Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 28 de maio de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/28-05-2013.htm

 

 

 

 

Os superiores e os inferiores

 

 

9. A autoridade, tanto quanto a riqueza, é uma delegação de que terá de prestar contas aquele que se ache dela investido. Não julgueis que lhe seja ela conferida para lhe proporcionar o vão prazer de mandar; nem, conforme o supõe a maioria dos potentados da Terra, como um direito, uma propriedade. Deus, aliás, lhes prova constantemente que não é nem uma nem outra coisa, pois que deles a retira quando lhe apraz. Se fosse um privilégio inerente às suas personalidades, seria inalienável. A ninguém cabe dizer que uma coisa lhe pertence, quando lhe pode ser tirada sem seu consentimento. Deus confere a autoridade a título de missão, ou de prova, quando o entende, e a retira quando julga conveniente.

     Quem quer que seja depositário de autoridade, seja qual for a sua extensão, desde a do senhor sobre o seu servo, até a do soberano sobre o seu povo, não deve olvidar que tem almas a seu cargo; que responderá pela boa ou má diretriz que dê aos seus subordinados e que sobre ele recairão as faltas que estes cometam, os vícios a que sejam arrastados em conseqüência dessa diretriz ou dos maus exemplos,do mesmo modo que colherá os frutos da solicitude que empregar para os conduzir ao bem. Todo homem tem na Terra uma missão, grande ou pequena; qualquer que ela seja, sempre lhe é dada para o bem; falseá-la em seu princípio é, pois, falir ao seu desempenho.

     Assim como pergunta ao rico: “Que fizeste da riqueza que nas tuas mãos devera ser um manancial a espalhar a fecundidade ao teu derredor”, também Deus inquirirá daquele que disponha de alguma autoridade: “Que uso fizeste dessa autoridade? Que males evitaste? Que progresso facultaste? Se te dei subordinados, não foi para que os fizesses escravos da tua vontade, nem instrumentos dóceis aos teus caprichos ou à tua cupidez; fiz-te forte e confiei-te os que eram fracos, para que os amparasses e ajudasses a subir ao meu seio.”

     O superior, que se ache compenetrado das palavras do Cristo, a nenhum despreza dos que lhe estejam submetidos, porque sabe que as distinções sociais não prevalecem às vistas de Deus. Ensina-lhe o Espiritismo que, se eles hoje lhe obedecem, talvez já lhe tenham dado ordens, ou poderão dar-lhas mais tarde, e que ele então será tratado conforme os haja tratado, quando sobre eles exercia autoridade.

     Mas, se o superior tem deveres a cumprir, o inferior, de seu lado, também os tem e não menos sagrados. Se for espírita, sua consciência ainda mais imperiosamente lhe dirá que não pode considerar-se dispensado de cumpri-los, nem mesmo quando o seu chefe deixe de dar cumprimento aos que lhe correm, porquanto sabe muito bem não ser lícito retribuir o mal com o mal e que as faltas de uns não justificam as de outrem. Se a sua posição lhe acarreta sofrimentos, reconhecerá que sem dúvida os mereceu, porque, provavelmente, abusou outrora da autoridade que tinha, cabendo-lhe, portanto, experimentar a seu turno o que fizera sofressem os outros. Se se vê forçado a suportar essa posição, por não encontrar outra melhor, o Espiritismo lhe ensina a resignar-se, como constituindo isso uma prova para a sua humildade, necessária ao seu adiantamento. Sua crença lhe orienta a conduta e o induz a proceder como quereria que seus subordinados procedessem para com ele, caso fosse o chefe. Por isso mesmo, mais escrupuloso se mostra no cumprimento de suas obrigações, pois compreende que toda negligência no trabalho que lhe está determinado redunda em prejuízo para aquele que o remunera e a quem deve ele o seu tempo e os seus esforços. Numa palavra: solicita-o o sentimento do dever, oriundo da sua fé, e a certeza de que todo afastamento do caminho reto implica uma dívida que, cedo ou tarde, terá de pagar. – François-Nicolas-Madeleine, Cardeal Morlot. (Paris, 1863.)

 

 

     O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. XVII, 9. FEB. Copiado de Febnet.

File:Eccehomo1.jpg

Quadro de Antonio Ciseri “Ecce Homo”. Pilatus apresente Jesus ao povo.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Antonio_Ciseri_Ecce_Homo.png

 

 

 

 Palestra vai abordar Vida e Obra de

Dr. Hernani Guimarães Andrade. Caldas da Rainha, Portugal

 

Dr. Hernani Guimarães Andrade

Araguari, MG, 31-05-1913/ Bauru, SP, 25-04-2003

 

HERNANI GUIMARÃES ANDRADE – VIDA E OBRA (DE UM CIENTISTA ESPÍRITA)

Na sexta-feira, dia 31 de Maio de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema
HERNANI GUIMARÃES ANDRADE – VIDA E OBRA (DE UM CIENTISTA ESPÍRITA).

Este engenheiro e importante cientista espirita, desenvolveu durante a sua vida diversas investigações onde procurou demonstrar cientificamente a veracidade da reencarnação, pesquisas para detetar o modelo organizador biológico, entre outras investigações.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 

Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

 

 Registro. Divaldo Pereira Franco – roteiro Europa 2013

Varsóvia, Polônia

 

26-05-2013

A azáfama do Semeador de Estrelas, Divaldo Franco, no dia 26 de maio foi retomada às 04h00min quando levantou para embarcar em um voo de Gotemburgo/Suécia, com escala em Copenhague/Dinamarca para finalmente, às 13h00min, chegar à Varsóvia, capital da Polônia. Às 15h30min o lídimo servidor do Cristo já se encontrava na Casa do Técnico de Varsóvia – Dom Technika w Warszavie -, local da conferência, com início às 16h00min. A Casa do Técnico de Varsóvia foi inaugura em 02 de dezembro de 1898.

O tema abordado pelo médium e orador espírita Divaldo Franco foi sobre os Transtornos Depressivos e Obsessão – Depresja i Opetania. Falando para um público formado por cinquenta e duas pessoas muito atentas, o incansável e dedicado divulgador da mensagem cristã apresentou um histórico sobre a melancolia, assim chamada pelos gregos, ao tempo de Sócrates e Platão. Apresentou os estudos realizados por Cláudio Galeno, proeminente médico e filósofo romano de origem grega, tanto quanto historiou as pesquisas visando conhecer com profundidade esse transtorno que assola a humanidade até os dias presentes.

De posse desse conhecimento a psiquiatria estabeleceu as causas internas e externas para o estabelecimento da depressão. À medida que o conferencista ia explanando os quadros técnicos, as causas, as consequências e repercussões da depressão, o público acompanhava-lhe o raciocínio, com o auxílio de um intérprete, com muita atenção. Os quadros depressivos crescem cada vez mais, principalmente por que a criatura humana tem medo de amar.

Propôs o exercício do amor como Jesus recomendou, afirmando que quando o ser humano amar realmente promoverá modificações internas para melhor. Afinal o organismo possui muitos recursos. As pessoas que sorriem tem mais saúde, por que produzem mais imunoglobulinas que auxiliam na saúde respiratória. Amar a vida em qualquer situação é a receita para o bem viver.

No mundo, formado por ideias e vibrações, o indivíduo atrai aqueles que lhe são semelhantes, que compartilham com os mesmos ideais, sentimentos e emoções, ao passo que repele aos que lhe são opostos. Através da mediunidade comprova-se a existência preponderante de distúrbios de natureza obsessiva do que os de natureza psicológica. Com a continuidade da sua ação, a obsessão transforma-se em uma patologia de natureza psiquiátrica.

A terapêutica exige uma mudança de comportamento do indivíduo, a prática de boas ações, os passes, ou a transmissão da bioenergia. Jesus foi o único a falar do amor como terapia. A grande psiquiatra Dra. Hanna Wolff escreveu o livro Jesus Psicoterapeuta. Ela afirma que Jesus foi o maior psicoterapeuta da humanidade. Nos dias atuais muitos psicoterapeutas e psiquiatras adotam o Evangelho de Jesus como terapêutica eficaz no tratamento das depressões, nos transtornos de conduta.

Finalizou a brilhante e esclarecedora conferência propondo: Seja aquele que ama! Somente pelo amor encontrará a plenitude. O espiritismo abre a porta da percepção oferecendo uma filosofia otimista, pois que explica a sua origem, sua natureza e destino. A viagem interior, a conquista da autoconsciência oferece a meta da imortalidade, sem medo da morte, sem medo do amor, sem medo da vida.

A repercussão do trabalho oferecido por Divaldo Franco foi tão significativa, tão grande, que embora concluído os aplausos demorados e intensos, percebia-se que ninguém deseja sair daquele ambiente de vibrações dúlcidas, nenhuma pessoa levantava-se, assim terminou essa magnífica conferência espírita nas terras geladas da Polônia.

Fotos: Ênio Medeiros

Texto: Ênio Medeiros e Paulo Salerno 

Abraços, Jorge Moehlecke

 

(Informações e fotos recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Divaldo Pereira Franco. Varsóvia, Polônia.  Fotos Ênio Medeiros.

Varsóvia, Polônia.  Foto Ênio Medeiros.

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Dublin, Irlanda

 

 

(Informação recebida em email de

 

 

 

Seminário O Pensamento Jurídico-Espírita

na obra de Eurípedes Barsanulfo. Sacramento, MG

 

 

(Informação recebida em email de Associação Médico Espírita de Minas Gerais [[email protected]])

 

 

 

 

 Ciclo de Palestras- Saúde e Espiritismo

Sorocaba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Jane Modena Bassi)

 

 

 

 

Registro. Palestra com Plinio Penteado Jr no

C.E. “A Caminho da Luz”. São Paulo, SP

 

O evento aconteceu na manhã do último domingo 26/5/2013. O C.E. A Caminho da Luz esta situado à Av. Sapopemba 648, Água Rasa.

 

 

 

 

 Cancelado Seminário no CEIFA

Santos Dumont, MG

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

 Palestras com Orson Peter Carrara

Guararapes, Avanhandava, Bilac, SP

 

 

(Informações em emails de João Marchesi Neto; de Luiz Augusto Macedo)

 

 

 

 Palestras com Adeilson Salles

São João da Boa Vista, SP e Poços de Caldas, MG

 

 

(Informações recebidas em emails de Domingos B.Rodrigues [[email protected]] e de Elaine Menato)

 

 

 

 

 Vídeo: A Morte de Dimas

 

Acesse:

http://www.tvmundialdeespiritismo.com/index.php?programa=16&bloco=1

 

 

(Com colaboração em email de Regina Moreira e visita ao site acima)

 

 

 

 

 Palestra no Centro Espírita Seara dos Pobres

Florianópolis, SC

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

 Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Clicar aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/quedasmorais.html

 

 

 

 

 

 

Vídeo: Poema de Gratidão

Amélia Rodrigues- Divaldo Pereira Franco

 

Acessar aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ZXItA6sKN_Q

 

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP