Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 17 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/17-05-2013.htm

 

 

 

Os bons espíritas

 

 

     4. Bem compreendido, mas sobretudo bem sentido, o Espiritismo leva aos resultados acima expostos, que caracterizam o verdadeiro espírita, como o cristão verdadeiro, pois que um o mesmo é que outro. O Espiritismo não institui nenhuma nova moral; apenas facilita aos homens a inteligência e a prática da do Cristo, facultando fé inabalável e esclarecida aos que duvidam ou vacilam.

     Muitos, entretanto, dos que acreditam nos fatos das manifestações não lhes apreendem as conseqüências, nem o alcance moral, ou, se os apreendem, não os aplicam a si mesmos. A que atribuir isso? A alguma falta de clareza da Doutrina? Não, pois que ela não contém alegorias nem figuras que possam dar lugar a falsas interpretações. A clareza é da sua essência mesma e é donde lhe vem toda a força, porque a faz ir direito à inteligência. Nada tem de misteriosa e seus iniciados não se acham de posse de qualquer segredo, oculto ao vulgo.

     Será então necessária, para compreendê-la, uma inteligência fora do comum? Não, tanto que há homens de notória capacidade que não a compreendem, ao passo que inteligências vulgares, moços mesmo, apenas saídos da adolescência, lhes apreendem, com admirável precisão, os mais delicados matizes. Provém isso de que a parte por assim dizer material da ciência somente requer olhos que observem, enquanto a parte essencial exige um certo grau de sensibilidade, a que se pode chamar maturidade do senso moral, maturidade que independe da idade e do grau de instrução, porque é peculiar ao desenvolvimento, em sentido especial, do Espírito encarnado.

     Nalguns, ainda muito tenazes são os laços da matéria para permitirem que o Espírito se desprenda das coisas da Terra; a névoa que os envolve tira-lhes a visão do infinito, donde resulta não romperem facilmente com os seus pendores, nem com seus hábitos, não percebendo haja qualquer coisa melhor do que aquilo de que são dotados. Têm a crença nos Espíritos como um simples fato, mas que nada ou bem pouco lhes modifica as tendências instintivas. Numa palavra: não divisam mais do que um raio de luz, insuficiente a guiá-los e a lhes facultar uma vigorosa aspiração, capaz de lhes sobrepujar as inclinações. Atêm-se mais aos fenômenos do que à moral, que se lhes afigura cediça e monótona. Pedem aos Espíritos que incessantemente os iniciem em novos mistérios, sem procurar saber se já se tornaram dignos de penetrar os arcanos do Criador. Esses são os espíritas imperfeitos, alguns dos quais ficam a meio caminho ou se afastam de seus irmãos em crença, porque recuam ante a obrigação de se reformarem, ou então guardam as suas simpatias para os que lhes compartilham das fraquezas ou das prevenções. Contudo, a aceitação do princípio da doutrina é um primeiro passo que lhes tornará mais fácil o segundo, noutra existência.

     Aquele que pode ser, com razão, qualificado de espírita verdadeiro e sincero, se acha em grau superior de adiantamento moral. O Espírito, que nele domina de modo mais completo a matéria, dá-lhe uma percepção mais clara do futuro; os princípios da Doutrina lhe fazem vibrar fibras que nos outros se conservam inertes. Em suma: é tocado no coração, pelo que inabalável se lhe torna a fé. Um é qual músico que alguns acordes bastam para comover, ao passo que outro apenas ouve sons. Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más. Enquanto um se contenta com o seu horizonte limitado, outro, que apreende alguma coisa de melhor, se esforça por desligar-se dele e sempre o consegue, se tem firme a vontade.

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB,  Cap. XVII, 3. Copiado de Febnet.

 

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, bom espírita e reconhecidamente

um dos maiores vultos do Espiritismo no Brasil.

Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Presidente da FEB visita Federação Espírita do Paraná

Curitiba, PR

 

 

O presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho iniciou um roteiro de visitas informais è Entidades Federativas Estaduais, iniciando pela Federação Espírita do Paraná, no dia 15 de maio. Em Curitiba foi recepcionado pelo presidente da FEP Luiz Henrique da Silva, Adriano Lino Greca e Francisco F Batista. Reuniu-se na sede da FEP e visitou as novas dependências do Hospital de Psiquiatria Bom Retiro e o Recanto Lins de Vasconcellos, este último um espaço para eventos no vizinho município de Campo Largo. Informações: www.febnet.org.br; [email protected]

Visita ao novo Hospital de Psiquiatria Bom Retiro

Reunião na sede da FEP

Visita ao Recanto Lins de Vasconcellos

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Mannheim, Alemanha

 

15-05-2013

 

 

Na bela e acolhedora Universidade de Mannheim/Alemanha teve lugar a conferência sobre a imortalidade e a vida proferida pelo Professor e médium espírita Divaldo Pereira Franco, para um público de cento e quinze pessoas. O orador por excelência cativou o público já desde o início narrando casos que evidenciaram, ao longo dos séculos, a presença da mediunidade ostensiva.

Elucidando diversos fatos ocorridos na história do homem, Divaldo destacou os ocorridos em 07 de outubro de 1571, quando o Papa Pio V descreveu, estando em Roma, o desenrolar da batalha de Lepanto, na Grécia, o que foi confirmado com a chegada de notícias três semanas após. Outro fato surpreendente foi protagonizado por Emanuel Swedenborg, em setembro de 1756 em Gotemburgo/Suécia. Swedenborg afirmou que Estocolmo estava sendo consumida por um incêndio de grandes proporções. A narrativa causou surpresa, pois Gotemburgo dista 508 km de Estocolmo. Somente dois dias depois é que chegaram as notícias confirmando a sua visão.

Outra ocorrência de ordem mediúnica foi destacada pelo emérito conferencista. Aconteceu na virada do dia 19 para 20 de fevereiro de 1939. Dias antes – 10 de fevereiro de 1939 – havia morrido o Papa Pio XI. Estava o Cardeal Eugênio Pacelli, um homem muito austero, orando no Vaticano, e preocupado com a situação e a sucessão em Roma, percebeu, ao levantar a cabeça, a presença do Papa Pio X que lhe diz – Pacelli, eu venho em nome de Deus dar-lhe uma notícia, em breve tu serás Papa. E o foi. Tornou-se o Papa Pio XII.

Em todas as épocas da humanidade os Espíritos se comunicaram com os que se encontravam reencarnados. Foram os Espíritos que vieram e afirmaram a sua realidade. O Espiritismo é uma ciência experimental e procura demonstrar que ninguém morre. As mais extraordinárias demonstrações auxiliam na solidez de uma fé raciocinada. Com o surgimento do Espiritismo em 1857, Allan Kardec estabeleceu que a mediunidade não é um dom, nem um privilégio. É uma faculdade orgânica. Da mesma forma que o ser humano possui aptidões artísticas, também possui uma faculdade que o põe em contato com outras faixas vibratórias.

Na mediunidade há um fator preponderante, a moralidade. Se o indivíduo não possui uma moral saudável, ele atrai Espíritos semelhantes. Por essa razão a filosofia espírita baseia-se na ética-moral. É uma doutrina profundamente cristã, por que oportuniza viver conforme os ensinos preconizados por Jesus Cristo, que leva o indivíduo à religião, à caridade, explicou o nobre conferencista.

Orientando para uma melhor conduta na vida, asseverou que se o indivíduo deseja saúde e bem-estar, deve adotar uma conduta ética. O melhor do amor não é ser amado, é amar. Quando o ser humano ama, possui maturidade psicológica. Quando deseja ser amado, é uma criança psicológica. O amor alimenta, elimina as toxinas mentais, renova o ser.

Ao encerrar, respondeu a diversas perguntas formuladas pelos presentes sedentes de esclarecimentos, arrematando: A nossa vida não é obra do acaso, ela foi pré-programada pelos nossos atos. A mediunidade é uma bênção de Deus, quando nós sabemos lidar.

Fotos: Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

 

 Abraços,

 Jorge Moehlecke

 

 

 

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehleck)

 

 

 

 

Seminário com Divaldo Pereira Franco

Praga, República Tcheca

 

27/5/2013

 

(Informação em email de Skupina Allan Kardec - Praha [[email protected]])

 

Ficheiro:Prague at afternoon.JPG

Castelo de Praga acima do rio Vitava  ao entardecer

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Prague_at_afternoon.JPG

 

 

 

1ª. Palestra de Divaldo Pereira Franco na Eslovênia

Liubliana, Eslovênia

 

 

(Informação recebida em email de Skupina Allan Kardec - Praha [[email protected]])

 

Ficheiro:Ljubljana.jpg

Liubliana, Eslovênia

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ljubljana.jpg

 

 

 

Iris e Claudio Sinoti em

Brno,  República Tcheca

 

 

(Informação recebida em email de

 

Abadia de St. Tomas, Brno

Imagem:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:StThomasAbbeyBrno.jpg

 

 

 

Seminário sobre Depressão com Roosevelt A. Tiago

Agudos, SP

 

 

 

Programação do 5º. Encontro Anual Chico Xavier – 2013

Guaxupé, MG

 

NOVO LOCAL PARA TODAS AS ATIVIDADES

 ESCOLA MUNICIPAL BARÃO DE GUAXUPÉ

RUA ALVARENGA PEIXOTO, 19 - VILA RICA

 

DIA 26  DE JULHO (SEXTA-FEIRA) ÀS 20H00

PRÉ-ABERTURA DO ENCONTRO

·        PALESTRANTE – PAULO HENRIQUE BUENO – CARMO DO RIO CLARO-MG

·        APRESENTAÇÃO MUSICAL

 

DIA 27 DE JULHO (SÁBADO)

13H30 -  RECEPÇÃO

14H00 – ABERTURA COM O GRUPO CHAVES DE LUZ – SÃO PAULO

14H30 – HOMENAGEM A CHICO XAVIER

15H00 – SALÃO PRINCIPAL - SEMINÁRIO COM MANOLO QUESSADA – SP

·        Inicio do curso para CONTAR ESTÓRIA COM EDMILSON ÁVILA – OSASCO - com carga horária de 04 horas obedecendo os intervalos dos seminários

·        Inicio das atividades da evangelização infantil com coordenação do GRUPO MEMEI DE GUAXUPÉ

·        Inicio das atividades da sala da mocidade com coordenação de DANIELA TRUCULO E GRUPO – POÇOS DE CALDAS

·        Oficina – atualidades no movimento espírita – para dirigentes – coordenação – ORSON PETER CARRARA E ROOSEVELT TIAGO

 

16H30 – COFFEE BREAK

17H00 – APRESENTAÇÃO DA CANTORA ANA ARIEL - CAMPINAS

17H30 – SEMINÁRIO COM ROOSEVELT TIAGO – BARRA BONITA

·        Oficina– como implantar grupos de estudos com eficiência  na casa espírita – coordenador - FRANCISCO COELHO - MATÃO

19H00 – LANCHE REFORÇADO

20H00 – SINFONIA DO AMOR – no mesmo local -  COM SERGIO SANTOS, MARGARETE ÁQUILA E PAULA ZAMP E GABRIEL E CONVIDADOS

22H00 – ENCERRAMENTO

 

DIA 28 DE JULHO (DOMINGO)

8H00 – CAFÉ MUSICAL COM SERGIO SANTOS

8H30 – SEMINÁRIO COM ORSON PETER CARRARA

·        OFICINA – O ENVOLVIMENTO DA JUVENTUDE NA CASA ESPÍRITA – COORDENAÇÃO ANA ARIEL – CAMPINAS

9H45 – COFFEE BREAK

10H00 – SEMINÁRIO COM DR IZAIAS CLARO – OSVALDO CRUZ - SP

11H30 – ENCERRAMENTO COM PAULA ZAMP , GABRIEL E MARGARETE ÁQUILA

12H00 – ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

 

OBSERVAÇÃO – Para participar das oficinas é necessário fazer inscrição, pois o espaço é limitado.

 

TRAGAM SUAS CRIANÇAS E JOVENS

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Ipês de Guaxupé, MG. Foto recebida de Ismael Batista da Silva

 

 

 

Registro. Plinio Penteado Jr. e Allan Vilches no C.E. Irmã Nice

São Paulo, SP

 

A palestra aconteceu na noite da última quarta-feira, 15/5 no Centro Espírita Irmã Nice,  localizado na Rua João Vieira Prioste, 76, Vila Carrão, em São Paulo. O Tema da palestra foi "Relacionamentos, benevolência e renovação". A harmonização esteve a cargo do tenor de Allan Vilches.

Plinio Penteado Jr. em sua fala

A apresentação do tenor Allan Vilches

 

 

 

Roteiro de palestras musicadas com o cantor Vansan

Brasil e Portugal

 

MAIO/2013

01 a  09 – PORTUGAL

 

14 - 19:30hs no CE "Natalício de Jesus", Rua Pedro de Toledo no. 2 Guararema,  SP

 

15 – 20 h -  C E FRATERNIDADE E LUZ -  Av P L 500 Arujá,  SP

 

16 a 19 -  JUAZEIRO DO NORTE, CE

 

20  a 24 -  S JOSÉ DO RIO PRETO, SP

20 – 20 h -  CENTRO ESPIRITA JERONIMO MENDONÇA – r R Argemiro Acayaba de Toledo 250 – Cidade jardim S J Rio Preto

21 – 20 h -  CE FRANCISCO DE ASSIS – R. Benedito Gagliardi 291  Romano Calil

S J Rio Preto

22 – 20 h -  G E ANDRÉ LUIZ – R Antonio de Godói 5949 Jd Universitário – S J Rio Preto
23 – 20 h – RANCHO DE LUZ PAULINO GARCIA – R Maria Encarnação Ferreira 365 – Solo Sagrado S J Rio Preto

 

26 – 12 h -  HUMANIZAR ABC  - CASA DE MARIA R DINO BUENO 228 Sto André SP

        15 h -   ENCONTRO DA FAMILIA – USE MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ – R Chuí 801 – V Pires Sto André SP

27 – 20 h – C E LAR DE MARIA – R Carneiro Leão 273 – Santo André SP

 

28 – 20 h -  C E FONTE DE LUZ -  R Madeira 468 – S Caetano do Sul    

 

(Informação recebida em email de Vansan)

 

 

 

Seminário com Armando Falconi

Diamante de Ubá, MG

 

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Seminário: Psicologia da Gratidão com Armando Falconi

Sapucaia, RJ

 

 

(Informação em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Encontro de Amigos Espíritas

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública na Spiritist Society of Irelanda

Dublin, Irlanda

 

 

 

 

http://correios.weebly.com/uploads/1/4/6/6/14661720/874880_orig.png

 

 

Dear friends,

 

We'd like to invite you to our Public Meeting this Sunday 19/05/2013 at, 11 am.

 

This week, Douglas will talk about Spiritism: Love's Concepts.

 

We'll also have our weekly healing session from 11:00 to 11:30 am.

 

And at the end of the meeting, we'll serve delicious food and hot drinks in our canteen. Our shop will also have books on sale.

 

We hope to have all of you there.

 

Our address is 17 Synge Street, Dublin 8

 

This venue is located in The Lanern Centre www.lanterncentre.org (near to Camden Street)

https://maps.google.ie/maps?hl=en&q=lantern+centre+17+synge+street&ie=UTF-8

It has easy access from the city centre via the following buses: 16, 9, 122, 15, 15A, 15B or LUAS Green Line Harcourt Stop.

 

Kind Regards,

Juliana Lazzari

Communication Department

Spiritist Society of Ireland

 

 

http://correios.weebly.com/uploads/1/4/6/6/14661720/5861039_orig.png

 

 

 

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

 

 

VIII Simpósio de Psicologia e Espiritismo de

Guarulhos, SP

 

Data: 19/05/2013 (Domingo)

Horário: 9h00 às 17h00

 

Local: Centro Municipal de Educação ADAMASTOR

Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo – Guarulhos – SP

 

Tema Central: As Dores da Alma

 

Programação:

 

9h00  – Dr° Mário Mas – Palestra sobre Depressão e Orgulho

10:30h - Dannilu

11h00 – Dr° Adão Nonato - Palestra sobre Solidão e Egoísmo

12:00h – Dannilu

12h30 – Intervalo para almoço

13h30 – Dr° João Lourenço Chinaglia Navajas - Palestra sobre Ansiedade e Transtorno Mental

15h30 – Drª Deusa Samú - Palestra sobre Baixa Estima e Insegurança

17h00 – Encerramento

Harmonização Musical dos amigos: DaNNilu e Andrea Bien

 

Entrada: Dois litros de óleo (que serão destinados a Assistência Social do Centro Espírita Semeadura de Jesus)

Inscrições – Preencha os dados abaixo e envie por e-mail para: [email protected]

Nome completo:

Tel. residencial:

Celular:

Tel. comercial:

Email:

Nome da Casa Espírita que frequenta (se frequentar):

Bairro / cidade:

 

(Informaçao recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação do Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

São Carlos, SP

 

SEARA ESPÍRITA CAMINHO,VERDADE E VIDA   

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp 

 

Imperdível, nesta sexta e sábado

Ana Jaicy Guimarães (do Rio de Janeiro)

 

Sexta 17/05 – Pinga Fogo 19h30min.

Tema: SEXO E SEXUALIDADE  (recomendado para todas as idades)

 

Sábado – 18/05  Palestra 18h30min. 

 

Tema: SUTILEZA DAS PERTURBAÇÕES DIARIAS

Venha estudar Espiritismo conosco.  Comece agora...

Segundas... 19h30min Estudos: Ação e Reação  (André Luiz – Chico Xavier)

Quartas...... 19h30min Estudos: Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

Sexta.......... 19h30min Estudos: Dramas da Obsessão (Ivone A. Pereira – Bezerra de Menezes)

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

VENHA ESTUDAR CONOSCO.

(Informações recebidas em email de abrart [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Heloisa Pires na Casa do Caminho Meimei

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rosana [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Programa Visão Espírita na TV

TV NET- São José dos Campos/Jacareí

 

AMIGOS QUE PRESTIGIAM 

O PROGRAMA "VISÃO ESPÍRITA" NA TV:



UMA DAS GRANDES EXPRESSÕES

DA CANÇÃO ESPÍRITA DO BRASIL

 ESTEVE ENTRE nós em Outubro de 2012,

E O VISÃO ESPÍRITA REGISTROU

UM PROGRAMA inteiro com ela:

CÉLIA TOMBOLY.


NÃO SÓ NA ENTREVISTA COM JORGE REIS,

COMO TAMBÉM NAS SUAS BRILHANTES
INTERPRETAÇÕES, CÉLIA NOS ENVOLVE

COM SUA ARTE QUE ELEVA NOSSOS espíritos.  


TUDO ISTO VOCÊS VERÃO A PARTIR DE DOMINGO

E DURANTE TODA SEMANA PRÓXIMA,

NO PROGRAMA, CONFORME HORÁRIOS RELACIONADOS ABAIXO.

INFORMAMOS AOS NOSSOS AMIGOS QUE VEM AI,

ATRAVÉS DO VISÃO ESPÍRITA,
UMA SÉRIE ESPECIAL INÉDITA QUE SE DENOMINARÁ:

"UM MORTO FALANDO AO VIVO".

 

AGUARDEM !

 

Acompanhe a programação espírita em nossa região pelo site da USE:

http://www.use-sjc.org.br/

 

 E LEMBRE-SE:

Você pode assistir diariamente

o programa

nos CANAIS 09 e 95 da TV CIDADE,

da REDE NET,

São José dos Campos e Jacareí:

 

DOMINGO- 10h (Inédito) / 17h / 20h

SEGUNDA 19h  / TERÇA 17h / QUARTA 17h /

QUINTA 22h /  SEXTA 19 h /  SÁBADO 20h

 

Programas anteriores: www.visaoespirita.tv 

 

Abraços fraternos

                                       Equipe VISÃO ESPÍRITA

 

(Informações em emails de Use/Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

Novo Website: COBEM

www.cobem.org.br

 

Acesse:

www.cobem.org.br

 

Imagem inline 1

 

Cliquem no link abaixo para acessar:

http://www.cobem.org.br/

Ascom - Assessoria de Comunicação da Cobem

 

 

 

 

Arraiá da Curva Torta. Festa junina beneficente do CAECC

Bebedouro, SP

 

 

Dia 31 de maio e todas as 6a. e sábados de junho

a partir das 20h00 – ARRAIÁ DA CURVA TORTA - FESTA JUNINA BENEFICENTE DO C.A.E.C.C. - CENTRO ASSISTENCIAL ESPÍRITA DO CALVÁRIO AO CEU

Local: C.A.E.C.C. [em frente ao Shopping] (Av. Allan Kardec, 1480 [entrada pela rua lateral] – Bebedouro/SP)

 

 

(Informações recebidas em emails  de Patricia Prado e de Informativo USE Intermunicipal de Bebedouro [[email protected]])

 

 

 

Macarronada do Bem em prol do Lar “Uma Nova Esperança”

Limeira, SP

 

DOMINGO agora na Rua Santa Cruz 787 - Centro - Limeira-SP (ao lado do forum)

Você pode comer no local, ou levar para casa.

Veja Reportagem na Midia Local

Esse projeto é inteiramente mantido com doações, e promoções, não conta com nenhuma verba: federal, estadual, municipal.

O Lar Uma Nova Esperança é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, idônea, que se dedica a ajudar a Família (Mãe e crianças).

Basicamente nós trazemos para morar na instituição a Mãe e as crianças, que foram abandonadas pelo marido, e estão em risco social.

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Rodízio de Pizzas na Fraternidade Espírita O Bom Samaritano

Águas Claras- Distrito Federal

 

 

(Informações recebidas em email de Alexandre Magno [[email protected]])

 

 

 

Descobrindo a simplicidade

 

Aos dez anos, aquele garoto viajou ao interior do país na companhia da família de um amigo.

Nascido e criado em uma grande metrópole, já havia estado em outras pequenas cidades durante viagens com sua família, mas sempre em breves passagens.

Dessa vez foi diferente.

O convite era para que ele passasse uns dias na casa da avó do amigo, em uma cidadezinha sem grandes atrativos turísticos.

Pela primeira vez teve a oportunidade de vivenciar a rotina de uma vida no interior.

No retorno, a alegria estava estampada nos seus olhos. O sorriso era largo, espontâneo, parecia que tinha a alma leve.

Obviamente que o passeio lhe fizera muito bem. Contou à família alguns episódios divertidos que vivenciara, sempre enfatizando que havia gostado muito da viagem.

Nos dias seguintes ao seu regresso, todas as vezes que surgia uma oportunidade, o garoto comentava sobre a alegria de ter passado alguns dias naquele lugar e que se pudesse, voltaria quantas vezes fosse convidado.

Mas ele mesmo não sabia explicar os motivos para tanto entusiasmo.

Lembrava de outras viagens maravilhosas que havia feito e das quais tinha ótimas recordações, mas nenhuma delas remetia a esse sentimento que agora experimentava.

Passados mais alguns dias, o menino abordou a mãe com certa aflição, pois havia encontrado os motivos de estar encantado com a viagem que fizera e queria dividir com ela a sua descoberta.

Quase que num desabafo infantil, ele disse que havia gostado tanto do lugar que conhecera porque lá era tudo muito simples.

Segundo ele, as pessoas não corriam para todos os lados o dia inteiro. Elas paravam para conversar quando encontravam algum conhecido e ficavam olhando nos olhos umas das outras, com atenção.

Andavam a pé pelas ruas. As famílias almoçavam e jantavam reunidas. E as casas estavam sempre cheias de visitas de parentes e amigos.

A impressão que ficou gravada foi a de que as pessoas não estavam perdendo tempo ao fazer tudo aquilo e sim, aproveitando a vida.

*   *   *

Essa observação, vinda de um olhar infantil, nos leva a uma profunda reflexão sobre a forma como estamos vivendo nas grandes cidades e sobre os valores que estamos passando para nossos filhos.

Sob essa ótica, ele observou o quanto faz bem ao coração uma vida calma, onde há tempo para as coisas mais simples. Vida na qual existem momentos para construir e consolidar os relacionamentos.

É comum vivermos presos aos ponteiros do relógio, não nos permitindo cultivar as coisas simples e importantes.

Por mais que estejamos atarefados e envolvidos com os compromissos assumidos, é indispensável fazermos uma revisão de nossas ações.

Procuremos conduzir as horas com tranquilidade.

Façamos com que nossos dias sejam luminosos, aproveitando-os com sabedoria e transformemos nossas horas em um rosário de bênçãos.

Redação do Momento Espírita.
Em 16.5.2013.

 

Fonte: http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3829&stat=0)

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP