Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 23 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/23-05-2013.htm

 

 

 

Homenagem a Hernani Guimarães Andrade

por Estevão Gutierrez Brandão Pontes  (Curitiba, PR )

 

Estevão Gutierrez B. Pontes

 

 

Hernani Guimarães Andrade:

 

O que falar de alguém que cresci admirando, por suas pesquisas e sua vontade de estudar? Apesar de não tê-lo conhecido pessoalmente, encarnado, sempre ouvi várias pessoas falarem seu nome com admiração, pelo seu jeito amigo e vontade de pesquisar, bem como, por tudo que produziu.

Espiritualidade, diferente de religião, é fato da natureza, portanto explorável por testes e experiências. Nisso Hernani se notabilizou.

Temos no mundo vários grupos diferentes que lidam com espiritualidade como a Umbanda, Rosacruz, maçonaria, Espiritismo, Logosofia, grupos independentes familiares e tantos outros, sendo estes grupos, nessa nova geração, rico campo de estudo.

Todos sabem, inclusive pelo exemplo de Galileu Galilei, que houve uma cisão e trauma no ocidente, entre religião e ciência. Aquela tratada como técnica de manipulação de massa através de crenças e dogmas, utilizando questões emocionais para "sequestrar pessoas" psicologicamente através dos sentimentos mais básicos como medo da morte, esperança, culpa, gerando pessoas que pensam que só seu grupo possui a solução para tais sentimentos humanos. Tudo isso é diferente de sentimento interno religioso, que é belo ao apreciar a perfeição da vida, contemplando a natureza, não necessita de doutrina ou religião nenhuma.

É interessante mencionar  que cientistas não devem  querer afirmar o que o Espiritismo ou qualquer doutrina diz, pois partiriam de questões pré-concebidas que, influenciariam a pesquisa desacreditando-a. O melhor pesquisador é aquele que avalia e vai isento de ânimo, verificar como a natureza trabalha, para assim interagir com ela, como acontece hoje com pesquisas com as células tronco.Assim devem ser as pesquisas com espiritualidade. Podem ser feitas desde pesquisas simples, como por exemplo, pesar o médium antes e depois da sessão mediúnica anotando resultados para ver se houve perda de peso pelo ectoplasma perdido, ou se a diminuição de peso é parte do metabolismo natural, para a partir daí, ter-se melhores condições e melhores resultados para o grupo e para pesquisa, nas sessões em centros espíritas e outros locais espiritualistas, objetos de pesquisa.

O Eng. Hernani deu abertura a toda uma geração de grandes pesquisadores espíritas ou não, sobre este fato da natureza, espiritualidade, ligados ao meio universitário ou independentes, como o Prof. Carlos Alberto Tinoco (UNIBEM), Alexander Moreira Almeida (UFJF), Sérgio Felipe de Oliveira (USP), Sonia Rinaldi e centenas de pesquisadores independentes e de várias universidades. Sendo amigo e co-colaborador de Dr.Benrjee (Universidade de Rajastan- índia) e Ian Stevenson (Universidade da Virgínia-EUA) legou junto com estes, pesquisas que confirmam através das pesquisas sobre reencarnação, que existem seres inteligentes em outros níveis de frequência. Quem sabe, a partir daí, possamos construir aparelhos que captem estes níveis de frequência mais sutis, e visualizemos estes seres vivos nestes níveis de frequência para, que estes aparelhos se popularizem, como são populares hoje o rádio e a TV.

A intenção destes pesquisadores não deve ser afirmar o que esta ou aquela doutrina diz, mas sim analisar o fato da natureza e criticá-lo e concordar e discordar das pesquisas já feitas, sempre com novas pesquisas.

Temos pelas pesquisas do Parapsicólogo Hernani, que aperfeiçoamos, 5 (cinco) comprovações da existência de um ser vivo composto de átomos que tem forma humana e pensa e sente, formador do feto a cada gravidez comprovando sua existência e a reencarnação como fato da natureza: 

1) A acupuntura através da medicina tradicional Chinesa, e o Do In, técnica de massagem oriental, reconhecem que existe um corpo energético, formador do feto. Ele é pressuposto de suas aplicações, sendo que este corpo é independente do Sistema Nervoso Central e pré-existente ao feto e formador deste. É um corpo composto por átomos, portanto, que não pode ser visto pelos nossos sentidos comuns porque os sentidos humanos captam um nível de frequência muito limitado. Ver Estudos realizados pelo pesquisador Pierre de Vernejoul, transcritos em seu artigo “Nuclear Medicine and Acupuncture Message Transmission”, transcrito no “The Journal and Nuclear Medicine”, Volume 33, número 3, de Março de 1992 - pág. 409 a 412 - (tradução livre: Medicina Nuclear e a Transmissão da Mensagem da Acupuntura, transcrito de “O Jornal de Medicina Nuclear), onde ele usou um elemento químico tecnécio  demonstrando que há um corpo energético que forma o feto. Na universidade de Yale Dr. Harrold Saxon Burr, percebeu que este corpo energético é pressuposto, anterior e formador dos fetos dos animais.

 

2) Pesquisas do Médico Neuropsiquiatra Peter Fenwick e Sam Parnia, mostram pessoas na mesa de cirurgia, que dizem se sentir forma do corpo e ver objetos no telhado e teto dos locais de cirurgia, que eram desconhecidos de médicos e de todos no local, descartando, assim, a hipótese de tal sensação ser ocasionada pela falta de oxigenação cerebral e telepatia insconsciente do paciente com a equipe médica. Além disso, objetos físicos durante a cirurgia são vistos de cima pelas pessoas, as quais descrevem cores e situações ocorridas durante a cirurgia.

 

3) Pesquisas efetuadas em 40 anos de viagens pelo mundo pelo Psiquiatra Ian Stevenson, Professor da Universidade da Virgínia-EUA, que investigou mais de 3.000 casos de crianças que diziam lembrar de encarnações passadas, mostram que pessoas com marcas de nascença, ocorridas no mesmo lugar onde diziam quando crianças, ter ocorrido um trauma na vida anterior (ter levado um tiro por exemplo) mostrando que o Modelo Organizador Biológico (MOB) afetado psicologicamente e energeticamente pelo trauma, imprime no feto como uma forma, suas marcas. Um dos livros do Dr. Ian Stevenson, que explora marcas de nascença é “Where Reincarnation and Biology Intersect” (Onde Reencarnação e Biologia Interagem-1997- Library of Congress.pg.73). Ver especificamente o capítulo “Birthmarks and Birth defects” (Marcas de Nascença e Defeitos de Nascença). Ver também porque Stenvenson descarta as outras possibilidades, afirmando a reencarnação, em seu livro “20 Casos Sugestivos de Reencarnação”.

 

4) Pesquisas feitas pelo Parapsicólogo Hernani Guimarães Andrade e depois por Carlos Alberto Tinoco, comprovando que há  um “Modelo Organizador Biológico” formador do feto.

 

5) A evidência que a genética já alcançou que o DNA não é suficiente para formar o feto durante a gravidez, pois ele é informação, mas necessita de “alguém” que o ative. Mas quem ativa essa informação com sua psiquê, senão o Modelo Organizador Biológico a cada gravidez?

 

Assim temos pelas pesquisas demonstradas acima, sólida comprovação de seres viventes em outro nível de frequência. Vários grupos até hoje lidam com ele, sendo vasto campo de estudo. O Espiritismo é um deles. É preciso que o momento espírita não se deixe levar por emotividades  do tipo "tudo já está comprovado",  mas sim analise cada pesquisa, inclusive a minha, criticando-as.

O status, como aconteceu com Eistein, cristaliza o conhecimento, sendo que pessoas tem receio de contestar o que pessoas que alcançaram status  disse. Com a ciência e com Eng.Hernani,  deve ocorrer diferente, pois apesar do status admirável que ele tem pelas suas pesquisas e pela pessoa que ele é, o maior elogio a este grande cientista a quem tanto admiro, é avaliar suas pesquisas, com critérios cada vez mais avançados, concordando ou discordando dele. Assim deve ser feito com minhas pesquisas, e com qualquer pesquisa científica. Agindo desta forma, tenho certeza, que o grande Parapsicólogo ficará muito feliz. Na ciência se deve questionar e perguntar a todo momento, concordando e discordando, avaliando e refazendo estudos com os recursos menos e mais avançados de cada época e local. Por enquanto as pesquisas do grande Hernani tem se afirmado demonstrando reencarnação como fato da natureza, aliado a uma série de cientistas que chegaram a resultados que se interligam apontando para isso, como os descritos acima. Alguns deles sem saberem que há relação com reencarnação, como as pesquisas de Vernejoul, pois feitas de forma independente.

Querido Hernani: pela sua vontade em pesquisar e estudar, com a ciência produzida por ti, sempre sendo analisado e criticado, como qualquer artigo e pesquisa cientifica deve ser, minha admiração pelo pesquisador e pessoa que o senhor é. Felicidades. Obrigado por originar toda uma geração de pesquisadores, Obrigado pelo seu caráter e prestatividade! Obrigado por tudo!

Estevão Gutierrez Brandão Pontes

é advogado, Pós Graduado em Estudos da Consciência Com Ênfase em Parapsicologia pelas Faculdades Integradas Espírita de Curitiba-PR, pós Graduado em Direito Público pela Uniasselvi-SC autor do livro “Células-Tronco,Bebês de Proveta e Lei:Onde Há Vida Uma Análise Legal,Jurisprudencial e Científica Parapsicológica.” disponível em pdf na Biblioteca Virtual da Universidade Federal de Santa Maria-RS, disponível também fisicamente e em pdf em outras bibliotecas, Universidades e Tribunais no Brasil e exterior.   

 

                                           

Hernani Guimarães Andrade

Araguari, MG, 31-05-1913/ Bauru, SP, 25-04-2003

O sorridente Dr. Hernani G. Andrade participando do 11º Congresso Estadual de Espiritismo

realizado em Bauru, SP, no ano 2000. Ao seu lado o amigo  Roberto Previdello,  

 desencarnado no mês de julho de 2003. Foto Ismael Gobbo

 

Da esquerda para a direita, (fila de trás): Prof. Dr. Waldir Rodrigues, da UNICAMP; Doutor em Física;  Dr. Jack Sarfatti (Físico americano) A moça que está entre os físicos era interprete.), Dr. Fred Allan Wolf (físico americano, escritor de vários livros sobre a nova Física); Dr. Hernani G. Andrade.

Na frente: E/D Eng.. Ney Prieto Peres (conferencista e escritor espírita), Dra. Maria Júlia de M. P. Peres (médica) e Suzuko Hashizume, todos na sala do IBPP, em São Paulo. Foto do arquivo do IBPP.

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Milão, Itália

 

 

21-05-2013

 

Após uma longa viagem de trem, entre Zurique/Suíça e Milão/Itália, o tribuno espírita Divaldo Franco deu sequência ao roteiro de divulgação da Doutrina Espírita no continente europeu. A conferência foi sobre o tema O Bem e o Mal, baseado na obra Liberta-te do Mal, de Joanna de Ângelis e psicografia de Divaldo P. Franco, no Teatro di Milano. O público formado por trezentos e oitenta pessoas acompanhou atentamente as explanações judiciosas formuladas.

Antes da conferência foram realizadas apresentações musicais protagonizadas pelo exímio pianista clássico Indro Borreani, um jovem de fabuloso talento, com apenas doze anos de idade, pelo tenor Sérgio Cerutti com sua voz exuberante, sendo aplaudido de pé, e da não menos talentosa Alessandra Ferrari, que a todos encantou e emocionou cantando Ave Maria.

O Semeador de Estrelas, Divaldo Franco desenvolveu, inicialmente, uma abordagem sobre a consciência, que é a base do ser humano e algo muito complexo. Carl Gustav Jung foi quem melhor definiu a consciência, demonstrando que o conhecimento não é sinônimo de consciência. Ela é uma conquista pessoal, é o equilíbrio de toda a maquinaria em que transita a criatura humana. O ego, continuou, são as construções da realidade temporária em que vive o ser humano, que em essência é o self, e de etapa em etapa atingirá a plenitude. Se o objetivo da vida é temporário, logo perde o sentido, porém, se ele é transcendental, a conquista é permanente.

A filosofia afirma que somente existe o bem. O mal é a ausência do bem, assim como somente existe a luz, pois a escuridão é a ausência da luz. Allan Kardec preocupou-se em estabelecer a base da felicidade através da consciência, perguntando onde está escrita a lei de Deus. Ao que os imortais redarguiram: na consciência.

Existem males aparentes que vem para o bem, e existe o bem aparente que se transforma em um mal, cabendo à consciência discernir uma e outra situação. O incansável e dedicado tribuno chamou a atenção para os verbos agir e reagir, esclarecendo que, na maioria das vezes, ainda o indivíduo reage diante das situações que surgem na vida, quando deveria controlar os instintos que o levaram a reagir.

Asseverou que o ser humano deve buscar constantemente libertar-se dos prazeres que o projeta ao mal, procurando discernir se vale a pena a conduta. Ressaltou que o Evangelho de Jesus está cada vez mais terapêutico. A Dra. Elisabeth Lukas, psicóloga austríaca, por exemplo, recomenda aos seus pacientes a leitura e o estudo das parábolas de Jesus como terapêutica para a aquisição da saúde e da paz.

Com vivacidade, dinamismo e alegria de viver, encaminhando-se para o encerramento da conferência, alertou para a importância de o indivíduo libertar-se dos velhos clichês mentais e lembrar-se do Deus interno existente em cada ser. O espiritismo vem mostrar que o progresso depende de cada um. O indivíduo é o que fez antes, e será o que fizer agora. Se alguém ofende, o problema é do ofensor, porém, se a vítima do ofensor se ofende, o problema passará a ser da vítima que aceitou a ofensa. Vale a pena viver, vale a pena ser feliz! Exclamou, encerrando a bela conferência.

Fotos:

Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

Abraços,

 Jorge Moehlecke

 

 

 

 

3º. EFEOM- Encontro de Filosofia Espírita do Oriente Médio

Dubai

 

Ola Amigos,
faltam poucos dias para a realização de mais um EFEOM - Encontro de Filosofia Espírita do Oriente Médio. Nossas palestras e Seminário acontecerão de 23 a 26 de maio, com a participação do estimado amigo Haroldo Dutra Dias.
As inscrições podem ser feitas pelo email
[email protected] ou [email protected]

Em anexo segue o convite para Seminário "A Tadução do Novo Testamento" com Haroldo Dutra Dias
Data - 25/05 9:30 ás 12:30
Local - Hotel Grand Belle Vue - Tecom Al Barsha - Dubai

Este projeto é resultado de 22 anos de pesquisas de Haroldo Dutra, que é juiz de Direito em Minas Gerais, e especializou-se nas línguas hebraica, aramaico, francesa, grega clássica, e também em paleontografia, crítica textual e tradição judaica.

Programação:
23 de Maio – 18:30hs ás 20hs
Os vícios humanos segundo Paulo em suas cartas
Local: Silicon Oasis – GECL

24 de Maio – 10:30hs ás 12hs
O homem de Bem
Local: AbuDhabi – GEEAD

25 de Maio – 9:30hs ás 12:30hs
Conferência EFEOM:A Tradução do Novo Testamento
Local: Hotel Grand Belle Vue - Tecom - AlBarsha

26 de Maio – 20:30hs ás 22hs
Reunião Pública GECD: A Nova Era
Local: JLT – Jumeirah Lakes Tower

Abraços Fraternos,
Patrícia Farias
GECD - Grupo Espirita Cristao Despertar
http://espacodespertar.blogspot.com

 

(Informação em email de Patricia Farias repassado por Elsa Rossi)

 

 

 

 

Registro. Curso de capacitação para educadores espíritas

Araçatuba, SP

 

"Não podemos sem graves, comprometimentos espirituais, sonegar-lhes a educação,
ás luzes do Evangelho, fazendo brilhar em seus corações as excelências das luzes do Excelso Mestre com vistas á transformação das sociedades terrestres para uma nova humanidade."(Bezerra de Menezes).

Realizamos no dia 18 de maio de 2013 nas dependências da "União Espírita Paz e Caridade o “Curso de Capacitação para educadores espírita infanto-juvenil”. O tema trabalhado foi: “Compromisso e Planejamento”. Compareceram as seguintes casas:A.E.Varas da Videira, C.E.Benedita Fernandes,C .E.Luz e Fraternidade, C.E.Casa do Caminho,Instituição Nosso Lar,G.E.da fraternidade, U.E.Paz e Caridade, C.E. Mariano Dias (Birigui),C.E.Amor e Caridade (Birigui).O conclave foi de encontro aos objetivos planejados, havendo a participação da Evangelização da União Espírita Paz e Caridade, conhecida também como Abrigo Ismael. (Maria Luzia de Almeida Rosa)

 

(Texto e fotos recebidos de Maria Luzia Almeida Rosa)

 

 

 

Educação de filhos com Marilu Ventura, psicóloga espírita

Tremembé, SP

 

Convite

Amigos,

MARILU VENTURA, PSICÓLOGA ESPÍRITA, virá fazer uma reunião com os Pais da Evangelização Infantil do CEJN neste sábado, dia 25, das 16:30 às 18:00 horas. Será um diálogo para responder à dúvidas acerca de EDUCAÇÃO DE FILHOS. Tragam suas questões.

Abriremos também para convidados interessados no tema. Só precisa confirmar com antecedência a presença.

Por favor, divulguem.

 

Grata,

Celia Elmy

Cel: 12 9784.6892

Centro Espírita Jesus se Nazaré

Rua Major Zanani, 59 – Centro – Tremembé – SP.

 

(Informação recebida em emails de Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

Deserto do Alemão. Santa Rita do Passa Quatro, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Seminário com Adenauer Novaes em

Bauru, SP

 

Olá, Bom dia!!!

 

É neste final de semana, VOCÊ já fez sua inscrição para o SEMINÁRIO?

Ainda dá tempo:-

 

Inscrição na LIVRARIA ESPÍRITA 

(Rua Virgílio Malta, 7-60, Bauru/SP - Fone:- 14 3227 0770

 

Dia 25/5/2013 - Sábado: 14h00 

Seminário: Autoconhecimento, Autodescobrimento, Autotransformação e Autoiluminação.

 

Local:- Centro Espírta A Serviço do Mestre

Al. Três Lagoas, 4-28, Vila Dutra, Bauru/SP

 

Obs. no Seminário será cobrada uma taxa de R$ 5,00

 

Veja a programação:-

http://www.slideshare.net/espiritaonlinebauru/adenuer-novaes-em-bauru-19446026

http://movimentoespiritabauru.blogspot.com.br/2013/04/10-anos-de-reflexoes-com-adenauer-novaes.html#.UZzIpaLVCd4

 

Fátima Antunes - Bauru/SP

www.movimentoespiritabauru.blogspot.com.br

www.facebook.com/Bauru.MovimentoEspirita

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

 

 

 

 

Programação de palestras com a psicóloga espírita Deusa Samú

São Paulo, capital e região

                       

Deusa Samú

 

06 de junho de 2013, 20h 30min - palestra.

local: - FA Seara de Luz - Rua Benedito Conrado Filho, 65- Jd Beatriz- S.B.Campo - SP

tema: Evangelho e família

                        08 de junho de 2013, 14h30min - palestra para educadores do CEETE.

local: Seara Bendita -  Rua Demóstenes, 834 - Campo Belo - São Paulo - SP

tema: Adolescência

                        12 de junho de 2013, 20h - palestra.

local: GE Mãos Estendidas - Rua Santo Antonio, 250 - Diadema - SP

tema: Amor Familiar

                        13 de junho de 2013, 20h - palestra.

local: GE Nova Cafarnaum - Rua São José, 65 - S. Bernardo do Campo - SP

tema:

                        18 de junho de 2013, 20h - palestra.

local: CE Jesus - Rua Japaratuba, 338 - Sacoman - SP

tema: livre

                        21 de junho de 2013, 20h30min - palestra.

local: CE Mãos Unidas - Rua Nestor Ferreira Forte, 609 - São Paulo - SP

tema: Só o amor edifica

                        26 de junho de 2013, 20h30min - palestra.

local: CE Caminho das Flores - Rua Padre Bento Pacheco, 655 - Vinhedo - SP

tema: Renovação

                        27 de junho de 2013, 20h - palestra.

local: Lírio Branco - Rua Joaquim Nabuco, 503 - S.B. do Campo - SP

tema:livre

 

(Informação recebida em email de Deusa Samú)

 

 

 

 

Projeto Manoel Philomeno de Mirando no Rio Grande do Sul. Porto Alegre e Cidreira

 

 

Projeto

Nos dias 18 e 19 de maio de 2013 os três integrantes do projeto Manoel Philomeno de Miranda, Nilo Calazans, José Ferraz e João Neves, trabalhadores há sessenta e cinco anos das atividades mediúnicas do Centro Espírita Caminho da Redenção, de Salvador/BA, retornaram ao Rio Grande do Sul para atender aos convites formulados pela Sociedade Espírita Beneficente Bezerra de Menezes, em Porto Alegre e pela Sociedade Espírita Allan Kardec de Cidreira, no litoral norte.

Os integrantes do Projeto, sempre bem dispostos e participativos, desenvolverem suas atividades de esclarecimento e orientação acerca das atividades práticas dos Centros Espíritas, notadamente nas áreas do atendimento fraterno e da desobsessão.

Em Porto Alegre a abordagem foi sobre o atendimento fraterno, onde destacaram as suas origens espíritas e o âmbito de ação.  Com relação ao atendente fraterno foi apresentado o perfil desejado, as suas habilidades psicológicas e os requisitos doutrinários. Foram enumeradas as fases da técnica do atendimento, compreendendo as ações, tais como, o atender, o responder, o personalizar e o orientar. Relativo a pratica a ser desenvolvida pelo atendimento fraterno, foram apresentada as diversas fases e procedimentos a serem adotadas para se ter um efetivo trabalho de amparo ao próximo.

No litoral norte, em Cidreira, o tema foi O Centro Espírita e a Desobsessão. Durante o seminário foram apresentados os aspectos que envolvem a obsessão, como por exemplo, as causas e mecanismos de instalação, os sintomas e reflexos, a correlação com a loucura, entre outros. Destacaram, os integrantes do Projeto, o atendimento aos encarnados através do atendimento fraterno e a promoção do atendido. No que tange aos desencarnados foi salientado os requisitos inerentes ao Centro Espírita, à reunião mediúnica e à equipe mediúnica. Finalizaram esse brilhante trabalho com o estudo de casos, muito elucidativos, fixando os aspectos teóricos apresentados.

               Texto: Paulo Salerno

               Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 

Palestra com Francisco Atilio Arcoleze no CEAV

Pacaembú, SP

 

 

(Informações recebidas em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

Comemoração dos 10 anos da Casa do Caminho

Pindamonhangaba, SP

 

 

 

 

 

Espetáculo Beneficente: “Música do Bem”

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Grupo Vocal Reencontro no primeiro aniversário da Seara Aprendizes do Evangelho. Mongaguá, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

Que es + importante para ti, las cosas materiales

o quienes te rodean

 

 

(Recebido em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

 

Visite o site da Rede Amigo Espírita

Auriflama, SP

 

Acesse aqui:

http://www.redeamigoespirita.com.br

 

 

 

 

 

 

 

No site do NEU-UERJ

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://neu-uerj.zip.net/

 

 

 

 

 

Leia o Informativo CEAK News

Holambra, SP

 

Clicar aqui:

http://us4.campaign-archive2.com/?u=3cf0e61d5cfa3c00c23d96344&id=5a6527af57&e=35e03ea932

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo com palestra de Ismael Batista da Silva em

Varginha, MG

 

Tema: Humildade

Acesse aqui: http://cefassis.org.br/

 

 

 

 

 

Juventude e maturidade espírita

 

Descrição: cid:image001.png@01CE509D.B4E558E0

(Carlos Abranches)

Retomo aqui as reflexões em torno da necessária ressignificação do relacionamento entre os jovens espíritas e os confrades que atuam no labor espírita há mais tempo. Faço isso porque amigos de longa data resolveram questionar o fato deste “escriba” sugerir novas formas de relacionamento, que permitam ao jovem uma participação mais dinâmica e integrada com os destinos da casa.

Sem descer a profundas ilações, que não nos interessa em circunstâncias como essa,  apenas aproveito para lembrar o que seria do mundo se alguns jovens não tivessem tido a coragem de quebrar as resistências e superar a rigidez do estabelecido, criando espaço para novos ares e avanços diferenciados na história do pensamento religioso.

*

Jesus de Nazaré – o próprio Mestre da Boa Nova revelou os fundamentos da Nova Era com apenas 33 anos.

João Evangelista - contaria vinte anos, quando presenciou a cena dolorosa do Calvário; um jovem iluminado, que se iniciou no apostolado com menos de vinte.

O Cristianismo primitivo, nos primeiros anos da experiência cristã na linha do tempo, está repleto de referências a pessoas jovens que não fraquejaram na fé pelo seu ideal nem mesmo à frente das feras, nos Circos de Roma. As obras mediúnicas, sobretudo as de Emmanuel, se referem a esses jovens com respeito e gratidão, reputando a eles notáveis exemplos da renovação pelo Amor, capazes de oferecer ao futuro dos séculos exemplos de honradez, fidelidade e elevação moral.

Francisco de Assis (1182-1226) -  o espírito mais iluminado que veio à Terra nos primeiros tempos do segundo milênio, contava vinte anos de idade quando vozes espirituais o advertiram, lembrando-lhe os compromissos firmados com o Senhor, ao reencarnar.

Antônio de Pádua (1195-1231) - o notável “Fernando de Bulhões” deixou a família aos dezesseis anos para pesquisar as belezas da vida celestial e se tornou o poderoso médium de transporte em corpo astral, o baluarte da oratória religiosa numa época de cavalaria e guerras, e cuja ternura pelas crianças marcou para sempre os corações de quem lê sua biografia.

Joana D’Arc (1412-1431) – essa menina tinha dezoito anos quando auxiliou a França a quebrar elos cristalizados de dureza nos corações, vindos da infeliz relação entre o Estado e a Religião, e petrificados na dureza sectária da inquisição.

Vicente de Paulo (1581-1660) – um dos mais marcantes exemplos de caridade e de carinho para com os mais desvalidos, esse missionário francês iniciou seu inesquecível apostolado aos vinte e quatro anos de idade, em plena alvorada de sua maturidade, alimentada e nutrida de luz nos anos da juventude.

*

A história do Espiritismo não é menos significativa, com a impressionante legião de moços que desde cedo projetaram e realizaram suas tarefas, apesar da oposição de muitos.

Irmãs Fox – contavam catorze e quinze anos de idade quando iniciaram compromissos mediúnicos com o Alto, compromissos esses que abalaram os alicerces de uma civilização e marcaram a aurora de uma nova etapa para a Humanidade.

Codificação do Espiritismo – as sessões mediúnicas conduzidas por Allan Kardec contavam com a presença de moças médiuns, como Julie e Caroline Baudin, de 14 e 16 anos, respectivamente. Foram elas as médiuns de Espíritos da elevação de Sócrates, Platão, S. Agostinho e até Jesus.

Elizabeth D’Esperance - a célebre médium de Alexandre Aksakof desde me­nina falava com os desencarnados. Acabou se tornando, ainda na juventude, um dos maiores médiuns de efeitos físicos e materializações de Espíritos, de todos os tempos.

Leon Denis – começou a escrever seus livros, de fundamental importância para a história da filosofia espírita, com vinte e um anos.

*

No Brasil, são fartos os exemplos de jovens que despertaram para o ideal do bem ainda na juventude. Citemos aqui alguns:

Frederico Jr – tinha 21 anos quando iniciou o trabalho com a mediunidade;

Chico Xavier – tinha só 22 anos quando teve seu primeiro livro mediúnico publicado, “Parnaso de Além-Túmulo”. Daí para diante, as bases fincadas na grandeza de um espírito que se ajustou durante a infância e a juventude geraram mais de 450 obras mediúnicas, um verdadeiro portal de luz para a humanidade do futuro.

Yvonne A. Pereira – sua trajetória mediúnica começou aos doze anos de idade, quando passou a escrever mediunizada sem o saber. Antes da segunda década de vida, já era responsável pelo receituário e curas de obsessão em Rio das Flores, onde nasceu, e posteriormente em cidades de Minas Gerais, para onde se mudou, como Juiz de Fora e Lavras.

Leopoldo Cirne – aos 21 anos, foi eleito foi eleito vice-presidente e aos 31 presidente da Federação Espírita Brasileira.

*

Espero que a breve lembrança desses personagens históricos do pensamento cristão, vários deles ligados à Doutrina Espírita, nos permita compreender a beleza da presença do jovem em nossas lides.

Diante desse fato, aproveito para rogar aos benfeitores espirituais que auxiliem os jovens a se manter comprometidos com a educação e vivência espíritas desde a infância, para que ao chegarem à maturidade, não sejam pedras de tropeço para os dirigentes mais amadurecidos na experiência da vida.

Que nossos jovens espíritas consigam vencer os sutis chamamentos para as facilidades que a vida superficial e vazia de nosso tempo presente lhes oferece.

Que na trajetória da encarnação, nossos moços de hoje honrem a dignidade de ser protótipos do homem integral do futuro, aquele a quem Kardec chamou de “homem de bem”.

E que no conjunto geral da grande família espírita, sejamos todos nós, crianças, jovens e adultos, os primeiros a desejarem fortalecer os laços da fraternidade pura, aquela que faz a “liga” dos valores eleitos pelo Codificador como as mais poderosas ferramentas de transformação do mundo – trabalho, solidariedade e tolerância.

***

* Carlos Abranches comunicador, orador, escritor e articulista espírita.

(Texto recebido em emails de Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

Estátua eqüestre de Joana D’Arc na Praça das Pirâmides,

em Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP