Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 07 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/07-05-2013.htm

 

 

 

Piedade filial

 

     3. O mandamento: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe” é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo, visto que não pode amar o seu próximo aquele que não ama a seu pai e a sua mãe; mas, o termo honrai encerra um dever a mais para com eles: o da piedade filial. Quis Deus mostrar por essa forma que ao amor se devem juntar o respeito, as atenções, a submissão e a condescendência, o que envolve a obrigação de cumprir-se para com eles, de modo ainda mais rigoroso, tudo o que a caridade ordena relativamente ao próximo em geral. Esse dever se estende naturalmente às pessoas que fazem as vezes de pai e de mãe, as quais tanto maior mérito têm, quanto menos obrigatório é para elas o devotamento. Deus pune sempre com rigor toda violação desse mandamento.

     Honrar a seu pai e a sua mãe, não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco, na infância.      

     Sobretudo para com os pais sem recursos é que se demonstra a verdadeira piedade filial. Obedecem a esse mandamento os que julgam fazer grande coisa porque dão a seus pais o estritamente necessário para não morrerem de fome, enquanto eles de nada se privam, atirando-os para os cômodos mais ínfimos da casa, apenas por não os deixarem na rua, reservando para si o que há de melhor, de mais confortável? Ainda bem quando não o fazem de má vontade e não os obrigam a comprar caro o que lhes resta a viver, descarregando sobre eles o peso do governo da casa! Será então aos pais velhos e fracos que cabe servir a filhos jovens e fortes? Ter-lhes-á a mãe vendido o leite, quando os amamentava? Contou porventura suas vigílias, quando eles estavam doentes, os passos que deram para lhes obter o de que necessitavam? Não, os filhos não devem a seus pais pobres só o estritamente necessário, devem-lhes também, na medida do que puderem, os pequenos nadas supérfluos, as solicitudes, os cuidados amáveis, que são apenas o juro do que receberam, o pagamento de uma dívida sagrada. Unicamente essa é a piedade filial grata a Deus.

     Ai, pois, daquele que olvida o que deve aos que o ampararam em sua fraqueza, que com a vida material lhe deram a vida moral, que muitas vezes se impuseram duras privações para lhe garantir o bem-estar. Ai do ingrato: será punido com a ingratidão e o abandono; será ferido nas suas mais caras afeições, algumas vezes já na existência atual, mas com certeza noutra, em que sofrerá o que houver feito aos outros.

     Alguns pais, é certo, descuram de seus deveres e não são para os filhos o que deviam ser; mas, a Deus é que compete puni-los e não a seus filhos. Não compete a estes censurá-los, porque talvez hajam merecido que aqueles fossem quais se mostram. Se a lei da caridade manda se pague o mal com o bem, se seja indulgente para as imperfeições de outrem, se não diga mal do próximo, se lhe esqueçam e perdoem os agravos, se ame até os inimigos, quão maiores não hão de ser essas obrigações, em se tratando de filhos para com os pais! Devem, pois, os filhos tomar como regra de conduta para com seus pais todos os preceitos de Jesus concernentes ao próximo e ter presente que todo procedimento censurável, com relação aos estranhos, ainda mais censurável se torna relativamente aos pais; e que o que talvez não passe de simples falta, no primeiro caso, pode ser considerado um crime, no segundo, porque, aqui, à falta de caridade se junta a ingratidão.

     4. Deus disse: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará.” Por que promete ele como recompensa a vida na Terra e não a vida celeste? A explicação se encontra nestas palavras: “que Deus vos dará”, as quais, suprimidas na moderna fórmula do Decálogo, lhe alteram o sentido. Para compreendermos aqueles dizeres, temos de nos reportar à situação e às idéias dos hebreus naquela época. Eles ainda nada sabiam da vida futura, não lhes indo a visão além da vida corpórea. Tinham, pois, de ser impressionados mais pelo que viam, do que pelo que não viam. Fala-lhes Deus então numa linguagem que lhes estava mais ao alcance e, como se se dirigisse a crianças, põe-lhes em perspectiva o que os pode satisfazer. Achavam-se eles ainda no deserto; a terra que Deus lhes dará é a Terra da Promissão, objetivo das suas aspirações. Nada mais desejavam do que isso; Deus lhes diz que viverão nela longo tempo, isto é, que a possuirão por longo tempo, se observarem seus mandamentos.

     Mas, ao verificar-se o advento de Jesus, já eles tinham mais desenvolvidas suas idéias. Chegada a ocasião de receberem alimentação menos grosseira, o mesmo Jesus os inicia na vida espiritual, dizendo: “Meu reino não é deste mundo; lá, e não na Terra, é que recebereis a recompensa das vossas boas obras.” A estas palavras, a Terra Prometida deixa de ser material, transformando-se numa pátria celeste. Por isso, quando os chama à observância daquele mandamento: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe”, já não é a Terra que lhes promete e sim o céu. (Caps. II e III.).

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB Cap. XIV 3 e 4. Copiado de Febnet.

 

Ficheiro:Millais - Christus im Hause seiner Eltern.jpg

O Cristo na casa de seus pais. Óleo sobre tela de John Everett Millais

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Millais_-_Christus_im_Hause_seiner_Eltern.jpg

 

 

 

Registro. Workshop “Vivendo com Jesus”   por  Divaldo Franco

Salvador, BA

 

05 maio de 2013

 

O workshop Vivendo com Jesus, apresentado neste domingo, dia 5, pelo orador espírita Divaldo Pereira Franco no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, foi marcado por forte comoção. Passagens da vida do Cristo e de seus 12 Apóstolos foram discutidas em um exercício tocante de autoanálise e reforma íntima.

Já na abertura, o médium, que completou 86 anos na data, pode assistir um vídeo onde filhos, amigos e colaboradores o homenagearam com votos de gratidão. Em seguida, o cantor lírico e freqüentador da Mansão do Caminho (obra social do Centro Espírita caminho da Redenção) André Radeh cantou duas músicas, entre elas Jesus Alegria dos Homens em Esperanto.

Na primeira parte do encontro, Divaldo tratou dos preparativos realizados pelo Plano Espiritual para viabilizar a chegada de Jesus ao planeta. Os trabalhos de melhoria da psicosfera terrestre, afirmou, começaram dois mil anos antes de seu nascimento.

Posteriormente, a personalidade e os principais fatos biográficos de cada um dos Apóstolos foram debatidos, incentivando os ouvintes a descobrir com qual deles mais se identificavam.

No final, Divaldo fez um exercício prático, chamando quatro pessoas da platéia para que relatassem suas experiências. Posteriormente, traçou o perfil psicológico de cada uma delas, com base nas respostas e orientações dos mentores. À uma delas, Divaldo transmitiu palavras ditas no momento pela mentora Joanna de Angelis.

O encerramento levou quase todo o público às lágrimas, cantando de mãos dadas.

Texto: Ana Landi
Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Palestras no Grupo Espírita “Caminho de Luz”

Guaranésia, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Tácito Sgorlon no SEOB

São Carlos, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

1º. Encontro de Educação Espírita Aplicada

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; USE Sjcampos [[email protected]]; da Use Taubaté e de Regina Bachega )

 

 

 

Palestra musical com Margarete Áquila na

Casa do Caminho Ave Cristo. Birigui, SP

 

Amigos da Ave Cristo, Muita Paz!

 

No próximo sábado, dia 11 de maio estaremos recebendo na Ave Cristo a musicista, compositora e cantora Margarete Áquila, nossa amiga é formada em música pela escola Fundação das Artes e em psicanálise pelo Instituto de Trilogia Analítica do Dr. Norberto Keppe,  portadora de uma voz suave e melodiosa desenvolve seu trabalho solo desde 1999. 

 

Define seu trabalho musical com uma identidade própria e o objetivo de promover um relaxamento e bem-estar aos que o ouvem.

Estudiosa da nova ciência de musicoterapia acredita que músicas suaves, estéticas e melodiosas são a ponte para a elevação energética do ser. E tem comprovado isso com muito sucesso em suas apresentações, seu trabalho é composto de músicas próprias e tradicionais, misturando culturas, épocas e línguas de todo o mundo.

Segue link de Margarete Áquila cantando a música Quanta Luz: 

http://youtu.be/hmhIY5EKzuk

O belíssimo trabalho de Margarete Áquila pode ser apreciado pelo seu site: http://www.margareteaquila.com.br/

 

Convidamos você para esta tarde especial!

 

Margarete Áquila

 

Data: Sábado, dia 11 de maio de 2013

Horário: 15 horas

Local: Centro de Promoção Humana Ave Cristo

Endereço: Rua Ave Cristo, 600 – Colinas - Birigui SP

Fone: 18 3644.5090

Contamos com sua presença e divulgação!

Abraços Fraternos!

Fábio Ramos

 

 

(Informação em emails de Fábio Ramos; de Cleide Bucalon e de João Marchesi Neto)

 

 

 

AME-Carioca: Palestra com Guaraciara Maia no MAP

Rio de Janeiro, RJ

 

Rio de Janeiro, maio de 2013

         Caros (as) amigos(as),

         A AME CARIOCA (Associação Médico-Espírita Carioca), tem o prazer de convidá-lo (a) para mais uma maravilhosa palestra informativa "A Ciência da Alma", expositora Guaraciara Maia, psicóloga, membro das AME's São Paulo e Carioca, a realizar-se no dia 13/05, às 19h:30, no MAP (Movimento de Amor ao Próximo), Estr. do Pau Ferro, 325 - Pechincha, Jacarepaguá, RJ, telefones 3392-5600 e 3392-5700.

 

       Contamos com a sua presença!

 

      Repasse este convite e traga mais adeptos para este movimento, que nos brinda com tantas informações e esclarecimentos, visando a integração  corpo - mente - espírito. Como já dissemos anteriormente, nosso maior objetivo é a construção de bases sólidas para que o Médico da Alma e o Médico do Corpo, nosso amado Jesus, encontre neste despertar da consciência, os profissionais da verdadeira saúde, a levar muita Paz e Grande Amor aos semelhantes. 

       Venha! Contamos com você!                                                

        Muita paz, AME CARIOCA       

 

     E-mail: amecarioca@gmail.com

 

(Informação em email de Giovana Campos)

 

 

 

Programação da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais para o mês de maio/2013. Belo Horizonte, MG

 

Prezados,

Boa noite!

Encaminho a nossa programação para o mês de maio para que possam nos ajudar na divulgação desta atividade

 

Associação Médico-Espírita de Minas Gerais

(31) 3332-5293

Maio

Data

Horário

Palestrante

Tema

Dia 02*

19:00

Elaine Coelho

Cap. 5 ESE – Bem aventurados os aflitos: Motivos de resignação

 

20:00

Jaider Rodrigues

Ansiedade e Síndrome do pânico

Dia 09

19:00

Heloisa Coutinho

Cap. 5 ESE – Bem aventurados os aflitos: A felicidade não é deste mundo

 

20:00

Joana Parreiras

Os cinco círculos do Amor

Dia 16*

19:00

Romulo Noronha

Misericórdia quero, e não sacrifício. (Mt 9:13)

 

20:00

Walkiria Alves

Reencarnação: bendita trilha de redenção – estudo de caso

Dia 23

19:00

Ricardo Côrtes

Cap. 5 ESE – Bem aventurados os aflitos: É permitido abreviar a vida de um doente que sofre sem esperança de cura?

 

20:00

Ligia Pompeu

Etiologia do câncer nas vivências espirituais

* Apresentação musical com a dupla Cibele e Gabriel

As reuniões acontecem na sede da AME-MG : Endereço: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1160 – Bairro: Nova Granada, Belo Horizonte/MG CEP 30431-320

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra na Fraternidade André Luiz

Rio de Janeiro, RJ

 

FRATERNIDADE ANDRÉ LUIZ - CARIDADE EM MARCHA

RUA QUIXADÁ, 30 - PENHA CIRCULAR - RIO DE JANEIRO / RJ

PALESTRA

TEMA: E.S.E. -  O EGOÍSMO

EXPOSITOR: EDUARDO HENRIQUE (AEFP)

DIA -  08/05                   HORA - 20:00   ATÉ - 21:00

LEIA JORNAL CORREIO ESPÍRITA - JÁ NAS BANCAS

OUÇA A RÁDIO RIO DE JANEIRO 1400 AM

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Samuel Gomes

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Palestra com Haroldo Dutra Dias no CEEAK

Winterthur, Suíça

 

CEEAK – Vortrag 07. MAI 2013 (Einfach klicken)   CEEAK – Palestra 07. MAIO DE 2013(clique na foto)

Klicken Sie auf das Bild um es zu vergrössern                         Clique no cartaz para ampliá-lo

 logo3_ceeak_15Jahre

CEEAK – Centro de Estudos Espírita Allan Kardec

Industriestrasse 8

8404 – Winterthur

Schweiz

 WWW.CEEAK.CH

WWW.YOUANDPEACE.ORG

WWW.DIVALDOFRANCO.EU

WWW.LICHTVERLAG.CH

WWW.EDICEI.EU

 

(Informaçao em email do CEEAK, Suiça)

 

 

Palestra no CEAV com Agricio Antonio de Almeida

Pacaembú, SP

 

 

(Informação recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

Escala de palestras do CEJA- Centro Espírita Joanna de Ângelis

Guarulhos, SP

 

PROGRAMAÇÃO DE MAIO DE 2013

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Palestra com Roosevelt Andolphato Tiago

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

Palestra com Dr. Izaias Claro

Avanhandava, SP

 

CONVITE

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 AVANHANDAVA

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA QUE O

DR. IZAIAS  CLARO

DA CIDADE DE

OSVALDO  CRUZ

FARÁ DIA: 05/06/2013

TEMA: "  EDUCAÇÃO  DO  ESPIRITO  "

 (Informações em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Palestra comemorativa na A.E. Beneficente Joana D’Arc

Taubaté, SP

 

PALESTRA COMEMORATIVA DA PATRONA DA

ASSOCIAÇÃO ESPIRITA BENEFICENTE

“JOANA D’ARC”

Dia : 29/05/13 (4ª feira)

Horário: 20:00 hrs

Palestrante: PAULO REMI

Tema: Livre

Parte Artística : Seresteiros do Evangelho

Loca: Rua do Colégio, 151

Bom Conselho            - Taubaté - Sp.

 

 

(Informação recebida em emails de Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

Vídeo com seminário por Angélica Costa Maia realizado em

 São José do Rio Preto, SP

 

Tema: “A mudança como fator de crescimento”

Acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=S6HvjPz96uE

 

(Com colaboração de Valdir e Iara Monteiro [[email protected]])

 

 

 

Cine ABRAPE: O Valor da Vida

São Paulo, SP

 

 

(Informações em email de ABRAPE [[email protected]])

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgína e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/automatosoulivres.html

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Importante: Estatuto do Nascituro

 

NOVO COMUNICADO SOBRE O PROJETO DE LEI 478/2007 – ESTATUTO DO NASCITURO EM 06/05/2013.

Caros Amigos e Amigas Pró-Vidas do Brasil!

O Projeto de Lei 478/2007 denominado de ESTATUTO DO NASCITURO cujo objetivo tem por objetivo garantir os direitos da criança por nascer ou seja garantir os direitos do nascituro. Este Projeto foi reapresentado em 2007 pelos Deputados Luiz Bassuma e Miguel Martini, ambos escolheram não se candidatar à reeleição em 2010. 

Veja link abaixo do teor do Substitutivo deste Projeto aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=770928&filename=Tramitacao-PL+478/2007

O Estatuto do Nascituro está agora tramitando na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e o relator continua sendo o Deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) que apresentou parecer pela adequação financeira e orçamentária do Substitutivo aprovado na CSSF. A tramitação por esta Comissão deve-se ao fato de que faz-se necessário parecer pela adequação financeira e orçamentária, ou seja, como o Projeto prevê despesas do Estado no apoio à criança cuja gestação decorreu de violência sexual e mesmo assim a gestante resolveu ter o filho, mas, não tem condições financeiras de criá-lo.

 Veja link abaixo do parecer do Deputado Eduardo Cunha:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=995289&filename=Tramitacao-PL+478/2007

Precisamos garantir a aprovação do Estatuto do Nascituro na Comissão de Finanças e Tributação, pois significa dar mais um passo na direção da afirmação do direito à vida, regulamentando assim o artº 5º da Constituição Brasileira, que garante a INVIOLABILIDADE DO DIREITO À VIDA. Se aprovado nesta Comissão, o Estatuto do Nascituro será encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados que é a última Comissão onde será apreciado na Câmara dos Deputados.

Na quarta-feira, dia 17 de abril de 2013, o Estatuto do Nascituro foi pautado e o relator fez a leitura do seu parecer que é, insistimos, pela aprovação do mesmo. Logo após, o deputado Afonso Florence-PT/BA pediu a retirada de pauta do projeto para impedir a discussão e votação logo em seguida, que, nos garantiria a aprovação. Como não houve consenso pela retirada de pauta do projeto houve pedido de verificação do quórum (que é um procedimento regimental para verificar se o quórum está estabelecido). O resultado foi a inexistência de quórum por APENAS UM VOTO (tinha 16 deputados presentes quando deveria ter 17) o que resultou na queda da sessão da Comissão, ou seja, os trabalhos foram encerrados.

Atualizando as informações da tramitação:

Na última reunião da CFT o Presidente anunciou que seria realizada uma Sessão Extraordinária com pauta sob protesto do Deputado Cláudio Puty (PT/PA). O que se constata hoje (06.05.2013) é que a pauta publicada é a da Sessão ORDINÁRIA com 63 itens e o Estatuto do Nascituro está colocado no item nº 18 da pauta. Portanto, não haverá SESSÃO EXTRAORDINÁRIA com pauta única para apreciação do Estatuto do Nascituro. Clique no link abaixo e veja a pauta que foi divulgada para a próxima quarta-feira, 08 de maio de 2013.

http://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/integras/1081284.htm

O que pode ocorrer na próxima quarta-feira, 08/05/2013?

1º) O Relator Deputado Eduardo Cunha ou qualquer outro parlamentar pedir inversão de pauta, para que o Estatuto do Nascituro seja apreciado logo após a análise dos Requerimentos da pauta. Como toda inversão precisa ser aprovada pelo conjunto dos parlamentares da Comissão, pode ser que haja pedido nominal para esta votação e não havendo quórum, a sessão é encerrada sem apreciação de nenhuma proposição. Mas, havendo quórum, a inversão é garantida e aí podemos ter a votação do Projeto de Lei 478/2013 (Estatuto do Nascituro).

2º) Não havendo inversão de pauta para o Estatuto do Nascituro, estando ele elencado no 18º item, é pouco provável que seja apreciado nesta sessão da próxima quarta-feira, até porque tem uma audiência pública marcada para as 11 horas deste mesmo dia.

A nossa sugestão é que a partir de hoje retomemos a pressão sobre os parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação, enviando emails, ligando para os gabinetes solicitando que o parlamentar vote pela aprovação do Parecer do Deputado Eduardo Cunha-PMDB/RJ. Mas também é importante que os parlamentares seja pressionados em seu Estado, em sua base eleitoral. E, nesse sentido, deve-se procurar o parlamentar ou sua assessoria NO ESTADO pedindo o voto pela aprovação do Estatuto do Nascituro.

A partir de agora a pressão deve ser permanente, todos os dias, pois, só desta maneira podemos garantir a aprovação do Estatuto do Nascituro. Não se preocupem se os emails retornarem, pois, isso significa que a caixa de email do parlamentar está cheia. Envie novamente em outro momento. Mas, não deixe de enviar. Esse é um trabalho de pressão que funciona junto com as ligações para os gabinetes. Esclareço que existe uma linha telefônica em cada gabinete que recebe ligação a cobrar. (Verifique o número na tabela abaixo). Se der ocupado, não desista, espere um pouco e ligue novamente até conseguir falar com alguém do gabinete. Seja objetivo expressando claramente que está ligando para solicitar que o deputado ou deputada vote a favor do Estatuto do Nascituro acompanhando o voto do relator Deputado Eduardo Cunha-PMDB/RJ. E não esqueça de dizer que irá acompanhar o voto do deputado (a) para verificar se vale a pena continuar votando nele.

Vamos pressionar os parlamentares da Comissão de Finanças e Tributação para que VOTEM COM O RELATOR Deputado Eduardo Cunha-PMDB/RJ, enviando a seguinte mensagem abaixo, em negrito, apenas copiando e colando no corpo do seu email:

Senhor Deputado, solicito seu voto pela aprovação do Parecer do Deputado Eduardo Cunha-PMDB/RJ ao Projeto de Lei 478/2007 denominado de ESTATUTO DO NASCITURO, que estabelece os DIREITOS DA CRIANÇA POR NASCER. A Vida é um bem jurídico indisponível conforme determina o artº  5º da Constituição Brasileira que garante “... a inviolabilidade do direito à vida” e, nesse sentido, o direito à vida desde a fecundação é o primeiro e o mais fundamental de todos os direitos humanos. O Substitutivo deste Projeto de Lei em análise na Comissão de Finanças e Tributação NÃO MODIFICA  o Código Penal Brasileiro no que se refere à EXCLUDENTE DE PUNIBILIDADE quando a gravidez resultante de violência sexual (estupro). Em relação a esta questão o Estatuto do Nascituro não revoga, portanto, o que está disposto no artº 128 do Código Penal Brasileiro. Apenas possibilita à mulher, vítima de estupro, que optar em levar a gravidez adiante e não tiver condições econômicas de criar o filho  ou filha, a proteção do Estado conforme o que está disposto no artº 13 do Substitutivo aprovado na Comissão de Seguridade Social e Familia:

“Art. 13. O nascituro concebido em decorrência de estupro terá assegurado os seguintes direitos, ressalvados o disposto no Art. 128 do Código Penal Brasileiro:

I – direito à assistência pré-natal, com acompanhamento psicológico da mãe;

II – direito de ser encaminhado à adoção, caso a mãe assim o deseje.

§ 1º Identificado o genitor do nascituro ou da criança já nascida, será este responsável por pensão alimentícia nos termos da lei.

§ 2º Na hipótese de a mãe vítima de estupro não dispor de meios econômicos suficientes para cuidar da vida, da saúde do desenvolvimento e da educação da criança, o Estado arcará com os custos respectivos até que venha a ser identificado e responsabilizado por pensão o genitor ou venha a ser adotada a criança, se assim for da vontade da mãe.”

Portanto, Senhor (a) Deputado (a) não se deixe influenciar pela falsa retórica dos que estão se manifestando contra o Estatuto do Nascituro denominando-o, pejorativamente, de BOLSA ESTUPRO, porque, na verdade, o que eles querem mesmo é a legalização do aborto em nosso país e a aprovação do Estatuto do Nascituro será a “pá de cal” sobre as propostas dos que defendem a descriminalização do aborto no Brasil.

Isto posto, Senhor Deputado, reafirmo minha solicitação como cidadão (ã) brasileiro(a) que VOTE FAVORAVELMENTE AO ESTATUTO DO NASCITURO acompanhando o PARECER PELA ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA NOS TERMOS DA EMENDA APRESENTADA PELO RELATOR DESTA MATÉRIA, Deputado Federal Eduardo Cunha-PMDB/RJ.

 

Assim sendo, estará Vossa Excelência garantindo o direito constitucional  à VIDA desde a concepção. Isso é o que esperamos de Vossa Excelência como membro da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

 

(Não esqueça de colocar seu nome, cidade e Estado)

 _______________________________

 Relação Membros da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados:

 

Nome Parlamentar

Partido

UF

Telefone

DDD: 61

Fax

DDD: 61

Correio Eletrônico

AELTON FREITAS

PR

MG

3215-5204

3215-2204

[email protected]

A cobrar: 90216132153204

AFONSO FLORENCE

PT

BA

3215-5481

3215-2481

[email protected]

A cobrar: 9021613215481

ALBERTO MOURÃO

PSDB

SP

3215-5568

3215-2568

[email protected]

A cobrar: 9021613215568

ALEXANDRE LEITE

DEM

SP

3215-5841

3215-2841

[email protected]

                   A cobrar: 9021613215841

 

ALFREDO KAEFER

PSDB

PR

3215-5818

3215-2818

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215818

 

ANDRÉ FIGUEIREDO

PDT

CE

3215-5940

3215-2940

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215940

 

ANDRE MOURA

PSC

SE

3215-5846

3215-2846

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215846

 

ANDRE VARGAS

PT

PR

3215-5923

3215-2923

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215923

 

ANTÔNIO ANDRADE

PMDB

MG

3215-5305

3215-2305

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215305

 

MENDES THAME

PSDB

SP

3215-5624

3215-2624

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215624

 

ARNALDO JARDIM

PPS

SP

3215-5245

3215-2245

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215245

 

ASSIS CARVALHO

PT

PI

3215-5909

3215-2909

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215909

 

CARMEN ZANOTTO

PPS

SC

3215-5503

3215-2503

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215503

 

CELSO MALDANER

PMDB

SC

3215-5311

3215-2311

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215311

 

CLÁUDIO PUTY

PT

PA

3215-5480

3215-2480

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215480

 

CLEBER VERDE

PRB

MA

3215-5710

3215-2710

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215710

 

DELEGADO PROTÓGENES

PCdoB

SP

3215-5745

3215-2745

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215745

 

EDIVALDO HOLANDA JUNIOR

PTC

MA

3215-5484

3215-2484

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215484

 

EDUARDO CUNHA

PMDB

RJ

3215-5510

3215-2510

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215510

 

EMILIANO JOSÉ

PT

BA

3215-5826

3215-2826

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215826

 

FERNANDO COELHO FILHO

PSB

PE

3215-5662

3215-2662

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215662

 

GENECIAS NORONHA

PMDB

CE

3215-5244

3215-2244

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215244

 

GUILHERME CAMPOS

PSD

SP

3215-5283

3215-2283

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215283

 

JAIRO ATAÍDE

DEM

MG

3215-5809

3215-2809

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215809

 

JERÔNIMO GOERGEN

PP

RS

3215-5316

3215-2316

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215316

 

JOÃO DADO

PDT

SP

3215-5509

3215-2509

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215509

 

JOÃO LYRA

PSD

AL

3215-5720

3215-2720

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215720

 

JOÃO MAGALHÃES

PMDB

MG

3215-5211

3215-2211

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215211

 

JOÃO MAIA

PR

RN

3215-5439

3215-2439

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215439

 

JOÃO PAULO CUNHA

PT

SP

3215-5965

32152965

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215965

 

JOSÉ GUIMARÃES

PT

CE

3215-5358

3215-2358

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215358

 

JOSÉ HUMBERTO

PHS

MG

3215-5267

3215-2267

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215267

 

JOSÉ PRIANTE

PMDB

PA

3215-5752

3215-2752

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215752

 

JOSE STÉDILE

PSB

RS

3215-5354

3215-2354

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215354

 

JÚLIO CESAR

PSD

PI

3215-5944

3215-2944

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215944

 

JÚNIOR COIMBRA

PMDB

TO

3215-5274

3215-2274

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215274

 

LEONARDO GADELHA

PSC

PB

3215-5735

3215-2735

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215735

 

LUCIANO CASTRO

PR

RR

3215-5401

3215-2401

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215401

 

LUCIO VIEIRA LIMA

PMDB

BA

3215-5612

3215-2612

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215612

 

LUIZ CARLOS SETIM

DEM

PR

3215-5901

3215-2901

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215901

 

LUIZ PITIMAN

PMDB

DF

3215-5931

3215-2931

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215931

 

MANATO

PDT

ES

3215-5574

3215-2574

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215574

 

MANOEL JUNIOR

PMDB

PB

3215-5601

3215-2601

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215601

 

MARCUS PESTANA

PSDB

MG

3215-5715

3215-2715

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215715

 

MAURO NAZIF

PSB

RO

3215-5948

3215-2948

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215948

 

MENDONÇA PRADO

DEM

SE

3215-5508

3215-2508

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215508

 

NELSON MARCHEZAN JR

PSDB

RS

3215-5368

3215-2368

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215368

 

OSMAR JÚNIOR

PCdoB

PI

3215-5356

3215-2356

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215356

 

OTONIEL LIMA

PRB

SP

3215-5370

3215-2370

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215370

 

PAUDERNEY AVELINO

DEM

AM

3215-5610

3215-2610

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215610

 

PAULO MALUF

PP

SP

3215-5512

3215-2512

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215512

 

PEDRO EUGÊNIO

PT

PE

3215-5902

3215-2902

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215902

 

PEDRO NOVAIS

PMDB

MA

3215-5813

3215-2813

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215813

 

REGINALDO LOPES

PT

MG

3215-5426

3215-2426

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215426

 

REINHOLD STEPHANES

PSD

PR

3215-5820

3215-2820

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215820

 

RICARDO BERZOINI

PT

SP

3215-5344

3215-2344

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215344

 

RODRIGO MAIA

DEM

RJ

3215-5308

3215-2308

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215308

 

ROGÉRIO CARVALHO

PT

SE

3215-5641

3215-2641

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215641

 

RUI PALMEIRA

PSDB

AL

3215-5476

3215-2476

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215476

 

SÉRGIO BRITO

PSD

BA

3215-5638

3215-2638

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215638

 

TONINHO PINHEIRO

PP

MG

3215-5584

3215-2584

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215584

 

VAZ DE LIMA

PSDB

SP

3215-5850

3215-2850

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215850

 

ZECA DIRCEU

PT

PR

3215-5285

3215-2285

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215285

 

ZEQUINHA MARINHO

PSC

PA

3215-5823

3215-2823

[email protected]

 

 

A cobrar: 9021613215823

 

 

O país já tem vários Estatutos, do Idoso, da Criança e Adolescente, dentre outros, além do Estatuto da Juventude que deverá logo logo tornar-se lei. Chegou, portanto, o momento do país ter também o ESTATUTO DO NASCITURO para garantir o direito ao desenvolvimento da vida intrauterina. Se aprovado o Brasil dar ao mundo o exemplo de um país que valoriza a vida humana, desde a concepção.

 Um abraço pela vida!

 Jaime Ferreira Lopes

Vice-Presidente Nacional Executivo do

Movimento Nacional da Cidadania pela Vida (Brasil Sem Aborto) e

Assessor da Frente Parlamentar em Defesa da Vida – Contra o Aborto do Congresso Nacional.

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; lenise garcia [[email protected]])

 

 

 

Espiritualidade e Saúde Mental

 

Para a medicina, o que é espiritualidade? Difere da religião? Que diferença pode fazer na vida?

 

ESPIRITUALIDADE E SAÚDE MENTAL

Disponível na WEB no Blog do NEU-UERJ

 

http://neu-uerj.zip.net/

 

O que é espiritualidade?

A espiritualidade envolve experiências que: apontam para a descoberta do grande significado e propósito na vida; para um senso de conexão profunda "pessoal e com o universo"; integração e um sentimento de plenitude.

Espiritualidade frequentemente se torna mais importante em tempos de angústia, estresse emocional, doença física e mental, perda, luto e proximidade da morte.

Todos os cuidados de saúde tentam aliviar a dor e curar - mas bons cuidados de saúde tentam fazer mais do que isso. Espiritualidade enfatiza a cura da pessoa, não apenas da doença. Ela vê a vida como uma jornada, onde as experiências boas e ruins podem ajudar você a aprender, desenvolver e amadurecer.How is spirituality different from religion?

Espiritualidade difere de religião?

A espiritualidade não está ligada a nenhuma crença religiosa em particular ou tradição. Embora a cultura e as crenças possam desempenhar um papel na espiritualidade, cada pessoa tem sua única e própria experiência de espiritualidade - pode haver experiência pessoal, tenha a pessoa uma crença religiosa ou não. Espiritualidade também destaca como estamos conectados com o mundo e outras pessoas.What is spiritual health care ?What difference can spirituality make?

Que diferença pode fazer a espiritualidade?

Usuários do serviço dizem que eles ganharam: melhor autocontrole, autoestima e confiança, recuperação mais rápida e fácil (muitas vezes de perdas com luto saudável e, através do reconhecimento de seus pontos fortes); melhores relacionamentos – consigo, com os outros e com Deus / criação / natureza; um novo senso de esperança, significado e paz de espírito. Isto lhes permitiu aceitar e conviver com seus problemas existenciais persistentes.

As práticas espirituais podem nos ajudar a desenvolver melhor nosso interior. Elas podem nos ajudar a nos tornamos mais criativos, pacientes, persistentes, honestos, gentis, compassivos, sábios, calmos, esperançosos e alegres. Tudo isso faz parte do adequado cuidado em saúde.

Estão incluídos nas habilidades espirituais: ser honesto - e capaz de perceber como é visto pelos outros; ser capaz de manter o foco no presente, de estar alerta, sem pressa e atento; desenvolvimento de um senso mais profundo de empatia; ser capaz de estar com alguém que está sofrendo, enquanto guarda a própria esperança; aprender a fazer melhor juízo, por exemplo, quando deve falar ou agir, e quando deve ficar em silêncio ou não fazer absolutamente nada.

Espiritualidade enfatiza nossas conexões com outras pessoas e com o mundo, criando a idéia de 'reciprocidade'. Isso significa que tanto o doador como o receptor receberão algo daquilo que acontece, que quando você ajuda o outro, ajuda a si mesmo. Muitos cuidadores desenvolvem naturalmente habilidades e valores espirituais ao longo do tempo, como resultado de seu compromisso com aqueles com quem se importam. Aqueles que estão sendo cuidados, por sua vez, podem frequentemente ajudar outros que estão passando pelo perigo.The place of chaplaincy/pastoral care

Existem evidências Education and research de que as pessoas que pertencem a uma comunidade de fé, ou que possuem crenças religiosas ou espirituais, adquirem melhor saúde mental. Assim, existem agora cursos sobre espiritualidade para estudantes e profissionais de saúde mental.

About the Spirituality and Psychiatry Special Interest Group (SIG)A espiritualidade é profundamente pessoal. Tente descobrir o que melhor funciona com você. Três partes dessa rotina diária podem somar: um tempo regular para recolhimento interior (para oração, reflexão ou meditação); estudo de um material religioso e / ou espiritual; fazer amigos que possuem aspirações em termos de objetivos espirituais e / ou religiosos. Aos da Educação em Saúde, lembramos que “A educação da alma é a alma da Educação.(*)

Leitura adicional

Spirituality and mental health.

http://www.forumespirita.net/fe/spiritism-english/as-transfers-of-faith-in-nihilism-to-the-reality-of-the-immortal-soul/

Citações pertinentes:

Puchalski C. & Larson D. (1998) Developing curricula in spirituality and medicine. Acad Med. 73(9), 970-974.

World Health Organization. (1998) WHOQOL and Spirituality, Religiousness and Personal Beliefs: Report on WHO Consultation. Geneva.

Post S., Puchalski C.& Larson D. (2000) Physicians and Patient Spirituality: Professional Boundaries, Competency, and Ethics. Annals of Internal Medicine. 132: 578-583.

Culliford L. (2007) Taking a Spiritual History. Advances in Psychiatric Treatment,13, 212-219.

Culliford L. (2009) Teaching Spirituality and Healthcare to 3rd Year Medical Students. Clinical Teacher. 6: 22-27.

Formiga, LB & Formiga, LCD. Saúde e Doença.

http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2012/02/saude-e-doenca.html

http://sinapseslinks.wordpress.com/2012/02/17/saude-e-doenca/

Formiga, LCD. Erro médico laboratorial, drogas, religiosidade e espiritualidade, palestra no Laboratório Central de Saúde Pública, para profissionais especialistas em Microbiologia Clínica.

http://www.forumespirita.net/fe/power-point/ciencia-e-espiritualidade-gregg-braden/

http://sinapseslinks.wordpress.com/2012/01/28/consciencia-na-secretaria-de-saude/

(*) Espírito André Luiz / Médium Francisco Cândido Xavier.

 

 

(Texto recebido em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP