Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 16 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/16-05-2013.htm

 

 

 

 

O Homem de Bem

 

  

3. O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.

     Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas.

     Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

     Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.

     Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.

     Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.

     O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

     Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.

     Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor.

     Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.

     É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: “Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado.”

     Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal.

     Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.

     Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros.

     Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado.

     Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões.

     Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.

     O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente. (Cap. XVII, nº 9.). 

     Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus.

     Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz.

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. XVII, 3. Copiado de Febnet.

Francisco Cândido Xavier. Um verdadeiro Homem de Bem.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Portal da FEB: revista Lei Divina

 

Revista Lei Divina – NEPE da FEB

A revista digital do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho, da Federação Espírita Brasileira, será sediada no Portal da FEB, e terá caráter mais informativo sobre pesquisas do Evangelho. Terá colunas fixas: 1) Editorial; 2) Há dois mil anos; 3) Palavras de Vida Eterna; 4) Boa Nova; 5) O Consolador; 6) Lira Imortal; e, 7) Cartas do Coração. Colunas Variáveis da Revista: Pensamento e Vida; Fonte Viva; Evolução em Dois Mundos; Caminho, Verdade e Vida; Mãos unidas; e, Estante da vida. Os membros da Comissão do NEPE serão responsáveis pelas colunas fixas, e, para as colunas variáveis serão recebidas contribuições espontâneas, sujeitas à análise da Comissão do NEPE. Informações:[email protected],br

Publicado no:

 

http://www.febnet.org.br/nepe/2013/05/14/revista-lei-divina/

 

http://www.revista.febnet.org.br/

 

Acesso em todos os dispositivos tablets e celulares.

 

 

 

 

 

Nota de Falecimento de João Pondé

São Paulo, SP

 

Amigos,

 

É com grande pesar que informamos o falecimento de João Pondé, ocorrido no último sábado, tendo como diagnóstico, infarto.

Sempre presente nos eventos espíritas e grande seguidor de Divaldo Franco.

Solicitamos essa divulgação também aos amigos da Fraternidade Gina e  Seara Bendita.

O  velório  será realizado amanhã, quinta-feira, 16 de Maio, das 8:00 às 12:00h,

Cemitério São Pedro

Av. Francisco Falconi, 837 - Vila Alpina

Após, será encaminhado para a Cerimônia no Crematório da Vila Alpina.

Att.

Luciana

 

(Informação em email de Ademir Mendes repassado por Regina Bachega em 15/5/2013)

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco. Roteiro de Palestras no

Rio de Janeiro, RJ

 

AGOSTO 2013

66 ANOS DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA

 

17 - SÁBADO

JUIZ DE FORA - MG

 

18 - DOMINGO - 13 às 19 h

IV CONGRESSO DO CENTRO ESPIRITA JOANNA DE ÂNGELIS DA BARRA

TEMA: "PSICOLOGIA DA GRATIDÃO NO EVANGELHO DE JESUS"

LOCAL: CITY BANK HALL - BARRA DA TIJUCA - RIO

 

19 - SEGUNDA - 20 h

SOCIEDADE HEBRAICA

RUA DAS LARANJEIRAS, 346 - LARANJEIRAS - RIO

APOIO: 5º CEU/CEERJ

 

20 - TERÇA - 19 h

MUSEU DO EXÉRCITO CONDE DE LINHARES

AV. PEDRO II, 383 - QUINTA DA BOA VISTA - RIO

APOIO: GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DA ESPERANÇA

 

21 - QUARTA - 14 às 18 h

20º SEMINÁRIO BENEFICENTE PRÓ-MANSÃO DO CAMINHO - CASA DE ESPANHA

TEMA: “VIVENDO COM JESUS”

RUA VITÓRIO DA COSTA, 254 - HUMAITÁ - RIO

 

22 - QUINTA - 20 h

GRUPO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ

RUA JIQUIBÁ, 139 - MARACANÃ – RIO

 

23 - SEXTA - 20 h

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ - CONCHA ACÚSTICA

RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 524 - RIO

APOIO: GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DA ESPERANÇA

 

24 - SÁBADO - 19 h

HOMENAGEM AOS 52 ANOS DO CENTRO ESPÍRITA LÉON DENIS

RUA ABÍLIO DOS SANTOS, 137 - BENTO RIBEIRO - RIO

 

25 - DOMINGO - 9 às 17 h

23º FEIRÃO PRÓ-MANSÃO DO CAMINHO - COLÉGIO MILITAR

RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 267 - RIO

APOIO: GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DA ESPERANÇA

 

 

20º SEMINÁRIO BENEFICENTE PRÓ-MANSÃO DO CAMINHO

 

TEMA: “VIVENDO COM JESUS”

DATA: 21/08/2013 - Quarta-feira - 14 às 18 h

LOCAL: CASA DE ESPANHA - RUA VITÓRIO DA COSTA, 254 - HUMAITÁ - RIO DE JANEIRO

CRACHÁS:

Livraria Espírita Joanna de Ângelis - tel. 2265-2065 (Iracema)

Livraria “A Casa” - Rua Conde de Bonfim, 255/106 - tel. 3172-3098

Abrigo Thereza de Jesus - Rua Ibituruna, 53 - tel. 2569-8215

Lar de Tereza - Copacabana - tels. 3208-5264/2256-2548

Glória Pitanga - tel. 2569-8770

 

CONTRIBUIÇÃO: R$ 40,00 (recebendo um livro)

 

(Informações recebidas em email de João Luiz Romão [[email protected]])

 

Divaldo Pereira Franco. Foto do arquivo da Mansão do Caminho.

 

 

 

 

Palestra: Doutrina Espírita- Origem e Fundamentos por

Álvaro Vélez Pareja. Cartagena, Colômbia

 

(Com informações de Álvaro Vélez Pareja)

 

 

 

 

EFEOM - Encontro de Filosofia Espírita do Oriente Médio

Dubai

 

Ola Amigos,
é com alegria que convidamos a todos para mais um EFEOM - Encontro de Filosofia Espírita do Oriente Médio, que acontece de 23 a 26 de maio, com a participação do estimado amigo Haroldo Dutra Dias. Este ciclo de Palestras e Seminários é realizado anualmente, e lança a campanha que usaremos no decorrer deste ano: Evangelho Roteiro para o Amanha!
 
Além das palestras, teremos no dia 25 de maio, o Seminário principal do EFEOM sobre o tema "A Tradução do Novo Testamento", material já impresso pela FEB. Este projeto é resultado de 22 anos de pesquisas de Haroldo Dutra, que é juiz de Direito em Minas Gerais, e especializou-se nas línguas hebraica, aramaico, francesa, grega clássica, e também em paleontografia, crítica textual e tradição judaica. 
 
Confira o
blog e veja a programação completa! Teremos palestras em Dubai no Silicon Oasis e JLT, assim como em AbuDhabi. Inscreva-se já, vagas limitadas!
 
PS: O arquivo em anexo tambem pode ser visualizado diretamente no
blog

Abraços Fraternos,
Patricia Farias
GECD - Grupo Espirita Cristao Despertar
http://espacodespertar.blogspot.com


 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

 

 

Novo periódico Espírita: Jornal de Estudos Espíritas – JEE

Bauru, SP

 

“Está sendo feita uma chamada para submissão de artigos para um novo periódico espírita que se chamará

Jornal de Estudos Espíritas (JEE), cujo objetivo é oferecer espaço adequado para publicações de artigos de

pesquisa espírita de modo aberto e gratuito, orientados para o desenvolvimento do paradigma espírita. A 

chamada está divulgada em http://eradoespirito.blogspot.com.br/2013/05/jornal-de-estudos-espiritas.html 

 

O JEE é uma iniciativa fruto de esforços na direção de se discutir e desenvolver o aspecto verdadeiramente

científico do Espiritismo. Os artigos serão avaliados de modo similar ao que ocorre com as revistas científicas

internacionais, porém sem o viés do ceticismo e sem correr o risco de ser rejeitado por não estar de acordo

com certos posicionamentos, mas de acordo com um processo mais rigoroso de publicação. O presente projeto 

está sendo capitaneado pelo confrade Alexandre Fontes da Fonseca. 

 

Convidamos a todos a visitar a página do JEE e se informarem sobre os objetivos e missão do JEE. O acesso 

pode ser feito através do link: https://sites.google.com/site/jeespiritas/ 

Visite, também, o link do Volume 1 (ainda aberto) e conheça os artigos: 

https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/Volume-1---2013

 

Para quem tiver interesse em submeter um artigo para publicação no JEE, o processo de recebimento de 

artigos ocorre em fluxo contínuo e Autores podem colher mais informações através do link: 

https://sites.google.com/site/jeespiritas/infoautores 

 

Atenciosamente, 

Os Editores”

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

 

IV Jornadas Espiritistas Hispalenses

Sevilha, Espanha

 

Informação em email de Centro Espírita Nuevo Amanecer Joanna de Ângelis. Sevilla [mailto:[email protected]] repassado pela lista Abrade)

 

 

 

 

Use Regional de São Paulo -Seminário: Livros Espíritas e pseudoespíritas. São Paulo, SP 

 

 

(Informação em email de Marco Milani)

 

 

 

 

6º. Encontro Espírita de

Atlanta, EUA

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

 

FLESB - IV Festival do Livro Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra com Estevão Camolesi Junior no

Fraternidade Espírita Gina. São Paulo, SP

 

PALESTRA DIA 18 DE MAIO  - SÁBADO
horário   19H30 

RUA MAURO, 76 - SAÚDE  - São Paulo - SP

 

PALESTRA

TEMA - LIVRE

PALESTRANTE - ESTEVÃO CAMOLESI JUNIOR

  

 

 

Professor de Expressão Verbal, Palestrante e Escritor. O consultor Estevão Camolesi é especialista em Motivação, com foco em Resultados. O carisma de Estevão, a sua excelente comunicação, dinamismo, criatividade e didática.

  

HARMONIZAÇÃO MUSICAL 

ECIO BUCK - violão

 

Cantor, compositor e instrumentista. Expositor e divulgador da doutrina através da música.

 

 "O ESPIRITISMO NOS SOLICITA UMA ESPÉCIE PERMANENTE DE CARIDADE.A CARIDADE DA SUA PRÓPRIA DIVULGAÇÃO." 
Emmanuel - do cap 40 , livro Estude e Viva

[email protected]

 

(Informaçao recebida em email de Regina Ribeiro [[email protected]])

 

 

 

 

IV Enconartes

Aracajú, SE

 

 

(Informações recebidas em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Seminário vai abordar o trabalho da Mocidade Espírita

Rio Claro, SP

 

 

(Informações em email de Mariane Gimenes da Costa repassado por William Peres dos Santos [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Jorge Bichuetti no C.E. Fé e Amor

Fazenda Santa Maria (Conquista/Sacramento, MG)

 

 

(Informação recebida em email de Pousada Sinho Mariano [[email protected]])

 

 

 

 

Cantinho da Redenção comemora 50 anos de fundação

Aracajú, SE

 

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Marco Maiuri no Centro Espírita Jesus e Kardec

São Paulo, SP

 

Prezado Amigo (a), gostariamos de convida-lo a participar da:

 

Palestra: "Espiritismo o Consolador da Nova Era" com  Marco Maiuri- Sabado 8-Junho - as 17:00 hs

 

Local: Centro Espirita  Jesus e Kardec (CEJK), Rua Coronel Melo de Oliveira, 289  - Perdizes/Pompeia

Gratuito - Vagas limitadas - Necessario fazer inscrição pelo telefone 11 3675-7205

 

FAVOR chegar 30  minutos antes - www.cejk.org.br   e    facebook

 

 

***       Participe   de   nossas  Atividades      ***

 

Evangelização Infantojuvenil, Sabado  9:00 horas.  

 

Curso Básico de Espiritismo - inicio  19-Junho  /  Quarta 20:00 hs

 

 

Passes.............................:    Segunda 20:00 horas / Quarta 15:30 horas

Curso Doutrina Espirita..:   Terça 16:00 e 20:00 hs / Quarta 20:00 hs / Sabado 11:00 hs

Curso de Médiuns...........:   Sexta 20:00 hs

 

*** Visite nossa Livraria Espirita ***

Rua Caraibas, 1062 - fundos - Perdizes - fone 11 3675-7205

 

(Informações recebidas em email de Centro Espirita Jesus e Kardec [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara no C.E. Bezerra de Menezes

Guararapes, SP

 

 

(Informaçao recebida em email de Marli Batista Torresi)

 

 

 

 

Registro. Palestra com Eugenivaldo Fort  no

Grupo Espírita: Jesus e a Caridade. Santos, SP

 

PARA VISUALIZAR  TODAS AS FOTOS Imagem inline 1

 

 

(Informação em email de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Teatro com Grupo Teatral Terceiro Milênio : Entrevidas.

Na FEESP. São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Plano espiritual superior

Leôncio e Pepita

 

 

 

 

Palestras no LELA vai abordar Dependência Química

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

25/05/2013 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMAS:

1ª PARTE - PALESTRANTE: "ELIANE CURCIO"

"O PAPEL DA FAMÍLIA NA RECUPERAÇÃO DO DEPENDENTE QUÍMICO (ÁLCOOL E DROGAS)"

2ª PARTE - PALESTRANTE: "ANTONIO CARLOS"

"ABORDAGEM SOBRE A DEPENDÊNCIA QUÍMICA"

PARTE MUSICAL: "GRUPO MUSICAL CLAREAR"!

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

1KG DE ALIMENTO EM PROL DA TCC

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis no Site do LELA, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.luzeamor.org

http://lelaetcc.wordpress.com

https://www.facebook.com/emfoco

 

(Informações recebidas em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

PODSABER: Especial Recordando Chico Xavier em

Belo Horizonte

 

·                     PODSABER Especial Recordando Chico Xavier #4 – O Trabalhador

SEGUNDA-FEIRA, 13 DE MAIO DE 2013

PODSABER Especial Recordando Chico Xavier #5 – em Belo Horizonte


Neste episódio, contaremos casos do Chico Xavier na cidade de Belo Horizonte nas décadas de 1940 e 1950.

 

 

 

Ficha Técnica:

Técnico de Gravação: Marco Gandra
Design:Thiago Panegassi
Edição: Denis Perdigão
Webmaster: Marco Gandra / Henrique Lisboa
Participantes: Silvana Saldanha, Marconi Gomes, Marco Gandra, Dauro Mendes, Guilherme de Barros, Geraldo Lemos Neto, Luis Sérgio Marotta,  Henrique Lisboa, Lívia Dias 

Músicas:

Chico Xavier – Fábio Jr
Falar a verdade – Cidade Negra

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZrGUusynkuE

 

 

 

Para baixar o arquivo MP3, clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha a opção”Salvar link como” ou clique no botão de play do youtube (acima), para ouvir o episódio.

 

Episódio #5 Recordando Chico Xavier em MP3

(Recebido em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

 

Cine Abrape – Evento  gratuito. O Valor da Vida

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Abrape)

 

 

 

 

4º. Almoço Italiano no Lar da Criança Emmanuel

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Feijoada na Casa Luz

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

O Espiritismo e nós

 

Bezerra de Menezes

 

“É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divinos a Allan Kardec, sem compromissos políticos, sem profissionalismo religiosos, sem personalismos deprimentes, sem pruridos de conquista a poderes terrestres transitórios”. Bezerra de menezes

 

 

Meus irmãos queridos.

Necessitamos muito manter o espiritismo como nos legou Allan Kardec e os espíritos venerandos. O personalismo tem feito perder grandes trabalhadores do bem que se enveredaram pelas vias das projeções pessoais através de livros, internet, jornais e outros meios, sendo vitimados por espíritos fascinadores ou espíritos não espíritas que os tornaram cegos e os usam para denegrir nossa abençoada doutrina.

Irmãos queridos, necessário avaliarmos nossa conduta espírita, caso tenhamos perdido o caminho, retomarmos a jornada de meros e simples servidores do evangelho é decisão acertada de quem necessita da doutrina espírita para a própria redenção.

Acautelemo-nos, pois os espíritos pseudo sábios buscam aqueles que, embora de boa vontade estão desprotegidos da razão e da real vivência na humildade. Quando não nos ajustamos aqui ou ali, embrenhamo-nos sem lucidez nas matas escuras das ilusões, acreditando dotados de missões especiais. Não passamos de tarefeiros comuns, com honrosas exceções que, são reconhecidas e não impostas; mesmo assim, também trabalham estes corações pela mesma melhoria e crescimento que todos os habitantes deste orbe. 

Pensemos a respeito, reflitamos, pois a hora é estranha e todos temos corações frágeis ante as seduções do mal.

Jesus nos ajude sempre.

 

Adelvair David, Jales, SP

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP