Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 11 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/11-05-2013.htm

 

 

 

 

Ave Maria

(Maria Callas)

 

Clique, minimize,  e continue a ler o email

http://www.youtube.com/watch?v=l5cF5GGqVWo&feature=related

 

 

 

 

 

Entrevista com Dra.  Marlene Nobre por Claudia Santos para Noticias do Movimento Espírita  

 

Medicina da alma

 

 

A 9ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil reunirá membros de 53 Associações Médico-Espíritas do Brasil (AMEs) e internacionais, profissionais da Saúde e o público geral para discutir as mais recentes pesquisas sobre ciência e espiritualidade com o tema Os desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa e na prática clínica. O evento, organizado pela AME-Brasil, acontecerá de 29 de maio a 1º de junho, no Centro de Convenções de Maceió (AL).

“Nesta edição, vamos discutir os assuntos de saúde não somente com o grande público, mas também entre nós, médicos. Vamos abordar assuntos científicos mais profundos a fim de trabalharmos no desenvolvimento e na implantação do paradigma médico-espírita”, afirma Marlene Nobre, ginecologista e presidente da AME-Brasil. As palestras terão como objetivo mostrar os estudos e trabalhos médicos que usam a fé, a oração e a espiritualidade como participantes nos tratamentos e processos de cura. “Também vamos expor assuntos de saúde que sejam úteis ao público fiel, que nos tem acompanhado há cerca de 20 anos e que se amplia a cada ano, pois vem ao encontro dos anseios de progresso da própria sociedade”, completa Marlene, que fala mais sobre o congresso e o trabalho da AME-Brasil abaixo:

 

Dra. Marlene Nobre. Foto Ismael Gobbo

 

Marlene, como começou a história dos Mednesp, os congressos médico-espíritas?

   O Mednesp nasceu com a Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP), instituição pioneira, existente desde 30 de março de 1968. Mas foi em 1991 que se iniciaram os encontros bianuais, no formato em que o Mednesp se encontra hoje. O evento acontece de dois em dois anos. Até 2007 sempre foi realizado em São Paulo, em 2009 ocorreu em Porto Alegre (RS) e em 2011, em Belo Horizonte (MG).

 

Foi por meio deles que nasceu a Associação Médico-Espírita do Brasil?

   Exatamente. A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada em São Paulo (SP), em 17 de junho de 1995, durante a realização do Mednesp-95, o 3º Congresso Nacional de Médicos Espíritas, realizado pela AME-SP. Até 1991, quando se iniciaram os encontros nacionais bienais, existiam somente a AME-SP e a AME-MG, fundada em 18 de abril de 1986. A partir de então, fundaram-se outras, em vários Estados do Brasil, possibilitando o surgimento da entidade federal, com a adesão, em 1995, de 10 instituições (AMEs Bahia, Ceará, Campina Grande, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Santos e São Paulo). Atualmente, são 53 AMEs no País, incluindo-se as estaduais e regionais.

 

Qual a missão da AME-Brasil?

   Com o surgimento das associações médico-espíritas (AMEs), tornou-se necessária uma entidade que congregasse o movimento médico-espírita nacional, sendo esta, portanto, a sua missão básica. Além de congregar todas as AMEs  municipais, auxiliando em sua atuação, de modo a difundir o Movimento Médico-Espírita nos estados e colaborar com instituições educacionais, assistenciais e órgãos em geral, a entidade tem por finalidade o estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista suas relações, integração e aplicação nos campos da filosofia, da religião e da ciência, em particular da Medicina, procurando fundamentá-la por meio da criação e realização de estudos e experiências orientadas nessa direção. A AME-Brasil deve ainda difundir e preservar o Movimento Médico-Espírita junto a outras classes profissionais liberais e ao público em geral e promover eventos culturais e científicos que levem ao desenvolvimento de seu trabalho.

 

Como a AME-Brasil está composta hoje?

   A Associação Médico-Espírita do Brasil é composta de AMEs municipais que se reúnem por região ou por Estado de modo a tornar o Movimento o mais amplo e abrangente possível, com a participação de todos os colegas que se sintam unificados pelo ideal médico-espírita, podendo contribuir, onde quer que se encontrem. São 53 as entidades no País: AME-ABC, Alagoas, Amapá, Bagé, Bahia, Bebedouro, Campina Grande, Campinas, Carioca, Cariri, Cascavel, Ceará, Chapecó, Distrito Federal, Dourados, Espírito Santo, Estado de Pernambuco, Franca, Goiás, Imperatriz, Lagos, Macaé, Manaus, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Niterói, Nova Friburgo, Pará, Paraíba, Paraná, Pelotas, Piauí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Santa Maria, Santos, Santo Ângelo, São Francisco, São Paulo, Sergipe, Serra Gaúcha, Sorocaba, Teresópolis, Tocantins, Três Rios, Uberaba, Vale do Paraíba e Volta Redonda.

 

Quantos profissionais fazem parte do quadro da AME-Brasil?

   Pode-se dizer, pelo levantamento das inscrições dos inúmeros eventos, que cerca de 1,2 mil médicos participam dos congressos, cursos, simpósios e outras atividades promovidos pela entidade. Embora haja muitos inscritos nos quadros associativos da AME-Brasil, inclusive nas atas de fundação, reuni-los, periodicamente, não é tarefa fácil, tendo em vista a natureza do trabalho que realizam, nem sempre compatível com horários fixos, fato facilmente observável nas reuniões comuns de nossas entidades de classe. Nos eventos da entidade, realizados em várias regiões do Brasil, verifica-se que cerca de 25 a 30% são constituídos de médicos. Nos cargos de diretoria das AMEs só há médicos, mas muitas delas têm departamentos, como os de Psicologia, Física e outros, que funcionam com seus regimentos internos, e integram-se, perfeitamente, ao trabalho, dentro do conceito holístico que a entidade abraça, fazendo parte das equipes multidisciplinares, necessárias aos estudos, pesquisas e atividades em andamento.

 

O que a AME faz de diferente de uma associação médica normal?

   A Associação Médico-Espírita procura levar a alma para a Medicina, em seu duplo sentido. Estuda, pesquisa e procura comprovar a existência do espírito imortal e, ao mesmo tempo, ressalta o valor do calor humano, da solidariedade, no amparo ao paciente. Sua proposta, portanto, é a de mudança de paradigma, tendo em vista que saúde e doença são muito mais atributos da alma do que do corpo físico. Na visão espírita, portanto, a constituição do ser humano muda, inteiramente. Ele é visto como um ser muito mais complexo, porque é o resultado da integração do espírito aos seus envoltórios: os sutis e o físico. É natural, portanto, que a AME tenha alguns objetivos comuns às associações médicas tradicionais, mas que busque por outros bem diferentes, tendo em vista que, para a entidade, os fenômenos espirituais são prioritários.

 

Depois de 18 anos de atividades, como se define o momento pelo qual passa a AME-Brasil?

   O Movimento Médico-Espírita ainda está em fase de estruturação e sedimentação, mas pode-se dizer que cada AME tem características próprias. Há publicações, cursos, simpósios, congressos, atividades hospitalares e ambulatoriais que mesclam Medicina e Espiritualidade, nas quais a prioridade é respeitar a religião do paciente. Há também projetos de pesquisa. A AME-Brasil também publica livros, revistas e boletins informativos, participa de campanhas contra o aborto, a eutanásia e as manipulações genéticas com finalidade eugênica, entre outras.

 

A AME já estendeu suas atividades para uma associação internacional?

   Sim, em 1999, durante o I Encontro Internacional de Médicos Espíritas, foi criada a Associação Médico-Espírita Internacional (AME-Internacional), que, na ocasião, contava com a participação do Brasil, Panamá, Portugal, Argentina, Colômbia e Guatemala.

 

De forma resumida, sobre o que, basicamente, as pesquisas já publicadas pela AME tratam?

   Elas tratam, principalmente, da interferência da energia vital no organismo e da influência da espiritualidade na melhora da qualidade de vida do indivíduo.

 

O que será discutido no Mednesp e como ele estará dividido?

   O evento discutirá os desafios do paradigma médico-espírita no ensino, na pesquisa e na prática clínica. No auditório Dois Williams, que homenageia dois vultos da ciência – William Crookes e William James – serão abordados assuntos científicos mais profundos e que têm particular interesse para os médicos, a fim de se trabalhar no desenvolvimento e na implantação do paradigma médico-espírita, tanto nas universidades quanto na própria práxis médica de todos os dias. No grande auditório serão expostos assuntos de saúde que sejam úteis ao público que acompanha o trabalho da AME há cerca de 20 anos e que se amplia a cada ano, uma vez que as pessoas vêm demonstrando cada vez mais interesse pelo modelo construído, porque vem ao encontro dos anseios de progresso da própria sociedade.

 

Que temas serão abordados?

   No primeiro dia do evento, no auditório Dois Williams, sob o tema Da Poeira de Estrelas ao Ser Humano Cocriador, serão abordados tópicos importantes, como o alvorecer da vida no planeta, a conquista do pensamento contínuo, a consciência não local e o cérebro quântico, a ligação espírito-cérebro-mente-citoplasma, para culminar com a conquista da saúde e da autotranscendência, que dará a cada criatura a possibilidade de colaborar mais diretamente com a obra do Criador. Nesse auditório, nos dias seguintes, a saúde será abordada como um bem fundamental que se conquista ao longo dos milênios. Dessa forma, serão expostos os novos conceitos de saúde e as pesquisas científicas já conquistadas até agora no âmbito das próprias AMEs.

   No mesmo dia, no grande auditório, o painel Do Alvorecer ao Poente da Vida Humana enfocará, ao longo do dia, da concepção à velhice, passando pelo período infantil, adolescência e maturidade. Nos demais dias, a saúde será discutida como um bem fundamental em construção, procurando enfocar muitas doenças à luz da espiritualidade, bem como assuntos éticos importantes, como os dilemas éticos no término da vida, os transplantes, as células-tronco, a humanização da medicina, etc.

   No terceiro auditório serão discutidos assuntos especiais como homeopatia, dependência química, terapêutica complementar espírita: passes e assistência espiritual nos hospitais e nos institutos de saúde.

 

É a primeira vez que um evento como esse acontece no Nordeste?

   Sim, é primeira vez que acontece no Nordeste, desde que deixou de ser realizado em São Paulo a partir de 2009. Maceió foi escolhida porque a candidatura da cidade foi apresentada e defendida pelo presidente da Associação Médico-Espírita de Alagoas (AME-AL), dr. Ricardo Santos, e seus colaboradores. A cidade tem um centro de convenções de grande porte, que permite a realização de um amplo evento.

 

Quantas pessoas são esperadas?

   No Mednesp de 2009, em Porto Alegre (RS), compareceram 1,3 mil pessoas, e dois anos depois, em Belo Horizonte (MG), 1,1 mil pessoas participaram do evento. Esperamos chegar em 2 mil participantes nesta edição.

 

É preciso ser médico para participar do Mednesp?

   Não, o evento é aberto a profissionais de Saúde no geral e público leigo.

 

Como deve fazer quem quiser se inscrever para o Mednesp? 

   As inscrições podem ser feitas pelo site do Mednesp 2013: https://mednesp2013.amealagoas.com.br/

 

O Mednesp 2013 está nas redes sociais? Se sim, com quais canais?

   Sim, o Mednesp 2013 está presente no twitter (@AME_Alagoas), Facebook e Google + da AME-Alagoas; e twitter (@AME_Brasil) e Facebook da AME-Brasil.

 

Quem tiver interesse no conteúdo dos demais congressos realizados pela AME tem como ter acesso aos conteúdos das palestras?

   Sim, a AME-Brasil tem à venda uma série de DVDs com o conteúdo de alguns congressos. Eles podem ser adquiridos na loja virtual da AME-Brasil, no site WWW.amebrasil.org.br

 

 

 

 

60ª. Semana Espírita de

Vitória da Conquista, BA

 

(Informação recebida em email de UEVC uevc [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública na “Spiritist Society of Ireland”

Dublin, Irlanda

 

(Informações recebidas em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

1º. Encontro Espírita de

Presidente Prudente, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

III Semana Espírita de

São Gonçalo dos Campos, BA

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Seminário sobre Mediunidade no C.E. Lar João Batista

Salvador, BA

 

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Programação da Semana Espírita no C.E. A Caminho da Luz

Alfenas, MG

 

CENTRO ESPÍRITA 
A CAMINHO DA LUZ

 

Rua da Liberdade, nº 151 – Vila Betânia – Alfenas – MG

SEMANA ESPÍRITA DE 13 á 17 de maio de 2013

Dia 13 de maio de 2013 – 20 hora

Paulo Henrique Bueno –  Carmo do Rio Claro

Tema: Personagens do Evangelho

Dia 14 de maio de 2013 – 20 horas

João Tadeu Silva – Guaxupé

Tema:  A Família e a Oração

Dia 15 de maio de 2013 – 20 horas

Elmo Guimarães Barreiro – Alfenas

Tema: Uma atitude chave às portas de

uma nova civilização: a tolerância.

Dia 16 de maio de 2013 – 20 horas

Ismael Batista – Guaxupé

Tema: Depressão, não entre nessa.

 

Dia 17 de maio de 2013

Wladimir  Miranda

Tema: Fenômenos mediúnicos

 

(Informação recebida em email de Ismael Batista da Silva)

 

 

 

Palestra com Sandra Fiore no S.E.Caminho, Verdade e Vida

São Carlos, SP

 

Sandra Fiore

Imagem Internet

 

SEARA ESPÍRITA CAMINHO,VERDADE E VIDA   

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp 

 

Palestra neste sábado 11/05/13 ás 18h30min. 

 

Palestrante: Sandra Fiore (de Araraquara-sp)

Tema: RESIGNAÇÃO (Analise da dor conforme nos ensina o espiritismo)

Venha estudar Espiritismo conosco.  Comece agora...

Segundas... 19h30min Estudos: Ação e Reação  (André Luiz – Chico Xavier)

Quartas...... 19h30min Estudos: Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

Sexta.......... 19h30min Estudos: Dramas da Obsessão (Ivone A. Pereira – Bezerra de Menezes)

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

VENHA ESTUDAR CONOSCO.

 

 

(Informação recebida em email de abrart [[email protected]])

 

 

 

Palestra musical no C.E. Dr. Mariano Dias

vai homenagear as Mães. Penápolis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Agnaldo Rodrigues Alves [[email protected]])

 

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

“Os pais, os filhos e a educação infantil”. Três Corações, MG  

 

 

(Informações em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Jorge Bichuetti no C.E. Fé e Amor

Fazenda Santa Maria (Conquista/Sacramento) MG

 

 

(Informação recebida em email de Nilberto Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

Teatro com Grupo de Teatro Irmão X

Diadema, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Leia o informativo INFOSEF

Niterói, RJ

 

Acesse aqui:

http://imgs.sef.org.br/infosef13.html

 

 

 

 

Campanha de agasalho do C.E. Irmão Joseph Gleber

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Bazar “Dia das Mães”

Taquara, RJ

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Festa Junina “João Ramalho”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

 

Noticias da Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

 

 

O discípulo do Senhor não é chamado tão-somente ao curso verbal.
Aprendizado e aplicação constituem a realização.
Não te prendas, desse modo, à indagação que perde o valor do tempo.
Pensa e age ao padrão de idealismo redentor que abraçaste.

Agostinho - Livro: Sínteses Doutrinárias (psicografia de Chico Xavier)

--------------------
Entendendo-se o conceito de vibrações, no terreno do espírito, por oscilações ou ondasmentais, importa observar que exteriorizamos constantemente semelhantes energias.

Disso decorre a importância das idéias que alimentamos.

***

Em muitas faces da experiência terrestre nos desgastamos com as nossas próprias

reações intempestivas, ante a conduta alheia, agravando obstáculos ou ensombrando problemas.

Se nos situássemos, porém, no lugar de quantos criem dificuldades, estaríamos em novo câmbio de emoções e pensamentos, frustrando descargas de ódio ou violência, angústia ou crueldade que viessem a ocorrer em nossos distritos de ação.

***

Experimenta a química do amor no laboratório do raciocínio.

***

Se alguém te fere coloca-te, de imediato, na condição do agressor e reconhecerá para logo que a compaixão deve envolver aquele que se entregou inadvertidamente ao ataque para sofrer em si mesmo a dor do desequilíbrio.

***

Se alguém te injuria, situa-te na posição daquele que te apedreja o caminho e perceberá sem detença que se faz digno de piedade todo aquele que assim procede, ignorando que corta apropria alma, induzindo-se à dor do arrependimento.

***

Se te encontras sob o cerco de vibrações conturbadoras, emite de ti mesmo aquelas outras que se mostrem capazes de gerar vida e elevação, otimismo e alegria.

***

Ninguém susta golpes da ofensa com pancadas de revide, tanto quanto ninguém apaga fogo a jorros de querosene.

***

Responde a perturbações com a paz.

Ante o assalto das trevas faze luz.

***

Se alguém te desfecha vibrações contrárias à tua felicidade, endereça a esse alguém a tua silenciosa mensagem de harmonia e de amor com que lhe desejes felicidade maior.

***

Disse-nos o Senhor: "Batei e abrir-se-vos-á. Pedi e obtereis".

Este mesmo princípio governa o campo das vibrações.

Insiste no bem e o bem te garantirá.

Emmanuel

(Vibrações - Livro Paz e Renovação - psicografia de Chico Xavier) 

Clique nas notícias abaixo para maiores informações ...

APOSTILAS da FEB - Federação Espírita Brasileira - em PDF para baixar gratuitamente


PIZZADA Beneficente com sorteio de brindes em prol da construção da Casa de Repouso Nosso Lar, dia 18/05 às 17h - R. Martins Pereira, 183 - Jd Jussara  -só R$ 15,00

10º Encontro de Espiritismo em Jacareí - dias 07, 08 e 09 de junho

Curso de Capacitação de Dirigentes de EAE - 22 de maio na AME 

Conheça um pouco das publicações e manuais da FEB, Federação Espírita Brasileira, casa- máter do Espiritismo no Brasil

Clube do Livro Espírita: Confira os livros do mês de MAIO aqui!!!

A MULTIPLICAÇÃO DOS CENTROS ESPÍRITAS - 5a diretriz do Plano de Trabalho da FEB (Federação Espírita Brasileira) para o movimento espírita

Divulgação de Mensagens Espíritas nos Cemitérios - conheça este trabalho

Ouça os Audiolivros ...

 

Violetas na Janela: Espírito Patrícia – Psicografia de Vera Lucia Marinzeck de Carvalho (capítulo 1)

Os Mensageiros: Espírito André Luiz – Psicografia de Chico Xavier (capítulo 1)

O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec: (capítulo 1)

 

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região. Envie-nos conteúdo para ser compartilhado por todas as casas. Basta enviar email para [email protected]

--

Que Deus nos abençoe e ilumine a caminhada!


UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

Acesse nosso site, ponto de encontro da comunidade espírita: www.use-sjc.org.br

 

(Informações recebidas em email de

 

 

 

Boletim informativo do Grupo Espírita Redenção

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://www.redencao.org.br/joomla/index.php?option=com_docman&Itemid=127

 

 

(Com colaboração de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Leia o Mensageiro Fraterno do CEACE - Maio 2013
Rio de Janeiro, RJ

 

Prezado(a) Companheiro(a) de Ideal Espírita,
O jornal  está disponível em nossa página na Internet em
http://www.ceace.org.br.
Boa leitura a todos e gratos pela atenção.
Helio Canellas
Aline Queiroz
Manoel Lino Costa Filho
Departamento de Comunicação Social do CEACE

 

(Informação em email de Mensageiro Fraterno do CEACE <[email protected]> repassado por Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

************************************************

 

 

Nossa homenagem para as mães de todo mundo

 

Que Deus, nosso Pai, Jesus, nosso Mestre, Maria, a mãe por excelência, vos cubram de bênçãos nesse dia tão especial. Um abraço fraternal para todas.

12/5/2013. Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Mãe

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos). Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Luz no Lar. Lição nº 07. Página 28.

 

Quando Jesus ressurgiu do túmulo, a negação e a dúvida imperavam no círculo dos companheiros.

Voltaria Ele? perguntavam, perplexos.

Quase impossível.

Seria Senhor da Vida Eterna quem se entregara na cruz, expirando entre malfeitores?

Maria Madalena, porém, a renovada, vai ao sepulcro de manhãzinha. E, maravilhosamente surpreendida, vê o Mestre, ajoelhando-se-lhe aos pés.

Ouve-lhe a voz repassada de ternura, fixa-lhe o olhar sereno e magnânimo. Entretanto, para que a visão se lhe fizesse mais nítida, foi necessário organizar o quadro exterior. O jardim reacendia perfumes para a sua sensibilidade feminina, a sepultura estava aberta, compelindo-a a raciocinar. Para que a gravação das imagens se tornasse bem clara, lavando-lhe todas as dúvidas da imaginação, Maria julgou a princípio que via o jardineiro. Antes da certeza, a perquirição da mente precedendo a consolidação da fé.

Embriagada de júbilo, a convertida de Magdala transmite a boa-nova aos discípulos confundidos. Os olhos sombrios de quase todos se enchem de novo brilho.

Outras mulheres, como Joana de Cusa e Maria, mãe de Tiago, dirigem-se, ansiosas, para o mesmo local, conduzindo perfumes e preces gratulatórias. Não enxergam o Messias, mas entidades resplandecentes lhes falam do Mestre que partiu.

Pedro e João acorrem, pressurosos, e ainda vêem a pedra removida, o sepulcro vazio e apalpam os lençóis abandonados.

No colégio dos seguidores, travam-se polêmicas discretas.

Seria? Não seria?

Contudo, Jesus, o Amigo Fiel, mostra-se aos aprendizes no caminho de Emaús, que lhe reconhecem a presença ao partir do pão e, depois, aparece aos onze cooperadores, num salão de Jerusalém. As portas permanecem fechadas e, no entanto, o Senhor demora-se, junto deles, plenamente materializado. Os discípulos estão deslumbrados, mas o olhar do Messias é melancólico. Diz-nos João Marcos que o Mestre lançou-lhes em rosto a incredulidade e a dureza de coração. Exorta-os a que o vejam, que o apalpem. Tomé chega a consultar-lhe a chagas para adquirir a certeza do que observa. O Celeste Mensageiro faz se ouvir para todos.

E, mais tarde, para que se convençam os companheiros de sua presença e da continuidade de seu amor, segue-os, em espírito, no labor da pesca. Simão Pedro registra-lhe carinhosas recomendações, ao lançar as redes, e encontra-o nas preces solitárias da noite.

Em seguida, para que os velhos amigos se certifiquem da ressurreição, materializa-se num monte, aparecendo a quinhentas pessoas da Galiléia.

No Pentecostes, a fim de que os homens lhe recebam o Evangelho do Reino, organiza fenômenos luminosos e linguísticos, valendo-se da colaboração dos companheiros, ante judeus e romanos, partos e medas, gregos e elamitas, cretenses e árabes. Maravilha-se o povo. Habitantes da Panfília e da Líbia, do Egito e da Capadócia ouvem a Boa-Nova no idioma que lhes é familiar.

Decorrido algum tempo, Jesus resolve modificar o ambiente farisaico e busca Saulo de Tarso para o seu ministério; entretanto, para isso, é compelido a materializar-se no caminho de Damasco, a plena luz do dia. O perseguidor implacável, para convencer-se, precisa experimentar a cegueira temporária, após a claridade sublime; e para que Ananias, o servo leal, dissipe o temor e vá socorrer o ex-verdugo, é imprescindível que Jesus o visite, em pessoa, lembrando-lhe o obséquio fraternal.

Todos os companheiros, aprendizes, seguidores e beneficiários solicitaram a cooperação dos sentidos físicos para sentir a presença do Divino Ressuscitado.

Utilizaram-se dos olhos mortais, manejaram o tato, aguçaram os ouvidos...

Houve, contudo, alguém que dispensou todos os toques e associações mentais, vozes e visões.

Foi Maria, sua Divina Mãe.

O Filho Bem Amado vivia eternamente, no infinito mundo de seu coração.

Seu olhar contemplava-o, através de todas as estrelas do Céu e encontrava-lhe o hálito perfumado em todas as flores da Terra.

A voz d’Ele vibrava em sua alma e para compreender-lhe a sobrevivência bastava penetrar o iluminado santuário de si mesma.

Seu Filho - seu amor e sua vida - poderia, acaso, morrer?

E embora a saudade angustiosa, consagrou-se à fé no reencontro espiritual, no plano divino, sem lágrimas, sem sombras e sem morte!...

Homens e mulheres do mundo, que haveis de afrontar, um dia, a esfinge do sepulcro, é possível que estejais esquecidos plenamente, no dia imediato ao de vossa partida, a caminho do Mais Além.

Familiares e amigos, chamados ao imediatismo da luta humana, passarão a desconhecer-vos, talvez, por completo.

Mas, se tiverdes um coração de mãe pulsando na Terra, regozijar-vos-eis, além da escura fronteira de cinzas, porque aí vivereis amados e felizes para sempre!

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Monumento Mãe Preta. Estátua que simboliza o momento da amamentação

Largo do Paissandu, São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Oração das mães

 

A luz da oração, Meimei, por Francisco Cândido Xavier, Ed.O Clarim.

 

Senhor!

   Abriste-me o próprio seio e confiaste-me os filhos do teu amor.

   Não me deixes sozinha na estrada a percorrer.

   Nas horas de alegria, dá-me temperança.

   Nos dias de sofrimento, sê minha força.

   Ajude-me a governar o coração para que meu sentimento não mutile as asas dos anjos tenros que me deste e adoça-me o raciocínio para que a minha devoção afetiva não se converta em severidade arrasadora.

   Defenda-me contra o egoísmo para que a minha ternura não se transforme em prisão daqueles que aliaste em meus braços.

   Ensina-me a corrigir amando, para que eu não possa trair o mandato de abnegação que depuseste em meu espírito.

   Nos minutos difíceis, inclina-me à renúncia com que devo iluminar o trilho daqueles que me cercarem.

   Senhor, auxilia-me a tudo dar sem nada receber.

   Mostra-me os horizontes eternos de tua Graça, para que os desejos da carne não me encarcere nas sombras.

   Pai, sou também tua filha!

   Guia-me nos caminhos escuros, a fim de que saiba conduzir ao Infinito Bem os promissores rebentos de tua Glória.

   Senhor, não me desampares!

   Quando a tua Sabedoria exigir o depósito de bênçãos com que adornaste a estrada por empréstimo sublime, dá-me o necessário desapego para que eu te restitua as joias vivas do meu coração, com serenidade e alegria, e quando a vida me impuser, em teu nome, o desprendimento e a solidão, reaquece a minh'alma ao calor de teu carinho celeste para que eu venere a tua vontade para sempre.

   Assim seja.

 

 

(Colaboração em email de Raymundo Rodrigues Espelho (Campinas, SP)

 

Pietá de Michelangelo. Basílica de S. Pedro, Vaticano. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Hoy, Mañana y Siempre, Feliz Día a todas las Mamas!!!

 

Hoy es un buen día para decir un te quiero y felicitar a nuestra mamá, esposa, suegra, jefa, prima, tía, abuela, hermana,  cuñada, hija o amiga a quien Dios en su infinita bondad a bendecido y dado la bella misión de ser Madre hoy y siempre es un día especial para  ellas Y Desearles un “Feliz día de la Madre” 


a todas esas bellas mujeres que han recibido la bendición de Dios.

Madre es esa bella mujer que tuvo a su hijo desde el vientre y lo ama incondicionalmente, también es Madre quien recibe y cría a un niño con todo su amor sin importarle que sea adoptado o se lo haya entregado alguien que no lo quería.

Madre es quien educa y da todo su amor aunque no sean hijos de su sangre.

Recordemos Palabras de la Madre Teresa de Calcuta:

El Aborto “es un asesinato en las entrañas
... Un niño es un regalo de Dios. Si tú no lo quieres, dámelo a mí.”
“Es algo muy pobre decidir que un niño debe morir para que tú puedas vivir como lo deseas.”

A pesar que cada Madre es diferente, esa bendición que Dios le dio es maravillosa. 

Hoy deseamos a nuestra querida mamá y a cada una de las bellas Madres de cada país que pasen un maravilloso día, y agradecerles el amor y todo lo que dejan de hacer por cada hijo.

También agradecer a cada Madre en el mundo por ser una bella rosa llena de ternura entre tantas rosas del bello jardín que Dios cultivo para enviar amor a todos sus hijos del corazón.

Como podemos agradecer a nuestra mamá en este gran evento:

1-Si nuestra Mamá esta con nosotros no nos olvidemos de ella, démosle:
Un abrazo, un te quiero, una rosa, podemos invitarla a un desayuno, un almuerzo, llevarle un pastel, una tarjeta-pero recuerda que lo más importarte si la tenemos cerca es nuestra presencia y nuestro amor que es algo indispensable.

2-Si nuestra Mamá esta lejos:
Una llamada para decir “Te amo mamá-gracias por darme tu vida-“ o si no puede recibir llamadas-enviar una tarjeta plasmando todo el amor y agradecimiento por todo lo que realizo y sigue realizando por nosotros.
porque escuchar la voz es una enorme alegría que vibra en el corazón.

3-Si nuestra Mamá ya no esta cerca de nosotros físicamente:
podemos elevar una oración de agradecimiento por habernos traído al mundo-nuestro cariño llegara en esa oración porque será de corazón.

4-Si nuestra Mamá esta con nosotros pero no nos quiere: 
Elevar una oración por ella agradeciendo la bondad que tuvo de habernos traído al mundo y rogar por ella a Dios.
Y claro una llamada o una visita para decir “–Gracias por ser mi Madre-te quiero-“
es importante demostrar siempre el amor; y si puedes llevarle una flor mucho mejor-

RECORDEMOS QUE NUESTRO AMOR es más importante que las cosas materiales que podamos dar.

Dios No ha prohibido dar amor, quizás algunos no lo den

Aún así recuerda cada uno puede dar amor sin condición.

Todos los días deberíamos demostrar nuestro amor hacia nuestra Madre, preocuparnos por ella, demostrando nuestro amor, apoyándola, llamarla si esta lejos; decir un te quiero de vez en cuando, porque eso no esta prohibido.

Recordemos que de pequeños ella siempre dejo de hacer sus cosas para cuidarnos y darnos todo lo que necesitábamos.

Gracias querida Madre por todo tu amor
Feliz día de la Madre
Hoy mañana y siempre


Imágenes integradas 1
--
Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo
www.guatespirita.org

 

 

(Texto recebido em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo)

 

 

 

À mãe

 

Ismael Gobbo

 

MÃE, VASO DA VIDA, MEDIANEIRA ABENÇOADA, 
LOUVADO O DIA ASSINALADO A QUE FAZ JUS, 
LEMBRA MARIA, A MENSAGEIRA AGRACIADA,   
QUE TROUXE À TERRA A GRANDEZA DE JESUS. 

JAMAIS OLVIDES A TAREFA A QUE TE LANÇAS, 
EM MEIO ÀS LUTAS, PRECONCEITOS, VENDAVAIS, 
ÉS O CADINHO EM RENOVADAS ESPERANÇAS, 
DOS PEQUENINOS QUE ACOLHESTE TRIUNFAIS. 

MÃE, CULTIVE O EITO, GENEROSA, DESTEMIDA, 
TAL COMO ÍSIS SACIANDO O DOCE INFANTE, 
FAROL SUBLIME A CLAREAR POR TODA VIDA, 
O AMADO FILHO, A CADA DIA, A CADA INSTANTE. 

MAS, SE DE INGRATO TE RESTAR A IMPIEDADE, 
E TER POR CETRO A FOME, O FRIO E OS DESALINHOS, 
NÃO SUCUMBAS, EIS À FRENTE A CLARIDADE, 
É DEUS SURGINDO PRÁ CESSAR OS TORVELINHOS.

 

Quadro na Igreja da Dormição.  Monte Sião,  Jerusalém, Israel.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Coração Maternal

 

 

(Colaboração recebida em email de Helena Cupolillo Vanni)

 

 

 

Ave Maria

(Luciano Pavarotti)

 

Acesse aquí:

http://www.youtube.com/watch?v=bPvAQxZsgpQ

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP