Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 06 de junho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/06-06-2013.htm

 

 

 

 

Vultos Espíritas

 

Emília Santos

 

Emília Santos

(01/01/1896 – 26/09/1964)

 Óleo sobre tela por  José Rosa de Almeida (Makalé), Jundiaí, SP

 

Emília Santos nasceu em 01/01/1896, na cidade de Santa Maria da Vitória, BA, e desencarnou aos 26/09/1964, em Araçatuba, SP. Era filha de João Luiz dos Santos e Joana Ferreira de Souza e manteve-se solteira.

Em Araçatuba, assinou a ata de fundação da Aliança Espírita “Varas da Videira”, em 1943. Na mesma época, tornou-se colaboradora de Benedita Fernandes, na Associação das Senhoras Cristãs. Após a desencarnação desta, em 1947, passou a ser colaboradora mediúnica assídua do Centro Espírita “Amor e Caridade”, na vizinha e muito próxima cidade de Birigüi.

Emília Santos vendia confecções para mesa, cama e vestimentas, em sua residência e, muitas vezes, a domicílio, utilizando as tradicionais charretes que eram típicas em Araçatuba. Era extremamente caridosa. Atendia muitas pessoas que a procuravam em Araçatuba, atrás de uma palavra de conforto, de orientação e em busca de um passe. Tinha por hábito realizar peregrinações semanais, distribuindo lanches a famílias carentes. Durante os anos 50, organizava lanches por ocasião da data natalícia de seu pai (“dia de São João”) e no Natal, distribuindo-os em casas assistenciais, cadeia e Santa Casa de Araçatuba.

João Luiz dos Santos, pai de Emília Santos, viveu no século ­passado no interior da Bahia, onde foi ligado à política. Era o espírito comunicante mais freqüente pela mediunidade de sua filha. Como se dizia naquela ­época, era o mentor. Naturalmente, esteve envolvido na orientação do grupo que se formou e que originou as instituições logo citadas.

Em alguns momentos de sua vida, procurou dar aulas de Espiritismo para crianças. Há artigos esporádicos de sua autoria na imprensa espírita, como “Amor Fraternal”, no “Mensageiro do Órfão”, de São Manoel, de 15/10/1943.

Tivemos a oportunidade de conhecê-la no decorrer do ano de 1958, na residência do casal Irma e Francisco Martins Filho. Aos 30 de dezembro de 1959, juntamente com Rolando Perri Cefaly deu início, em sua residência, ao Grupo de Estudos Evangélicos “João Luiz dos Santos”, funcionando às sextas-feiras. Àquela época lia-se com muito interesse cada novo livro psicográfico de Chico Xavier que era lançado. Acompanhado de minha genitora e tios, tive oportunidade, ainda criança, de freqüentar essas reu­niões desde o início. Ao final, habitualmente ela servia um jantar de confraternização.

Aos 7 de outubro de 1960 foi uma das fundadoras – juntamente com Rolando Perri Cefaly, Josefina Perri Cefaly de Carvalho, Walter Perri Cefaly e Pedro Perri – da Instituição “Nosso Lar”, no Jardim Planalto em Araçatuba, exercendo o cargo de vice-presidente. Esta Instituição foi inaugurada em 1961 e, no ano seguinte, teve um desdobramento em outro bairro, a Casa Transitória. Nas duas dependências, atuava no atendimento de pessoas necessitadas, atuava como médium psicofônica e passista e ministrava aulas de evangelização. Deu início às Aulas de Moral Cristã Neio Lúcio, funcionando aos domingos pela manhã, antes da reunião pública da Instituição “Nosso Lar”. Estimulou a fundação da Mocidade Espírita “Irma Ragazzi Martins”. Nestas duas últimas atividades é que iniciamos, por convite dela, nossas ações espíritas.

Após a sua desencarnação foi homenageada, tendo seu nome designado a Casa da Sopa “Emília Santos”, inaugurada na data de seu aniversário no ano de 1966. Durante a campanha para a edificação desta obra assistencial, foi impresso o opúsculo “Gotas Espirituais”, compilação de frases espíritas, preparado pelo sr. José Rubens Braga da Silva.

Na mesma época, a antiga rua “R” onde se localiza a Instituição “Nosso Lar’, no Jardim Planalto, também recebeu seu nome.

 

 

Biografia elaborada por:

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

(Fonte: Obra de Vultos, volume I, Use Regional de Araçatuba, pág. 54/56)

 

 

 

 

Palestra com Divaldo Pereira Franco

Araçatuba, SP

 

OBSERVAR A NOVA DATA: 24 DE JULHO DE 2013

 

 

(Informação recebida em email de "Juliana Berce" [[email protected]])

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Paris, França

 

 Fotos feitas com celular

 

03-06-2013

 

Divaldo Franco, dignificando o tempo e visando estimular o trabalho daqueles que se dedicam a tarefa de divulgação da Doutrina Espírita na Europa, mais precisamente na França, reuniu pequeno grupo de abnegados seareiros do Cristo para a realização de O Evangelho no Lar. A reunião, repleta de significado evangélico e harmonia inefável, foi no lar do casal Dominique Chéron e Armandine Dias, na bela Paris, Capital da França.

Embora havendo uma programação em sua agenda para ser realizada no interior da França no dia 03 de junho, o evento não se realizou por motivos de alheios a vontade do conferencista e dos organizadores locais. Assim, o Semeador de Estrelas, junto ao pequeno grupo de dedicados divulgadores franceses e daqueles que o tem acompanhado neste périplo europeu, utilizou-se do ensejo para uma conversação edificante à luz do Cap. XXIII – Estranha Moral – de O Evangelho Segundo o Espiritismo, depois de sentida prece e leitura desse capítulo.

Todos tiveram a oportunidade de tecer comentários acerca da temática. Esgotado os comentários, Divaldo narrou belíssima história, tocando as fibras mais íntimas da alma daqueles que o escutavam atentamente. Apresentou-se, então, o momento propício para o Sublime Peregrino de Jesus salientar o significado de seis pessoas, que se assemelham a gotas d’água em o oceano, levarem adiante a Boa Nova, divulgando a doutrina dos Espíritos através da produção de CD contendo mensagens diversas e de DVD com conferências e seminários, além da tradução de inúmeras obras espíritas ao idioma Francês. Enaltecendo o esforço, carinho e abnegação desse pequeno grupo de irmãos franceses, incentivou-os, deu-lhes ânimo renovado, encorajando-os a  prosseguirem incansáveis, dedicados e laboriosos na divulgação desta doutrina de luz e esperanças.

Ao encerrar a singela e nobre atividade da noite, Divaldo fez questão de esclarecer que se nas atividades desempenhadas por cada um dos presentes tivessem tocado a uma única pessoa, se tivessem salvo uma só vida, já teria sido válido a jornada atual. Nesses trajetos percorridos na Europa, onde se viaja novecentos quilômetros para falar a um pequeno grupo de pessoas e se alguém, nesses grupos diminutos, tiver alcançado o significado da vida espiritual, a mensagem cristã libertadora, já pode sentir-se vitorioso, rejubilando-se com a causa que abraçou.

Salientou o nobre orador que as mãos dos que abraçam a divulgação da doutrina libertadora estão cheias de sementes, semeando-as em todos os tipos de solos. São os semeadores da nova era. Ao encerrar, estando todos emocionados, e enquanto sorviam a generosa água magnetizada, era possível sentir a alegria que cada um externava, acompanhada do doce perfume da gratidão pelo júbilo desses momentos inesquecíveis que acabaram de viver.

Fotos: Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 

 Abraços,

 Jorge Moehlecke

 

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

3ª Jornada Espírita de

Bruxelas, Bélgica

 

3èmes Journées Spirites de Bruxelles (Divaldo Franco, Iris et Claudio Sinoti, Sergio Thiesen et Jean-Paul Evrard)

 

Ce Samedi 08 juin conférence de Divaldo  Franco

Médiumnité: défis et bénédictions

Voir affiche en bas

 

3èmes Journées Spirites de Bruxelles


Les centre spirites CESAK ASBL et NEECAFLA ASBL vous présentent 4 conférences passionnantes durant les mois de mai et de juin 2013:

Claudio et Iris Sinoti (Psychologues)

“Le sermon sur la montagne: Un regard psychologique et spirituel”

28 Mai 2013, 19h30 - 21h30

 

Dr. Sergio Thiesen (Médecien et Physicien)

“La pensée: constructrice du bonheur et de la destinée”

30 Mai 2013, 19h30 - 21h30

 

Divaldo Franco (Médium et Orateur)

“Médiumnité: défis et bénédictions”

08 Juin 2013, 15h00 - 17h00

Lieu: Rue de Danemark 15-17

1060 Saint-Gilles (près de la Gare du Midi)

 

Jean-Paul Evrard (Président Union Spirite Belge)

“Corrélations entre les phénomènes dit spirites et les NDE”

14 Juin 2013, 19h30 - 21h30

Les conférences auront lieu au *:

CESAK ASBL

Rue Louis Hap, 134

1040 Etterbeek (Bruxelles)

 

* À l'exception de la conférence de Divaldo Franco qui aura lieu à la Rue de Danemark 15-17, 1060 Saint-Gilles (près de la Gare du Midi)


Entrée gratuite

Copyright © 2013 NEECAFLA ASBL, All rights reserved.
Vous recevez notre agenda pour connaitre nos nouvelles activités / conférences.

Our mailing address is:

NEECAFLA ASBL

Rue d'Albanie

Saint-Gilles 1060

Belgium


Add us to your address book

unsubscribe from this list    update subscription preferences 






Sent to [email protected]why did I get this?
unsubscribe from this list | update subscription preferences
NEECAFLA ASBL · Rue d'Albanie · Saint-Gilles 1060

Email Marketing Powered by MailChimp
 



 

--
Anabela Reinata

CESAK, asbl
 

Le christ ne nous a pas demandé grand chose; il n'a pas exigé que nous montions l'Éverest ou que nous faisions de grand sacrifices.

Il a juste demandé que nous nous aimions les uns les autres.

"Francisco Cândido Xavier"

 

 

http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com

http://www.tvcei.com/portal/browse-frances-videos-1-date.html
www.spirite.be

--
Anabela Reinata

CESAK, asbl
 

Le christ ne nous a pas demandé grand chose; il n'a pas exigé que nous montions l'Éverest ou que nous faisions de grand sacrifices.

Il a juste demandé que nous nous aimions les uns les autres.

"Francisco Cândido Xavier"

 

 

http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com

http://www.tvcei.com/portal/browse-frances-videos-1-date.html
www.spirite.be

(Informação recebida em email de CESAK Bruxelles [[email protected]])

 

 

 

10º. Fórum Regional Sobre Drogadição

Birigui, SP

 

(Informação recebida em email de Fábio Ramos)

 

O grande público que participou do 9º.  Fórum realizado em 2012. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Mini Seminário com Dra Irvênia Prada no NASCER- Núcleo de Assistência Social de Conduta Espírita Rivail São Paulo, SP

 

                                   

                                                    

http://www.ranchodosgnomos.org.br/images/irvenia_prada_capa.jpg           

 

MINI  SEMINÁRIO   

           

DIA:     15  DE JUNHO  - SÁBADO - HORÁRIO   18:00  ÀS  21:00 HORAS.

 

TEMA

“A QUESTÃO ESPIRITUAL DOS ANIMAIS”

 

 

LOCAL: RUA PEDRO LUIS DE SOUZA, N.º 35 – JARDIM BRASÍLIA – Capital – São Paulo

TELEFONE E FAÇA SUA RESERVA

 

(Informação recebida em email de angela7 [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Jamiro dos Santos Filho no N.A.S.C.E.R

São Paulo, SP

 

http://2.bp.blogspot.com/_iKzm1Z9ekGE/TPDTcmIwHpI/AAAAAAAAAN0/WevwR_lv07I/s1600/Jamiro.jpg         

 

PALESTRANTE  DE  MINAS GERAIS

           

DIA:     20  DE JUNHO   /  HORÁRIO  DAS  20:00  ÀS  21:30 HORAS.

 

TEMA  DO   EVANGELHO

 

VOCÊ, SUA FAMÍLA E SEUS AMIGOS, SÃO NOSSOS CONVIDADOS.

 

 

LOCAL: RUA PEDRO LUIS DE SOUZA, N.º 35 – JARDIM BRASÍLIA – Capital – São Paulo

E-MAIL: [email protected]

 

(Informação recebida em email de angela7 [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário com Dra. Anete Guimarães

Araçatuba, SP

 

Transmissão ao vivo:

 

 

(Informações recebidas em email de José Aparecido dos Santos)

 

 

 

Palestra com Roosevelt A. Tiago

Avaré, SP

 

 

(Informação recebida em email de Eduardo Ramos [[email protected]])

 

 

 

Programação do C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

 

 

 

 

 

(Informaçao recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

Palestras no Centro Espírita “Casa de Emmanuel”

Itatiba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

 

Lar de Zulma pede ajuda

São José, SC

Vazio

Vazio

Cabeçalho CRE14SC

Vazio


Irmãos(ãs).

Estamos encaminhando solicitação do Lar de Zulma.

SOS
Lar de Zulma


 

O Lar de Zulma esta precisando de seu auxilio para a manutenção de suas obras assistenciais.
O Lar necessita mensalmente de aproximadamente 200 kg de carne de frango. Além do frango o Lar ainda necessita de fraldas geriátricas tamanho G e Extra G. Leite em embalagem longa vida também pode ser doado.
Então:

  • Carne de Frango
  • Fralda Geriátrica G e Extra G
  • Leite

As doações podem ser entregues diretamente no Lar de Zulma. Contatos pelo telefone 48 3241-0981 com Cecília, Nazaré ou Bernadete.
O Lar de Zulma fica em Campinas, São José/SC - Rua Irineu Bornhausen, 119.


  Pedimos aos Irmãos(ãs) para colaborar na ampla divulgação do pedido do Lar de Zulma.

Lar


Fraternalmente,
Edison Vitor Faccin
DCSE - URE14SC
http://www.ure14sc.org.br

Vazio

Rodapé CRE14SC

Vazio

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

Festa Junina 2013 na Transitória Casa do Caminho

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

Pizza “Leve e Asse em Casa” do Núcleo Espírita “O Semeador”

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cláudio Palermo)

 

 

 

Renasce – NEU UNIRIO

Rio de Janeiro, RJ

 

Espiritualidade na Universidade (UNI RIO)

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2013/06/tem-inicio-o-neu-unirio.html

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2011/11/universidade-e-espiritualidade-entre.html

 

 

 

 

Leia Newsletter da Folha Espírita

junho/2013

 

Acesse aqui:

http://www.folhaespirita.com.br/v2/news/junho_2013.html

 

 

 

 

 

 

U.S.E.: 66 Anos

 

Era o ano de 1947. O cenário espírita do estado de São Paulo e do Brasil, no mundo pós 2ª Guerra Mundial se abre com novas e alvissareiras perspectivas de progresso científico, cultural e político para a Humanidade. Até aquele ano o movimento espírita estadual consistia em Centros Espíritas quase que totalmente dispersos e alheios uns aos outros, e não raro com muitas distorções doutrinárias, quase que à margem do roteiro preconizado por Allan Kardec e pela espiritualidade conduzida pelo Espírito de Verdade. Não obstante muitos desses Centros achavam-se arregimentados em torno de quatro grandes instituições que, de alguma forma, exerciam o papel de federativas. Eram elas a Federação Espírita do Estado de São Paulo, a Liga Espírita do Estado de São Paulo, a União Federativa Espírita Paulista e a Sinagoga Espírita Nova Jerusalém.

Todavia, mesmo com todo o empenho e dedicação com que conduziam o movimento, elas não deixavam de ser Centros Espíritas em dimensão maior. Centros Espíritas federando outros Centros não era uma lógica palatável, pela incongruência daquela realidade contemporânea. Os espíritas de então pressentiam a urgente necessidade de criação de uma entidade com objetivos de mais amplas condições de união. Foi então que, em consenso, as quatro entidades deliberaram abrir mão do que vinham realizando até aquela data, para que o movimento espírita se concentrasse em torno de uma Entidade única.

De um Congresso Estadual nascia, assim, a 05 de junho de 1947 a União Social Espírita, identificada desde o princípio pela sigla USE. Sua finalidade: representar de fato e de direito legal o papel de federativa em todo o território do estado de São Paulo. Mais tarde a razão social foi mudada para União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo conservando, no entanto, a sigla original, tendo assento no CFN - Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira. Sua proposta, no entanto, não sofreu o menor desvio. Instituição democrática, a USE tem por princípio que todas suas deliberações e diretrizes de trabalho e divulgação da Doutrina Espírita sejam sempre de baixo para cima, ou seja, o organograma parte das bases, os Centros Espíritas.

Hoje, a USE continua a enfrentar quase os mesmos desafios de outrora, desafios decorrentes da própria natureza humana dos Espíritos encarnados e desencarnados que a congregam. Porém, ela permanece firme, inquebrantável, pelo idealismo e esforço de muitos abnegados trabalhadores, conscientes do espírito de união cultivando a simbólica representação do feixe de varas que jamais se quebra.

Para todos os espíritas e useanos, essa efeméride não pode ficar obscura. Rendamos, pois, à USE nossas maiores expressões de homenagem e alegrias. Oxalá, esses 66 anos se multipliquem por dois, por dez, cem..., enfim, para sempre, uma vez que, enquanto um único sincero espírita useano permanecer firme em suas convicções e ideais de união, a USE permanecerá sempre viva. SAUDEMOS A USE.

Sidnei Batista – 2º Secretário da Diretoria Executiva da USE Estadual SP e Presidente da USE Distrital Pinheiros (integrante da USE Regional São Paulo).

Fonte: useregionalsp.com.br

 

 

(Texto recebido em email de Martha Rios Guimarães [[email protected]] 5/6/2013)

 

 

 

Retrato de Mãe

 

Maria Dolores

Francisco Cândido Xavier

Depois de muito tempo, 
sobre os quadros sombrios do calvário. 
Judas, cego no além, errava solitário... 
Era triste a paisagem, o céu era nevoento... 

Cansado de remorso e sofrimento, 
Sentara-se a chorar... 
Nisso, nobre mulher de planos superiores, 
Nimbada de celestes esplendores, 
Que ele não conseguia divisar, 
Chega e afaga a cabeça do infeliz. 
Em seguida, num tom de carinho profundo, 
Quase que em oração ela diz: 
- Meu filho, porque choras?

Acaso não sabeis? – replica o interpelado, 
Claramente agressivo. 
Sou um morto e estou vivo. 
Matei-me e novamente estou de pé, 
Sem consolo, sem lar, sem amor e sem fé... 
Não ouvistes falar em Judas, o traidor? 
Sou eu que aniquilei a vida do Senhor... 
A princípio, julguei poder fazê-lo rei, 
Mas apenas lhe impus, sacrifício, martírio, sangue e cruz. 
E em flagelo e aflição 
Eis que a minha vida agora se reduz... 
Afastai-vos de mim, 
Deixai-me padecer neste inferno sem fim... 
Nada me pergunteis, retirai-vos senhora, 
Nada sabeis da mágoa que me agita... 
O assunto que lastimo é unicamente meu...

No entanto a dama calma respondeu: 
- Meu filho, sei que choras, sei que lutas, 
Sei a dor que causa o remorso que escutas... 
Venho apenas falar-te 
Que Deus é sempre amor em toda parte... 
E acrescentou serena: 
- A bondade de Deus jamais condena: 
Venho por mãe a ti, buscando um filho amado. 
Sofre com paciência a dor e a prova. 
Terás em breve, uma existência nova... 
Não te sintas sozinho ou desprezado!

Judas interrompeu-a e bradou, rude e pasmo: 
- Mãe? Não venhais aqui com mentira e sarcasmo. 
Depois de me enforcar num galho de figueira, 
Para acordar na dor, 
Sem mais poder fugir à vida verdadeira. 
Fui procurar consolo e força de viver. 
Ao pé da pobre mãe que forjara o ser !.. 
Ela me viu chorando e escutou meus lamentos. 
Mas teve medo dos meus sofrimentos. 
Expulsou-me a esconjuros, 
Chamou-me monstro, por sinal 
Disse que eu era 
Unicamente o espírito do mal,
Intimidou-me a terrível retrocesso, 
Mandando que apressasse o meu regresso
Para a zona infernal de onde eu vinha... 
Ah ! Detesto lembrar a horrível mãe que eu tinha... 
Não me faleis de mães, não me faleis de amor, 
Sou apenas um monstro sofredor... 

Inda assim – disse a dama docemente: 
- Por mais recuses, não me altero, 
Amo-te filho meu, amo-te e quero 
Ver-te de novo a vida 
Maravilhosamente revestida 
De paz e luz, de fé e elevação... 
Virás comigo à terra, 
Perderás pouco a pouco, o ânimo violento, 
Terás o coração 
Nas águas de bendito esquecimento. 
Numa existência de esperança, 
Levar-te-ei comigo 
A remansoso abrigo. 
Dar-te-ei outra mãe ! Pensa e descansa !...

E Judas neste instante. 
Como quem olvidasse a própria dor gigante, 
Ou como quem se desgarra 
De pesadelo atroz, 
Perguntou: - quem sois vós? 
Que me falais assim, sabendo-me traidor? 
Sois divina mulher, irradiando amor, 
Ou anjo celestial de quem pressinto a luz?

No entanto ela a fitá-lo frente a frente, 
Respondeu simplesmente: 
- Meu filho, eu sou a mãe de Jesus!!!

Do livro "Momentos de Ouro", Maria Dolores (Espírito), Francisco C. Xavier (psicografia)
NOTA: O link abaixo contém a relação de livros publicados por Chico Xavier e suas respectivas editoras:
http://www.institutoandreluiz.org/chicoxavier_rel_livros.html

(Copiado do site http://www.institutoandreluiz.org/retrato_de_mae.html)

 

Ouça: O Homem de Nazaré (Antonio Marcos)

http://www.kboing.com.br/antonio-marcos/1-48049/

 

Jesus em sua casa com os familiares.  Quadro de John Everett Millais

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7b/John_Everett_Millais_-_Christ_in_the_House_of_His_Parents_%28%60The_Carpenter%27s_Shop%27%29_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP