Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 24 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/24-05-2013.htm

 

 

 

 

Visite o blog

Divaldo Pereira Franco – Embaixador da Paz

 

Acesse:

http://divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

Entrevista: Suzuko Hashizume conta um pouco da vida e da obra do grande vulto do espiritismo brasileiro Hernani G. Andrade

 

Aproximando-se a data comemorativa do centenário

de nascimento do grande cientista espírita Hernani

Guimarães Andrade, buscamos ouvir nesta rápida en-

trevista Suzuko Hashizume, uma das pessoas que mais

de perto conviveu com o grande mestre nos labores do

Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas-IBPP.

 

Suzuko Hashizume

 

 

Ismael Gobbo – Quem foi Dr. Hernani Guimarães Andrade? Que legado ele deixou?

 

Suzuko Hashizume – Inúmeros seriam os atributos que poderíamos mencionar para  identificar e qualificar esse inigualável e querido ser humano que jornadeou pela Terra no período de 31 de maio de 1913 a 25 de abril de 2003, completando agora no próximo dia 31 de maio de 2013 o seu centenário,mas aqui transcrevo um pequeno trecho escrito por um de seus inúmeros amigos  Dr. Júlio de Queiroz, que  muito bem definiu essa personalidade no Prefácio do livro: A Mente Move a Matéria.

― “Hernani foi não apenas uma inteligência humana de escol como também um desses espíritos luminar que, aqui, neste planeta, desbravou novos caminhos do conhecimento. Firmemente calcado no método científico que sua sólida formação de engenheiro lhe garantia, deu passos à frente naquela área do saber em que nenhum ser humano fica indiferente, pois ou nela avança, ou a combate sem conhecê-la: a que busca desvendar aquele quod que distingue o ser vivo de seu cadáver...”

Em todos os continentes, esses heróicos vanguardeiros, freqüentemente sem meios financeiros apropriados, pesquisaram, estudaram sem apoio acadêmico e, desafiando a estulta sapientia letrada, levantaram o véu do desconhecimento e, como quem ao longe divisa um novo continente, falaram-nos da consciência além da matéria e do espírito além do corpo.

Hernani Guimarães Andrade, engenheiro, fez-se um destes desbravadores. Fundador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, com rigor científico estudou, analisou, divulgou o quanto encontrou. Reconhecido internacionalmente muito mais que em seu País, ainda assim, nele, contou com um grupo crescente de seguidores e de admiradores.

Sua inteligência humana já não está entre nós. Sua lucidez espiritual continua conosco e incita-nos à continuação da busca, ao prosseguir na ampliação das fronteiras do conhecimento e, acima de tudo, a espraiar a perseverança na verdade que se traduz naquele tipo de amor que os gregos antigos chamavam de agapé, o amor que nada exige em troca.

O conhecedor fez-se sabedoria; o mestre fez-se bodhisatva, aquele que, na teologia budista, livre das peias do espaço-tempo, continua amorosamente a nortear todos. Como a luz de que fala o Evangelho cristão, Hernani Guimarães Andrade não foi escondido num túmulo, mas, desde outra dimensão mais plena do existir,  brilha e ilumina toda a casa da humanidade.” (Queiroz. J . 2004)

Desde muito jovem, aos dezesseis anos de idade interessou-se pelo estudo e pesquisa do problema da natureza espiritual do homem. Preparou-se nos mais variados campos do conhecimento humano abrangendo a Filosofia, Física, Química, Biologia,  além de promover Seminários sobre a Teoria do Conhecimento, Formação da Mentalidade, Parapsicologia. Psicobiofísica, etc.

Paralelamente ao desempenho de sua profissão de engenheiro nas grandes empresas como Usina Siderúrgica de Volta Redonda,  Standard Electric, Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) pertencente à Autarquia do Governo do Estado de São Paulo, dedicou-se ao estudo e à pesquisa do Hipotético Campo Biomagnético – CBM e objetivando a demonstração científica de sua tese exposta no livro A Teoria Corpuscular do Espírito e Novos Rumas à Experimentação Espirítica partiu para a construção de um equipamento apropriado para testar a sua teoria. Enfrentando dificuldades de toda ordem construiu às suas próprias custas, na oficina de sua casa um aparelho inédito denominado TEEM – Tensionador Espacial Eletromagnético, para pesquisar e evidenciar a existência de um suposto campo biomagnético que ligaria o espírito à matéria. A história e o sucesso desta pesquisa laboratorial foram apresentados e relatados no livro Saúde e Espiritismo, da Associação Médico-Espírita do Brasil, São Paulo, 2004, 3ª. Edição, pela bacteriologista do Instituto Adolf Lutz de Bauru, que colaborou nesta pesquisa: Sra. Sônia Maria Marafiotti Gomes.

Este legado, acima mencionado, já seria mais do que suficiente para aquilatar a importância da contribuição científica e filosófica deixada por Hernani Guimarães Andrade aos que desejarem dar prosseguimento às sua hipótese de trabalho, porém, devemos ainda acrescentar o enorme acervo de pesquisas feitas por ele no campo do  paranormal como os casos sugestivos de reencarnação, poltergeist, mediunismo, psi-theta e outros.

 

Dr, Hernani foi sempre um homem muito simples, estudioso ao extremo, recatado e modesto. Viveu sempre muito feliz entre seus familiares e inúmeros amigos de todas as idades e classes sociais: brasileiros e estrangeiros que o amavam e admiravam pela sua cultura, sabedoria e bondade.

No seu arquivo pessoal que separamos por correspondentes brasileiros de A a Z e igualmente em pastas dos correspondentes do Exterior existem pessoas de todos os níveis sociais e culturais Vamos citar alguns para exemplificar os escritores, cientistas, filósofos, pesquisadores etc. de quase todos os países da América do Sul, Estados Unidos da América do Norte, Europa, Inglaterra, Japão, China, Austrália, Índia e outros.

Durante seus quase noventa anos (1913-2003) recebeu ilustres e importantes visitantes do Brasil como o extraordinário médium Sr. Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier); o físico Dr. Mário Schoemberg (USP); Dr. Valdir Rodrigues (UNICAMP); Dr. Nubor Facure (UNICAMP) Prof. Hermínio Corrêa de Miranda, (autor de vários livros) ; Dr. César Burnier P. de Mello (médium e escritor); Professores Cristina e Luciano Rocha;  Prof. Carlos Eduardo N. Luz;  Prof. Richard Simonetti (escritor); Prof. David L. Desidério; Prof. Newton Boechat (orador e escritor); Dr. Gilberto C. Guarino (escritor e desembargador); Dr. Gilberto P. Cardoso (médico-psiquiatra e escritor); Dr. Zalmino Zimmermann (jurista e escritor enciclopedista); Dr. Osmard A. Faria (médico e escritor);  Jorge D. Martins (escritor) ; Dr. Canuto Abreu (ex-cônsul do Brasil na França); Dr. Carlos A. Baccelli (Médium e escritor mineiro); Dr. Waldo Vieira (médium e escritor mineiro, parceiro na psicografia com Chico Xavier e posteriormente dedicado à  Projeciologia); Dra. Marlene R. S. Nobre (médica e escritora); Dr. José de Freitas Nobre (ex-deputado Federal); Dra. Maria das Graças de Souza, psicóloga; Dra. Julika Kiskos, psicóloga; Dra. Andrée Samuel, psicóloga; Dra. Alcione R. Novelino (médica); e citamos ainda, a seguir, figuras e profissionais de vários outros continentes relacionados ao estudo da Parapsicologia e Psicobiofísica como o Professor Doutor Ian Stevenson (o maior pesquisador dos casos sugestivos de reencarnação, no mundo, da Universidade de Virginia, nos EE. UU), Hemendra Nath Banerjee (importante pesquisador de Memória Extracerebral da Universidade de Varanaseya da Índia); os físicos teóricos norte-americanos Fred Allan Wolf, e Jack Sarfatti (autores de Space, Time and Beyond), a psicóloga, pesquisadora e escritora Edith Fiore dos EE. UU.; Guy Lyon Playfair (escritor e jornalista inglês); Prof. Dr. Stanley Kripnner (psicólogo e escritor de grande renome nos EE.UU);  Dr. Morris Netherton, PH.D. (renomado psicólogo  e introdutor da Terapia de Vidas Passadas no Brasil através do casal brasileiro Dra. Maria Júlia de Morais P. Peres e Dr. Ney Prieto Peres), Dr. Alberto Villoldo (psicólogo e escritor dos EE. UU.); Ken Kimmel (psicólogo (EE. UU), Patric Gisler (pesquisador e escritor dos EE. UU.), Bárbara Ivanova e Larissa Vilenskaya (parapsicólogas da Rússia); Zdenek Rejdak (presidente do  IAPR International Association for Psychotronic Research da  Checoslovaquia), Maggy e Jules Harsch-Fischbach (casal de Luxemburgo que se destacou mundialmente pela pesquisa e divulgação da TCI - Transcomunicação Instrumental, no mundo); Dr. George W. Meek (Investigador, e escritor norte-americano). Seria interminável a lista se continuássemos a relacionar também inúmeros escritores, pesquisadores e cientistas da América do Sul que também visitaram o IBPP.

 

ISMAEl GOBBO – Qual sua principal teoria? O que é a Teoria Corpuscular do Espírito?

 

SH – A Teoria Corpuscular do Espírito é a sua inédita e revolucionária tese lançada em 1958. “Para Hernani a criatura humana é um ser espiritual dotado de inteligência, razão e sentimento, acoplado a uma estrutura material que lhe serve de instrumento ou veículo ao processo evolutivo. Sua tese, elaborada a partir de tal síntese criativa, é a de que a matéria chamada bruta, cujos segredos a Física Quântica vai desvendando pouco a pouco, tem seus encaixes próprios para um conjunto simétrico de componentes tetradimensionais “do outro lado” da vida, com os seus psiátomos, o bion, o percepton e o intelecton. Essas psipartículas compõem o Modelo Organizador Biológico (MOB) que, não apenas preside à formação do corpo físico, como cuida do seu funcionamento integrado, enquanto quantidades inconcebíveis de átomos são eliminados e substituídos ao longo de uma existência.” (Corrêa, H.M. 1985).

Em síntese o Campo biomagnético (CBM) postulado em sua teoria seria um campo de forças organizadoras responsável pela manifestação dos esquemas biológicos, desde as complexas estruturas moleculares orgânicas até os seres vivos propriamente ditos.

 

 

CV resumido de  Hernani Guimarães Andrade

 

Dr. Hernani Guimarães Andrade (1913-2003) nasceu em Araguari, Estado de Minas Gerais. Formado em Engenharia Civil, em 1941, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Andrade sempre sentiu grande interesse, não só pela Engenharia (sua profissão) como pela Física, Biologia, Cosmologia, Psicologia, Parapsicologia e *Psicobiofísica.  Seu interesse maior sempre foi a pesquisa da natureza espiritual do homem, a cujos estudos e indagações veio se dedicando desde os dezesseis anos de idade. Publicou dezessete livros todos de cunho científico, promoveu seminários, apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais sobre reencarnação, poltergeist e também sobre suas pesquisas sobre o Campo Biomagnético (CBM).

 

Psicobiofísica  é a disciplina científica cujo objeto é o estudo dos fenômenos psíquicos, biológicos e físicos em todas as suas manifestações, com ênfase nas de caráter paranormal.

Segundo Hernani, “a Psicobiofísica parte dos seguintes princípios, cuja realidade é sobejamente apoiada pelas evidências observacionais e experimentais:

1) a existência do Espírito como realidade positiva e demonstrável... Ainda que “não aceita pelo establishment” científico oficial;

2) a existência dos fenômenos paranormais;

3) a classificação desses fenômenos segundo as categorias psíquica, biológica e física e a tentativa de explicá-los e a descoberta de suas leis;

      4) ao contrário da moderna Parapsicologia, aceita, “a priori”, a existência, a sobrevivência do    Espírito e a reencarnação... e admite a interação entre as matérias física e espiritual.”

 

Hernani Guimarães Andrade

Araguari, MG, 31-05-1913/ Bauru, SP, 25-04-2003

Hernani Guimarães Andrade participando da festa de aniversário da colaboradora  Suzuko Hashizume

Suzuko, Dr. Hernani e Chico Xavier no IBPP

O casal espírita, Fernanda e Dagoberto, residentes na Alemanha, Suzuko e Dr. Hernani G. Andrade.

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Rijswijk, Holanda

 

 

22-05-2013

 

Desembarcando na Holanda, proveniente de Milão/Itália, nas proximidades de Amsterdam, na cidade de Rijswijk, distante cinquenta e dois quilômetros da capital holandesa, Divaldo Franco, o peregrino dedicado e incansável, superando o peso da idade, o cansaço natural das viagens quase sempre diárias por diversos meios, as hospedagens, a alimentação nem sempre ao gosto e nas horas habituais, a bagagem sempre volumosa para dar-lhe condições de uma viagem de quarenta dias, falou euforicamente para um público de noventa pessoas sobre a psicologia da gratidão.

A abertura da conferência foi abrilhantada pela pianista chinesa Akemi Alink, que em uma bela apresentação contribuiu para um ambiente agradável e harmônico. A psicologia da gratidão, informou o nobre conferencista, é a psicologia da vida, e que aquele que é grato, goza de saúde. As pesquisas realizadas nos últimos tempos nos Estados Unidos da América demonstram que a gratidão torna a pessoa mais feliz. Quando o indivíduo se encontra amadurecido psicologicamente é sempre grato, alegre e possui a alegria de viver.

Citando o físico, matemático, filósofo e teólogo francês Blaise Pascal, Divaldo falou sobre o espírito de geometria, a razão, a lógica, e sobre o espírito de gentileza, onde o ideal seria estas duas vertentes se encontrassem para a conquista da harmonia do indivíduo. Quando o sentimento de gratidão toma conta do ser, ele oferece um grande bem, o organismo da pessoa grata produz um alto nível de imunoglobulina através da saliva, assim o individuou goza de mais saúde. Orientou que o ser humano deve cultivar a alegria de viver para ser grato à vida. Isso não é um sentimento religioso, é um sentimento evolutivo.

Referindo-se ao trabalho e as pesquisas do Dr. Bernie Siegel, grande cancerologista americano e escritor que afirma que toda vez que o indivíduo experimenta contrariedades, cultiva o ódio, torna-se candidato a ser portador de câncer. Nos divórcios, por exemplo, a mulher poderá desenvolver um câncer inconscientemente, como mecanismo de vingança. Da mesma forma, quando o homem é traído, passando a odiar, poderá desenvolver inconscientemente um câncer de próstata.

O espiritismo explica e esclarece que cada indivíduo é autor de seu próprio destino, demonstrando que o ser humano não é o seu momento atual, mas que está nesse momento. O ser humano é de essência divina, a que Carl Gustav Jung chamou de self. O self é o que o indivíduo é. O ego é o que ele aparenta ser. Infelizmente o ego é mais poderoso que o self, ainda.

Nesta bela conferência, Divaldo advertiu que muitos se comprazem na compaixão de si mesmo, são os coitados, sugerindo que não se inspire compaixão, mas que inspire alegria, pois, que todos possuem problemas. Quando o ser humano descobrir o amor, a solidariedade, a gratidão à vida, fará o bem ao outro e isto é extraordinário.

Relatou a sua experiência onde trinta mil crianças já passaram por suas mãos de educador, e com emoção falou da alegria e a gratidão a Deus pela oportunidade de viver, ser grato e conquistar a felicidade. Finalizando sua explanação, disse o abnegado divulgador das mensagens cristãs, que todo dia, ao amanhecer, quando acorda e abre a janela do quarto, bendiz a Deus, agradecendo ao Senhor pela vida. Ofereceu, assim, uma preciosa lição de otimismo, alegria de viver, simplicidade e gratidão.

Fotos:

Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

 

Abraços,

 Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 

Grupo de jovens se a apresentarão abordando o tema

Paulo e Estêvão no G.E. da Fraternidade. Araçatuba, SP

 

(Informação recebida em email de Juliana Berce)

 

 

 

 

Neste domingo. Seminário “A Mediunidade”

Londres, Reino Unido

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

Esfinge moderna inspirada nas do Antigo Egito localizada na margem do rio Tamisa, em Londres. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Encontro “Motivar para Servir” em

Poços de Caldas, MG


 

Encontro "Motivar para Servir" em Poços de Caldas/MG ao vivo no canal 3 http://www.redeamigoespirita.com.br/page/canal3

PARA O BOM ANDAMENTO DO ENCONTRO MOTIVAR PARA SERVIR EM POÇOS DE CALDAS E PARA SUPRIR A AUSÊNCIA DO NOSSO QUERIDO ORSON, POIS ESTÁ COM DENGUE, FICARÁ ASSIM A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO:

SÁBADO DIA 26 DE MAIO

14H30 - ABERTURA
15H00 - SEMINÁRIO - O PERFIL DO TRABALHADOR ESPÍRITA PARA A ATUALIDADE
PALESTRANTE - ISMAEL BATISTA - GUAXUPÉ
16H30 - INTERVALO
17H00 - SEMINÁRIO - FORMAÇÃO DA MENTALIDADE CRISTÃ
PALESTRANTE - FRANCISCO COELHO - MATÃO- SP
18H30 - LANCHE REFORÇADO
19H30 - REFLEXÃO COM DIRIGENTES E LIVRO BOA NOVA
APRESENTAÇÃO MUSICAL COM SERGIO SANTOS E MARLENE
20H30 - ENCERRAMENTO

DOMINGO DIA 27 DE MAIO
8H30 - CAFÉ MUSICAL COM SERGIO SANTOS
9H00 - FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS DO EVANGELHO
COORDENADOR - FRANCISCO COELHO - MATÃO
10H00 - INTERVALO
10H30 - REFLETINDO O RELACIONAMENTO E ATUALIDADES NO MOVIMENTO ESPÍRITA COM A PARTICIPAÇÃO DE DIRIGENTES E TRABALHADORES DA REGIÃO
COORDENADOR - ISMAEL BATISTA - GUAXUPÉ
11H30 - APRESENTAÇÃO DE SERGIO SANTOS
12H00 - ENCERRAMENTO

 

(Informação recebida em email de Ismael Batista da Silva)

Ficheiro:Poços de caldas1.JPG

Poços de Caldas, MG

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Po%C3%A7os_de_caldas1.JPG

 

 

 

 

Palestra com o orador José Passini em

Araras, SP

 

 

O evento acontecerá no Centro Espírita Camilo Chaves, em Araras, SP, na quinta-feira, dia 30 de maio de 2013.

O tema será "Evangelização Infantil".

 

SAIBA MAIS SOBRE JOSÉ PASSINI ACESSANDO:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/10/focalizando-o-trabalhador-espirita-165.html

 

(Com informação de José Passini)

 

 

 

 

Noite de Caldo do CECC com palestra/seminário

 por Adenáuer Novaes. Itabuna, BA

 

 

O Centro Espírita Claudionor de Carvalho estará realizando 2ª Noite do Caldo com Adenauer Novaes -Diretor Administrativo da Instituição Lar Harmonia em Salvador-BA, Psicólogo Clínico, Escritor,Graduado em Filosofia e Engenharia e Pós-graduado em Psicologia Analítica Junguiana, Funcionário Público Federal Aposentado, Sócio Fundador da Clínica Psique e o Instituto do Espírito.

 

Data: 15 de junho de 2013 - Noite do Caldo - Com 03 tipos de Caldo - Investimento: R$10,00

Horário: 19:30h

Palestra: O Ser e a Transformação Moral

Momento Musical: Dr. Adilson e Edu

 

Data: 16 de junho de 2013 - Domingo

Horário: 08:30h

Seminário: Métodos para a Reforma Íntima

 

Contato: (73) 8804-8207/9196-8109/3617-3001

 

PARTICIPEM!

 

Obs. A renda do Caldo revertido para da continuidade nas construções do Centro Espírita Claudionor de Carvalho.

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho - Itabuna - Bahia [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Aloisio Silva na

Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida. São Carlos, SP

 

 

 

SEARA ESPÍRITA CAMINHO,VERDADE E VIDA   

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp 

 

Palestra neste sábado 25/05/13 ás 18h30min. 

 

Palestrante: Aloisio Silva (de Guarapari-ES)

Tema: AS LEIS MORAIS NO RELACIONAMENTO A DOIS

Venha estudar Espiritismo conosco.  Comece agora...

Segundas... 19h30min Estudos: Ação e Reação  (André Luiz – Chico Xavier)

Quartas...... 19h30min Estudos: Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

Sexta.......... 19h30min Estudos: Dramas da Obsessão (Ivone A. Pereira – Bezerra de Menezes)

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

VENHA ESTUDAR CONOSCO.

 

(Informação recebida em email de abrart [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra pública na “Spiritist Society of Ireland”

Dublin, Irlanda

 

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland)

 

 

 

 

Seminário com Armando Falconi

Santos Dumont, MG

 

 

(Informações recebidas em emails de Ademir Mendes e de Adriano Barroso)

 

 

 

 

Palestra musicada e Pintura Mediúnica na Casa do Caminho

Barra Mansa, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Programação de palestras com Ismael Batista da Silva

São Paulo, capital e região

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Fundação Joanna de Ângelis convida para comemoração dos 10 anos de existência. Rio das Ostras, RJ

 

 

 

                      A Fundação Joanna de Ângelis, tem a satisfação de convidá-lo e sua família, para comemorar sua primeira década de existência e funcionamento, no dia 25/05/2013 às 19:00 horas, na sua sede localizada na Rua Vassouras, nº 20, Jardim Mariléa, Rio das Ostras ( próximo ao Parque dos Pássaros e padaria Ciabatta ).

Aproveita a oportunidade para comunicar com alegria e entusiasmo, que ampliando seus fins estatutários (agora com fins religiosos), iniciará um novo ciclo de palestras públicas, aos sábados, às 19:00 horas, iniciando nesta data comemorativa, com a estimada expositora espírita Paula Guimarães, de Taubaté-SP, com o tema: “Joanna de Ângelis, hoje e sempre”.

Até lá...

 

“Sem o passo inicial, ninguém vence as distâncias”.

Joanna de Ângelis 

 

 

“A maior caridade que podemos fazer pela doutrina espírita é a sua divulgação” Emmanuel

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

I Congresso Fluminense Jurídico Espírita

Petrópolis, RJ

 

 

I CONGRESSO FLUMINENSE JURÍDICO ESPÍRITA

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

NOME: _____________________________________________________________

ENDEREÇO: Rua__________________________________________complemento:__________

CEP:________________________________bairro:_________________________

Cidade:_______________________________Estado:_________

e-mail: __________________________________

Telefone: (   )________________________________

É espírita ?  (  ) sim  (  ) não

Frequenta à quanto tempo um Centro Espírita ?

R: _______________________________________

É operador do Direito ?  (  ) sim  (  ) não

 

 

 

I CONGRESSO FLUMINENSE JURÍDICO ESPÍRITA

 

 

LOCAL DO EVENTO: UMEP – União Municipal Espírita de Petrópolis, situada na Rua Casemiro de Abreu, 295 – Centro, Petrópolis (RJ). Esta rua está situada atrás da rodoviária antiga de Petrópolis, no Centro da cidade. É a Rua da PUC de Petrópolis.

 

COMO CHEGAR:

 

De carro:

 

 Acessar o Centro de Petrópolis, seguindo as placas que indicam a Rua do Imperador. Estando nesta, entrando à direita  na Rua Paulo Barbosa,  seguindo as placas que indicam PUC. A UMEP fica à cerca de duzentos metros da PUC de Petrópolis, no mesmo lado da calçada. Ao lado da sede da UMEP existe um estacionamento, da Instituição, de uso gratuito.

 

De Ônibus: Ao chegar na rodoviária nova de Petrópolis, existem duas opções: Ou um táxi até o local do evento (mais ou menos R$30,00) ou um ônibus que liga as duas rodoviárias, a velha e a nova. Da rodoviária velha, se pode ir à pé, pois que dela até o local do evento são uns duzentos metros, ou se pode ir de táxi.

 

Transporte Especial: A Organização do evento disponibilizará ao preço de R$40,00 por pessoa (ida e volta), um ônibus especial que sairá às 10h30 do Aeroporto Santos Dumont e 11h30 no Galeão, chegando em Petrópolis por volta das 13h, parando no Centro de Petrópolis e voltando às 13h, de sábado, 01/06/13, do local do evento para o Galeão e Santos Dumont. Maiores informações via e-mail já citado. Com isso, o participante do evento terá uma manhã livre em Petrópolis.

 

OBS.: Se você optar em, de qualquer aeroporto ir de ônibus para Petrópolis, basta pegar um táxi do aeroporto onde estiver e ir até a Rodoviária Novo Rio que tem vários horários para Petrópolis (rodoviária nova) e de lá seguir as orientações acima, quando a opção é ir de ônibus.

 

 

ONDE FICAR:

 

A rede hoteleira de Petrópolis é bem variada. Indicamos os hotéis abaixo por serem próximos do local do evento:

 

York Hotel: Rua do Imperador, 78 – Centro. E-mail: [email protected], telefone: (24) 2243-2662;

 

 

Hotel Casablanca Palace :

Rua 16 de março, 123 – Centro – telefone: (24) 2242-0162, e-mail: [email protected].

 

Outros opções pesquisar no site www.petropolis.com.br

 

ONDE COMER:

 

Com a inscrição, você já terá incluído, no local do evento,  o jantar de quinta, 30/04/13, o almoço de sexta, 31/05/13 e dois coffe breaks. Além disso, próximo ao local do evento, existem várias opções de self service.

 

COMO FAZER A INSCRIÇÃO:

 

A ficha de inscrição segue no anexo. Basta preenchê-la e enviá-la para o e-mail [email protected] junto com o comprovante de depósito na CONTA POUPANÇA no BRADESCO, agência 0309-3 conta 0155628-2, em nome de HÉLIO RIBEIRO LOUREIRO, cpf 758.548.217-53.

 

A inscrição no valor de R$80,00 até 30/04/13 e R$100,00 após esta data e até a data do evento.

 

OPÇÃO DE LAZER:

 

Quem optar por usar do transporte especial do Congresso, terá a oportunidade de conhecer a cidade que tem várias atrações turísticas e fazer compras na Rua Teresa, que sem dúvida é o maior shopping de roupas do Estado do Rio! Maiores informações sobre o turismo em Petrópolis, você pode consultar o site www.petropolis.com.br .

 

 

 

(Informação em email de 1.º Conselho Espírita de Unificação [mailto:[email protected]] repassado por Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Neste sábado. Teatro: Um Amor de Renúncia

Taubaté, SP

 

TEATRO METRÓPOLE em Taubaté!

Endereço: Rua Duque Caxias, nº 312- Centro, Taubaté, SP- 

CEP: 12020-050

 

Contato: (12) 3624- 5915

Data: 25/05/2013

Horário: 20:00 horas

Ingressos: R$40,00 (Inteira)

 

                R$20,00 (Meia)

Grata,

 

Abraços Fraternos

www.ramakriya.com.br  
Produções Artísticas
(11) 2081-3622 / 9-95034838

 

 

(Informação recebida em email de Lucienne Cunha [[email protected]])

 

 

 

Tarde de  Tortas no Centro Espírita Yvonne Pereira

Rio das Flores, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

TV Mado. G.E.B. Maria Dolores

Jales, SP

 

 

Acesse o link abaixo e veja na TV Madô Espírita nossos cursos e palestras.

O grupo Espírita Beneficente Maria Dolores é nosso Oásis de Luz, nosso cantinho do coração.

um grande beijo em todos

 do irmão menor David

http://www.madoespirita.org.br/tv

 

 

 

 

 

Informações do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

 

 

   

Kardecian Spiritist Center

6450 NW 77th CT Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email:  [email protected]

Web site:  www.spiritist.com

a nonprofit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)

 

May 22, 2013

 BezerraNews Weekly, preparado por el Departamento de Comunicacion, Divulgacion y Desarrollo del BM.

Joselito Costa Jr. - Director


"Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual

os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza. (Allan Kardec)

 


 Programación
BezerraOnline Web Radio



- Mediumnidad con Isabel Porras
- Medicina y Espiritismo con Dr. 
Sérgio Thiesen
- Renovacion Intima con 
Maria Payas
- Reflexiones Espiritas con 
Simoni Privato Goidanich
- Estudando o Espiritismo com 
Umberto Fabbri
- Amorosamente con 
Gilda Miros 
- Espiritismo para Todos con 
Alvaro Velez P
- Spiritism Simply Put with 
Yvonne Limoges
- Kardec Radio with 
Vanessa Anseloni
- El Despertar del Espiritu con 
Luis Salazar
Radio-Colombia Espirita desde Colombia
- Lecturas Edificantes con 
Enise Quadros
- Estudando a Codificacao com 
Umberto Fabbri 



BezerraOnline, su radio espirita en la web. Transmitiendo 24 horas/ 7 dias. Programacion en Español, Ingles y Portugues, con la colaboracion de espiritas de Colombia, Brasil, España, Uruguay, Estados Unidos. Escuche en su computador, smartphone, Ipad y disfrute de la programacion esclarecedora y musica que alimenta su alma. Visite BezerraOnline web radio, transmitiendo para Ud. ahora.

 

www.spiritist.com/bwebradio


** PALESTRA EM PORTUGUES**



Sexta, 8:00pm 05/24/2013

 

REINALDO TRAD

 

- SEDE PERFEITO -

 


DOMINGO 05/26/2013

9 AM - 9:30 AM

EVANGELIO

10:00AM - 11:00AM

 

 

 

 

 

Almoço Fraterno do Grupo Espírita Semente de Mostarda –GESeM. Iguaba Grande, RJ

 

O Grupo Espírita Semente de Mostarda – GESeM

Os Convida para nosso Almoço Fraterno

no dia 9/06/2013

 

 

CARDÁPIO:

Cover com pastas picantes, azeitonas e torradinhas.

Saladas e pratos frios com salada de maionese, berinjela italiana, abobrinha de forno, salada de feijão branco, macarronese, salada de torradinhas, salada de bananas, ovos ao molho rose, seleta de legumes, salada de alface e molhos.

Pratos quentes com churrasco (alcatra, frango e linguiça), feijão tropeiro, batatas fritas, farofa e molho à campanha.

Sobremesas com diversos doces.

 

PREÇO POR PESSOA: R$ 15,00 (INCLUSO UM REFRIGERANTE PEQUENO)

SOBREMESAS À PARTE

 Venha passar um dia maravilhoso conosco e cooperar na obra do Senhor Jesus, pois o lucro será investido na obra social Centro de Estudo Espírita Trabalho e Amor –CEETA

Local: Colégio Estadual Dr. Francisco de Paula Paranhos/Iguaba Grande

Horário: à partir das 12h

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

A orientação cristã

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Luz Acima. Lição nº 14. Página 67.

 

 

Na sessão de conforto educativo, o consulente percebeu que o benemérito orientador espiritual se incorporara à médium em transe, e, logo que o abnegado mentor terminou a preleção sobre tema evangélico, pediu licença para rogar-lhe conselhos:

- Pois não, meu filho! – exclamou o Espírito amigo, generosamente - estou aqui para ouvi-lo; abra seu coração...

O cavalheiro, que principiou tímido, inclinou-se para o benfeitor, exibindo gesto filial, e começou:

- Meu santo protetor, estou exausto! Sinto-me tão necessitado de orientação como o sedento precisa de um gole de água.

Perdi os bens que me eram caros!...

Trago a saúde arruinada e, embalde, perambulo através de clínicas custosas. O fígado não funciona normalmente, os rins ameaçam-me a cada hora, o coração, como louco, bate desregulado...

De organismo semimorto, minha família relegou-me ao abandono.

Minha parentela desapareceu. Tenho irmãos consanguíneos que poderiam, decerto, amparar-me; contudo, fogem de mim, qual se eu fora criminoso impenitente. Acontece, porém, que minha esposa fugiu de mim, após dezesseis anos de convivência, deixando-me irremediavelmente desconsolado...

Ai! meu benfeitor - acentuou lacrimoso -, como atender a problema tão aflitivo?

Sou um fantasma errando, em vão, em busca de paz?

O lar vazio é meu tormento infernal de cada minuto.

Meu azar não parou aí.

Antipatizando-se comigo, meu chefe de trabalho expulsou-me sem caridade, faz duas semanas. Chamou-me, áspero, despejou sobre mim um montão de palavras agressivas e cerrou-me as portas da casa que servi por mais de sete anos consecutivos...

Sou o mais infeliz dos homens...

Já intentei contra a vida. No entanto, parece que ainda nisso me persegue a má sorte, porque todas as minhas tentativas falharam...

Todas as oportunidades de melhoria são vedadas a mim...

Que fiz, meu santo benfeitor, para merecer tantas desgraças?

Estarei, porventura, esquecido de Deus?...  

Forte crise de soluços embargou-lhe a voz.

O instrutor desencarnado afagou-lhe os cabelos prematuramente encanecidos e considerou:

- Tenha paciência, filho! não há efeito sem causa.

O pedinte cobrou novo ânimo e implorou:

- Inspira-me, devotado protetor! orienta-me. Não me abandones!...

- Que deseja que eu faça? – indagou o mensageiro espiritual.

- Traça-me roteiro certo... meu destino é um novelo embaraçado... Aconselha-me, em nome de Jesus!

- Do Mestre que desceu das alturas, a fim de nos servir e salvar?

- Sim – gemeu o interpelado.

- Então, meu filho, volte ao princípio e retifique a própria senda.

O Pai concedeu a você uma saúde harmoniosa. No entanto, por que asfixiou os rins com os “drinques” irritantes? Em que se baseou para consumir largas forças em noitadas de prazer sem significação? Ainda é tempo de reconstruir. Esqueça os venenos diários que lhe desgastam as energias, lentamente, através de um copinho aparentemente sem importância, e imprima ritmo regular à sua experiência de homem na Terra.

Procure, outrossim, as boas graças da família, assinando um armistício de boa vontade. Você alude ao abandono dos parentes, mas não se refere ao escárnio que votou a todos eles, quando a sua posição melhorou no banco em que trabalhava. Esqueceu facilmente os deveres de solidariedade fraternal e chega ao ponto de acusar os outros? Regresse, qual filho pródigo, e revele sincera humildade diante de todos. Peça desculpas para as suas faltas; seja carinhoso e bom.

Quanto à esposa, que dizer? Você olvidou a tirania doméstica de que seu coração voluntarioso abusou vastamente? A mulher, sentinela de seu lar e mãe de seus filhos, não é um animal que deva ser tratado a dinheiro e palavrões. Decorridos mais de três lustros de sacrifício incessante, a pobrezinha não resistiu e afastou-se... Procure-a, nutrindo verdadeiro arrependimento pelos seus erros voluntários e involuntários! Penitencie-se. Peça perdão pelo passado de sombras e guarde suas lágrimas a fim de selar junto dela seus novos compromissos de redenção.

Quanto ao seu campo de serviço, se você deseja orientar-se em Jesus, torne ao seu chefe e rogue-lhe desculpe o seu procedimento impensado. Busque agir na pauta dos homens corretos, sem trair as obrigações de gentileza e reconhecimento para com quem se fez credor de seu respeito, carinho e gratidão.    

O consulente sofredor enxugou o pranto, talvez ferido no amor próprio, e, depois da palavra do orientador encerrando a reunião em sentida prece, dispersou-se o grupo, notando, eu, porém, que o cavalheiro, declaradamente tão infeliz, não pronunciou nem mais uma frase.

Jamais me esqueci da orientação nobre e bela, doce e franca, que lhe foi ministrada pelo sábio da espiritualidade superior, mas não sei se foi aproveitada.

Voltando, entretanto ao templo de oração em que vi cair semelhante benção, debalde procurei o irmão desditoso, que ali não voltou, nunca mais...

 

 

Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG

Ficheiro:Rembrandt-The return of the prodigal son.jpg

O retorno do filho pródigo

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rembrandt-The_return_of_the_prodigal_son.jpg

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP