Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 27 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/27-05-2013.htm

 

 

 

Dez apontamentos de paz

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Mentores e Seareiros. Lição nº 02. Página 13.

 

1º - Aprenda a desculpar infinitamente para que os seus erros, à frente dos outros, sejam esquecidos e perdoados.

2º - Cale-se, diante do escárnio e da ofensa, sustentando o silêncio edificante, capaz de ambientar-lhe a palavra fraterna em momento oportuno.

3º - Não cultive desafetos, recordando que a aversão por determinada criatura é, quase sempre, o resultado da aversão que lhe impuseste.

4º - Não permita que o egoísmo e a vaidade, o orgulho e a discórdia se enraízem no seu coração, lembrando que toda a idéia de superestimação dos próprios valores é adubo nos espinheiros da irritação e do ódio.

5º - Perante o companheiro que se rendeu às tentações de natureza inferior, deixe que a compaixão lhe ilumine os pontos de vista, pensando que, em outras circunstâncias, poderia você ocupar-lhe a indesejável situação e o lugar triste.

6º - Não erga a sua voz demasiado e nem tempere a sua frase com fel para que a sua palavra não envenene as chagas do próximo.

7º - Levante-se, cada dia, com a disposição de servir sem a preocupação de ser servido, de auxiliar sem retribuição e cooperar sem recompensa, para que a solidariedade espontânea te favoreça com os créditos e recursos da simpatia.

8º - Esqueça a calúnia e a maledicência, a perversidade e as aflições que lhe dilaceram a alma, entendendo nas dores e obstáculos do mundo as suas melhores oportunidades de redenção.

9º - Lembre-se de que os seus credores estão registrando a linguagem de seus exemplos e perdoar-lhe-ão as faltas e os débitos, à medida que você se fizer o benfeitor desinteressado de muitos.

10º - Não julgue que o serviço da paz seja mero problema da boca, mas, sim, testemunho de amor renúncia, regeneração e humildade da própria vida, porque, somente ao preço de nosso próprio suor, na obra do bem, é que conseguiremos reconciliar-nos, mais depressa, com os nossos adversários, segundo a lição do Senhor.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cambridge, Reino Unido. Foto Matheus Gobbo 26/5/2013.

 

 

 

Homenagem a Hernani Guimarães Andrade

por José Carlos Miranda Lucas (Portugal)

 

Artigo e vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=gpaIKwBm7Zw

http://artigosespiritaslucas.blogspot.pt/2009/11/reencarnacao_613.html

 

 

José Carlos Miranda Lucas

Tel: 00-351-938 466 898 

artigosespiritaslucas.blogspot.com/

www.facebook.com/jcmlucas

 

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Gotemburgo, Suécia

 

24-05-2013

Divaldo Franco, uma legenda do movimento espírita mundial, não se intimida ante os desafios, desbrava regiões, conquista corações, semeia a palavra do doce Rabi da Galileia a toda gente há mais de seis décadas. Em 24 de maio, reuniu noventa e duas pessoas no Apple Hotel, Torpavallsgatan 6, Gotemburgo/Suécia, para falar-lhes sobre mediunidade: desafios e bênçãos - Medialitet, Gladje Olh Utmaningar – uma promoção do Gӧteborgs Spiritistiska Fӧrening Allan Kardec – GSFAK.

A mediunidade está na história da humanidade há milhões de anos. Os livros sagrados das religiões sempre fizeram referência à mediunidade. A Bíblia é toda assinalada por fatos mediúnicos, assim iniciou a sua conferência o arauto do Evangelho do Cristo. Narrou fatos da história que evidenciam a mediunidade, surpreendendo as pessoas da época em que ocorreram, muitas vezes impactando-as com a comprovação das narrativas obtidas através da visão à distância ou da dupla vista.

Ilustrando a mediunidade de visão à distância, apresentou os fatos ocorridos exatamente na cidade de Gotemburgo, no mês de setembro de 1756. O protagonista foi Emanuel Swedenborg. Estando ele sendo homenageado em um jantar, repentinamente levantou-se de sua cadeira e começou a descrever um incêndio de grandes proporções que havia irrompido em Estocolmo, que fica a mais de quinhentos quilômetros de distância de onde ele se encontrava. Descrevia os prédios caindo, as pessoas correndo e todas as implicações de um incêndio dessa magnitude. Seus amigos pensaram que Swedenborg estivesse louco. Dias depois as notícias davam conta do incêndio tal qual havia sido descrito e no exato momento em que ocorrera.

A mediunidade é uma faculdade orgânica que todos possuem. Durante muito tempo os médiuns foram classificados como loucos, demoníacos, psicopatas. Somente no Século XIX, com o surgimento do espiritismo, resultado das observações dos fenômenos mediúnicos pesquisados pelo Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail que percebeu que eles tinham algo de especial. Tratava-se de uma inteligência oculta. O Prof. Rivail observou, investigou durante largo período, concluindo que o espiritismo é uma ciência que estuda a origem, a natureza e o destino dos Espíritos e as relações entre o mundo físico e o espiritual.

Solidão, medo e ansiedade são os três fatores que contribuem para o desenvolvimento da depressão. Apesar de o ser humano estar cercado de muito conforto e facilidades, de possuir bens exteriores, faltam-lhe os valores internos. Quem ama não fica a sós, por que quem ama ajuda aos outros, não tem medo, pois confia em Deus, e não tem ansiedade por que vive intensamente cada momento da vida.

A mediunidade dá a certeza da continuidade da vida para além da morte do corpo físico, é algo extraordinariamente bom, podendo o ser humano ser feliz agora. O médium é a ponte entre o mundo físico e o espiritual.

No encerramento afirmou que se o indivíduo educar a mente, fizer silêncio interior, perceberá o mundo espiritual, e se se empenhar em nutrir bons pensamentos, tiver uma vida digna, uma conduta reta, poderá ser instrumento dos bons Espíritos e estar nessa companhia benéfica. Vale a pena amar! Vale a pena ser Feliz!

Fotos:

Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno

 

   Abraços, Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Gotemburgo, Suécia

 

25-05-2013

 

Em sábado ensolarado e com temperatura agradabilíssima na sueca Gotemburgo, dando prosseguimento ao trabalho de divulgação do Evangelho de Jesus, Divaldo Franco realizou mais um minisseminário cujo tema foi Amanhecer de uma Nova Era, das 09h00min às 13h00min, com pequenos intervalos para que as perguntas pertinentes ao tema pudessem ser formuladas.

O Amanhecer de uma Nova Era não é uma proposta espírita, exclusivamente. O Evangelho de Jesus igualmente prevê o fim dos tempos maus (Marcos, cap. 13, vv. 1 a 32). Tempos de perversidade, de dureza, de crueldade. Refere-se, esse registro do evangelista, ao fim do mundo moral negativo. Allan Kardec, em A Gênese, cap. XVIII, denominada de A Geração Nova, teve a oportunidade de afirmar que a Terra é ainda um planeta inferior por que os indivíduos que a habitam estão ainda em estado de inferioridade.

O eminente conferencista destacou a atividade precoce desenvolvida por crianças da era nova – as crianças Índigo e Cristal. Basta pesquisar na internet e observar crianças de dois anos tocando piano magistralmente, ou aos quatro anos regendo a Orquestra Sinfônica de Berlim, causando graça nos violinistas ao comtemplarem um pequenino regendo o grande grupo. É a nova era.

O ser humano está saindo da fase dos instintos para a da razão, e agora começa a penetrar na fase da intuição. Espíritos de outra dimensão estão chegando para dar início à nova era. Será inútil esperar que os outros mudem e melhorem-se. A cada indivíduo compete a sua própria mudança íntima. A autoiluminação é o mais importante na vida de cada criatura. O Mundo está rico de evangelizadores, pregadores e pobre de exemplificadores que vivam o que pregam. Essas foram sentenças destacados pelo arauto de o Evangelho de Jesus, visando despertar as consciências para as mudanças, para melhor, que cada um pode e deve realizar, pois que já possuem conhecimento, capacidade e discernimento para tal.

Na vivência e convivência no lar, o indivíduo pode e deve mudar as suas atitudes para com todos, deixando transparecer, para que os circunstantes saibam, que o modelo e guia é senão Jesus. O importante, o fundamental é a aquisição da paz íntima. O gozo, o prazer mais espetacular passa e fica no passado, porém, uma atitude capaz de salvar uma vida, de uma ou de outra forma, nunca mais se perde, eterniza-se no tempo, no amor.

A Lei de Destruição faz parte da vida, aquilo que o amor ainda não consegue lograr, o sofrimento arrebata, lecionou o peregrino do Mestre Galileu, asseverando que com a nova era a humanidade experimentará um período de mudança de valores e padrões, pois que, todos possuem a necessidade de viver com valores éticos positivos. Onde estiver a vossa mente, aí estará o vosso coração, disse Jesus. Uma questão de valores, logo se vê.

O homem muda a cada dia. Os Espíritos que constituirão a nova era virão em corpos que apresentarão outro DNA - desoxyribonucleic acid – que sofrerá uma mutação, possibilitando que o indivíduo adoeça menos e viva mais e melhor. Finalizando o minisseminário afirmou que o ser humano é o diamante bruto, sem brilho, e a dor é o lapidador que irá tirar as camadas brutas para que a gema reflita as estrelas.

Uma justa e bela homenagem foi prestada ao dedicado servidor do Cristo por completar vinte anos de trabalhos doutrinários na Suécia. Recebeu uma bela placa de metal das mãos dos representantes espíritas da Escandinávia, vindos da Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia. Divaldo reconheceu não merecer tal homenagem, encarando-a como incentivo neste crepúsculo da atual existência, encerrando mais um ano de exposições de o Evangelho de Jesus, da Doutrina Espírita, renovando a todos pela sua contagiante alegria de viver.

    Fotos:

Ênio Medeiros

   Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 

   Abraços, Jorge Moehlecke

 

 

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

Hyde Park, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Semana “Dama da Caridade” nos 130 anos de

Benedita Fernandes. Araçatuba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

 

2º. Congresso Espírita Sulamericano

Assunção, Paraguai

 

 

(Informação recebida em email de Federación Espirita Paraguaya . [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras públicas no C.E. Batuíra

Ribeirão Preto, SP

 

Um convite especial para você

                  Palestras:

 

Diversidade Sexual na Visão Espírita

dia 31/05/2013 das 19:30 às 21:00h

 

                                        e

 

O Evangelho segundo o Espiritismo – Cap V

“Justiça das Aflições e Planejamento Reencarnatório”

dia  01/06/13 das 7:30h às 8:10h

 

Facilitador:   Matheus Artioli Firmino

 

Local:Centro Espírita Batuira

Rua Rodrigues Alves,588 - Vila Tibério

Ribeirão Preto - SP

 

(Informação recebida em email de CENTRO ESPIRITA BATUIRA - DIVULGACAO [[email protected]])

 

Antônio Gonçalves da Silva Batuíra

Imagem da Internet

 

 

 

 

Registro fotográfico da palestra de Dr. José Carlos de Lucca

Santos, SP

 

(Informações e fotos recebidas em email de Rose Moliterno)

 

O evento foi realizado na Associação Espírita  “Jesus e Caridade” que está completando 70 anos de existência, na tarde de sábado, 25/5/2013.

PARA VISUALIZAR TODAS AS FOTOS Imagem inline 1

 

Dr. José Carlos de Lucca

José Carlos de Lucca e Público

Maria e Valdir;  Miguel Pasquarelli e Carolina Leite (dirigente); CarolinaLeite, José Carlos De Lucca, Irani, em pé, e Rose Moliterno; Equipe do Grupo Espírita Esperança e Jesus e Caridade

 

 

 

Palestra com Nilva Reis Verri Tozeto no C.E. Allan Kardec. Penápolis, SP

 

PALESTRA.

 

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Av. Luiz Osório, 1262, Penapolis – SP.

 

DIA 27/05/2013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS.

 

PALESTRANTE:- NILVA REIS VERRI TOZETO.

 

TEMA:- “AS DUAS MORTES”.

 

OBS.:- A TRANSMISSÃO DOS PASSES COMEÇA ÀS 19HS30MIN.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

XXIV Feira de Livros da Biblioteca Maria de Nazaré

Salvador, BA

 

 

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Informações: (71) 33560256


Caso vocês estejam recebendo e-mails em duplicata ou mais, por favor, retorna nesse mesmo contato informando a duplicata para a retirada. Pois vocês podem ser cadastrados mais de uma vez, ocorrendo redundâncias.

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Café da Manhã com conferência em comemoração do

Dia dos Pais. Cidade da Guatemala

 

Invitación Cordial a compartir un delicioso desayuno junto a tu familia y/o para celebrar un cumpleaños de nuestros seres queridos, Celebrar e invitar a nuestro Papá o quizás pasar un momento agradable y de aprendizaje  y que mejor que escuchando una conferencia que nos ayudara a ser una conferencia que nos ayudara a ser mejores cada día.

 

Eres siempre bienvenido porque tu eres importante para nosotros.

Si puedes te agradeceríamos divulgar la información y/o invitar a tus amigos, compañeros de trabajo y familiares, Gracias!

www.guatespirita.org

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

siguenos en twitter   @DamasRogeliaGT
www.guatespirita.org

 

(Informação recebida em emails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

Seminário no CEIFA com Armando Falconi

Santos Dumont, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

Curso gratuito de formação de

Educadores e Palestrantes Espíritas no GEMB. São Paulo, SP

 

Curso quinzenal, de junho a novembro, com início em 08/06/2013

 

Horário: das 09h00 às 12h00.

 

Grupo Espirita Manoel Bento.

 

www.gemb.com.br

 

Av. Alfredo Pujol, 77, Santana – Capital - SP

 

Maiores informações:

 

[email protected]

  

Costa

 

 (Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestras públicas “Light and peace spiritist centre”

Adelaide, Austrália

 

Próximas palestras:

27.05.13 Os Animais e o Homem. Palestrante: Giuliano
03.06.13 Conhecemos a Oração do Pai Nosso? Palestrante: Tico

Visite-nos no site da http://www.lightandpeace.org/.

 

 

 

 

 

Site: A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

COBEM solicita doações para formação da videoteca

Salvador, BA  

 

 

 

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Informações: (71) 33560256


Caso vocês estejam recebendo e-mails em duplicata ou mais, por favor, retorna nesse mesmo contato informando a duplicata para a retirada. Pois vocês podem ser cadastrados mais de uma vez, ocorrendo redundâncias.

ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse: www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Análise Científica da Apometria

 

Alexandre Fontes da Fonseca – Bauru – SP – [email protected]

Publicado em O Consolador  289 – 2 de Dezembro de 2012 – link: http://www.oconsolador.com.br/ano6/289/especial.html

 

 

I. Introdução

            A Apometria é uma técnica de desdobramento desenvolvida pelo Dr. José Lacerda de Azevedo com o propósito de auxiliar enfermos encarnados ou desencarnados [1,2]. Ela se apresenta como uma teoria de caráter científico que pretende “mostrar um mundo novo” através de premissas “formuladas cientificamente” [1]. Em resumo, na Apometria o médium é levado ao desdobramento para atuar na observação de enfermos encarnados e desencarnados; executar comandos oriundos de um doutrinador; e relatar atividades realizadas na esfera espiritual. A eficácia das técnicas da Apometria se baseia na hipótese de que processos mentais de contagem e comando aglutinariam e condensariam energias do corpo físico e do espaço vazio para realização das tarefas do desdobrado na ajuda a enfermos ou na contenção de Espíritos obsessores.

Em vista da Apometria ser baseada em conceitos científicos da Física, e se apresentar como uma técnica inovadora e de consequências mais eficazes que o Espiritismo [1], este artigo tem como objetivo apresentar uma análise científica rigorosa da validade do emprego de conceitos da Física e da Matemática na formulação da teoria da Apometria.

Mesmo sabendo que a Apometria é uma técnica incondizente com a orientação espírita (vide, por exemplo, artigos de O Consolador, Refs. [3,4,5]), vários grupos insistem na adoção das práticas da Apometria nos centros espíritas acreditando que ela produz resultados melhores e mais “fortes” do que o Espiritismo, e alegando que, por usar conceitos de teorias modernas da Física, a Apometria seria uma proposta mais avançada do que o Espiritismo.

Da mesma forma como se avaliam os trabalhos científicos na área de Física, analisaremos a validade da utilização dos conceitos da Física na formulação da Apometria. Verificaremos se a teoria da Apometria apresenta ou não contradições entre si ou com os conceitos da Física. Isso será feito da mesma forma como novas teorias são analisadas dentro da área da Física.

O principal critério de análise neste artigo é: existência de inconsistências ou incoerências, isto é, de falhas, conflitos e contradições entre conceitos diferentes da própria teoria ou entre conceitos da teoria e da Física. No caso de uma equação da teoria, analisaremos a consistência lógica entre os resultados possíveis da equação e sua interpretação.

II. Análise de alguns conceitos e de uma equação da Apometria

Neste artigo, vamos nos ater à análise de dois conceitos da Apometria que usam conceitos da Física e uma equação matemática usada na definição de uma lei da Apometria. Essa escolha foi feita em função do nível de complexidade dos conceitos e equação serem baixos e, portanto, mais acessíveis ao leitor. Um artigo contendo uma análise completa de mais conceitos e equações da Apometria será publicado futuramente na coletânea de trabalhos apresentados no 8º ENLIHPE[1]. Reproduziremos alguns conceitos da Apometria apresentados na obra da Ref. [1] e apresentaremos, em seguida, a análise científica em linguagem o mais acessível possível ao leitor não especialista em Física ou Matemática.

Conceito 1. Corpo astral imaterial

Na seção intitulada “8 - Propriedades e funções do corpo astral” do capítulo “III - Corpo Astral” de [1], é dito que “Esta facilidade de separar-se do corpo físico é característica do corpo astral, imaterial e de natureza magnética, não tem constituição fluídica como o duplo etérico ...”. Adiante, na seção intitulada “9 - Alimentos e "morte" do corpo astral” do mesmo capítulo é dito que “Nosso corpo astral perde energia constantemente, necessitando de suprimento energético para sua sustentação, tal qual o corpo físico. Mas a natureza deste alimento varia muito; vai dos caldos protéicos necessários aos espíritos muito materializados, fornecidos pelas casas de socorro no astral, até as quintessenciadas energias que alimentam os espíritos superiores, (...)”.

Análise científica: Acima encontramos erros de inconsistência e contradição já que se o corpo astral é “imaterial” e “não tem constituição fluídica”, não pode perder “energia constantemente, necessitando de suprimento energético (...) tal qual o corpo físico”? Em termos filosóficos e científicos, qualquer coisa que seja imaterial não contém nem depende de energia, já que energia é uma propriedade associada a corpos, objetos ou partículas materiais.

Conceito 2. Tempo e Espaço não existem na dimensão mental

O conceito acima é o título da seção 7 do capítulo “IV – Corpo Mental” de [1].

Análise científica: O título é um exemplo direto de incoerência e contradição científica e filosófica das teorias apresentadas na Ref. [1]. Isso pois se o tempo e o espaço não existem na dimensão mental, então não se pode falar de frequência, vibração e propagação de ondas mentais já que os conceitos de frequência, vibração e propagação dependem dos conceitos de tempo e espaço. Para mais detalhes sobre equações de ondas, o leitor é referido à obra da Ref. [6].

Equação 1.  Energia do psiquismo – W e Ψ

No capítulo intitulado “”Nohtixon - O pensamento como trabalho do Espírito” da obra da Ref. [1], o Dr. Azevedo apresenta uma análise de como o pensamento poderia agir sobre a matéria e propõe a seguinte lei que rege o pensamento do Espírito: “A energia do pensamento manifestada no campo físico é igual ao produto da energia elétrica neuronal (En) pela energia psíquica (da alma) - Ψ na potência v, quando v tende para o infinito.” Em termos matemáticos, a lei acima pode ser escrita numa das seguintes fórmulas que são equivalentes entre si:

  W = En Ψv→∞            ,           ou           W = En lim v→∞ (Ψv ) ,                           (1)

onde W é a energia total do pensamento, En a energia neuronal (do cérebro), e Ψ a energia psíquica (da alma). Ψv representa o que em Matemática se diz: “Ψ elevado à potência v”.

O primeiro erro dessa lei é de inconsistência teórica pois consiste de não definir-se a variável Ψ. Toda definição matemática requer algum valor de referência. A teoria da Apometria apenas diz que Ψ é de natureza psíquica. O que significa isso em termos quantitativos, já que Ψ faz parte de uma fórmula matemática? Ψ é igual, maior ou menor que 1? Como diferenciá-lo entre as pessoas ou seres? Que experimentos permitiriam medir Ψ ?

O segundo erro é o que chamamos de absurdo matemático e consiste da análise da própria equação (1). Segundo Dr. Azevedo, o que diferencia os seres é o valor do expoente v que valeria 1 (v = 1) em seres unicelulares, maior que 1 (v > 1) em seres animais, e v tenderia ao infinito em humanos (v → ∞: esse símbolo significa “tender ao infinito” ou “limite quando v tende ao infinito”) [1]. A Apometria propõe estimar o valor da energia do pensamento de um ser humano através do cálculo do limite da função Ψv quando v tende ao infinito (ou v → ∞). Aqui, para mostrar o absurdo da fórmula da Apometria, analisaremos o resultado da seguinte expressão:

lim v→∞ (Ψv ).                                                                 (2)

Explicaremos o cálculo de modo mais simples possível para que o leitor menos acostumado a este tipo de operação matemática compreenda o raciocínio. O cálculo de limites como o que vamos fazer a seguir se aprende nos cursos básicos de Cálculo [7] das carreiras comuns do Ensino Superior das áreas de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.

Para estimar os valores do limite definido na equação (2), identificaremos a grandeza do tipo parâmetro e a grandeza do tipo variável no cálculo do limite. A variável é aquela que irá para o limite infinito: no caso a grandeza v. O parâmetro é o elemento considerado fixo no cálculo do limite: no caso, a grandeza Ψ. A operação de “calcular o limite” é aplicada a uma função que no caso, segundo a equação (1) ou (2), é Ψv. Calcular o limite de v tender ao infinito de Ψv nada mais é do que analisar para que valor numérico a operação Ψv (lembrando: “Ψ elevado à potência v”) se aproxima, quando a variável do limite, no caso v, adquire valores extremamente altos, tendendo ao infinito [7].

Para realizar as estimativas de cálculo do limite da equação (2), precisaremos testar todas as possibilidades para o valor do parâmetro Ψ. As possibilidades são: Ψ = 1 (possibilidade 1);      -1 < Ψ  < 1 (possibilidade 2); Ψ > 1 (possibilidade 3); e Ψ ≤ -1 (possibilidade 4).

- Se Ψ = 1, sabemos que 1 elevado a qualquer valor de potência é igual a 1 [7]. Portanto, o limite da equação (2) quando v tende ao infinito, com a possibilidade 1, é 1 (um).

- Se -1 < Ψ < 1, então observamos que Ψ tem valor absoluto menor que 1 e sabemos da Matemática que um número de valor absoluto menor que 1 elevado a um expoente de valor elevado, é um número tão menor quanto maior for o expoente [7]. Assim, o limite da equação (2) quando v tende ao infinito, com a possibilidade 2, é 0 (zero).

- Se Ψ > 1, ou se “Ψ tem valor maior que 1”, sabemos da Matemática que um número de valor maior que 1 elevado a um expoente de valor elevado é um número também elevado [7]. Assim, o limite da equação (2) quando v tende ao infinito, com a possibilidade 3 é infinito, isto é, tende ao infinito na medida que o expoente v tende ao infinito.

- Se Ψ ≤ -1, isso significa que Ψ tem valor negativo. Sabemos da Matemática que o limite de um número negativo de valor absoluto maior ou igual a 1 (um) elevado a um expoente que tende ao infinito, é um resultado indeterminado pois dependendo do valor par ou ímpar do expoente, o resultado é positivo ou negativo [7]. Por isso o limite da equação (2) quando v tende ao infinito, com a possibilidade 4 é indeterminado.

Em resumo, obtemos as seguintes soluções para o limite definido pela equação (2):

lim v→∞ (Ψv ) = 1                                 se        Ψ = 1 ,                        (3a)

lim v→∞ (Ψv ) = 0                                 se        -1 < Ψ < 1 ,                 (3b)

lim v→∞ (Ψv ) = +                              se        Ψ > 1 ,                        (3c)

lim v→∞ (Ψv ) = Indeterminado          se        Ψ ≤ -1 .                      (3d)

A interpretação dos resultados acima é a seguinte:

- Se a equação (3a) for o resultado válido, então a energia da alma não tem utilidade pois que na composição da energia do pensamento, o termo associado à energia material, En, é multiplicado diretamente por lim v→∞ (Ψv ) que é igual a 1, e multiplicar En pela unidade (por um) não altera o resultado e a energia do pensamento é apenas a energia da parte material.

- Se a equação (3b) for o resultado válido, então a energia total do pensamento é zero pois multiplicar En por zero é igual a zero. Esse resultado não serve para nada e é contraditório pois segundo a teoria da Apometria a energia mental de uma ameba (para a qual v tem um valor finito) seria maior do que a de um ser humano.

- Se a equação (3c) for o resultado válido, então a energia do pensamento é infinita pois multiplicar En por infinito é infinito. Esse resultado não serve para nada pois em Ciências Exatas não se trabalha com valores infinitos que não podem ser medidos, calculados ou comparados.

- Se a equação (3d) for o resultado válido, então a energia do pensamento é algo indeterminado pois multiplicar En por um número indeterminado dá um resultado indeterminado. Portanto, essa possibilidade também não tem utilidade alguma.

Da análise acima concluímos, por absurdo, pela não-validade da equação (1) e do enunciado da lei que rege o pensamento segundo a Apometria.

III. Conclusões

A análise acima permite concluir que a teoria da Apometria foi construída sem nenhum respaldo da Física ou Matemática não podendo, portanto, ser considerada científica. Ela apresenta erros do tipo incoerência, inconsistência, e contradição entre seus conceitos e equações. A Apometria, portanto, não representa um avanço científico e, pelo contrário, demonstra desconhecimento a respeito dos conceitos da Ciência.

É importante esclarecer que essa análise não teve a intenção de desrespeitar os praticantes e simpatizantes da Apometria. Na medida que temos a orientação de Jesus de que devemos buscar a verdade pois ela nos libertará (João 8:32), e de que devemos dizer “sim, sim, não, não” (Mateus 5:37), nosso objetivo é esclarecer e alertar espíritas e não-espíritas sobre as bases falsas da teoria Apometria. Se a prática da Apometria produz resultados, estes se devem a fatores diferentes do que a teoria ensina. As curas e outros auxílios que eventualmente ocorrem em nome da Apometria são decorrentes de fatores como merecimento dos envolvidos, presença de médiuns de efeitos físicos, concentração e fé das pessoas, e outros fatores que o Espiritismo ensina. As orientações para que sejam usados objetos ou práticas como contagens ou outras técnicas que foram propostas com base em conceitos da Física são completamente equivocadas e sem fundamentos. Conforme estudo anterior [8], o Espiritismo é a teoria mais moderna e segura que temos na atualidade para tratar e orientar a prática mediúnica.

Referências:

[1] José Lacerda de Azevedo, Espírito / Matéria – Novos Horizontes Para A Medicina, 7ª edição, VEC Gráfica e Editora Ltda, Porto Alegre (2002).

[2] José Lacerda de Azevedo, Energia e Espírito, 2ª edição, Comunicação Impressa, Porto Alegre (1995).

[3] Jorge Hessen, “A apometria e as práticas espíritas”, O Consolador 67 (3 de Agosto de 2008), link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/67/especial.html  

[4] Astolfo O. de Oliveira Filho, “Apometria não é Espiritismo”, O Consolador 130 (25 de Outubro de 2009), link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/130/especial.html  

[5] Gebaldo José de Sousa, “Apometria não convém às Casas Espíritas”, O Consolador 139 (3 de Janeiro de 2010), link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/139/gebaldo_sousa.html  

[6] D. Halliday, R. Resnick e J. Walker, Fundamentos da Física – Volume 2 – Gravitação, Ondas e Termodinâmica, Editora LTC, 8a. Edição (2009).

[7] H. L. Guidorizzi, Um Curso de Cálculo – Vol. 1, Editora Livros Técnicos e Científicos Editora LTDA., 2a. Edição (1987).  

[8] A. F. da Fonseca, “Estaria o Espiritismo ultrapassado?... Ou muito na frente?”, O Consolador 271 (27 de Julho de 2012), link: http://www.oconsolador.com.br/ano6/271/especial.html

 

 

(Texto recebido em email de [email protected])

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

 



[1] 8º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores em Espiritismo, ocorrido nos dias 18 e 19 de Agosto de 2012, na sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, Eduardo Carvalho Monteiro, CCDPE-ECM, em São Paulo. A apresentação do trabalho pode ser assistida em: http://www.youtube.com/watch?v=-3nsVYTPFyU