Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 31 de janeiro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JANEIRO/31-01-2013.htm

 

 

 

 

Nota

 

Estamos de volta ao nosso Brasil depois de 60 dias no exterior. Agradecemos a Deus pela oportunidade e pelos recursos que Ele nos concedeu possibilitando essa viagem de estudos e de coleta de dados para nosso trabalho cotidiano de divulgação da Doutrina Espírita. Assim, ao longo do tempo, procuraremos dividir com nossos queridos leitores esses momentos felizes vivenciados em locais maravilhosos na companhia de irmãos e amigos queridos. Ismael Gobbo

 

 

 

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota da FEB

 

Prezados amigos,


No Portal da Feb, há um banner de solidariedade sobre tragédia em Santa Maria, desde ontem, com acesso à mensagem "Desencarnações coletivas":
www.febnet.org.br

Site de Chico - mensagens sobre desencarnações coletivas:

http://www.100anoschicoxavier.com.br/noticias


E também a notícia sobre a Reunião das Áreas do CFN:

 

http://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/conselho-federativo-nacional-movimento-espirita/areas-do-cfn-planejam-dinamizacoes/

 

Com fraternal abraço,

Cesar Perri

 

 

 

 

Desencarne em Massa em Santa Maria (RS):

O esclarecimento espírita

Marcelo Henrique *

 

Já tivemos a oportunidade de refletir sobre catástrofes, tsunamis, guerras e acidentes aéreos, em alguns textos que têm sido difundidos pela internet, sempre com o intuito de explicá-los à luz do Espiritismo e trazer alento tanto para os familiares das vítimas como para a Humanidade que, atônita, contempla a dor de centenas ou milhares de pessoas, caso a caso.


As imagens que já estão sendo divulgadas e que irão permanecer, ainda, por certo tempo nos meios midiáticos, serão retratos em cores fortes da dor que visita inúmeras criaturas, abaladas com o ocorrido e que , não raro, se perguntam: - Por que, meu Deus?

 

De positivo, o gesto de solidariedade fraternal daqueles que enviam mensagem de condolências, os que confortam os familiares e amigos presencialmente e as mobilizações para a doação de sangue para atendimento dos muitos feridos sobreviventes. Digno exemplo de quem se importa com o semelhante e faz o possível para minorar a dor alheia.

A filosofia espírita, debruçando-se sobre o tema que envolve os chamados desencarnes em massa, nos remete ao núcleo central do evento dos desencarnes decorrentes da tragédia: "[...] a destruição é uma necessidade para a regeneração moral dos Espíritos", a teor do contido no quesito 737 de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec. Há, assim, três núcleos semânticos no trecho achurado: destruição, necessidade e regeneração moral.
Analisemos.

Destruição importa necessariamente o aniquilamento da vida material, a interrupção da atual experiência reencarnatória. Há, segundo a cátedra espírita, os desencarnes naturais, os provocados e os violentos, em um dos vértices de análise conhecidos. Os naturais decorrem do esgotamento dos órgãos (questões 68 e 154, do livro citado) e representam o encerramento "programado" das existências corporais, segundo a lei de causa e efeito e o planejamento encarnatório do ser. Os provocados resultam da ação humana no espectro da criminalidade e da agressividade (assassínio, atentados, guerras), como decorrem de ações negligentes, imprudentes ou imperitas como parece ser a situação verificada na tragédia de Santa Maria. Os violentos encampam a ocorrência de catástrofes naturais (enchentes, terremotos, maremotos, ciclones, erupções, desmoronamentos, entre outros).

Em muitas das situações, o nexo causal entre a catástrofe e a ação humana acha-se presente. Movido por interesses mesquinhos e sem a adequada compreensão do conjunto (vida imortal, espiritual) os homens centram sua atenção e interesse nas coisas transitórias da vida, em que se situam, por exemplo a ganância desenfreada, a busca do “lucro pelo lucro” e a conivência de autoridades e fiscais que deixam de exigir os padrões mínimos de segurança. O evento “causa” do fogo, informado pelos sobreviventes como sendo o acendimento de um sinalizador dentro da boite é apenas a ponta do iceberg em relação à sucessão de fatos que desencadearam este imenso drama.


As várias vítimas fatais e os sobreviventes assim como os familiares e amigos dos que faleceram, estão situados no quadrante daqueles que possuem vínculos entre si, muitas vezes datados de épocas anteriores (vidas pregressas), e a circunstância de seu retorno à vida espiritual estava prevista pelo Ministério Divino, em nível de resgate (veja-se, a propósito, a questão 258, novamente de “O Livro dos Espíritos”). Muitos deles são Espíritos com laços de reciprocidade e relação direta, já que "[...] as faltas coletivamente cometidas são expiadas solidariamente" (conforme outra livro de Kardec, “Obras Póstumas”, no item “Questões e Problemas”), não se afastando os que, ainda que não tivessem questões a expiar, ali estavam por decisão de seu livre-arbítrio e assumindo o risco da permanência naquele ambiente (mesmo sem conscientemente saberem que adviria o episódio fatal) têm o evento “aproveitado” como provação na atual existência.

A compreensão espírita, calcada no sério estudo e na relação direta entre os fundamentos filosóficos espíritas e o cotidiano do ser, na análise de tudo o que lhe rodeia, permitem, assim, a desconsideração do termo "fatalidade" como sendo algo relativo à desgraça, ao destino imutável dos seres. A teor do contido no quesito 851 da obra primeira do Espiritismo, já mencionada, tal fatalidade "[...] existe unicamente pela escolha que o Espírito fez, ao encarnar, desta ou daquela prova para sofrer. Escolhendo-a, institui para si uma espécie de destino, que é a consequência mesma da posição em que vem a achar-se colocado. Falo das provas físicas, pois, pelo que toca às provas morais e às tentações, o Espírito, conservando o livre-arbítrio quanto ao bem e ao mal, é sempre senhor de ceder ou de resistir."

Para o Espiritismo, assim, situações como essa não são “acidentais”, nem, tampouco, “obras do acaso”. Não há, na filosofia espírita, espaço para "sorte" ou "azar", "ventura" ou "maldição", e cada ser vive o que está contido na Lei de Causa e Efeito, uma diretriz inteligente que, longe de ser absoluta e pré-determinada (inafastável) para todas as circunstâncias, nos coloca no ponto de partida e de chegada de todas as situações que conosco ocorrem, nesta e em outras encarnações. Mesmo considerando o chamado "planejamento encarnatório", feito ainda no plano espiritual e com, em regra, nossa anuência, o direito (inalienável) ao livre-arbítrio possibilita a alteração do plano, em virtude de nossas escolhas presentes. Podemos dizer, assim, que há "tendências", "caminhos", "diretrizes", mas, no plano concreto, somos nós quem tomamos as decisões, sempre. Também, a presença de mentores espirituais (anjos de guarda ou protetores) para cada um de nós, em missão de orientação particular, em relação a cada espírito, e o que chamamos de "intuição", "sexto sentido", ou, "voz interior", é, na verdade, a sugestão (não indução) de alguém que "nos quer bem" e que "deseja o nosso sucesso", para que possamos tomar as "melhores" decisões, caso a caso. O protetor, contudo, não interfere em nossas escolhas e, quando resolvemos fazer "o que bem entendemos", ele se afasta, momentaneamente, retornando após, para continuar a sua tarefa.

 

Neste sentido, a palavra destino também ganha um redesenho, para representar, tão-somente, o mapa de probabilidades e ocorrências da existência corporal, resultantes, em regra, das escolhas e adequações realizadas no pré-reencarne, somadas às atitudes e aos condicionantes do contexto encarnatório, onde, com base no seu discernimento e no livre-arbítrio, continuará o rol de decisões que levarão o ser aos caminhos diretamente proporcionais àquelas, colocando-o, sempre, na condição de primeiro e principal responsável por tudo o que lhe ocorra.

Como o Espiritismo não “fecha questão” nem destaca “única hipótese”, há que se avaliar a circunstância daqueles que deixaram de comparecer ao evento festivo, por motivos vários, desistindo no último momento ou aqueles que, em lá estando, não sucumbiram, mesmo apresentando ferimentos. Como não há, para a Doutrina Espírita, um “determinismo estrito”, muitas pessoas podem ter sido “avisadas” por vozes invisíveis ou conselhos mentais e escaparam de estar naquele fatídico evento, como que “por milagre”, diria o adágio popular.

É verdadeiramente por isto que cognominamos o Espiritismo como a "Doutrina da Responsabilidade", porque se-nos permite a análise criteriosa de nossa relação direta com fatos e acontecimentos da vida (material e espiritual).

 

Com a ocorrência deste trágico evento, devemos voltar nossos olhos para a legislação e a prática da fiscalização de locais públicos, sobretudos os que permitem aglomerações de inúmeras pessoas que só desejavam se divertir. Não podemos nos “acostumar” nem esquecer as tragédias, tratando-as com “naturalidade”. Do contrário, esperamos que os cidadãos conscientes saibam protestar, bem como as autoridades competentes mesmo provocadas passem a atuar de modo preventivo e necessário, diminuindo ao patamar mínimo o risco de novas ocorrências, erradicando, se possível, as causas que possam levar a tais eventos infelizes. Que a apatia e o comodismo não sejam, assim, motivo para “deixarmos de lado” a responsabilização (perante a justiça humana) daqueles que deram causa, direta ou indiretamente ao ocorrido, já que sabemos pelas denúncias da imprensa que há responsáveis entre empresários e poder público, além do imprudente músico que acionou artefato que produziu faíscas.

 

Ante eventos como a tragédia de Santa Maria, que possamos solidariamente enviar nossas vibrações e preces, para que estas alcancemos espíritos socorristas, que encaminham as "vítimas" do desencarne em massa, ao necessário e consequente despertar no Novo Mundo. E que eles,
despertos e recuperados das mazelas físico-espirituais, possam compreender, novamente, que o curso da evolução espiritual continua. Para eles, que voltaram e para todos nós, que ainda aqui estagiamos.


* Assessor Administrativo da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE), Assistente da Vice-Presidência de Cultura e Ciência da Federação Espírita Catarinense (FEC) e Delegado e Membro do Conselho Executivo da Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA).

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

Local de visitação na parte externa da Basílica de Superga, em Turim, Itália. No dia 4 de maio de 1949,

a aeronave que conduzia a equipe de futebol do Torino, uma das mais famosas da época, vindo de Lisboa,  

se chocou com o muro da Basílica que fica no alto do morro. No trágico acidente, sem nenhum sobrevivente,  

faleceram  jogadores,  dirigentes, acompanhantes e jornalistas esportivos. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Áreas do CFN planejam dinamizações

 

As reuniões das coordenadorias nacionais e regionais das Áreas de trabalho do Conselho Federativo Nacional da FEB desenvolveram-se nos dias 25 a 27 de janeiro, na sede da FEB. Foram feitos estudos pelas Áreas: Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita; Infância e Juventude; Comunicação Social Espírita; Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita; Atendimento Espiritual no Centro Espírita. A Área da Mediunidade já realizou a reunião em outubro de 2012. A abertura foi feita pelo presidente interino da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. O objetivo da reunião foi a adequação às diretrizes aprovadas pelo CFN para o trabalho das Áreas, implantação do “Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2013-2017)” e a preparação das Reuniões das Comissões Regionais do CFN para o ano de 2013. O encerramento ocorreu na sala da presidência da FEB. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

Reunião Áreas. Abertura

Área Sapse

Área Infância e Juventude

 

Área ESDE

 

Área Comunicação Social

 

Área Atendimento Espíritual

 

 

 

 

União Espírita Paraense

2.013 – Será o ano da unificação

 

CAROS ESPÍRITAS,

2013 É O ANO DA UNIFICAÇÃO! PARTICIPE!

 

O Conselho Federativo Estadual da União Espírita Paraense estabeleceu o ano de 2013 como o ANO DA UNIFICAÇÃO. Em decorrência disso, diversas ações serão desenvolvidas durante o ano com o objetivo de sensibilizar os espíritas para a importância da UNIÃO e da UNIFICAÇÃO do Movimento Espírita Paraense, além de possibilitar a ampliação do número de pessoas interessadas e capacitadas para atuarem nas atividades dos Órgãos Federativos e de Unificação do Movimento Espírita Paraense.

O primeiro evento - Lançamento do ANO DA UNIFICAÇÃO - ocorrerá simultaneamente com o EIMEP (mesmo local, dias e horários), tendo como público alvo os diretores da própria UEP, os membros dos Órgãos Auxiliares da DIREX; os Dirigentes de CRE, de CRE-Embrião e de Departamentos de CRE, os Diretores das Casas Espíritas e demais trabalhadores espíritas interessados.

A diretoria da UEP acredita que a experiência advinda deste primeiro evento possibilitará uma melhor organização dos Encontros de UNIFICAÇÃO a serem realizados posteriormente nos CRE, CRE-Embrião e Casas Espíritas.

Finalmente, em 2014, ocorrerá simultaneamente com o EIMEP o Encerramento do Ano da Unificação, objetivando socializar os resultados das atividades desenvolvidas no ano, ampliar a troca de experiências no MOVESP, além de aprovar o Plano de Ação para o prosseguimento das ações em prol da UNIÃO e UNIFICAÇÃO do Movimento Espírita Paraense.

Os interessados em participar do Evento poderão se inscrever pela internet no Site da UEP (www.paraespirita.com.br) ou na sede da UEP, na Rua Osvaldo Cruz n.º 45.

Maiores informações poderão ser obtidas no site da UEP ou através do email: [email protected] .


--

União Espírita Paraense - UEP

Departamento de Comunicação Social Espírita - DECOM

 

(Informação recebida em email de uep.decom [[email protected]])

 

 

 

 

Rádio Espírita em Alemão

Viena, Áustria

 

Ola meus queridos e queridas,

Que o nosso Mestre Jesus venha encontra los em Paz!

Conforme email enviado anteriormente sobre a "nossa" Radio Espirita , e quando digo NOSSA significa estar aberta a participação todos vocês  porque mesmo começando a codificação de Kardec em Alemão, procurarei também atender os da língua Portuguesa a medida do possível, inclusive para divulgar programações de suas casas, horários, endereços, dias de palestras e eventos, etc....

Já começamos a criar a estrutura no site e  podemos inclusive ouvir musicas aqui segue o link para o acompanhamento de todos.

Qualquer duvida  ou sugestão favor entrar em contato comigo ok?

As vinhetas estarão sendo gravadas em Alemão a partir de amanha!

http://www.radioespirita.net.br/emmanuel-in-wien.html

[email protected]

Deus conosco Sempre!

Daniela Thorwartl ( GEEM )  Grupo de Estudos Espíritas Emmanuel.

 



[(Informação recebida em email de Elsa Rossi, Londres)

 

 

 

 

Encontro Fraterno no Grupo Spartaco Ghilardi

Milão, Italia

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

 

Programação do Grupo Espírita Allan Kardec de

Luxemburgo

 

 

(Informações recebidas eme mails de nascimento zelina [[email protected]] e de Giovana Campos

 

 

 

 

Seminário sobre “Ações de Acolhimento, Consolo, Esclarecimento e Orientação no Centro Espírita”. Leiria, Portugal

 

Assunto: SEMINÁRIO ESPÍRITA

Prezados companheiros de ideal espírita:

 

Numa acção conjunta da Federação Espirita Portuguesa e da Associação Espirita de Leiria com a cooperação da Federação Espirita Brasileira, realizar-se-há no próximo dia 9 e 10 de Março próximo um seminário abordando a seguinte temática:

AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA.

Os monitores deste seminário serão:

Hélio Blume - atua nas áreas de Cursos e de Atendimento Espiritual da FEB; atual coordenador da Área de Atendimento Espiritual nas Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional da FEB; e

Cirne Ferreira de Araújo - atua na Área de Infância e Juventude na FEB e nas Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional da FEB;

Porque a experiencia dos expositores vem contribuir para um melhor conhecimento e pratica das actividades que se desenvolvem nas Instituições Espiritas informamos que o mesmo se destina aos trabalhadores e publico das casas espíritas

O seminário realizar-se-á nos próximos dias 9 e 10 de Março próximo. A Recepção terá inicio ás 8.30H e os trabalhos terão inicio pelas 9.30 horas.   

 Para participar do mesmo torna-se necessário enviar a ficha de inscrição ou informar-nos telefonicamente, pelo telefones que se indicam no rodapé ou ainda ao telefone 244 831 524, podendo ainda recorrer ao e-mail abaixo indicado

Se desejarem almoçar por favor informem-nos até ao dia 5 de Março próximo

Aguardamos confiantes a vossa presença, pois mais uma vez acreditamos poder contar com a compreensão e a colaboração daqueles que sempre se têm esforçado por participar, até lá, subscrevemo-nos rogando a Deus vos envolva nas mais fraternais saudações.

                                                              Fraternalmente

                                                                 A Presidente da Direcção

 

 

MIS.-                                                     Maria Isabel do C. P. Saraiva

 

 

FICHA DE INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

Seminário - AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA

Dados Pessoais

 

Nome: __________________________________________________________________

 

Endereço _______________________________________________________________

 

Códio Postal _______- ____ Localidade ____________________________________

 

Telefone _________  Telemóvel  __________ e-mal ___________________________

 

 Instituição

 

 Nome: __________________________________________________________________

 Endereço: ______________________________________________________________

Código Postal ________ _____ Localidade _________________________________

 

Telefone ________  Telemóvel  __________ e-mail ___________________________

 

(Informações de Isabel Saraiva repassadas em emails  por Claudia Werdine e Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Palestra com Moacir Costa de Araújo Lima no SEOB

São Carlos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Projeto Oficinas. Tema: O resultado do Censo 2010 e o trabalho das instituições Espíritas. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Seara do Mestre [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Seminário Cristão Espírita da Congregação dos Policiais Militares Espíritas da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, RJ

 

 – SEMINÁRIO CRISTÃO ESPÍRITA DA CONGREGAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES ESPÍRITAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - PUBLICAÇÃO

 

Este Comando AUTORIZA a realização do evento em epígrafe, a saber:

Data: 02 de fevereiro (sábado) a 07 de dezembro de 2013.

Horário: Primeiro tempo – 1000 às 1200 horas    

          

Local: Auditório Cel PM Francisco de Paula Araújo, situado na Rua Evaristo da Veiga 78 - Centro.

 

TEMAS E PALESTRANTES:

 

Dia 02/02/2013

Tema: O Corpo Espiritual     

Palestrante: A  CONFIRMAR

 

Dia 02/03/2013

Tema: A Mediunidade

Palestrante: A CONFIRMAR

 

Dia: 06/04/2013

Tema: A Reencarnação

Palestrante: A CONFIRMAR

 

Dia: 04/05/2013

Tema: A Obsessão e a prece

Palestrante: A CONFIRMAR

 

 

Dia: 05/05/2013

Tema: Alusivo ao aniversário da PMERJ

Palestrante: Profª Iole de Freitas

 

Dia: 01/06/2013

Tema: Morte e desencarnação

Palestrante: Dr. Américo D. Nunes Filho

 

Dia: 03/08/2013

Tema: A Lei de Sociedade Espírita e a psicologia

Palestrante: Psicólogo Henrique Fernandes

 

Dia: 07/09/2013

Tema: Espiritismo e Segurança Publica com a contribuição da psicologia

Palestrante: Psicóloga Tatiane Belyene

 

Dia: 05/10/2013

Tema: Vícios á Luz da Doutrina Espírita

Palestrante: Dr. Américo D. Nunes Filho

 

Dia: 02/11/2013

Tema: Arte e Espiritismo

Palestrante: Dr. Américo D. Nunes Filho

 

Dia: 07/12/2013

Tema: A Fé do Espírita

Palestrante: Profº Adalberto de Souza

Traje: Esporte.

Convite: Entrada Franca a todos os Policiais Militares e Civis da PMERJ e seus convidados.

A cargo da AJG: Preparar o auditório e provê-lo com café e água.

A cargo do CCI: Preparar sistema de som e de informática.

 

OBS.: Este convite é para você, sua família e seus amigos.

“O verdadeiro espírita jamais deixará de fazer o bem. Lenir corações aflitos, consolar, acalmar desesperos, operar reformas morais, essa é a sua missão”.  Só o amor constrói.

 

Tomem conhecimento e providenciem os Órgãos interessados.

(Nota nº , de 25 de janeiro de 2013.

 

(Informação recebida em email de Vitor Hugo S Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Dia Estadual da Educação Espírita – FEEB

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de ASCOM COBEM [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras do mês de Fevereiro no C.E.A.K.

Penápolis, SP

 

Centro Espírita "Allan Kardec"
AV. LUIZ OSORIO 1262 PENAPOLIS

 

DIA: 04/02 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: DR. LUIZ AUGUSTO DE MACEDO.

Cidade: GUARARAPES – SP.

Tema: “QUE É DEUS?”

 

DIA: 11/02 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: ANA ELISA BASILE SANTOS MELO.

Cidade: PENÁPOLIS – SP.

Tema: “JESUS”.

 

DIA: 18/02 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: MIRELA ABE CASANOVA.

Cidade: PENÁPOLIS – SP.

Tema: “PSICOSFERA”.

 

DIA: 25/02– SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: MARCOS VIANNA.

Cidade: BARBOSA-SP.

Tema: “PERFEIÇÃO MORAL”.

 

OBS:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES INICIA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Café da Manhã com Conferência

Guatemala

 

 

(Informação recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Heloísa Pires no Dia Internacional da Mulher

Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Rosana [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho

São Paulo, capital e região

 

 

(Informações em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Hospital Espírita João Marchesi pede ajuda

Penápolis, SP

 

CARO COMPANHEIRO,

 

O NOSSO HOSPITAL ESPÍRITA JOÃO MARCHESI DE PENÁPOLIS APÓS 14 ANOS DE CAMPANHA JUNTO À COMUNIDADE PENAPOLENSE E DA REGIÃO CONSEGUIU CONCLUIR SUA NOVA SEDE, QUE POSSIBILITOU AMPLIAÇÃO E MELHORIA NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO. 

MAS CONSEQUENTEMENTE ACARRETOU ELEVAÇÃO DO CUSTO DE SUA MANUTENÇÃO.

 

LEVAMOS A VOCÊ O NOSSO CONVITE PARA VIR CONHECER O BELÍSSIMO HOSPITAL ESPÍRITA, O SEU GRANDIOSO TRABALHO NOS PLANOS FÍSICO E ESPIRITUAL, BEM COMO O CONVIDAMOS A NOS TRAZER A SUA COLABORAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO, FRALDAS OU DE OUTRA FORMA QUE CONSIDERE POSSÍVEL.

 

SEGUE EM ANEXO UM RELATO SOBRE O HISTÓRICO E FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL E UMA RELAÇÃO COM OS PRINCIPAIS ITENS DE GENEROS ALIMENTíCIOS CONSUMIDOS

 

CONTATO:

Andrey Negroni Martins

Administrador

18-3654-7300

18-9747-9629

 

 

Mensalmente o Hospital Espírita João Marchesi de Penápolis

consome os seguintes itens (principais):

 

GÊNEROS ALIMENTÍCIOS:

 

60 kg de carne moida;

45 kg de acem em pedaço;

160 kg de frango;

40 kg de lingüiça;

40 kg de salsicha;

450 litros de leite;

80 kg de batata;

40 kg de cebola;

200 kg de açúcar;

3 fardos de café;

5 fardos de arroz;

2 caixas de molho de tomate 4kg;

06 caixas de bolacha doce;

06 caixas de bolacha salgada;

3 fardos de feijão

 

FRALDAS

 

2500 fraldas por mês (250 pacotes de 10).

 

 

(Informações recebidas eme mails de Adhemar Módena; de Evelize Valim de Souza [[email protected]] e de João Marchesi Neto)

 

1 - HISTÓRICO DO HOSPITAL

 

O Hospital Espírita João Marchesi nasceu do ideal da Comunidade Espírita Penapolense, em razão da constante busca de pessoas carentes, e acometidas por transtornos mentais, procurarem o Sr. João Marchesi para receberem ajuda e assistência espiritual.

            Foi fundado em 06/09/1959 como departamento do Centro Espírita Discípulos de Jesus.

            Em 1994 obedecendo à legislação específica foi desmembrado do Centro Espírita (por este ser Entidade religiosa) e passou a ter personalidade Jurídica própria, recebendo a razão social como Hospital Espírita João Marchesi em homenagem a seu idealizador. Cinqüentenária

            .

2 – IDENTIDADE INSTITUCIONAL E NÚMERO DE LEITOS

 

Atualmente possui 78 leitos todos conveniados com o SUS, sendo referência para 40 municípios da região da DRS II – Araçatuba.

            Para alcançar a excelência o HOSPITAL ESPÍRITA JOAO MARCHESI conta com a seguinte missão, visão e valores.       

MISSAO - Dar acolhimento, oferecendo atendimento multidisciplinar e assistência espiritual, sob a forma de internação, as pessoas acometidas por transtornos mentais visando sua reinserção familiar e social.

            VISÃO - Tornar-se referência em tratamento psiquiátrico. Oferecendo assistência de qualidade, por meio de tratamento humanizado com uma estrutura nova e planejada para garantir o bem estar do paciente.

           VALORES - Oferecer atendimento com compromisso de qualidade e humanização;

          PRINCÍPIOS:          

Valorização dos aspectos ‘bio-psico-social- espiritual no tratamento dos pacientes;

           Otimização dos recursos na administração;

Estimular reinserção dos pacientes na sociedade;

Atuar de forma ética e responsável com a sociedade;

Esclarecer possíveis preconceitos existentes, com relação à especificidade de tratamento oferecida;

Valorização da harmonia no ambiente profissional;

 

3 – PROPOSTA TERAPÊUTICA

 

O atendimento é realizado através dos programas:

            -Programa de Pacientes com transtornos mentais diversos;

            -Programa de Pacientes Dependentes de Substâncias Psicoativas;

 

 

            Os pacientes com diagnóstico de Dependência Química é atendido separadamente daqueles que possuem outros transtornos mentais, inclusive em alas distintas.

            A proposta é atender aos pacientes como seres humanos integrais, considerando aspectos bio-psico-socio-espritual através da participação de uma equipe multidisciplinar com psiquiatras, psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista, farmacêutica, enfermeiros, administradores, profissionais de apoio e voluntários.

 

4 – ESTRUTURA FÍSICA

 

O HOSPITAL ESPÍRITA JOAO MARCHESI conta com uma estrutura física de 4598,62 m² de área construída, sendo uma área total de 62.661,40m². A área conta com três Alas, Bloco Administrativo, Cozinha Industrial, refeitório, Salão de Atividades, campo de futebol, horta e local para caminhadas.

 

5 – DIVISÃO E SEPARAÇÃO DOS LEITOS

 

            O HOSPITAL ESPIRITA JOAO MARCHESI conta com um número de 50 leitos masculinos e 28 femininos, divididos em três alas:

Psiquiatria Feminina – Conta com o número de 28 leitos.

Psiquiatria Masculina – Conta com um número de 25 leitos.

Dependentes Químicos – Conta com um número de 25 leitos

 

6 – FOTOS DA INSTITUIÇÃO

 

 

06-09 (1)

Foto 1 – Fonte: Arquivos do Hospital

RECEPÇÃO DO HOSPITAL.

06-09 (20)

Foto 2 – Fonte: Arquivos do Hospital

ALA EXCLUSIVA DE DEPENDENTES DE SUBST PSICOATIVAS.

 

DSC04273

Foto 3 – Fonte: Arquivos do Hospital

ALA PSIQUIATRIA FEMININA

HE

Foto 4 – Fonte: Arquivos do Hospital

ALA PSIQUIATRIA MASCULINA

 

 

06-09 (43)

Foto 5 – Fonte: Arquivos do Hospital

FACHADA DO HOSPITAL

 

IMG_6082

Foto 6 – Fonte: Arquivos do Hospital

REFEITÓRIO DO HOSPITAL

 

6.2 – PARTICIPAÇÃO DO HOSPITAL NO PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO – CPFL

 

A CPFL energia em parceria com a CEALAG realizou o Programa de Revitalização dos Hospitais Filantropicos no ciclo de 2008-2010 em entidades que fazem parte da concessão da CPFL em todo Estado de SP. O  programa teve como objetivo proporcionar treinamentos, cursos, palestras em todas as áreas do hospital com foco no aumento da qualidade de gestão, elevando o desempenho administrativo e a  qualidade dos serviços de saúde prestados a comunidade. Nesse ciclo o Hospital Espírita João Marchesi participou juntamente com sua equipe de profissionais e obteve nesse período um apreendizado e um grande ganho de experiências conquistando a certificação PRATA, sendo recebida pelo Sr. José Paulo Lopes neste ato conforme foto.
Foto 8 – Fonte: Arquivos do Hospital

Presidente em Exercício recebendo Certificação.

 

 

 

 

 

Informativo semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Informativo Semanal Seara do Mestre

 

VENHA ESTUDAR NO SEARA!!! 

 

PALESTRA MENSAL - 2013

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

29/01/13

20h

WILLIAM

LIVRE

01/02/13

20h

ROGÉRIO

AMAR OS INIMIGOS

02/02/13

sáb

09h

DANIELA

QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A DIREITA

02/02/13

sáb

15h

 

INSCRIÇÃO PARA CESTA BÁSICA

05/02/13

20h

ANDREA DE MAURO

O CRISTO CONSOLADOR E O ESPIRITISMO

 

AVISOS

 

Já estão abertas as inscrições para nossos cursos

Quartas - das 20:00 às 21:30

Sábados - das 10:30 às 12:00

 

Evangelização - sextas - das 20:00 às 21:00

 

Mocidade - sábados - das 17:00 às 18:30

 

Cursos exclusivos para trabalhadores:

Segundas - das 20:00 às 21:30

Sábados - das 13:00 às 14:30


--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras com Manolo Quesada

Fevereiro 2013

 

 

(Informação recebida em email de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

 

Lançamento de livro comemorativo do Núcleo Espírita “Irmã Isabel”. Taubaté, SP

 

(Informação em email de USE Taubaté, repassado por Regina Bachega)

 

 

 

 

Informações do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

: Bezerra News Week 05 / 2013

 

 

 

   

Kardecian Spiritist Center

6450 NW 77th CT Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email:  [email protected]

Web site:  www.spiritist.com

a nonprofit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)

 

Jan, 29, 2013

 BezerraNews Weekly, preparado por el Departamento de Comunicacion, Divulgacion y Desarrollo del BM.

Joselito Costa Jr. - Director


"Se Jesus nos recomendou amar os inimigos, imaginemos com que imenso amor nos compete amar aqueles que nos oferecem o coração." (André Luiz)


"Ora e pede. Em seguida, presta atenção. Algo virá por alguém ou por intermédio de alguma coisa doando-te, na essência, as informações ou os avisos que solicites."
(Emmanuel)






** Palestra em Portugues **



Sexta, 8:00pm 02/01/2013

 

Mauricio Cisneiro







" Espiritismo, ferramenta que educa e consola a alma "



Não perca a oportunidade de entender com maior profundidade assunto tão importante em nossa vida.

Venha estudar conosco


 DOMINGO 02/03/2013

 

10:00AM - 11:00AM





HOPE CENTER

425 NE 147 Terrace, North Miami, Fl. 33161


 

CONFERENCIAS PUBLICAS



10:00 AM  (English) Claudia Nunes





" EXCEPT A MAN BE BORN AGAIN HE CANNOT SEE THE KINGDOM OF HEAVEN  "

---------------------------------------------------

11:30 AM (Spanish) Admir Serrano





" NADIE PUEDE VER EL REINO DE DIOS SINO AQUEL QUE RENACIERE DE NUEVO "




 

 

 







TODAS AS RESERVAS, TICKETS, FINANCIAMENTOS DEVEM ESTAR TOTALMENTE PAGOS ATE JANEIRO 27, OU SERÃO ANULADAS



TODAS LAS RESERVAS, LOS BILLETES, EL FINANCIAMIENTO DEBE SER TOTALMENTE PAGADO HASTA ENERO 27, O QUEDARÁ ANULADA



ALL BOOKINGS, TICKETS, FINANCING MUST BE FULLY PAID UNTIL JANUARY 27, OR WILL BE VOID

 


 





  



REGISTRESE PARA RECIBIR INFORMACIONES Y NOTICIAS DEL BEZERRA DE MENEZES - MIAMI EN SU TELEFONO

 

ENVIE UN TEXTO "@BEZ" PARA EL NUMERO (925) 241 5641


USTED RECIBIRÁ UN MENSAJE AUTOMÁTICO, RESPONDA CON SU NOMBRE Y LISTO.



AHORA UD. PODRA RECIBIR INFORMACIONES EN SU CELULAR !



 


Bezerra de Menezes Distribucion de Alimentos

Horas de Distribucion

Viernes desde 6:30 PM








ESCUCHE BEZERRAONLINE WEB RADIO EN SU SMARTPHONE

CON LA APLICACION TUNEIN RADIO, SEARCH: BEZERRAONLINE

Y DISFRUTE DE PROGRAMACION ESPIRITA 24/7 Y MUSICA QUE ALIMENTA SU ALMA.

 




PLEASE HELP THE BEZERRA DE MENEZES CENTER STAY OPEN - MAKE YOUR DONATION  CLICK HERE

POR FAVOR AJUDE A MANTER O CENTRO BEZERRA DE MENEZES FUNCIONANDO - FAÇA SUA DOAÇÃO  CLIQUE AQUI

POR FAVOR AYUDE A MANTENER EL CENTRO BEZERRA DE MENEZES ABIERTO - HAGA UNA DONACIÓN CLICK AQUI

 

 

 

 

 

 

Lançamento de Livro “Depois da Travessia)

Pedro Leopoldo, MG

 

 

(Informação recebida em emails de Geraldo Lemos Neto; Regina Bachega; Suzuko Hashizume, Jhon Harley Marques [[email protected]]; [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Curso Reencarnação e Psicoterapia

São Paulo, SP

 

 

inscriÇÕes abertas - atÉ 15.01 desconto de 10%

Curso à distância, inédito no Brasil e no mundo.


Reencarnação e Psicoterapia:
como abordar as crenças espirituais dos pacientes

Curso trata da necessidade de se levar em conta o ambiente
cultural e os sistemas de crenças dos pacientes na psicoterapia


OBJETIVO

Coordenado pelo psicólogo clínico e doutor em Neurociência e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Julio Peres, o curso tem como objetivo fornecer aos psicoterapeutas conhecimento e treinamento de estratégias para abordar eticamente os pacientes reencarnacionistas que buscam psicoterapia e otimizar o enfrentamento de suas dificuldades com base neste sistema de crenças.

Peres enfatiza que a integração da crença reencarnacionista durante a psicoterapia requer profissionalismo, conhecimento e capacidade de alinhar as informações coletadas sobre os valores do paciente para o benefício do seu processo terapêutico. Em todo o mundo há um grande número de pessoas que crêem na reencarnação, no Brasil, dados da pesquisa Datafolha de 2007 apontam que a crença é professada por 37% da população. “As crenças religiosas têm papel importante na formação de juízos e no processamento de informações, auxiliando muitas pessoas a organizarem ou compreenderem eventos dolorosos, caóticos e imprevisíveis que podem gerar sintomas diversos como Fobias Específicas e Transtorno de Estresse Pós-Traumático”, afirma Peres.


JUSTIFICATIVA
Em resposta à necessidade de integração coerente entre o sistema de crença reencarnacionista e a psicoterapia, Dr. Peres publicou o artigo Should Psychotherapy Consider Reincarnation? (Deve a psicoterapia considerar a reencarnação?), no Journal of Nervous and Mental Disease. Dr. Peres enfatiza o crescente reconhecimento da necessidade de levar em conta o ambiente cultural e os sistemas de crenças dos pacientes na psicoterapia. A Psicologia e a Psiquiatria caminham de mãos dadas nesse sentido. O Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM), publicado pela Associação Americana de Psiquiatria, reconhece que os temas religiosos e espirituais podem ser foco da consulta psiquiátrica e, em nota pública, o Conselho Federal de Psicologia esclarece que: “Não existe oposição entre Psicologia e religiosidade, pelo contrário, a Psicologia é uma ciência que reconhece que a religiosidade e a fé estão presentes na cultura e participam na constituição da dimensão subjetiva de cada um de nós. A relação dos indivíduos com o ‘sagrado’ pode ser analisada pela(o) psicóloga(o), nunca imposto por ela(e) às pessoas com as quais trabalha”.

A repercussão significativa entre os colegas psicólogos estadunidenses, europeus e asiáticos foi demonstrada nos numerosos e-mails com pedidos de curso nesse tema, o que motivou Dr. Julio Peres a estruturar o primeiro deles no Brasil – à distância – a iniciar sua segunda turma em 05 de março de 2013 ( www.reencarnacaoepsicoterapia.com.br). O curso responderá perguntas como:

  • Quais são os limites dos psicólogos quando os temas religiosos/espirituais envolvem a queixa do paciente?
  • Quais os diferenciais entre o trabalho psicoterapêutico realizado apenas por psicólogos e as atividades de capelães, religiosos e orientadores espirituais?

Veja matéria publica na Revista Psique.

 

Formato:

O curso é oferecido na modalidade à distância, com módulos distribuídos em 16 semanas. O aluno tem acesso ao conteúdo através da plataforma Moodle e conta com monitoria e heldesk para auxiliá-lo na navegação da Sala Virtual.

  • Público-alvo: Psicólogos, Médicos e Estudantes
  • Início: 05 de março de 2013
  • Duração: 04 meses
  • Seleção: análise de curriculum vitae e carta de intenção.

Informações e inscrições:

www.reencarnacaoepsicoterapia.com.br

Coordenador:

Dr. Julio Peres , psicólogo clínico e Doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Fez Pós-doutorado no Center for Spirituality and the Mind, University of Pennsylvania e na Radiologia Clínica - Diagnóstico de Imagem pela UNIFESP. Autor de estudos que investigaram os efeitos neurobiológicos da psicoterapia através da neuroimagem funcional (Psychological Medicine 2007 e Journal of Psychiatric Research 2011). Pesquisador do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (PROSER) do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Autor de artigos científicos sobre psicoterapia, trauma psicológico, espiritualidade/religiosidade, reencarnação, resiliência, superação e dos livros "Trauma e Superação: o que a Psicologia, a Neurociência e a Espiritualidade ensinam" editora ROCA, e "Neuroimaging for Clinicians: Combining Research and Practice" Ed. InTech.

 

Professores:

  • Prof. Dr. Julio Peres
  • Profa. Dra. Juliane Prieto Peres Mercante
  • Profa. Dra. Maria Julia Prieto Peres

Participações Especiais de Pesquisadores e Especialistas no tema:


INTERNACIONAIS

  • Dr. Jeff Levin
    Professor doutor de Epidemiologia e Saúde da População de Humanidades Médicas na Universidade de Baylor no Texas; Diretor do Programa de Religião e Saúde da População no Instituto de Estudos da Religião. Professor Adjunto de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Duke University Medical Center. Pesquisa a epidemiologia da religião, o estudo científico de como as características e expressões de fé e prática religiosa servem para evitar a doença e a mortalidade e promover a saúde e bem-estar.
  • Dr. Jim Tucker
    Diretor médico da Clínica de Psiquiatria Infantil e Familiar, e Professor Associado de Psiquiatria e Ciências Neurocomportamentais da Universidade de Virginia; pesquisa crianças com lembranças espontâneas de supostas vidas passadas.
  • Dr. Gary Schwartz
    PhD, professor de psicologia, medicina, neurologia, psiquiatria e cirurgia na Universidade do Arizona e do Diretor do Laboratório de avanços na consciência e saúde; pesquisa fenômenos de mediunidade e cura.
  • Dr. Erlendur Haraldsson
    Filósofo e psicólogo pelas Universidades de Edimburgo e Friburgo, na Alemanha. Doutor pela Universidade de Friburgo em 1972. Professor Emérito da Universidade da Islândia. Pesquisa crianças com lembranças espontâneas de supostas vidas passadas.

NACIONAIS

  • Dr. Alexandre Moreira-Almeida
  • Dr. Candido Pinto Valada
  • Dr. Frederico Camelo Leão
  • Dr. João Lourenço Navajas
  • Dr. Mario Fernando Prieto Peres
  • Dra. Marlene Nobre

 

(Informação recebida em email de Lili | EaD [[email protected]])

 

 

 

 

Fogueira da Intransigência

Wellington Balbo

 

 

 

 

Giordano Bruno, nasceu em 1948, na cidade de Roma, Itália, filósofo e teólogo, doutorou-se em teologia em 1566.

Dominicano,  tinha idéias arrojadas e não tardou para despertar  opiniões contrárias.

Bruno defendia o infinito e pregava que a Terra era apenas mais um entre  milhares de planetas que povoam o cosmo.

Absurdos para uma mentalidade acanhada pela ignorância, porém, natural para um Espírito lúcido, que trazia em sua bagagem existencial a certeza de que há vidas inteligentes fora de nosso planeta.

Espíritos mais adiantados carregam no imo do ser o conhecimento que lhes possibilita enxergar além das fronteiras do que sabe o homem comum, incompreendidos, são espezinhados pela maioria, no entanto, o tempo, esse senhor absoluto,  trata de mostrar a todos a veracidade de suas afirmações.

Em 1576, Giordano Bruno deixa o hábito após ser acusado de herege por questionar a Santíssima Trindade.

Em 1590, quando estava em Frankfurt na Alemanha, encontra-se com o Veneziano Giovani Mocenigo, e este  pede-lhe para ensinar a técnica de desenvolver a memória, chamada de mnemotécnica,   na qual Bruno era expert.

Ao saber que Mocenigo tinha interesses escusos, Bruno se nega a ensiná-lo, o Veneziano, ofendido e raivoso, arma então uma vingança para o ex Dominicano. Trancafia-lhe em um quarto e chama agentes da inquisição acusando-o de heresia, no dia 26 de Maio de 1592, Giordano Bruno é preso.

Passa os últimos 8 anos de sua vida sofrendo maus tratos de todos os tipos, em 1600, após negar-se a colaborar em um interrogatório,  é condenado a morte na fogueira.

Contudo, Bruno tinha razão em suas afirmações, o cosmo não se resume ao Planeta Terra, que em realidade é apenas uma gota de água no oceano do universo.

Kardec em O Livro dos Espíritos, Cap III – Diversidade das raças humanas -  aborda com propriedade esse assunto; na questão de nº 55, ele questiona os mentores espirituais:

P -Todos os Globos que circulam no espaço são habitados?

R -   Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como pensa, o primeiro em inteligência, bondade e perfeição. Há, no entanto, homens que se acham poderosos e imaginam que apenas esse pequeno Globo tem o privilégio de ter seres racionais. Orgulho e vaidade! Acreditam que Deus criou o universo somente para eles.

Segue comentário de Kardec:

Deus povoou os mundos com seres vivos que tendem ao mesmo objetivo final da Providência. Acreditar que os seres vivos estão limitados a um único ponto do universo, habitado por nós, seria colocar em duvida a sabedoria de Deus, que não faz nada inutilmente. Ele deve ter designado a esses mundos um objetivo mais sério do que o de distrair nossos olhos. Aliás, nem a posição, nem o volume, tampouco a constituição física da Terra, nada pode fazer supor que só o globo terrestre tenha o privilégio de ser habitado, excluindo-se de tantos milhares de mundos semelhantes.

Todos os cantos e recantos desse universo são preenchidos pelo criador com o dom da vida, estejam encarnados ou desencarnados, em todos os mundos há Espíritos cumprindo sua programação na senda da evolução.

Há mundos mais e menos evoluídos que nosso Planeta Terra, e isso revela a beleza da Divina Providência, que não nos deixou sozinhos nessa incomensurável imensidão. Estamos todos rodeados por nuvens e nuvens de aprendizes e mestres da vida.

Por vezes Espíritos adiantados deixam altos planos e vem dar-nos o testemunho de suas experiências, atuam como professores semeando importantes lições, e nós, Espíritos ainda iniciantes nessa caminhada da vida,  não conseguimos dar-lhes o devido valor, no entanto, seus ensinamentos permanecem esperando apenas o tempo certo para frutificar e oferecer à nós diretrizes seguras e que irão acelerar nossa evolução.

A grave questão é a intransigência dos mundos onde ainda o egoísmo impera.

Julgam-se os poderosos do universo!

Giordano Bruno não foi o primeiro nem o último caso na história da humanidade onde a intransigência foi senhora soberana.

A intransigência não admite a razão em outras mãos que não seja a sua, daí os intransigentes e fanáticos cometerem absurdos como o que foi feito com Giordano Bruno.

E geralmente, o que move os intransigentes e fanáticos é a sede pelo poder, a gana por controlar tudo e todos.

O resultado de tudo isso é o entrave à  popularização do conhecimento e da cultura.

A educação de qualidade acaba tornando-se privilégio de uns poucos escolhidos, patrimônio fechado a sete chaves como se fosse proibido devassar o conhecimento.

Quanto mais conhecimento oculto, melhor para se manipular as pessoas, porque manipulando as pessoas, o poder jamais sairá de suas mãos.

Séculos se passaram e ainda sofremos com o problema da educação em seu mais amplo sentido, o ser humano ainda se debate nas águas turvas da ignorância, porque alguns recusam-se a fazer circular cultura, informação, conhecimento...

É que os manipuladores têm medo de que as pessoas pensem, raciocinem, então,  tentam desesperadamente impedir o trafego de informações.

Criaturas que como Bruno se atrevem a exercitar a razão e usar o senso critico,  são extremamente perigosas àqueles que querem manter o controle das ações, por isso, são impiedosamente eliminadas.

Hoje não mais atiramos pessoas a fogueira ou as feras  como era feito há séculos, contudo, relega-se o ser humano ao abandono intelectual e material,  impedindo-lhe de ter acesso as benesses culturais e tecnológicas que chegam de todos os cantos do mundo.

Quando era ainda um garoto e fui morar em Imperatriz – MA atendendo a imperativos da profissão de meu pai, tive a oportunidade de conhecer Nazaré.

Nazaré, tornou-se uma grande amiga de minha família, e não tardou para descobrirmos que era ela analfabeta, seu maior sonho: Aprender a ler e escrever, no entanto, estava na 2º série do primário e nada sabia quanto a arte da leitura e escrita.

Final de 1983 e Nazaré havia reprovado a 2º série, ainda tenho bem nítida aquela lembrança, ao chegarmos na escola para efetuar sua matricula para o ano seguinte, fomos informados pelo secretário de que não havia mais vaga para a 2º série. Então, o que fazer?

O funcionário da escola pediu-nos licença e voltou após alguns minutos,  com ar vitorioso exclamou à nós:

- Tenho ótimas notícias, embora não tenhamos mais vaga na 2º série, fui informado de que você poderá se matricular na 3º, ou seja, ganhou um ano, não é uma boa notícia?

Nazaré, com cara de desanimada respondeu ao homem:

- Mas como irão me matricular na 3º série se reprovei a 2º e sequer sei ler e escrever?

O homem, não se fazendo de vencido, redargüiu:

- Ora, você deveria estar feliz por não ter que fazer novamente a 2º série!

Pobre Nazaré, vitima do descaso, assim como Bruno, foi atirada a fogueira da ignorância.

Lamentavelmente o conhecimento  e a educação são relegados a segundo plano.

Todavia, o caminho para que se construa o chamado Reino de Deus nesse pequenino Planeta Terra, passa necessariamente pela popularização da cultura e da educação moral, duas preciosas pérolas que darão ao ser humano possibilidades concretas de superar a intransigência e ignorância.

Por isso, se faz imperioso que dividamos os tesouros culturais e morais que conquistamos, para que mais e mais pessoas tenham acesso ao saber e possam discernir com maior segurança quanto os caminhos a trilhar.

Agindo assim estaremos colaborando para que se extirpe a fogueira da intransigência que muitos manipuladores utilizam para fazer valer suas idéias a qualquer custo.

Pensemos nisso.

 

Fonte de pesquisa

http://www.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno. Acesso em: 15/12/2006.

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. 50.ed. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro, Federação Espírita Brasileira, 1980. 69 p.

Ficheiro:Giordano Bruno.jpg

Giordano Bruno

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Giordano_Bruno.jpg :

 

 

 

 

Presentes de Amor

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Respostas da Vida. Lição nº 07. Página 36.

 

Quando você houver beneficiado a alguém consolide a sua bondade com o silêncio sobre a dádiva que fez para que você não humilhe quem a recebe.

Não se oponha contra quem fale pelo simples prazer da contradita.

Preste uma informação sem desprimorar quem a solicita.

Converse sem desejar parecer maior ou melhor que os circunstantes.

Habitue-se a evitar confrontações para não ferir as suscetibilidades de quem ouve.

Tolere o apontamento menos feliz de algum amigo sem irritação e sem revide.

Cultive a paciência nos momentos difíceis, abstendo-se de agravar tribulações e problemas.

Não tente o coração alheio com promessas que não deseje e nem possa cumprir.

Atenda ao bem pela alegria de servir, sem cobrar tributos de gratidão.

Não exija a cooperação dos outros em tarefas que você possa realizar por si mesmo.

Espalhando esses presentes de amor estará você efetuando na organização cambial da vida os seus melhores investimentos de paz e felicidade.

 

(Texto recebido em email do divulgador de Belo Horizonte, MG, Antonio Savio Resende [[email protected]])

Planta em vaso na Basiílica de Santo Antonio de Pádua. Pádua,  Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP