Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 03 de junho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/03-06-2013.htm

 

 

 

Defesa contra obsessão

 

Pelo Espírito Irmão X. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Aulas da Vida. Lição nº 19. Página 64.

 

Doía ver o irmão Maurício Tessi, prostrado, na crise aguda de artrite reumatóide.

Orava, sofria, esperava. A dor espraiava-se de um dos joelhos intumescido, assaltando o corpo.

Acompanhando-lhe a mãezinha desencarnada, Dona Etelvina, que nos fora devotada amiga na Terra, partilhávamos a oração, enquanto a equipe de enfermeiros espirituais atuava com recursos curativos do nosso plano de ação.

Finda a tarefa de auxílio, ergueu-se a velha amiga e perguntou, respeitosamente, ao dirigente da turma: - Meu amigo, posso, na condição de mãe, saber por que motivo tanto demora a definitiva recuperação de meu filho?

O interpelado disse apenas: - Sem dúvida. Aqui está o registro das reações dele nos últimos dias...

E com a exatidão de um técnico, no setor de trabalho que lhe é próprio, sacou da pasta, pequena folha de papel em que nos foi possível, de imediato, ler as seguintes indicações, simples e expressivas, que se interrompiam justamente no dia de nossa presença, no quarto humilde:

MAURÍCIO TESSI: 36 anos no corpo físico.

DOENÇA: Providencial.

FASE: Experimentação.

MÉRITO INDIVIDUAL POR SERVIÇO À COMUNIDADE, ATÉ OS PRIMEIROS SINTOMAS DA MOLÉSTIA: Nenhum.

MOTIVO: Defesa contra obsessão e loucura.

AUXÍLIO A RECEBER: Socorro em bases de magnetismo curativo, somente para a sustentação de forças orgânicas e alívio controlado, até a melhora espiritual positiva.

HISTÓRICO: Os amigos e benfeitores do interessado, residentes nas Esferas Superiores, depois de lhe endossarem a presente reencarnação, observaram-lhe a tendência para estragar, de modo completo, a oportunidade recebida. Preocupados, solicitaram seja ele mantido em condições enfermiças, conforme os remanescentes das dívidas cármicas que ainda carrega no extrato corpóreo. Assim agiram para evitar-lhe a indesejável associação com espíritos infelizes, procedentes de suas existências passadas, caídos, desde muito tempo, em processos de vampirização e criminalidade, com os quais o beneficiário vinha, a pouco e pouco, se acomodando.

ANOTAÇÕES de 4 a 28 de JANEIRO de 1967.

DATAS  ESTADO FÍSICO      CONDIÇÕES ESPIRITUAIS

4           Crise                         Fé, Oração, Humildade.

5           Melhora                    Tranquilidade, Teimosia.

6           Grande Melhora       Agressividade, Pensamentos Escusos.

                                              Obsessores perto.

7           Crise                         Obediência, Conformação, Gentileza.               

8           Crise Aguda             Elevação Moral, Prece.

9           Crise Aguda             Nobres Promessas de Serviço ao Próximo.

Altura Mental.

10         Melhor                      Bom Humor, Rebeldia.

11         Grande Melhora       Intolerância, Idéias Menos Dignas. Obsessores Atraídos.

12         Grande Melhora       Desequilíbrio, Obsessores no Aposento.

13         Crise                         Serenidade.

14         Crise Agravada        Emoções Superiores.

15         Crise Aguda             Fé comovente, Simpatia,Generosidade.

16         Melhora                    Calma, Irritação.

17         Grande Melhora       Pensamentos Inconfessáveis. Obsessores Próximos.

18         Grande Melhora       Obsessores Dominando.

19         Crise                         Obsessores Repelidos.

20         Crise Aguda             Confiança em Deus.

21         Crise Aguda             Planos de Caridade. Votos de Trabalho Santificante.                   

22         Melhora                    Marasmo, Azedume.

23         Grande Melhora       Idéias lastimáveis,  Obsessores Interessados.

24         Grande Melhora       Obsessores na Aura, Caos Interior.

25         Crise                         Brandura, Confiança.

26         Crise Aguda             Afabilidade, Benevolência.

27         Crise Aguda             Doçura, Lucidez, Piedade Para       Com Os Outros. 

28         Crise Aguda             Formosa Renovação Íntima. Raios de Luz. Momentos de Prece.

 

A irmã Etelvina restituiu a folha de notas, entre serena e triste, agradecendo ao prestimoso cooperador: - Obrigada, amigo. Maurício é meu filho. Antes, contudo, tanto ele e eu, quanto vós, somos filhos de Deus. E a Lei do Senhor foi criada para o bem de nós todos.

Em seguida, nosso grupo dispersou-se.

Eu permaneci longo tempo, junto ao enfermo, tentando meditar em minhas próprias necessidades e aproveitar a lição.

 

(Texto recebido em email de divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

 

 

Matéria do Jornal Momento Espírita por Leopoldo Zanardi

 

Richard Simonetti completa 50 anos de contribuição para a revista “Reformador”

 

Um marco notável do autor e palestrante do CEAC em um dos mais

importantes periódicos Espíritas do  Brasil

 

Richard Simonetti

 

A revista “Reformador” é um dos quatro periódicos mais antigos do Brasil, contando 130 anos de publicação ininterrupta, editada pela Federação Espírita Brasileira. Em suas páginas passaram grandes nomes do Espiritismo e, de forma consistente nos últimos 50 anos(!), nosso confrade palestrante e autor espírita Richard Simonetti, que fala na entrevista abaixo um pouco mais desse impressionante marco:

 

[JME] Em junho de 1963, a Revista REFORMADOR da Federação Espírita Brasileira publicava em suas páginas seu primeiro artigo doutrinário intitulado "Medicina Pioneira". Havia antes dessa, demais publicações de sua lavra em outros periódicos?

A partir de 1957, atendendo a um convite do presidente do CEAC, nosso saudoso Homero Escobar, dispus-me a enfrentar o público. Para melhor controlar a tremedeira, escrevia, a título de estudo, os temas a serem abordados. Com o tempo considerei a possibilidade de transformar esses estudos em artigos para a imprensa. O primeiro desafio para o leitor paciente foi Medicina Pioneira.

 

[JME] Como aconteceu sua estreia no REFORMADOR? Foi um convite?

Digamos que foi um atrevimento. Abalancei-me a remeter o citado artigo para o Dr. Wantuil de Freitas, presidente da Federação Espírita Brasileira e responsável pela revista. Para minha surpresa ele o acolheu e publicou, certamente para dar uma "colher de chá" ao aprendiz. Foi inestimável estímulo.

 

[JME] Faça uma síntese dessa matéria.

O artigo enfatiza que nossa felicidade não está subordinada à realização de nossos desejos diante da vida e, sim, ao desejo de comprendermos o que a vida espera de nós, à luz dos ensinamentos cristãos. 

 

[JME] Ao final desse texto você afirmava "que a fómula mágica do equilíbrio e da felicidade é fazermos ao nosso semelhante todo o bem que desejaríamos nos fosse feito." Você continua a dar essa ênfase?

       Sem dúvida. Casimiro Cunha, em psicografia de Chico Xavier, define bem o assunto: Felicidade é viver de serviço posto à mão, entre horários na cabeça e Cristo no coração. Ter o Cristo no coração é estar sempre disposto a trabalhar pelo próximo.

 

[JME] Que gêneros literários você utilizou nesses 50 anos nas páginas do REFORMADOR?

Foram vários: contos, histórias, crônicas, biografias, dissertações doutrinárias, perguntas e respostas, sempre com seriedade na temática e bom humor na abordagem. É o fazer rir como abertura para o refletir.

 

[JME] 50 anos representam 600 edições da revista. Você colaborou em todas? Tem uma ideia de quantos textos seus foram publicados?

Em alguns períodos a publicação de meus artigos foi mensal, noutros, bimensal. Houve períodos com intervalos maiores, sempre de conformidade com o espaço na revista (há muitos colaboradores) e de minha disponibilidade. Eu diria que foram  centenas de textos, sem precisar exatamente a quantidade, textos em sua maioria aproveitados nos 54 livros que "cometi".

 

[JME]Teve algum texto recusado? 

Alguns raros. No atacado, nos temas básicos, não há nem pode haver divergências doutrinárias. No varejo, na abordagem dos detalhes, são naturais, considerando que a Terra é a morada da opinião.

 

[JME] Como você se sente hoje ao completar 50 anos de REFORMADOR, e naturalmente o colaborador encarnado mais antigo no rol dos escritores da revista? Acha que cumpriu sua missão?

Missionários são Chico Xavier, Allan Kardec, Eurípedes Barsanulfo, Cairbar Schutel, vanguardeiros do Espiritismo em nossa pátria. Considero-me apenas um operário na oficina das letras, exercitando a tarefa de trocar em miúdos a conceituação doutrinária. Sinto-me feliz com a oportunidade que me foi concedida, com a disposição de continuar nesse trabalho abençoado, enquanto Deus assim o determinar.

 

[JME] O que mais gostaria de dizer nesta data histórica para você e para a FEB? Haverá alguma homenagem no Rio de Janeiro ou em Brasília? A revista REFORMADOR fará alguma reportagem especial sobre esse feito doutrinário?

Concedi uma entrevista ao atual presidente da FEB, nosso prezado amigo Antonio Cesar Perri de Carvalho, que será publicada pelo Reformador em junho, bem como um artigo meu sobre o mesmo assunto. No final deste mês estarei  na sede histórica da Federação, no Rio, quando minha participação será lembrada. Custo a acreditar que tenham decorrido 50 anos desde aquele histórico Medicina Pioneira. É incrível como o tempo passa rápido! O que não passará nunca é minha gratidão a Deus pela oportunidade de servir na divulgação espírita e, em particular, aos diretores e redatores de Reformador, pela generosidade de acolher meus exercícios literários.

 

 

Richard Simonetti nasceu em Bauru/SP em 10 de outubro de 1935. Seus pais Francisco Simonetti e Adélia Marchioni Simonetti eram espíritas e trabalhavam como médiuns no Centro Espírita "Amor e Caridade". Sua mãe esteve ligada ao CEAC durante décadas.

Em 19 de fevereiro de 1957, com 22 anos, fez seu "dèbut" como expositor espírita. Nessa reunião, sua mãe anotou duas vidências relacionadas com ele durante sua palestra. Observou ela um jovem que saía alegremente de uma livraria, sobraçando muitos livros e um mentor da Casa a entregar-lhe uma chave e um punhado de folhas em branco. Hoje, ele entende que havia um compromisso dele com a literatura espírita. Os livros representavam o convite ao estudo; a chave, uma abertura para nova atividade e nas folhas em branco, que se transformariam em livros.

Richard articulou o movimento inicial de instalação dos Clubes do Livro Espírita, com o livreto "O Ovo de Colombo", editado em 1976 pela antiga UMEB, hoje USE Intermunicipal de Bauru. É colaborador assíduo dos periódicos "Reformador', "Revista Internacional de Espiritismo" e "Folha Espírita".  Foi presidente do CEAC por 34 anos e continua participando ativamente das atividades doutrinárias e filantrópicas da Instituição. Neste ano lançou pela Editora CEAC seu 54o. livro intitulado "O Grande Desafio".

 

 

 

Richard Simonetti em foto do final da década de 1950 e na década de 1970.

 

Leia o jornal Momento Espírita

Acessando:

http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Ljubljana, Eslovênia

 

30-05-2013

 

 

O vento esparzia o suave perfume da primavera e a chuva mansa caia delicadamente, inundando de vida a bela cidade Ljubljana, capital da Eslovênia, no entardecer da quinta-feira, 30 de maio de 2013, feriado de Corpus Christi. Talvez a natureza em festa estivesse anunciando um feito inédito que estava por acontecer, pois, pela primeira vez na história da Eslovênia, se iria falar de espiritismo publicamente. A conferência foi sobre a depressão. O público, composto por cinquenta pessoas, confortavelmente acomodados em uma das salas de convenção do M Hotel, Derčeva ulica 4, 1000, no centro da capital, apresentava-se sereno, confiante, emocionado.

O desbravador das fronteiras da nova era, Divaldo Pereira Franco, com o auxílio da Sra. Barbara Jursic, traduzindo a conferência para o idioma esloveno, apresentou a mensagem do Cordeiro aos presentes, dentre eles autoridades diplomáticas e consulares, como o Embaixador do Brasil, que atentamente acompanharam-lhe a explanação libertadora.

O ilustre conferencista asseverou que atualmente a humanidade vive uma época extraordinária, onde a ciência e a tecnologia oferecem grande conforto e facilidades. Viaja-se virtualmente, mergulhados no macrocosmo, porém, não foi capaz, ainda, de atingir a paz interior, e o vazio existencial permanece em a criatura humana. A ansiedade, suas causas e reflexos foram objetos de comentários e esclarecimentos demorados.

O tempo de que dispõe, mesmo nos relacionamentos afetivos, é para discutir, pois que esse ser da atualidade vive armado. Vive, por conseguinte, na solidão. Qual seria a reação a esse estado emocional, questionou o arauto do evangelho e da paz. Ao que respondeu com a mais absoluta certeza: encontrar um sentido psicológico para a vida.

A criatura humana deve procurar a alegria de viver, pois, quando busca ser alegre, o organismo se renova. Aqueles que riem mais gozam de mais saúde dos que os enfezados, os taciturnos. Assim, o organismo de quem é alegre produz mais imunoglobulinas. O sentido da vida é a plenitude. A felicidade de hoje nem sempre será a felicidade de amanhã. Nem toda a tristeza é depressão. A tristeza faz parte da vida e é natural que o indivíduo fique triste diante de certos acontecimentos. Sigmund Freud, médico neurologista austríaco, asseverava que quando a tristeza se alonga por mais de quatro semanas, constituiu-se em um estado patológico.

Buscar vencer a ansiedade, trabalhar os conflitos, eis o caminho para a plenitude, disse Divaldo, sugerindo que o ser humano volte a conversar, a sorrir. Ele está tão aborrecido, irritado que vive em aflição, sem necessidade. Cada problema no seu momento, sentenciou. Jesus afirmava que a cada dia basta a sua aflição. Quando se observa Jesus, o ser deslumbra-se com esse homem incomparável.

Como sói acontecer, o mensageiro do Cristo, em vibrante e impactante exposição discorreu sobre as obsessões, a existência e a influência dos seres perversos que povoam os ambientes que lhe são propícios, inclusive atraídos pelos pensamentos negativos e perniciosos de muitos. Desta forma, nem toda depressão é apenas depressão. Exemplificando o que comentara, Divaldo narrou vivências pessoais, demonstrando quadros obsessivos, a mediunidade com Jesus, esclarecendo sobre os mecanismos obsessivos como causa da depressão, inclusive.

Que fazer para libertar-se ou impedir a ação maléfica sobre cada um? Mudar a onda de pensamentos, do negativo, pernicioso, para o positivo, o belo, o harmonioso, fazer o bem, orar a Deus. Cada indivíduo pode, com variações, e no exercício do amor, curar, e praticar a autocura, afiançou o nobre expositor. O amor é a maior psicoterapia da humanidade. É o ensinamento de Jesus: que se amem uns aos outros como eu vos amo.

Encerrando a conferência, Divaldo arrematou sugerindo que se exerça o autoamor, que não se carregue lixo mental, mágoas, que não se permita que os maus façam-lhe o mal. Cada um deve fazer o bem possível, isto é espiritualidade, é o amor de Deus para com as criaturas da Terra. Não importa o nome que se possa dar a Deus, importa é o ser humano estar, viver neste sincronismo divino. Toda vez que surgir uma contrariedade, pense que há dois caminhos e faça a opção pelo caminho do bem, não dando importância ao mal, pois que, o mal, em verdade, não existe, é apenas a ausência do bem, frisou com sentida emoção, própria de um cristão que ama profundamente o seu próximo, o seu semelhante, a natureza em todos os seus aspectos.

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 

Abraços,

 Jorge Moehlecke

 

 

 (Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Eslovênia. Foto de  Ênio Medeiros

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Viena, Áustria

 

01-06-2013

 

O Sublime Peregrino de Jesus, Divaldo Franco, em prosseguimento ao nobre programa de divulgação do Espiritismo na Europa abordou a temática atual da saúde e da paz, desta vez em Viena, capital da Áustria, no dia 1º de junho de 2013. O evento se constitui de um minisseminário denominado de Encontro com a Saúde e a Paz e foi levado a efeito no Lateinamerika Institut, Türkenstrasse 25, Wien, e assistido por setenta e seis pessoas interessadíssimas pelas belas lições proferidas pelo nobre orador.

Com o intuito de dar um cunho terapêutico ao trabalho, Divaldo, com entusiasmo e alegria de viver, foi provocando muitos risos com o seu modo contagiante e original de motivar, alcançando o objetivo proposto de desarmar as pessoas de suas problemáticas cotidianas, contribuindo para o relaxamento das tensões, e para que melhor aproveitassem os momentos de reflexões profundas.

Para registrar a importância das mudanças necessárias, o Semeador de Estrelas apresentou as conclusões a que chegou William James, dos Estados Unidos da América e um dos fundadores da psicologia moderna. O cientista afirmava que se o indivíduo mudasse o seu estado mental e mantivesse uma linha de equilíbrio, poderia mudar o seu estado externo de saúde. A saúde real é o resultado do estado interior do indivíduo. O stress é resultante da tensão, que tanto serve para o bem como para o mal.

Pode ser positivo quando a criatura está vinculada a um ideal, quando busca viver intensamente um trabalho mental ou físico. Porém, existe um estado de tensão que é patológico. É quando a criatura sai de uma para outra situação sem buscar o equilíbrio emocional, levando essa constância, inevitavelmente, ao stress. A tecnologia, a comunicação virtual tem contribuído muito para que as pessoas vivam afastadas emocionalmente uma das outras, embora próximas fisicamente, provocando um sentimento de vazio existencial.

Porém, nem tudo está perdido. A humanidade caminha para uma era melhor, a era da intuição. O ser humano vai sair da era virtual e marchará para a era do pensamento. Desenvolverá de tal modo a glândula pineal e seus cristais, que permitirá a captação das ondas transcendentais do ser. O ser humano necessita realizar viagens para dentro de si mesmo, viajando menos para fora e, assim, desenvolver o Deus Interno presente em cada um. Desta forma encontrará a plenitude na vida mental.

Nesta era virtual, a criatura humana está deixando de ser fraterna, de manter uma amizade desinteressada, por que tem medo da amar. A psicologia espírita veio para decodificar a psicologia de Jesus e dizer que estamos na Terra para sermos felizes, mesmo com o sofrimento, pois que o sofrimento não é um castigo, é um acidente de percurso. Ele é um convite para a reflexão. Ao invés de reclamar da doença, a pessoa deveria refletir sobre o que ela que dizer, de que mensagem ela é portadora, e assim refletindo, trabalhar para que tudo volte ao normal.

Saúde e doença são resultados de um comportamento de paz, ou de perturbação. Visando a construção da paz, Divaldo citou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – que estabeleceu no ano 2000 um memorando composto de seis itens promotores da paz, todos em perfeita consonância com o Evangelho de Jesus. Através da paz o ser humano chegará à saúde, terá doenças, porém, nunca será doente. Enquanto se mantiver ativo será saudável, ao passo que estando em estado de tédio, perderá o sentido da vida e enfermará.

A agressividade foi demoradamente explanada. Cada um possui a agressividade construtiva e uma destrutiva. A agressividade é uma força que irrompe dentro do indivíduo, podendo canalizá-la para um lado ou para outro. Piero Ferrucci, psicoterapeuta e um filósofo italiano, propunha a autoanálise, tendo concluindo que a energia violenta explode e gera danos, mas, ao evoluir transforma-se em energia criadora.

Concluindo o esclarecedor assunto, Divaldo asseverou que a paz somente será possível quando o ser humano conseguir transformar a sua agressividade em forças do bem, do belo, do nobre. Recebendo o carinho de todos, através de aplausos efusivos, o servidor que não esmorece ante os desafios, agradeceu rogando a ação benfazeja de Jesus para toda a humanidade.

 Fotos: Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 

  Abraços,

 Jorge Moehlecke

 

(Informações e fotos recebidas em email de Ênio Medeiros)

Viena, Áustria. Foto de Ênio Medeiros.

 

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]]; de Rose Moliterno e de Almir del Prette)

 

 

 

CEAK vai participar da FARTAL 2013

Foz do Iguaçu, PR

 

Estimados amigos:

 

    O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK) participará da FARTAL 2013 (Feira de Artesanato e Alimentos), da quinta-feira, 6 de junho, à segunda-feira, 10/06/2013, no CTG Charrua, na BR 277 - Foz/PR.

 

    Essa tradicional festa do município comemorará os 99 anos de existência de Foz do Iguaçu, onde são esperadas mais de 60 mil pessoas da região.

 

    No stand nº 5, o CEAK apresentará livros espíritas (mais de 550 títulos) e vários produtos artesanais elaborados pelas crianças, jovens e adultos da nossa Casa, participantes dos 4 Projetos sócio-educativos do CEAK: Artesanato, Sucata, Flauta e Coral. Os horários de atendimento no stand nº 5 são os seguintes: quinta (6/6) e sexta-feira (7/6): das 18h à 1h. Sábado (8/6), domingo (9/6) e segunda-feira (10/6): das 12h à 1h.

 

    Além de oferecer a ampla literatura espírita, que constitui profundo alimento espiritual em forma de livros doutrinários (Obras de Allan Kardec [com destaque para O Evangelho segundo o Espiritismo], Chico Xavier, Divaldo Franco, Raul Teixeira, Yvonne Pereira, Zilda Gama, Livros das Editoras FEB e FEP etc.), o CEAK também ofertará os seguintes artesanatos e materiais: caixas em MDF, ponteiras, barricas, potes artesanais, flores em EVA, biscuits, canetas 3D (ver foto em anexo), material reciclável etc., cuja renda será revertida para a manutenção dos Projetos citados, que acontecem todos os sábados, das 14h30 às 18h, sob a coordenação do DIJ-CEAK (Departamento de Infância e Juventude). 

 

 Será uma grande alegria recebê-los na 35ª FARTAL, no stand do CEAK.

 

 Abraços e gratidão pela presença e divulgação.

 

Enrique Eliseo Baldovino

Deptº. Doutrinário/Difusão do CEAK,

de STI - Sta. Terezinha de Itaipu/PR

 

(Informações recebidas em email de Enrique Baldovino)

 

 

 

 

Abertas as inscrições para o XII Femeu

Uberaba, MG

 

As inscrições para participar do XII FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA já estão abertas e irão até o dia 23 de junho.

Podem participar do XII FEMEU músicos espíritas residentes em qualquer cidade do Território Nacional (Brasil), brasileiros que residam em outros países, e dos países de língua portuguesa.

As inscrições das letras das músicas serão feitas através do site do XII FEMEU www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.

Esta é a primeira fase do festival onde uma comissão de espíritas avaliará as letras de acordo com os princípios da Doutrina Espírita.

Passada essa primeira fase, na segunda fase – de 08/07 a 11/08 acontecerá a votação das músicas no site do XII FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu.

A terceira fase será realizada no dia 24/08 com a apresentação das 15 músicas selecionadas às 19h no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba (Av. Dom Luiz Maria Santana nº 141 – Bairro Santa Marta – Uberaba-MG).

A premiação será:

·         1º Lugar (01 violão, 01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         2º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         3º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         4º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         5º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         6º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         Músico Destaque (01 troféu e livros espíritas);

·         Grupo Destaque (01 troféu e livros espíritas).

·         Observação: Não haverá repetições de prêmios.

Os interessados podem fazer o download do Regulamento do XII FEMEU no site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos através:

·         Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu  

·         Blog: http://femeu.blogspot.com

·         E-mail: [email protected]

·         Telefone: (34) 9969-7191

O XII FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA é uma iniciativa da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, realizado com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Prefeitura Municipal de Uberaba; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e A Flama Espírita; das rádios espíritas: Amor Fraterno e Fraternidade; Tv espírita A Caminho da Luz.

            O FEMEU tem como objetivos:

·         Valorizar a arte produzida no movimento espírita;

·         Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas;

·         Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita.

·         Divulgar a música espírita, elevando o espírito.

·         Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional;

·         Promover a Doutrina Espírita.

Luiz Carlos de Souza

  • Diretor Artístico da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba
  • Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba

 

(Informações em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

Encontro Cairbar Schutel 2013

Araraquara-SP

 

28 e 29 de setembro de 2013 - sábado e domingo.

 

local: Centro Internacional de Convenções Dr. Nelson Barbieri

 

Inscrições abertas = R$ 25,00 até 31/07/13, R$ 30,00 até 30/08/13

e R$ 35,00 a partir de 31/08/13

 

Tema: A arte de servir

 

Presenças de Cláudio Marins (MG), Cíntia Vieira Soares (GO),

André Marouço (SP), Gutemberg Paschoal (RJ), Allan Vilches (SP), Grupo GEDE (SP), Therezinha Oliveira (SP), Célia Xavier Camargo (PR), Lucy Dias Ramos (MG) e uma grande surpresa aos participantes. E uma homenagem a Wallace Leal V. Rodrigues.

 

Uma novidade: Inscrição obrigatória, mas isenta de taxa para participantes

até 20 anos de idade. Haverá atividades para jovens e crianças.

 

Programação, inscrições, dados de hotéis e restaurantes, entre outras

informações, acesse

 

www.usematao.com.br  e também   www.institutocairbarschutel.org

 

No site da USE, inclusive, há acesso aos Programas Transição, 

Prossiga e Repensar, os dois últimos da TV Mundo Maior. 

 

Inscrições exclusivamente pelo site.

 

==================================================

 

Grato, amigos

 

Meu abraço

 

Orson

 

(Informações recebidas em email de Fatima Antunes)

 

Busto de Cairbar Schutel na Praça da Matriz de Matão, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Programação de palestras na Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

 

DIA

EXPOSITOR

TEMA

MÚSICA

CURRÍCULO DOS PALESTRANTES

03

Dr. Rubens Cascapera

Livre

Itamar Santiago

ü  Medico formado em 1982, pela Universidade de Mogi das Cruzes

ü  Clinica medica

ü  Pós graduação em medicina chinesa

ü  Pós graduação em Psicossomatica

ü  Master Praticcioner em Programação neuro linguistica

ü  Psicoterapeuta transpessoal

ü  Pós graduação em Homeopatia

ü  Pós graduação em Ortomolecular

ü  Pós gradução em medicina Anti Envelhecimento

        Clinica Allegrum ViVi

Ø  Missão: Ajudar as pessoas se tornarem mais felizes.

Ø  Visão: Ser reconhecida como uma clínica inovadora e humanizada, buscando a plenitude entre consciência e corpo.

Ø  Valores:
Servir: "a postura de ser servil, contém o processo de cura integral do ser humano";

Ø  Consciência Espiritual: “estamos de passagem nesta vida e por isso, somos seres espirituais em uma experiência humana”;

Ø  Espírito Livre: “espírito de liberdade para ter mente aberta as novas possibilidades de aprendizado e cura com a enfermidade”;

Ø  Vitalidade: “através do exemplo de busca incessante da vitalidade, podemos construir um local de vibração saudável.

10

Ery Lopes e João Lucius

Musicoterapia

Ery Lopes e João Lucius

CV: Somos espíritas, voluntários do Núcleo Espírita A Caminho da Luz (Itaim Paulista, Zona Leste da Capital-SP) e realizamos um trabalho nas casas espíritas de divulgação da Doutrina Espirita através da mensagem musical. 

SINOPSE: Destaca a importância de selecionarmos as músicas no nosso dia a dia.

17

 

Clóvis Alexandrino da Silva Junior

 

Francisco de Assis

 

Itamar

Santiago

CV: Clóvis Alexandrino da Silva Junior, espírita de nascimento, médico psiquiatra, doutorado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP).

Os últimos cursos ministrados no Centro Espírita Seara Bendita foram “A Vida de Francisco de Assis” e “Evangelho de João, o Evangelho Espiritual”, sendo que este foi feito em parceria inesquecível com a querida Nair de Moraes.

24

Silvio Tonietto

Vícios e Virtudes

Itamar

Santiago

CV: Bel. em Direito pela Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política e em Gerência de Cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado. Especialista em Direito Público pela Escola Paulista de Direito. Fundador e Diretor-Geral da Associação Mundial Antitabagismo. Participa das discussões 'abertas' das propostas de diretrizes da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco no Brasil, e acompanha as negociações da Convenção-Quadro na OMS, desde outubro de 2000.

 

SINOPSE:   

 

Vícios, Defeitos e Virtudes.

 

§  Vícios: drogas, fumo, álcool, gula e abusos do sexo (se não houver crianças)

§  Quais as causas dos vícios segundo a Doutrina Espírita?

§  Virtudes: humildade, desprendimento, perdão, caridade.

 

        O Combate aos Vícios.

 

o   Vícios: o que são?

o   Quais as causas dos vícios segundo a Doutrina Espírita?

o   Vícios: drogas lícitas e ilícitas.

o   As dificuldades de se proibir propaganda de bebida alcoólica e de se combater o tabaco no Brasil.

Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara. (altura do n.º 900 da av. eng.º Georges Corbisier) e próxima à est. Jabaquara do Metrô.

Fone: 50124474, e-mail: [email protected]. Início trabalhos noturnos: 20h

Acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/CongregacaoEspiritaMariaBenta

 

(Informações recebidas em emails de Jorge Rezala e de Regina Bachega)

 

 

 

Palestras no Centro Cultural Espírita de

Porto Alegre, RS

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Programação da Casa Espírita Euripedes Barsanulfo

Rio de Janeiro, RJ

 

Palestra Pública CEEB
              Junho 2013

[ Dia 02 (Domingo) ]
[ 14hs as 17hs ] 

14º Encontro Educação Espírita
Formação e Aperfeiçoamento de Evangelizadores

 

Palestra:

Elson Cardoso
Conversando com Mozart e Chopin

 

 

 

 

[ Dia 03 (Sgunda-Feira) ]
[ 19:45hs ]  

Direção:

Gilson Bordallo

 

Preparo:

Danielle Araújo

 

Palestra:

César Couto
Tema Livre

 

[ Dia 06 (Quinta-Feira) ] 
[ 19:45hs ] 

Direção:

Braz Reginaldo

 

Preparo:

Glaucia

 

Palestra:

Miguel Labolida
Finalidade da encarnação da alma

 

[ Dia 07 (Sexta-Feira) ] 
[ 16:00hs ] 

Direção:

Ana Maria

 

Preparo:

Ana Maria

 

Palestra:

Luci Maria Barbosa
Bem-aventurados os aflitos

 

[ Dia 10 (Segunda-Feira) ] 
[ 19:45hs ] 

Direção:

Gilberto Bordallo

 

Preparo:

Gilson Bordallo

 

Palestra:

Nelson Xavier
Tema Livre

 

[ Dia 13 (Quinta-Feira) ] 
[ 19:45hs ] 

Direção:

Jorge Miguel

 

Preparo:

Viviane Ardilha

 

Palestra:

Ana Paula Oliveira
Sócrates e Platão. Precursores da idéia cristã e do espiritismo

 

[ Dia 14 (Sexta-Feira) ] 
[ 16:00hs ] 

Direção:

Lindalva

 

Preparo:

Lindalva

 

Palestra:

Vera Araújo
Estudo das parábolas de Jesus

 

[ Dia 17 (Segunda-Feira) ] 
[ 19:45hs ] 

Direção:

Gilson Bordallo

 

Preparo:

Ana Paula

 

Palestra:

Luis Carlos Pereira
Tema Livre

 

[ Dia 20 (Quinta-Feira) ] 
[ 19:45hs ] 

Direção:

Lurimar Santiago

 

Preparo:

Joana

 

Palestra:

Gilson Bordallo
Da alma; materialismo

 

[ Dia 21 (Sexta-Feira) ]
[ 16:00hs ]

Direção:

Maira

 

Preparo:

Maira

 

Palestra:

Claudio Amaral
A moral evangélica do Espiritismo

 

[ Dia 24 (Segunda-Feira) ] 
[ 19:45hs ] 

Direção:

Jorge Miguel

 

Preparo:

Alex

 

Palestra:

Marcos Juwer
Tema Livre

 

[ Dia 27 (Quinta-Feira) ] 
[ 19:45hs ] 

Direção:

Wanda Rodrigues

 

Preparo:

Liamárcia

 

Palestra:

Afranio Faustino
Tema Livre

 

[ Dia 28 (Sexta-Feira) ] 
[ 16:00hs ] 

Direção:

Afranio Faustino

 

Preparo:

Luiz Eduardo

 

Palestra:

Joaquim Gonçalves
Tema Livre

 

OBS:

Lembramos que nossas reuniões públicas são transmitidas ao vivo

pela nossa pagina em audio e video no endereço

www.ceeb.org.br/vivo

 

Clique nas fotos abaixo
para conhecer as atividades de cada Casa.

 

 

 

 

 

 

CEEB - Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo

Rua Gazeta da Tarde, nº 235 - Taquara - Jacarepaguá   

 

(Informações recebidas em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

Palestras no Grupo Espírita Caminho de Luz

Guaranésia, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

Núcleo Espírita Universitário

Rio de Janeiro, RJ

 

 

Tem início o NEU-UNIRIO

 

Título da palestra -

 

 " Entre Teses das Ciências, a Fé Quotidiana e a Bioética." 

 

 

Palestrante convidado:

 

 Luiz Carlos Formiga 

Data -  06 de junho de 2013 às 17h Espaço do grupo Renascer no Hospital Universitário Gaffrée Guinle, Tijuca

 

Parabéns aos organizadores ( espirituais e materiais)  pela iniciativa de mais um Núcleo Espírita Universitário

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2011/11/universidade-e-espiritualidade-entre_11.html

 

Parabéns aos organizadores ( espirituais e materiais)  pela iniciativa de mais um Núcleo Espírita Universitário

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2011/11/universidade-e-espiritualidade-entre_11.html


 

NEU-UERJ -  15 ANOS

 
Palestra de Luiz Carlos Formiga

"AS DORES NA ALMA E A CURA PSÍQUICA.

A CIÊNCIA DO AMOR"

"Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei".

(MATEUS, XI, 28-30.)

 

15° aniversário do Núcleo Espírita Universitário

(NEU-UERJ).

20 de setembro de 2013 (sexta-feira), 12horas.

UERJ – Pavilhão João Lyra Filho – bloco F – Auditório 93

 


 


 Escrito por Núcleo Espírita Universitário às 18h51
[ (0) Comente  ] [ envie esta mensagem ] [ 
link ] 

 

 
 


 

NEU - Hospital Universitário Pedro Ernesto    -   está de volta

- toda quinta-feira às 18h no 2ºandar do CASAF, Centro Acadêmico da Medicina UERJ que se localiza no complexo do HUPE na 28 de setembro 77, ocorrem as reuniões do GEDiB- Grupo Espirita Discipulos de Bezerra, em que são  estudadas a Doutrina Espirita e o Evangelho.
 

 

(Informações recebidas em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 AVANHANDAVA

QUARTA-FEIRA ÁS 20,00 HORAS.

  

PALESTRA DO MES DE JUNHO DE 2013

 

DIA - 05  DR.  IZAÍAS  CLARO.

OSVALDO  CRUZ

TEMA : " EDUCAÇÃO  DO  ESPIRITO  "

 

DIA - 12  DR. PAULO HENRIQUE SANT'ANA DA COSTA.

PENÁPOLIS

TEMA :  "  O  DISCURSO  APOSTÓLICO  "

 

DIA - 19  REGINALDO  TEIXEIRA  DE  SÁ.

ARAÇATUBA

TEMA : "  A  ETERNA  PRIMAVERA  "

 

DIA - 26  ROGÉRIO  COSTA.

ARAÇATUBA

TEMA : "  TENTAÇÕES   " 

 

(Informação em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

 

 

Aniversário do Centro Espírita Joanna de Ângelis

Laje do Muriaé, RJ

 

(Informações recebidas em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Pedro Camilo no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

Forrobem da Casa de Oração Bezerra de Menezes

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Boletim eletrônico semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Kardec Rádio

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Crônica da Vida

Reencarnar para Viver

Wilson Garcia

Recife, PE

 

     Quando a morte parece próxima, vêm-nos algumas preocupações. A possibilidade da extinção do corpo físico traz-nos dúvidas, incertezas, vazios, angústias e expectativas.

Minha amiga Neusa foi tomada de surpresa e aos 42 anos de vida viu-se expulsa do corpo. Os laços fluídicos se desligaram, de repente, numa tarde-noite de uma terça-feira comum. Como boa espírita, ela já havia pensado e conversado, muitas vezes, sobre viver e morrer, mas nunca sobre ela própria vir a desencarnar.

Ao ver-se fora do corpo, uma impotência assomou-lhe o espírito: Neusa não podia mais retomar o corpo como tantas e tantas vezes o fizera depois de cada sono. A dor, incontrolável e a também incontrolável vontade de manter os laços físicos deram lugar a uma apatia psicológica tão grande que Neusa deixou-se conduzir pela cegueira e pela surdez, de tal modo que nada ouvia nem enxergava, senão a vida que lhe parecia retirada antes do tempo.

Vi-a, inúmeras vezes, indo de casa em casa; da sua, onde filhos e maridos lamentavam sua ausência, às dos amigos mais próximos. Encontrei-a, calada, o olhar perdido, os cabelos, lindos, agora em desalinho; o sorriso, espontâneo, substituído por um ar de imensa tristeza, de grande decepção.

Neusa frequentava minha casa, minhas reuniões. Sua presença era a certeza de uma noite intensa, questionadora, liberal e alegre. Quando assomava à porta com seu porte altivo, era impossível não percebê-la, pois dominava a cena e atraía para si todas as atenções.

Na academia e nas demais atividades profissionais, Neusa se realizava ao colocar em prática seus sucessivos projetos, todos com vistas a garantir aos seus três jovens filhos e ao marido a tranquilidade e o futuro.

Estava no auge quando a morte lhe sobreveio. Foi de um só golpe. Tomava chá, com dois dos filhos e o marido, sentada no sofá da sala quando, de repente, soltou um quase inaudível “nossa!”. O braço escorregou levemente para baixo e a mão quase deixou cair a xícara já vazia. A cabeça tombou de lado e todos os seus músculos afrouxaram ao mesmo tempo.

O telefone, a ambulância, o hospital e a Unidade de Terapia Intensiva. A esperança durou quatro dias, depois dos quais a família aceitou o veredito e decidiu pela doação dos seus órgãos.

A primeira vez que a vi depois da partida eram duas horas da madrugada. Encontrei-a no sofá de minha sala, olhando para o chão, sem nenhuma palavra, mas parecia querer dizer que não merecia aquela “sorte”. Senti uma dor imensa no peito por ver a amiga naquele estado. Sua impotência era também minha.

Percebendo que pouco poderia fazer por ela, caminhou lentamente até desaparecer. Ficou, assim, vagando, um bom tempo, até que as forças começassem a ceder e ela deixar-se levar como quem não encontra mais razão para nada.

Um tempo mais e ela retornou. Foi trazida até nossa reunião e ali ficou, ouvindo. Mais um tempo longe e já retornou melhor. Quis dizer algumas palavras, mas sua voz embargou. Seu semblante denotava então uma pequena retomada.

Quando, enfim, conseguiu traduzir seus sentimentos em palavras, em nova ocasião, fez questão de reconhecer a própria incapacidade de lidar com aqueles laços rompidos, com os projetos esvaziados e com a necessidade de manter certa distância da realidade da vida no planeta depois do desencarne.

Neusa reapareceu há pouco. Estava eu conversando com um espírito durante uma manifestação espontânea quando a vejo postada uns dois metros atrás. Olhava-me, sorridente, não aquele sorriso largo incontrolável, que resolveu suprimir, mas um sorriso tranquilo, sereno, natural.

Entendi sua solicitação expressa no olhar e deixei que ela por mim conversasse com sua amiga presente. Era o que desejava. Falou a ela por pouco, num tom coloquial e baixo, quase sussurrando aos ouvidos, como quem dizia da alegria de poder revê-la, dos sentimentos que as unia. E despediu-se com estas palavras:

- Saudade, amiga, muita saudade.

Após, retomou seu lugar no ambiente, dizendo-me que a saudade é um dos sentimentos mais presentes naqueles que partem e podem retornar ao convívio dos humanos. Saudade dos seus, das coisas, saudade da vida. Entendi sua menção como um pedido a mim para escrever, não propriamente sobre a saudade em si, mas sobre a necessidade, a premente necessidade de reencarnar para viver.

Neusa aguarda, sem previsão de tempo, na imensa saudade que lhe envolve.

Sardegna, Itália. Foto Matheus Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP