Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 25 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/25-05-2013.htm

 

 

 

Homenagem a Hernani Guimarães Andrade

por Fernanda Marinho-Göbel  (Northeim, Alemanha)

 

Fernanda Marinho e Dr. Hernani Guimarães Andrade (Araguari, MG, 31-05-1913/ Bauru, SP, 25-04-2003)

Foto arquivo IBPP

 

Nosso querido mestre e amigo Dr. Hernani Guimarães Andrade

 

Conhecemos Dr. Hernani Guimarães Andrade no Grupo Casa do Caminho, na Vila Mariana, onde ele fazia uma palestra sobre reencarnação. Eu tinha então 16 anos, e começara a trabalhar naquele  Grupo, iniciando ao mesmo tempo a Escola de Médiuns na Federação Espírita do Estado de São Paulo, onde meus pais, Carmen Sylvia Marinho e Jarbas Marinho já eram trabalhadores ativos há vários anos.

Como minha mãe sempre teve sonhos recorrentes (indício de lembranças de vidas passadas) e nunca conseguiu compreendê-los, ao ouvir a palestra de Dr. Hernani referindo-se a tais sonhos, interessou-se imediatamente pelo assunto. Fomos convidados por Dr. Hernani para conhecer seu Instituto, o IBPP – Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas – iniciando-se com essa visita uma amizade profunda e um maravilhoso trabalho de cooperação.

Durante anos a fio Dr. Hernani abriu-nos as portas do seu Instituto, onde através do trabalho de pesquisa aprendemos muito sobre toda a fenomenologia espírita. Meu pai tornou-se diretor administrativo do Instituto, e minha mãe diretora social. Eu auxiliava nas pesquisas, nas transcrições de entrevistas, etc..  Nunca aprendi tanto em minha vida.

Meus pais começaram a viajar para o exterior, representando o IBPP em congressos internacionais, apresentado a Teoria do Modelo Organizador Biológico de Dr. Hernani. Num desses congressos, na Áustria, foram convidados a fazer seminários sobre mediunidade na Alemanha (Papai era professor na Escola de Médiuns da Federação Espírita do Estado de São Paulo),  e por isso podemos dizer que devemos ao Dr. Hernani o início de nosso trabalho espiritual aqui na Alemanha.

Foi a abordagem científica e lógica da Doutrina Kardecista que ele tão bem nos ensinou, que encontrou imensa ressonância entre os alemães  e permitiu o nascimento de nosso Grupo Espírita alemão ALKASTAR e.V. (Grupo de Estudos e Trabalhos Allan Kardec). E tem sido essa abordagem e sua teoria que continuam abrindo portas para pesquisas sobre os fenômenos mediúnicos em Universidades alemãs.

Contando há 6 anos com o apoio de Dra. Marlene Nobre e demais médicos da AME-Internacional, temos organizado para os mesmos Congressos Médicos-Espíritas  na Alemanha, nos quais o MOB é sempre apresentado explicando  fenômenos mediúnicos como a incorporação, o desdobramento, etc.., lembrando sempre o importante trabalho de pesquisa desenvolvido por nosso querido Dr. Hernani.

Dr. Hernani vive mais do que nunca em nossa lembrança e em nosso coração e a ele somos eternamente gratos por tudo que nos transmitiu com tanta sabedoria e carinho. Dizíamos sempre que um fim de semana com ele equivalia a muitos meses de faculdade, e sou grata a Deus por tê-lo conhecido e privado de sua amizade.

Temos traduzido seus livros para a língua alemã por considerarmos de suma importância colocar suas pesquisas e sua teoria ao alcance dos alemães, e suas obras “Renasceu por amor” e “Jacira e Ronaldo – Um caso sugestivo de reencarnação” encontraram imensa aceitação neste país. Prosseguiremos na tradução de sua obra, pois achamos necessário que essas preciosas informações sejam transmitidas aqui na Europa. É a nossa maneira de agradecer a ele por seu valioso trabalho.

Ao comemorarmos seu centenário desejamos oferecer as flores de nosso carinho, de nossa amizade e nossa eterna gratidão.  Que a Paz e o Amor de Jesus prossigam envolvendo-o sempre mais, inspirando-o em suas pesquisas no Mundo Maior.

Querido mestre e amigo Dr. Hernani, um beijo no seu coração.

Fernanda Marinho-Göbel

 

Dr. Hernani Guimarães Andrade no ano de 1990. Foto arquivo  IBPP

 

Dr. Ian Stevenson;  Dr. Alberto Lyra;  o casal Jarbas Marinho e Carmen, e,   Dr. Hernani Guimarães Andrade

Foto arquivo IBPP

Drs. Hernani Guimarães Andrade e  Ian Stevenson em pesquisar com  d. Carmen Marinho. Foto arquivo IBPP

Hernani Guimarães Andrade e Chico Xavier no IBPP em São Paulo. Foto arquivo IBPP  

Drs. Marlene Nobre e Hernani Guimarães Andrade no IBPP em Bauru, SP

Foto arquivo IBPP

Dr. Hernani Guimarães Andrade e Dagobert Gobel, este casado com Fernanda Marinho Gobel. Foto arquivo IBPP

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Helsinque, Finlândia

 

23-05-2013

 

Em Helsinque, o emérito conferencista de renome internacional, Divaldo Franco proferiu mais uma conferência em sua saga pela divulgação da Doutrina Espírita em terras do velho continente. O evento teve por local a Balderin Sali, na Aleksanterinkatu 12, capital da Finlândia. Estiveram presentes cento e quarenta e duas pessoas ávidas pelas mensagens de amor que foram apresentadas sob o tema: Perdão e Autoperdão.

Todos sabem, disse o arauto do Evangelho do Cristo, que perdoar é bastante difícil e constitui um verdadeiro desafio. Fazendo uso do conhecimento produzido por pesquisas, e análises sobre ser humano primitivo, disse que foi percebido que ainda no período em que habitava as cavernas, os instintos abriram espaço para as emoções. Abordou com mestria as emoções chamadas medo, ira e amor, essa surgida há poucos milhares de anos somente.

Jesus Cristo é o exemplo máximo de amor e perdão. Ele ofereceu a mais extraordinária proposta de evolução humana, o amor. Antes de Jesus, vencedor era aquele que esmagava o adversário. O poder estava acima de qualquer situação. Porém, Jesus mudou tudo e estabeleceu que vencedor é aquele que vence as próprias emoções negativas, vencendo-se a si mesmo. Ele demonstra que a felicidade não é ser amado, mas é amar.

Com a proposta do amor apresentada por Jesus nasceu o perdão. Antes Dele era a vingança, o ódio. Jesus ensinou que o amor é o caminho, porque Deus é amor. O perdão é uma necessidade psicológica. Sempre que o indivíduo guarda mágoa, adoece. Quando dá guarida ao ódio, à raiva, que são formadoras da mágoa, essas desestruturam o emocional e a doença se instala no organismo.

Utilizando-se dos estudos realizados por Victor Frankl, psiquiatra austríaco, que estabeleceu que todos procuram a felicidade, propôs que o indivíduo busque um sentido para a vida, a alegria de viver, procurando mudar o esquema mental para melhor. Mesmo na doença, dizem os especialistas atuais, que quando o corpo adoece ele está dando um aviso e que o indivíduo deve encontrar a causa emocional que está gerando a doença. Nasce, então, o autoamor que leva o indivíduo ao autoperdão. Todos possuem o direito de errar, porém, tem o dever de buscar a mudança, sem desenvolver o sentimento da culpa.

Encaminhando-se para o final da brilhante conferência, Divaldo concitou os presentes a serem pacíficos de coração, a viver intensamente o momento atual, nada de viver as expectativas de ocorrências que imagina irá acontecer e que talvez não aconteça. Viva bem hoje, por que talvez amanhã não haja essa possibilidade. Para perdoar, disse, é necessário desenvolver o autoamor. Após responder a inúmeras perguntas formuladas pelos finlandeses presentes, Divaldo foi aplaudido intensamente por longos instantes.

Ao retornar ao hotel, antes do recolhimento oportuno, preparando-se para nas primeiras horas do alvorecer do novo dia dirigir-se à Gotemburgo, na Suécia, Divaldo ainda oportunizou aos espíritas locais, que são em pequeno grupo, uma reunião fraternal, respondendo diversas indagações, cujas respostas esclarecedoras por certo irão apontar diretrizes seguras para os rumos do movimento espírita, ainda insipiente na Finlândia, mas que cresce a cada dia, graças aos esforços dos abnegados espíritas finlandeses e de outras pátrias lá residentes, inclusive brasileiros. Foram momentos breves, com comentários profundos, emocionando o pequeno grupo.

Fotos:

Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

 

 Abraços, Jorge Moehlecke

 

Helsinque Balderin Sale - local da palestra

 

 

 

Conclusão da entrevista com o Presidente da FEB- Federação Espírita Brasileira  pela revista eletrônica “O Consolador”

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Coneam 2003 – Confraternização dos Espíritas do Amazonas

Manaus, AM

 

 

(Informação recebida em email de Ercilia Zilli)

 

 

 

Programação de palestras com José Passini

 Campinas, Itapira, Conchal, Araras, SP

 

25 - sábado 

Seminário - das 15 às 18 h

Literatura Espírita e sua Análise

Centro de Estudos Espíritas Nosso Lar

Rua Luís Silvério, 120

Vila Marieta - CAMPINAS - SP

 

28 - 3a. feira

Palestra - às 20 h

Tema:

Imortalidade da Alma

Casa Espirita "Nhá Chica" 

Rua Teresa Lera Paoletti, 348

Jardim Bela Vista -  ITAPIRA - SP

 

29 - 4a. feira

Palestra - às 20 h

Tema:

A Família na visão Espírita

Centro Espirita "Allan Kardec" 

Rua Maria C. Corte, 233,

Jardim Peris, CONCHAL - SP

 

30 - 5a. feira

Palestra - às 20 horas

Centro Espírita Camilo Chaves

Rua Padre Anchieta, 1641

Belvedere,  ARARAS - SP

 

SAIBA MAIS SOBRE JOSÉ PASSINI ACESSANDO:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/2012/10/focalizando-o-trabalhador-espirita-165.html

 

(Informações fornecidas por José Passini)

 

 

IV Enconartes homenageia Charles Chaplin, Teatro Atheneu

Aracajú, SE

 

 

(Informação recebida em email de alexandra sendai [[email protected]])

 

 

 

XXII Mostra Espírita- FEP

Recife, PE

 

Apresentação / Convite 

 

O ser humano sempre experimentou conflitos. Como consequência, entender os motivos geradores destes tormentos, bem como os possíveis meios para buscar superá-los, do mesmo modo, permeou as mentes dos estudiosos da psique. 

Para a visão espírita, o ser humano é um ser espiritual que percorre caminhos sucessivos, ora ligado ao corpo por diversas vezes, ora no mundo espiritual. Sendo que estes são entrelaçados pela lei de causa e efeito. Além disto, durante a existência corpórea, estabelece vínculos positivos ou de dor com outros espíritos que se encontram na espiritualidade. 

Neste sentido, o Espiritismo tem muita contribuição a dar para o maior entendimento dos conflitos humanos, já que, além de considerar os estudos das ciências oficiais, vislumbra o ser humano com um ser interexistencial. 

É por este motivo que a Federação Espírita Pernambucana (FEP), na XXII edição da Mostra Espírita, abordará o tema "O ser interexistencial e seus conflitos". 

Para tanto, estarão presentes conferencistas espíritas que têm larga experiência na interface entre o espiritismo, a medicina, a psicologia, a psicanálise, a filosofia, a arte e a educação. Além dos momentos musicais que possibilitarão momentos de sintonia e elevação. 

Assim, ficamos felizes em convidá-lo(a) para estar junto conosco. Será um prazer recebê-lo(a). 

 

www.mostraespirita.blogspot.com

http://www.youtube.com/watch?v=XzucvSaI9ss

 

--
---

Departamento de Comunicação Social - DECOM

Federação Espírita Pernambucana - FEP

(Informação recebida em lista da Abrade e Site)

 

 

 

Palestra com Antonio Demarchi na Casa do Caminho Irmã Lúcia

São Paulo, SP

Antonio Demarchi

Imagem Internet

 

Palestra que será realizada na CASA DO CAMINHO IRMÃ LÚCIA dia 07/junho/2013 (sexta-feira), as 20:00 horas.

Expositor: Antonio Demarchi

Tema: O Poder do Entusiasmo

Sinopse: A capacidade de transformação do ser humano, vencendo os obstáculos na vida para se tornar uma pessoa feliz, sentindo a manifestação de Deus dentro de si. Fomos criados para sermos felizes e temos obrigação de ser feliz!!!

Local: Av Cmte Antonio Paiva Sampaio, 666 - Pq Vitoria - São Paulo/SP altura do nº 1100 da Av. Guapira

 

 

Muito Obrigada,

 

Um abraço fraterno

Marilda

 

(Informação em email de Casa do Caminho Irma Lucia <[email protected]> repassado por Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Nice Silva no C.E. Dr. Mariano Dias

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Agnaldo Rodrigues Alves [[email protected]])

 

 

 

Grande Sebo de livro espírita no C.E. Caminho, Verdade e Vida

Poços de Caldas, MG

 

                                         

IMPERDÍVEL

 

É AMANHÃ (SÁBADO)


'EVENTO BENEFICENTE'

 

'GRANDE SEBO DE LIVRO ESPÍRITA' NO 

 

'C.E.CAMINHO,VERDADE E VIDA'

- LIVROS

- CD’S

- CAMISETAS NOVAS (DE PURO ALGODÃO)

COM DIVERSAS ESTAMPAS

(TODOS OS TAMANHOS E EM VÁRIAS CORES)

 

E COM PREÇOS ESPECIAIS

DIA/HORÁRIO/E LOCAL:

NESTE SÁBADO (25/05) DAS 13:00 ÀS 17:30

NO C.V.V. (CENTRO ESPÍRITA CAMINHO, VERDADE E VIDA)

RUA CARLOS MARAN, 70 - JARDIM COUNTRY CLUB

O C.V.V. CONTA COM SUA PRESENÇA

E GENTILEZA NA DIVULGAÇÃO!           

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

VII Mini-Seminário no CESP

Florianópolis, SC

 

CARÍSSIMOS IRMÃOS

 

O CEECAL E O CESP - CENTRO ESPÍRITA SEARA DOS POBRES POR

MEIO DESTE CONVIDA A TODOS PARA PARTICIPAR DO 

VII MINI-SEMINÁRIO QUE TRAZ COMO TEMA:

DESPERTAR DE UMA NOVA ERA.

PALESTRANTES:

- EUCLIDES COSTA FILHO

- CARLOS ROBERTO SCHMITZ

 

DIA - 25/05/2013

HORAS - 16HS

LOCAL - SALÃO PRINCIPAL DO CENTRO ESPÍRITA SEARA DOS POBRES

 

O EVENTO SERÁ TRANSMITIDO PELA TVCEI PARA QUEM NÃO PUDER

ESTAR PRESENTE

WWW.TVCEI.COM

CANAL 09

VEJA INFORMAÇÕES EM ANEXO NO CARTAZ

MUITA PAZ A TODOS

(Informaçao recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Ação 2000- A Visão Espírita da Noticia

ADE-SP/Rede Boa Nova de Rádio

 

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

 

                    SÃO PAULO, 24 DE MAIO DE 2013

 

                              Release

 

TÃO LONGE E TÃO PERTO - No mundo virtual, estar sempre online pode ser um

status, no fundo, muito solitário. Artigo do psiquiatra Jairo Bouer,

publicado no jornal O Estado de São Paulo, neste mês.

 

Apresentação de Carlos Scaramuzza e comentários dos comunicadores do

programa AÇÃO 2000 – A Visão Espírita da Notícia - Ivan René Franzolim

(escritor e pesquisador espírita), Carlos Garcia (radialista), Dermeval

Carinhana Jr.(dirigente espírita) e Éder Fávaro(radialista).

 

O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto mas não fecha a

questão”. Neste sábado, dia 25 de Maio de 2013 às 8 horas, pela REDE BOA

NOVA DE RÁDIO.

 

                            Direção: Éder Fávaro

 

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e

Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil : Via Parabólica: Leiloação TV (Canal

do Boi) e pela internet ao vivo ou gravado no site www.radioboanova.com.br

 

Outras sintonias; AM 1160 (Mococa e Região - SP) FM 92.1 (Santo Tomé -

Argentina) e São Borja (RS - Brasil)

 

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail:

[email protected]

 

 

                             Deodora Pachicoski

                        Assessora de imprensa ADE/SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Palestra na comemoração de 52 anos do C.E. União e Caridade

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

 

Ciclo de palestras da AME-Sorocaba

Sorocaba, SP

Queridos amigos da AME-Sorocaba,

  

é com muita alegria que convidamos à todos para a 4a. aula do Ciclo de Palestras 2013 da AME-Sorocaba,

 

com um assunto importantíssimo dentro da Seara Espírita e nas áreas das Ciências, especialmente na Saúde,

e trazemos uma pessoa muito especial, o prof. e eng. Ney Pietro Peres

 

PERÍSPIRITO - de Kardec às Pesquisas Científicas Atuais

 

subtemas e assuntos que serão abordados

- Introdução ao estudo dos Corpos Energéticos e Centros de Força

- Propriedades do Perispírito e suas Aplicações

- Evidências e Pesquisas Científicas Atuais sobre o Perispírito

 

Data: 06 de junho de 2013 (quinta-feira) das 20 às 21h30

 

Local: SEFIF - R. Tamandaré, 116 - Centro

 

Palestrante: Eng. Ney Pietro Peres

 

Engenheiro de Segurança do Trabalho, Administrador de Empresas, Professor de Cursos de Pós-Graduação na Área Açucareira.

Fundador e Diretor do IBPP – Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas.

Foi Diretor de Estudos da UMESP – União de Mocidades Espíritas de São Paulo.

Foi Vice Presidente e Diretor de Departamento da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

Fundador da Aliança Espírita Evangélica e da F.D.J. – Setor III.

Membro fundador da Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME São Paulo)

Fundador e Co-diretor de Investigação do INTVP – Instituto Nacional de Pesquisa e Terapia Vivencial Peres.

Expositor espírita, autor de trabalhos profissionais e doutrinários em Simpósios e Congressos Nacionais e Internacionais. Autor de artigos, relatos e informativos na Imprensa Espírita, autor do livro “Manual Prático do Espírita”, Editora Pensamento, São Paulo, Brasil (17ª Edição).

 

 

EM ANEXO, O CARTAZ DA QUARTA PALESTRA

 

Um dos objetivos do ciclo de palestras é aproximarmos os acadêmicos e profissionais de saúde com interesse na integração entre Saúde e Espiritismo.

 

Por isso convidamos você para que possa estar novamente conosco, se programando para TODA PRIMEIRA QUINTA-FEIRA DO MÊS, participar deste momento importante e significativo para todos nós.

É um momento de consolidação e ampliação das atividades da AME-Sorocaba e gostaríamos muito que você estivesse conosco.

  

 

Informações mais detalhadas abaixo,

 

Atenciosamente,

Dep Comunicação da AME-Sorocaba

 

  

 

Programação de 2013 do Ciclo de Palestras

(sujeito à alterações)

 

07/mar - Medicina e Espiritismo

04/abr - Reencarnação - e a compreensão da Saúde Integral

02/mai - A influência do Pensamento no processo Saúde-Doença 

06/jun - Perispírito: de Kardec às pesquisas científicas atuais  PRÓXIMO TEMA

04/jul -  Perispírito: mediador do Processo de Cura do Espírito

01/ago - Saúde Integral e Integração Corpo Mente e Espírito

05/set -  Mediunidade, Obsessão e Transtornos Psíquicos

03/out - Dilemas Éticos do Início da Vida

07/nov - Dilemas Éticos do Final da Vida

05/dez - Jesus: médico de homens e de almas

 

 

Principais Dúvidas sobre o Ciclo de Palestras

"Aspectos Básicos da Interface Saúde e Espiritismo"

 

Data, Horário e Endereço?

SEMPRE NA  PRIMEIRA QUINTA-FEIRA DE CADA MÊS

HORÁRIO: 20 às 21h30

Endereço do curso: Rua Tamandaré, 116

 

O que é o Ciclo de Palestras da AME-Sorocaba? 

É o conjunto de palestras mensais gratuitas (realizadas por membros da AME-Sorocaba e da AME-São Paulo na Sociedade Espírita e Filantróica Irmã Francisca - SEFIF (que cedeu o espaço físico para essa realização) sobre os Fundamentos do Paradigma Médico-Espírita.

 

Quem pode participar?
O público alvo são profissionais e acadêmicos da área de saúde, embora qualquer pessoa que tenha interesse pelos temas abordados. Cada uma das palestras pode ser assistida isoladamente por quem se interessar. No entanto, indicamos que possa participar de todas as palestras para ter uma visão geral do paradigma médico-espírita

 

É preciso efetuar inscrição? 
Não, apenas solicitamos que preencha a lista de presença que será passada durante a palestra para controle do fluxo de presença e para registrarmos aqueles que desejem participar das atividades futuras da AME-Sorocaba

Temos um espaço limitado e pedimos a gentileza de chegarem ao local no horário marcado, pois a AME-Sorocaba e a SEFIF não poderão reservar lugares.

 

Em caso de dúvida, com quem devo entrar em contato?
Com o Dep Comunicação da AME-Sorocaba pelo e-mail [email protected]

(Informação recebida em email de Jane Modena Bassi)

 

 

 

Palestra no C.E. Caminho da Luz com Anuar N. Mamede

Flórida Paulista, SP

 

Anuar N. Mamede

PALESTRA

CENTRO  ESPÍRITA “ CAMINHO  DA  LUZ ” 

Rua Florindo Giralde, 390 - FLÓRIDA PAULISTA

  29 de maio, 4ª feira, às 20 horas  

ORADOR: ANUAR NAGIBE MAMEDE, de São José do Rio Preto - SP

TEMA: “O espírita e a Pátria”    

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Roosevelt A. Tiago

Adamantina, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Plinio Penteado Jr.  na F.E. João Evangelista

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de jose rubens de caires [[email protected]])

 

 

 

Congregação Espírita Maria Benta receberá o orador

 Leonardo Keim. São Paulo, SP

(Informação recebida em emails de Jorge Rezala e de Regina Bachega)

 

 

 

Noticias diversas do Movimento Espírita de

Uberaba, MG

 

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA

PALESTRA: CONVIVER

Palestrante: Grupo SEMARTE (Igarapava-SP)

Programação: Apresentações Musicais; Palestra; Sorteio de Livros; e, Confraternização.

Data: 25 de maio de 2013 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos – Uberaba-MG)

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

 

PALESTRA: SAÚDE DA MULHER, ASPECTOS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Palestrante: Enfermeira Lucília Izelia.

Data: 25 de maio de 2013 (sábado)

Horário: 15h

Local: Casa da Cultura Espírita de Uberaba (Rua Tocantins nº 285 – Vila Celeste)

Informações: Livraria Espírita Emmanuel / 3312-8327 ou e-mail: [email protected]

 

7ª MOSTRA DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERLÂNDIA-MG

O evento, que em 2013 terá sua 7ª edição, acontece desde 2007 e foi iniciado como um “Sarau” realizado pela Mocidade Espírita Maria Lobato de Freitas, tendo no primeiro ano um dia de apresentação com três grupos musicais. No ano seguinte, os coordenadores da Mocidade gentilmente convidaram os amigos dos grupos de artistas espíritas de Uberlândia a comporem a organização do evento, o qual passou a ser chamado de “Mostra de Música Espírita de Uberlândia”, certamente por intuição da espiritualidade maior. Desde então (2008) o evento passou a ser realizado em três dias seguidos, utilizando-se do feriado nacional de Corpus Christi, sem qualquer relação religiosa.

O evento tem como objetivo divulgar a música espírita, despertando em nosso íntimo os mais belos sentimentos e desejos de sermos cada dia melhores, aprendendo a auxiliar e amar mais, tornando-nos enfim pessoas melhores. Ainda temos como grande direcionador, promover a confraternização e troca de experiências entre os diversos artistas espíritas da cidade de Uberlândia-MG e região que se dedicam tão carinhosamente à arte espírita.

Em 2013, a Mostra de Música Espírita de Uberlândia contará com a apresentação de 8 grupos de artistas espíritas, sendo 7 de Uberlândia e 1 de Araguari. Serão mais de 40 músicas apresentadas em 3 dias seguidos, com muita alegria, cantoria, emoção e muita vontade de elevação através da arte. Haverá transmissão ao vivo pela Web Rádio Fraternidade (www.radiofraternidade.com.br).

O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio e no dia 01 de junho, das 20h às 21h30, sendo a entrada gratuita, aberta a todo o público e sem censura de idade.

Teremos apresentações dos seguintes grupos de artistas:

· Coral Espírita de Uberlândia

· Coral Espírita Paulo de Tarso

· Grupo de Canto Espírita Primícias de Luz

· Grupo Musical Luzes de Eurípedes

· Grupo Musical Maria Lobato de Freitas

· Grupo Musical Reviver

· Grupo Vocal Menino Atanásio

· Núcleo de Arte Espírita Integrarte

Diego Carvalho

Núcleo de Arte Espírita Integrarte

 

PALESTRA: REFORMA ÍNTIMA COM JORGE BICHUETTI

Data: 02 de junho de 2013

Horário: 15h

Local: Centro Espírita Fé e Amor (Fazenda Santa Maria – Sacramento-MG)

Informações:

Telefone: (34) 3353-1635

E-mail: [email protected]

Site: www.recantosinhomariano.org.br

Organização: Cairbar Schutel Grupo Espírita

 

PALESTRAS COMEMORATIVAS DOS 93 ANOS DO

CENTRO ESPÍRITA AURÉLIO AGOSTINHO

Dia: 17/06/2013 – segunda-feira

Horário: 19h30min

Palestrante: Pedro Bonilha (de Jales-SP)

Dia: 21/06/2013 – sexta-feira

Horário: 19h30min

Palestrante: Braz José Marques (Conceição das Alagoas-MG)

Local: Centro Espírita Aurélio Agostinho (Av. Lucas Borges nº 61 – Bairro Fabrício – Uberaba-MG)

 

FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA PARA FRANCA E REGIÃO

O Festival de Música acontecerá no dia 27 de Julho, e as inscrições de músicas já estão abertas. Inscreva sua música para o pré-fecef.

Veja mais informações e envie sua música: http://www.institutoarteevida.org.br/index.php/pre-fecef/

 

6º ENCONTRO NACIONAL DOS AMIGOS DE CHICO XAVIER E SUA OBRA

O “6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra” já está Recebendo inscrições. Faça já a sua pela Internet.

A ficha de inscrição para participação no 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra já se encontra disponível no site do Grupo Espírita Seara de Deus (www.searadedeus.org.br). Os amigos de Chico Xavier e sua obra estão convidados.

A inscrição é necessária, porém gratuita. O 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, nos dias 12 e 13 de outubro de 2013.

 

NAFA – NÚCLEO DE APOIO À FAMÍLIA

O NAFA – Núcleo de Apoio à Família tem como objetivo estudar as questões familiares à luz do espiritismo, orientando as famílias para que seus membros se relacionem tendo como parâmetros os ensinamentos de Jesus.

Auxilia também famílias ditas disfuncionais, que tem pessoas de mau comportamento ou que fazem uso de drogas lícitas ou não.

A reunião consta de dois momentos, 30 minutos de estudo sobre tema de família e 60 minutos onde em pequenos grupos o monitor escuta os participantes e juntos buscam possíveis soluções. Portanto, o trabalho tem dois aspectos, preventivo e curativo, quando o problema já está instalado.

Não é necessário fazer inscrição. As reuniões são as terças-feiras das 19h30min às 21h, na Casa da Cultura Espírita de Uberaba (Rua Tocantins nº 285 – Vila Celeste – Uberaba-MG).

 

XII FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA

O XII FEMEU – FESTIVAL DE MÚSICA ESPÍRITA DE UBERABA é uma iniciativa da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, realizado com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Prefeitura Municipal de Uberaba; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e  A Flama Espírita; das rádios espíritas: Amor Fraterno e Fraternidade; Tv espírita A Caminho da Luz.

            O FEMEU tem como objetivos:

·         Valorizar a arte produzida no movimento espírita;

·         Incentivar a participação e criação artística das músicas espíritas;

·         Proporcionar a descoberta de novos talentos no movimento espírita.

·         Divulgar a música espírita, elevando o espírito.

·         Promover o intercâmbio artístico e cultural em todo o Território Nacional;

·         Promover a Doutrina Espírita.

O FEMEU terá o seguinte Calendário:

·         Até o dia 23/06 – Divulgação do XII FEMEU em todo o território nacional.

·        De 01/06 a 23/06 – Inscrição das letras das músicas através do site do XII FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

·         De 24/06 a 30/06 – Seleção das músicas inscritas pela Comissão de Avaliação.

·         De 01/07 a 06/07 – Músicos fazem o Upload das músicas aprovadas pela Comissão de Avaliação.

·         De 08/07 a 11/08 – Votação das músicas no site do XII FEMEU: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

·         De 12/08 a 24/08 – Divulgação das 15 músicas classificadas – convite para a apresentação no dia 24/08.

·         Dia 24/08 – Realização do XII FEMEU com a apresentação das 15 músicas selecionadas às 19h no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba (Av. Dom Luiz Maria Santana nº 141 – Bairro Santa Marta – Uberaba-MG).

·         De 25/08 a 30/09 – Divulgação do resultado do FEMEU em todas as mídias espíritas.

Podem se inscreverem no XII FEMEU, músicos espíritas:

·         Residentes em qualquer cidade do Território Nacional (Brasil).

·         Brasileiros que residam em outros países.

·         Dos países de língua portuguesa.

A premiação será:

·         1º Lugar (01 violão, 01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         2º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         3º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         4º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         5º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         6º Lugar (01 troféu e Kit de livros espíritas);

·         Músico Destaque (01 troféu e livros espíritas);

·         Grupo Destaque (01 troféu e livros espíritas).

Observação: Não haverá repetições de prêmios.

Os interessados podem fazer o download do Regulamento e Cartaz e notícias do XII FEMEU no site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

As informações podem ser obtidas através:

Site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu  

Blog: http://femeu.blogspot.com

E-mail: [email protected]

Telefone: (34) 9969-7191

Para conhecer melhor o FEMEU, acesse o Canal FEMEU de músicas no Youtube:

Músicas do VII ao X FEMEU: http://www.youtube.com/user/FEMEU1

Músicas a partir do XI FEMEU: http://www.youtube.com/FEMEU2

Pedimos a divulgação desta notícia a todos os músicos espíritas espalhados pelo Brasil.

Luiz Carlos de Souza

  • Diretor Artístico da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba
  • Coordenador do FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba

 

INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS EM UBERABA PARA VISITAÇÕES

LAR ESPÍRITA PEDRO E PAULO

Av. Padre Eddie Bernardes da Silva nº 775 – Bairro de Lourdes.

Telefone para informações: (34) 3312-0804.

Horário de visitações: De segunda-feira à domingo no período vespertino.

LAR DA CARIDADE – HOSPITAL DO FOGO SELVAGEM (HOSPITAL DO PÊNFIGO)

Rua João Alfredo, 437 – Bairro Abadia.

Telefone para informações: (34) 3318-2900.

Horário de visitações: De segunda-feira à domingo em horário administrativo. Pede-se fazer agendamento.

ANATÓRIO ESPÍRITA DE UBERABA

Rua José Clemente Pereira nº 250 – Bairro Estados Unidos.

Telefone para informações: (34) 3312-1869.

Horário de visitações: De segunda-feira à domingo. Visitas com agendamento.

CASA DE MEMÓRIAS E LEMBRANÇAS CHICO XAVIER

Rua Dom Pedro I nº 165 – Bairro Parque das Américas.

Telefone para informações: (34) 3336-5967.

Horário de visitações: De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h30min. Aos sábados das 8h às 12.

COMUNHÃO ESPÍRITA CRISTÃ – LAR ANDRÉ LUIZ

Rua Prof. Eurípedes Barsanulfo nº 157 / 185 – Bairro Parque das Américas.

Telefones para informações: (34) 3336-4234 ou (34) 3336-4121.

Horário de visitações: De segunda-feira à domingo. Visitas com agendamento.

CASA DO CAMINHO

Av. Padre Eddie Bernardes da Silva nº 759 – Bairro de Lourdes.

Telefone para informações: (34) 2103-0700 com Regina ou Danival.

Horário de visitações: Aos sábados no período vespertino, mediante agendamento.

 

(Informações em email de Luiz Carlos de Souza)

 

 

 

Leia as noticias da Abrarte

 

Acesse:

http://www.abrarte.org.br/downloads/nf.php  

 

 

 

 

 

Se Lúcifer é porta-luz, a inteligência, o maior Lúcifer é Jesus

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

       Ainda falando de Lúcifer & cia.

       A interpretação só literal ou só alegórica de textos da Bíblia levou os cristãos a fazerem uma grande confusão sobre os demônios, os diabos, belzebu, satanás, lúcifer, anjos, inimigo, serpente, dragão etc. E na própria Bíblia isso é confuso.

        O Novo Testamento foi escrito em grego, vale, pois, o sentido das palavras gregas, nem sempre corretamente traduzidas. Diabo em grego é “diábolos” (opositor). E Satan e satanás (adversários), ora tidos como espíritos, ora como males. Belzebu é o deus das moscas. Demônio, “daimon” em grego, é alma. Mas de tanto Jesus, os apóstolos, padres e pastores só tirarem demônios maus das pessoas, pois os bons não perturbam ninguém, os demônios passaram a ser entendidos erradamente como sendo apenas espíritos maus. Mas se demônio é alma, existem também os bons e até os santos demônios. Sócrates dizia: “Meu demônio me ajuda”. E Platão foi chamado de “demônio divino”. E a prova de que demônios é que são seguramente espíritos é que Jesus só tirou demônios das pessoas, e não diabos, satanases, Lúcifer, serpentes e dragões! E há também os anjos maus, que são as mesmas almas ou demônios maus.

        O Espiritismo trouxe muita luz para o conhecimento dos espíritos, estudando-os cientificamente.

        A origem da palavra Lúcifer (porta-luz) vem do latim:  “ferre” (transportar) e “lucis” (luz, clarão, aurora). No grego é “eosfóros” (portador da aurora), daí o fósforo. Lúcifer é também a estrela d’alva. E, figuradamente, é o intelecto, a inteligência.

         “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva...Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus, exaltarei meu trono... Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.” (Isaias 14: 12 a 15). Aqui Lúcifer parece ser demônio ou alma má. “Ora, se Deus não poupou a anjos quando pecaram, antes os precipitando no inferno (tártaro), os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo.” (2 Pedro 2:  4). Aqui cabe também uma interpretação mais literal dos espíritos já angélicos, mas rebeldes e chefiados por Lúcifer. Mas poderia ser também figurada a interpretação, ou seja, a inteligência deles é que dirigiu a rebelião. E se eles foram mandados para baixo, fica a ideia de que eles, realmente, são iguais a nós seres humanos, e que vieram para baixo, o nosso mundo, em encarnações, e que, como nós, serão também submetidos a juízo. Mas não se diz que sua pena é para sempre!

        Para muitos teólogos, entre eles o Jesuíta Huberto Rohden, Lúcifer (nosso ego ou o joio) é o oposto de Logos (Cristo ou o trigo que está em nós), e o ego é necessário para dar mais valor à vitória do nosso Cristo interno contra o nosso ego luciférico.

      Mas se lúcifer significa também inteligência, razão, porta-luz, luz que nos ilumina, o maior Lúcifer é mesmo Jesus Cristo!

 

Bazar que funciona em ambiente escavado no alto do Monte da Tentação. Jericó, Palestina.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP