Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 22 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/22-05-2013.htm

 

 

 

 

Humanização em centro espírita!

 

                                                Wellington Balbo – Bauru SP

 

Costumo dizer que o processo de espiritualização passa necessariamente pelo processo de humanização da criatura. Em outras palavras: necessitamos antes de pensar em “plano espiritual” refletirmos sobre a importância de sermos humanos, solidários e benevolentes uns com os outros antes de olharmos para os Céus. Nosso campo de trabalho por enquanto é aqui na Terra, ou seja, devo atender bem os amigos que estão aqui na Terra, os companheiros da “boa luta” que fazem parte do meu cotidiano e que são meus próximos mais próximos.

Outro dia recebi um email com os seguinte conteúdo: o dirigente de minha reunião mediúnica é educado e gentil com os espíritos que se manifestam, todavia quando dirige a palavra para um membro encarnado de nosso grupo sempre vem bronca e de forma acintosa. Diante do desabafo indago: Por que tratar bem o espírito desencarnado e não dar o mesmo tratamento ao espírito encarnado? Ora, somos todos iguais independentemente da condição em que nos encontramos, ou não?

Então, de que adianta sermos educados com os espíritos se não o somos com os companheiros aqui da Terra?  É preciso, pois, humanizar-se!

Outro ponto: algumas pessoas dão mais valor ao que vem dos espíritos do que dos homens. Se um Espírito diz algo ela acredita piamente, mas se é alguém encarnado logo passa pelo crivo da razão. Allan Kardec ensina que os Espíritos são apenas os homens que aqui viveram e deixaram a vestimenta carnal, portanto, não possuem nem todo o saber e nem toda a moral, refletem na espiritualidade suas tendências, manias e outras coisas que os caracterizavam quando encarnados. Diante do ensinamento de Kardec concluímos que os Espíritos não sabem tudo e que palavras boas podem vir tanto dos Espíritos quanto dos homens que ainda estão na Terra. É preciso, pois, humanizar-se!

Dia desses visitei o CE Eterna Amizade de Pederneiras SP e o CE Cairbar Schutel em Matão SP e notei a recepção calorosa dos amigos aos que chegavam à casa. Designaram voluntários para recepcionar as pessoas e entregar mensagens. Ótima iniciativa. Tem muita gente que chega pela primeira vez ao centro espírita e é necessário receber com carinho essas criaturas. O centro espírita precisa ser um lar também para os que ainda estão aqui na Terra. É preciso, pois, humanizar-se!

Outra coisa interessante foi o que ocorreu em CE Eterna Amizade, o mesmo que citei acima. Dia de finados e realizaram uma palestra para abordar o tema: Perda de entes queridos. Entretanto não se restringiram a divulgar aos freqüentadores da casa, foram além, arregaçaram as mangas e divulgaram para toda a cidade. Foi uma noite memorável. Mães e pais, católicos, evangélicos e sem religião recebendo em seus corações o consolo proporcionado pela doutrina espírita. Uma beleza!

Por isso estou sempre batendo nesta tecla:

Antes de cogitarmos das bênçãos dos Céus é necessário trabalhar aqui na Terra.

Antes de nos espiritualizarmos é imprescindível sermos mais humanos.

Pensemos nisso.

 

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Artigo de Marco Di Spirito faz incursões histórias no primeiro romance ditado por Emmanuel

 

Leia aqui:

http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=1461#.UZa7Yd0u0SM.facebook

 

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

Seis Estados do Centro reunidos em

Palmas (Tocantins)

 

 

Os presidentes e equipes das Entidades Federativas que integram a Comissão Regional Centro do Conselho Federativo Nacional da FEB tiveram sua Reunião Ordinária na Escola de Gestão Fazendária de Palmas (Tocantins), entre os dias 17 e 19 de maio, contando com o apoio da Federação Espírita do Estado de Tocantins. Além da equipe da anfitriã e representantes de seus órgãos do interior compareceram: Federação Espírita de Mato Grosso; Federação Espírita do Estado de Goiás; Federação Espírita do Distrito Federal; Federação Espírita do Estado do Espírito Santo e União Espírita Mineira; o presidente, três vice-presidentes e vários diretores da  FEB. No evento ocorreu a primeira Reunião Ordinária entre o Secretário Regional Centro e os Coordenadores Regionais e Assessores das áreas de atuação da Comissão Regional. Na abertura, coordenada pelo secretário geral do CFN e secretário da Regional Centro,  ocorreu a saudação da presidente da FEETINS Leila Ramos, dos presidentes visitantes, e o presidente da FEB Perri abordou sobre o tema adequação e dinamização do Movimento Espírita. Na reunião dos dirigentes foram tratados os assuntos: conclusões da reunião da Comissão Executiva do CFN sobre adequações das Áreas de trabalho; Congresso Espírita Brasileiro – 2014; Preparo para Reunião das Comissões Regionais simultâneas, do ano de 2014; Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (2013-2017); Análise e encaminhamentos sobre o documento “Espiritismo e Arte”; sobre o projeto Memória da Missão Espiritual do Brasil como “Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” e a proposta da Rede Renascer – Em Defesa da Vida. Durante todo o dia de sábado também ocorreram reuniões das Áreas de Atendimento Espiritual, Mediunidade, Infância e Juventude, Assistência e Promoção Social Espírita, Comunicação Social e Estudo Sistematizado, analisando-se questões regionais e nacionais. No final do sábado houve reunião plenária de integração com apresentação pelas áreas de duas propostas de ações prioritárias e, à noite, jantar de confraternização na Ilha da Canela. No domingo, pela manhã houve o desenvolvimento de seminário sobre Gestão de Entidades Federativas, com a participação de todas as equipes, e coordenado pela Secretaria Regional Centro e equipe do CFN da FEB. Em 2014, esta reunião regional ocorrerá em Vitória, na véspera do 4º. Congresso Espírita Brasileiro, e, em 2015, na cidade de Cuiabá. Na abertura houve apresentação da pianista Betzabeth Salazar Pinto. Informações: [email protected]

Palmas, Mesa de Abertura (Comissão Regional Centro)

Palmas, Público. (Comissão Regional Centro)

FEB. Comissão Regional Centro. Palmas (TO)

Abertura pelo Presidente da Feb; reunião de dirigentes; Atendimento Espiritual; Comunicação Social

FEB. Comissão Regional Centro. Palmas (TO)

ESDE; Infância e Juventude; Mediunidade; SAPSE

FEB. Comissão Regional Centro. Palmas (TO)

Palmas, barco para ilha, restaurante, confraternização;  Seminário,

Gestão Federativa, Aston;  Seminário com Geraldo; Seminário Roberto.

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Zurique, Suiça

 

19-05-2013

 

 

Concluindo o seminário Amanhecer de uma nova era em Zurique, nas instalações do G-19, em um domingo ensolarado, com temperatura agradável e perfumada pelas flores em profusão existentes nessa bela cidade suíça, Divaldo Franco, como havia explicado no primeiro dia do seminário – 17 de maio – informou que seria um dia dedicado às reflexões psicológicas aprofundadas.

Utilizando-se da mitologia grega, rica de ensinamentos, apresentou imagens projetadas que auxiliaram aos presentes acompanhar o mito de Sísifo, ao que solicitou a todos uma atenção especial aos personagens do mito. Na etapa seguinte oportunizou que os participantes do seminário informassem com qual personagem do mito haviam se identificado e por qual motivo. A cada um que se manifestou, Divaldo fez uma análise psicológica, enriquecendo ainda mais as informações veiculadas no decorrer do seminário que sempre se manteve em clima de harmonia e paz com o contributo da participação de Flávio Beneditto ao piano, proporcionando momentos de grande beleza e enlevo musical.

À medida que as horas iam sendo sopradas na ampulheta do tempo, Divaldo com habilidade ímpar conduzia a todos a um mergulho em si mesmos, permitindo que cada um, como se olhando em um espelho, pudesse ver-se refletido em sua intimidade, identificando em si próprio uma realidade por muitos ignorada. Divaldo, detentor de uma oratória ímpar, traçava paralelos entre os belos e exuberantes ensinamentos de Jesus e os conceitos formulados pelos mestres da psicologia, constantemente expostos ao longo da atividade, permitindo, facilitando que cada qual realizasse uma autoanálise lúcida para o próprio enriquecimento.

Com amplas e profundas considerações acerca de como se encontra a criatura humana preparada para nova era, qual a contribuição que cada um pode oferecer para esta transformação, Divaldo Franco apresentou doze itens para a conquista do vir-a-ser, explicando-os um a um, emoldurando com suas próprias vivências, provocando risos, intencionalmente, pois que estes são terapêuticos.

Por fim, em um clima de confraternização, agradeceu a todos, e principalmente a Deus, encerrando estas atividades de cunho moral elevadíssimo, deixando todo o auditório na expectativa de que no ano vindouro possa Deus permitir um reencontro para efetivar tão nobre trabalho.

Fotos:

Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

 

   Abraços,

      Jorge Moehlecke

 

 (Informações e fotos recebidas  em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Zurique, Suíça

 

20-05-2013

 

Encerrando as atividades na Suíça, mais precisamente em Zurique, no feriado de Pentecostes, Divaldo Franco proferiu mais uma conferência no G-10, abordando a gentileza. Ressaltou a proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – que estabeleceu no ano 2000 um memorando composto de seis itens promotores da paz. 1. Rejeitar a violência; 2. Preservar a paz; 3. Ser tolerante; 4. Ouvir para compreender; 5. Proteger a natureza; e 6. Redescobrir a solidariedade.

O último item, frisou, é de profundo conteúdo com base na gentileza. Ser gentil é contribuir para a manutenção da paz, a não-violência. O ser humano da atualidade vive solitário, embora rodeado por uma multidão. Quando se descobrir a solidariedade, deixará de ser solitário. A gentileza é fácil de ser praticada. O homem moderno não desenvolveu o hábito de ser agressivo, pois que é um método de defesa pelo receio de ser agredido.

A agressividade é uma força natural do organismo, a questão é discernir o direcionamento dessa força, para o bem ou para o mal. Alinhando algumas personalidades que souberam bem canalizar esta força agressiva para o bem, o incansável conferencista paulino, citou o magnífico trabalho de Albert Einstein, Thomas Edson, Walt Disney e Louis Pasteur, que pela persistência legaram à humanidade benefícios que tornaram a vida de milhões para melhor.

Mas ninguém se compara a Jesus, destacando o Mestre dos mestres, que afirmava: Eu venho para que todos tenham vida e vida em abundância.

A Universidade da Flórida, uma das instituições educacionais mais prestigiadas e qualificadas do mundo, realizou uma pesquisa sobre a gentileza e constatou que quem é gentil adoece menos. A pessoa mal-humorada absorve muitas toxinas que envenenam os neurônios que deixam de produzir as enzimas responsáveis pelo bom humor, a alegria de viver.

Finalizando a conferência, Divaldo, exímio orador e profundo conhecer da alma humana, sensibilizou os atentos participantes, apresentando novamente as ricas e comovedoras mensagens de Jesus. Quem é ele? Perguntavam os judeus. Ele fala como todo mundo fala, mas ninguém fala como ele fala! Que vos ameis de tal forma que todos possam ver que sois meus discípulos. Deixando, assim, nesta recomendação do Cristo, o incentivo para todos os que comungam com as imorredouras lições libertadoras do amor.

Fotos:

Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

 

   Abraços,

      Jorge Moehlecke

 

 

 (Informações e fotos recebidas  em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Palestra no CCE – Centro de Cultura Espírita  vai abordar o tema “A Melancolia”. Caldas da Rainha, Portugal

 

A MELANCOLIA

Na sexta-feira, dia 24 de Maio de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema A MELANCOLIA.

É comum que, no decorrer da existência, nos sintamos, por vezes, tristes, melancólicos e até desanimados.

 

A doutrina Espírita explica-nos o motivo por que essas situações nos acontecem e como nos podemos ir libertando da sua influência.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informaçao recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

3ª.  Jornadas Espíritas de

Bruxelas, Bélgica

 

Les centre spirites Cesak et Neecafla vous présentent

les 3èmes Journées Spirites de Bruxelles

4 Conférences passionnantes durant les mois de mai et de juin 2013:

Claudio et Iris Sinoti (Psychologues)
“Le sermon sur la montagne:
Un regard psychologique et spirituel”
28 Mai 2013, 19h30 - 21h30

 

Dr. Sergio Thiesen (Médecien et Physicien)
“La pensée: constructrice du bonheur
et de la destinée”
30 Mai 2013, 19h30 - 21h30

 

Divaldo Franco (Médium et Orateur)
“Médiumnité: défis et bénédictions”
08 Juin 2013, 15h00 - 17h00
Lieu: Rue de Danemark 15-17
1060 Saint-Gilles (près de la Gare du Midi)

 

Jean-Paul Evrard (Président Union Spirite Belge)
“Corrélations entre les phénomènes
dit spirites et les NDE”
14 Juin 2013, 19h30 - 21h30

 

Plus d'informations sur l'affiche en pièce jointe

 

--
Anabela Reinata
CESAK, asbl
 

 

(Informação recebida em email de CESAK Bruxelles [[email protected]])

 

 

 

Programação no Grupo Espírita Francisco de Assis

Zollikofen, Suiça

 

Caros irmãos, desta e de outras jornadas,
 
É com muita honra que convidamos a todos a participarem de nosso evento inaugural.
A Casa de Francisco, que tem como propósito a difusão do Amor, do Bem e da Paz em
nome do Cristo, abre as suas portas a partir desta quarta-feira: 22 de maio de 2013 como
descrito em anexo.
Nesta oportunidade, contaremos com a alegria do encontro e da palavra esclarecedora do
Tenente Brigadeiro Jorge Godinho, da Dra. Nelly Berchtold e do Dr. Andrei Moreira que nos
apresentará o seu livro: Autoamor e outras potências da alma.
A Casa de Francisco, que é uma casa de acolhimento e de estudo da doutrina dos espíritos 
codificada por Allan Kardec, deseja se espelhar no exemplo de Francisco e contribuir para o
Amanhecer de uma Nova Era.
Assim, todas as quartas-feiras, de 19 as 20:30h, estaremos prontos a recebê-los.
 
No desejo de podermos nos abraçar lá, me despeço.
com carinho,
Rejane

Herzliche Grüsse

Rejane Hostettler-Bicalho
41 77 430 3136
'Por favor, retire meu endereço eletrônico ao repassar esta mensagem.

Use sempre CÓPIA OCULTA(CCO). Evite disseminação de VÍRUS e SPAM.
Campanha NET limpa.

 

 

(Informações em email de Rejane Bicalho repassado por Claudia Werdine e Rose Moliterno)

 

 

 

Palestra com José Luis Morado na ABRAPE

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ercilia Zilli [[email protected]])

 

 

 

Seminário “Comece pelo Começo”

na A.E. Kardecista Irmã Zoraide. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega0

 

 

 

 

Palestra “Valorização da Vida” com

Teresa Cristina de Souza Chedid. Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

C.E. Fraterna recebe Nelito Alves

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Seminário com Deusa Samú: A Arte de Relacionar-se Reflexões no Lar Espírita Amor e Luz. Diadema, SP

 

O Lar Espírita Amor e Luz fica na Rua Santa Lúcia, 392 - Vila Paraíso - Guarulhos;/SP

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

 

 

 

Palestra com Sebastião Camargo

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra pública no Lar do Caminho

Campos de Jordão, SP

 

(Informação recebida em email de Use Taubaté e de  Regina Bachega)

 

Campos do Jordão, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestra no C.E. União e Caridade e Livraria Cairbar Schutel

São José dos Campos, SP

 

(Informação recebida em email de Use Taubaté)

 

 

 

 

Pintura Mediúnica com Valdelice Salum

Santo André, SP

 

JOANNA DE ÂNGELIS - SANTO ANDRÉ - SP

RUA CEL. PM CELESTINO HENRIQUE FERNANDES, 420

SÁBADO, 25 DE MAIO DE 2013

HORA: – 16H00

http://api.ning.com/files/P74nYJyC-vO4jAhx3h-xYXxWG5DwiEG5JhsqfMCehHnGsf6rb2RWTls4U*b7xEobmGZ*R8bkDf2DyXriznB2rYU6owWGyn33/PinturaMediunica.jpg

(Informação em emails de Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra e Pintura Mediúnica no C.E. Amor e Caridade

Francisco de Assis. Petrópolis, RJ

 

(Informação recebida em emails de Nelio Luzze e de Rose Moliterno)

 

 

 

 

Palestra musical com Siderlei Ferreira (Leleco)

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Almoço do C.E. Amor e Caridade Francisco de Assis

Petrópolis, RJ

 

 

(Informação recebida em emails de Nelio Luzze e de Rose Militerno)

 

 

 

Noite de Caldo do CECC

Itabuna, Ba

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho - Itabuna - Bahia [[email protected]])

 

 

 

 

Artigo: Dinâmica energética no resgate coletivo

 

Publicação da Revista Internacional de Espiritismo

O Clarim, Matão, SP, maio 2013.

 

Assine RIE e O Clarim

www.oclarim.com.br

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP