Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, domingo, 05 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/05-05-2013.htm

 

 

 

 

Email especial comemorando os 86 anos de Divaldo Pereira Franco

 

Por este correio eletrônico reiteramos nossa singela homenagem ao valoroso médium e conferencista espírita Divaldo Pereira Franco, baiano de Feira de Santana,  cidade onde nasceu aos 5 de maio de 1927.  Por problemas técnicos de envio temos que limitar a quantidade de imagens anexadas.  Assim reproduzimos abaixo algumas manifestações de amigos e lances das últimas atividades doutrinárias desenvolvidas por Divaldo no Brasil e no exterior. (Ismael Gobbo)

 

Dona Anna,  mãe de Divaldo Pereira Franco

Divaldo Pereira Franco em foto para documento no ano de 1945

 

 

 

 

Biografia de Divaldo Pereira Franco

 

Copiada do site da Federação Espírita do Paraná

http://www.feparana.com.br/biografia.php?cod_biog=70

 

 

 

Divaldo é um verdadeiro apóstolo do Espiritismo. Dos seus oitenta e quatro anos, sessenta e quatro foram devotados à causa Espírita e às crianças excluídas, das periferias de sua Salvador. Nasceu em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, Bahia e, desde a infância, se comunica com os Espíritos. Cursou a Escola Normal Rural de Feira de Santana, recebendo o diploma de professor primário, em 1943. Trabalhou como escriturário no antigo IPASE, em Salvador, aposentando-se em 1980.

É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores Espíritas da atualidade e o maior divulgador da Doutrina Espírita por todo o Mundo.

Seu currículo revela um exímio e devotado educador com mais de seiscentos filhos adotivos e mais de duzentos netos e bisnetos, atendendo atualmente a cerca de três mil crianças, adolescentes e jovens de famílias de baixa renda, por dia, em regime de semi-internato e externato.

Orador com mais de treze mil conferências, em mais de duas mil cidades em todo o Brasil e em sessenta e cinco países dos cinco continentes, tendo concedido mil e quinhentas entrevistas para rádio e TV, no Brasil e no Exterior.

Em 2010 esteve em algumas cidades, por primeira vez, como Dublin, capital da Irlanda; Elche Sur-Azette, em Luxemburgo; Schwarzach, na Alemanha e Villach, na Áustria.

Em meados de 2010, esteve na Rússia, por primeira vez, fazendo contatos com amigos e tentando encaminhar a criação de um núcleo espírita.

 Recebeu mais de seiscentas homenagens, de instituições culturais, sociais, religiosas, políticas e governamentais.

Como médium, publicou duzentos e cinqüenta e cinco livros, com mais de oito milhões de exemplares, onde se apresentam duzentos e onze Autores Espirituais, muitos deles ocupando lugar de destaque na literatura, no pensamento e na religiosidade universais. Dessas obras, houve versões para dezessete idiomas (alemão, albanês, catalão, dinamarquês, espanhol, esperanto, francês, holandês, húngaro, inglês, italiano, norueguês, polonês, tcheco, turco, russo, sueco e sistema Braille). Existem, ainda, dezessete livros escritos por outros autores, sobre sua vida e sua obra. A renda proveniente da venda dessas obras, bem como os direitos autorais foram doados, em cartório, à Mansão do Caminho e outras entidades filantrópicas.

Espírita convicto, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção em 7 de setembro de 1947.

Dois anos depois, iniciou a sua tarefa de psicografia. Diversas mensagens foram escritas por seu intermédio. Sob a orientação dos Benfeitores Espirituais guardou o que escreveu, até que um dia recebeu a recomendação para queimar tudo o que escrevera até ali, pois não passava de simples exercício. Com a continuação, vieram novas mensagens assinadas por diversos Espíritos, dentre eles: Joanna de Ângelis, que durante muito tempo apresentava-se como Um Espírito Amigo, ocultando-se no anonimato à espera do instante oportuno para se identificar. Joanna revelou-se como sua orientadora espiritual, escrevendo inúmeras mensagens, num estilo agradável repassado de profunda sabedoria e infinito amor, que conforta as pessoas necessitadas dando diretriz espiritual.

Em 1964, Divaldo, sob orientação de Joanna de Ângelis, selecionou várias mensagens de autoria da mentora e enfeixou-as no livro Messe de Amor, que se tornou o primeiro livro psicografado por Divaldo. 

 

MANSÃO DO CAMINHO

 

Divaldo Pereira Franco é emérito educador. Fundou em 1952, na cidade de Salvador, Bahia, com Nilson de Souza Pereira, a Mansão do Caminho, instituição que acolheu e educou crianças sob o regime de Lares Substitutos.

Em vinte Casas Lares, educou mais de seiscentos filhos, hoje emancipados, a maioria com família constituída.

Na década de sessenta, iniciou a construção de escolas, oficinas profissionalizantes e atendimento médico.

Hoje, a Mansão do Caminho é um admirável complexo educacional com 83.000 m2 e cincoenta e duas edificações que atende a três mil crianças e jovens de famílias de baixa renda, na Rua Jaime Vieira Lima, n° 1, Pau da Lima, um dos bairros periféricos mais carentes de Salvador. O complexo atende a diversas atividades socioeducacionais como: enxovais, Pré-Natal, Creche, escolas de ensino fundamental e médio, Informática, Cerâmica, Panificação, Bordado, Reciclagem de Papel, Centro Médico, Laboratório de Análises Clínicas, Atendimento Fraterno, Caravana Auta de Souza, Casa da Cordialidade e Bibliotecas.

Mais de trinta e cinco mil crianças passaram, até hoje, pelos vários cursos e oficinas daMansão do Caminho. A obra é basicamente mantida com a venda dos livros mediúnicos e das fitas gravadas nas palestras, seminários, entrevistas e mensagens por Divaldo.

 HOMENAGENS

 Divaldo Franco recebeu homenagens em diversos países e cidades da América do Norte, Central, do Sul, Europa e África:

 

• 20 Comendas

 

• 334 Placas de prata, douradas e bronze

• 54 Medalhas

• 49 Troféus

• 43 Moções de Congratulações

• 187 Diplomas e Certificados

• 12 Títulos Honoríficos significativos.

 

Dentre todas essas maravilhosas homenagens, destacam-se:

• 1991 - Título Honoris Causa em Humanidades, pelo Colégio Internacional de Ciências Espirituais e Psíquicas, em Montreal, Canadá em 23.05.1991.

• 1997 - Decreto de Ordem do Mérito Militar, 31.03.1997, pelo Presidente da República do Brasil.

• 2001 - Medalha Chico Xavier, do Governo do Estado de Minas Gerais.

• 2002 - Título de Doutor Honoris Causa em Humanidades, pela Universidade Federal da Bahia.

• 2002 - Homenagem da Universidade Estadual de Feira de Santana.

• 2005 - Título de Embaixador da Paz no Mundo, junto com o amigo Nilson de Souza Pereira. O título foi recebido em Genebra, na Suíça, em 30 de dezembro de 2005, pela Ambassade Universalle Pour la Paix.

Em junho de 2008, em Paigton, no Sudoeste da Inglaterra, recebeu do monge tibetano Kelsang Pawo, da Fundação Kelsang Pawo, que se dedica a proteção de crianças em perigo em todo o mundo, o título de Embaixador da Bondade  no mundo.

Atualizada em 02.01.2012.

 

 

 

Vídeo em homenagem a Divaldo Franco no 7º. Congresso Espírita Mundial em Havana, Cuba

 

http://www.youtube.com/watch?v=AK38VXtbAWw

 

 

(Informação  recebida eme mail de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

Circulo de Difusión Espírita- CIDES -Colômbia

 

Congratulaciones Divaldo!

 

 

El Círculo de Difusión Espírita -CIDES- congratula muy fraternalmente al hermano y amigo Divaldo P. Franco por su nuevo aniversario y felicitaciones en su cumpleaños, a la vez que hacemos llegar nuestros mas sinceros agradecimientos por sus visitas, enseñanzas y orientaciones por más de 40 años, en favor del movimiento espírita colombiano y especialmente de la ciudad de Cartagena, en las instituciones Sociedad Espiritista de Cartagena -SEC- y el Centro de Estudios Espíritas Juana de Ángelis -CEEJA-, las que siempre lo llevaran en sus corazones por sus innumerables expresiones de amistad, fraternidad y servicios invaluables.

 

Fraternalmente

Álvaro Vélez Pareja

Director del Círculo de Difusión Espírita.


Divaldo Pereira Franco na Colômbia em 2012.

 

 

 

Donizete Pinheiro (Marília, SP)

 

Divaldo 86

 

Segue destemido na jornada

O servo de nosso Senhor,

Com a palavra inspirada

Na verdade e no amor.

 

Sua lição é a do labor

Perseverante e disciplinado,

Sua obra de subido valor

É exemplo sublimado.

 

Divaldo Franco convida

Prossigamos na lida

Em busca de paz e luz.

 

Para que não se perca a paixão

E não se abandone a razão

Do Espiritismo com Jesus.

 

Donizete Pinheiro – 03.05.2013

Divaldo Pereira Franco e Donizete Pinheiro. Marilia, SP

 

 

 

Elsa Rossi (Londres, Reino Unido)

 

Poema: Sob o Arco de Estrelas. Homenagem ao nosso querido Divaldo Franco. Parabéns, feliz aniversário!

 

Cristais refletem a luz,

Multiplicando-a em mil estrelas,

Como se forma física tivessem,

E poucos pudessem ve-las…

 

Eis que um cristal humanizado,

Desce a Terra em dons de luz,

Trazendo a esperança,

Na mensagem de Jesus.

 

És o missionário amigo,

Ora pai, ora irmão,

Divaldo, sempre o teremos

Em nosso coração.

 

Gira na rota do mundo,

Espalhando a sua luz,

Mensagem cristianizada,

Do Nosso Mestre Jesus

 

Nem partiste e ja sentimos

O vazio da sua voz,

Mas o eco permanence,

Lá no fundo, dentro de nós..

 

Vai amigo e irmão, segue adiante,

Vivendo a própria mensagem

Sob os arcos das Estrelas

Que Joanna tece em rosário,

 

És tu, o Semeador,

Que Suely coloca em prosa,

És o vero agricultor,

Que enche de amor as rosas,

 

És o jardineiro perfeito,

Que  sem descanso vigia,

As flores do imenso campo,

Sem descanso, noite e dia.

 

Costuras com fios de luz

Polo Norte, Polo Sul

Incansável Trabalhador

Sob as hostes de Jesus!

 

Ah! Divaldo, pai e irmão

Nossa oracão vai contigo,

Eh o que de melhor oferecemos

A voce querido Amigo!

 

******************

Elsa Rossi

Londres, 15 de Junho de 2005

singela homenagem dedicada de meu coração ao querido amigo Divaldo Franco em sua vinda a Inglaterra-UK

em 2005.

Elsa Rossi (D), ao lado de Divaldo Pereira Franco por ocasião

do 1º. Congresso Espírita Mundial, realizado em Brasília, DF, no ano de 1995.

Arquivo de Elsa Rossi

Noite de Evento com Palestra de Guy Lyon Playfair e Divaldo Franco,

 no Irish Centre, em Londres, no ano de  2008.  Foto Elsa Rossi

 

 

 

Enrique Eliseo Baldovino (Foz do Iguaçu, PR)

 

Mensagem para Divaldo Pereira Franco

 

«Estimado Divaldo:

      Jesus conosco!

 

    Deus lhe abençoe a contínua predisposição e a notável força com que, de forma incansável, o amigo percorre o Brasil e o mundo, desincumbindo-se do seu ministério de Luz com grande éxito espiritual.

 

    Mais uma vez você passará o seu aniversário em tarefa doutrinária, Vivendo com Jesus, compartilhando com todos nós os elevados ensinos do Mestre, que, como seu discípulo fiel, você tão bem O apresenta com a sua vivência e trabalho ininterruptos.

 

    Como diz o Evangelho, que o Senhor da Vida lhe dê em cêntuplo as pérolas e os talentos que você compartilha conosco há décadas, com tanta qualidade, exemplificando em silêncio a abnegação e o sacrifício (cuja raiz etimológica significa: fazer sagrado) que o caracterizam há tantos anos. Sim, Divaldo, você faz sagrado tudo aquilo que toca com a sua alma, graças também ao venerando Espírito Joanna de Ângelis, nossa mãe espiritual.

 

    Divaldo, o esperamos com muito amor na Conferência Pública que Você proferirá na quarta-feira, 11 de setembro de 2013 em nossa Terra das Cataratas, a bela Foz do Iguaçu-PR, que em 2014 comemorará nada menos que 100 anos de existência. E já deixamos o convite para que Você nos prestigie no Centenário da cidade, rogando a Deus permita que o amigo retorne a Foz pela 25ª vez!

 

    Receba o nosso abraço de imensa gratidão e afeto, e, como dizemos em nossas saudosas terras platinas de origem, ¡MUY PERO MUY FELIZ CUMPLEAÑOS, DILECTO AMIGO DIVALDO FRANCO!

 

    Seu filho espiritual,

 

    Enrique Eliseo Baldovino.

    Foz do Iguaçu, 05/05/2013»

 

Divaldo P. Franco em Foz do Iguaçu. Outubro de 2012.

 

 

 

Franciscans Spiritist House (Sydney, Austrália)

 

Parabéns a Divaldo pelos 86 anos de vida

 

Querido Divaldo.
5 de Maio, um dia muito especial para os Franciscanos e Clarissas, porque hoje e teu aniversário.
Gostaríamos de encontrar palavras que fossem escritas com a cor do arco-íris, que  brilhassem em todo o Planeta Terra" FELIZ ANIVERSARIO".
Exatamente como você tem feito com o Espiritismo. Tua missão querido irmão, foi a  continuação de nosso Mestre Lionês, Allan Kardec, distribuindo luz, amor e consolo a milhões de corações necessitados  desse Pão Divino que nos alimenta o coração de amor.
Para nós os Franciscanos e Clarissas, você e o nosso 2º  Kardec.
Se Deus ouvir as nossas rogativas, te enviará, mais 100000 anos de vida entre nós, continuando nos enchendo de luz e conhecimentos.
Para nossa Casa Espírita Franciscanos, nestes 12 anos, você tem sido o esteio que sustentou e continuará sustentando, pela grandeza de teu coração, Não tem um dia que você tenha se recusado a nos orientar com seus conselhos sábios e amorosos, equilibrando-nos a fazer de nossa casa um pouso de amor e luz, um celeiro de benções.
Não existe palavras para expressar os nossos agradecimentos, a amizade o amor que você nos oferece.
Domingo, estaremos comemorando  com  um bolo feito com muito amor, para cantarmos e te desejarmos, saúde, alegrias, amor, paz e as benções do Criador, de Jesus de nossa Joana de Cusa,  de Francisco de Assis e de todos os Espíritos que te rodeiam.
Feliz Aniversario Di. Franciscanos e Clarissas


A festa-homenagem aos 85 anos de Divaldo em 2012, preparada pelos trabalhadores

 da Franciscans Spiritist House.

(Texto e foto recebidos de Gloria Collaroy)

 

 

 

Ismael Gobbo (Araçatuba, SP)

 

Versos para Divaldo Pereira Franco

 

86 primaveras,

colhidas no horto da vida,

por essa alma querida,

que não esquecemos jamais.

 

Quanto trabalho lista a história,

da sua luta a  cada dia,

dando a César o que é dele,

e a  Jesus paz, amor e alegrias.

 

O mundo todo te enaltece, Divaldo,

seja na Terra ou no Além,

são mãos que apertaram as tuas,

que te abraçaram também.

 

Continue na faina, peregrino, 

viva a humildade dos grandes,

faça do exemplo a tua  ponte,

em busca do Eterno Pai.

 

(Ismael Gobbo 05-05-2013)

 

Ismael Gobbo e Divaldo Pereira Franco. Campinas, SP,  04/2003

 

 

 

Regina Zanella (Milão, Itália)

 

Da Itália, gratidão e reconhecimento a Divaldo Franco

 

 

As nossas homenagens ao homem de ontem e ao homem de hoje.

Muitos vieram e muitos se foram... ele continua.

Olhando a historia do Espiritismo na Itália, nos deparamos com a historia de Divaldo por estas terras e o seu testemunho e devotamento a Doutrina Espírita.

Aqui deixou muitos amigos, encarnados e desencarnados que hoje o recordam pela passagem do seu 86° aniversario, sempre gratos pelo apoio e amorosa dedicação desde os anos 70, quando o então Centro Vita Nuova principiava, sob a direção de Antonio Rosaspina.

Em 2012, por ocasião da palestra de Divaldo na cidade de Milão, apos muitos anos, os antigos amigos do Vita Nuova se reuniram para abraçá-lo, saudosos, presenteando-o com uma sua psicografia de Ernesto Bozzano, datada 11 de novembro de 1983, muito significativa e extremamente atual, que aqui transpomos aos queridos leitores.

O tema da palestra de Divaldo na cidade de Milão em 21 de maio 2013, è inspirado no livro de Joanna de Angelis, “Liberta-te do Mal” onde encontramos, 30 anos depois, uma impressionante concordância com a mensagem de Bozzano de 1983.

 

* * *

 

Meus amigos,

saudações de paz.

O homem da tecnologia e da cibernética, apesar das conquistas alcançadas não alcançou a esperada felicidade.

Tem conforto para alguns porém se agrava a miséria para muitos.

Tem abundancia para poucos e carência para uma expressiva maioria.

A falência das velhas religiões é evidente, incapazes de conduzir a fé e a paz nos corações humanos.

Compete ao Espiritismo este papel de ciência, uma ciência experimental que oferece, através dos fatos comprovantes da imortalidade, uma filosofia comportamental que se estrutura na mais solida ética moral que è o respeito e o amor a Deus, à vida e ao próximo como a si mesmo.

Fraternalmente.

 

Bozzano

 

Milão, Vita Nuova, 11.11.1983

* * *

 

Parabéns Divaldo, gratidão sempre, dos teus amigos de ontem, e de hoje!

 

 

Rosaspina e Divaldo Pereira Franco

Parte final  da mensagem de Bozzano, em italiano,  psicografada pelo médium Divaldo P. Franco

 

Regina Zanella, brasileira residente em Milão, dirigente espírita e intérprete de Divaldo na língua italiana

 

 

 

Suely Caldas Schubert

 

Prelúdios para acalentar o semeador

 

Suely Caldas Schubert e Divaldo Pereira Franco

 

 

            O semeador prossegue a sua faina, ininterruptamente.

Jamais parou desde aqueles tempos primevos.

            Seu destino, sua missão, seu apostolado.

            Não importa se o terreno é inóspito, árido, se é um leito de pedras, se tem aspecto pantanoso, se aparenta ser infértil, ou se ao contrário, é uma leira arroteada, com promessas de frutescência fecunda e constante, a ensementação é a mesma.

            Os tempos são outros, as horas disparam como se a rapidez do tempo as devorassem. As criaturas humanas correm no mesmo ritmo, como se nada mais houvesse a não ser ganhar a corrida contra o imponderável.

            O semeador prossegue semeando.

            No seu íntimo repercute a voz de Francisco, o santo de Assis, como a repetir o convite que o Cristo lhe fizera há tempos: - “Reconstrói a minha igreja”.

A igreja atemporal do Mestre, a cátedra divina da qual Ele lecionava para a humanidade as primeiras noções da Ciência do Infinito.

            O compromisso está impresso e expresso em seu mundo íntimo.

            O Consolador prometido por Jesus é a Verdade que vai sendo desvelada progressivamente.

            Essa a missão do semeador. Lançar as sementes da Terceira Revelação a todos os rincões da Terra, até onde suas forças possam levá-lo, mesmo à custa do sacrifício de si mesmo, porque hoje a prioridade é esta, que abraçou alegremente.

            Quando ele chega a festa se instala em todos os corações, na expectativa dos que almejam o conhecimento.

            Há mais de seis décadas o semeador caminha defrontando-se com os mais variados tipos de terrenos. E a chuva de bênçãos que o Pai do Céu prodigaliza, através das épocas, a todos os Seus filhos, fará brotar nas consciências o que antes era apenas promessa para os tempos vindouros.

            O presente é sempre, para Divaldo Franco, o “semeador de estrelas”.

            As sementes estão nos celeiros divinos, ao alcance daqueles que desejem semear.

            Jesus leciona: “O semeador saiu a semear”...

            Ontem,  amanhã,  hoje.

 

                                               **********************

 

                        Querido amigo Divaldo

Parabéns por esse dia feliz de seu aniversário.

Parabéns,  porque você  saiu a semear e não mais parou.

Por tudo o que você tem realizado em favor da Humanidade,

nós lhe agradecemos.

Nos seus passos estrelas se acendem e iluminam o caminho

para milhões de almas, agora felizes, porque você existe.

Este o acalanto para o semeador de estrelas..

Suely Caldas Schubert

 

 

 

 

TriState Spiritist Federation (Nova Iorque, EUA)

 

Feliz aniversário Divaldo

 

Ao amigo e instrutor Divaldo com votos de muita saúde, muitas bênçãos e

nosso eterno agradecimento 

TriState Spiritist Federation 

Jussara Korngold

 

Divaldo, Jussara e o esposo João Korngold. Nova Iorque, EUA, 04/2013.

 

 

 

Washington L. Nogueira Fernandes (São Paulo, SP)

 

Saudação de aniversário a Divaldo Pereira Franco

 

Ao querido médium Divaldo Franco

O Movimento Espírita nacional e Internacional muito felicita sua valorosa data aniversária, reconhecendo suas lutas, dedicação, sacrifício e intrepidez na divulgação da abençoada Doutrina que nos abençoa as horas...

com abraço e votos de que prossiga a jornada com a fidelidade e o idealismo de sempre

 

Washington L. Nogueira Fernandes e os espíritas

 

 

Washington e Divaldo autografando no Clube  Juventus, no ano de 2000.

 

 

 

 

Wellerson Santos (Belo Horizonte, MG)

 

Mensagem de aniversário para Divaldo Pereira Franco

 

Divaldo, 

Assim como as "línguas de fogo" se fizeram escutar no dia de Pentecostes na boca dos Apóstolos, convertendo a dezenas de criaturas que ali se encontravam, balsamizando as dores e aflições de muitos, que possamos continuar escutando por muito tempo ainda a tua palavra que se baseia no Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita.

Desejo-lhe paz, saúde, harmonia, amor e muitas felicidades!

Com carinho, respeito e gratidão,

Wellerson Santos 

Wellerson e Divaldo em 2009

 

 

Abaixo reproduzimos registros de alguns eventos com

Divaldo Pereira Franco ocorridos no ano de 2013

 

 

 

 

Divaldo recebe homenagem de amigos e colaboradores

 

03 maio de 2013

 

A Mansão do Caminho, obra social do Centro Espírita Caminho da Redenção (CECR), fundado por Divaldo Pereira Franco e Nilson de Souza Pereira no ano de 1947, em Salvador (BA), recebeu nesta sexta-feira, dia 3, a visita de amigos e colaboradores do Brasil e do exterior (Paraguai, Singapura e Austrália).  Divaldo foi homenageado pelos 86 anos que completará no próximo domingo, dia 5.

Logo pela manhã, a bandeira brasileira foi hasteada aos sons dos hinos Nacional e da Mansão do Caminho, cantados por um grupo de alunos da instituição sob a coordenação da diretora Clese Cerqueira.

Pouco antes do almoço, outro grupo de crianças emocionou a todos com uma série de músicas e o tradicional Feliz Aniversário. A apresentação contou com a presença de Nilson e vários dos convidados, que participaram posteriormente de almoço na “Casa Grande”, prédio da instituição onde o médium reside com parte dos colaboradores.

No próximo domingo, Divaldo comanda o workshop Vivendo com Jesus, no Centro de Convenções da Bahia.

A Mansão do Caminho atende diariamente a cinco mil moradores do bairro Pau da Lima, um dos mais populosos e carentes da capital baiana. Possui creche, escolas de ensino fundamental e médio, cursos de informática, cerâmica, música e pintura, entre muitos outros. Mantém ainda um centro de parto normal e laboratório de análises clínicas. Também os idosos são atendidos pela instituição.

   Texto: Micah Brito e Ana Landi

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

Divaldo abraçado pelas crianças

Divaldo e Nilson com as crianças

Divaldo e alguns   convidados.  Salvador, BA

 

 

 

MAIO/2013

 

Movimento de Amor ao Próximo com Divaldo Franco

Rio de Janeiro, RJ

 

28 abril de 2013

 

A entidade MOVIMENTO DE AMOR AO PRÓXIMO promoveu no dia 28 de abril, em comemoração ao seu 10º ano, no auditório do Rio Centro, na Barra da Tijuca, a palestra AMANHECER DE UMA NOVA ERA, comparecendo 4.000 pessoas.

Estiveram presentes vários representantes ligados ao movimento espírita, bem como autoridades do Rio de Janeiro e Grande Rio.

A atividade foi desenvolvida em três blocos de apresentação, ocasião em que o dúlcido orador Divaldo Franco mais uma vez nos agraciou com sua presença e eloquência.
Primeiro, apresentou uma análise da descoberta do subconsciente e das acusações de que os fenômenos mediúnicos eram fruto da histeria, dissociação da personalidade e ou personalidades múltiplas. Analisou ainda os fatos mediúnicos estudados por Lombroso, Crookes, Aksakof e outros.

Segundo, foi feito um estudo do desenvolvimento da razão, da gentileza e do coração pleno, conforme a tese de Pascal, tecendo considerações a respeito.

Terceiro, abordou a história As Vozes da Sepultura, de Gibran Khalil Gibran, que se encerram no hino Assas Partidas do mesmo autor.

Foi oferecido um bolo de aniversário e o auditório em pé cantou o tradicional parabéns a você, a emoção contagiante de eflúvios de amor pairou no ar.

Ao término seguimos ao Aeroporto do Galeão, rumo à Salvador/BA, após 10 dias de intensas atividades pelo Sul do país.

 

Texto e fotos de: Micah de Brito

Obs: Micah de Brito é brasileiro, reside em Sydney/Austrália, em férias no Brasil, acompanhou de 21 a 26 abril passado, roteiro de Divaldo Franco no Rio Grande do Sul, seguindo ao Rio de Janeiro e Salvado/BA.

 

 

 

 

 

ABRIL/2013

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Santa Maria, RS

 

21 de abril de 2013

 

 

Santa Maria, agradecida e reconhecendo o inestimável trabalho apresentado por esse orador e médium de escol, fez-se presente no Largo da Gare – Antiga estação Férrea -, na Av. Rio Branco, com um público estimado pela Guarda Municipal em dez mil pessoas.

Após bela apresentação musical encetada pelo Grupo Arte Luz, o Vereador Paulo Airton Denardin entregou ao emérito tribuno espírita o título honorífico de Visitante Ilustre de Santa Maria. Presente o Prefeito Cezar Augusto Schirmer, acompanhado de alguns secretários e edis. O evento teve a cobertura da TV Câmara, da TV Pampa e da RBSTV, todas de Santa Maria.

Divaldo falou da excelência do amor, tendo por modelo o Mestre Nazareno. Apresentou sob a ótica de estudiosos do comportamento da criatura humana as suas particularidades. Desenvolveu com sua costumeira verve os vários níveis por onde transita o ser humano. Destacou o trabalho laborioso, continuado, dos homens de ciência em busca da compreensão do homem como ser integral, sua constituição genética.

A vida, disse, está condicionada a variantes diversas, com causas remotas ou atuais, estando também sujeita a negligência do próprio homem. Divaldo deixou uma mensagem de esperança, de confiança em Deus e Suas sábias Leis, destacando a necessidade de não se lamentar, por muito tempo, pelas desencarnações acontecidas na Boate Kiss. Destacou que há a necessidade de se despertar para a misericórdia Divina, não cultivando a morte, mas a vida, lembrando, aqueles que aqui ficaram, dos momentos alegres, felizes, fazendo todo o bem possível, exercendo a solidariedade. Divaldo deixou uma exuberante mensagem de vida, de conforto espiritual. A multidão levantou-se e aplaudiu-o entusiasticamente ao final de sua conferência. Foi o reconhecimento ao tribuno baiano prestado pelos que compareceram, lotando o Largo da Gare.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

 

ABRIL/2013

 

Registro. Divaldo Pereira Franco recebe a Comenda da Paz

Chico Xavier em Belo Horizonte, MG

 

Divaldo foi agraciado com a Comenda da Paz Chico Xavier, entregue na cidade de Uberaba, MG. Como não pôde recebê-la na ocasião em razão de  compromissos já aceitos, recebeu-a na  ultima terça-feira, 2/4/2013, no Palácio Tiradentes, na capital mineira. Divaldo nos diz que foi uma solenidade discreta, tendo ele saído de Salvador pela manhã e retornado à noite. Nesta quinta Divaldo ruma para os EUA, a fim de lançar o Movimento Você e a Paz, na ONU, em Nova Iorque, no salão principal. No dia seguinte, ministrará  seminário em Boston, retornando a Miami, onde lançará o Movimento Você e a Paz, seguindo a Pompano Beach e Orlando para conferências, na Flórida. Um incansável divulgador  que merece toda nossa consideração e apreço. Parabéns Divaldo. Siga sempre firme, forte e exemplar.  Ismael Gobbo.

 

 

 

 

 

 

MARÇO/2013

Registro. XV Conferência Estadual Espírita de

Curitiba, PR

 

09/03/2013

 

Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba/PR – 09/03/13

A XV Conferência Estadual Espírita, promovida pela Federação Espírita do Paraná, teve continuidade em 09 de março, com o trabalho desenvolvido por seis conferencistas.

 

Estiveram na tribuna os seguintes expositores e seus respectivos temas:

 

Sandra Della Pola: Luzes do amanhecer;

Haroldo Dutra Dias: A regeneração do mundo;

Suely Caldas Schubert: A nova era e o ser consciencial;

Sandra Borba Pereira: revolucionando a própria alma;

Divaldo Pereira Franco: A psicologia da gratidão; e

Alberto Almeida: A autoestima nos novos tempos.

 

Divaldo Pereira Franco, conferencista da Bahia, desenvolveu o tema Psicologia da Gratidão. O nobre conferencista iniciou sua abordagem projetando imagens da terra onde Jesus nasceu, foi um preito de gratidão a essa região que recebeu o doce Rabi. Faça o bem, mas não espere gratidão, era uma afirmava Confúncio. A gratidão possui um significado transcendental e, segundo pesquisas realizadas na Universidade Federal da Flórida/EUA, ficou confirmado que é o melhor recurso para se adquirir saúde. A  gratidão, disse o conferencista de feira de Santana/BA, é um sentimento que vai muito além das formas sociais de se agradecer a qualquer gesto.

Ao apresentar narrativas reais do cotidiano de algumas pessoas, Divaldo enriqueceu o tema, facilitando um amplo entendido sobre a gratidão. É essencial que cada um construa seus objetivos psicológicos para a vida, dignificando-a. Ser grato pela honra de existir é reconhecer-se humilde, valorizando a vida. A gratidão, disse, tem a particularidade de se multiplicar, tal qual a ingratidão. O ser grato transforma a vida em um hino de gratidão. No contexto social da existência humana e da interdependência deve-se reconhecer a inestimável colaboração que uns prestam aos outros, portanto são motivos para que se desenvolva o sentimento de gratidão. Essas foram algumas das ideias muito bem trabalhadas pelo lídimo trabalhador do Cristo.

Texto: Paulo Salerno

Abraços;

Jorge Moehlecke

 

 

(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

FEVEREIRO/2013

 

Vídeo inédito. Divaldo Pereira Franco visita casa onde residia

Francisco Cândido Xavier em Uberaba, MG

 

Acesse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=GJe4NhF5qFQ&feature=youtu.be

 

 

 

(Informação recebida em email de Lucas Milagre)

 

 

 

JANEIRO/2013

 

Divaldo Pereira Franco em Mato Grosso

Sorriso, Cuiabá e Tangará da Serra

 

(Texto de Jorge Moehlecke e Delcio Carvalho. Fotos Federação Espírita de Mato Grosso)

 

 

Ano Novo, tarefas em recomeço. Assim é a grandiosa rotina de Divaldo Pereira Franco, iniciada nos albores da sua vida. Um ideal imorredouro e exemplar, na luta pela reimplantação do Cristianismo na Terra. De retorno ao Estado do Mato Grosso, lá iniciou em 10 de janeiro deste 2013 sua peregrinação de quatro dias, inicialmente pela cidade de Sorriso, lecionando os ensinamentos de Jesus, elucidando sobre as questões espirituais para o encontro da criatura consigo mesma e com o Criador, despertando consciências. Emérito educador que incontestavelmente o é, trabalha pela promoção e a paz do ser humano. Palestrando para 1.450 assistentes, ressaltou a sobrevivência do Espírito após a morte, destacando a realidade da comunicabilidade entre as duas dimensões da vida, utilizando-se da narrativa de um fato real que vem de atestar o permanente intercâmbio da dimensão espiritual com a física, evidenciando, com sua verve portentosa, esses aspectos do quotidiano que chamam a criatura para reflexões mais apuradas em torno da sua própria realidade.

No 11 de janeiro, esteve em Tangará da Serra, palestrando para um público de 1.300 pessoas, ressaltando conceitos sobre a mediunidade, sua nobre função,  a importância e os meios de obtenção do equilíbrio no exercício desse ministério, tendo como objetivo essencial a Lei do Amor,  o constante aprendizado do conteúdo doutrinário, a prática da oração e da meditação.

Em 12 de janeiro, Divaldo chegou à Cuiabá, a capital, onde falou para um público de 2.000 pessoas.

Divaldo narrou três histórias emocionantes, relatadas em livro de Gibran Khalil Gibran, através das quais projetou os aspectos da responsabilidade perante a família, a importância da comunicação no lar, em especial para com os filhos, a fim de que não se desviem para o mundo das drogas. Encerrando sua palestra, deixou-nos cinco diretrizes ditadas por Joanna de Ângelis, para a felicidade: 1- A vida é bela; 2 - Há um sol brilhando dentro de mim; 3 - Eu nasci para servir; 4 - O mal que me fazem, não me faz mal; o mal que me faz mal é o mal que eu faço; 5 - Eu nasci para amar.E a jornada deste semeador do Espiritismo por Mato Grosso concluiu-se em 13 de janeiro, na mesma Cuiabá, com o Seminário Mediunidade, desafios e bênçãos, onde teve oportunidade de frisar, que de acordo com o nosso nível de consciência, atraímos Espíritos semelhantes, de maneira que cabe ao médium aplicar-se à ostentação de maior consciência ante a grandeza da tarefa,  porquanto, a permanência na consciência de sono faculta uma mediunidade atormentada. Para deixar com plena clareza esse posicionamento ideal, Divaldo ressaltou a importância do controle das sete funções da máquina orgânica, como Ouspensky assim as denomina: intelectiva, emotiva, instintiva, motora, sexual, intelectiva superior e emotiva superior, como, também, elucidou sobre os quatro níveis de consciência, característicos da personalidade humana, exemplificando fartamente cada item com exemplos do cotidiano: 1-Consciência de sono; 2-Consciência desperta; 3-Consciência de si mesmo; 4-Consciência cósmica. Lembrando-nos objetivamente a mensagem de Allan Kardec, de que a função da mediunidade é promover o progresso da Humanidade, encerrou seu ciclo de conferências expressando a gratidão por estar outra vez mais em Mato Grosso.

 

Divaldo Pereira Franco em Sorriso,

Divaldo Pereira Franco em Cuiabá, MT

Divaldo Pereira Franco em Tangará da Serra, MT

 

 

 

Mensagem de Francisco de Assis

endereçada para Divaldo Pereira Franco

 

Psicografada por Francisco Cândido Xavier

em  Pedro  Leopoldo,  MG, aos   03/10/1950.

 

Clique aqui

http://www.youtube.com/watch?v=3u-FHgYIHsg

 

 

 

 

 

 

Poema de Gratidão

Amélia Rodrigues- Divaldo Pereira Franco

 

Acessar aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXItA6sKN_Q

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP