Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 07 de junho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/07-06-2013.htm

 

 

 

Cura e Caridade

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Ideal Espírita. Lição nº 01. Página 17.

 

Cada vez que nos reportamos aos serviços da cura, é justo pensar nos enfermos, que transcendem o quadro da diagnose comum.

Enxameiam, aflitos, por toda parte, aguardando medicação.

Há os que cambaleiam de fome, a esmolarem doses de alimentação adequada.

Há os que tremem desnudos, requisitando a internação em roupa conveniente.

Há os que caem desalentados, a esperarem pela injeção de bom ânimo.

Há os que se arrojaram nos tormentos da culpa, rogando tranquilizantes do esquecimento.

Há os que se conturbam nas trevas da obsessão a pedirem palavras de luz por drágeas de amor.

Há os que choram de saudade nos aposentos do coração, suplicando a bênção do reconforto.

Há os que foram mentalmente mutilados por desenganos terríveis, a suspirarem por recursos de apoio.

E há, ainda, aqueles outros que se envenenaram de egoísmo e frieza, desespero e ignorância, exigindo a terapêutica incessante da desculpa incondicional.

Ajuda, sim, aos doentes do corpo, mas não desprezes os doentes da alma, que caminham na Terra, aparentemente robustos, carregando enfermidades imanifestas que lhes consomem o pensamento e desfiguram a vida.

Todos podemos ser instrumentos do bem, uns para com os outros.

Não esperes que o companheiro se acame prostrado ou febril para estender-lhe esperança e remédio.

Auxilia-o, hoje mesmo, sem humilhar ou ferir, de vez que a verdadeira caridade, tanto quanto possível é tratamento indolor da necessidade humana.

Os emissários do Cristo curam os nossos males em divino silêncio.

Diante dos outros, procedamos nós igualmente assim.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Ficheiro:Arturo Michelena 46.JPG

A Caridade.  Óleo sobre tela de Arturo Michelena

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Arturo_Michelena_46.JPG

 

 

 

Estatuto do Nascituro. Vitória na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. Brasília, DF

 

Caros,

Repassando a todos com alegria.  Obrigada pelo empenho, e continuamos na luta.

Abraços,

Lenise

NOVO COMUNICADO SOBRE O PROJETO DE LEI 478/2007 – ESTATUTO DO NASCITURO EM  05 DE JUNHO DE 2013.

Caros Amigos e Amigas Pró-Vidas do Brasil!

Desta vez é com imensa ALEGRIA que comunicamos que o parecer pela ADEQUAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA do Substitutivo do Projeto de Lei 478/2007, denominado de Estatuto do Nascituro foi aprovado, no dia de hoje, por LARGA MAIORIA DE VOTOS dos parlamentares presentes  contra os votos dos deputados do Partido dos Trabalhadores Devanir Ribeiro-PT/SP, Cláudio Puty-PT/PA, Afonso Florense-PT/BA, Assis Carvalho-PT/PI, Pedro Eugênio-PT/PE e Erika Kokay-PT/DF.

Conquistamos mais uma vitória extremamente importante na tramitação deste Projeto de Lei que garante os direitos da criança por nascer. O próximo passo agora é a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados quando for designado o novo relator. Fiquemos atentos, pois, logo que conhecermos o parecer do novo relator na CCJC iniciaremos NOVA MOBILIZAÇÃO para garantir mais uma vitória pela aprovação do Estatuto do Nascituro.

O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida (Brasil Sem Aborto) agradece a participação dos pró-vidas do Brasil que enviaram os emails para os deputados, bem como aqueles que participaram da 6ª Marcha Nacional pela Vida, realizada em Brasília, ontem, dia 04 de junho de 2013.

Solicitamos agora enviar aos deputados que estiveram presentes na sessão ordinária da Comissão de Finanças e Tributação, no dia 05/06/2013, a seguinte mensagem de agradecimento pelo VOTO FAVORÁVEL ao Estatuto do Nascituro. Para tanto basta copiar a mensagem abaixo e colar em seu email:

Senhor Deputado

Parabéns pelo seu VOTO EM FAVOR DA VIDA DA CRIANÇA POR NASCER,  quando da votação do parecer pela adequação financeira e orçamentária do Deputado Eduardo Cunha-PMDB/RJ ao PROJETO DE LEI 478/2007 denominado de ESTATUTO DO NASCITURO na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados.

Os eleitores de seu Estado saberão valorizar este seu VOTO PELA VIDA nas próximas eleições, reconduzindo-o ao parlamento brasileiro para que, em outras oportunidades, a vida humana – desde a concepção seja continuamente defendida e valorizada por Vossa Excelência, quando necessitar novamente de sua participação e voto.

Nesta oportunidade, agradeço também a postura corajosa e destemida do deputado Eduardo Cunha/RJ que lutou incansavelmente pelo seu parecer pela vida do nascituro até a sua aprovação na CFT.

Sinto-me gratificado em tê-lo como legítimo representante do povo brasileiro no Congresso Nacional.

(Não esqueça de colocar seu nome, cidade e Estado)

_____________________________________________________________

 

Relação dos deputados que estiveram presentes e votaram a favor do Estatuto do Nascituro

 

Nome Parlamentar

Partido

UF

Correio Eletrônico

AELTON FREITAS

PR

MG

[email protected]

AKIRA OTSUBO

PMDB

MS

[email protected]

ALEXANDRE LEITE

DEM

SP

[email protected]

MENDES THAME

PSDB

SP

[email protected]

CLEBER VERDE

PRB

MA

[email protected]

EDUARDO CUNHA

PMDB

RJ

[email protected]

GENECIAS NORONHA

PMDB

CE

[email protected]

GIOVANI CHERINI

PDT

RS

[email protected]

JAIRO ATAÍDE

DEM

MG

[email protected]

JERÔNIMO GOERGEN

PP

RS

[email protected]

JOÃO DADO

PDT

SP

[email protected]

JOÃO MAGALHÃES

PMDB

MG

[email protected]

JOÃO MAIA

PR

RN

[email protected]

JOSÉ HUMBERTO

PHS

MG

[email protected]

JOSÉ PRIANTE

PMDB

PA

[email protected]

JÚLIO CESAR

PSD

PI

[email protected]

LUCIO VIEIRA LIMA

PMDB

BA

[email protected]

MANOEL JUNIOR

PMDB

PB

[email protected]

MENDONÇA PRADO

DEM

SE

[email protected]

PEDRO NOVAIS

PMDB

MA

[email protected]

SALVADOR ZIMBALDI

PDT

SP

[email protected]

VAZ DE LIMA

PSDB

SP

[email protected]

 

Um abraço pela vida!

 

Jaime Ferreira Lopes

Vice-Presidente Nacional Executivo do

Movimento Nacional da Cidadania pela Vida (Brasil Sem Aborto) e

Assessor da Frente Parlamentar em Defesa da Vida – Contra o Aborto do Congresso Nacional.

 

(Texto recebido em email de [email protected]; em nome de; lenise garcia [[email protected]])

O relator da proposta na CFT  Deputado  Eduardo Cunha

Imagem: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/444095-ESTATUTO-DO-NASCITURO-E-APROVADO-PELA-COMISSAO-DE-FINANCAS-E-TRIBUTACAO.html

 

Senado Federal e Câmara dos Deputados. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Paris, França

 

05-06-2013

 

 

O período que medeia o fim da tarde e o início da noite estava agradabilíssimo em Paris. É a primavera em destaque. A harmonia da natureza se fazia presente, enaltecendo corações, sublimando sentimentos. Neste clima de paz, o Semeador de Estrelas, Divaldo Franco proferiu uma conferência sobre o tema: Amanhecer de uma nova era. O evento foi realizado no FIAP-Jean Monnet – Foyer International d’Accueil de Paris -, cujo auditório estava completamente lotado com a presença de cento e cinco pessoas ávidas por realizarem seus sonhos de autorrealização espiritual.

Apresentando o perfil da trajetória evolutiva do indivíduo e de suas emoções, o Arauto do Evangelho do Cristo abordou as questões relativas ao medo, a primeira emoção sentida pelo homem. Logo após desenvolveu a ira. A ira decorre do medo, e porque sente medo, se arma e passa a odiar, a querer vingar-se. Muitos milênios transcorreram até surgir a terceira emoção, o amor. É a emoção mais jovem do ser humano, responsável pela amizade, a ternura, o holocausto, o sacrifício. Com estas três emoções o ser humano fará o seu desenvolvimento intelecto-moral.

Elucidando o poder do amor, apresentou a célebre frase de Martin Luther King Jr. O homem aprendeu a voar com os pássaros, a nadar como os peixes, no dia em que descobrir a capacidade de amar, terá descoberto o fogo pela segunda vez. O amor é a tendência natural do ser humano, sendo-lhe a mais fácil solução para seus problemas. Jesus é um Homem incomparável. Foi o primeiro personagem do mundo a transformar o amor em elemento de vida.

O magistral orador referiu-se ao primeiro código de justiça humano, o Código de Hamurabi, que cita o amor. Porém, Jesus fala do amor como essência da vida, ou seja, amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo. A moderna ciência, que baliza as relações do ser humano, principia no bem e se estrutura no emocional da criatura.

Piero Ferrucci, psicoterapeuta e filósofo italiano foi referenciado por desenvolver a ideia, o poder da gentileza, isto é, uma visão da bondade na perspectiva de dezoito diferentes qualidades, como a gratidão, o calor, generosidade, etc. Já no Século XVII, Blaise Pascal, físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês, falava sobre o espírito de gentileza – le pry de finesse -, que na atualidade está sendo redescoberto pelos psicólogos.

Tocando profundamente as emoções dos presentes, afirmou que é necessário amar as pessoas, e se elas foram antipáticas, dar-lhes o direito de ser como são e lembrar-se de Jesus que asseverava: Se vós não amais aos que vedes, como amarás ao Pai a quem nunca vistes? As lições do amor constituem o amanhecer da nova era, pois que a humanidade já se encontra na madrugada de um mundo de regeneração, deixando para traz a noite do mundo de provas e expiações. Os grandes gênios da humanidade, desde os anos oitenta, já estão reencarnando, laborando na grande transformação do orbe terrestre.

Com maestria, Divaldo se referiu às crianças índigo e cristal e aos seres altamente evoluídos nos aspectos intelecto-moral, que se utilizarão de corpos que praticamente não adoecerão, graças às mudanças do DNA - desoxyribonucleic acid -, e que se comunicarão pela linguagem universal do pensamento. Concluindo o brilhante trabalho, afirmou que o objetivo essencial da vida é a plenitude de Deus em o ser humano, que, em saindo de seu interior, tornar-se-á melhor, transformando o planeta para melhor.

Inúmeras perguntas foram judiciosamente respondidas com alegria e júbilo, a todos elucidando no anoitecer desta que foi uma noite primaveril, de temperatura agradável na encantadora Paris que, caprichosamente, respira arte em todos os recantos da bela Cidade Luz.

Fotos: Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 

   Abraços,

 Jorge Moehlecke

 

 

 

Divaldo Pereira Franco vai abordar “Psicologia da Gratidão”

 em evento do 8º. aniversário do CEJA. Lima, Perú

 

 

(Informação recebida em email de Maria Reyna [[email protected]])

 

Ficheiro:JorgeChavezAirportLima.jpg

Aeroporto Jorge Chávez. Lima, Peru. 

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:JorgeChavezAirportLima.jpg

 

 

 

Palestra com Jorge Berrio Bustillo no 8º. aniversário do CEJA

Lima, Perú

 

 

(Informação recebida em email de Maria Reyna [[email protected]])

 

 

 

Programação do 10º. Encontro de Espiritismo em

Jacareí, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de carlos roberto monteoliva monteoliva [[email protected]])

 

 

 

Ciclo de palestras com Anete Guimarães

Araçatuba, Auriflama e Birigui, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Juliana Berce e de Rede Amigo Espírita)

 

 

 

Palestras públicas na Comunidade Espírita Seara de Luz

Bilac, SP

 

 

(Informações recebidas em email de

 

 

 

Palestra no Seara Espírita “Joanna de Ângelis”

com Sérgio Lorenzato. Campinas, SP

 

Seara Espírita Joanna de Ângelis situa

Rua Dr.João Keating nº 107 - Jardim Novo Botafogo - Campinas/SP.

 

Palestra do

Prof. Dr. Sérgio Lorenzato
Co-fundador do CEMPEM da FE – UNICAMP.
Co-fundador do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação Matemática da FE – UNICAMP.
Fundador do Laboratório de Ensino da Matemática.
Formação:
Licenciado em Matemática - UNESP Rio Claro (1965)
Mestre em Educação - UnB (1968)
Doutor em Educação - UNICAMP (1976)
Pós-doutorado em Didática da Matemática - Universidade Laval - Canadá (1988)

Imagem inline 1

 

--

Visite a nossa página:

http://www.searajoannadeangelis.org.br

 [email protected]

 

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."   Emmanuel/Chico Xavier

 

(Informações recebidas em email de ESDE Joanna de Ângelis [[email protected]])

 

 

 

60ª. Semana Espírita de

Taubaté, SP

 

 

 

 

 

 

Roteiro de palestras musicadas com Wanyr Caccia

junho/2013

 

DATAS E LOCAIS

 

01) GUARULHOS/SP:        G. E. BEZERRA DE MENEZES (GEBEM) – 16/18hs

                                         R. Castelo Branco, 279 – V. Barros

09) SÃO PAULO/SP:          C. E. CAMINHEIROS DA LUZ – 20hs

                                         R. Gomes de Azurara, 25 – Jd. Kioto

10) SÃO PAULO/SP:          C. E. LUZ D’ALMAS – 20hs

                                         R. Vieira de Almeida, 07 – Ipiranga

15) PIRACICABA/SP:         C. E. FORA DA CARIDADE NÃO HA SALVACÃO – 20hs

                                         R. Tiradentes, 840

16) PIRACICABA/SP:         UNIÃO ESPÍRITA DE PIRACICABA – 10hs

                                         R. Regente Feijó (esq. Armando Sales)

17) BOITUVA/SP: GRP. FRET. HILARION DE MONTE NEBO – 20hs

                                         Av. Alfredo Sartorelli, 390 – Castelo

18) PIRACICABA/SP:         ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA URUBATÃO – 20hs

                                         R. Fernando Febeliano da Costa, 1.828

19) ITU/SP:                       CENTRO ESPÍRITA DE ITU – 20hs

                                         R. Maestro José Vitório, 70

20) TATUÍ/SP:                   C. E. CASA DO CAMINHO – 20hs

                                         R. Nho Nho da Botica, 765

21) TIETÊ/SP:                    G. K. MISSIONÁRIOS DA LUZ – 19:30hs

                                         R. do Comércio, 1.110

22) AMERICANA/SP:        C. E. FRATERNIDADE DE AMERICANA – 19:30hs

                                         R. Comendador Müller, 275

23) SUZANO/SP:   A. E. ANTONIO DOS SANTOS FERRO – 10hs

                                         R. Ipiranga, 257

26) SÃO PAULO/SP:          C. E. VICENTE RODRIGUES VIEIRA – 20hs

                                         R. Cap. Alceu Vieira, 142

27) HOLAMBRA/SP:         C. E. SEMENTE DE LUZ – 20hs

                                         R. Lazinho Fogaça, 151

28) S.BERNARDO/SP:       G. F. FRANCISCO DE ASSIS – 20hs

                                         Estr. Galvão Bueno, 5.143 – Batistini

30) SÃO PAULO/SP:          C. E. FRANCISCO DE ASSIS – 18HS

                                         R. Miguel Lilo, 131 – V. Cisper

 

(Informações recebidas em email de Wanyr Caccia)

 

 

 

Filme “E  A VIDA CONTINUA” será exibido pela segunda vez na “Queen Mary University of London”. Londres, Reino Unido.

 

Londres

 

Pela segunda vez a BUSS apresentará o filme AND THE LIFE GOES ON ( E A Vida Continua ), na Universidade Queen Mary University of London, no  Hitchcock Cinema da universidade. Com o Sucesso da primeira apresentação, a Professor Else Vieira ofereceu uma segunda oportunidade. 

 

A primeira foi em Março de 2013, e agora dia 22 de Junho 2013, as 6hrs da tarde, com reservas feitas antecipadas, dado a grande procura. 

 

Através desse sistema de divulgação espírita fora da Casa Espírita, sem custo algum,  o movimento espírita britânico vai conquistando espaço e se fortalecendo na credibilidade. Somos sempre agradecidos ao amigo Oceano Vieira de Melo, da DVD Versatil, e a Queen Mary University, que nos permitiu realizar uma semana de Amostra do Filme Espirita e Espiritualista Lusofonico em fevereiro de 2012. Quando for possível, faremos novamente. 

Vale a pena!

Inline images 1

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

 

Pintura Mediúnica com Valdelice Salum no

G.E.B. Maria Dolores. Jales, SP  

 

Mais informações:

http://www.addavid.blogspot.com.br/2013/05/pintura-mediunica-no-grupo-espirita.html

 

 

 

 

Palestra com Plinio B. Penteado Jr. no

C.E. Dr. Bezerra de Menezes. Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Bueno Penteado Jr [[email protected]])

 

 

 

Festival de Caldos do Centro Espírita Irmão Joseph Gleber

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Festival de Pizza do G.E.E. “A Caminho da Luz”

Cubatão, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

Almoço beneficente em prol da Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

Em 5 de junho de 2013 13:46, Maurício Aurélio dos Santos <[email protected]> escreveu:

Caros amigos:

Como já havíamos divulgado anteriormente, no dia 09 de junho a Casa Lar Luz do Caminho estará promovendo um almoço na sede da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça, na Praia do Santinho.

Gostaríamos de contar com sua presença, que além de nos honrar, contribuirá para com a manutenção do serviço de acolhimento das crianças atendidas.

No almoço estaremos expondo, para venda, vários tipos de artesanato, como crochê, tricô, panos de prato, trilhos, enfeites, patchwork, trabalhos em madeira ou MDF, bijuterias, ou qualquer outro tipo de trabalho manual.

Por esta razão, solicitamos que, caso você faça ou conheça alguém que faça algum tipo de artesanato e que se disponha a doar alguma peça para ser vendida entre em contato com a nossa colaboradora Leila Bissoli Nicolau (fone 3233-3342 ou 9113-5580 / e-mail [email protected].
Desde já agradecemos a colaboração que puderem, mais uma vez, nos prestar!!
Abraço fraternal!!
Maurício

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Sandra Prosdócimo [[email protected]])

 

 

 

Noticias diversas da Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

 

 

... Se te encontras num ocasião dessas, de espírito ilhado na solidão, recorda que as portas da alma unicamente se abrem de dentro para fora e busca a liberação de si mesmo.
Bezerra de Menezes
Livro: Sínteses Doutrinárias (psicografia de Chico Xavier)
------------------------------------------------
Filhos, todo o trabalho é santo, contudo, é forçoso não esquecer a santidade maior do

trabalho de sacrifício na exaltação do bem:

quando tudo parece obstáculo intransponível;

quando a dificuldade econômica nos exaurir as últimas energias;

quando a enfermidade parece eliminar-nos todas as forças;

quando a solidão nos envolve em seu manto imponderável de cinza; quando a calúnia

nos fere, de rijo, ameaçando prostrar-nos o coração;

quando a maioria dos companheiros nos estende o fel da dúvida em troca de nossas

esperanças mais belas;

quando a tentação nos cerca o espírito necessitado de segurança, ofertando vantagens

materiais à custa de nossa deserção do dever a cumprir; Quando o desânimo, por frio

doloroso, busca entorpecer-nos as fibras mais íntimas;

quando o cárcere de nossos testemunhos se ergue, aflitivo portas a dentro de nossa

própria casa, aprisionando-nos em superlativo sofrimento moral...

Nesses minutos supremos, é preciso trabalhar mais confiando-nos à Bênção Divina, que

brilha, infatigável, no Trabalho Maior.

***

Trabalhar, sim, porque é trabalhando no bem de todos que enxugaremos as próprias

lágrimas e venceremos as próprias fraquezas, de modo a que todo mal nos esqueça, por

invulneráveis às arremetidas da sombra.

***

Filhos, não vos deixeis abater diante da luta. O apostolado da redenção inclui todas as

dores. Lembremo-nos de que, perseguido e tentado, Jesus trabalhou sempre... Ainda

mesmo na cruz, à frente da morte, trabalhou na obra do perdão sem limites. E não nos

esqueçamos de que é pelo trabalho que poderemos responder ao Divino Apelo que, há

muitos séculos, flui da Divina Palavra:

-"Sê fiel e dar-te-ei a coroa da vida,"

Batuíra

(Trabalho e Sacrifício - Livro Paz e Renovação - psicografia de Chico Xavier) 

Clique nas notícias abaixo para maiores informações
...

 

10º Encontro de Espiritismo em Jacareí - dias 07, 08 e 09 de junho

 

Próxima Reunião de Organização da FLEI - Feira do Livro Espírita Infantil será dia 09/06, domingo, 14h30

 

Curso de MÉDIUNS aos sábados - a partir de 01 de junho de 2013.

 

Palestras Mensais da USEI-SJC de maio a julho de 2013

 

Teatro Espírita em Jacareí - em 15 de junho.

 

AÇÃO SOCIAL no CARREFOUR São José dos Campos, no dia 16 de junho de 2013.  

 

Festa Junina 15/06 as 19h - Fraternidade Paulo de Tarso

 

Comédia Teatral Espirita "Meu Amigo Fantasma" em SJCampos, dia 22/06 às 20h na Obra Social Célio Lemos - só R$ 5,00 - em prol da Feira do Livro e Espaço Cultural Espírita 2013

 

60ª Semana Espírita de Taubaté - Começa no dia 28 de junho.

 

SEMANA DA FAMÍLIA ocorrerá de 01 a 07 de Julho na Obra Social Célio Lemos

 

APOSTILAS da FEB - Federação Espírita Brasileira em PDF para baixar gratuitamente

 

Aborto causa mortalidade materna, câncer de mama, depressão, tendências suicidas, consumo de álcool e drogas ... AME-RGS traz dados científicos que comprovam que abortar é um grave erro e que traz consequências terríveis para a mãe abortiva - carta aberta contra a posição do CFM de defender a legalização do aborto

 

Convite às Casas Espíritas para enviarem vídeos a serem transmitidos no Espaço Cultural, durante a realização da 42a. Feira do Livro Espírita

 

Toda quarta-feira, venha estudar no CEJEN - às 19:00'

 

Filmes Espíritas ou com temática espiritista no cinema (completos para assistir):

As Mães de Chico Xavier

Nosso Lar – O Filme

O Filme dos Espíritos

 

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para [email protected]

--

Que Deus nos abençoe e ilumine a caminhada!


UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

 

 

 

Transmissões de eventos espíritas “Ao Vivo”   pela Internet

 

 

 

 

 

 

Jornal Mensageiro Estrela

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

Acesse:

http://www.ophicinadigital.com/alls/ae_jorna.htm

 

 

 

 

 

Carta de Gerson Simões Monteiro para Revista “Isto É”

 

 

DE: Gerson Simões Monteiro, Escritor (12 livros publicados sobre a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, cujos direitos autorais são cedidos para Instituições Beneficentes); Colunista do Blog Espírita do Jornal “EXTRA” desde abril de 1998; e Ex-Presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro (USEERJ), atual CEERJ (Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro);

 

 

PARA: REVISTA “ISTOÉ”, A/C DO JORNALISTA JOÃO LOES – Autor da Reportagem “A SENHORA DOS ESPÍRITOS”, publicada na edição de 05 de junho de 2013;

 

 

MEIOS DE CONTATO:

 

·                     Residência: Rua Haddock Lobo, 447 – Apt° 602 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20260-141;

 

·                     Tels.: (21) 3563-6892 (Residência) / 8136-4374 (Celular) / 3386-1400 (Horário Comercial;

 

·                     E-mail: [email protected].

 

 

TEXTO PRINCIPAL:

 

 

Prezado Jornalista João Loes,

 

Na matéria de sua autoria publicada na revista “ISTOÉ”, ano 37, edição nº 2.272, do dia 05/06/2013, intitulada “A SENHORA DOS ESPÍRITOS”, devo esclarecer que o senhor cometeu um grande equívoco ao informar, na página 80, que:

 

“A UMBANDA É UM RAMO DO KARDECISMO QUE NASCEU COMO UMA OPÇÃO PARA QUEM CONCORDAVA COM AS PREMISSAS BÁSICAS DE KARDEC, MAS NÃO SE VIA REPRESENTADO NA SUA PESADA TRADIÇÃO EUROPEIA. SE OS KARDECISTAS VALORIZAM O CIENTIFICISMO, O ESTUDO E A ILUSTRAÇÃO, OS UMBANDISTAS PREFEREM A EXPERIÊNCIA ACUMULADA NA PRÁTICA. SE NO KARDECISMO, AS REFERÊNCIAS ESPIRITUAIS SÃO MÉDICOS E ESCRITORES, NA UMBANDA QUEM SURGE É O PRETO VELHO E O CABOCLO”.

 

Sinceramente, espero que o senhor tenha aprendido na cadeira de Antropologia, ministrada nos Ciclos Básicos dos cursos de Jornalismo, que, historicamente, a Umbanda teve início em nosso país no século XVI, com a vinda dos nossos irmãos africanos através da escravatura do negro no Brasil, os quais tiveram de incorporar impositivamente rituais do catolicismo às suas crenças de origem. Já o Espiritismo teve início na França a partir de 18 de abril de 1857, com a publicação de "O Livro dos Espíritos", que chegou ao Brasil por volta de 1860.

Portanto, torna-se evidente que a Doutrina Espírita não tem vínculo algum com cultos de origem africana, seitas ou rituais de magismo, pois não resulta de qualquer forma de sincretismo religioso, e muito menos se encontra vinculada a outras práticas assemelhadas, como no caso da Umbanda, que está mais próxima do Catolicismo do que de qualquer outro culto religioso adotado no Brasil.

      Faço ainda questão de esclarecer que, quando o Espiritismo se iniciou no Brasil, nas últimas décadas do século retrasado, já havia cultos africanos espalhados por todo o país, particularmente na Bahia. Esses cultos, enraizados no Brasil desde o período colonial, absorveram grande influência do catolicismo, resultando num sincretismo religioso, sem que o Espiritismo tivesse exercido qualquer influência no seu surgimento, conforme depoimentos dos autores Manoel Querino, em Costumes Africanos no Brasil; Arthur Ramos, em Negro Brasileiro; e Waldemar Valente, em Sincretismo Religioso Afro-Brasileiro.

Para facilitar ainda mais o entendimento da questão, ou seja, a diferença entre o Espiritismo e a Umbanda, lembro que o Espiritismo não tem qualquer culto material e não adota nenhuma espécie de ritual, como oferendas, velas, imagens de santos, danças, uso de paramentos ou procissões. Tudo isso refere-se a coisas absolutamente estranhas ao Espiritismo, que não pratica nenhuma forma de culto exterior, embora respeite todas as crenças. Assim sendo, vale frisar que o Espírita (neologismo criado por Allan Kardec) é o seguidor do Espiritismo, doutrina por ele codificada que não adota rituais de espécie alguma.

Por outro lado, não existe doutrina kardecista. Allan Kardec não fundou nenhuma religião. Ele próprio deixou bem claro que o Espiritismo – o Consolador Prometido por Jesus – é de autoria dos espíritos, tendo ele sido apenas seu codificador, ou melhor, o responsável na Terra pela sua coordenação ou sistematização.

Existe, sim, Doutrina Espírita ou Espiritismo, jamais kardecismo, pois o Espiritismo é uma doutrina que não está centrada na pessoa de Allan Kardec, como podemos nos referir ao cristianismo, ao budismo, etc. Portanto, a Doutrina é uma criação dos Espíritos; por isso mesmo, denomina-se Espiritismo e não KARDECISMO.

Outro fato que não pode ser deixado de lado é o de que o IBGE, de acordo com as determinações estabelecidas pelo Ministério da Justiça diante da realidade brasileira, faz a distinção em seus questionários, para fins de coleta de dados (inclusive os do último Censo), separando Católicos, Evangélicos, Espíritas, Umbandistas e Candomblecistas.

Certo de estar colaborando para que o senhor e a prestigiosa revista “ISTOÉ”, da qual sou leitor há muitos anos, informem com precisão os fatos para seus leitores, agradeço as atenções dispensadas, colocando-me a inteira disposição de ambos para qualquer esclarecimento posterior.

 

Atenciosamente,

 

 

Gerson Simões Monteiro

Escritor, Colunista do Jornal EXTRA desde abril de 1998 e

Ex-Presidente da União das Sociedades Espíritas

do Estado do Rio de Janeiro (USEERJ)

 

 

ANEXOS:

 

 

1. Para que o senhor se atualize em relação a assuntos religiosos, a fim de informar corretamente os seus leitores, sugiro a leitura das obras do meu amigo Edison de Souza Carneiro, com que trabalhei na CAPES, órgão do Ministério da Educação. Especializado em temas afro-brasileiros, Edison fez todos os seus estudos em Salvador, até diplomar-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Bahia, no ano de 1936 (turma de 1935). Os livros que recomendo são os seguintes, dentre outros:

 

·                     Negros Bantos, Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1937;

 

·                     O Quilombo dos Palmares, Editora Brasiliense, São Paulo, 1947 – 1958;

 

·                     Candomblés da Bahia, Editora Museu do Estado da Bahia, Salvador, 1948 – 1954 – 1961;

 

·                     Antologia do Negro Brasileiro, Editora Globo, Porto Alegre, 1950;

 

·                     Religiões Negras, Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1963.

 

 

2. Para esclarecer melhor o que é o Espiritismo, segue abaixo um resumo que preparei anos atrás sobre os Fundamentos da Doutrina Espírita e sobre, afinal, o que é Ser Espírita:

 

“Muitas pessoas desejam saber o que é o Espiritismo e por extensão, o que é ser Espírita. Foi justamente para responder a essas duas questões que escrevemos essas notas.

Procuramos, numa linguagem simples, colocar ao alcance de todas as pessoas os princípios fundamentais do Espiritismo, utilizando os artigos publicados aos domingos na coluna "Em Nome de Deus", do Jornal Extra, e que agora são publicados no blog do jornal.

Nós vamos esclarecer, neste primeiro capítulo, “o que é ser Espírita?"; “em que se baseia a sua crença?”; e também a diferença entre “ser Espírita e ser
verdadeiro Espírita”.

Bem, quando você pergunta de que forma uma pessoa se torna Espírita, podemos responder dizendo: é quando ela crê e admite os seguintes princípios básicos (ou fundamentais) da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, a saber:

 

·                                            A existência de Deus, criador de todas as coisas que se encontram no Universo, isto é, os espíritos encarnados e desencarnados e o mundo material.

 

·                                            A imortalidade da alma, que sobrevive após a morte do corpo físico. É bom que se diga que isso foi comprovado cientificamente por Allan Kardec, através de procedimentos por ele concebidos, aos quais submeteu as inúmeras mensagens recebidas por diversos médiuns.

 

·                                            A evolução de todos os espíritos pela reencarnação. Criados por Deus na condição de simples e ignorantes, isto é, sem conhecimento algum e sem nenhum progresso moral, eles podem, através das reencarnações, atingir a perfeição espiritual, a mesma conquistada por Jesus.

 

·                                            A comunicação dos espíritos desencarnados com os encarnados, tal como aconteceu no Monte Tabor, segundo a Bíblia, quando dois mortos – os espíritos Elias e Moisés – conversaram com Jesus.

 

A pessoa, portanto, aceitando pela fé raciocinada esses princípios fundamentais do Espiritismo, pode ser considerada Espírita. No entanto, reconhecemos o verdadeiro Espírita por sua transformação moral, conforme conceituação de Allan Kardec no capítulo "Sede Perfeitos" de O Evangelho Segundo o Espiritismo. A transformação moral do Espírita se dá quando ele pratica a caridade em toda a sua extensão e procura melhorar-se moralmente no modo de pensar e de agir.

Podemos afirmar que Chico Xavier foi exemplo de um verdadeiro Espírita, como foi Bezerra de Menezes – o médico dos pobres – quando esteve entre os encarnados. Suas vidas são exemplos de humildade, de abnegação e de profundo respeito ao sofrimento alheio e de amor ao próximo.

Concluindo, podemos dizer que “ser Espírita é crer na existência de Deus, na imortalidade da alma, na Evolução do espírito pela reencarnação e na comunicação dos espíritos”; e que “o verdadeiro Espírita, além de admitir e crer nos princípios fundamentais do Espiritismo, utiliza-os para modificar a sua conduta, tendo como lema a famosa frase deixada por Allan Kardec: fora da caridade não há salvação”.

 

 

(Texto divulgado com autorização de Gerson Simões Monteiro)

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP