ambição e reger sem ódio. Recorre à oração e à humildade para que te não arrojes aos precipícios da tirania e da violência!...

Indicado para consolidar a paz e a segurança, necessárias ao êxito do abnegado apóstolo que descortinará a era nova, serás visitado pelas monstruosas tentações do poder.

Não te fascines pela vaidade que buscará coroar-te a fronte... Lembra-te de que o sofrimento do povo francês, perseguido pelos flagelos da guerra civil, é o preço da liberdade humana que deves defender, até o sacrifício. Não te macules com a escravidão dos povos fracos e oprimidos e nem enlameies os teus compromissos com o exclusivismo e com a vingança!...

Recorda que, obedecendo a injunções do pretérito, renasceste para garantir o ministério espiritual do discípulo de Jesus que regressa à experiência terrestre, e vale-te da oportunidade para santificar os excelsos princípios da bondade e do perdão, do serviço e da fraternidade do Cordeiro de Deus, que nos ouve em seu glorificado sólio de sabedoria e de amor!

Se honrares as tuas promessas, terminarás a missão com o reconhecimento da posteridade e escalarás horizontes mais altos da vida, mas, se as tuas responsabilidades forem menosprezadas, sombrias aflições amontoar-se-ão sobre as tuas horas, que passarão a ser gemidos escuros em extenso deserto...

Dentro do novo século, começaremos a preparação do terceiro milênio do Cristianismo na Terra.

Novas concepções de liberdade surgirão para os homens, a Ciência erguer-se-á a indefiníveis culminâncias, as nações cultas abandonarão para sempre o cativeiro e o tráfico de criaturas livres, e a religião desatará os grilhões do pensamento que, até hoje, encarceram as melhores aspirações da alma no inferno sem perdão!...

Confiamos, pois, ao teu espírito valoroso a governança política dos novos eventos e que o Senhor te abençoe!...

Cânticos de alegria e esperança anunciaram nos céus a chegada do século XIX e, enquanto o Espírito da Verdade, seguido por várias coortes resplandecentes, voltava para o Alto, a inolvidável assembleia se dissolvia...

O apóstolo que seria Allan Kardec, sustentando Napoleão nos braços, conchegou-o de encontro ao peito e acompanhou-o, bondosamente, até religá-lo ao corpo de carne, no próprio leito.

Em 3 de outubro de 1804, o mensageiro da renovação renascia num abençoado lar de Lião, mas o Primeiro-Cônsul da República Francesa, assim que se viu desembaraçado da influência benéfica e protetora do Espírito de Allan Kardec e de seus cooperadores, que retomavam, pouco a pouco, a integração com a carne, confiantes e otimistas, engalanou-se com a púrpura do mando, e, embriagado de poder, proclamou-se Imperador, em 18 de maio de 1804, ordenando a Pio VII viesse coroá-lo em Paris.

Napoleão, contudo, convertendo celestes concessões em aventuras sanguinolentas, foi apressadamente situado, por determinação do Alto, na solidão curativa de Santa Helena, onde esperou a morte, enquanto Allan Kardec, apagando a própria grandeza, na humildade de um mestre-escola, muita vez atormentado e desiludido, como simples homem do povo, deu integral cumprimento à divina missão que trazia à Terra, inaugurando a era espírita-cristã, que, gradativamente, será considerada em todo os quadrantes do orbe como a sublime renascença da luz para o mundo inteiro.
 

Do livro Cartas e Crônicas, de Irmão X, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.

(Texto copiado do site http://www.oconsolador.com.br/ano5/230/correiomediunico.html)

 

Sarcófago de Napoleão Bonaparte em Les Invalides, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Rua Sala, em Lyon, França, onde esteve edificada a  casa onde nasceu  Allan Kardec.

Em primeiro plano a placa em homenagem ao codificador do Espiritismo oferecida pelos espiritas franceses.

Foto Ismael Gobbo 

Placa em homenagem a Allan Kardec em Lyon, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Divaldo Franco hablando del 7 Congreso a realizarse en

 Cuba en Marzo 2013

 

Acesse o link:
http://www.youtube.com/watch?v=JPdqLOKuolA&feature=youtu.be

 

 

(Informação em emails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo <[email protected]> e de Regina Bachega)

 

 

 

 

7º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

Dallas, Texas, EUA

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

Curso de Formação de Educadores Espíritas da Infância

Jaú, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes [[email protected]])

 

 

 

 

Curso Básico de Mediunidade

Marilia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

Programação de estudos no Centro Espírita Vicente de Paulo

Bauru, SP

 

CENTRO ESPIRITA VICENTE DE PAULO
Rua Sete de Setembro, 14-50, Bauru/SP
www.centroespiritavicentedepaulobauru.blogspot.com.br

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

 

 

 

 

Palestra pública com Cecílio Vieira

Nova Andradina, MS

 

PALESTRA PÚBLICA

TEMA: “O PERDÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS”

PALESTRANTE

CECÍLIO VIEIRA

Data: 02 de Fevereiro de 2013

Local: SOCIEDADE ESPÍRITA AMOR VERDADE E JUSTIÇA

End.: R. Luiz Antonio da Silva, 1542

Nova Andradina – MS

Horário: 19 h

 

(Informação recebida em email de URE- Nova Andradina [[email protected]])

 

 

 

 

Lançamentos da FEB para 2013

 

Leia a noticia acessando:

http://boletimsei.blogspot.com.es/2013/01/lancamentos-da-feb-para-2013.html

 

 

 

 

 

 

Seminário: Relações Humanas na Casa Espírita

São Paulo, SP

 

 

Seminário USE Vila Maria

Relações Humanas na

Casa Espírita

 

 

23 de Fevereiro de 2013 – 15 às 18 horas

 

Objetivo

Enfatizar a importância e as formas de driblar as dificuldades que envolvem o relacionamento humano nas Casas Espíritas, tornando a convivência mais harmoniosa e produtiva para a instituição e para as pessoas que a integram.

 

Facilitador

Wellington Balbo, professor universitário, escritor e expositor espírita. Integra o movimento de unificação em Bauru/SP.

 

Conteúdo:

·      Convivência fraterna e trabalho em equipe

·      Como as relações garantem harmonia e equilíbrio espiritual à Casa e às pessoas

·      A Casa Espírita: objetivos, características, públicos, atividades

·      O Voluntário Espírita

·      Os novos colaboradores: como acolher e estimular, criando espaços para quem quer colaborar, importância do treinamento.

 

Local

CE Gabriel Ferreira – Rua Kaneda, 474 – Vila Maria – São Paulo/SP


Realização

USE Distrital Vila Maria

 

Informações e Inscrições

Secretaria das Casas Espíritas da USE Vila Maria, pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (11) 9.9765.1881

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Abertas as inscrições à 35ª. COMELESP

Tremembé, SP

 

Inscrições abertas para a 35ª COMELESP - Tremembé 2013

A COMELESP é um evento que tem por objetivo fortalecer os laços de amizade e confraternização dos membros das Mocidades Espíritas, estudo da Doutrina Espírita, estímulo à vivência dos princípios espíritas e incentivo à participação e integração dos jovens nos trabalhos de Mocidade Espírita e Movimento Juvenil de Unificação.

TEMA: o SER - Sentimento, Expressão e Responsabilidade

Dias 29 a 31 de Março de 2013

 

 

Endereço do evento:



EMEF Maria Dulce David de Paiva

Rua Iraí, 100 Pq das Fontes em Tremembé-SP

 

(Informações de http://www.geas.net.br/2013/01/inscricoes-abertas-para-35-comelesp.html e em emails de Tatiana Quaglio <[email protected]> e de Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Filme “A Viagem”  em

Matão, SP

 

Filme A viagem em Matão-4

 

Amigos

 

Estréia em Matão, no Cine Teatro Matão, na sexta 25 e permanecendo até quinta 31, na sala 2, às 21h, o excelente lançamento A Viagem.

Muito elogiado e enfocando a reencarnação, as lembranças do passado e o entrelaçamento entre os fatos que cercam a vida humana, a produção

é oportuníssima para reflexão nos temas que tanto estamos habituados.

 

Leia a sinopse do filme:

 

Várias histórias em épocas diferentes, passado, presente e futuro, estão conectadas mostrando como um simples ato pode atravessar séculos e inspirar uma revolução. Os diretores da trilogia Matrix e o diretor de "Corra Lola Corra" dirigem o drama, conectando os séculos. Com duração de 172 minutos

 

Veja o trailer: 

 

youtube.com/watch?v=73ZIzZfpqlo

 

ou pesquise no google: A Viagem trailer

 

Elenco: Tom Hanks, Susan Sarandon e Halle Berry

 

A meia- entrada R$ 7,00 e a inteira R$ 14,00.

Poderá haver sessões extras no sábado e domingo, às 15,30h, desde que agendadas caravanas com público mínimo de 50 pessoas. 

 

Vejam comentário de Geraldo Campetti Sobrinho

 

O filme A viagem: tudo está conectado não é espírita. Porém, divulga claramente princípios adotados pelo Espiritismo: a imortalidade da alma; a reencarnação; a lei de causa e efeito; a pluralidade dos mundos habitados; e a lei de evolução, além de percorrer a questão da crença no auxilio espiritual superior e a influência negativa de espíritos temporariamente voltados ao mau.
Com produção hollywoodiana e atores famosos, como Tom Hanks e Halle Berry, excelente direção, efeitos especiais admiráveis, a película, de cenas fortes e violentas, que retratam os equívocos cometidos ao longo de sucessivas experiências, apresenta valioso conteúdo moral para reflexão.
Para quem assistiu aos filmes de cunho eminentemente espírita de produção nacional, como Nosso Lar, E a vida continua, Chico Xavier, As mães de Chico, O filme dos espíritos e Bezerra de Menezes, poderá não se sentir confortável com o que verá nas telonas em A viagem. É um filme de ação, que tem o grande mérito de informar que as ações passadas determinam o presente e que, do momento atual, pode-se escrever o futuro, feliz ou infeliz. Por mais que tentemos, não fugiremos de nosso caminho, embora tenhamos a liberdade de escolha na origem das ações. Tudo se conecta perfeitamente segundo os propósitos de uma lei superior que rege nossos destinos.
Se pudéssemos fazer um mergulho no passado de nossas existências corporais, provavelmente não teríamos um cenário muito diferente do mostrado no filme: enganos, equívocos, maldades, crimes são a tônica de boa parte das cenas, com devem ter sido a de nosso pretérito.
Entretanto, o que deve ficar em nosso entendimento da obra cinematográfica não são as intermediações, mas, sim, o intento final. O sacrifício de mártires para o bem da humanidade ou de uma coletividade, preservando a pureza e a assertiva de que a liberdade é um direito inalienável do ser. Abusos e preconceitos devem ser obstados, mesmo a custa de revoluções, das quais nossa história é rica em detalhes, nem sempre os mais agradáveis.
Hoje, com a mensagem clarificada do Evangelho de Jesus, à luz do Espiritismo, compreendemos que todos somos irmãos e devemos nos amar uns aos outros. Somos convocados a doar o melhor de nós para o bem de todos.

Geraldo Campetti Sobrinho, que é vice-Presidente da Federação Espírita Brasileira.

 

Cine Teatro Matão

16.3384.7777

cineteatromatao.com.br

Rua João Pessoa, 842 – Centro

Matão/ SP 

 

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Palestra no C.E. Jésus Gonçalves

Pindamonhangaba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Programação de atividades espíritas no:

Obras Assistenciais Francisco Thiesen. São Carlos, SP

 

(Informações recebidas em email de Carlos Balieiro [[email protected]])

 

 

 

 

Encontro de Coordenadores de Cursos de Espiritismo e Evangelizadores. São Bernardo do Campo, SP

 

Meus amigos, boa tarde a todos!

Que Jesus os abençoe.

 

Mais um ano de trabalho se inicia no Movimento Espírita de São Bernardo do Campo. Estamos felizes em poder apresentar um novo projeto que atenderá tanto os Evangelizadores quanto os Coordenadores de Cursos de Espiritismo. 

Pedimos a sua colaboração na divulgação desse email junto aos seus amigos. Vejam abaixo a nossa carta convite. Também enviamos a mesma em anexo.

 

Muita Paz.

Walteno

Equipe de Evangelização

Conselho Espírita de São Bernardo do Campo

 

********** - ********** - ********** - ********** 

 

ENCONTRO DE COORDENADORES DE CURSOS DE ESPIRITISMO E EVANGELIZADORES - DE MARÇO A JUNHO 2013

O objetivo principal desse trabalho é promover, através da troca de experiências, o aprimoramento dos trabalhadores encarregados da divulgação da doutrina espírita nos cursos e nas turmas de evangelização de crianças e jovens.

O "Encontro de Coordenadores e Evangelizadores" procura reavivar o entendimento de que a implantação do Reino de Deus na Terra é a nossa meta central. Muitos de nós, trabalhadores espíritas, nos entregamos as atividades espirituais sem refletir adequadamente na dimensão da tarefa em que nos inscrevemos. Considerando que o Espiritismo é a alavanca para o Progresso da Humanidade, podemos concluir que a tarefa da evangelização, seja de adultos ou crianças, é um dos movimentos mais expressivos que Deus ofereceu para atingirmos o Seu Reino. 

Um dos pontos de destaque desse trabalho é estimular a criação de reuniões que tanto contribuam para as reflexões profundas do ser, quanto sensibilizem a criatura para o despertar de sentimentos nobres. Não basta estudar o Espiritismo como uma instrução comum. É importante que todo estudo Espírita remeta a criatura para dentro de si mesma e promova um estímulo para que ela se renove. Evangelizar é fazer refletir. Na evangelização preparamos crianças e jovens para terem senso crítico e vencerem as "convenções humanas" e posturas viciadas que são aparentemente normais. ( exemplo : vivência sexual sem responsabilidade).

Através de uma abordagem dinâmica e profunda, procuraremos resgatar as temáticas mais relevantes para os coordenadores e evangelizadores. Estudaremos lições já conhecidas, como Ambiência Espiritual e Universalidade do Ensino dos Espíritos, porém sob uma ótica diferente, enfatizando a nossa responsabilidade no trato com a Doutrina e na aplicação dela nas atividades do Centro Espírita. Além disso, haverá reflexões a cerca dos Espíritos missionários como Kardec e Paulo de Tarso, com a proposta de extrair as lições e experiências que poderão nos sustentar nos nossos desafios pessoais diante da Seara Cristã.

Venha e junte-se a nós!

INSCRIÇÕES

Para se inscrever, envie um e-mail ou telefone para:
[email protected]
(11) 2374-2922 - Mônica ou Walteno 

INFORMAÇÕES
Local das reuniões : Grupo Fraternal Adolfo Bezerra de Menezes
Endereço: Rua Batuíra, 380. Vila Assunção - SBC
Horário: Todas as 3as. feiras - de 20h às 21:30h
Período: de 5 de março a 25 de Junho/2013

 

(Informação em email de Walteno Silva <[email protected]> repassado por Regina Bachega)

 

 

 

 

Suicídio e Vida pós-morte - TVI programa completo

Portugal

 

TVI - O suicídio e Vida para além da Morte

 

http://4.bp.blogspot.com/-8OqaOtRKIMM/UQAwBp81c4I/AAAAAAAAAOg/LJOr6qbrIMM/s320/513.jpg

 

Hoje na TVi, foi abordada a temática do Suicídio com o tema “O Suicidio e a Vida para além da Morte”, esteve em estúdio um elemento da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP). Seguem-se em baixo os vídeos para quem não teve oportunidade de ver o programa.
O programa encontra-se dividido em 2 partes.

 

TVI-O suicídio e Vida para além da Morte.1de2

 

http://videos.sapo.pt/6JA6CPLdJLOZnLazdaIW

 

 

TVI-O suicídio e Vida para além da Morte.2de2

 

http://blog-espiritismo.blogspot.com.br/2013/01/hoje-na-tvi-o-suicidio-luz-do.html

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

31º. Encontro de Juventude Espírita de Pernambuco

Recife, PE

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra cin Sebastião Camargo no F.E. Joanna de Angelis

Três Lagoas, MS

 

 

(Informação recebida em email de Elisabete Henrique henrique [[email protected]])

 

 

 

 

Programação semanal da Rádio Ceac

Bauru, SP

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Leia o boletim do CEBM

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://www.bezerramenezes.org.br/

 

 

 

 

 

Informes da Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 



CHAVES LIBERTADORAS
DESGOSTO
Qualquer contratempo aborrece.
No entanto, sem desgosto, a conquista de experiência é impraticável.
***
OBSTÁCULO
Todo empeço atrapalha.
Sem obstáculo, porém, nenhum de nós consegue efetuar a superação das próprias deficiências.
***
DECEPÇÃO.
Qualquer desilusão incomoda.
Todavia, sem decepção, não chegamos a discernir o certo do errado.
***
ENFERMIDADE
Toda doença embaraça.
Sem a enfermidade, entretanto, é muito difícil consolidar a preservação consciente da própria saúde.
***
TENTAÇÃO
Qualquer desafio conturba.
Mas, sem tentação, nunca se mede a própria resistência.
***
PREJUÍZO
Todo o golpe fere.
Sem prejuízo, porém, é quase impossível construir segurança nas relações uns com os outros.
***
INGRATIDÃO
Qualquer insulto à confiança estraga a vida espiritual.
No entanto, sem o concurso da ingratidão que nos visite, não saberemos formular equações verdadeiras nas contas de nosso tesouro afetivo.
***
DESENCARNAÇÃO
Toda morte traz dor.
Sem a desencarnação, porém, não atingiríamos a renovação precisa, largando processos menos felizes de vivência ou livrando-nos da caducidade no terreno das formas.
Compreendamos, à face disso, que não podemos louvar as dificuldades que nos rodeiam, mas é imperioso reconhecer que, sem elas, eternizaríamos paixões, enganos, desequilíbrios e desacertos, motivo pelo qual será justo interpretá-las por chaves libertadoras, que funcionam em nosso espírito, a fim de que nosso espírito se mude para o que deve ser, mudando em si e fora de si tudo aquilo que lhe compete mudar.

André Luiz

(Chaves Libertadoras - Livro Paz e Renovação - Mensagem de André Luiz - psicografia de Chico Xavier)



Atenção: O Programa de Rádio Vivência Espírita vai ao ar neste domingo, 27/01/2013, das 8h00 às 10h00, pela FM 90.7 MHz (nova frequência da SP/Rio FM).

Convite para organização da 42ª Feira do Livro Espírita retire seu CD com desenhos para Evangelização e vídeos para a Mocidade na 1a reunião dia 16/02/13 no C. E. Seara de Luz

1ª JORNADA DE EVANGELIZAÇÃO "MEIMEI" - Palestra com Carlos Abranches - dia 25 de janeiro de 2013.
 
OFICINA COM ABORDAGEM DE HOMOSEXUALIDADE NO ATENDIMENTO FRATERNO no dia 26 de janeiro, em São José dos Campos

COMEVALP - de 09 a 12 de Fevereiro de 2013 em São José dos Campos
 
Nova turma na Mocidade Caminho de Luz -Fraternidade Paulo de Tarso
 
Palestra "O MUNDO EM TRANSIÇÃO", com CARLOS ABRANCHES - dia 05 de fevereiro de 2013.
 
NOVAS TURMAS: ESCOLA DE APRENDIZES DO EVANGELHO E CURSO DE MÉDIUNS.
 
 COEM - Curso de Orientação e Estudo da Mediunidade começará dia 19/02/13 na COMLuz - Casa de Oração Missionários da Luz
 
Confira também:

O Movimento Espírita e o Evangelho


Amor, Caridade, Piedade, Indulgência ...

O Aborto na Visão Espírita, vídeo do Jorge Reis e testemunhos ...


Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para [email protected]

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

Veja as noticias da Abrarte

 

Acesse:

http://www.abrarte.org.br/downloads/nf.php

 

 

 

 

 

DVD’s do VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais

 

(Informações recevbidas em email de Associação Médico Espírita de Minas Gerais [[email protected]])

 

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Quanto mais

 

Pelo Espírito Bezerra de Menezes. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro "Caridade”. Lição nº 11. Página 45.

 Abençoai sempre as vossas dificuldades e não as lastimeis, considerando que Deus nos concede sempre o melhor e o melhor tendes obtido constantemente com a possibilidade de serdes mais úteis.

Quanto mais auxiliardes aos outros, mais amplo auxílio recebereis da Vida Mais Alta.

Quanto mais tolerardes os contratempos do mundo, mais amparados sereis nas emergências da vida, em que permaneceis buscando paz e progresso, elevação e luz.

Quanto mais liberdade concederdes aos vossos entes amados, permitindo que eles vivam a existência que escolheram, mais livres estareis para obedecer a Jesus, construindo a vossa própria felicidade.

Quanto mais compreenderdes os que vos partilham os caminhos humanos, mais respeitados vos encontrareis de vez que, quanto mais doardes do que sois em benefício alheio, mais ampla cobertura de amparo do Senhor assegurará a tranquilidade em vossos passos.

Continuemos buscando Jesus em todos os irmãos da Terra, mas especialmente naqueles que sofrem problemas e dificuldades maiores que os nossos obstáculos, socorrendo e servindo e sempre mais felizes nos encontraremos sob as bênçãos dele, nosso Mestre e Senhor.

(Texto recebido em email do divulgador de Belo Horizonte, MG, Antonio Savio Resende)

 

Tartarugas e peixes no espelho d’agua da estação ferroviária  Atocha em Madrid, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Examinemos a palavra geração, na Bíblia ela é também reencarnação

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

 

     Todos nós sabemos o que significa a palavra geração consanguínea. Na Bíblia, ela é também reencarnação ou geração do espírito.

      Na instituição da data da Páscoa Judaica, foi dito: “Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor: nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” (Êxodo 12: 14).  Moisés fala às pessoas que o ouviam, ou os espíritos encarnados daquela geração contemporânea dele, espíritos esses que serão os mesmos nas suas gerações ou reencarnações futuras. Por acaso, Moisés poderia estar dando instruções para os netos e bisnetos daquelas pessoas ouvintes dele, os quais ainda nem sequer existiriam, se os espíritos delas ali presentes não fossem, no futuro, os mesmos espíritos dos  netos e bisnetos delas? E a Bíblia fala até em mil gerações, que só podem ser também dos mesmos espíritos que somos, pois que sentido isso teria para nós, se ela se referisse a um descendente consanguíneo nosso, que só existiria daqui a milhares de anos?   

      E eis outro exemplo: “...porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, na terceira e quarta gerações daqueles que me aborrecem.” (Êxodo 20: 5). Por que na terceira e quarta gerações, ou seja, a dos netos e bisnetos? Porque o avô ou o bisavô, nesse tempo, geralmente, já morreram. E o espírito deles já pode, então, voltar à vida terrena, reencarnando no corpo dum seu neto ou bisneto. A preposição “em” (“in” em latim) com o artigo feminino “a” formam a expressão “na”. E a própria modificação de “na” para “até a”, nas traduções mais recentes, prova a verdade de que o texto original bíblico é reencarnacionista. Sim, pois os tradutores mais novos da Bíblia colocaram, no lugar de “na”, a expressão “até a”, dando uma idéia falsa e absurda ao texto, pondo Deus ou a sua lei de causa e efeito punindo filhos, netos e bisnetos inocentes, que nada têm a ver com os pecados dos seus antepassados. Veja-se a tradução de João de Almeida, da década de 1930, na qual não há essa expressão “até a” no texto de Êxodo 20: 5 e outros, mas “na”. E essa frase correta: “na terceira e quarta gerações” constante das traduções antigas é também a da Vulgata Latina de são Jerônimo, do ano, aproximadamente, de 400: “In tertiam et in quartam generationem.” Para quem fala o português, mesmo que não estude latim, sabe que o “in” latino equivale à nossa preposição “em” e não  à preposição “até” (ad em latim).  E “Pai não paga pecado de filho, nem filho paga pecado de pai. A alma que pecar, morrerá”. (Ezequiel 18: 2-3 e 20). Por oportuno, lembro aos tradutores falsificadores da Bíblia que Jesus disse que nada ficará oculto!

      Para sabermos certas coisas, devemos consultar as gerações passadas (Jó 8: 8), isto é, aos espíritos delas, o que é espiritismo. Aliás, jamais poderíamos consultar o pó dos seus cadáveres no cemitério, mas os espíritos em suas gerações passadas!

      E Jó arremata (Jó 8: 9): “Porque somos de ontem e nada sabemos.”

 

Publicado na Coluna no diário O TEMPO, de Belo Horizonte

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

 

 

Cegonha. Segóvia, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP