Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 10 de junho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JUNHO/10-06-2013.htm

 

 

 

Não nos esqueçamos

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Tocando o Barco. Lição nº 05. Página 22.

 

Lembra-te de que tudo na vida é propriedade de Deus, a fim de que o egoísmo não te faça ver a ingratidão onde apenas se expressa a lei natural na marcha evolutiva.

Recorda:

- que o lar é um empréstimo precioso que nos cabe prestigiar com serviço e renúncia para que se transforme em templo de paz e luz;

- que o esposo e a esposa, o filho e o irmão, os pais e os companheiros, constituem depósitos do Senhor que nos compete valorizar sem prender e amar sem escravidão, de modo a restituí-los, um dia, à Infinita Bondade, enriquecidos por nosso amor;

- que as posses humanas são meros compromissos com o Céu que devemos mobilizar na extensão do bem, a fim de que o remorso não nos fira quando chamados a exame na Contabilidade Divina;

- e que os dons da inteligência ou do equilíbrio físico, do verbo fácil ou do raciocínio brilhante são concessões do Todo Misericordioso que nos cabe empregar na aquisição das riquezas incorrutíveis do espírito, através do exemplo edificante e do serviço invariável ao próximo.

A rigor, se alguém existe com direito de queixar-se, de ingratidão, esse alguém seria o Criador, à cuja Misericórdia e Justiça tudo se nos tributa, entretanto, o Pai Celeste jamais racionou o Sol que nos ilumina ou o ar que nos sustenta, porque tenhamos abraçado atitudes infelizes à frente de Suas Leis.

Aceita a luta que a Sabedoria da Vida te confere, sem exasperação e sem inveja, sem ciúme e sem mágoa, porque tudo o que te encanta os olhos e alimenta o coração, tudo o que te angaria o apreço dos outros e te consolida a própria dignidade vem de Deus que, através do tempo e da experiência, nos pedirá contas em momento oportuno.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Relógio da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Luxemburgo, França

 

07-06-2013

Foi ao entardecer de sete de junho, ensolarado e com temperatura de verão que Divaldo Franco deu prosseguimento ao extenso programa de divulgação do Espiritismo em solo europeu. Luxemburgo, capital do Ducado de mesmo nome, foi o destino do incansável divulgador das mensagens miríficas de Jesus. Saindo cedo de Paris/França, empreendeu uma viagem rodoviária para proferir uma conferência sobre a Psicologia da Gratidão, promovida pelo Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg, ensejando que cento e setenta e nove pessoas alcançassem uma compreensão maior sobre o tema.

No processo antropológico da evolução, asseverou o Paulo de Tarso da Atualidade, o ser humano alcançou os altiplanos das conquistas tecnológicas e científicas, dando-lhe condições de penetrar na intimidade do átomo, porém, ainda não conseguiu penetrar-se em si mesmo, descobrindo a realidade que é, conhecendo-se em totalidade, bem como as suas infinitas possibilidades de amar.

A ciência e a tecnologia oferecem conforto, possibilitaram a eliminação das pandemias no Planeta, mas não foi capaz de fazer o homem mais feliz. O que estaria faltando à sociedade, indagou. Redarguindo, afirmou o Embaixador da Paz, o que falta ao indivíduo é a vivência do amor. Somente aí, no amor, o ser humano poderá encontrar os recursos para a verdadeira fraternidade humana. Um sentido psicológico para a vida é o que ainda falta para a sociedade descobrir, sentido que levará o homem a autoconquistar-se.

Com o avanço da psicologia, os ensinamentos de Jesus estão se tornando terapêuticos, pois na atualidade os especialistas no comportamento humano recomendam a leitura, o estudo das parábolas e de o Evangelho de Jesus objetivando a busca e a manutenção da saúde emocional. Apesar de o corpo humano ser esta maquinaria fantástica, este laboratório incomum, a criatura ainda se mantém fixada nos painéis das paixões, do gozo fácil, atribuindo-se, por vezes, valores que de fato ainda não os possui.

Quando desejar amar, não ame as virtudes ou os defeitos da pessoa. Ame a pessoa. Este é o amor recomendado, preconizado por Jesus. Seja aquele que não tem e nem espera recompensa afetiva, pois quando amar esperando algo em troca, por certo se frustrará.  A psicologia da gratidão não é um falso conceito de dar esperando receber algo em troca. O sentido de gratidão desencadeia uma série de ocorrências positivas na vida de quem é grato.

Ser grato para consigo mesmo, almejar o bem maior, é poder se esforçar para alcançar a autoiluminação. É necessário que a criatura humana preencha a sua vida de sentido psicológico. A logoterapia, nas palavras do psiquiatra vienense Viktor Frankl, o seu criador, concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido. Assim, Divaldo abordou essa questão de suma importância para que o indivíduo possa descobrir o sentido da vida, não desistindo dela, animando-se a vencer os obstáculos naturais da existência, como também vencer-se a si mesmo, superando-se, alcançando a plenitude.

Ao longo de sua profícua existência Divaldo acumulou muitas experiências, que com alegria ímpar e otimismo, divide-as com o público que o procura, provocando em suas conferências, por várias vezes, o riso terapêutico nos ouvintes atentos. Depois de responder diversas questões sobre o tema, com dedicação e gentileza encerrou afirmando que é altamente benéfico viver, ser alegre, enriquecer a alma de paz, não carregar a mente com ideias negativas. Viva cada momento no instante que ele acontece, porque no futuro tudo será diferente, recomendou o dedicado orador.

A psicologia da gratidão é a arte de saber amar. Se já ama, ame mais. Ame os antipáticos, desenvolva um pouco de compaixão, até o dia em que conseguir amar os inimigos, sentenciou, encerrando com sentida emoção, que a todos cativou, deixando as sementes luminosas do amor no solo fértil dos corações afetuosos ali presentes.

Fotos: Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 

   Abraços,

 Jorge Moehlecke

 

Luxemburgo. Foto Ênio Medeiros.

 

 

 

 

Palestra com Dra. Marlene Nobre no N.E. Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Márcio Hungria)

 

 

 

 

I Encontro da Família Espírita

Winterthur, Suiça

 

 

(Informações recebidas em email de Educação CEI-Europa [[email protected]])

 

 

 

Registro.  Palestra no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Na noite deste sábado, 8/6/2013, tivemos oportunidade de falar no C.E. Allan Kardec. na cidade de Penápolis, SP, onde abordamos o tema “Pelos Caminhos de Jesus”, falando de aspectos históricos, geográficos e culturais de Israel e sobre a Vida e a Obra de Jesus. Ismael Gobbo.

 

 

 

Registro. Pintura Mediúnica com Valdelice Salum

Jales, SP

 

Ontem, dia 7 de junho de 2013, as 19h 30min, tivemos em nossa casa, a CASA DE MARIA DOLORES de Jales-SP,  para uma sessão de pintura mediúnica, a médium de psicopctografia, VALDELICE SALUM, transbordando simpatia e sensibilidade, ela deleitou a todos como uma noite de CULTURA ESPÍRITA, onde vários pintores do impressionismo deixaram gravadas nas telas em óleo e gravuras o seu estilo e beleza, sob a emoção de todos.

Valdelice que nos disse ser praticamente analfabeta e não saber fazer nem mesmo desenhos, deixou a todos encantados sendo interprete das mais belas obras para a alegria de todos.

 

 

 

 

 

Registro. Anete Guimarães proferiu palestras e seminários em

Birigui, Araçatuba e Auriflama, SP

 

A excelente oradora do Rio de Janeiro Anete Guimarães proferiu várias palestras neste final de semana em Birigui, Araçatuba e Auriflama, conforme cartaz abaixo. Nesta edição registro fotográfico da palestra realizada na noite de sexta-feira, em Birigui, e seminário na União Espírita Paz e Caridade em Araçatuba. (Ismael Gobbo)

 

Anete Guimarães no C.E. Raymundo Mariano Dias, Birigui, SP. Fotos Cleide Bucalon

Anete Guimaraes na U.E. Paz e Caridade. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

 

Programação de palestras com Suely Caldas Schubert

São Paulo, capital e região

 

(Informações em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra com Cássio Branco de Araújo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

XII Encontro Espírita no C.E.E. Euripedes Barsanulfo

Cardoso Moreira, RJ

 

XII ENCONTRO ESPÍRITA

“O COMPORTAMENTO DO ESPÍRITA PERANTE AS OBRAS SOCIAIS CRISTÃS E ESPÍRITAS E O COMPROMISSO COM AS LEIS DIVINAS”

 

DIA: 09 DE JUNHO DE 2013

HORÁRIO: DE 08 ÀS 13 HORAS

LOCAL: CENTRO DE ESTUDOS ESPÍRITAS

EURÍPEDES BARSANULFO

RUA JOSÉ JORGE BRITO, 74 CENTRO CARDOSO MOREIRA/RJ                                                                         

INFORMAÇÕES: (22) 9977-2167 (Lucia) 9986-6442 (Cristiane)

PROMOÇÃO: C. E. E. EURÍPEDES BARSANULFO

COORDENAÇÃO: CENTRO ESPÍRITA LÉON DENIS - RJ

 

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário Litero-musical na FEESP

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachegaf)

 

 

 

 

Registro.  Paulo Bueno Penteado Jr. e Andrea Bien no C.E. Dr. Bezerra de Menezes. Guarulhos, SP

 

A palestra de Plinio com harmonização a cargo de Andrea Bien aconteceu na noite deste sábado, 8/6/2013. O tema desenvolvido por Plinio foi “Um só caminho para a caridade”. O C.E. Dr. Bezerra de Menezes esta localizado na Rua Ilha Bela, 253, Parque das Nações, Guarulhos, SP.

 

(Informações e fotos recebidas de Plinio Bueno Penteado Jr [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Convida a todos

Para assistirem a palestra que será realizada quarta-feira dia 12/06/2013

às 20,00 com

DR. PAULO  HENRIQUE  SANT'ANA  DA  COSTA

Cidade de PENÁPOLIS

Tema:

"  O DISCURSO  APOSTÓLICO "

(LIÇÃO 136  DO LIVRO  FONTE VIVA)

 

(Informações em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

Seminário Saúde Mental e Espiritualidade

Porto Alegre, RS

- Assista ao vivo ou no computador

 

É NO DIA 16-06-2013 (DOMINGO) ÀS 09h

 

Este convite é geral e a entrada é franca.

Caso não possa comparecer, assista ao vivo no seu computador.

Para tanto, basta acessar o link abaixo

 

www.institutoesp.blogspot.com.br

 

Saudações Fraternais,

Aureci F Martins - Porto Alegre/RS

 

 

 (Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Dra Irvênia Prada na UNIFESP

São Paulo, SP

 

A

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

DEPARTAMENTO DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA

E O

NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

CONVIDAM PARA A PALESTRA NO

ANFITEATRO JANDIRA MASUR - EDIFÍCIO DOS ANFITEATROS

Rua Botucatu, 862 - Vila Clementino, São Paulo

EM 

19 de junho de 2013 das 18:30 às 20:00 h

DA

Profa. Dra.   Irvênia Prada

 “Animais e Espiritualidade”

PALESTRA GRATUITA,

UM FORTE ABRAÇO,

SANDRA CLARO

 

(Informação em email de Rosario Martins repassado por Regina Bachega)

Cachorro. Porto, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

3º. Fórum Nacional Paranormalidade e Mediunidade

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; luiz mello [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita vai abordar o tema Eutanásia. Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 14 de Junho de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema EUTANÁSIA.

Muito se discute hoje sobre o direito que cada um tem em decidir se quer viver ou não, quando a esperança de vida é quase nula. Fará algum sentido deixar a pessoa continuar a viver? Qual o significado da vida? A Eutanásia, será a solução? Haverá motivos para a pessoa passar por determinadas situações? 

Se acreditamos num Deus justo e bom, não deveríamos ter mais confiança? Acreditar que tudo tem uma explicação lógica? Será apresentado a visão espírita sobre o tema.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informações em email de Francisco Reis [[email protected]]  e site do CCE)

 

 

 

 

3º. Encontro da Família Espírita da Zona Norte de

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho

São Paulo, capital e região

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Vídeo Palestra da Médium Britânica Janet Duncan em

Londres, Reino Unido

 

 

 

 

 

 

Leia a revista eletrônica O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Leia o boletim “Caminheiros da Luz”

Osvaldo Cruz, SP

 

Edição de junho de 2013

Acesse:

 

http://www.4shared.com/office/6_mFDPnH/Caminheiros_da_Luz_-_junho_-20.html

 

 

 

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

Acesse:

www.noticiasespiritas.com.br

 

 

 

 

 

Vídeos com palestras do 2º. Congresso Espírita Britânico

Londres, Reino Unido

 

Acesse:

http://www.youtube.com/playlist?list=PLq28-UDNVQ2fziC9WUGa0POpMwRGjqonn

 

 

 

(Informações em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

Resenha Espírita On Line

 

 

Acesse:

http://pt.scribd.com/doc/144866098/Resenha-Espirita-on-line-87

 

 

 

Divaldo Pereira Franco.  Entrevista para Revista Tcheca

 

 

 

Divaldo Franco concede entrevista para uma revista sobre saúde alternativa tcheca Medunka.

A entrevista foi preparada pelo confrade espírita Auzier Cosenza Junior, brasileiro radicado em Praga, na República Tcheca e vertida para o idioma tcheco pelo companheiro espírita Josef Jackulak, residente em Viena, na Áustria. A publicação da entrevista sobre depressão e transtornos psiquiátricos foi na edição do mês de maio de 2013 da referida revista, divulgando ao mesmo tempo a conferência que Divaldo Franco fez no dia 27 de maio de 2013 sobre o mesmo tema.

Nessa entrevista Divaldo Franco faz uma análise da depressão sob os pontos de vista humano e espiritual e informa sobre as causas dessa patologia. Revela o número de pessoas afetadas, que segundo estatísticas confiáveis, são de aproximadamente duzentos e cinquenta milhões de depressivos no planeta. Os sintomas, os fatores genéticos, a depressão infantil, o auxilio de familiares e sobretudo o próprio esforço do depressivo, quando este se decide a enfrentar a problemática, obtiveram destaque na entrevista.

As relações entre a mediunidade e os transtornos depressivos, as implicações da Lei de Causa e Efeito e os métodos preventivos foram outros pontos abordados pelo insigne médium e orador espírita Divaldo Franco que, dentre outras assertivas, destacamos as seguintes como estímulo de vida: Viver é fenômeno biológico. Viver bem é acumular haveres, porém, bem viver, é ser interiormente rico de alegria de paz, jovial e trabalhador que são as metas a que todos nos devemos entregar. (...) O importante é dar à vida um sentido um significado psicológico, (...) Dar-se um sentido à vida é o melhor meio de alcançar-se a plenitude. (...) Quando se ama, é possível o enriquecimento interior e quando se deseja ser amado, o indivíduo ainda se encontra na infância psicológica.

 A versão em tcheco será disponibilizada no site nestes próximos dias: http://www.kardec.cz/category/divaldo-franco/

**********************************

 

 

                               

1)     Como analisar a depressão do ponto de vista humano e espiritual?

 

A depressão é um transtorno bipolar da área da afetividade. Pode ter origem orgânica, assim como psicológica, como resultado de vários fatores: hereditariedade, enfermidades infectocontagiosas, que são de natureza interna do organismo, ou os chamados eventos de vida: traumas de infância, conflitos domésticos, comportamentos familiares perturbadores, ansiedade, medo, solidão... Também incluímos os fatores de natureza espiritual, em que há interferência de mentes espirituais, gerando obsessões, isto é, domínio dos Espíritos sobre os sentimentos do indivíduo. No Evangelho de Jesus, o tema é conhecido como possessões demoníacas.

 

2)     Segundo afirmação de especialistas em saúde mental da OMS, “a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo”. Você concorda com esta afirmação? Como explica esta realidade?

 

Estou de pleno acordo com a afirmação da Organização Mundial de Saúde, isto, porque, a competitividade social, o egoísmo, a falta de sentimentos fraternais, a exagerada tecnologia e a ausência da solidariedade, o medo da solidão e dos fatores contemporâneos, empurram o indivíduo para dentro (para o Self) e a falta de maturidade psicológica, perturba as neurocomunicações, produzindo a ausência das substâncias da alegria e do bem estar no cérebro, tais sejam: a sorotonina, a noradrenalina a dopamina.

Sem reservas morais para os enfrentamentos os indivíduos psicologicamente fragilizados deixam-se sucumbir na depressão. Segundo estatísticas confiáveis, hoje existem no mundo aproximadamente 250 milhões de depressivos, fora aqueles que não se encontram diagnosticados...

 

3)     Existem sintomas precursores de depressão?

 

Muitos sintomas caracterizam a depressão: a insônia, a falta de apetita alimentar e sexual, o medo, a interrupção do sono, a insegurança, a contínua ansiedade, a falta de objetivos existenciais, a ausência de alegria de viver, a dificuldade para levantar-se pela manhã...

 

 

4)     É comum associarmos a depressão a fatores genéticos. Pais depressivos geram filhos depressivos? Quais outros fatores  a considerar?

 

Sem qualquer dúvida, os fatores genéticos contribuem para a problemática da depressão. Se um dos pais é depressivo, os filhos têm 30% de probabilidades de serem depressivos também. Se ambos os pais são depressivos a probabilidade passa para 70%. O mesmo ocorre no caso da esquizofrenia.

Os outros fatores, conforme referido na questão anterior, são os eventos de vida, a convivência psicológica com as demais pessoas e os conflitos internos.

 

5)     Como abordar a depressão na infância? São casos comuns dentro da instituição que dirige: “Mansão do Caminho”?

 

A depressão na infância é mais grave pela impossibilidade da criança ter lucidez para reagir e buscar motivações para libertar-se do distúrbio emocional. Nada obstante, as conversações edificantes, os jogos em que surgem interesses competitivos e de autorrealização, auxiliam muito ao lado das terapias psicológicas e psiquiátricas de acordo com o grau em que se manifesta a problemática.

Somente tivemos um caso de depressão na Mansão do Caminho, que foi, em realidade, uma obsessão espiritual, herança negativa de outra reencarnação de que foi objeto um dos nossos rapazes aos 15 anos de idade...

 

6)     Como ajudar objetivamente familiares ou amigos que se encontram em depressão profunda, sem forças para sair de sua situação? Existem alternativas que se substituem ou complementam os medicamentos tradicionalmente utilizados?

 

Na depressão o paciente quando se resolve pelo enfrentamento do problema torna-se o melhor psicoterapeuta. Isto porque, não tendo vontade para viver, fica-lhe difícil reagir. Mas se desperta para a recuperação, logo pode incorporar hábitos saudáveis na conduta. Primeiro devemos estimulá-lo a mudar a onda de pensamentos infelizes para outros, de natureza otimista, de esperança e de bem estar. Depois, ajuda-los a esforçar-se muito para superar o mal-estar, especialmente ao despertar pela manhã, cuidando da higiene, mesmo com muita tenacidade. Logo depois, sugerir caminhar, que é muito saudável. Alguns especialistas na área da depressão informam que uma caminhada de 6 quilômetros equivale a uma dose de remédio especializado... Insistirmos para que ele não abandone o tratamento, mesmo quando se encontre melhor, prosseguindo até receber alta, assim evitando uma recidiva, que sempre ocorre por descuido do paciente e dos seus familiares.

 

7)     Há relações entre mediunidade e transtornos depressivos ou psiquiátricos?

 

O Espírito reencarnado é sempre o devedor. Em razão disso, nasce com as matrizes próprias para o resgate moral. Se os seus débitos são espirituais, intelectivos, renasce com a culpa no inconsciente e tem a tendência inevitável para as questões psiquiátricas. Simultaneamente, aqueles Espíritos que se sentiram feridos ou vitimados por este que agora se encontra no corpo físico, mediante uma lei de afinidade moral, acercam-se-lhe e transmitem-lhe o mal-estar, produzindo uma hipnose mental, que leva ao sofrimento depressivo ou de outra natureza.

Em razão da mediunidade essa convivência com os Espíritos inimigos torna-se mais fácil e direta, gerando os fenômenos obsessivos.

 

8)     Qual a visão espírita dos casos psiquiátricos mais graves?

 

Na visão espírita existem dois meios de resgates morais, que os esoteristas denominam como karma. São as provações, que se constituem de testemunhos e de pequenos padecimentos e as expiações, que são impostas através de graves transtornos mentais e distúrbios orgânicos, como deformidades e degenerescências de todo porte. Os espíritas preferimos adotar o conceito de Lei de Causa e Efeito. Todo acontecimento é efeito de algo. Se se refere a um acontecimento inteligente, logo a causa é inteligente. Desse modo, sejam quais forem os desafios humanos: saúde e doença, felicidade ou desdita, poder ou dependência, beleza ou deformidade, abundância ou pobreza, alegria ou tristeza, a causa encontra-se no próprio Espírito que sofre como efeito dos males antes praticados. No que diz respeito aos problemas psicológicos e psiquiátricos a prevalência dessa Lei é normal.

9)     Existem métodos preventivos contra depressão?

 

Existem sim. Inicialmente, deve-se sempre cultivar a alegria de viver, mesmo nos momentos menos felizes. Buscar-se a vivência de pensamentos elevados, mantendo um nível emocional relevante, sem as bengalas psicológicas de qualquer tipo de vício. A oração é de salutar benefício porque eleva o pensamento daqueles que reflexionam na prece, assim vivenciando a esperança e a paz…

 

10) Que mensagem teria para nossos leitores?

Viver é fenômeno biológico. Viver bem é acumular haveres, porém, bem viver, é ser interiormente rico de alegria de paz, jovial e trabalhador que são as metas a que todos nos devemos entregar. O grande psiquiatra tcheco, dr. Stanislav Grof, que realizou notáveis experiências com o ácido lisérgico, na Universidade de Praga, por volta de 1955, com pacientes esquizofrênicos e constatou a reencarnação, escreveu um excelente livro que denominou como Além do cérebro, tornando-se, mais tarde, na Califórnia (USA), um dos criadores da Psicologia Transpessoal com outros cientistas, também conhecida como Psicologia com alma.

Nas suas recomendações terapêuticas ele propõe, mais ou menos esses itens a que me referi.

O importante é dar à vida um sentido um significado psicológico, como ensinava o dr. Viktor Frankl, o célebre psiquiatra vienense, autor da Logoterapia, também conhecida como terapia do sentido, e sobrevivente de vários campos de concentração de trabalhos forçados e de extermínio.

Dar-se um sentido à vida é o melhor meio de alcançar-se a plenitude.

Desse modo, diria aos nossos leitores que o mais importante é amar e não ser amado, por mais incrível que pareça.

Quando se ama, é possível o enriquecimento interior e quando se deseja ser amado, o indivíduo ainda se encontra na infância psicológica.

 

                       Salvador, 15 de dezembro de 2012.

 

                        - Divaldo Pereira Franco _

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP